Sunteți pe pagina 1din 14

LITISCONSRCIO

Previso legal: arts. 46 a 49, do CPC


Art. 46. Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, quando: I - entre elas houver comunho de direitos ou de obrigaes relativamente lide; II - os direitos ou as obrigaes derivarem do mesmo fundamento de fato ou de direito; III - entre as causas houver conexo pelo objeto ou pela causa de pedir; IV - ocorrer afinidade de questes por um ponto comum de fato ou de direito. Pargrafo nico. O juiz poder limitar o litisconsrcio facultativo quanto ao nmero de litigantes, quando este comprometer a rpida soluo do litgio ou dificultar a defesa. O pedido de limitao interrompe o prazo para resposta, que recomea da intimao da deciso.(Includo pela Lei n 8.952, de 13.12.1994) Art. 47. H litisconsrcio necessrio, quando, por disposio de lei ou pela natureza da relao jurdica, o juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes; caso em que a eficcia da sentena depender da citao de todos os litisconsortes no processo. Pargrafo nico. O juiz ordenar ao autor que promova a citao de todos os litisconsortes necessrios, dentro do prazo que assinar, sob pena de declarar extinto o processo. Art. 48. Salvo disposio em contrrio, os litisconsortes sero considerados, em suas relaes com a parte adversa, como litigantes distintos; os atos e as omisses de um no prejudicaro nem beneficiaro os outros. Art. 49. Cada litisconsorte tem o direito de promover o andamento do processo e todos devem ser intimados dos respectivos atos.

Conceito a reunio de duas ou mais pessoas assumindo, simultaneamente, a posio de autor , ru ou ambos.

Existem algumas classificaes de litisconsrcio: 1 critrio: Quanto posio na demanda Ativo Pluralidade de autores; Passivo Pluralidade de rus; Misto Pluralidade de autores e rus;

2 critrio: quanto ao momento de sua formao Inicial aquele que se forma com a formao do processo. (mais de uma pessoa postulou/ contra mais de uma pessoa que foi oferecida a demanda) Ulterior aquele que surge aps o processo ter-se formado. Pode se d de 03 maneiras: a) Em razo de uma interveno de terceiro b) Pela sucesso processual (o ingresso dos herdeiros no lugar da parte falecida art. 43, CPC) c) Pela conexo (arts. 103 a 105, CPC) quando se impuser a reunio das causas para processamento simultneo.

3 critrio: Quanto ao resultado da deciso Unitrio quando se tratar de uma relao jurdica nica, indivisvel. A deciso ter que ser a mesma para os litisconsortes. No litisconsrcio unitrio, vrias pessoas so tratadas como se fossem uma s. Por isso ele chamado de unitrio. (ex: dois condminos em demanda para proteger o direito do condomnio) Simples ou comum aquele em que a deciso judicial pode ser diferente para os litisconsortes. Cada um dos litisconsortes so tratados de forma autnoma. Ele ocorre quando h uma pluralidade de relaes jurdicas sendo discutidas no processo.

4 critrio: Quanto a obrigatoriedade da formao Necessrio para se discutir a relao jurdica processual, indispensvel a sua formao. Independe da vontade da parte. Ou seja, uma parte s legitimada para estar no plo da ao se tiver acompanhada da outra. A obrigatoriedade pode surgir em 02 situaes: a) Da natureza da relao jurdica (indivisvel) b) Da lei, independente da relao jurdica discutida.

Ex: ao de usucapio; inventrio, etc.

Facultativo a formao do litisconsrcio se d pela vontade das partes. Ele pode ou no se formar. As hipteses esto no art. 46, CPC: a) Por comunho (I) - ex: condomnio e condmino b) Por conexo (II e III) c) Por afinidade (IV) - ex: causas parecidas

Litisconsrcio multitudinrio o litisconsrcio formado por multides de pessoas no ativo ou passivo da demanda. O art. 46, permite ao juiz de ofcio, limitar o nmero do litisconsrcio facultativo, quando comprometer o exerccio de defesa ou a rpida soluo do litgio. Ao ru, tambm permitido solicitar o desmembramento o litisconsrcio.

Regime de tratamento dos litisconsortes Contagem de prazos (art. 191, CPC) Litisconsortes com procuradores diferentes, ser-lhes-o contados em dobro os prazos para contestar, para recorrer e, de modo geral, para falar nos autos".

Como cada litisconsorte independente e tem autonomia processual, pode: Dar andamento ao processo, promovendo os atos que entender necessrios Ser intimado de todos os atos referente ao processo litisconsorcial. (Art. 49, CPC)

Conduta dos litisconsortes dentro de processo Ex: 04 rus no processo

Se s um contesta. Essa contestao aproveita aos outros? S um recorre. Esse recurso aproveita aos outros? Se um confessa. A confisso prejudica aos outros?

Resposta: depende. Se o litisconsrcio for simples ou unitrio. Se o liticonsrcio for simples: cada litigante tratado isoladamente. Assim, os atos e omisses de um no ajudam nem atrapalham aos demais. Se o litisconsrcio for unitrio, os atos positivos praticados por um ajudam aos demais (ex: contestao/recurso art. 509); entretanto, os atos negativos somente prejudicam quele que praticou (ex: confisso art. 350);

INTERVENO DE TERCEIROS
Antes de se analisar a interveno de terceiros, preciso relembrar alguns conceitos fundamentais: Parte s parte quem est no processo. Terceiro aquele que no faz parte do processo. Conceito de interveno de terceiro o ingresso de terceiro em processo alheio tornando-se parte. Incidente do processo um procedimento novo que surge de um processo j existente de modo no necessrio e dele passa a fazer parte. (ex: todas as intervenes de terceiro)

Modalidades de interveno de terceiros Assistncia Oposio Chamamento ao processo Nomeao autoria Denunciao da lide

Efeitos da interveno de terceiro Pode ampliar subjetivamente o processo. Ou seja, acrescentar um sujeito novo ao processo. Podem gerar a troca de sujeitos no processo. (ex: nomeao autoria) Podem acrescentar ao processo um pedido novo. (ex: oposio, denunciao da lide)

Controle do magistrado Toda interveno de terceiro se submete ao controle do juiz. Ou seja, s entra no processo se o juiz autorizar. No caso, o juiz funciona como se fosse um bilheteiro, controlando a entrada e sada das partes.

Interveno provocada ou espontnea Espontnea o terceiro intervm porque quer. Ex: assistncia, oposio. Provocada/ coacta o 3 trazido a juzo. Ex: denunciao da lide, chamamento ao processo, nomeao a autoria.

Intervenes espontneas
Assistncia (arts. 50 ao 55, do CPC) uma interveno espontnea, na qual o terceiro ingressa na relao jurdica em curso, para ajudar o assistido a obter uma sentena favorvel. Pode ocorrer em qualquer momento do processo (enquanto este estiver pendente), em qualquer dos plos do processo. O terceiro s vai poder ser assistente se ele demonstrar que tem interesse jurdico (no pode ser interesse emocional, moral, religioso, etc)

Palavra-chave: interesse jurdico A assistncia poder ser: Simples ou adesiva(art. 50, CPC) - interesse jurdico fraco, indireto, reflexo O terceiro tem relao jurdica com apenas uma das partes. O terceiro pode praticar todos os atos dos inerentes as partes, desde que com a concordncia do assistido.

Litisconsorcial (art. 54, CPC) - interesse jurdico forte, direto, imediato O assistente tambm tem relao jurdica com o adversrio do assistido.

Ex: credor cobrando dvida solidria de um devedor. O outro devedor poder entra no processo para ajudar o devedor a ganhar. O terceiro age como parte no processo, podendo praticar todos os atos inerentes a essa condio. Processamento da assistncia Por meio de petio simples, o assistente faz o pedido ao juiz. O juiz, vendo que caso de interesse jurdico, intimar as partes, na pessoa de seus advogados, para se manifestarem no prazo de 5 dias. Se forem favorveis, ou deixando de se manifestar no prazo (o juiz vai entender que aceitou), o assistente ser admitido no processo. Se uma ou ambas partes no concordarem, o juiz ir desentranhar a petio do processo, vai formar um processo em apenso (incidente processual), e o juiz ir decidir.

Poderes do assistente Assistncia simples Possui limitaes processuais: No pode praticar atos de disposio do assistido:(desistncia, reconhecimento do pedido ou transao) Se o ru for revel gestor de negcios do assistido, atuando em nome prprio, mas defendendo interesse alheio. Assistncia litisconsorcial Ele tem liberdade para atuar como parte fosse do processo. No est restrito s limitaes do assistente simples.

OPOSIO (arts. 56 a 61, CPC)


interveno voluntria e facultativa do terceiro, que ingressa no processo alheio pretendendo, no todo ou em parte, a coisa ou direito sobre qual discutem autor e ru. Nesse caso, o processo passa a ter a seguinte arrumao: A ----------- > B (ao principal) C ----------- > A e B (oposio) Opostos => autor e ru originrios Opoente => terceiro interveniente

O processo passa a ter 02 pedidos: o pedido principal e o pedido do terceiro. Assim sendo, a oposio agrega ao processo pedido novo. O juiz, na mesma sentena, ir julgar primeiro a oposio, e depois a ao (art. 61, CPC) Os opostos sero citados na pessoa de seu advogado, para apresentar defesa no prazo de 15 dias.

(art. 59) oposio interventiva. O juiz ir julgar ambas na sentena

(art. 60) Oposio autnoma. Pode no ser julgada na mesma sentena. A lei faculta o juiz suspender a ao principal pelo prazo mximo de 90 dias pra julgar a oposio junto.

No cabe oposio.

----------------------------- | ------------------------------------------ | ------------------------------Audincia Sentena INTERVENES PROVACADAS


Nomeao autoria (arts. 62 a 69, do CPC) o meio pelo qual o ru indica o verdadeiro legitimado passivo da ao, a fim de corrigir vcio de legitimidade no plo passivo da demanda. Portanto, exclusiva do ru, que nomeia quele que parte legtima da ao. obrigao do ru nomear, sob pena de responsabilidade por perdas e danos (art. 69, CPC). Hipteses: so 02 Mero detentor preposto

Processamento da nomeao: O ru, no prazo da contestao, ir nomear a autoria. Juiz suspende o processo, e manda intimar o autor, para no prazo de 05 dias: a) recusar a nomeao devolve-se o prazo para o nomeante contestar b) permanecer silente (aceitao tcita) c) aceitar expressamente Aceita a nomeao pelo autor, cita-se o nomeado: a) aceita a nomeao: (o processo passa a correr contra ele)

b) recusar expressamente (o processo prosseguir em face do nomeante) devolve-se o prazo para o nomeante contestar

Chamamento ao processo (arts. 77 a 80, do CPC) interveno de terceiro exclusiva do ru. Forada e facultativa. Pressupe vnculo de solidariedade entre chamante e chamado. Ou seja, provoca o ingresso de algum que reponde solidariamente pela dvida demandada. Chamamento ao processo falar em solidariedade passiva.

Hipteses de chamamento O fiador pode chamar o devedor. O fiador pode chamar o cofiador. Um devedor pode chamar o co-devedor. OBS.: o devedor demandado no pode chamar o fiador.

Processamento do chamamento O ru, no prazo da contestao, ir requerer a citao do chamado. Suspender o processo. Ir citar o chamado, que ser litisconsorte com o ru. Art. 80 aquele que vier a pagar a dvida (chamante ou chamado) poder nos mesmos autos voltar-se contra o outro pra buscar o respectivo quinho.

Denunciao da lide (arts. 70 a 76, CPC) a demanda em que a parte provoca a integrao de um terceiro ao processo pendente, para o duplo efeito de auxili-lo no litgio com o adversrio comum e figurar como demandado em um segundo litgio. (Cndido Rangel Dinamarco)

Hipteses: (art. 70 do CPC) I direito de evico II relao de possuidor direto com o indireto ou proprietrio

III lei ou contrato Procedimento: Ru, no prazo da contestao ir requerer a citao do denunciado: Deferido o pedido, suspende o processo. Cita-se o denunciado, que poder: - afirmar sua condio de garante, contestando a ao; - quedar-se inerte, seguindo revelia. - nega sua condio. Na sentena, o juiz ir julgar a demanda principal, e na mesma sentena a denunciao.

Quadro sintico Modalidade interventiva Assistncia Chamamento ao processo Denunciao da lide Nomeao autoria Oposio Palavras-chave Interesse jurdico Solidariedade passiva Direito de regresso ou garantia Correo de legitimidade passiva Pretenso autnoma e incompatvel

PRAZO PROCESSUAL
1 - Conceito - o lapso de tempo em que o ato processual deve ser praticado

2 - Delimitao dos prazos a)Inicial - Dies a quo. O dia que nasce o prazo. Comea a faculdade para praticar o ato processual b) Final - Dies ad quem. Marco final para a prtica do ato. Extingue-se a faculdade para praticar o ato processual

3 - Contagem do prazo Exclui-se o dia do comeo, excluindo o do vencimento. (art. 184, CPC) OBS.: O prazo contnuo; no se interrompe em sbados, domingos e feriados.
Art. 184. Salvo disposio em contrrio, computar-se-o os prazos, excluindo o dia do comeo e incluindo o do vencimento. 1o Considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til se o vencimento cair em feriado ou em dia em que: I - for determinado o fechamento do frum; II - o expediente forense for encerrado antes da hora normal. 2o Os prazos somente comeam a correr do primeiro dia til aps a intimao (art. 240 e pargrafo nico).

4 - Classificao dos prazos Os prazos so classificados da seguinte forma: a) Legais determinado pela legislao processual. b) Judiciais fixados pelo juiz da causa. c) Dilatrios podem ser dilatados ou reduzidos por meio de acordo entre as partes.

Art.181 - Podem as partes, de comum acordo, reduzir ou prorrogar o prazo dilatrio; a conveno, porm, s tem eficcia se, requerida antes do vencimento do prazo, se fundar em motivo legtimo. 1 - O juiz fixar o dia do vencimento do prazo da prorrogao. 2 - As custas acrescidas ficaro a cargo da parte em favor de quem foi concedida a prorrogao.

d) Peremptrios no comportam alterao da vontade das partes.


Art. 182. defeso s partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptrios. O juiz poder, nas comarcas onde for difcil o transporte, prorrogar quaisquer prazos, mas nunca por mais de 60 (sessenta) dias.

e) Prprios impostos s partes. O seu termo final (dies ad quem) gera precluso. f) Imprprios so estabelecidos ao juiz e seus auxiliares. No geram conseqncias processuais. Para o juiz: (art. 189) a) Despacho - 02 dias - Artigo 189, Inciso I CPC b) Deciso - 10 dias - Artigo 189 , Inciso II CPC c) Sentena - 10 dias Artigo 456- CPC d) Prorrogao art. 187, CPC Para o escrivo (art. 190) a) Concluso dos autos O serventurio executar os atos processuais em 48 horas e em 24 horas remeter os autos conclusos para o juiz. b) Demais atos - 48 horas

5 - Precluso
a perda pela parte da faculdade processual de praticar determinado ato. Pode ser classificada em: a) precluso temporal decorre da inrcia da parte que deixa de praticar determinado ato no tempo devido; b) precluso lgica ocorre quando a parte pratica determinado ato absolutamente incompatvel com outro ato anterior;

c) consumativa se o ato j foi praticado de forma correta ou errada, no cabe a parte pratica-lo novamente.

6 Prazos especiais Fazenda pblica, ministrio pblico o prazo ser em qudruplo para contestar e em dobro para recorrer ( art. 188 do CPC). Litisconsortes com procuradores (advogados) diferentes - tero prazo em dobro para contestar, recorrer e falar nos altos. (art. 191, CPC)

EXERCCIOS DE FIXAO
1 A respeito das diversas formas de interveno de terceiros, marque V ou F: ( ) A denunciao da lide cabvel ao proprietrio, quando o ru, citado em nome prprio, exerce a posse direta da coisa demandada. ( )Na oposio, o terceiro opoente coloca-se contrrio pretenso deduzida pelo autor, auxiliando o ru. ( ) A correo do plo passivo da demanda feita atravs do chamamento ao processo daquele que nela deve figurar como ru. ( )A nomeao autoria cabvel quando apenas um dos devedores solidrios acionado judicialmente e pretende, no mesmo processo, a responsabilizao dos codevedores. ( ) A oposio, oferecida antes da audincia, ser apensada aos autos principais, sendo ambas julgada na mesma sentena. ( ) Os opostos sero devem ser citados pessoalmente, no se admitindo sua citao na pessoa de seus advogados. 2 - Caio prope demanda em face de Joo, pleiteando a condenao deste ao pagamento de
alugueres de imvel que lhe fora locado. Joo, em sua contestao, fazendo uso de uma das modalidades de interveno de terceiro, alega que Armando seu fiador no contrato de locao, razo pela qual requer sua citao para participar da demanda, pois devedor solidrio e deve obrigatoriamente participar da relao processual. De acordo com os estudos feitos em sala de aula e com a sistemtica do CPC sobre litisconsrcio e interveno de terceiro, analise o caso apresentado, e responda: a) Qual modalidade de interveno de terceiro o advogado de Joo utilizou? b) O juiz dever deferir o requerimento de citao de Armando? Fundamente sua resposta. c) Se Armando integrasse o plo passivo da demanda, haver litisconsrcio. D a classificao desse litisconsrcio quanto posio na demanda, quanto ao momento de sua formao e quanto obrigatoriedade da formao. 3 Marque a resposta correta. Se um credor promover ao de cobrana contra dois devedores solidrios, haver, no plo passivo, a) litisconsrcio facultativo. b) assistncia simples. c) assistncia litisconsorcial. d) denunciao da lide.

4 Na assistncia simples, sendo revel o assistido, o assistente: a) no poder intervir no feito. b) no poder recorrer da sentena sem expressa anuncia do assistido. c) ser considerado seu gestor de negcios. d) assumir a condio de parte principal 5 De acordo com os estudos em sala de aula acerca do litisconsrcio e interveno de terceiro, marque V para alternativa verdadeira, e F para a alternativa falsa. ( ) No litisconsrcio unitrio, existem atos que, praticados por apenas um dos litisconsortes, aproveitaro a todos. ( ) O litisconsrcio necessrio aquele em que a pluralidade de partes no pode ser recusada, exceto se comprometer a rpida soluo do litgio ou dificultar a defesa dos rus. ( ) Todo litisconsrcio necessrio unitrio.

( ) O mero detentor da coisa, uma vez citado em nome prprio, deve promover a denunciao lide do legtimo possuidor indireto ou proprietrio. ( ) Assistncia e a oposio so formas de interveno espontnea de terceiros.

6 Sobre o prazo processual, assinale a alternativa CORRETA: a) Os litisconsortes tm prazo em dobro pra contestar, recorrer e, de modo geral, para falar nos autos. b) Quando parte a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico, o prazo de um e de outra para contestar em qudruplo e para recorrer em dobro. c) Porque equiparados a litisconsorte, tambm o opoente tem prazo em dobro. d) As partes podem, desde que estejam todas de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptrios.

7- Aquele que pretender a coisa ou o direito, objeto de uma lide, sobre que controvertem autor e ru, poder, ate ser proferida sentena, apresentar em juzo: a) denunciao lide pelo autor. b) assistncia. c) nomeao autoria. d) chamamento ao processo. e) oposio.

S-ar putea să vă placă și