Sunteți pe pagina 1din 24

CENTRO UNIVERSITRIO DO ESPRITO SANTO UNESC ALLAN AUER FRAGA CAMILO EDUARDO NASCIMENTO ELISNGELA CORREA AGUILAR

PADRO ETHERNET PARA REDES LOCAIS

COLATINA 2011

ALLAN AUER FRAGA CAMILO EDUARDO NASCIMENTO ELISNGELA CORREA AGUILAR

PADRO ETHERNET PARA REDES LOCAIS


Trabalho Acadmico apresentado aos Cursos de Anlise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistema de Informao do Centro Universitrio do Esprito Santo UNESC, sob orientao do Professor Geraldo Antnio Costa, como requisito para a obteno da Nota no Trabalho Especfico.

COLATINA
2011

INTRODUO As redes de computadores evoluram muito desde a sua criao, na dcada de 60. A partir desse ponto da histria, elas se desenvolveram rapidamente, sempre buscando aprimorar e melhorar a comunicao entre duas estaes. Como exemplo, vrios padres de rede foram criados, com o intuito de tornar todos os recursos disponveis para os usurios operveis entre si, o que quer dizer que qualquer pessoa poderia utilizar qualquer produto, sem afetar o desempenho de sua rede. Um desses padres, o padro Ethernet (que usado em LANs Local Area Network), encontrado em funcionamento nos dias atuais devido s suas vantagens e caractersticas. Este tem como objetivo abordar assuntos referentes ao Padro Ethernet, como, por exemplo, sua estruturao e tipos. Alm disso, este trabalho comentar sobre a nomenclatura usada, seu desenvolvimento, descrio e verses mais recentes.

1 DEFINIO GERAL O padro Ethenet, em termos de conceito:


uma tecnologia de interconexo para redes locais - Local Area Networks (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais eltricos para a camada fsica, e formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI (WIKIPEDIA, 2010).

A Ethernet se tornou um sucesso devido s suas vatagens, como o baixo custo, simplicidade e a manuteno. Seu sucesso foi tanto que ela garantiu sua posio em relao a outros padres que estavam no mercado h algum tempo, como Token King (por exemplo). Dentro desse padro existem diversas verses, que vo de 10Mbps (Fast Ethernet) at as verses mais novas, que podem alcanar dezenas de Gbps (por exemplo, a Gigabit Ethernet).

Figura 1 Exemplo de Padro Ethernet com Wireless Network

As vrias verses da Ethernet dependem de fatores, como a velocidade de transmisso (principalmente), os meios fsicos utilizados, a topologia de cada verso, entre outros.

Os meios fsicos (cabos) que podem utilizados para um sistema Ethernet variam de cabos coaxiais fixos, passando por pares tranados sem blindagem, chegando at fibra tica. Alm disso, as redes podem ser organizadas em diversas topologias (arranjo fsico das redes) como, por exemplo, a de barramento, a de estrela e a rvore (unio das duas anteriores).

Figura 2 Imagens de cabos usados em redes

2 CARACTERSTICAS GERAIS De acordo com os professores Beethovem Zanella Dias e Nilton Alves Jr:
A Ethernet um padro de camada fsica e camada de enlace, opera 10 Mbps, com quadros que possuem tamanho entre 64 e 1518 bytes. O endereamento feito atravs de uma numerao que nica para cada host com 6 bytes sendo os primeiros 3 bytes para a identificao do fabricante e os 3 bytes seguintes para o nmero sequencial da placa. Este numerao conhecida como endereo MAC Media Access Control. A sub-camada MAC, pertencente a camada 2 da pilha de protocolos OSI, controla a transmisso, a recepo e atua diretamente com o meio fsico, consequentemente cada tipo de meio fsico requer caractersticas diferentes da camada MAC (DIAS e ALVES, 2002, p. 05).

Algumas das caractersticas da camada MAC so: modo de transmisso halfduplex (evoluindo, posteriormente, para full-duplex), transmisso e recepo dos quadros, entre outras.

2.1 MAC O MAC (Media Acess Control):


o endereo fsico de um computador, ou melhor dizendo, da interface de rede. O mesmo fica gravado na ROM da placa de rede e no pode ser alterado. Para aqueles que conhecem um pouco sobre redes sabe que o endereo IP lgico e, todavia, pode ser modificado facilmente (FERREIRA, 2007).

Ainda segundo Silvio Ferreira:


Cada placa de rede tem um endereo MAC nico, ou seja, no existe duas placas de rede com endereos MAC iguais. Os trs primeiros bytes (que esto representados em hexadecimais) so destinados identificao do fabricante e o trs demais so fornecidos pelo fabricante (FERREIRA, 2007).

2.2 CSMA/CD CSMA/CD (ou Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection, em ingls):
o sistema de gerenciamento de trfego que garante o funcionamento das redes Ethernet. As redes Ethernet utilizam uma topologia lgica de barramento, isto significa que mesmo ao utilizar um hub, as estaes comportam-se com se estivessem todas ligadas a um nico cabo. Isso simplifica a transmisso de dados e barateia os equipamentos, mas em compensao traz um grave problema: as colises de pacotes que ocorrem sempre que duas (ou mais) estaes tentam transmitir dados ao mesmo tempo. O sistema CSMA/CD minimiza este problema atravs de um conjunto de medidas relativamente simples: Antes de transmitir seu pacote, a estao "escuta" o cabo, para verificar se outra estao j est transmitindo. Caso o cabo esteja ocupado ela espera, caso esteja livre ela transmite (GUIA DO HARDWARE, 2010).

Como j foi dito antes, pode ocorrer a coliso dos pacotes enviados por duas estaes ao mesmo tempo (vale ressaltar que o modo de transmisso half-duplex). Graas ao CSMA/CD, essas colises no danificam os dados. Causam apenas uma pequena perda de tempo. Porm, se o nmero de colises em uma rede que conecta vrios PCs aumentar este problema pode se agravar. Nesse caso, pode-se atenuar o nmero de colises com o uso de switches (por exemplo).

2.3 QUADROS ETHERNET Quadros Ethernet so estruturas compostas que trafegam dentro dos cabos da rede e que viabilizam a conexo entre dois pontos da rede. Os quadros simples so compostos por: cabealho, os dados propriamente ditos e o rodap. J os quadros completos possuem, alm do prembulo (que comum a todos os quadros):
O Start Frame Delimiter ou SFD. Esse campo tem sempre o mesmo valor binrio (10101011) e serve para, como o nome j diz, indicar o incio oficial do quadro. Os prximos dois campos so o endereo de origem e o de destino das interfaces de rede. Esses endereos no so configurados pelo usurio. Pelo contrrio, o fabricante da placa insere, no prprio hardware, um endereo nico no mundo para cada placa. [...] o prximo campo o tamanho do

payload. um nmero de dois bytes (portanto, 16 bits), e poderia indicar um tamanho entre 1 e 65.536 para os dados. Na prtica, esse valor varia de 46 a 1500 bytes. O ltimo campo do frame Ethernet o chamado FCS, ou Frame Check Sequence. [...] Ele gerado em um n de origem em funo doscampos de endereo, tamanho e payload e gravado no campo FCS. Quando o quadro chega no destino, o nmero calculado de novo e comparado com o FCS. Se ambos forem iguais, o quadro est bom. Se diferirem, o quadro est corrompido e ser descartado (ULBRICH E DELLA VALE, 2006, p. 45).

Figura 3 Exemplo de Quadro Ethernet simplificado

Figura 4 Exemplo de Quadro Ethernet Completo

3 NOMENCLATURA Existem vrias verses do padro Ethernet, classificados de acordo com os meios usados e a velocidade de transmiso. At mesmo as verses que possuem mesma velocidade possuem nomenclaturas diferentes. Abaixo seguem tabelas que mostram como feita a nomenclatura de verses com 10 Mbps, 100 Mbps e 1000 Mbps.

Figura 5 Tabela de Nomenclatura (apenas 10 Mbps)

Figura 6 Tabela de Nomenclatura (10, 100 e 1000 Mbps)

3 HISTRICO No possvel falar sobre o histrico do padro Ethernet sem comentar sobre o histrico das redes em geral e sobre os padres que antecederam o Ethernet. As primeiras redes:
Foram criadas ainda durante a dcada de 60, como uma forma de transferir informaes de um computador a outro. Na poca, o meio mais usado para armazenamento externo de dados e transporte ainda eram os cartes perfurados, que armazenavam poucas dezenas de caracteres cada (o formato usado pela IBM, por exemplo, permitia armazenar 80 caracteres por carto). Eles so uma das formas mais lentas, trabalhosas e demoradas de transportar grandes quantidades de informao que se pode imaginar. So, literalmente, cartes de cartolina com furos, que representam os bits um e zero armazenados (MORIMOTO, 2008).

Figura 7 Imagem de carto perfurado (representao de bits 0 e 1)

De acordo com Carlos E. Morimoto:


De 1969 a 1972 foi criada a Arpanet, o embrio da Internet que conhecemos hoje. A rede entrou no ar em dezembro de 1969, inicialmente com apenas 4 ns, que respondiam pelos nomes SRI, UCLA, UCSB e UTAH e eram sediados, respectivamente, no Stanford Research Institute, na Universidade da California, na Universidade de Santa Barbara e na Universidade de Utah, nos EUA. Eles eram interligados atravs de links de 50 kbps, criados usando linhas telefnicas

dedicadas, adaptadas para o uso como link de dados. Esta rede inicial foi criada com propsitos de teste, com o desafio de interligar 4 computadores de arquiteturas diferentes, mas a rede cresceu rapidamente e em 1973 j interligava 30 instituies, incluindo universidades, instituies militares e empresas. Para garantir a operao da rede, cada n era interligado a pelo menos dois outros (com exceo dos casos em que isso realmente no era possvel), de forma que a rede pudesse continuar funcionando mesmo com a interrupo de vrias das conexes (MORIMOTO, 2008).

Figura 8 Diagrama (ARPANET)

Ainda segundo Carlos E. Morimoto:

Em 1974 surgiu o TCP/IP, que acabou se tornando o protocolo definitivo para uso na ARPANET e mais tarde na Internet. Uma rede interligando diversas universidades permitiu o livre trfego de informaes, levando ao desenvolvimento de recursos que usamos at hoje, como o e-mail, o telnet e o FTP, que permitiam aos usurios conectados trocar informaes, acessar outros computadores remotamente e compartilhar arquivos. Na poca, mainframes com

um bom poder de processamento eram raros e incrivelmente caros, de forma que eles acabavam sendo compartilhados entre diversos pesquisadores e tcnicos, que podiam estar situados em qualquer ponto da rede. Um dos supercomputadores mais poderosos da poca, acessado quase que unicamente via rede, era o Cray-1 (fabricado em 1976). Ele operava a 80 MHz, executando duas instrues por ciclo, e contava com 8 MB de memria, uma configurao que s seria alcanada pelos PCs domsticos quase duas dcadas depois Com o crescimento da rede, manter e distribuir listas de todos os hosts conectados foi se tornando cada vez mais dispendioso, at que em 1980 passaram a ser usados nomes de domnio, dando origem ao "Domain Name System", ou simplesmente DNS, que essencialmente o mesmo sistema para atribuir nomes de domnio usado at hoje (MORIMOTO, 2008).

A Ethernet comeou a ser desenvolvida como um projeto pioneiro da Xerox PARC (aproximadamente em 1973), com base na rede que entrou em funcionamento no incio da dcada de 70, que ficou conhecido como ALOHA, no qual utilizava o primeiro algoritmo que permitia a comunicao entre estaes utilizando um canal nico. O mesmo ficou conhecido como protocolo de acesso mltiplo, permitindo que estaes de trabalho existentes nas ilhas do Hawaii se comunicassem entre si. Em 1976, a Xerox desenvolveu um sistema a 2,94 Mbps para conectar mais de 100 estaes na distncia de 1 km. Tal sistema foi chamado de Ethernet, e fez tanto sucesso que a Xerox, DEC e Intel desenvolveram uma especificao de uma rede Ethernet a 10 Mbps, que se constituiu na base para o padro IEEE 802.3. Com isso, essa tecnologia avanou rapidamente, passando da etapa experimental etapa comercial. Uma das principais razes desse desenvolvimento foi o aumento da velocidade dos equipamentos e diminuio do custo de hardware. Como conseqncia desse desenvolvimento tecnolgico foi uma proliferao de sistemas de pequeno tamanho, que cresciam ano a ano. Surgindo as primeiras redes de computadores, trazendo consigo vrias vantagens como: Os usurios que antes trabalhavam isoladamente dentro de uma mesma organizao, poderiam se beneficiar com essa integrao ao acessar dados de outros usurios, enviar e receber mensagens, etc; A rede de computadores permite interconectar sistemas de fornecedores diferentes, integrando, assim, as diferentes etapas do processo empresarial;

Existncia outros aspectos na instalao de uma rede de computadores, como a confiabilidade. Com a possibilidade de fazer uma cpia backup dos dados em outro disco, a rede torna-se mais tolerante contra falhas de hardware;

E a proteo do sistema atravs da restrio de acesso por pessoas no autorizadas ou fora de determinados horrios.

A rede local Ethernet pode ser usada nas topologias de barra e estrela. 3.1 MODELOS ATUAIS DE ETHERNET Entre os modelos atuais de Ethernet, encontramos Fast Ethernet, Gigabit Ethernet e 10-Gigabit Ethernet, que so padres que se diferenciam pela taxa de trfego de dados (para Fast Ethernet, a taxa de 100 Mbits/s; para Gigabit Ethernet, a taxa de Gbit/s; e para 10-Gigabit Ethernet, 10 Gbit/s). 3.1.1 Fast Ethernet Fast Ethernet:
um termo para vrios padres da Ethernet que levam o trfego de dados taxa nominal de 100 Mbit/s, contra a taxa de transmisso de 10 Mbit/s da Ethernet original. O padro mais comum da Ethernet de 100 megabit o 100BASE-TX (T = Cobre do Par Tranado) sendo apoiado por todos os fabricantes de placa de rede. Fast Ethernet Full duplex tambm chamado de "200 Mbit/s" por estar "enganando" a rede com um aumento de melhoria atravs do uso bidirecional para trafegar dados, mas s ser alcanado este padro se o trfego for simtrico. Fast Ethernet foi introduzido em 1995 e permaneceu a verso mais rpida de Ethernet durante trs anos at ser substitudo pelo gigabit Ethernet (WIKIPEDIA, 2010).

O Fast Ethernet formado por trs padres distintos: o 100BASE-TX (padro de cabo par tranado categoria 5 mais usado e est presente em cerca de 80% das instalaes atuais) ; o 100BASE-T4 (padro que dispensa o uso do modo full-duplex e usa todos os pares do cabo, reduzindo a taxa de sinalizao); e o 100BASE-FX (padro para cabos de fibra tica multimodo).

3.1.2 Gigabit Ethernet Gigabit Ethernet (GbE ou 1 GigE):


o termo que descreve vrias tecnologias para transmisso de quadros em uma rede a uma velocidade de Gibabit por segundo definido no padro IEEE 802.32005. possvel encontrar redes Gigabit Ethernet no mercado usando HUB mas pela norma a rede s pode ser usada atravs de um Switch (WIKIPEDIA, 2010).

De acordo com Carlos E. Morimoto:


Depois dos padres de 10 e 100 megabits, o passo natural para as redes Ethernet seria novamente multiplicar por 10 a taxa de transmisso, atingindo 1000 megabits. E foi justamente o que aconteceu. O padro Gigabit Ethernet comeou a ser desenvolvido pelo IEEE em 1995, assim que o padro de 100 megabits foi ratificado (como muitos dizem, antes mesmo que a tinta tivesse tempo de secar) e acabou sendo ratificado em 1998, dando origem ao 802.3z (MORIMOTO, 2008).

O padro 802.3z composto por 4 elementos (padres) diferentes: o 1000BASELX (padro mais caro, suporta somente fibra tica); o 1000BASE-SX (tambm suporta somente cabos de fibra tica, porm constitudo de uma tecnologia mais barata que o primeiro padro); o 1000BASE-CX (utiliza dois cabos de par tranado blindado, pouco usado); e, por fim, 1000BASE-T (usa cabos de par tranado sem blindado- categoria 5). 3.1.3 10-Gigabit Ethernet O padro Ethernet 10-Gigabit:
Ou 10GbE ou 10 GigE foi publicado primeiramente em 2002 como IEEE Std 802.3ae-2002 e o mais rpido padro de Ethernet em uso. Este define uma verso da Ethernet com uma taxa de transferncia de dados de 10 Gbit/s, dez vezes mais rpido que a Ethernet Gigabit. Atravs dos anos os seguintes padres 802.3, referentes a 10GbE tm sido publicados: 802.3ae-2002 (fibra -SR, -LR, -ER e -LX4 PMDs), 802.3ak-2004 (-CX4 cobre twin-ax tipo Infiniband), 802.3an-2006 (10GBASE-T cobre par tranado), 802.3ap-2007 (cobre backplane - KR a -KX4 PMDs) e 802.3aq-2006 (fibra -LRM PMD com equalisao melhorada). As propostas 802.3ae-2002 e 802.3ak-2004 tm se consolidado como no padro IEEE 802.3-2005. A outra propostas ser consolidada no padro IEEE 802.3-2008 o qual ainda no foi publicado (WIKIPEDIA, 2010).

Os diversos padres de 10 Gbit se dividem em padres de longa distncia e padres de curta distncia. No caso dos padres de longa distncia, segundo o escritor Carlos E. Morimoto:

Temos o 10GBASE-LR (Long Range) que utiliza laseres de 1310 nm e oferece um alcance de at 10 km (com a possibilidade de atingir distncias maiores utilizando cabos de alta qualidade), o 10GBASE-ER (Extended Range), que utiliza laseres de 1550 nm e capaz de cobrir distncias de at 40 km e o novo 10GBASE-ZR, desenvolvido de forma independente pela Cisco e outros fabricantes, que estende o alcance mximo para incrveis 80 km. Nos trs casos, a distncia mxima pode ser estendida usando amplificadores de sinal e repetidores, de forma o que o link pode ser estendido a distncias muito grandes, criando backbones e interligando redes (MORIMOTO, 2008).

Ainda segundo Carlos E. Morimoto, em relao aos padres de curta distncia:

Atualmente temos apenas dois padres: o 10GBASE-SR (Short Rage) utiliza a tecnologia short-wave laser, similar utilizada no 1000BASE-SX e capaz de atingir at 300 metros, dependendo da qualidade do cabo usado, enquanto o 10GBASE-LRM permite o uso de fibras com ncleo de 62.5 microns, um tipo de fibra de baixa qualidade, tipicamente usadas em redes 100BASE-FX. Quando usadas no 10GBASE-SR, estas fibras suportam distncias muito curtas (at 26 metros), mas no 10GBASE-LRM elas suportam at 220 metros, da a sigla LRM, de "Long Reach Multimode" (MORIMOTO, 2008).

Vale ressaltar que, para os padres de curta e longa distncia, so usados cabos de fibra tica, pois o desenvolvimento do 10-Gigabit Ethernet comeou neles. Vale lembrar, tambm, que no h apenas uso de cabos de fibra tica nesse padro:
Assim como fez no Gigabit Ethernet, o grupo de trabalho comeou desenvolvendo um padro para cabos de cobre de curta distncia para uso em datacenters. Surgiu ento o 10GBASE-CX4, que utiliza quatro pares de cabos twinax para transmitir dados a at 15 metros. Os cabos 10GBASE-CX4 utilizam um conector especial, similar ao utilizado no InfiniBand, uma tecnologia de rede utilizada em clusters e SANs. No possvel crimpar os cabos CX4; eles so comprados j no comprimento desejado. O 10GBASE-CX4 um padro mais barato que os baseados em cabos de fibra, j que no necessrio usar o transceiver (um componente bastante caro, que contm os transmissores e receptores pticos). Mas, como era de se esperar, ele entrou em desuso com a popularizao do padro 10GBASE-T (ou 802.3an), que o padro baseado em

cabos de par tranado. O 10GBASE-T adota um sistema de modulao bem mais complexo, o PAM-16 que, como o nome sugere, baseado no uso de 16 sinais distintos em cada par, cada um representado por um nvel de tenso diferente. Para efeito de comparao, no 100BASE-TX existe uma diferena de 1V entre cada nvel, no 1000BASE-T a diferena cai para apenas 0.5V e no 10GBASE-T cai para apenas 0.13V, o que torna a questo do cabeamento progressivamente mais crtica (MORIMOTO, 2008).

4 DESCRIO Basicamente, como j foi dito anteriormente, o padro Ethernet trabalha com o envio de pacotes e protocolos (mensagens) de diversos pontos da rede, no que essencialmente semelhante a um sistema de rdio, cativo entre um cabo comum ou canal, s vezes chamado de ter (no original, ether) (WIKIPEDIA, 2010). Ele consiste de trs elementos bsicos: Meio fsico, Regras de controle do acesso ao meio e a Trama. Os meio fsicos so o material por onde vo percorrer as informaes. Eles transportam sinais entre estaes. Os meios fsicos utilizados por estas redes podem ser o cabo coaxial, o par tranado ou outros tipos alternativos (rede via ondas de rdio). Os tipos de cabos mais comuns so: cabo Ethernet Grosso (Thick Ethernet cable) e cabo Ethernet Fino (Thin Ethernet cable ou cheapernet). O cabo Ethernet Grosso e o cabo Ethernet Fino, devem possuir uma impedncia de 50 ohms, podendo ser interconectados em certos casos, devem tambm existir no final do cabo terminadores de 50 ohms, que servem para evitar eco no cabo. A Regra de controle do acesso ao meio permite a diviso justa de acesso ao canal compartilhado. Em relao s regras de controle de acesso, o modo de transmisso half-duplex, ou seja, a comunicao entre os dois pontos nos dois sentidos, porm nunca simultneos. Como jfoi dito anteriormente, o controle feito pelo CSMA/CD. Como tambm j foi comentado antes, em caso de coliso dos pacotes enviados pelos dois pontos da rede, o que acontece que esses pontos tentaro reenviar seus pacotes aps um intervalo de tempo indeterminado. Sendo assim, percebe-se que o CSMA/CD pode trabalhar de trs formas: em estado de transmisso, em estado de disputa ou em estado inativo. A Trama define um formato standard para o conjunto de bits utilizados para transportar a informao, ou seja, a trama transporta a informao necessria transmisso. As tramas tambm so denominadas quadros.

5 DESENVOLVIMENTO A necessidade de diminuir custos, aumentar a confiabilidade, disponibilizar o compartilhamento de recursos fsicos e informaes computadores. Inicialmente o padro era chamado de Network Alto Aloha , depois foi modificado para ethernet para deixar claro que este padro pode suportar qualquer computador, com a falta de padronizao dificultava o progresso das pesquisas e a venda de equipamentos, com o intuito de resolver este problema foi homologado ao IEEE administrar a padronizao da ethernet. O modelo padro ethernet pode ser: ethernet o padro de comunicao em redes locais que opera em par tranado e cabo coaxial em velocidade de at 10 megabits por segundo; fast ethernet uma verso da Ethernet que opera a 100 Mbps. Veja 100BaseTx e 100BaseFx; gigabit ethernet tecnologia que adapta o modelo Ethernet para transmisso de dados 1 Gbps ou maior Institute of Electrical and Electronic Engineers, em 1980, a responsabilidade de criar e fez surgir as redes de

Figura 9 Esboo (1 Rede Ethernet)

Existem trs modos de transmisso: Simplex (durante todo o tempo apenas uma estao transmite, a transmisso feita unilateralmente); Half-duplex (cada estao transmite ou recebe informaes, no acontecendo transmisso simultnea); e o Fullduplex (cada estao transmite e/ou recebe, podendo ocorrer transimsses simultneas).

Figura 10 Esquema de Transmisso Simplex

Figura 11 Esquema de Transmisso Half-Duplex

Figura 12 Esquema de Trasmisso Full-Duplex

6 CONCLUSO Conclui-se que o padro Ethernet se tornou parte essencial das redes de computadores locais (LANs), pois suas vantagens fazem com que ela seja a opo mais rentvel no momento de escolher um padro para uma determinada LAN. Com esta pesquisa, foram reunidas informaes sobre caractersticas, descrio, usos, tipos, nomenclatura e histrico. Com esse acrscimo de informaes, pode-se entender um pouco mais sobre redes de computadores e seu funcionamento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BEZERRA, Romildo M. Redes de Computadores II. Disponvel em: <http://www.ifba.edu.br/professores/romildo/downloads/ifba/ethernet.pdf>. Acesso em: 15 Mai. 2011. BEZERRA, Romildo M. Redes de Computadores II. Disponvel em: <http://www2.ufba.br/~romildo/downloads/ifba/ethernet.pdf>. Acesso em: 15 Mai. 2011.

COELHO, Paulo. Redes Locais de Alta Velocidade. Disponvel em: <http://www.estv.ipv.pt/paginaspessoais/pcoelho/disciplinas/rsbl/apontamentos/la ns-av.pdf>. Acesso em: 15 Mai. 2011. CONCEITOS BSICOS SOBRE ETHERNET. Fundamentos Sobre Ethernet. Disponvel em: <http://ltodi.est.ips.pt/redescomp/Downloads/Diapositivos/CCNA1-06%20%20Conceitos%20Basicos%20sobre%20Ethernet.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2011. DIAS, Beethovem Z; ALVES JR, Nilton. Evoluo do Padro Ethernet. Disponvel em: <http://www.rederio.br/downloads/pdf/nt00202.pdf>. Acesso em: 18 Mai. 2011. Entendendo Ethernet. Disponvel em: <http://www.ucb.br/prg/professores/maurot/RC-I-Mat/RCI-Mat_arqs/Ethernet.pdf>. Acesso em: 18 Mai. 2011. Glossrio Tecnolgico. Disponvel em: <http://www.digitro.com/pt/tecnologia_glossario-tecnologico.php? busca=ETHERNET>. Acesso em: 18 Mai. 2011.

GUIA DO HARDWARE. CSMA/CD. Disponvel em: <http://www.guiadohardware.net/termos/csma-cd>. Acesso em: 21 Mai. 2011. HWPS Hardware Professional. O que so Endereos MAC? Disponvel em: <http://www.hardwareprofissional.com/modules/smartsection/item.php? itemid=23>. Acesso em: 21 Mai. 2011.

MORIMOTO, Carlos E. Fast Ethernet. Disponvel em: <http://www.gdhpress.com.br/redes/leia/index.php?p=cap1-4>. Acesso em: 21 Mai. 2011. MORIMOTO, Carlos E. Gigabit Ethernet. Disponvel em: <http://www.gdhpress.com.br/redes/leia/index.php?p=cap1-5>. Acesso em: 21 Mai. 2011. MORIMOTO, Carlos E. 10 Gigabit Ethernet. Disponvel em: <http://www.gdhpress.com.br/redes/leia/index.php?p=cap1-6>. Acesso em: 21 Mai. 2011. MORIMOTO, Carlos E. Histria das Redes. Disponvel em: <http://www.guiadohardware.net/tutoriais/historia-redes/>. Acesso em: 28 Mai. 2011. SLIDE FINDER. A evoluo da Ethernet. Disponvel em: <http://www.slidefinder.net/E/evoluo_Ethernet_Ethernet_LAN/10538812>. Acesso em: 28 Mai. 2011. Slides sobre Ethernet. Disponvel em: <http://www.google.com.br/url? sa=t&source=web&ct=res&cd=10&ved=0CCkQFjAJ&url=http%3A%2F %2Fwww.uniriotec.br%2F~sidney%2FPGRL%2FSlides%2FPGR_3ProjInfraEthernet.ppt&rct=j&q=padr%C3%A3o%2Bethernet%2Bredes %2Blocais&ei=Cl_ES6bdBsGEuAeF_OmZDw&usg=AFQjCNH_PK9jddXhjvO0bEOa61T kCNa9uw>. Acesso em: 28 Mai. 2011. Suporte a Redes de Computadores e Tecnologia Internet. Disponvel em: <http://www.snapdrive.net/files/522085/cest2008/adaptador-ethernet-cest-vanner20081209.pdf>. Acesso em: 28 Mai. 2011. UNIVERSIDADE HACKER. Ethernet. Disponvel em: <http://books.google.com.br/books? id=J2TZTcIBPLEC&pg=PA45&lpg=PA45&dq=o+que+ %C3%A9+um+quadro+ethernet&source=bl&ots=zmEr8wkGOf&sig=sVOW1v_sgHF2zb Z5BZs_ZCqqpPk&hl=pt-BR&ei=dJ7ESz0NIeTuAeojIGcDw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=10&ved=0CCQQ6AEwC TgK#v=onepage&q=o%20que%20%C3%A9%20um%20quadro%20ethernet&f=false>. Acesso em: 28 Mai. 2011.

S-ar putea să vă placă și