Sunteți pe pagina 1din 29

Comit de Tecnologia Grupo de Trabalho Pr-Impresso e Impresso

Padres de Produo de Anncios para Impresso em Jornal


(verso AGO/2006)

Padres de Produo de Anncios para Impresso em Jornal


1. CONSIDERAES SOBRE A IMPRESSO EM PAPEL JORNAL
A impresso de jornais possui caractersticas particulares em certos aspectos cuja compreenso fundamental para obteno de um resultado com qualidade e clareza. O contedo deste trabalho visa auxiliar s Agncias de Publicidade, e a todos aqueles que de alguma forma esto envolvidos com a criao e/ou produo de anncios para jornais, para que produzam anncios dentro de padres compatveis com o processo de impresso com impressoras rotativas offset coldset alimentadas a bobinas, utilizado na maioria dos jornais. Lembramos que este manual no tem a pretenso de esgotar o assunto, sendo nele apresentados alguns conceitos bsicos, procedimentos, especificaes e sugestes que, se seguidos, proporcionaro a obteno de resultados de boa qualidade nos anncios impressos na mdia jornal.

1.1.

RETCULA

Nos jornais, assim como em qualquer processo grfico, as imagens so impressas atravs de uma matriz de pontos muito pequenos denominada retcula. As retculas, quanto ao tipo, podem ser classificadas em AM (Amplitude Modulada) e FM (Freqncia Modulada). Vamos nos ater somente retcula AM que a utilizada nos jornais. Na retcula AM, a quantidade de pontos por rea fixa e o tamanho dos pontos varia, desenhando a imagem. Veja o exemplo a seguir.

As caractersticas fundamentais das retculas so a LINEATURA (ou LINHATURA) e o TIPO DE PONTO. A LINEATURA corresponde quantidade de pontos por polegada (ou por centmetro) e o TIPO DE PONTO corresponde ao formato do ponto (redondo, elptico, quadrado, euclidiano e etc.). Quanto maior a LINHATURA de uma retcula, melhor a definio das imagens reproduzidas. O TIPO DE PONTO tem influncia na qualidade da imagem reproduzida. As imagens em cores tambm so reproduzidas seguindo o mesmo princpio, isto , h uma matriz de pontos (retcula) para cada uma das cores bsicas (cyan, magenta, amarelo e preto). No caso da reproduo de imagens em cores, h uma terceira caracterstica importante que a angulao correta das retculas de cada uma das cores. O padro de angulao sugerido pela ANJ mostrado mais adiante.

1.2.

PR-IMPRESSO - CTF / CTP

CTF e CTP significam, respectivamente, COMPUTER TO FILM (do Computador para o Filme) e COMPUTER TO PLATE (do Computador para a Chapa) e fazem referncia ao processo adotado na Pr-Impresso dos jornais para preparao das chapas de impresso (gravao das matrizes de impresso). No processo CTF, imagesetters produzem os fotolitos (filmes) que sero utilizados para gravao das chapas (matrizes) de impresso. No processo CTP, mais moderno, as chapas de impresso so produzidas diretamente, por uma mquina tambm denominada CTP, dispensando os fotolitos. Atualmente, existem jornais que fazem uso do processo CTF e jornais que fazem uso do processo CTP. Embora existam dois processos distintos, isto indiferente para o anunciante.

1.3. GANHO DE PONTO


Os efeitos decorrentes do GANHO DE PONTO afetam essencialmente as imagens. O GANHO DE PONTO a variao das dimenses dos pontos da retcula (geralmente aumento do tamanho) na imagem impressa em relao s dimenses originais (verificadas na imagem na tela do computador). O processo de impresso OFFSET COLDSET utilizado nos jornais, no qual a tinta seca por absoro, conjugado com o uso de papel jornal, que tem uma capacidade de absoro acentuada (funciona em escala microscpica como um mata-borro) , dentre todos os processos da industria grfica, o que apresenta o GANHO DE PONTO mais elevado.

Diversos fatores concorrem para gerar o GANHO DE PONTO. Os principais so os seguintes: A presso de impresso na transferncia da tinta (imagem) da chapa para a blanqueta e da blanqueta para o papel; As caractersticas do papel (principalmente a capacidade de absoro); As propriedades da tinta (viscosidade, tack e etc.); O processo adotado na Pr-Impresso (CTF ou CTP). O GANHO DE PONTO, portanto, ocorre de forma cumulativa ao longo de todo o processo produtivo. Vale notar ainda que a presso de impresso e a alta capacidade de absoro do papel jornal, causam deformaes / distores nas bordas dos pontos, tambm influenciando o GANHO DE PONTO. O GANHO DE PONTO mais pronunciado nos meios-tons. Cada jornal deve fazer testes para determinar o comportamento do GANHO DE PONTO em cada uma das cores (CMYK). Segue uma curva tpica do GANHO DE PONTO no processo de impresso OFFSET COLDSET utilizado nos jornais.

G a n h o d e P o n to
40 35 % Ganho de Ponto 30 25 20 15 10 5 0 10 20 30 40 50 % F ilm e 60 70 80 90

Exatamente pelo fato do processo de impresso de jornais apresentar GANHO DE PONTO elevado, muito importante, para obteno de resultados qualidade, que esse efeito seja minimizado. Para isso, o software de tratamento de imagens (a maioria dos jornais usa o Photoshop) deve ser configurado para compensar o GANHO DE PONTO. NOTA: Existem outros parmetros que tambm devem ser configurados no software de tratamento de imagens. 4

1.4. DENSIDADE E CONTRASTE


DENSIDADE a medida da intensidade de luz que refletida de uma superfcie ou da intensidade de luz que atravessa um filme. O aparelho utilizado para medir a DENSIDADE denomina-se Densitmetro. Existem dois tipos de Densitmetro, o de Reflexo e o de Transparncia. O Densitmetro de Reflexo, como o prprio nome diz, utilizado para medir a intensidade de luz que refletida de uma superfcie, enquanto que o Densitmetro de Transparncia utilizado para medir a intensidade de luz que atravessa uma pelcula de filme. Ambos so utilizados na Indstria Grfica / Jornalstica, o primeiro para efetuar medies de densidade ptica sobre o branco do papel e intensidade de tintas nos jornais impressos (em outras palavras, para controle de qualidade do processo de impresso) e o segundo para controle de qualidade dos fotolitos (no caso de jornais que utilizam o processo CTF). No caso do jornal impresso, a DENSIDADE mnima corresponde ao branco do papel e a DENSIDADE mxima corresponde ao preto impresso (slido preto impresso). Existem padres (valores) ideais de DENSIDADE para as 4 cores (C,M,Y,K) no jornal impresso.No caso dos fotolitos (filmes) a DENSIDADE mnima corresponde transparncia da base de polister sem nenhuma imagem gravada e a DENSIDADE mxima corresponde ao slido (parte mais negra do filme). Para os fotolitos, do mesmo modo que para o jornal impresso, existem valores padro de DENSIDADE, para efeito de controle de qualidade. O CONTRASTE, na impresso em papel jornal, limitado pelas Densidades mnima e mxima que se pode atingir nele. Quanto maior a diferena entre os valores das Densidades mnima e mxima, melhor o contraste e, conseqentemente, melhor a qualidade das imagens impressas.

1.5. GAMMA DE CORES


De forma resumida, o GAMMA define nveis de CONTRASTE, isto , a diferena entre as Densidades mnima e mxima de cada uma das cores (C,M,Y,K). Como o branco do papel jornal no um branco puro e existem limites para a quantidade mxima de tinta que pode ser depositada sobre o (absorvida pelo) papel, as imagens impressas no jornal sofrem restries de contraste e no possvel reproduzir no jornal impresso uma considervel quantidade de cores, nos diversos tons, principalmente as mais saturadas. A impresso de cores no jornal, portanto, inferior se comparada a impressos em papeis revestidos, como o papel 5

couch, por exemplo. Jamais espere ver imagens impressas no jornal da mesma forma como as vemos nos monitores, exceto se estes monitores estiverem rigorosamente calibrados e o software de tratamento de imagens estiver configurado corretamente.

2. DIGITALIZAO DE ORIGINAIS
2.1. RESOLUO DE ESCANEAMENTO
A resoluo de escaneamento das imagens deve ser de 200 ppi para imagens em P&B ou em cores, que no sofrero ampliao ou reduo de seu tamanho quando impressas. Para imagens que sofrero variao de tamanho, seja ampliao ou reduo, a resoluo de escaneamento deve ser calculada com a seguinte frmula: Rf = F x 2 x L; onde: RF = a resoluo final F = a fator de ampliao (ou reduo) L = a lineatura da retcula Exemplo: Qual a resoluo de escaneamento de uma imagem que ser impressa com 40% do seu tamanho original e 100 de lineatura na retcula? Temos: F = 40% ou 0,4 e L= 100, portanto Rf = 0,4 x 2 x 100 ou Rf = 80 ppi Observao: Veja no glossrio a diferena entre ppi e dpi.

2.2. CUIDADOS NA DIGITALIZAO DE IMAGENS


Todos os originais em cores (incluindo negativos) devem ser escaneados em RGB. A converso para P&B ou CMYK deve ser feita em programas de tratamento de imagem. Imagens claras (ou escuras) podem ser corrigidas em software apropriado de tratamento de imagens (Photoshop ou programa similar). O tamanho de publicao da imagem tem que ser ajustado em programas de imagem e os cortes necessrios devem ser feitos antes de montar a imagem no anncio. As imagens devem ser salvas no modo CMYK em: JPEG (compresso mdia ou baixa), EPS com visualizao ou TIFF sem LZW compression (para que possam ser importadas em softwares de diagramao). 7

Use o mesmo formato de arquivo para todas as imagens dentro de um mesmo anncio. Evite usar impressos como originais. Um original reticulado pode causar o efeito moir quando for escaneado e reticulado novamente (para maiores informaes, consulte literatura especializada).

2.3. DIGITALIZAO DE LINE ART


As ilustraes em trao devem ser inseridas no anncio no tamanho final. Pode haver perda de qualidade (serrilhamento dos contornos) se a ilustrao em trao for ampliada dentro da aplicao usada para montagem do anncio. So aceitveis pequenos ajustes do tamanho de at 20%, para ampliaes ou redues. A resoluo recomendada de 1200 dpi.

3. CAPTURA DE IMAGENS COM CMERAS DIGITAIS


A utilizao de Cmeras Digitais para captura de imagens hoje uma realidade para a maioria dos jornais face ao baixo preo aliado ao alto padro de qualidade que estes equipamentos apresentam atualmente, alm de proporcionarem ganho de tempo e reduo de custos na operao por dispensarem o uso de filme fotogrfico. Todavia, alguns cuidados devem ser tomados ao capturar imagens com Cmeras Digitais para que as imagens no apresentem resoluo insuficiente para o processo de impresso. A tabela a seguir pode ser utilizada como uma orientao genrica para captura de imagens para publicao em jornais.

OBSERVAES: 1) Cortes e Ampliaes ficam restritos a 10% sobre o original. 2) Ver tabela de equivalncia entre colunas e centmetros no item 6. 3) Para arquivos em JPEG, utilizar compresso mdia ou baixa.

4. TRATAMENTO DE IMAGENS
Na utilizao de um software para tratamento de imagens, do tipo Adobe Photoshop, devem ser usados os seguintes ajustes bsicos: Resoluo ..................... 200 ppi (lineatura 100 lpi) Modo de Cor: ................ CMYK(imagens em cores) Grayscale ou Tons de Cinza (imagens em P&B) Dot Gain: ..................... 30% COLOR SETTINGS PARA IMAGENS: Cores das tintas ....... Swop (jornal / newsprint) Aumento de ponto (ganho de ponto) .......... (30%) Tipo de separao ....... GCR Composio do preto ...... Mdio (ou carregado) Limite de tinta preta ........ 90% Limite total das tintas ...... 240%
OBS 1: No item Composio do Preto, opcionalmente, pode ser utilizada a configurao Mdio ou Carregado. OBS 2: No item tipo de separao, alguns jornais utilizam UCR em vez de GCR. OBS 3: Os Color Settings aqui apresentados representam a configurao tpica utilizada nos diferentes jornais. Os valores sugeridos para aumento do ponto (ganho de ponto) e limite de tinta preta so a mdia dos valores utilizados pelos jornais participantes da elaborao desse trabalho.

10

5. FONTES

5.1. RECOMENDAES TCNICAS


Devem ser respeitados alguns aspectos bsicos como: No podem ser utilizadas fontes internas do Macintosh como New York, Monaco, etc. No recomendamos a utilizao de fontes do tipo TTF (True Type Fonts). Os anncios que tenham mais de 80 caracteres de texto devem ser feitos em programas de paginao (QuarkXPress, PageMaker, etc.). Evitar programas de desenho (CorelDraw, Illustrator, etc.) para grandes massas de texto. Converso em curva , quase sempre, um risco. Essa tcnica no deve ser aplicada a grandes massas de texto. Ao fazer isso, em pequenas quantidades (mais ou menos 100 caracteres), selecionar e agrupar o texto convertido. Mesmo assim, esse recurso pode deformar o desenho da letra ou eliminar detalhes em fontes abaixo de corpo 14. Em fontes caligrficas ou com caracteres muito rebuscados (que diferenciem muito de letras basto), o risco de perda de detalhes do caractere aumenta. No caso de anncios feitos em Macintosh nunca utilizar as opes de bold, itlico e bold itlico por atalho de teclado. Ao invs disso, utilizar o menu de fontes e escolher a variao da fonte com o efeito desejado. No caso de PC, sempre checar se as opes desejadas esto realmente instaladas. Muitas vezes, por exemplo, o software "italiza" a fonte na tela, mas por esta no estar instalada, no impressa com o efeito. Evitar transformaes de texto. Exemplo: texto ao longo de paths e alteraes no typeface da fonte (como, condensed, bold, scale horizontal e vertical, etc.). No utilizar a opo de incluso de fontes ("Embed fonts using True Doc) no CorelDraw.

11

5.2. RECOMENDAES GRFICAS


Utilizar textos vazados a partir de 60% de degrad e corpo no inferior a 10 pontos. Utilizar textos em positivo sobre fundo degrad somente a partir de corpo 10 com porcentagem de fundo at 30%. OBS: O texto sobre degrad deve merecer um cuidado especial, em funo da sua possvel ilegibilidade, como a seguir:

No usar letras serifadas menores que 12 pontos. Nesses casos, deve-se utilizar letras sem serifas. O tamanho mnimo para letras impressas em uma cor s sobre fundo branco, ou seja, em 100% preto ou 100% cyan ou 100% magenta de 8 pontos. No recomendado o uso de amarelo. O tamanho mnimo para letras impressas em cor com sobreposio de 2 ou mais cores e letras vazadas de 12 pontos, sem serifas e em negrito. Sempre observar, por exemplo, se a "assinatura" da agncia e os textos de "validade" das ofertas esto de acordo com esta recomendao. Obs.: Pequenos desvios no registro, de at 0,30 mm, so inevitveis na impresso do jornal e no podem ser considerados como falhas de impresso. Porm, estes desvios fazem com que um texto vazado, de letra pequena e serifada (abaixo de 12pts), fique ilegvel. Recomendamos utilizar a opo de sobreposio somente do preto (black overprint), geralmente disponvel no software utilizado para produo do anncio. Ver OVERPRINT no glossrio. 12

Recomendamos o uso de disperso automtica (trapping), geralmente disponvel no software utilizado para produo do anncio. Ver TRAPPING no glossrio.

13

6. MONTAGEM DE ANNCIOS
6.1 COLUNAGEM 6.1.1 FORMATO STANDARD

NOTICIRIO
COLUNA 1 2 3 4 5 6 LARGURA EM CM 4,6 9,6 14,6 19,6 24,6 29,7

CLASSIFICADOS
COLUNA 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 LARGURA EM CM 2,7 5,7 8,7 11,7 14,7 17,7 20,7 23,7 26,7 29,7

6.1.2. FORMATO TABLIDE

NOTICIRIO
COLUNA 1 2 3 4 5 LARGURA EM CM 4,6 9,6 14,6 19,6 24,6

CLASSIFICADOS
COLUNA 1 2 3 4 5 6 7 8 LARGURA EM CM 2,7 5,7 8,7 11,7 14,7 17,7 20,7 23,7

14

6.2. SOFTWARES
Os softwares recomendados para a produo de anncios so: Manipulao de Imagens: Photoshop Paginao e Montagem: InDesign, QuarkXPress, Adobe Page Maker Desenho Vetorial: Illustrator, FreeHand

6.3. RECOMENDAES GERAIS SOBRE A PRODUO DE ANNCIOS


Todas as imagens devem ser digitalizadas no tamanho que sero utilizadas (ver item Digitalizao de Originais). As imagens que sero importadas para o programa de finalizao do anncio devem estar na resoluo especfica da sada (ver item Digitalizao de Originais). Todas as cores usadas no anncio devem obedecer escala CMYK. Nunca utilizar cores das escalas Pantone, TruMatch ou RGB. Para a escolha das cores do seu anncio, usar como referncia a "Escala de Tonalidades" fornecida pelo jornal no qual o anncio ser veiculado. O monitor do computador no pode ser usado para escolha e aprovao de cor. Se o anncio for P&B, todos os seus elementos (fotos, logos, textos, fios, etc.) tm que estar em P&B (tons de cinza) tambm. Para isso, converter todos os objetos coloridos para "tons de cinza (gray scale) em um software de edio de imagens (ex.: Photoshop ou similar) antes de import-los para o anncio. Nunca utilize quadricromia para textos em preto, para evitar problemas de registro e decalques na impresso. No aplique fundos transparentes (None) nos boxes de imagens em grayscale ou TIFF. Ao processar estes arquivos, as bordas das imagens podem ficar serrilhadas. Quando for necessrio manter a transparncia do fundo das imagens (fotos recortadas), salvar as imagens em EPS (ex.: utilizando clipping paths no Photoshop).

15

Caso o seu arquivo utilize degrads e blends, uma dica para facilitar o seu processamento criar o degrad ou blend em um software de manipulao de imagens (ex.: Photoshop) e aplic-lo como uma imagem. No use medidas Hairline. Essas medidas dependem da resoluo dos equipamentos de sada. Em uma impressora laser de 300 dpi a medida hairline claramente visvel. Em uma fotocompositora de 1200 dpi, ela fica praticamente invisvel. Para fios utilize medidas mnimas de 0,425 pts ou 0,15 mm. Elimine todos os elementos que no pertencem aos anncios, como, por exemplo, rguas de controle e imagens no utilizadas colocadas fora da rea efetiva do anncio. Esses elementos podem causar erros na hora de processar os arquivos. O arquivo no deve ter elementos externos rea do anncio (como marcas de corte, registro e escala de cores). O somatrio das porcentagens das quatro cores nas reas de mxima do anncio no deve ultrapassar 240%. Por exemplo, no se pode ter um anncio em cores com 100% nas quatro cores, pois o seu somatrio totaliza 400%. No use arquivos em RGB e nem em L*a*b* Color. Todas as imagens devem ser convertidas para CMYK (ou GRAY SCALE, no caso de uma imagem em preto e branco) antes de serem montadas no anncio. Definir todas as cores do documento como PROCESS COLOR - CMYK. Cores em RGB e cores Pantone tm que ser convertidas para CMYK, caso contrrio sero realizadas converses que acarretaro resultados diferentes do esperado. Imagens em preto e branco devem estar em GRAYSCALE, a menos que se deseje o efeito especial de reproduzir imagens em preto e branco a 4 cores. Neste caso, as imagens devem estar em CMYK e o somatrio dos percentuais das 4 cores nas reas de mxima no devem exceder 240%. No utilize extenses de correo de cores nos softwares de paginao, como, por exemplo EFIColor no QuarkXPress. Essas extenses alteram as cores utilizadas no documento nos dispositivos de sada (impressoras) e devem estar desabilitadas ao gerar os arquivos postscript. Imagens (fotos/logos) devem estar sempre nos formatos JPG, EPS, TIFF ou PSD. Nunca utilizar quaisquer outros formatos (BMP, PCX, PCT, WMF, etc.).

16

Os recursos de copy/paste no devem ser utilizados para imagens/logos dentro do programa de finalizao do anncio. Utilizar sempre as opes de importar imagens disponveis para cada programa. Nunca renomear arquivos aps terem sido importados para dentro do programa de finalizao do trabalho. Isso quebra a ligao entre o programa e o arquivo. Quando isso feito, a cpia que ser impressa a que est em baixa resoluo. Atualizar os links das imagens com a imagem em alta antes de gerar o arquivo final (Quark, PageMaker). Ao gerar um Path (mscara) no Photoshop, nunca utilize a ferramenta Magic Wand (varinha mgica). Ela produz um nmero excessivo de pontos vetoriais (ns) que causam erro de PostScript. Utilizar a ferramenta Path. Simplificar paths utilizando o menor nmero possvel de pontos para desenhar um elemento. Quebrar ninhos de paths compostos e quebrar paths longos em curtos segmentos de linha. Utilizar a opo Split Long Paths ou a ferramenta Scissors (tesoura). Ao utilizar uma imagem (foto ou logotipo) sobre um fundo em degrad (ou sobre uma ou mais fotos), faa a fuso no Photoshop (gerando um s arquivo) e no esquea de, antes de gravar o arquivo, achatar a imagem (flatten image) se a funo layers tiver sido utilizada, e de apagar canais que contenham selees salvas. Certificar-se de que nenhum elemento (blocos de texto, imagens, etc.) esteja saindo dos limites do anncio. No cubra elementos no desejados com boxes brancos ou coloridos. Apague-os. O tamanho do documento deve ser definido no tamanho do anncio sem margens, ou seja, definir o "page setup" ou "configurao da pgina" para a medida exata do anncio. Certifique-se de que as coordenadas X,Y estejam ajustadas em (0,0). As caixas de texto (ou imagem) que utilizarem Reshape Polygon (QuarkXpress) devem ter essa opo desativada aps a forma definitiva da caixa ser obtida. 17

Utilizar Gradient Fills ao invs de blends. Se no for possvel, usar o menor nmero possvel de passos quando criar o blend. Eliminar qualquer gradiente, patterns, custom colors ou spot colors no utilizados no arquivo. Dar preferncia por duplicar elementos para criar um padro do que usar o Pattern Fills.

6.4. ELEMENTOS COMPLEXOS


So elementos que tornam o arquivo crtico para processamento no RIP (Raster Image Processor). Quanto maior o nmero de combinaes dos elementos listados abaixo, maior a necessidade de utilizao de memria, tempo de processamento e maior o risco de erro. Limitar o nmero de elementos complexos do arquivo. Paths compostos (ex.: textos convertidos em curvas - paths) Preenchimentos utilizando patterns Preenchimentos utilizando Blends Arquivos em EPS contendo mscaras (clipping paths) Mscaras e elementos contendo mscaras Paths / curvas com muitos pontos (ex.: usar a magic wand no Photoshop para gerar paths) Distores de elementos vetoriais Texto em um path Alteraes no Screen Ruling Texto circundado com fios especiais Texto com horizontal scaling, tracking ou Kerning alterados Grandes tamanhos de pgina para pequenos anncios Screen Rulings acima ou abaixo do necessrio Transparncia do In Design

18

7. PROVA

7.1. PROVA PARA INTEGRIDADE DE CONTEDO


Tirar uma prova impressa do arquivo finalizado (PDF que ser enviado ao veculo), ainda nas instalaes do cliente, muito importante para que possa ser feita uma ltima conferncia. Os seguintes aspectos devem ser observados: Verificar se todos os elementos esto presentes e se h elementos desnecessrios no anncio. Opcionalmente esta prova pode ser enviada para o veculo. Para verificar se a separao de cores (canais CYAN, MAGENTA, AMARELO e PRETO) sair corretamente, possvel imprimir uma prova da separao de cores ativando a funo print separations no print setup. Normalmente essas provas, tanto em P&B quanto em CORES, no podem ser vistas como referncia para o resultado impresso no jornal. Isso ocorre por vrios motivos:
em funo do tipo de ponto usado pela impressora utilizada para

impresso da prova ser diferente do ponto da retcula gerado no RIP;


pela diferena entre o ganho de ponto da impressora usada para

impresso da prova e o ganho de ponto obtido no processo de impresso do jornal;


pela diferena entre a cor do papel utilizado para impresso da prova e

a cor do papel utilizado na impresso do jornal;


pela diferena entre as densidades das tintas utilizadas na impressora

de provas e as densidades das tintas utilizadas na impresso do jornal. OBSERVAO SOBRE A IMPRESSO A LASER: A impresso laser em papel nem sempre mantm as porcentagens aplicadas. A maioria das impressoras laser apresenta um ganho de ponto de at 25%. Isso pode fazer com que as imagens e reas reticuladas fiquem escuras e sem contraste. A formao e a densidade dos pontos de retculas de impressos a laser so muito finas nos tons de 20% e apresentam uma densidade insuficiente para serem reproduzidas sem perdas.

19

7.2. PROVA DE COR

7.2.1. PROVAS IMPRESSAS


Poucas impressoras no mercado so capazes de imprimir provas com confiabilidade suficiente para reproduzir as cores conforme elas seriam impressas no jornal. Alm da exigncia de impressoras especiais, a prova digital s pode simular o resultado da impresso em papel jornal se forem considerados fatores como a simulao do ganho de ponto, uso de um papel correspondente ao papel jornal e controle na densidade / gamma de cores. A maioria das provas enviadas aos jornais no atende a estas especificaes e servem somente para verificao do contedo.

7.2.2. PROVA NO MONITOR


A cor do monitor, em geral, no pode ser usada como referncia por ser produzida por emisso de luz (RGB), enquanto a cor impressa uma cor percebida atravs de uma reflexo de luz (CMYK). O contraste num monitor muito maior do que o contraste mximo (gamma) que pode ser obtido na impresso em papel jornal, deste modo, o monitor consegue mostrar uma quantidade muito maior de tonalidades do que se consegue obter no processo de impresso do jornal. Uma aproximao entre o que se v no monitor e o resultado impresso no jornal pode ser obtida com um rigoroso processo de calibrao do monitor, o que denominamos SOFTPROOF. um processo utilizado por alguns jornais em funo de sua velocidade e baixo custo de operao.

20

8. ENVIO DE ANNCIOS POR MEIOS DIGITAIS


Os anncios devem ser enviados no formato PDF. Os meios possveis para envio so: Internet (FTP) e CDR. Consulte o jornal no qual o anncio ser veiculado sobre outros meios.

8.1. FECHAMENTO DE ARQUIVOS EM PDF


Quark X press - Deve-se fechar um arquivo postscript (.PS) com um drive de impressora postscript (ex. Linotronic 530) e o PPD do Acrobat distiller. Em seguida, gerar o arquivo PDF no Acrobat Distiller configurando o job options com as especificaes fornecidas pelo jornal no qual o anncio vai ser veiculado. Opcionalmente, salvar o arquivo como EPS no Quark e usar o Distiller.

Corel Draw - Exportar o arquivo em .PSD ou TIF, com resoluo de 300dpi, CMYK (para anncios cor) e Grayscale (para anncios P&B). Ativar somente a opo anti alising (suavizao de serrilhado). Abrir o arquivo no Photoshop, eliminar canal alpha, layers e paths, se houver e salvar como PDF de Photoshop, compactao JPG com qualidade mxima = 12 (deixar desabilitados todos os itens ao salvar o PDF).

Photoshop - Abrir o arquivo no Photoshop, eliminar canal alpha, layers e paths, se houver e salvar como PDF de Photoshop, compactao JPG com qualidade mxima = 12 (deixar desabilitados todos os itens ao salvar o PDF). Obs.: Este procedimento vlido para o Photoshop verso 5.0 em diante.

Page Maker / Illustrator/ Freehand - Fechar um arquivo postscript (.PS) ou EPS e processar no Acrobat Distiller, configurando o job options com as especificaes fornecidas pelo jornal no qual o anncio vai ser publicado. Verificar no Acrobat Reader se no houve alterao de fonte e se o tamanho do arquivo est correto. Observao: Os arquivos em PDF no devem ter separao de cor. Tambm no devem ter marca de corte, marca de registro ou borda branca em volta do anncio.

21

8.2. CONFIGURAES DO ACROBAT DISTILLER


A maioria dos jornais fornece (atravs de e-mail ou disponibiliza no seu site para download) o arquivo job options, para configurao do Acrobat Distiller a partir da verso 4.0. Para a verso 3.0 do Distiller proceda conforme o exemplo a seguir:

Passo 1

Passo 2

22

Passo 3

Passo 4

23

9. ALGUMAS ESPECIFICAES UTILIZADAS PELOS JORNAIS

9.1. QUALIDADE DA SADA


Tipo de Ponto: Redondo Lineatura: 100 linhas / polegada (40 linhas / cm) ngulo: Cyan (C) .............................. 15o Magenta (M) ........................ 75o Amarelo (Y) ......................... 0o Preto (K) .............................. 45o Resoluo do CTP: 1270 dpi (Mnima: 1200 dpi) OBS: ESPECIFICAMENTE PARA OS JORNAIS QUE UTILIZAM O PROCESSO CTF: Resoluo da Imagesetter: 1270 dpi (Mnima: 1200 dpi) Filme para cpia de chapas (Fotolito): Negativo Densidade Mnima do Preto no Filme: 3,50 Densidade Mxima da Pelcula de Poliester: 0,15

9.2. CHAPAS DE IMPRESSO


A mxima variao de valores tonais ao longo da chapa de +/- 2%, incluindo a impreciso do aparelho de medio A impreciso de registro tolervel num jogo de chapas de no mximo 0,02% nas diagonais da imagem

9.3. IMPRESSO
Seqncia de Impresso: CMYK Tonal Range (Gamma de Tons): 3% at 90% Variao de Registro: No deve exceder 0,15mm. Mximo: 0,30mm Densidades conforme quadro a seguir:
DENSIDADES Cyan Magenta Amarelo Preto DENSITMETRO STATUS T (Sem filtro pol.) 0.90 +/- 0.05 0.90 +/- 0.05 0.85 +/- 0.05 1.05 +/- 0.05

24

9.4. GANHO DE PONTO


O ganho de ponto mdio nos meios tons (50%) de 30%.

9.5. BALANO DE GRIS (GRAY BALANCE)


Para os jornais que fazem o controle do balano de gris atravs de uma barra de controle impressa, so sugeridos os seguintes valores:
C 10% 20% 30% 40% 50% 60% M 8% 16% 24% 33% 42% 52% Y 8% 16% 24% 33% 42% 52%

25

10. GRUPO DE TRABALHO


Este trabalho, concludo em agosto de 2006, foi realizado por um grupo, criado pelo comit de tecnologia da ANJ, cujos jornais e membros participantes esto relacionados a seguir:
A Gazeta de Vitria Anbal D. A. Ponte A Tribuna de Santos Marco Antonio da Costa Luiz Barazal Correio Braziliense Jos Augusto Barbosa Correio Popular Luiz Roberto Niccioli Dirio de Pernambuco Airton Ciulada Dirio do Grande ABC Jos Luiz Trindade Folha de So Paulo Nadir Toledano Luiz Antonio de Oliveira Jornal de Jundia Luiz Lopes O Dia Jorge Pessanha Anderson Almeida Rogrio Freitas O Estado de So Paulo Jean Franco Battaglini Edson Lino dos Santos Valter Craveiro O Globo / Extra / Expresso / Dirio de So Paulo (Infoglobo) Carlos Eduardo da Silva Joo Jorge Nunes Pontes Jos Martinez Marcos Renato Tvora Ferreira Marcos Verde de Souza Michel Esteves R. Oliveira Valor Econmico Jorge Bahia Arajo

Zero Hora Jos Maria Wilke Salvador Pricles Augusto Ceno Agradecimentos: Correio Brasiliense - Oswaldo Ablio Braga Gazeta de Vitria Carlos Alberto Fante O Estado de So Paulo Jos Odair Bertoni Correio Popular Amim Ali Filho Coordenador do Grupo: Joo Jorge Nunes Pontes (Infoglobo Jornais O Globo, Extra e Expresso) Diretor do Comit de Tecnologia da ANJ: Paulo Roberto Novaes de Oliveira (Infoglobo)

26

11. GLOSSRIO
CMYK Ciano (Cyan), Magenta, Amarelo (Yellow), Preto (Black). As cores CMY so as cores primrias do modelo subtrativo de cores. A sobreposio das trs cores na impresso produz um tom marrom escuro. A cor preta, por no poder ser criada atravs desta composio, entra no processo para complementar. O modelo subtrativo cria cores refletindo a luz de uma superfcie (impresso). O sistema CMYK tem o propsito de simular as cores do sistema RGB. COMPRESSO - O uso de tcnicas matemticas para representar uma imagem com menos dados. Existem formas de compresso sem perda de dados e formas com perda irrecupervel de dados. A compresso de dados usada para reduzir o tamanho dos arquivos, principalmente para sua transmisso. DENSIDADE - A densidade na impresso especifica a espessura da pelcula de tinta no papel, e usada como medida para manter a impresso dentro de um padro definido. DOT GAIN - veja "Ganho de ponto". DPI - Dots Per Inch ou pontos por polegada a medida de resoluo de uma impressora digital, imagesetter, ou CTP. Ver tambm PPI. EFIColor - um sistema para calibragem de cor embutido em diferentes aplicativos (Ex.: QuarkXPress). A equipe tcnica da ANJ no recomenda o uso deste recurso. EPS - Encapsulated PostScript. Criado pela Adobe Systems, um formato universal de arquivos para intercmbio de informaes entre equipamentos e programas grficos. Permite incorporar elementos grficos como fotos, fios, descries de fontes, etc., em pginas para impresso. O arquivo EPS pode tambm incluir um arquivo de baixa resoluo (preview) para o posicionamento no monitor. GAMMA - De maneira resumida, o gamma define nveis de contraste. Quanto maior o Gamma, maior / melhor ser o contraste. GANHO DE PONTO - O ganho de ponto o aumento do tamanho do ponto da retcula verificado quando se compara o tamanho original do ponto no arquivo com o ponto (resultado) impresso. O efeito do ganho de ponto deve ser minimizado pela compensao durante a produo do arquivo digital. GCR - Gray Component Replacement (Substituio do componente cinza). Substituio de reas com sobreposio neutra das trs cores (Cyan, Magenta e Amarelo) por preto. O GCR diminui a porcentagem da sobreposio das 4 cores, proporcionando economia de tinta e minimizando o decalque. INCLINAO DE RETCULA - Descreve o ngulo entre as retculas das 4 cores sobrepostas em imagens coloridas. A inclinao errada pode causar o efeito de "moir". Ver tambm Moir. JPEG - considerado um formato padro para a compresso de imagens. O formato foi desenvolvido pelo "Joint Photographic Experts Group". JPEG um formato de compresso com perda irrecupervel de informao.

27

LANDSCAPE - Descreve a orientao do documento. Landscape significa que a base do documento (largura) maior que a altura. Ou seja, modo paisagem". Ver tambm Portrait. LPI - (lineatura ou linhatura) "Lines Per Inch" ou "Linhas por polegada". a medida usada para especificar a lineatura de retculas. Quanto mais "linhas por polegada" uma retcula tem, mais fina ela . O ideal para impresso em jornal de 100 lpi. MXIMA o percentual mximo de retcula recomendado para ser aplicado na reproduo de fotos P/B ou cor. Acima deste percentual o resultado ser equivalente a um chapado. MNIMA o percentual mnimo de retcula recomendado para ser aplicado na reproduo de fotos P/B ou cor. Equivale ao menor tamanho de ponto que se consegue reproduzir no processo de impresso. MOIR um efeito, indesejvel na maioria dos casos, resultante da sobreposio de retculas de duas ou mais cores quando a angulao est diferente das angulaes possveis / especificadas. mais perceptvel em tons escuros como cinza, marrom, verde e etc. OVERPRINT Impresso sobreposta de uma cor sobre uma ou mais cores de modo a evitar a existncia de filetes (contornos) brancos indesejados no texto. mais comumente usado na cor preta sobre as demais cores. PANTONE um sistema de descrio de cores, baseado em seis cores bsicas. As cores so definidas atravs da quantidade necessria de cada uma dessas tintas para se obter a cor desejada. usado somente em grficas comerciais. PIXEL - Menor elemento de definio de uma imagem em um meio luminoso como monitores e scanners. Ver tambm PPI. PORTRAIT - Descreve a orientao do documento. Portrait significa documento com a altura maior do que a largura, ou seja, modo retrato". PPI - "Pixels Per Inch" ou "pixel por polegada" no deve ser confundido com DPI. PPI a medida de resoluo de scanners e monitores. PREVIEW - O preview um recurso de se inserir em um arquivo uma cpia do seu contedo para visualizao em programas grficos. comum nos formatos EPS ou TIFF. O preview usado para posicionamento do elemento no monitor dentro de um documento. RESOLUO - Expressa o grau de preciso em que um elemento vai ser impresso. Sua unidade o dpi (dots per inch). Assim, quanto mais pontos forem impressos em uma polegada, maior a definio daquilo que est sendo impresso. Quanto mais alta a resoluo, maior o arquivo. Ver tambm pixels. RGB - Red, Green, Blue, ou vermelho, verde e azul. So as trs cores primrias do modelo aditivo de cores. A soma dessas trs cores produz luz branca. Todas as cores do espectro visvel podem ser criadas com estas trs cores. RIP - Raster Image Processor. O RIP um software que interpreta um arquivo em formato postscript ou PDF (somente as verses mais modernas) transformando-o num arquivo no formato

28

Bitmap (TIFF binrio), para que o contedo do arquivo (geralmente uma pgina) possa ser impresso em filme (em uma Imagesetter) ou direto em chapa (CTP). O RIP tambm faz a separao de cores do arquivo nas 4 cores bsicas (C, M, Y, K). SWOP - Specifications for Web Offset Publications ou Especificaes para impresso em Mquinas Rotativas Offset. TIFF - um formato de arquivos de imagens (Tagged Image File Format). TIFF um formato Bitmap. Os arquivos TIFF / Bitmap so arquivos cujo contedo est estruturado como uma matriz de pontos no formato real de sada e de acordo com a resoluo de sada ajustada na Imagesetter ou CTP. TRAPPING Recurso de aumento discreto das bordas de elementos sobrepostos a fundos de cor evitando filetes (contornos) brancos indesejados. UCR - Undercolor removal (Remoo da cor subjacente). Tcnica empregada principalmente para substituir as tintas de cor (C,M,Y) nas reas sombreadas e cores neutras em imagens, por tinta preta (K), proporcionado assim economia no uso das tintas em cores no processo de impresso. O uso de UCR contribui, tambm, para evitar o excesso de tinta nas reas de sombras, reduzindo assim a probabilidade de ocorrncia de decalque.

29

S-ar putea să vă placă și