Sunteți pe pagina 1din 69

FCC (AFR/SP 2009) Uma medida provisria editada em maro de 2009 que venha a majorar o II e o IR (A) ter eficcia

a imediata em relao a ambos os impostos. (B) ter eficcia imediata apenas em relao ao imposto de importao, devendo ser convertida em lei at o ltimo dia do exerccio de 2009 para que tenha eficcia a partir de 01 de janeiro de 2010, em relao ao imposto de renda. (C) s produzir efeitos noventa dias a contar do exerccio seguinte, se for convertida em lei at o ltimo dia do exerccio de 2009, em relao a ambos os impostos. (D) s produzir efeitos noventa dias a contar da sua edio, em relao ao imposto de importao, e no exerccio seguinte se for convertida em lei at o ltimo dia do exerccio de 2009, em relao ao imposto de renda. (E) s produzir efeitos noventa dias a contar do exerccio seguinte, se for convertida em lei at o ltimo dia do exerccio de 2009, em relao ao imposto de renda, e noventa dias a contar da sua edio em relao ao imposto de importao.

FCC (AFR/SP 2009) Conforme o art. 3 do CTN, Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Partindo da premissa de que o conceito de tributo previsto no Cdigo Tributrio Nacional foi recepcionado pela Constituio Federal de 1988 e fazendo uma interpretao sistemtica do Cdigo Tributrio Nacional inserido na ordem constitucional vigente, correto afirmar que no conceito legal de tributo possvel identificar alguns dos denominados princpios constitucionais tributrios. So identificveis no conceito legal de tributo os princpios (A) da capacidade contributiva e da uniformidade geogrfica. (B) da isonomia e da liberdade de trfego. (C) da capacidade contributiva e da anterioridade. (D) da anterioridade e da irretroatividade. (E) da legalidade e da vedao ao efeito de confisco.

FCC (AFR/SP 2009) Da verificao de que o lanamento o procedimento administrativo destinado a constituir o crdito tributrio e que o lanamento reporta-se data da ocorrncia do fato gerador da obrigao e rege-se pela lei ento vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada, possvel identificar o cumprimento do princpio constitucional da (A) irretroatividade tributria. (B) anterioridade anual. (C) anterioridade nonagesimal. (D) isonomia tributria. (E) capacidade contributiva.

FCC (AFR/SP 2009) A responsabilidade tributria deve vir prevista em lei, como decorrncia dos princpios da legalidade e da tipicidade. Com previso no Cdigo Tributrio Nacional, responsvel tributrio (A) o alienante de estabelecimento comercial, pelos tributos cujos fatos geradores sejam anteriores alienao. (B) o adquirente de estabelecimento comercial, pelos tributos cujos fatos geradores sejam anteriores alienao, quando o alienante s retomar a explorao de comrcio, indstria ou atividade seis meses aps a alienao. (C) o alienante de veculo automotor e o alienante de bem imvel, pelos tributos cujos fatos geradores sejam anteriores alienao. (D) o incapaz submetido ao poder familiar, tutela ou curatela, pelos tributos cujos fatos geradores tenha praticado. (E) cada um dos scios por obrigaes tributrias resultantes de atos praticados com excesso de poderes ou infrao de lei, contrato ou estatuto social de empresa, independentemente da qualidade de representante legal.

FCC (AFR/SP 2009) Dispe o CTN, art. 135, inciso II que so pessoalmente responsveis pelos crditos correspondentes a obrigaes tributrias resultantes de atos praticados com excesso de poderes ou infrao de lei, contrato ou estatuto os mandatrios, prepostos e empregados. Por sua vez, o mesmo diploma dispe no art. 137, inciso III, alnea b, que a responsabilidade pessoal do agente quanto s infraes que decorrem direta e exclusivamente de dolo especfico dos mandatrios, prepostos ou empregados, contra seus mandantes, preponentes ou empregadores. J o Cdigo Civil, Pargrafo nico do art. 1.177, dispe que os prepostos, no exerccio de suas funes, so pessoalmente responsveis, perante os preponentes, pelos atos culposos, e, perante terceiros, solidariamente com o preponente, pelos atos dolosos. Da conjugao destes dispositivos correto concluir que (A) a regra de direito civil prevalece sobre a regra de direito tributrio, por ser a lei civil mais nova que a lei tributria. (B) a responsabilidade tributria do preposto por excesso de poderes, infrao de lei, contrato ou estatuto sempre solidria com o preponente, por entendimento pacfico e unnime na doutrina e na jurisprudncia. (C) o preposto responde pessoalmente pelos tributos cujos fatos geradores decorreram exclusivamente do excesso de poderes ou infrao de lei, contrato ou estatuto. (D) existe um conflito entre as regras do art. 135, II e 137, III, b, do CTN, devendo prevalecer a regra do art. 135, II, do CTN, por interpretao com o Pargrafo nico do art. 1.177, do Cdigo Civil. (E) o preponente responde solidariamente com o preposto pelas infraes tributrias por este cometidas de forma dolosa.

FCC (AFR/SP 2009) Uma empresa de produtos de luxo sediada em So Paulo adquire mercadoria de importadora situada no Estado de Santa Catarina. Considerando hipoteticamente que a alquota do ICMS no Estado de Santa Catarina para este tipo de mercadoria de 25% e que no Estado de So Paulo de 18%, a empresa sediada em So Paulo se credita de ICMS incidente sobre este tipo de operao amparada especificamente no princpio constitucional da (A) seletividade, em razo da essencialidade do produto. (B) legalidade, porque deve haver previso expressa em lei autorizando este mecanismo contbil de crdito-dbito. (C) isonomia, que assegura mesmo tratamento tributrio para contribuintes que estejam numa mesma situao, independentemente do lugar da ocorrncia do fato gerador. (D) vedao ao confisco, impedindo a bitributao sobre uma mercadoria. (E) no-cumulatividade, na qual assegurada a deduo correspondente aos montantes cobrados nas operaes anteriores.

FCC (AFR/SP 2009) Sobre a iseno, correto afirmar que (A) causa de extino do crdito tributrio. (B) a iseno concedida irrevogvel, por gerar direito adquirido ao contribuinte que a obteve, salvo se concedida por prazo certo e em funo de determinadas condies. (C) a iseno especfica inconstitucional por violar os princpios da igualdade e da legalidade. (D) a Unio pode conceder iseno a tributo estadual, desde que a lei concessiva tambm preveja iseno para um tributo federal. (E) a sua concesso, quando se tratar de iseno especfica, depender de despacho de autoridade administrativa competente, aps comprovao dos requisitos previstos na lei.

FCC (AFR/SP 2009) A respeito da competncia tributria, considere: I. A competncia tributria o poder, conferido a determinado ente poltico, por lei complementar especfica, para aumentar tributos. II. A competncia tributria indelegvel. Porm, as funes de arrecadar ou fiscalizar os tributos ou de executar leis, servios, atos ou decises administrativas em matria tributria podem ser delegadas por uma pessoa jurdica de Direito Pblico a outra. III. A competncia tributria, que compreende a competncia legislativa e a capacidade tributria, delegvel. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III.

FCC (AFR/SP 2009) Sobre as prescries constitucionais insertas na seo Das limitaes do poder de tributar, correto afirmar: (A) O princpio da anterioridade no admite qualquer tipo de exceo, uma vez que se trata de garantia dos contribuintes. (B) As operaes interestaduais devem ser imunes a qualquer tributao em obedincia ao princpio da vedao de se estabelecer limitaes ao trfego de pessoas ou bens por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrana de pedgio. (C) Em razo da vedao da utilizao do tributo com o efeito de confisco, a Unio no pode instituir o Imposto sobre grandes fortunas. (D) As imunidades ali previstas aplicam-se somente aos impostos. (E) defeso cobrar tributos no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os houver institudo ou aumentado, devendo essa lei ser publicada sempre com um prazo de 90 dias antes do trmino do exerccio financeiro anterior quele em que o tributo ser cobrado ou aumentado.

FCC (AFR/SP 2009) Os Emprstimos Compulsrios (A) podero ser institudos para atender s despesas extraordinrias decorrentes de calamidade pblica, de guerra externa ou sua iminncia, no sendo necessria, nesses casos, a observncia ao princpio da anterioridade. (B) podero ser institudos no caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional, no sendo necessria, nesse caso, a observncia ao princpio da anterioridade. (C) so de competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, observando-se a competncia material de cada um desses entes polticos. (D) tm sua cobrana suprimida, gradativamente, quando cessadas as causas de sua criao. (E) tm, em decorrncia das razes de urgncia e de relevncia para sua instituio, a aplicao dos recursos provenientes do Emprstimo Compulsrio desvinculada da despesa que fundamentou sua instituio.

FCC (AFR/SP 2009) A respeito das regras definidoras sobre o fato gerador, segundo o Cdigo Tributrio Nacional, correto afirmar: (A) A autoridade administrativa no poder desconsiderar atos ou negcios jurdicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrncia do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigao tributria enquanto no houver deciso judicial transitada em julgado. (B) Tratando-se de situao jurdica, considera-se ocorrido o fato gerador, e existentes os seus efeitos desde o momento em que se confirmem as circunstncias materiais necessrias a que produza os efeitos que normalmente lhe so prprios. (C) O Cdigo Tributrio Nacional estabelece as regras que definem o momento que se deve considerar ocorrido o fato gerador do tributo, no podendo o legislador ordinrio, em qualquer circunstncia, dispor de modo diferente. (D) O Cdigo Tributrio Nacional no estabelece quaisquer regras que definam o momento que deve considerar ocorrido o fato gerador, deixando para o legislador ordinrio a definio de tais regras. (E) Tratando-se de situao de fato, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos desde o momento que se verifiquem as circunstncias materiais necessrias a que produza os efeitos que normalmente lhe so prprios.

FCC (AFR/SP 2009) A respeito das contribuies sobre o domnio econmico, correto afirmar que (A) a sua hiptese de incidncia vinculada atuao estatal, devendo atingir o particular de modo especfico e divisvel. (B) incidiro sobre as receitas decorrentes de exportao. (C) incidiro sobre a importao de produtos estrangeiros ou servios. (D) deve ser instituda por lei complementar, em razo de sua natureza excepcional. (E) a lei que a institui dever indicar prazos e condies em que os valores sero restitudos.

FCC (AFR/SP 2009) Sobre as espcies tributrias, correto afirmar: (A) As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios destinadas a contribuies sociais para a Seguridade Social constaro dos respectivos oramentos e integraro o oramento da Unio. (B) Na iminncia ou no caso de guerra externa, a Unio, os Estados e os Municpios podero instituir impostos extraordinrios. (C) A taxa espcie de tributo vinculado a uma atividade estatal globalmente considerada, bem como capacidade econmica do contribuinte. (D) O tributo vinculado que tem por fato gerador a valorizao de imvel do contribuinte, decorrente de obra pblica, a contribuio de melhoria. (E) A Unio, mediante lei ordinria, tem competncia privativa residual para instituir novos impostos, desde que sejam nocumulativos e no tenham por fato gerador ou base de clculo prprios dos demais impostos discriminados na Constituio Federal.

FCC (AFR/SP 2009) A respeito do Imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao, INCORRETO afirmar: (A) Trata-se de imposto no-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operao relativa circulao de mercadorias ou prestao de servios com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal. (B) Ser sempre seletivo, em funo da essencialidade das mercadorias e dos servios. (C) Incidir tambm sobre a entrada de bem ou mercadoria importados do exterior por pessoa fsica ou jurdica, ainda que no seja contribuinte habitual do imposto, qualquer que seja sua finalidade, assim como sobre o servio prestado no exterior, cabendo o Imposto ao Estado onde estiver situado o domiclio ou o estabelecimento do destinatrio da mercadoria, bem ou servio. (D) No incidir sobre operaes que destinem mercadorias para o exterior, nem sobre servios prestados a destinatrios no exterior, assegurada a manuteno e o aproveitamento do montante do imposto cobrado nas operaes e prestaes anteriores. (E) A iseno ou no-incidncia, salvo determinao em contrrio da legislao, no implicar crdito para compensao com o montante devido nas operaes ou prestaes seguintes.

FCC (AFR/SP 2009) Em relao competncia tributria, cabe (A) Unio instituir impostos sobre: I) importao de produtos estrangeiros; II) propriedade territorial rural; III) doao de quaisquer bens e direitos. (B) aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: I) transmisso causa mortis; II) operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao; III) propriedade de veculos de qualquer natureza. (C) aos Municpios instituir impostos sobre: I) propriedade territorial urbana e rural; II) servios de qualquer natureza no compreendidos na competncia tributria dos Estados, definidos em lei complementar; III) doao de quaisquer bens e direitos. (D) aos Estados instituir impostos sobre: I) propriedade predial territorial e urbana; II) transmisso inter vivos a qualquer ttulo, por ato oneroso ou gratuito de quaisquer bens e direitos; III) servios de qualquer natureza. (E) Unio instituir impostos sobre: I) importao de produtos estrangeiros; II) propriedade territorial rural; III) os impostos estaduais em territrio Federal e, se o Territrio no for dividido em Municpios, cumulativamente, os impostos municipais.

FCC (AFR/SP 2009) Em relao s prescries constitucionais insertas na seo Da repartio das receitas tributrias, INCORRETO afirmar: (A) permitida a reteno ou qualquer restrio entrega e ao emprego dos recursos atribudos aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, advindos de receitas tributrias. (B) Pertence ao Estado e ao Distrito Federal o produto da arrecadao do imposto da Unio sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer ttulo, por eles, suas autarquias e pelas fundaes que institurem e mantiverem. (C) Pertence aos Municpios o produto da arrecadao do imposto da Unio sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer ttulo, por eles, suas autarquias e pelas fundaes que institurem e mantiverem. (D) Pertence aos Municpios a totalidade do produto da arrecadao do Imposto da Unio sobre a Propriedade Territorial Rural, relativamente aos imveis neles situados quando, nos termos da Constituio Federal, os Municpios optarem, na forma da lei, por fiscalizar e cobrar o referido imposto, desde que no implique em sua reduo ou qualquer outra forma de renncia fiscal. (E) A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios divulgaro, at o ltimo dia do ms subsequente ao da arrecadao, os montantes de cada um dos tributos arrecadados, os recursos recebidos, os valores de origem tributria, entregues e a entregar, e a expresso numrica dos critrios de rateio.

FCC (AFR/SP 2009) Sobre os princpios que regem nosso Sistema Tributrio Nacional correto afirmar: (A) No se aplica o Princpio da Anterioridade a: Imposto sobre Importao de Produtos Estrangeiros, Imposto sobre Produtos Industrializados, Imposto de Renda e Proventos de Qualquer Natureza e Imposto sobre Transmisso Causa Mortis. (B) O princpio da Vedao de Confisco tem por objetivo estabelecer a tributao justa e livre de arbitrariedade, no se aplica, porm, a todas as espcies tributrias, mas somente aos tributos de natureza vinculada atuao estatal. (C) Em razo do princpio da Isonomia Tributria, vedada Unio a concesso de incentivos fiscais destinados a promover o equilbrio do desenvolvimento socioeconmico entre as diferentes regies do Pas. (D) O princpio da Capacidade Contributiva no se aplica s taxas e s contribuies de melhoria, mas to somente aos impostos. (E) Em razo do princpio da Imunidade Recproca vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios tributar o patrimnio, a renda ou servios, uns dos outros, inclusive aqueles relacionados com explorao de atividades econmicas regidas pelas normas aplicveis a empreendimentos privados, ou em que haja contraprestao ou pagamento de preos ou tarifas pelo usurio.

FCC (AFR/SP 2009) Com relao ao Imposto sobre Transmisso Causa Mortis e Doao de Quaisquer Bens ou Direitos, INCORRETO afirmar que a competncia para instituir o imposto (A) relativamente a bens imveis e respectivos direitos do Estado da situao do bem, ou ao Distrito Federal, se neste estiver situado o referido bem. (B) relativamente a bens mveis, ttulos e crditos do Estado, ou do Distrito Federal, onde se processar o inventrio ou arrolamento, ou tiver domiclio o doador. (C) ser regulada por lei ordinria, se o autor da herana possua bens, era residente ou domiciliado ou teve seu inventrio processado no exterior. (D) ser regulada por lei complementar, se o doador tiver domiclio ou residncia fixada no exterior. (E) sobre as transmisses de propriedade de bens por ato oneroso entre vivos estaria excludo do rol de fatos geradores por ele alcanados.

FCC (AFR/SP 2009) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, so trs as modalidades de lanamento: de ofcio, por declarao e por homologao. O lanamento de ofcio cabvel ( A) apenas para os tributos sujeitos ao lanamento por homologao. (B) quando o contribuinte ou terceiro declara autoridade administrativa informaes sobre matria de fato indispensvel sua efetivao. ( C) para todo e qualquer tributo, mesmo no caso de anterior e regular lanamento em outra modalidade. ( D) apenas no caso do sujeito passivo no cumprir com a obrigao acessria. (E) para aquele tributo cujo anterior lanamento por homologao tiver sido comprovadamente feito com omisso ou inexatido, por parte de pessoa legalmente obrigada.

FCC (AFR/SP 2009) Sobre os prazos de natureza decadencial, previstos no CTN e correndo contra a Fazenda Pblica, seja para homologar lanamento efetuado pelo contribuinte, seja para efetuar lanamento de ofcio, correto afirmar que so de (A) 5 anos contados da ocorrncia do fato gerador para efetuar o lanamento de ofcio e cinco anos contatos a partir do primeiro dia do exerccio seguinte quele em que o lanamento poderia ser efetuado para homologar o realizado pelo contribuinte. (B) 5 anos contados da constituio definitiva do crdito tributrio para efetuar o lanamento de ofcio e cinco anos contados da ocorrncia do fato gerador para homologar o lanamento efetuado pelo contribuinte. (C) 5 anos contados da ocorrncia do fato gerador, seja para efetuar o lanamento de ofcio, seja para homologar o lanamento efetuado pelo contribuinte. (D) 5 anos contados da ocorrncia do fato gerador para homologar lanamento efetuado pelo contribuinte e 5 anos contados a partir do primeiro dia do exerccio seguinte quele em que o lanamento poderia ser efetuado, para o lanamento de ofcio. (E) 10 anos contados da constituio definitiva do crdito tributrio, seja para efetuar o lanamento de ofcio seja para homologar o lanamento efetuado pelo contribuinte.

FCC (AFR/SP 2009) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, a iseno e a anistia constituem causas de (A) extino do crdito tributrio. (B) excluso do crdito tributrio. (C) moratria do crdito tributrio. (D) suspenso da exigibilidade do crdito tributrio. (E) imunidade.

FCC (AFR/SP 2009) correto afirmar que a (A) analogia forma de interpretao da norma jurdica e o seu emprego poder resultar na exigncia de tributo no previsto em lei. (B) equidade forma de interpretao da norma jurdica e o seu emprego poder resultar na dispensa do pagamento de tributo devido. (C) analogia forma de integrao da norma jurdica e o seu emprego poder resultar na exigncia do tributo no previsto em lei. (D) equidade a forma de integrao da norma jurdica e o seu emprego poder resultar na dispensa do pagamento de tributo devido. (E) analogia a forma de integrao da norma jurdica e o seu emprego no poder resultar na exigncia de tributo no previsto em lei.

FCC (AFR/SP 2009) Na realizao de atividade fiscalizatria, os agentes fiscais podem entrar nos estabelecimentos dos contribuintes. Sobre o procedimento de fiscalizao correto afirmar que (A) no se aplicam os princpios constitucionais da inviolabilidade do domiclio, do direito intimidade e do sigilo da correspondncia, tendo em vista o poder de polcia conferido administrao tributria. (B) existem restries, pois o contribuinte no est obrigado a exibir livros contbeis ou fiscais obrigatrios, visto que a Constituio Federal lhe garante o direito intimidade. ( C) realiza-se informalmente e no precisa ser documentado. (D) dever ser documentado por meio de termos especficos lavrados, sempre que possvel, em um dos livros fiscais exibidos ou, quando lavrados em separado, o sujeito passivo dever ficar com cpia autenticada. (E) possvel ao sujeito passivo at sua concluso, se valer da denncia espontnea em relao s infraes praticadas, beneficiando-se do pagamento sem imposio de multas.

FCC (AFR/SP 2009) Segundo o princpio da no-cumulatividade do ICMS, correto afirmar: (A) A iseno, salvo determinao em contrrio da legislao, implicar crdito para compensao com o montante devido nas operaes ou prestaes seguintes. (B) A no-incidncia, salvo determinao em contrrio da legislao, no acarretar a anulao do crdito relativo s operaes anteriores. (C) Compensa-se o que for devido em cada operao relativa circulao de mercadorias ou prestao de servios com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal. (D) Compensa-se o que for devido em cada operao relativa circulao de mercadorias ou prestao de servios com o montante pago nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal. (E) Compensa-se o que for restitudo em cada operao relativa circulao de mercadorias ou prestao de servios com o montante pago nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal.

FCC (AFR/SP 2009) O fisco paulista considerou como operaes dissimuladas o fato de uma grande rede de supermercados criar sete estabelecimentos de pequeno porte, pretendendo beneficiar-se do regime especial do Simples Paulista, pagando ICMS com alquota reduzida. Neste caso, com base no Cdigo Tributrio Nacional, correto afirmar que (A) h de se desconsiderar o fracionamento, eis que se trata de fuso de empresas. (B) a autoridade fazendria dever responsabilizar os scios de acordo com os procedimentos a serem estabelecidos em Lei ordinria. (C) a autoridade fazendria nada poder fazer, devendo aguardar manifestao obrigatria do Poder Judicirio. (D) a autoridade fazendria poder desconsiderar o fracionamento da empresa, de acordo com os procedimentos a serem estabelecidos em Lei ordinria, eis que praticado com a finalidade de dissimular a ocorrncia do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigao tributria. (E) os estabelecimentos de pequeno porte devem responder pelo pagamento do ICMS de forma solidria.

ESAF (AFRFB 2009) Assinale a afirmativa incorreta. a) A Constituio Federal, alm de conter normas instituidoras de tributos, igualmente contempla, em seus dispositivos, regras voltadas discriminao das competncias tributrias, a fim de que os entes polticos possam criar seus tributos, dentro das suas respectivas esferas de atribuies. b) A Constituio Federal prev a possibilidade da criao, exclusivamente por lei, de contribuio de interveno no domnio econmico relativa s atividades de importao ou comercializao de petrleo e seus derivados, gs natural e seus derivados e lcool combustvel. c) De acordo com o Cdigo Tributrio Nacional, a pessoa que alienar sua empresa, o fundo de comrcio ou apenas um estabelecimento da empresa, e o adquirente continuar a respectiva explorao, sob a mesma ou diversa razo social ou sob firma ou nome individual, a este ltimo recai a responsabilidade pelos tributos do primeiro devidos at a data da alienao e que incidam sobre quaisquer daquelas universalidades de coisas. d) Consoante entendimento do STF, o imposto de transmisso causa mortis devido pela alquota vigente ao tempo da abertura da sucesso e no ao tempo do incio do processo de inventrio e partilha. e) Ainda sobre o imposto de transmisso causa mortis, o clculo do referido imposto deve operar-se sobre o valor dos bens na data da avaliao.

ESAF (AFRFB 2009) Diversos fatos podem resultar na desonerao tributria. Assinale, entre as que se seguem, a forma de desonerao tributria pela qual no nascem nem a obrigao tributria, nem o respectivo crdito por fora do no-exerccio da competncia a que tem direito o poder tributante. a) Imunidade. b) No-incidncia. c) Iseno. d) Alquota zero. e) Remisso.

ESAF (AFRFB 2009) Sobre as taxas, podemos afirmar, exceto, que: a) o fato gerador da taxa no um fato do contribuinte, mas um fato do Estado; este exerce determinada atividade, e por isso cobra a taxa das pessoas que dela se aproveitam. b) a atuao estatal refervel, que pode ensejar a cobrana de taxa, pode consistir no exerccio regular do poder de polcia. c) a atuao estatal refervel, que pode ensejar a cobrana de taxa, pode consistir na prestao ao contribuinte, ou na colocao disposio deste, de servio pblico especfico, divisvel ou no. d) as atividades gerais do Estado devem ser financiadas com os impostos, e no com as taxas. e) o poder de polcia, que enseja a cobrana de taxa, considera-se regular quando desempenhado pelo rgo competente e nos limites da lei aplicvel, com observncia do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionria, sem abuso ou desvio de poder.

ESAF (AFRFB 2009) Analise os itens a seguir, classificando-os como verdadeiros (V) ou falsos (F). Em seguida, escolha a opo adequada s suas respostas: I. de acordo com a Constituio Federal, o imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza ser informado pela generalidade, universalidade e progressividade, na forma da lei. Pode-se afirmar que o critrio da progressividade decorre dos princpios da igualdade e da capacidade contributiva, na medida em que contribuintes com maiores rendimentos sejam tributados de modo mais gravoso do que aqueles com menores rendimentos; II. a Constituio estabelece expressamente que o imposto sobre a renda ser progressivo, enquanto o imposto sobre a propriedade imobiliria poder ser progressivo; III. a Constituio traa uma dupla progressividade para o IPTU, quais sejam, progressividade em razo do imvel e em razo do tempo; IV. o princpio da capacidade contributiva no possui significado muito importante para o IPTU, visto que este tributo se caracteriza por ser um imposto real, sem relao com as caractersticas pessoais do sujeito passivo. a) Esto corretos somente os itens I e III. b) Esto corretos somente os itens I, II e IV. c) Esto corretos somente os itens I e II. d) Esto corretos somente os itens II e IV.

ESAF (AFRFB 2009) Segundo o art. 195, caput, da Constituio Federal, a seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das contribuies sociais que enumera. Sobre estas, incorreto afirmar que: a) ao afirmar que o financiamento da seguridade social se dar por toda a sociedade, revela-se o carter solidrio de tal financiamento. Todavia, as pessoas fsicas e jurdicas somente podem ser chamadas ao custeio em razo da relevncia social da seguridade se tiverem relao direta com os segurados ou se forem, necessariamente, destinatrias de benefcios. b) a solidariedade no autoriza a cobrana de tributo sem lei, no autoriza exigncia de quem no tenha sido indicado por lei como sujeito passivo de obrigao tributria, e no autoriza que seja desconsiderada a legalidade estrita que condiciona o exerccio vlido da competncia relativamente a quaisquer tributos. c) as contribuies de seguridade social, sendo tributos, submetem-se s normas referentes s limitaes do poder de tributar, contidas no art. 150 da Constituio Federal, com exceo da anterioridade geral, em face da norma especial contida no art. 195, 6 (anterioridade nonagesimal), especialmente concebida para o condicionamento da instituio de contribuies de seguridade social. d) para a instituio de contribuies ordinrias (nominadas) de seguridade social, quais sejam, as j previstas nos incisos I a IV do art. 195 da Constituio, basta a via legislativa da lei ordinria, consoante o entendimento pacificado do Supremo Tribunal Federal. e) as entidades beneficentes de assistncia social gozam de imunidade das contribuies para a seguridade social.

ESAF (AFRFB 2009) Sobre a Legislao Tributria, assinale a opo correta. a) Pode-se afirmar que ordem de servio, expedida por Delegado da Receita Federal do Brasil, contendo normas relativas ao atendimento do contribuinte, integra a legislao tributria. b) O prazo de recolhimento de determinado tributo no pode ser minorado por regulamento especfico, haja vista a exigncia constitucional de lei em sentido estrito. c) Segundo a Constituio Federal, h exigncia de lei complementar para a instituio de contribuio de interveno no domnio econmico. d) Com o advento da Emenda Constitucional n. 45/2004, os tratados e convenes internacionais, que visam ao estabelecimento de regras para coibir a evaso fiscal, ao serem aprovados pelo Congresso Nacional, sero equivalentes s emendas constitucionais. e) As decises proferidas pelas Delegacias da Receita Federal de Julgamento, em regra, integram a legislao tributria.

ESAF (AFRFB 2009) Sobre a obrigao tributria principal e acessria e sobre o fato gerador do tributo, assinale a opo correta. a) Segundo o Cdigo Tributrio Nacional, a obrigao de pagar multas e juros tributrios constitui-se como obrigao acessria. b) A obrigao acessria, quando no observada, converte-se em obrigao principal somente em relao penalidade pecuniria. c) A existncia de uma obrigao tributria acessria pressupe a existncia de uma obrigao tributria principal. d) A instituio de obrigao acessria, com a finalidade de dar cumprimento obrigao principal, deve ateno ao princpio da estrita legalidade. e) No Sistema Tributrio Nacional, admite-se que a obrigao de fazer, em situaes especficas, seja considerada obrigao tributria principal.

ESAF (AFRFB 2009) Sobre a solidariedade e os sujeitos da obrigao tributria, com base no Cdigo Tributrio Nacional, assinale a opo correta. a) O sujeito ativo da obrigao tributria a pessoa jurdica de direito pblico que detm capacidade ativa, sendo esta indelegvel. b) No plo ativo da relao jurdico-tributria, necessariamente deve figurar pessoa jurdica de direito pblico. c) O contribuinte de fato integra a relao jurdico-tributria, haja vista possuir relao direta com o fato gerador da obrigao. d) Em regra, h solidariedade entre o contribuinte de fato e o contribuinte de direito, na relao jurdico-tributria. e) A solidariedade ativa decorre da situao em que houve delegao do poder de arrecadar e fiscalizar tributos.

ESAF (AFRFB 2009) Sobre a disciplina conferida ao domiclio tributrio, pelo Cdigo Tributrio Nacional, assinale a opo correta. a) O domiclio do contribuinte ou responsvel, em regra, ser estabelecido por eleio. b) O domiclio da pessoa jurdica de direito privado ser o lugar em que estiver localizada sua sede. c) O domiclio da pessoa jurdica de direito pblico ser o lugar em que estiver localizada sua sede. d) O lugar eleito pelo contribuinte como domiclio tributrio no poder ser recusado pela autoridade tributria, sob a alegao de prejuzo atividade fiscalizatria. e) Caso a autoridade fiscal no consiga notificar a pessoa jurdica de direito privado em sua sede, poder faz-lo em qualquer de suas unidades.

ESAF (AFRFB 2009) Sobre a responsabilidade tributria, assinale a opo correta. a) O transportador, ao firmar termo de responsabilidade por determinada mercadoria, pode ser considerado, por ato da autoridade administrativa, responsvel pelo pagamento do ICMS. b) O esplio, at a data da abertura da sucesso, e o sucessor, at a data da partilha, no que se refere aos tributos devidos pelo de cujus, podem ser considerados, respectivamente, responsvel tributrio e contribuinte. c) Sabendo-se que a fonte pagadora responsvel pela reteno do imposto de renda, no pode ser imputada ao contribuinte a obrigao pelo pagamento do tributo, caso o imposto no tenha sido recolhido. d) Na substituio tributria progressiva, o dever de pagar o tributo recai sobre o contribuinte que ocupa posio posterior na cadeia produtiva. e) Na substituio tributria para frente no h recolhimento de imposto ou contribuio antes da ocorrncia do fato gerador, mas apenas a antecipao de seu pagamento por responsvel definido por lei.

ESAF (AFRFB 2009) Sobre o lanamento, com base no Cdigo Tributrio Nacional, assinale a opo correta. a) O lanamento um procedimento administrativo pelo qual a autoridade fiscal, entre outras coisas, declara a existncia de uma obrigao tributria. b) Ao se estabelecer a competncia privativa da autoridade administrativa para efetuar o lanamento, permitiu-se a delegao dessa funo. c) No lanamento referente penalidade pecuniria, a autoridade administrativa deve aplicar a legislao em vigor no momento da ocorrncia do fato gerador. d) A legislao posterior ocorrncia do fato gerador da obrigao que instituir novos critrios de apurao ou processos de fiscalizao, ampliando os poderes de investigao da autoridade administrativa, no se aplica ao lanamento. e) A aplicao retroativa de legislao tributria formal pode atribuir responsabilidade tributria a terceiros.

ESAF (AFRFB 2009) Sobre a prescrio e a decadncia, como modalidades de extino do crdito tributrio, assinale a opo correta. a) O despacho do juiz que ordenar a citao em execuo fiscal suspende a prescrio. b) A inscrio do dbito em dvida ativa constitui causa de suspenso do prazo prescricional. c) Notificado o sujeito passivo do lanamento, inicia-se o prazo decadencial de cinco anos para extino do crdito. d) A Constituio Federal autoriza que lei ordinria, em situaes especficas, estabelea normas gerais em matria de legislao tributria, especialmente sobre decadncia e prescrio. e) O pagamento de dbitos prescritos no gera o direito a sua repetio, na medida em que, embora extinta a pretenso, subsiste o direito material.

ESAF (AFRFB 2009) Sobre a excluso do crdito tributrio, assinale a opo correta. a) Nas modalidades de excluso do crdito tributrio, verifica-se a ocorrncia do fato gerador, a declarao da obrigao tributria e a constituio do crdito tributrio, porm, no subsiste a obrigao de pagamento. b) A iseno causa de no-incidncia tributria. c) A Unio, mediante lei complementar e atendendo a relevante interesse social ou econmico nacional, poder conceder isenes de impostos estaduais e municipais. d) Segundo orientao do Supremo Tribunal Federal, a revogao de iseno no se sujeita ao princpio da anterioridade, fazendo com que o tributo volte a ser imediatamente exigvel. e) As isenes tributrias concedidas, sob condio onerosa, podem ser suprimidas por convenincia da Administrao.

ESAF (AFRFB 2009) Sobre a Administrao Tributria e o poder de fiscalizar, assinale a opo correta. a) Iniciado o procedimento fiscalizatrio pela autoridade administrativa, com a lavratura de Termo de Incio de Fiscalizao, tem-se a antecipao do prazo decadencial que, normalmente, ocorreria com o lanamento. b) Diante de requisio da autoridade administrativa de apresentao de informaes sigilosas, no pode o agente pblico responsvel pelo deferimento negar-se a entreg-la. c) Em que pese o dever de sigilo da autoridade fiscal, o Cdigo Tributrio Nacional autoriza a divulgao de informaes relativas a representaes fiscais para fins penais, inscries na Dvida Ativa da Fazenda Pblica e parcelamento ou moratria. d) A Constituio Federal estabeleceu que as administraes tributrias da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios atuaro de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informaes fiscais, independentemente da existncia de lei ou convnio. e) Verificada a existncia de crime contra a ordem tributria, praticado por particular, deve a autoridade administrativa representar ao Ministrio Pblico, mesmo antes de proferida deciso final, na esfera administrativa, sobre a exigncia do crdito tributrio.

ESAF (AFRFB 2009) Sobre a Administrao Tributria e o poder de fiscalizar, assinale a opo correta. a) Iniciado o procedimento fiscalizatrio pela autoridade administrativa, com a lavratura de Termo de Incio de Fiscalizao, tem-se a antecipao do prazo decadencial que, normalmente, ocorreria com o lanamento. b) Diante de requisio da autoridade administrativa de apresentao de informaes sigilosas, no pode o agente pblico responsvel pelo deferimento negar-se a entreg-la. c) Em que pese o dever de sigilo da autoridade fiscal, o Cdigo Tributrio Nacional autoriza a divulgao de informaes relativas a representaes fiscais para fins penais, inscries na Dvida Ativa da Fazenda Pblica e parcelamento ou moratria. d) A Constituio Federal estabeleceu que as administraes tributrias da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios atuaro de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informaes fiscais, independentemente da existncia de lei ou convnio. e) Verificada a existncia de crime contra a ordem tributria, praticado por particular, deve a autoridade administrativa representar ao Ministrio Pblico, mesmo antes de proferida deciso final, na esfera administrativa, sobre a exigncia do crdito tributrio.

FCC (AFR/SP 2006) Em relao solidariedade, segundo o disposto no CTN, correto afirmar: (A) A interrupo da prescrio, em favor ou contra um dos coobrigados, favorece apenas o contribuinte. (B) passiva e sua condio decorre diretamente das convenes estabelecidas pelos particulares. (C) A iseno ou remisso de crdito, outorgada pessoalmente a um dos obrigados, exonera todos os demais. (D) A lei no pode atribuir implicitamente a responsabilidade a terceira pessoa. (E) Se o fisco recebeu a totalidade do crdito de um dos coobrigados, dever restituir o valor que excedeu ao montante do quinho deste e cobrar dos demais o que foi devido como seu quinho.

FCC (AFR/SP 2006) A pessoa natural ou jurdica de direito privado que adquirir de outra, por qualquer ttulo, fundo de comrcio ou estabelecimento comercial, industrial ou profissional (A) somente responder pelos crditos tributrios definitivamente constitudos at a data da aquisio. (B) nunca responder subsidiariamente com o alienante pelos tributos devidos at a data da alienao. (C) poder vir a ser responsabilizada pelos crditos tributrios de qualquer natureza que ainda estejam em fase de constituio, ou seja, ainda no definitivamente constitudos. (D) responder pelos tributos devidos at a data da aquisio, relativos ao fundo de comrcio, se continuar a respectiva explorao, integralmente ou subsidiariamente, dependendo de o alienante prosseguir ou no na mesma atividade. (E) somente responder integralmente pelos tributos relativos ao fundo de comrcio existentes data da aquisio, se continuar a explorar a atividade do alienante.

FCC (AFR/SP 2006) Em relao obrigao tributria, correto afirmar: (A) O fato gerador da obrigao principal tem natureza constitutiva, pois d concretude hiptese de incidncia e faz surgir a obrigao principal. (B) A obrigao acessria necessita estar expressa em Lei. (C) A obrigao tributria principal decorre de lei, surge com a ocorrncia do fato gerador e, como regra geral, torna-se exigvel desde logo pelo sujeito ativo, independentemente de qualquer formalidade, pois se trata de dvida lquida e certa. (D) As circunstncias materiais ou jurdicas relativas ao lanamento do crdito afetam inexoravelmente a obrigao tributria. (E) A validade jurdica dos atos efetivamente praticados pelos contribuintes, bem como a natureza do seu objeto ou dos seus efeitos elemento essencial na definio legal do fato gerador e nascimento da obrigao tributria.

FCC (AFR/SP 2006) Sabe-se que, constitudo o crdito tributrio regularmente est o sujeito ativo apto a exigir o tributo. Porm, essa exigibilidade fica suspensa em razo de (A) parcelamento, moratria e concesso de medida liminar em mandado de segurana. (B) moratria, reclamaes, recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributrio administrativo e transao. (C) decadncia, prescrio e dao em pagamento em bens imveis, na forma e condies estabelecidas em Lei. (D) depsito de seu montante integral, decadncia e anistia. (E) remisso, deciso administrativa irreformvel e moratria.

FCC (AFR/SP 2006) Considere a seguinte situao: Em 01/01/2001 foi baixado um Convnio ICMS XX que reduzia, a partir de janeiro, a base de clculo do nico produto que a Indstria Miraflor produzia. A empresa, desatenta, continuou a calcular o imposto devido pela base de clculo cheia, fazendo o respectivo destaque em seus documentos fiscais. Em dezembro de 2003, o fisco autuou a empresa em trabalho que abrangeu as operaes desde janeiro de 2001, porque a referida empresa no declarava suas operaes e o fez tambm sem atentar para a existncia do Convnio. O contribuinte contestou o trabalho fiscal no Tribunal Administrativo, mas no a existncia do Convnio, que ainda ignorava. O Tribunal, em deciso de 2 instncia, irrecorrvel, manteve o trabalho fiscal na sua totalidade, publicando a deciso em 02/01/2006. No dia seguinte publicao, o contribuinte pagou o dbito exigido. Dias depois, tomando conhecimento do Convnio ICMS-XX, que vigorou apenas no exerccio de 2001, a empresa entendeu que podia requerer a restituio do imposto, correspondente importncia recolhida a maior, e restituio proporcional dos juros de mora e penalidades sofridas, alegando erro de direito e de fato. Em seu requerimento, a autuada apenas comprovou que pagou a importncia objeto de sua condenao administrativa. O fisco indeferiu o requerimento. Tratando-se de ICMS, a fundamentao utilizada para esse indeferimento, com base na legislao de repetio de indbito, prevista no CTN, foi que (A) a autuada deixou de comprovar que estava autorizada a receber a restituio pelos terceiros com quem transacionou e que sofreram o encargo financeiro. (B) o pedido foi feito a destempo, ou seja, aps a publicao da deciso irrecorrvel do Tribunal Administrativo. (C) o Convnio ICMS-XX j no estava em vigor. (D) o pedido deveria abranger apenas o imposto pago a maior, nunca os juros moratrios e penalidade pecuniria. (E) o pedido deveria abranger o imposto e o valor proporcional da penalidade pecuniria, excludos os juros de mora.

FCC (AFR/SP 2006) A respeito do lanamento, correto afirmar que (A) sua formalizao no qinqnio legal impede a conservao da prescrio tributria. (B) cabvel a retificao por declarao do sujeito passivo em lanamento de ofcio devidamente notificado, mediante a comprovao de erro em que se funde, desde que no vise a reduzir ou excluir tributo. (C) deve verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, quando for o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel. (D) o recurso de ofcio no tem o condo de alterar o lanamento, do qual o contribuinte no tenha sido notificado. (E) segundo o Cdigo Tributrio Nacional, opera efeitos ex nunc.

FCC (AFR/SP 2006) Segundo a Constituio Federal, os tributos que devem ser institudos mediante lei complementar e nos termos de lei complementar so, respectivamente: (A) o imposto extraordinrio em caso de guerra e a contribuio de interesse das categorias profissionais ou econmica. (B) o emprstimo compulsrio e o imposto sobre grandes fortunas. (C) as contribuies sociais e as contribuies de melhoria. (D) a contribuio de interveno no domnio econmico e as contribuies sociais. (E) a contribuio de melhoria e o emprstimo compulsrio.

FCC (AFR/SP 2006) A. R. Laranjeira Ltda., empresa cujo negcio o provimento de acesso internet, inconformada com a exigncia concomitante de ICMS, pelo fisco estadual, e de ISSQN, pelo fisco municipal, sobre o mesmo servio que pratica, quer extinguir o crdito tributrio em ambas as esferas estatais, sem desembolsar o montante total exigido por ambos os fiscos. Para tanto, deve (A) demonstrar aos dois fiscos, por absurdo, que s pode estar havendo erro na identificao do sujeito passivo. (B) pagar as ltimas parcelas de cada um dos impostos pois, se aceitas, induziro certeza presumida do pagamento de todos os crditos tributrios relativos a fatos geradores anteriores queles relativamente aos quais ter de direito quitado. (C) requerer a ambas as administraes a suspenso da exigibilidade dos impostos em questo, sem contudo reconhecer a constituio dos crditos tributrios a nenhum fisco em particular. (D) requisitar o auxlio da fora pblica federal, que dever conter o embarao que ele est sofrendo no exerccio de suas atividades. (E) consignar judicialmente a importncia do crdito tributrio.

FCC (AFR/SP 2006) D. Pereira, AFR, tendo verificado que o contribuinte sob fiscalizao dissimulou a prtica de servios de comunicao tributveis pelo ICMS, por t-los oferecido e contratado com seus clientes sob a forma jurdica de contrato de aluguel, dever (A) aguardar a deciso administrativa irreformvel. (B) desconsiderar o negcio jurdico praticado com a finalidade de dissimular a ocorrncia do fato gerador do tributo e lanar o imposto de ofcio com a imposio da penalidade devida. (C) aguardar, por se tratar de situao jurdica, o momento em que a responsabilidade esteja definitivamente constituda, nos termos de direito aplicvel. (D) notificar, constatada a simulao, autoridade judiciria para que ela possa cassar os direitos que o contribuinte exerce nessa condio. (E) responsabilizar solidariamente o tomador dos servios, ainda que no se tenha comprovado que ele tenha tido interesse comum na situao que deu origem obrigao principal ou que tenha efetivamente concorrido para a sonegao do imposto.

FCC (AFR/SP 2006) A Constituio Federal atribui Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios competncias tributrias privativas,vedando que um ente poltico invada a competncia do outro, exceto, em relao (A) Unio, que pode instituir isenes de tributos da competncia dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. (B) aos Estados-membros, que podem conceder parcelamento, isenes e anistia de tributos municipais. (C) Unio que, no exerccio de sua competncia residual, poder invadir as competncias tributrias dos entes polticos, para instituir impostos cumulativos, com fato gerador e base de clculo j relacionados na Constituio Federal. (D) aos Estados-membros, que podem conceder moratria de carter geral, em relao aos tributos municipais. (E) Unio que, na iminncia ou no caso de guerra externa, poder instituir impostos extraordinrios, compreendidos ou no em sua competncia tributria.

FCC (AFR/SP 2006) NO se aplica o princpio da anterioridade nonagesimal (noventena criada pela Emenda Constitucional no 42/2003) ao imposto sobre (A) propriedade territorial rural (ITR) e o imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU). (B) servios de qualquer natureza e fixao da base de clculo do imposto sobre circulao de mercadorias e servios (ICMS) e do imposto sobre propriedade territorial rural (ITR). (C) circulao de mercadoria e servios (ICMS) incidente sobre as operaes com lubrificantes e combustveis derivados de petrleo e contribuio de interveno no domnio econmico (CIDE) relativa s atividades de importao ou comercializao de petrleo e seus derivados. (D) renda e proventos de qualquer natureza (IR) e fixao da base de clculo dos impostos sobre propriedade de veculos automotores (IPVA) e sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU). (E) produtos industrializados (IPI) e aos impostos sobre exportao (IE) e importao (II).

FCC (AFR/SP 2006) O Senado Federal, atravs de resoluo, poder estabelecer (A) as alquotas mnimas do imposto sobre transmisso causa mortis e doo (ITCMD). (B) as alquotas do imposto sobre circulao de mercadorias e servios (ICMS) aplicveis s operaes e prestaes, interestaduais e de exportao. (C) as alquotas mximas e mnimas do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza (ISS). (D) as alquotas mximas do imposto sobre propriedade de veculos automotores. (E) normas gerais em matria tributria, definindo tributo e suas espcies.

FCC (AFR/SP 2006) Em relao ao Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS), correto afirmar que (A) a iseno ou no-incidncia, salvo determinao em contrrio da legislao, no implicar crdito para compensao com o montante devido nas operaes ou prestaes seguintes e acarretar a anulao do crdito relativo s operaes anteriores. (B) incidir sobre operaes que destinem a outros Estados petrleo, inclusive lubrificantes, combustveis lquidos e gasosos dele derivados, e energia eltrica. (C) ser seletivo, em funo da essencialidade das mercadorias e relevncia dos servios, de acordo com critrios estabelecidos pelo Poder Executivo, atravs de decreto ou portaria. (D) cabe resoluo do Congresso Nacional regular a forma como, mediante deliberao dos Estados e Distrito Federal, isenes, incentivos e benefcios fiscais sero concedidos e revogados. (E) no incidir sobre operaes com ouro comercializado no territrio nacional, em barra ou em jias, e nas prestaes de servios de comunicao de qualquer natureza.

FCC (AFR/SP 2006) Os tratados e convenes internacionais, relacionados com tributo, so fontes formais primrias do Direito Tributrio e ingressam em nosso ordenamento jurdico atravs de (A) decreto-lei. (B) lei delegada. (C) decreto legislativo. (D) resoluo do Senado. (E) lei complementar.

FCC (AFR/SP 2006) Em relao s taxas, o nosso ordenamento jurdico, expressamente, dispe: (A) As taxas tm como fato gerador a utilizao efetiva ou potencial do poder de polcia ou o exerccio regular do servio pblico especfico e indivisvel. (B) Ao se referir imunidade recproca, a Constituio Federal veda Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios instituir taxas e impostos uns dos outros. (C) As taxas podero ter base de clculo prpria de impostos. (D) A Unio, os Municpios e o Distrito Federal podero instituir taxa para o custeio do servio de iluminao pblica. (E) Os crditos tributrios relativos a impostos incidentes sobre a propriedade e a taxas pela prestao de servios referentes a tal propriedade sub-rogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes.

FCC (AFR/SP 2006) Sobre as contribuies relacionadas na Constituio Federal, correto afirmar que (A) s contribuies sociais aplicam-se os princpios constitucionais da anterioridade (ano-calendrio) e da anterioridade nonagesimal (noventena), cumulativamente. (B) todas as contribuies relacionadas na Constituio Federal so denominadas contribuies parafiscais, porque ocorre o fenmeno denominado parafiscalidade. (C) as contribuies sociais e de interveno no domnio econmico no incidiro sobre as receitas decorrentes de exportao. (D) os recursos arrecadados com a contribuio de interveno no domnio econmico sero destinados, exclusivamente, para aes e servios pblicos de sade e para a manuteno e desenvolvimento do ensino. (E) a Unio tem competncia privativa para instituir contribuio previdenciria dos servidores dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, cuja alquota no ser inferior da contribuio dos servidores titulares de cargos efetivos da Unio.

FCC (AFR/SP 2006) Ao se referir interpretao e integrao da legislao tributria, o Cdigo Tributrio Nacional determina expressamente: (A) O emprego da analogia poder resultar na exigncia de tributo no previsto em lei. (B) Os princpios gerais de direito privado utilizam-se para pesquisa da definio, do contedo e do alcance de seus institutos,conceitos e formas, inclusive para a definio dos respectivos efeitos tributrios. (C) Na ausncia de disposio expressa, a autoridade competente para aplicar a legislao tributria utilizar, sucessivamente, na ordem indicada, a eqidade, os princpios gerais de direito tributrio, os princpios gerais de direito pblico e a analogia. (D) Interpreta-se literalmente a legislao tributria que disponha sobre suspenso ou excluso do crdito tributrio e sobre a dispensa do cumprimento de obrigaes acessrias. (E) O emprego da eqidade poder resultar na dispensa do pagamento de tributo devido.

FCC (AFR/SP 2006) Com base no CTN, INCORRETO afirmar: (A) Os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas so normas complementares das leis, dos tratados e das convenes internacionais e dos decretos. (B) A observncia das normas complementares (CTN, art.100) exclui a imposio de penalidades, a cobrana de tributo e de juros de mora e a atualizao do valor monetrio da base de clculo do tributo. (C) A expresso legislao tributria compreende as leis, os tratados e as convenes internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relaes jurdicas a eles pertinentes. (D) O contedo e o alcance dos decretos restringem-se aos das leis em funo das quais sejam expedidos, determinados com observncia das regras de interpretao estabelecidas no CTN. (E) Os tratados e as convenes internacionais revogam ou modificam a legislao tributria interna, e sero observados pela que lhes sobrevenha.

FCC (AFR/SP 2006) De acordo com o princpio constitucional da anterioridade, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios cobrar tributos no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. O referido princpio tributrio NO se aplica aos impostos sobre (A) servios de qualquer natureza, propriedade de veculos automotores e transmisso causa mortis e doao, de quaisquer bens ou direitos. (B) importao, exportao, produtos industrializados, operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios e imposto extraordinrio institudo em caso de guerra ou sua iminncia. (C) a renda e proventos de qualquer natureza, produtos industrializados e propriedade predial e territorial urbana. (D) importao, exportao, produtos industrializados, renda e proventos de qualquer natureza e propriedade territorial rural. (E) propriedade territorial rural, circulao de mercadorias e servios, renda e proventos de qualquer natureza e imposto extraordinrio institudo em caso de guerra ou sua iminncia.

ESAF (ATRFB 2009) A Constituio Federal, entre outras limitaes ao poder de tributar, estabelece a isonomia, vale dizer, veda o tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situao equivalente. Sobre a isonomia, correto afirmar que: a) diante da regra mencionada, o tratamento tributrio diferenciado dado s microempresas e empresas de pequeno porte, por exemplo, deve ser considerado inconstitucional. b) no se permite a distino, para fins tributrios, entre empresas comerciais e prestadoras de servios, bem como entre diferentes ramos da economia. c) para que um tratamento tributrio diferenciado (iseno, por exemplo) seja justificado, no necessrio haver correlao lgica entre este e o elemento de discriminao tributria. d) em razo do princpio constitucional da isonomia, no deve ser diferenciado, por meio de isenes ou incidncia tributria menos gravosa, o tratamento de situaes que no revelem capacidade contributiva ou que meream um tratamento fiscal ajustado sua menor expresso econmica. e) a iseno, como causa de excluso do crdito tributrio, , por sua prpria natureza, fator de desigualao e discriminao entre pessoas, coisas e situaes. Nem por isso, no entanto, as isenes so inconstitucionais, desde que reste demonstrado que se teve em mira o interesse ou a convenincia pblica na aplicao da regra da capacidade contributiva ou no incentivo de determinadas atividades de interesse do Estado.

ESAF (ATRFB 2009) Entre outras limitaes ao poder de tributar, que possuem os entes polticos, temos a de cobrar tributos em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado. Sobre essa limitao, analise os itens a seguir, classificando-os como verdadeiros ou falsos. Depois, escolha a opo que seja adequada s suas respostas: I. a irretroatividade da lei tributria vem preservar o passado da atribuio de novos efeitos tributrios, reforando a prpria garantia da legalidade, porquanto resulta na exigncia de lei prvia, evidenciando-se como instrumento de otimizao da segurana jurdica ao prover uma maior certeza do direito; II. o Supremo Tribunal Federal tem como referncia, para anlise da irretroatividade, o aspecto temporal da hiptese de incidncia, ou seja, o momento apontado pela lei como sendo aquele em que se deve considerar ocorrido o fato gerador; III. a mesma lei que rege o fato tambm a nica apta a reger os efeitos que ele desencadeia, como a sujeio passiva, extenso da responsabilidade, base de clculo, alquotas, dedues, compensaes e correo monetria, por exemplo; IV. a lei instituidora ou majoradora de tributos tem de ser, como regra, prospectiva; admite-se, porm, a sua retroatividade imprpria. a) Todos os itens esto corretos. b) Esto corretos apenas os itens I, II e III. c) Esto corretos apenas os itens I, III e IV. d) Esto corretos apenas os itens I, II e IV. e) Esto corretos apenas os itens I e III.

ESAF (ATRFB 2009) - A reduo do IPI para geladeiras, foges, mquinas de lavar e tanquinhos, produtos da linha branca, que encerraria no prximo dia 31, foi prorrogada por mais trs meses. A partir de 10 de novembro entra em vigor uma nova tabela cujas alquotas passam a ser estabelecidas com base na eficincia energtica dos produtos, de acordo com a classificao do Programa Brasileiro de Etiquetagem, coordenado pelo Inmetro. O anncio foi feito nesta quinta-feira pelo ministro da Fazenda Guido Mantega. Ns estamos desonerando mais os produtos que consomem menos energia, explicou. A medida vale at 31 de janeiro de 2010. Segundo ele, as geladeiras, que antes do IPI baixo tinham uma alquota de 15%, e recuou para 5%, podero manter essa mesma alquota reduzida, mas somente para os produtos da chamada classe A, ou seja, com menor consumo de energia. As geladeiras da classe B passaro a ter uma alquota de 10% e o restante voltar a ter um IPI de 15%. (Extrado do site www.fazenda.gov.br, notcia de 29.10.2009). Assinale, entre as opes que se seguem, aquela que explica e justifica tal aspecto, isto , somente aquele que a notcia mencionada destacou. a) Por meio da seletividade, pode-se tributar com alquotas diferenciadas produtos de acordo com o seu grau de essencialidade. b) A notcia demonstra a aplicabilidade do princpio constitucional da capacidade tributria, pois estabelece alquotas diferenciadas para as diversas categorias de geladeiras existentes no mercado. c) O IPI constitui uma exceo regra geral da legalidade, j que o Poder Executivo pode, a qualquer momento, baixar ou restabelecer as suas alquotas. d) A no-cumulatividade, outra caracterstica do IPI, visa impedir que as incidncias sucessivas nas diversas operaes da cadeia econmica de um produto impliquem um nus tributrio muito elevado, decorrente da mltipla tributao da mesma base econmica. e) A extrafiscalidade consiste na possibilidade de, por meio de alquotas diferenciadas, estimular-se determinado comportamento por parte da indstria e, consequentemente, dos consumidores.

ESAF (ATRFB 2009) O art. 154, inciso I, da Constituio Federal, outorga Unio o que se costuma chamar de competncia tributria residual, permitindo que
institua outros impostos que no os previstos no art. 153. Sobre estes impostos, incorreto afirmar que: a) Estados e Municpios no possuem competncia tributria residual. b) Tero de ser, necessariamente, no-cumulativos. c) No podero ter base de clculo ou fato gerador prprios dos impostos j discriminados na Constituio Federal. d) Caso sejam institudos por meio de medida provisria, esta dever ser convertida em lei at o ltimo dia til do exerccio financeiro anterior ao de incio de sua cobrana. e) Para a instituio de tais impostos, h que se respeitar o princpio da anterioridade.

ESAF (ATRFB 2009) Sobre o lanamento, procedimento administrativo que faz nascer a obrigao tributria, correto afirmar que:
a) por meio do lanamento, constitui-se o crdito tributrio, apontando o montante devido correspondente obrigao tributria principal, que abrange o tributo, mas no abrange eventuais penalidades pecunirias pelo descumprimento da obrigao tributria. b) o lanamento indispensvel para o recebimento do crdito tributrio (por exemplo, nos casos de crdito consignado em pagamento e na converso de depsito em renda), em qualquer situao. c) o tributo, por fora do CTN, lanado mediante atividade administrativa plenamente vinculada, no sendo admissveis impugnaes de quaisquer natureza. d) a forma do lanamento depender do regime de lanamento do tributo e das circunstncias nas quais apurado, sendo que, por no seguir o princpio documental, no necessariamente conter a totalidade dos elementos necessrios identificao da obrigao surgida. e) ainda quando de fato seja o lanamento feito pelo sujeito passivo, o Cdigo Tributrio Nacional, por fico legal, considera que a sua feitura privativa da autoridade administrativa, e por isto, no plano jurdico, sua existncia fica sempre dependente de homologao por parte da autoridade competente.

ESAF (ATRFB 2009) De acordo com o disposto no artigo 175 do Cdigo Tributrio Nacional, excluem o crdito tributrio a iseno e a anistia. Sobre estas, comparadas a outros benefcios dos quais resultam renncia de receita, podemos afirmar, exceto, que: a) a iseno exclui o crdito tributrio, ou seja, surge a obrigao mas o respectivo crdito no ser exigvel; logo, o cumprimento da obrigao principal, bem como das obrigaes acessrias dela decorrentes, fica dispensado. b) ainda no caso da alquota zero, no caso do IPI Imposto sobre Produtos Industrializados, permite-se ao Poder Executivo restabelecer as alquotas a qualquer tempo, sem a necessidade de edio de lei para tal finalidade. c) o efeito econmico da iseno assemelha-se ao do benefcio fiscal da alquota zero, sendo esta uma soluo encontrada pelas autoridades fazendrias no sentido de excluir o nus da tributao sobre certos produtos, temporariamente, sem o isentar. d) caso o tributo tenha sido institudo por lei complementar, a concesso de sua iseno tem de ser feita por meio de diploma legislativo de mesmo nvel, ou seja, tambm por lei complementar. e) a anistia fiscal capitulada como a excluso do crdito (gerado pela infrao) e no como extino (caso de remisso), pois se trata de crditos que aparecem depois do fato violador, abrangendo apenas infraes cometidas anteriormente vigncia da lei que a concede.

ESAF (ATRFB 2009) Sobre a dvida ativa tributria, incorreto afirmar que:
a) provm de crdito de igual natureza. b) somente se admite a inscrio de dbito em dvida ativa aps o decurso do prazo fixado para pagamento, pela lei ou por deciso final proferida em processo administrativo. c) o controle da legalidade da inscrio em dvida ativa a derradeira oportunidade que a Administrao tem de rever os requisitos dos atos praticados no processo administrativo de cobrana, ocasio em que ainda pode modific-los. d) as informaes relativas a inscries na dvida ativa da fazenda pblica podem ser divulgadas, sem que isso configure violao ao sigilo fiscal. e) uma vez inscrito o dbito em dvida ativa, tem-se que o ttulo representativo desta goza de presuno de liquidez e certeza.

ESAF (ATRFB 2009) Sobre o sigilo fiscal, previsto no art. 198 do Cdigo Tributrio
Nacional, analise os itens a seguir, classificando-os como verdadeiros ou falsos. Escolha, em consequncia, a opo que seja adequada s suas respostas: I. vedada a divulgao para qualquer fim, como regra, por parte da Fazenda Pblica e de seus funcionrios, de qualquer informao obtida em razo do ofcio, sobre a situao econmica ou financeira dos sujeitos passivos ou de terceiros; II. no vedado o fornecimento de informaes para autoridade judiciria, mediante requisio, no interesse da justia; III. dominante o entendimento de que pode o Juiz, nos autos de uma execuo fiscal, atender a pedido do exequente de oficiar Secretaria da Receita Federal do Brasil solicitando cpia da declarao de bens e renda do executado, de modo a permitir a identificao de bens penhorveis; IV. de outra forma, no se admite o disposto no item III no caso de uma execuo de sentena. a) Esto corretos apenas os itens I, II e III. b) Esto corretos apenas os itens I e II. c) Todos os itens esto corretos. d) Esto corretos apenas os itens II, III e IV. e) Esto corretos apenas os itens II e III.

Consoante o que dispe o art. 111 do Cdigo Tributrio Nacional, interpreta-se literalmente a legislao tributria que disponha, entre outros, sobre a outorga de iseno. Tal artigo, embora sofra algumas crticas de parte da doutrina, no sentido de que no se deva lanar mo isoladamente da tcnica de interpretao literal, vem tendo acolhida em diversos julgados oriundos de tribunais superiores. Como exemplos de aplicao de tal princpio, podemos apontar as seguintes situaes, com exceo de: a) de modo geral, podemos afirmar que vedada a analogia em legislao que verse sobre a outorga de isenes. b) requisitos estabelecidos por ato normativo infralegal, como um Ato Declaratrio Normativo expedido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, por exemplo, podem impor restries vlidas, alm daquelas contidas em textos legais, para a fruio de benefcios fiscais. c) no vedada a ponderao dos elementos sistemticos e finalsticos da norma por parte do aplicador do direito. d) embora o comando legal seja no sentido de que seja dada interpretao literal legislao que disponha sobre a outorga de isenes, admite-se uma interpretao mais ampla da referida norma. e) a iseno tributria revela-se instrumento de materializao de convenincia poltica, insuscetvel, neste aspecto, de controle do Poder Judicirio, na concretizao de interesses econmicos e sociais, estimulando e beneficiando determinadas situaes merecedoras de tratamento privilegiado.

ESAF (ATRFB 2009) Sobre o ISS Imposto sobre Servios de qualquer natureza,
analise os itens a seguir, classificando-os como verdadeiros ou falsos. Depois, escolha a opo que seja adequada s suas respostas: I. o artigo da Constituio Federal que prev a cobrana do ISS remete lei complementar a definio dos servios de qualquer natureza sujeitos tributao; II. a lei complementar que definir os servios sujeitos tributao pelo ISS est adstrita base econmica servios de qualquer natureza; III. a lei complementar que definir os servios sujeitos tributao pelo ISS no pode definir como servios sujeitos incidncia do ISS aquelas espcies atribudas constitucionalmente competncia tributria dos estados; IV. em face da lei complementar, cabe ao Municpio, ou ao Distrito Federal, mediante lei prpria, instituir o ISS. Normalmente, as leis municipais copiam a lista de servios passveis de tributao constante da lei complementar, exercendo, pois, plenamente, a sua competncia tributria. a) Esto corretos apenas os itens I, II e III. b) Esto corretos apenas os itens I, II e IV. c) Esto corretos apenas os itens I, III e IV. d) Todos os itens esto corretos. e) Esto corretos apenas os itens I e III.

S-ar putea să vă placă și