Sunteți pe pagina 1din 8

Saneamento II

Prof. Carlos Alberto O Irion/Prof. Geraldo Lopes da Silveira

MATERIAIS EMPREGADOS NAS REDES DE ESGOTOS SANITRIOS


1 - INTRODUO. A escolha do material a empregar (tipo de tubulao) nas redes coletoras de esgotos sanitrios funo das caractersticas dos esgotos, das condies locais e dos mtodos construtivos mas os seguintes aspectos normalmente devem ser considerados: Condies de escoamento. Resistncia a cargas internas e externas, resistncia abraso, resistncia ao de substncias agressivas. Condies de impermeabilidade e juntas adequadas. Disponibilidade de dimetros necessrios. Facilidade de transporte, assentamento e instalao de equipamentos e acessrios. Custos (material, transporte e assentamento) As tubulaes utilizadas podero ser moldadas no local ou pr-moldadas. As tubulaes moldadas no local so normalmente de concreto armado, e as tubulaes pr-moldadas podem ser de vrios materiais. 2 -TUBULAES SANITRIOS. MAIS UTILIZADAS EM REDES COLETORAS DE ESGOTOS

As tubulaes normalmente mais utilizadas para as redes coletoras de esgotos sanitrios so: tubos cermicos, tubos de concreto, tubos plsticos, tubos de ferro fundido e tubos de ao. 2.1-TUBOS CERMICOS (MANILHAS DE BARRO). Os tubos cermicos, hoje, ainda apresentam uma grande aceitao para a construo de redes coletoras de esgotos sanitrios. Os tubos cermicos so fabricados com argila cozida elevadas temperaturas e so vidrados internamente ou internamente e externamente. A indstria nacional produz tubos cermicos variando de 75 mm a 600 mm, com comprimento nominal de 600 mm, 800 mm, 1000 mm, 1250 mm, 1500 mm e 2000 mm. Os tubos cermicos apresentam as seguintes caractersticas: Baixa rugosidade. Resistncia cargas provocadas por aterros comuns. Resistentes cidos e outras substncias qumicas (no atacado p/cido sulfrico). Apresentam boa impermeabilidade. Apresentam baixo custo. Apresentam facilidade de quebra. Os tubos cermicos so fabricados com ponta e bolsa e as especificaes e mtodos relativos aos ensaios so fixados pela ABNT: NBR 5645/1989: fixa as condies exigveis para aceitao e/ou recebimento de tubos cermicos de juntas no elsticas empregados na canalizao de guas pluviais, de esgotos sanitrios e de despejos industriais, que operam sob a ao da gravidade.
1

Saneamento II

Prof. Carlos Alberto O Irion/Prof. Geraldo Lopes da Silveira

Existem trs tipos de juntas disponveis no mercado: Junta de argamassa de cimento e areia (1:3): uma junta rgida que por apresentar alguns inconvenientes no muito utilizada (cuidados especiais durante a execuo, possibilidade de agresso pelo esgoto, possibilita a penetrao de razes para o interior da canalizao). Junta com betume: uma junta semi-rgida com betume quente aps o estopeamento (cordo de estopa entre a ponta e a bolsa). um tipo de junta muito utilizada em tubo cermico. Junta elstica: uma junta que utiliza um anel de borracha entre a ponta e a bolsa de um tubo ou conexo cermica. A NBR 14208/1989: Fixa as condies exigveis para aceitao e/ou recebimento de tubos cermicos com junta elstica empregados em canalizaes de guas pluviais, de esgotos sanitrios e de despejos industriais, que operam sob a ao da gravidade. 2.2-TUBOS DE CONCRETO. Estas tubulaes podem ser de concreto simples (ponta e bolsa) ou de concreto armado (moldados no local ou pr-moldados). Os tubos de concreto simples apresentam o dimetro variando de 200mm a 1000mm (NBR8889/1989: classe S-1 e S-2). Os tubos de concreto armado apresentam o dimetro variando de 400mm a 2000mm (NBR8890/1989: classe A-2 e A-3). Os tubos de concreto apresentam baixa rugosidade e so utilizados principalmente nas seguintes situaes: Em canalizaes a partir de 400 mm , para as quais no so normalmente oferecidos tubos cermicos (coletores tronco, interceptores e emissrios). Em canalizaes que exigem resistncia acima da oferecida por outros tipos de tubos, porque a resistncia da tubulao pode variar com a espessura e com a armadura utilizada. Quando a fabricao no local da utilizao se torna mais conveniente do que a aquisio de outros tubos (transporte). Os tubos de concreto esto sujeitos ao ataque qumico(corroso por cido sulfrico), o cido sulfrico ataca o cimento enfraquecendo a tubulao (diminuindo a resistncia da tubulao) e proporcionando o rompimento da canalizao. O cido sulfrico proveniente de compostos originados da decomposio anaerbica do esgoto. SO4 S (bactrias redutoras de sulfatos sulfetos) S + H2 H2 S (gs sulfdrico) H2 S + O2 H2 SO4 Para as canalizaes de esgoto sanitrios normalmente se empregam tubos de ponta e bolsa com anel de borracha (concreto simples e concreto armado), mas as tubulaes podero ser tambm de pontas lisas para luvas ou de encaixe a meia espessura. Os tubos de concreto bem como os anis de borracha para a junta elstica devem ser submetidos a ensaios normalizados pela ABNT (resistncia compresso diametral, verificao da permeabilidade, estanqueidade e ndice de absoro de gua / dureza, trao, deformao, envelhecimento e determinao da absoro de gua). 2.3 -TUBOS DE PLSTICO. Existem vrios tipos de tubos de plstico utilizados em sistema de coleta e transporte de esgotos.

Saneamento II

Prof. Carlos Alberto O Irion/Prof. Geraldo Lopes da Silveira

2.3.1 TUBOS DE PVC. Os tubos de PVC rgido com junta elstica, destinados a rede coletora e ramais prediais enterrados para a conduo de esgoto sanitrio e despejos industriais cuja temperatura no exceda a 40oC, so normalizados atravs das normas da ABNT (NBR 7262-1/1999, NBR 7262-2/1999 e NBR 7262-3/1999). O PVC, devido as suas propriedades fsicas e qumicas confere tubulao excelentes caractersticas, entre as quais podemos citar: Leveza. Estanqueidade. Comprimento grande. Flexibilidade. Resistncia qumica e resistncia a abraso. Baixa rugosidade. Ligaes simples. Facilidade e rapidez de assentamento. Os tubos de PVC rgido para coletores de esgoto so fornecidos nos dimetros de 100 mm, 125 mm, 150 mm, 200 mm, 250 mm, 300 mm, 350 mm a 400 mm, com ponta e bolsa e 6,0 m de comprimento. Existe a linha VINILFORT da Tigre que alm das caractersticas inerentes ao material (baixa rugosidade, alta resistncia qumica e alta resistncia a abraso), apresenta tambm as seguintes caractersticas: Junta elstica que apresenta perfeita estanqueidade. Facilidade de manuseio e instalao. Alto desempenho hidrulico. Variada linha de conexes. Praticidade do sistema de ligao predial. TILs Vinilfort (tubos de inspeo e limpeza) para substituir os PVs e caixas de inspeo. Tampo completo Vinilfort para substituir o tampo de ferro fundido. 2.3.2-TUBOS DE POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE. Os tubos de polietileno de alta densidade esto sendo mais utilizados para ligaes prediais de gua e em emissrios submarinos de esgotos. 2.3.3-TUBOS DE POLISTER ARMADO COM FIBRA DE VIDRO. Apresentam basicamente as mesmas caractersticas do PVC. Os utilizados em esgotos sanitrios devem apresentar bem visvel a impresso constando o dimetro nominal, o comprimento til, o seu uso e a classe que pertence. A Norma prev dimetros nominais de 200 a 1200 mm, com variao de 50 em 50 mm at DN= 600 e de 100 em 100 mm a partir de DN=600 mm.

Saneamento II

Prof. Carlos Alberto O Irion/Prof. Geraldo Lopes da Silveira

2.4-TUBOS DE FERRO FUNDIDO. Os tubos de ferro fundido so fabricados com ponta e bolsa (junta de chumbo ou junta elstica) em dimetros de 100 mm a 1200 mm (variao de 50 em 50 mm at DN= 400 mm e variao de 100 em 100 mm a partir de DN= 400 mm) e com comprimento de 6,0 m. Os tubos de ferro fundido apresentam alta resistncia a cargas externas e a corroso (revestimento interno e externo). Os tubos de fero fundido so normalmente aplicados principalmente nas seguintes situaes: Em locais de transito pesado e pouco recobrimento. Em casos da tubulao ser assentada a grande profundidade, acima dos limites de carga dos outros materiais.. Em casos de tubulao aparente. Em casos de passagem de obstculos, vos de pontes, rios e estruturas sujeitas a trepidao. Em casos de grande declividade ( I 8%). 2.5-TUBOS DE AO. Os tubos de ao so utilizados quando se deseja uma tubulao com pequeno peso, com absoluta estanqueidade, com flexibilidade e com grande resistncia a presso de ruptura. No mercado esto disponveis tubos de ao com ponta e bolsa e junta elstica com dimetros nominais de 150 a 1200mm (variao de 50 em 50 mm at DN= 500 mm e variao de 100 em 100 mm a partir de 600 mm). Podem tambm ser fabricados no prprio local (tubo de ao soldado e rebitado). 3. LIGAES PREDIAIS. A ligao predial ou coletor predial o trecho de tubulao compreendido entre a ltima insero de sub-coletor, ramal de esgoto ou de descarga, ou caixa de inspeo geral e o coletor pblico ou sistema particular. O coletor predial deve ser assentado obedecendo s declividades mnimas exigidas para cada dimetro de tubulao, conforme a tabela abaixo: DIMETRO (DN) (mm) 100 150 200 DECLIVIDADE MNIMA % 2 0,7 0,5

3.1-DIMENSIONAMENTO DO COLETOR PREDIAL. O dimetro mnimo recomendado de 100 mm e o seu dimensionamento pode ser feito considerando o nmero mximo de unidades Hunter de Contribuio (UHC) e a declividade do coletor.

3.2-SISTEMAS DE LIGAO DO COLETOR PREDIAL A REDE DE ESGOTOS. O sistema de ligao depende principalmente dos seguintes fatores:
4

Saneamento II

Prof. Carlos Alberto O Irion/Prof. Geraldo Lopes da Silveira

posio da rede coletora na via pblica. poca de execuo da rede coletora em relao ao pedido de ligao do coletor predial. do conhecimento correto das testadas dos lotes. razes de ordem econmica. A figuras 1a , 1b e 1c mostram os tipos de ligao de esgotos quanto a posio da rede coletora.

(1a) LIGAO NO PASSEIO ADJACENTE.

ALINHAMENTO

PASSEIO RAMAL PREDIAL CURVA DE 90

COLUNA

RAMAL INTERNO

REDE COLETORA TE DE LIGAO OU SELA

(1b) LIGAO NO TERO ADJACENTE

LEITO CARROAVEL TER O EIXO TERO PASSEIO PONTO DE CONEXO

COLUNA

CURVA DE 45

CURVA DE 45

Saneamento II

Prof. Carlos Alberto O Irion/Prof. Geraldo Lopes da Silveira

(1c) LIGAO NO EIXO LEITO CARROAVEL PASSEIO PROFUNDIDADE MNIMA NA SOLEIRA: 0,50 m

RAMAL INTERNO COLUNA CURVA DE 45 CURVA DE 45 RAMAL PREDIAL

3.2.1-SISTEMA ORTOGONAL COM LIGAES SIMPLES(FIGURA 2). O sistema ortogonal com ligao simples quando um nico ramal predial encaminhado a rede coletora, de tal forma que o ramal predial fique perpendicular ao alinhamento da lote.

REDE COLETORA TE DE LIGAO OU SELIM

RAMAL INTERNO RAMAL PREDIAL ALINHAMENTO

PASSEIO

FIGURA 2

3.2.2-SISTEMA ORTOGONAL COM LIGAES MLTIPLAS (FIGURA 3). O sistema ortogonal com ligaes mltiplas quando por um nico ramal predial so esgotados dois ou mais prdios (ramal interno, sub-ramal e ramal predial). Este sistema utilizado principalmente pelos seguintes motivos: A rede coletora est no leito carroavel. Atestada dos lotes no conhecida ou no ficou definida. No se deseja ou procura-se evitar danos ao pavimento.
6

Saneamento II
PASSEIO

Prof. Carlos Alberto O Irion/Prof. Geraldo Lopes da Silveira

SUB-RAMAL PREDIAL RAMAL INTERNO

CAIXA DE INSPEO E CONEXO

REDE COLETORA TE DE LIGAO

RAMAL PREDIAL RAMAL INTERNO

RAMAL INTERNO

A
PLANTA CORTE A-A

0,50 m (min)

FIGURA 3

0,50 m (min)

Saneamento II

Prof. Carlos Alberto O Irion/Prof. Geraldo Lopes da Silveira

3.2.3-O SISTEMA RADIAL COM LIGAES MLTIPLAS (FIGURA 4). O sistema radial com ligaes mltiplas quando so encaminhados mais de um ramal predial para a derivao vertical do t de ligao ou selim. Este sistema utilizado principalmente pelos seguintes motivos: Quando o te de ligao j foi deixado em pontos pr-determinados, durante a execuo da rede coletora, guardando uma distncia pr-determinada entre si; No foi deixado t de ligao onde seria necessrio e/ou existia impedimento para a colocao de selim.
PASSEIO

REDE COLETORA TE DE LIGAO OU SELIM

RAMAL INTERNO

RAMAL PREDIAL

RAMAL INTERNO

FIGURA 4

S-ar putea să vă placă și