Sunteți pe pagina 1din 6

Prof.

Wallace Magri

1 Aula 01 questo 1

1) Por que, com o Positivismo de Augusto Comte, a filosofia se reduzia epistemologia?

O Positivismo prope uma separao entre filosofia e cincias positivas. Para Comte, as cincias so responsveis pelo conhecimento da realidade natural, social, psicolgica, social e moral. Vale dizer, terminado o trabalho dos cientistas, caberia aos filsofos refletirem a respeito do significado do trabalho cientfico, isto , uma anlise e uma interpretao dos procedimentos ou das metodologias usadas pelas cincias e uma avaliao dos resultados cientficos. A Filosofia tornou-se, assim, uma teoria das cincias ou epistemologia.

Aula 01 questo 02 2) De acordo com Miguel Reale, a cincia positiva capaz de responder qual o valor da conduta humana? Explique. Miguel Reale, em seu texto, tece dura crtica maneira positivista de encarar o campo de atuao da filosofia, como mero comentrio s conquistas obtidas pelas cincias positivas. De acordo com o autor, esse tipo de reduo do campo filosfico no se justifica, at mesmo porque para avaliar as respostas oferecidas pelas cincias necessrio, ao menos, a determinao de um critrio de estimativa e, para estimar-se determinado conhecimento, necessrio faz-lo sob prisma de valor. A falha do positivismo comea quando pensa atingir a sntese cientfica aceitando os resultados das cincias como ponto de partida. Alm da necessidade j assentada de um critrio de valor para ordenar as explicaes parciais do real, nada garante que as respostas cientficas sejam sempre vlidas, sendo assim, caberia filosofia tratar das

condies de certeza e validade dos conhecimentos cientficos, de acordo com certos critrios axiolgicos, o que ganha maior relevo ao tratarmos da conduta humana, como ocorre nas cincias jurdicas. 2) Aula 02 questo 033) Qual o princpio tico fundamental a ser observado nos meios profissionais e profissionalizantes? Explique.

O princpio tico fundamental a ser observado nos meios profissionais e profissionalizantes agir segundo CINCIA e CONSCINCIA. Por um lado, temos que o exerccio de qualquer atividade profissional pressupe o domnio de seus princpios e conceitos gerais, uma vez que no se pode conceber um advogado que no tenha conhecimento jurdico para solucionar os casos que lhe so apresentados cotidianamente, da mesma forma que confiamos em um mdico porque supomos que ele conhea o corpo e suas enfermidades e como cur-las. Por outro lado, o conhecimento cientfico no basta para a atuao profissional, uma vez que pode servir para a prtica do bem e do mau, cabendo conscincia do profissional direcionar suas condutas para concretizar os valores do bem, o que deve ser fruto de constante reflexo.

4) Atualmente, muito se debate a respeito de bio-tica, pesquisa com clulas-tronco, embries, etc. Ser que o homem tem o direito de manipular a vida dessa maneira? Manifeste sua opinio sobre o assunto com base no princpio basilar do agir de acordo com cincia e conscincia, defendendo seu ponto de vista.

Se certo que as cincias biolgicas desenvolveram-se de tal maneira a permitirem a manipulao da vida, pertinente refletir, com base no princpio tico basilar de agir conforme cincia e conscincia, at que

ponto os homens podem alterar a ordem natural da nossa existncia. Partindo desse ponto, no resta dvidas de que a medicina j capaz de curar doenas at ento terminais, ao mesmo tempo em que pode manter uma pessoa viva com ajuda de aparelhos por um longo perodo. Sendo assim, se permitido aos homens conferirem sobre-vida a algum que estaria morto sem interveno mdica, parece razovel que possa valer-se de embries trabalhados para o fim de manterem a vida. Pois, se por um lado a morte uma certeza com a qual todos convivemos, a esperana de manter um ente querido vivo e saudvel parece um valor razovel a justificar pesquisas com clulas-tronco e embries. O que se espera que esses cientistas mantenham a conscincia afiada para no usarem tal conhecimento para a destruio da raa humana tal como a conhecemos. E, sem dvida, nesse ponto em que est o perigo em tolerar tais pesquisas.

Aula 03 questo 05 o5) Faa um texto de oito a doze linhas respondendo s seguintes questes: o- Qual meu objetivo? o- Qual o motivo de meu objetivo? o- Devo manter o objetivo? Devo manter o motivo? o- Acredito que posso alcanar o objetivo? o- Estou disposto a agir e a persistir at alcanar o objetivo? O meu objetivo, nesse estgio de minha carreira profissional, me tornar doutor em Semitica e Lingstica geral aplicada ao discurso jurdico. Tracei esse objetivo porque a etapa natural a ser alcanada por um acadmico que j concluiu o mestrado e busca excelncia no conhecimento de determinado objeto de estudo. certo que h diversas dificuldades em meu caminho, em especial uma agenda lotada de tarefas e a dificuldade em compreender a lngua francesa, essencial para minha aceitao no programa de doutoramento da USP. No entanto, estou certo de que devo manter meu objetivo, pois, se no tivesse acreditado na minha capacidade de superao, hoje, no estaria aqui. Uma vez que estou determinado a alcanar esse propsito, no ser uma ou outra dificuldade que me far desistir desse objetivo, que hei de alcanar, seja agora ou em uma prxima oportunidade.

03 questo 06 6) Faa uma grade de atividades dirias, incluindo as horas para estudar as disciplinas deste semestre.
OBS.: Nesse caso, no posso responder questo da forma que foi formulada. Fica aqui meu conselho para que saibam conciliar momentos de estudo com momentos de lazer, sem perder de vista que devemos abandonar a idia equivocada de que estudar coisa para nerd. Nada disso! Estudar fundamental para quem optou por cursar determinada Faculdade, em especial o Curso de Direito, que exige dos acadmicos absoluta entrega, se pretendem ser algum no meio jurdico em breve. Tudo bem, legal ficar de bobeira no bar prximo Faculdade, mas se sua vida se resumir a isso, certamente tal atitude s vai ser vantajosa para o dono do bar...pense nisso. Pessoal, agora estou com 32 anos, mas sempre tive amigos mais velhos, que hoje esto com cerca de 40 anos. Percebo que aqueles que s pensaram em curtir a vida at os 30, hoje em dia esto totalmente perdidos, sem dinheiro e sem foco de vida. No deixe que isso acontea com voc, pois a vida uma s e aqui mesmo onde pagamos por nossos erros.

4) Aula 04 questo 07 7) correto afirmar que devemos reservar exatamente o mesmo tempo para as matrias que achamos mais fceis e para as matrias que achamos mais difceis? Explique.
Embora tenhamos a tendncia natural de estudarmos as matrias que achamos mais fceis com maior interesse e intensidade, o fato que o conhecimento do fenmeno jurdico pressupe o domnio e compreenso de todas as disciplinas desenvolvidas ao longo do curso. Se temos maior facilidade com determinada disciplina, porque a predileta, como, por exemplo, Direito Penal, certamente precisamos de menos tempo para incorporar os temas tratados em aula. Assim, esse tempo que se torna disponvel pode ser utilizado para compreenso de uma matria mais difcil, que achamos chata, como, por exemplo, epistemologia aplicada. Agindo dessa forma, estaremos nivelando a qualidade de conhecimento em todas as disciplinas ministradas e utilizando o conhecimento de uma para desenvolver ainda mais a compreenso da outra disciplina, uma vez que todas se relacionam.

8 - Como deve o estudante agir na hora para descanso e refeio, no estgio e no cotidiano para incorporar as disciplinas lecionadas em sala de aula?

Especialmente para aqueles que dispem de pouco tempo para estudar em virtude de terem que trabalhar para seu sustento, muito importante que aproveitem todo tempo disponvel para manter os estudos em dia. O principal evitar acumular matrias, uma vez que o conhecimento efetivo contnuo, no pode ser pontual. Sendo assim, ao invs de usar as horas de descanso e refeio apenas para relaxar, necessrio que dediquem certa frao de tempo para revisar as matrias lecionadas. Se optamos por trabalhar e estudar temos que arcar com esse nus, sem prejudicar nenhuma das atividades, o que no possvel sem sacrifcios. Se ainda no trabalho ou fao estgio, talvez esteja na hora de pensar em comear, uma vez que essas atividades ajudam no amadurecimento e compreenso do direito, especialmente se o estgio for na rea. 9) Como Aristteles classifica o conhecimento cientfico? Explique e exemplifique.

Aristteles, a partir da Filosofia, classifica as cincias em teorticas, produtivas e prticas. As cincias teorticas, ou especulativas so pautadas pela SABER, ou seja, a compreenso e descrio de determinados fenmenos, como o caso da biologia, da qumica, etc. As cincias produtivas tm como objeto a produo de determinado bem, pautadas pelo FAZER, ou seja, as tcnicas e conhecimentos que permitem aos homens a produo de algo, como o caso da medicina, da arquitetura, etc. J as cincias prticas estudam a ao humana como um fim em si mesmo, quer seja por meio da TICA, que estuda a conduta humana voltada para o bem individual e a POLTICA, que estuda a conduta humana voltada para o bem coletivo, pautada no SABER.

Aula 05 questo 10 10) O que se entende por lei dos trs estados? Explique.

Augusto Comte, no sculo XIX, elabora a lei dos trs estados como forma de compreender a evoluo do conhecimento humano. So eles:

1)Teolgico nesse Estado, as divindades so a causa e razo de todas as coisas; quando no se consegue explicar determinado fenmeno, diz-se que ele ocorreu em virtude da vontade divina, de castigo ou prmio dos cus. Ou seja, um Estado de conhecimento em

que h pouca certeza a respeito dos fenmenos naturais e, por falta de explicao, a divindade acaba sendo acionada para explicar tudo;

2)Metafsico Na acepo do autor, o estado metafsico aquele no qual os homens, negando a divindade, passam a questionar sobre a essncia do ser, sobre suas causas primeiras, o que levaria os pensadores a formularem meras opinies a esse respeito, com base em sua vontade pessoal;

3)Positivo o momento da evoluo humana em que se busca a explicao comprovada para todas as coisas, no com base em crenas ou achismos, mas com base em dados conquistados por meio de pesquisas e sistematizao metdica das ocorrncias observadas.

S-ar putea să vă placă și