Sunteți pe pagina 1din 31

CARTER DE OBREIRO

1. Definio de Dom
Ef.4:8 Por isso diz: quando Ele subiu s alturas, levou cativo o cativeiro, e concedeu dons aos homens. - Ef.2:8 Porque pela graa sois salvos, mediante a f, isto no vem de vs, dom de Deus. - I Co.7:7 Quero que todos os homens sejam tais como tambm eu sou; no entanto, cada um tem de Deus o seu prprio dom; um, na verdade de um modo, outro de outro Dom uma graa imerecida. Todas as virtudes crists so ddivas (dons) com que Deus habilita os homens a exercerem as diversas funes no seu reino.

2. Definio de Carter
O carter a vida interior do homem. Refletir os traos da natureza pecaminosa (sendo influenciada pelo mundo) ou os traos da natureza divina (sendo influenciada pela palavra de Deus). Carter a soma total de todas as qualidades positivas e negativas na vida de uma pessoa, exemplificada pelos seus pensamentos, valores, motivaes, atitudes, sentimentos e aes. No grego, a palavra carter significa imagem. Deriva da palavra Chrasso que quer dizer: marca, algum que afia, arranha ou escreve numa pedra, madeira ou metal. Em Hb. 1:3 o escritor afirma que Cristo o prprio carter de Deus. A prpria estampa da natureza de Deus e, aquele que Deus estampou ou imprimiu seu ser. Ele, que o resplendor da glria e a expresso exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela Palavra do seu poder, depois de ter feito a purificao dos pecados, assentou-se direita da majestade nas alturas. Carter como uma marca impressa que distingue a pessoa. Essa marca formada pelas foras exteriores que agem sobre o indivduo.

AMIZADES ESCOLA IGREJA EU MUNDO DISCIPULADOR/ G.F.C.M. FAMLIA

O carter de Deus que foi impresso em Jesus Cristo precisa ser impresso na igreja, no corao de Cada servo de Deus, para que desta forma, o mundo creia em Deus. Nossa primeira deciso crer, termos uma deciso de seguir a Jesus tornando-nos seus discpulos e, por fim, sermos feitos conforme a sua prpria imagem (Rm 8:29 e I Co. 15:49) identificados, desta forma, como cristos.

3. Definio entre DOM e CARTER


O ministrio aos olhos de Deus edificado sobre o carter do indivduo e no sobre os seus dons. Carter a base slida que Deus exige de um homem antes de liber-lo para a sua obra. O 1

dom atrai ateno do povo e o carter a ateno de Deus. Antes dos dons devemos ter o carter. Somente com o carter aprovado por Deus, o indivduo pode suportar os ataques que o inimigo produz e as presses que a obra nos traz. Somente com um carter aprovado, suas emoes no sero abaladas nos momentos difceis do ministrio (II Tm. 2:15) Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonha, que maneja bem a Palavra da verdade. Exemplo de homens que tiveram o carter transformado a exemplo de Cristo: 1 - Joo Lc. 9:53,55 (zelo humano) Tranformao I Joo 4:7 2 - Pedro Mt. 26:69-74 (inconstante, inseguro) Transformao At. 5:29 (intrpido, seguro) 3 - Paulo At. 9:1 Transformao At. 21:13 Deus que prova o carter de seus obreiros. Ele permite situaes onde o obreiro precisar demonstrar solidez nas reas emocional, financeira, espiritual e fsica.

4. Equilbrio entre DOM e CARTER


Em vrios textos bblicos encontramos o propsito de Deus para o homem: Gn 1:26-28 Tambm disse Deus: faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana; tenha ele domnio sobre os animais domsticos, sobre toda a terra e sobre todos os rpteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem sua imagem, imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abenoou, e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos cus, e sobre todo animal que rasteja pela terra. Mt. 5:48 Portanto, sede vs perfeitos como perfeito o vosso Pai Celeste II Cor. 13:9 Porque nos regozijamos quando ns estamos fracos e vs, fortes; e isto o que pedimos, o vosso aperfeioamento. Gl. 4:19 Meus filhos, por quem de novo sofro as dores de parto, at ser Cristo formado em vs. Ef.1:4 Assim como nos escolheu nele antes da fundao do mundo, para sermos santos e irrepreensveis perante ele; e em amor Ef. 4:13 At que todos cheguemos unidade da f e do pleno conhecimento do Filho de Deus, perfeita varonilidade, medida da estatura da plenitude de Cristo. II Tm 3:17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. II Pe. 1:3 Visto como pelo seu divino poder nos tem sido doadas todas as cousas que conduzem vida e piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua prpria glria e virtude.

O propsito que o homem se torne imagem do seu filho, o Senhor Jesus Cristo, Deus-homem. Este propsito no mudou. A queda do homem no mudou neste plano e propsito de Deus. Desde Ado, passado por Jesus e pela Igreja o plano de Deus ser sempre o mesmo. Hb. 2:10 2

Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as cousas existem, conduzindo muitos filhos glria, aperfeioasse por meio do sofrimento o Autor da Salvao deles. Se a igreja deve atingir esta meta, seus lderes devem mostrar o caminho, devem ir frente. O carter e a personalidade do Senhor Jesus Cristo devem ser desenvolvidos nos lderes da igreja antes de ser formado no seu povo. Muitas igrejas tm enfatizado o dom e o poder do lder acima do seu carter. Este desequilbrio tem causado muitos problemas na Igreja, incluindo o desvio de muitos lderes. Hoje, no entanto, Deus est trazendo um equilbrio entre dom e carter. O Senhor no est ansioso s com o dom e a uno do lder. Ele est ansioso com o seu carter e estilo de vida. Um equilbrio certo entre dom e carter a vontade do Senhor para um verdadeiro homem de Deus.

5. A necessidade de Carter
Os valores e os padres do mundo esto a cada dia mais corruptos (II Tm. 3:1-9). No meio destes dias maus, no entanto, a Bblia tambm afirma que haver um povo com a justia de nosso Senhor Jesus Cristo (Ef. 5:27) para apresentar a si mesmo Igreja gloriosa, sem mcula, sem ruga, nem cousa semelhante, porm, santa e sem defeito. Ef 3:10 para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida agora dos principados e potestades nos lugares celestiais. Mt 16:18 Tambm eu te digo que tu s Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra ela. Suas vidas sero um testemunho do poder do Esprito Santo. O cristo precisa mais e mais desenvolver seu carter de maneira que no seja conforme os diferentes padres do mundo. (Rm. 12:1-2) Rogo-vos, pois, irmos, pelas misericrdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus, que o vosso culto racional. E no vos conformeis com este sculo, mas transformai-vos pela renovao da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus. Precisamos desenvolver um carter forte e divino para permanecermos firmes contra os ataques do inimigo. Hoje a liderana da igreja deve ter uma palavra revelada e muito clara para a Igreja. Os princpios morais do mundo esto abalados pelo pecado que tem livre acesso ao homem. Somente a igreja com uma palavra revelada e clara e um testemunho de poder, poder influenciar o mundo e mudar esse sistema que ditado por Satans. Somente cristos maduros, que tem a semelhana do carter de Jesus podero ser instrumentos confiveis de Deus para que isso ocorra.

6. Vencendo a iniqidade
O carter do Cristo e a cruz as bases do carter cristo esto intimamente ligadas Cruz nos seus trs aspectos: a) Quem no passou pela obra da cruz no salvo, no se toca pelas coisas de Deus e nem tem prazer naquilo que prprio aos santos. Nem salvo . Um mpio no pode ter um carter cristo. Pode ser religioso e at se achar uma boa pessoa, mas isso no o identifica com a conduta do Jesus de Nazar. Joo 1:12 Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber os que creram no seu Nome. 3

b) Quem passou pela obra da cruz, tendo crido e recebido a Jesus como Salvador, tem o testemunho das Escrituras de que foi salvo e se tornou um filho de Deus. o que 99% dos chamados crentes experimentaram. a mesma revelao que Martinho Lutero recebeu de Deus em 1521. So o que os Batistas, Metodistas, Presbiterianos, Pentecostais e alguns catlicos carismticos tm podido experimentar em suas vidas. a chamada certeza da salvao. Mas e o segundo aspecto da cruz? Se no tivermos a revelao de que o nosso velho homem tombou definitivamente ante o Poder da cruz, se no nos apossarmos dessa verdade, continuaremos escravos do poder do pecado, infelizmente como acontece na vida da maioria dos filhos de Deus. Salvos mas debaixo da grande contradio de viver ora pela fora da nova criatura, ora pela induo do velho homem. impossvel ter o carter de Cristo se ainda vivemos essa triste e dolorosa crise. A libertao total vir por: 1- Um entendimento claro desta verdade; 2- Uma revelao de Deus que gere f; 3- Uma atitude de exercitar f em se apropriar desse fato (estar morto); 4- Uma deciso por continuar preferindo crer no que Deus diz, a nas falcias do inimigo. Rm. 6:6 sabendo isto, que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destrudo e no sirvamos o pecado como escravos Gl. 5:24 e os que so de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixes e concupiscncias. Col. 3:3 Porque morrestes, e a nossa vida est oculta juntamente com Cristo, em Deus. c) Somente quem est livre do poder do pecado pode ser trabalhado por Deus para assemelhar-se gradativamente imagem do seu Santo e Bendito Filho Jesus. o princpio da cruz que vai fazer fluir naturalmente de dentro de ns todo o carter dele. Isso ser real porque vem do nosso esprito e no como fruto de mero conhecimento da alma. Lc 9:23 Dizia a todos: se algum quer vir aps mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Finalmente, os trs aspectos da cruz so a base para toda a estrutura do carter que ser construda em ns; o carter a base para toda a ao de Deus em favor do seu reino e a ao de Deus a base para a manifestao de sua Glria. Quando no h ao da cruz, no h carter, nem ao de Deus e muito menos Glria. H, sim, o que costumeiramente chamamos de religio. Belas estruturas vazias, sem cruz, sem carter, obras, fruto da ao do homem e conseqentemente honras e louvores para o homem.

7. Edificando o Carter do Obreiro


Temos dito em outras ocasies que a nica esperana para o mundo a Igreja do Senhor Jesus Cristo vivendo intensamente a palavra de Deus e caminhando na viso do discipulado (G.F.C.M.). Reafirmamos que, no uma igreja mundanizada e medocre, mas santa e plena das virtudes do Senhor. A mediocridade atual de algumas igrejas est diretamente relacionada com a qualidade de 4

vida de seus dirigentes, membros e lderes, ou seja, da nossa prpria estatura espiritual, carter e conduta. Ainda que possamos no gostar dessa realidade, comunicamos mais com nosso exemplo, seja bom ou mau, do que com nossos maravilhosos dons ou sermes. Com o tempo, transmitimos aos nossos discpulos o que somos. A princpio, podemos impressionar com belos ensinos, porm, com o passar do tempo, chegaro a conhecer-nos como realmente somos e transceder mais nosso carter e modo de ser. Se em nossas vidas houver falhas importantes de conduta, nossos discpulos deduziro que, ainda que sejamos enfticos na pregao, na vida prtica pode-se viver mediocremente, e, dessa maneira, seguiro no nossa pregao, mas sim nosso exemplo. Haver os que, ao nos conhecer mais intimamente, se escandalizaro e se afastaro; outros sofrero secretamente nossa duplicidade. por isso que Paulo disse a Timteo: Tem cuidado de ti mesmo... porque, fazendo isto, te salvars, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. (I Tm. 3:2-7; 4:16) I O Conceito da Perfeio Ef. 4:13-15; Mt. 5:48; Cl. 1:28 e 4:12 Nessas passagens e em outras do Novo Testamento, aparece a palavra perfeito, a qual a traduo da palavra grega TELEIOS que significa: acabado, cumprido, completo ou completado, perfeito. Que alcanou o pleno crescimento. Maduro, feito, adulto. Cumprido, realizado, efetuado. justamente essa maturidade que Deus quer conseguir em ns. Um homem perfeito, maduro, completo, no adolescente (que adoece). Devemos estar formados em todos os aspectos de nosso carter. Consideremos o exemplo da construo de uma casa: para ser habitada deve estar completa II Quadro Analtico do Carter do Obreiro do Senhor O alvo de nossa vida crist ser como Jesus. Essa uma SNTESE maravilhosa do que devemos chegar a ser. Faamos uma anlise desse alvo, a fim de detectarmos em que aspectos especficos devem ser, como Jesus. Nos seguintes textos, encontramos os traos principais do carter que devem estar presentes nos servos do Senhor: Mt. 5:3-12 Mt. 11:29 Rm. 12:7-18 Gn. 5:22-23 Cl. 3:12-17 I Tm. 3:2-5 II Tm. 2:25 Tito 1:6-8 O OBREIRO DO SENHOR DEVE SER Humilde Pobre de esprito Quebrantado Manso Submisso Obediente Paciente Tolerante NO DEVE SER Orgulhoso - altivo - soberbo - vaidoso Arrogante - jactancioso - envaidecido Auto-suficiente Rebelde Desobediente Indmito Impaciente Intolerante 5

Sofredor Longnimo Dono de si mesmo Domnio prprio Temperado Sbrio Comedido Moderado Calmo Tranqilo Aprazvel

Apressado Intempestivo Colrico Iracundo Descontrolado Exaltado Violento Leviano - Injuriado Caoador - Murmurador Caluniador

Amvel - Afvel - Benigno - Doce spero - Duro - Agressivo - Bruto Gentil - Delicado - Sensvel - Suave Brusco - Insensvel - Ofensivo - Ferino Considerador - Terno - Afetuoso Irnico - Sdico - Gozador - Escarnecedor Carinhoso - Amoroso Opressor Misericordioso - Clemente - Piedoso Falto de misericrdia - Inclemente Compassivo - Perdoador - Reconciliador Indiferente - Rancoroso - Irreconcilivel Pacificador - Conciliador Encrenqueiro Cheio de amor - bondoso - Servial Egosta - Invejoso - Mau Generoso - Dadivoso - Desprendido Autoritrio - Dominador - Avarento Hospedeiro Cobioso - Ambicioso Mesquinho Epieikes Centralizador Impositivo Obs: Epieikes: sabe que h situaes quando algo pode ser legalmente justo, porm, moralmente injusto, sabe ceder em seus direitos legais quando reconhece que no so justos Respeitador - Educado - Corts Sem respeito - Indecoroso - Mal educado Cavalheiro - Atencioso - Civilizado Grosseiro - Insolente Trabalhador - Esforado - Laborioso Preguioso - Comodista Abnegado - Diligente - Constante Negligente - Vadio Perseverante - Disciplinado Inconstante Responsvel - Ordenado - Cumpridor Irresponsvel - Desordenado Confivel - Pontual No cumpridor - No pontual Convicto - Firme - Estvel Frouxo - Instvel - Covarde Valente - Confiante (em Deus) Titubeante - Temeroso - Inseguro Fiel - Vitorioso Alegre - Regozijante - Animado Triste - Deprimido - Melanclico Bem disposto - Contente Desalentado - Queixoso Resmungo Ansioso - Inconformado Justo - Santo - Reto Injusto - Parcial - Abusador - Aproveitador Puro - Temente a Deus Oportunista - Impuro - Lascivioso - Fornicador Adltero - Fraudulento - Ladro Irreverente Honesto - Honrado - Veraz - Sincero Desonesto - Enganador - Fingido - Falso ntegro - Verdadeiro - Transparente Hipcrita - Insincero - Dissimulador Mentiroso Sbio - Prudente - Sensato Imprudente - Insensato Equnime - Imparcial Nscio Decoroso - Honrado - Digno Indecoroso - Indecente - Sujo Polido - Pudoroso - Decente - Asseado Imoral - Sem polidez - Desordenado Limpo - Ordenado Descuidado - Miservel

III Nossa esperana e f 6

Tendo por certo isso mesmo, que aquele que em vs comeou a boa obra a aperfeioar at ao dia de Jesus Cristo. (Fl. 1:6) At que todos cheguemos unidade da f, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varo perfeito, medida da estatura completa de Cristo. (Ef. 4:13) Ora, aquele que poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente alm daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em ns opera. (Ef. 3:20)

8. Aspectos do Carter de Cristo que o obreiro precisa possuir:


Amor: O amor que o Senhor exige na formao do carter de um ministro o amor incondicional. Sem este nvel de amor, Deus no pode abrir seu corao, pois no haver confiana plena por parte dEle com relao ao indivduo. O amor incondicional provado por situaes especficas, quando o prprio Deus nos leva a viv-las. neste momento que ele prova o nvel de amor que temos com relao sua pessoa. (Mt. 10:37) Amar tambm a capacidade de se dar por algum, como o prprio Deus fez (Joo 3:16 e I Cor. 13) Santidade: Ser santo no depende de uma interveno divina, mas de um posicionamento individual. A santidade nos leva a ver Deus (Lc. 1:35) Respondeu-lhe o anjo: Descer sobre ti o Esprito Santo e o poder do Altssimo te envolver com a sua sombra e tambm o ente santo que h de nascer, ser chamado Filho de Deus Mt. 5:8 Bem-aventurado os limpos de corao, porque vero a Deus Is. 6:7 Com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que ela tocou os teus lbios, a tua iniquidade foi tirada e perdoado o teu pecado. Ser santo comea com o princpio de decidirmos ser santos. Isso se torna um processo para toda a vida. S assim veremos o resultado de nossa deciso inicial. Deve haver a prtica desse princpio que o incio da vida santificada. um processo de transformao que objetiva a semelhana de Cristo, e que nos acompanha por toda a nossa vida. II Cor. 3:18 E todos ns com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glria do Senhor, somos transformados de glria em glria, na sua prpria imagem, como pelo Senhor, o Esprito. Cada vez nos assemelhamos mais sua imagem, at que por fim seremos semelhantes a Ele. uma vida de vitria sobre o pecado, pois Deus garantiu libertao sobre o poder do pecado. Rm 6:18 e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justia.. Sem uma vida de vitria sobre o pecado nula a doutrina da santificao. Este processo s se torna possvel pelo poder da cruz e pelo princpio da cruz. Trs assos para a santificao: 1o.) Separao do mundo e de seus prazeres (I Joo 2:17 obra da cruz) 2o.) Vitria total sobre o velho homem (poder da cruz) 3o.) Revestimento progressivo do Esprito Santo (I Co.2:12 princpio da cruz) 7

Faltando um desses passos a santificao deixa de ser total. Do ponto de vista prtico h duas facetas de experincia de santificao. A primeira a parte humana e a segunda a parte divina. Em todo processo de santificao a parte divina foi levar seu Filho cruz. A parte do homem ter uma deciso. Jesus ao morrer na cruz disse: Est consumado, ou seja, nada mais h por fazer. A parte de Deus foi acabada na cruz, nada mais resta a ser feito nem por Ele, muito menos por ns, a no ser crer e apropriar-se pela f. Compaixo: a capacidade que o homem tem de se colocar no lugar do prximo e de sentir suas dores. A compaixo um dos aspectos mais importantes do carter de Deus. atravs dela que a humanidade redimida por ele. Deus compassivo (Sl. 78:38) Ele, porm, que misericordioso, perdoa a iniqidade, e no destri, antes, muitas vezes, desvia a sua ira. E no d largas a toda sua indignao. Sl. 86:15 Mas tu, Senhor, s Deus compassivo e cheio de graa, paciente e grande em misericrdia e em verdade II Cor. 36:15 O Senhor, Deus de seus pais, comeando de madrugada, falou-lhes por intermdio dos seus mensageiros, porque se compadecera do seu povo e da sua prpria morada. Mq. 7:19 Tornar a ter compaixo de ns; pisar aos ps as nossas iniqidades, e lanar todos os nossos pecados nas profundezas do mar. Jesus expressou sua misericrdia para com os necessitados: Enfermos: (Mt 1:14) Desembarcando, viu Jesus uma grande multido, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos. Mc. 1:14 Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mo, tocou-o, e disse-lhe: Quero, fica limpo! Pobres: (Mc. 8:2) Tenho compaixo desta gente, porque h trs dias que permanecem comigo e no tem o que comer. Pecadores: (Mt. 9:36) Vendo ele a multido compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exautas como ovelhas que no tem pastor. Lc. 19:41 Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou. Aflitos: (Lc 7:13) Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: No chores. (Joo 11:33-55) Oprimidos: (Lc. 4:18) O Esprito do Senhor est sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres, enviou-me para proclamar libertao. Princpios para ter compaixo: 1- Tirar os olhos de si mesmo; 8

2- Colocar os olhos no necessitado; 3- Envolver-se com os necessitados; 4- Orar para que o Esprito gere sua compaixo em ns.

Corao Ensinvel: Ao lado da humildade est o que chamamos de corao ensinvel. Esta uma das maneiras que a humildade se manifesta: o quanto somos ensinveis. Para que sejamos ensinveis, necessrio ter em nossos coraes o senso da necessidade de Deus e dos irmos. Em I Pedro 5:5-7, encontramos a advertncia sobre a humildade, e ali encontramos o apstolo Pedro dizendo: Humilhai-vos, isto nossa responsabilidade. No algo que o Esprito Santo tm que fazer, mas algo que ns fazemos. A responsabilidade humana. Ns nos humilhamos, e Deus nos exalta. Como que podemos nos humilhar? Quando, de maneira prtica, nas situaes que aparecem no dia a dia, o fazemos. Quando, nos choques de opinies, sabemos ceder. Quando, nos conflitos de relacionamento, tomamos para ns a responsabilidade de andarmos a segunda milha. Quando dizemos aos irmos ou esposa: perdoa-me, fui eu quem errou, ainda que cada um tenha uma parcela de culpa. Quando tomamos sobre ns a responsabilidade de culpa ou de falhas, e isto no nos machuca. Em Joo 12:1-5, Jesus tomou a toalha e cingiu-se com ela, lavando aos ps dos discpulos. Ele estava mostrando que Sua maturidade e estatura permitiam servir sem sentir-se menosprezado; pelo contrrio, Ele enfrentava com f e autoridade sua misso. A responsabilidade de humilhar, levando nossos direitos, nossas desculpas e at nossos orgulhos ou complexos diante da cruz, nossa. Entendemos que no Deus quem faz isto em ns, mas ns mesmos quem o fazemos. Na lista de frutos do Esprito de Gl. 5:22,23 no encontramos humildade. Por qu? Porque o Esprito Santo no faz isto em ns. Humildade fruto de nossa prpria deciso. Ter um alto conceito de si mesmo ou uma extrema confiana prpria so os opostos de humildade e corao ensinvel. E ambos andam juntos. S teremos corao ensinvel quando tivermos a humildade formada em ns. No verdade que a maior parte dos cristos no prossegue em suas vidas crists por que no tem coraes abertos para receberem coisas novas de Deus? E por que no tem este corao? Porque no so ensinveis. isto que I Pedro 5:7 nos diz: deus resiste ao soberbo. E uma das maneiras do Senhor fazer isto fechar a porta Palavra para que no enxerguem os prximos passos a darem na vida crist. A humildade e o corao ensinvel se manifestam na maneira com que nos relacionamos com Deus e com os irmos. Especialmente o relacionamento com o Corpo de Cristo que manifesta o corao que temos. Quando nossos coraes so saudveis, ento sentimos necessidade dos irmos e ministrios. O senso de segurana, independncia e suficincia mostram que realmente estamos necessitados de um maior quebrantamento espiritual que ajuste os nossos coraes. como a histria de um homem que possua uma diligncia ou carruagem, e como precisava de um cocheiro, comeou a recrutar os candidatos para a prova. Alguns homens se inscreveram, e o teste principal era passar em um terrvel despenhadeiro apertado e perigoso que somente cabia a carruagem. O primeiro se apresentou, achou o teste fcil e passou no despenhadeiro. O segundo igualmente; quando chegou o terceiro, o homem disse que jamais passaria a carruagem por um lugar como aquele. Este homem foi contratado. Ele servia. O dono da carruagem buscava um homem como aquele, precavido, para ser seu cocheiro. E Deus assim conosco. Ele no aprova o excesso de confiana e destemor. H necessidade de termos uma margem de insegurana em nossas vidas. Isto nos protege e nos guarda, e mostra o grau de quebrantamento que temos. No podemos jamais 9

achar que possuamos tudo, que sabemos o caminho de Deus sozinho. que somos insuficientes. A maturidade verdadeira nos leva a depender dos irmos, e ao senso de que somos incapazes sozinhos. No h revelao to profunda que nos leve a ponto de no precisarmos dos irmos. A maturidade nos leva necessidade, amor, unidade e temor. Estes so os traos verdadeiros do conhecimento de Deus. Que haja nos cristos estes traos. Que a maturidade se expresse por meio destes sentimentos de piedade, e no do sentimento de grandeza e suficincia e inchao manifesto pelo fermento de I Co. 5:7 Lanai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois de fato sem fermento. Pois tambm Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Servio: Um verdadeiro servo est sempre atento aos problemas e necessidades que os outros esto enfrentando, devendo espontaneamente dispor-se a ajudar. Um desejo autntico de servir aos outros um dos frutos do carter do Senhor Jesus. H vrias palavras em hebraico que podem ser traduzidas como servo: EBED algum que escravo ou servo. Aplica-se pessoa que est completamente disposio de outro (Gn. 24:1-67). Tambm se aplica a um escravo que renuncia a todos os seus bens pessoais para servir somente a seu Senhor (Deut. 15:12-18). Aplica-se tambm ao escravo em servio do seu senhor (I Rs.1:9) Imolou Adonias ovelhas e bois e animais cevados, junto pedra de Zoelete, que est perto da fonte de Rogel, e convidou a todos os seus irmos, os filhos do rei, e a todos os homens de Jud, servos do rei. Finalmente relaciona-se a uma pessoa como escrava, presta servio no santurio (I Sm. 3:9) Por isso Eli disse a Samuel: vai deitar-se; se algum te chamar, dirs: fala Senhor, porque o teu servo ouve. E foi Samuel para o seu e se deitou. Outros versos onde esta palavra usada: Gn. 26:15-24; 32:4-5; Deut. 7:8; Js 1:1; 2:13-15; 24:29; I Sm. 3:9-10; Is. 20:3; 49:3; Joel 2:29; Zc. 1:6; 3:8 ABAD Significa trabalhar e servir. Aplica-se a pessoa que cultiva o solo. Gn 2:5 No havia ainda nenhuma planta no campo na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o Senhor Deus no fizera chover sobre a terra, e tambm no havia homem para lavrar o solo. Gn 3:23 O Senhor Deus, por isso, o lanou fora do jardim do den, a fim de lavrar a terra de que fora tomado. Tambm se aplica pessoa que veste e cuida de jardins. Gn. 18:7 Abrao, por sua vez, correu ao gado, tomou um novilho, tenro e bom e deu-o ao criado, que se apressou em prepar-lo. Outras referncias que usam o termo ABAD: Ex. 23:25; Dt. 4:10,28; Joo 22:4,27; I Sm. 12:14,20; Sl 22:30; 72:11; Joel 2:22,23; Jer. 34:14; Ez. 29:20; Mal. 3:18. SAKIYR Significa servo alugado, que no podia comer o cordeiro pascoal; antes ele se torna um escravo legal do senhor. Emprega-se esta palavra para definir um servo empregado que no era um escravo de maior (Lev. 25:39-42). Tambm se aplica a um servo assalariado que no valia nem a metade do preo (Dt. 15:18). E, por fim, significa um viajante que levado para dentro de casa e feito escravo (Lv. 25:6). Outras referncias em que encontramos o termo SAKIYR: Lv. 22:10; 25:40,50,53 10

SHARATH Pessoa servil, que faz tarefas no muito notveis; servios discretos. Aplica-se ao sacerdote que serve ou ministra no seu ofcio sacerdotal (Ex. 28:35-43). Tambm, ao sacerdote que ministra a Arca (I Co. 16:37). Finalmente, aplica-se a Josu como ministro ou servo para com Moiss (Ez. 24:13; Nm 11:28) A definio em grego DOULOS cativeiro, servido. Termo aplicado a um servo que est em sujeio ao seu amor de boa vontade, ou por uma obrigao legal. Paulo usa estes termos em vrios trechos de suas cartas para se definir: Rm 1:1; Fil. 1:1; Tito 1:1; Filemon 1:9. O Velho Testamento prov o pano de fundo para a palavra DOULOS, em Deut. 15:16-18. Neste trecho, lemos que quando chegado o tempo par ao Senhor libertar um escravo, aps ele ter servido ao seu Senhor durante seis anos, de acordo com pacto mosaico, lhe eram dadas duas opes: ele poderia aceitar sua liberdade total sem nenhuma obrigao legal para com seu senhor como escravo de amor. Porm, se escolhesse ficar na casa de seu senhor, se tornava bem mais valioso ao seu senhor do que os escravos que trabalhavam apenas por causa das necessidades legais. Aquele que decidisse se tornar um escravo de amor estaria dizendo ao seu dono: porque bom para mim ser um escravo, e porque eu o amo, e a sua casa tambm, eu te servirei para sempre, com base no meu profundo amor pelo Senhor. Paulo era este tipo de servo. Ele, como todos ns, foi comprado pelo sangue de Jesus Cristo, e compreendia que no havia nenhuma possibilidade de pagar trabalhando, pelo desejo de ganhar. Tudo que restava era trabalhar pela simples vontade de amor. O CONCEITO DE SERVIR NO NOVO TESTAMENTO No Novo Testamento, h vrias palavras gregas que apresentam o conceito de servio. Destas, a mais usada dicono. O verdadeiro significado de diaconato ou servitude mais profundo do que o ttulo conferido. A igreja primitiva aponta certos homens para serem diconos (At. 6:1-6), porm, antes de terem sido institudos para serem diconos tiveram que funcionar naquilo para o que foram chamados, e serem aprovados. Era necessrio que tivessem boa reputao, fossem cheios do Esprito e de sabedoria. Qualquer lder deve, primeiramente, aprender a servir, sobre a base de servio est edificada uma liderana. Um corao de servo foi a base do ministrio de Jesus (Mc. 10:45; Lc. 22:27) Pois qual maior: quem est mesa, ou quem serve? Porventura no quem est mesa? Pois, no meio de vs, eu sou como quem serve. Os lderes cristos devem ter o desejo de servir, no o de serem servidos. Estar sempre preocupado com a sua prpria felicidade ou comodidade contrrio a ter um corao de servo. O egosmo contrrio no apenas lei de um servo de amor (Rm 1:1) Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apstolo, separado para o evangelho de Deus, como tambm contrrio lei do reino e sua promoo (Dt. 23:13) Quem a si mesmo se exalta, ser humilhado; e quem a si mesmo se humilhar ser exaltado; ao amor (I Co. 13:4-5); dvida eterna (Lc. 10:25-27); sabedoria (Pv. 22:9); ao evangelho (Lc. 9:24-25) e humildade (Fil. 2:3-5 e I Co. 10:24-33). A palavra dicono aplica-se em dois sentidos: 1o. a todos os cristos que so chamados para servir ao Senhor Jesus Cristo e ao seu povo. 2o. na designao oficial de certos diconos que representam igreja local, apontado pela liderana local (At. 6:1-4) 11

A igreja primitiva acreditava que a capacidade oficial de servir ao povo de Deus, era to importante que ela apontava pessoas especficas para exercer o diaconato (Fil. 1:1) Paulo e Timteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diconos, que vivem em Filipos. E ressaltava certas qualificaes para eles e suas esposas (I Tim. 3:10-13). A palavra DICONO um verbo que significa atender, ser domesticamente, como servial. A palavra DIAKONIA um substantivo que quer dizer tambm atendente (como servial) ou (oficial) como servio prestado a outro. A palavra DIAKONOS (Fil. 1:1; I Tim. 3:8-12), significa pessoa que leva recados, que atende, serve s mesas, ou faz qualquer tarefa servil. Apresentamos os seguintes aspectos de ser dicono: 1-ato de servir; 2-o servio em si; 3-aquele que serve. Todos estes significados aplicam-se a todo cristo na casa do Senhor. Passos prticos para algum se tornar um servo: S possvel algum ter esprito de servo quando aceita o tratamento da cruz. Somente com o processo da cruz a vontade do homem quebrada. Servo aquele que no exige os seus direitos e nunca deseja reconhecimento, abre mo disso. Seu compromisso servir a Deus e aos homens (Mc. 10:45). So trs os passos prticos para alcanarmos uma atitude de servio: a) Deciso pessoal de buscar a cruz (renncia) Fil. 2:7-8 b) Aceitar os tratamentos de Deus (Hb. 12:2; 5:7-9) c) Obedincia s lies ensinadas no processo de tratamento (Joo 13:1-8 e Mt.20:20-28) Sem deciso pessoal praticamente impossvel Deus trabalhar no carter, atravs da cruz. Tratamento produz paz, transformao vem por obedincia, mas sofrimento vem por desobedincia.

Humildade Em I Pedro 5:5 encontramos Pedro dizendo que Deus d graa ao humilde, mas resiste ao soberbo. Quantas vezes no entendemos porque no estamos conseguindo fluir e romper em Deus em nossas vidas. Parece que o inimigo nos est resistindo e no conseguimos sair do nvel que estamos. Mas s vezes possvel que no seja o inimigo, mas sim o prprio Deus. o Senhor que resiste ao soberbo, diz a Bblia. Deus no suporta ver em ns qualquer sentido de orgulho ou presuno. O orgulho ou presuno nos mostrado como altivez ou senso de capacidade prpria, ou alto conceito de si mesmo. Todos estes conceitos so abominveis por Deus, e O leva a nos resistir em nossas vidas crists. fato que a maior parte das pessoas no aceita o fato que isto possa estar em suas vidas, porm, na prtica do seu viver, no manifestam a necessidade de submisso a outros. Em outras palavras, no falam que possuem, mas suas atitudes mostram que h. Manifesta-se pela forma em que vivem. Pela maneira que pensam sobre si e sobre outros. Esta atitude demonstrada. Um exemplo de humildade nos mostrada na vida de Davi em vrias ocasies em que ele no se considerou alm da situao que estava. Em I Sm. 26:19, Davi clamou a Saul, que bem poderia ter matado, porm no o fez. Ele reclamou, no que queria estar diante do rei como comandante, mas que queria apenas ter um lugar em paz em Israel. No desejava grandes 12

posies. E no dia da uno de Deus sobre um dos filhos de Jess (I Sm 16:1-13), Davi nem estava entre os filhos que se apresentaram perante Samuel, porm ele permaneceu entre as ovelhas, at que mandaram busc-lo. Isto mostra que no havia a opo que ele poderia ser importante para aquela reunio, nem para a famlia, nem para si mesmo. Humildade a capacidade de se ver como Deus nos v. Com pequenez e singeleza de corao. O que precisamos demonstrar, como cristos, um corao no competitivo ou que deseje autoridade e posies, mas sim humildade e disposio de ser servo, estando disposto a aceitar at mesmo as mais simples e humildes tarefas. Que o Senhor nos livre de todo alto conceito, de toda segurana excessiva e humana, e at mesmo de nossas impresses e revelaes especficas e pessoais. A segurana uma beno em nossas vidas crists. Temos a promessa de estarmos seguros e convictos em nosso viver. Porm, uma margem de insegurana nos leva a depender de Deus e dos irmos e essa atitude, provm de sabedoria. sinal de quebrantamento em nossas vidas saber deixar esta margem para que o Senhor possa cobrir-nos, e possamos nos relacionar em amor. Pessoas que no possuem esta margem de insegurana no expressam humildade, mas excesso de confiana, segurana que presuno. Que Deus nos d coraes humildes, quebrantados e sensveis, equilibrados com o poder de Deus e uma segurana em nosso viver. Ser humilde um fruto do nosso relacionamento com o Esprito Santo. uma atitude constante de servir, no interior, de dentro para fora. Mt. 5:3 Bem-aventurado os humildes de esprito, porque deles o reino dos cus. Os humildes de esprito so aqueles que tm esprito totalmente dependente de Deus, tendo lhes sido dada a capacidade de no se considerar donos absolutos da verdade. So pessoas sensveis para reconhecerem em outros a capacidade de orient-los (Pv 29:23) A soberba do homem o abater, mas o humilde de esprito obter honra. (Is. 57:15) Porque assim diz o Alto, o sublime que habita a eternidade, o qual tem o nome de santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito tambm com o contrito e abatido de esprito, para vivificar o esprito dos abatidos, e vivificar o corao dos contritos. Mq. 6:8 Ele te declarou, homem, o que bom; e o que que o Senhor pede de ti, seno que pratique a justia e ames a misericrdia e andes humildemente com o teu Deus? Andar com um esprito humilde sempre foi o propsito de Deus para o homem, desde o dia em que o Senhor o criou. Deus planejou para o homem um esprito totalmente dependente dEle. Contrrio ao orgulho e soberba que Lcifer permitiu que entrasse em seu corao. A humildade para com Deus: Tg. 4:10 Humilhai-vos na presena do Senhor, e ele vos exaltar I Pe 5:6 Humilhai-vos, portanto sob a poderosa mo de Deus, para que ele, em tempo oportuno vos exalte.. Quando tomamos uma atitude humilde diante de Deus, Ele mesmo nos levar posio elevada. Consequncias de sermos humildes para com Deus: 1. Ser ouvido por Deus (Sl. 9:12) Compadece-te de mim Senhor; v a que sofrimentos me reduziram os que me odeias, tu que me levantas das portas da morte (Sl. 10:17) Tens ouvido, Senhor, o desejo dos humildes; tu lhes fortalecers o corao, e lhes acudirs. 2. Ser livrado por Deus. E Deus salvar o humilde 13

3. Ser valorizado por Deus. Sl. 138:6 O Senhor excelso, contudo atenta para os humildes. Porque a minha mo fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei este: o aflito e abatido de esprito, e que treme da minha palavra. 4. Ser sustentado em honra. Pv. 18:12 Antes da runa gaba o corao do homem, e diante da honra vai a humildade. Pv. 29:23 A soberba do homem o abater, mas o humilde de esprito obter honra. 5. Ser exaltado por Deus. Lc. 14:11 Pois todo o que se exalta ser humilhado; e o que se humilha ser exaltado. Lc. 18:28 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e no aquele, porque todo o que se exalta, ser humilhado, mas o que se humilha, ser exaltado. Humildade para com o prximo: I Pedro 5:5 Rogo igualmente aos jovens. Sede submissos aos que so mais velhos, outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede a sua graa. O nosso exemplo de humildade Jesus Cristo. Ele cingiu-se de uma toalha e humildemente lavou os ps dos discpulos. Joo 13:5 Depois deitou gua na bacia e passou a lavar os ps aos discpulos e a enxugar-lhes com a toalha com que estava cingido. Como servos, devemos estar cingidos de humildade no relacionamento para com o prximo. Consequncias de sermos humildes para com o prximo: 1. Considerao por parte de outros 2. Simpatia de outros 3. Unidade do corpo Princpios para alcanar, esprito humilde (Fl. 2:5-8) a) Vencer o amor prprio b) Aceitar a cruz sem questionamento c) Humilhar-se em qualquer circunstncia

Mansido: Manso o homem que no permite que a justia ou vontade prpria tome conta de seu esprito, mas coloca todo o seu ser debaixo da autoridade do Esprito de Deus: Aprendei de mim que sou manso... Mt. 11:28. Somente com um corao manso, o carter de Deus poder ser expresso atravs do homem. O que tem o princpio de mansido em seu corao no se justifica, no revida a agresses que lhe so feitas, pois tm no Senhor a sua defesa e o seu justificador (Mt. 11:29, Is. 53:7). Tomai sobre vs o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de corao, e achareis descanso para as vossas almas.. Ele foi oprimido e humilhado, mas no abriu a boca, como cordeiro foi levado ao matadouro, e, como ovelha, muda perante os seus tosquiadores, ele no abriu a sua boca. A palavra mansido no grego quer dizer: afvel, brando, bondoso. Esta palavra era usada freqentemente pelos escritores gregos para caracterizar uma ama com crianas chorosas, ou 14

um professor com alunos teimosos. Mansido descreve o toque de amor que todos os filhos devem ter durante o seu desenvolvimento. Sem ele as crianas crescero desequilibras. Um lder pode ser firme, mas deve agir com mansido porque seno machucar e prejudicar o povo de Deus. Esta atitude de corao permitir ao lder tratar de assuntos srios sem machucar espiritualmente ou ofender permanentemente o povo. A mansido um pr-requisito para que o homem possa assumir o governa da terra. Sem este princpio impossvel que o amor e o juzo de Deus sejam expressos. Mt.5:5 Bemaventurados os mansos, porque herdaro a terra. E Moiss estava numa posio de governo porque era manso (Nm. 12:1-15) Princpios para a mansido ser alcanada: a) Deciso de no fazer a vontade da carne; b) No se justificar diante das pessoas; c) No revidar quando for agredido; d) Submisso total ao Esprito Santo; e) Aceitar a cruz como parte principal do processo. Fidelidade: Ser fiel ser constante na aliana com algum. ter compromisso. Ser algum com quem pode confiar e em quem podemos delegar atribuies (Dn. 6:4; Hb.3:5; I Co. 4:2) Dn. 6:4 Ento os presidentes e os strapas procuravam ocasio para acusar a Daniel a respeito do reino; mas no pde achar nele culpa alguma; porque ele era fiel e no se achava nele nenhum erro nem culpa. Hb. 3:5 E Moiss era fiel em toda a casa de Deus como servo, para testemunho das cousas que haviam de ser anunciadas. I Co.4:2 Ora alm disso o que se requer dos despenseiros que cada um deles seja encontrado fiel. Devemos ser fiis: 1. palavra de Deus. II Cor. 2:17 Porque ns no estamos, como tantos outros, mercadejando a Palavra de Deus; antes, em Cristo que falamos na presena de Deus, com sinceridade e da parte do prprio Deus 2. casa de Deus. Hb 3:5 E Moiss era fiel em toda a casa de Deus como servo para testemunho das coisas que haviam de ser anunciadas. a)- fidelidade viso da igreja. b)- Aos princpios doutrinrios c)- submisso s autoridades da igreja local. 3. Aos irmos. Pv. 11:13 O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de esprito o encobre. 4. Aos dzimos e ofertas: Malaquias 3:8-12 Recompensas da fidelidade: Lc. 19:17; Ap. 2:10 Lc. 19:17 Respondeu-lhe o Senhor: Muito bem, servo bom, porque foste fiel no pouco, ters autoridade sobre dez cidades. Ap. 2:10 ... s fiel at a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

15

Coragem e Violncia (ou autoridade) Esta uma das caractersticas do carter de um cristo que havia em Jesus. Quando Jesus entrou no templo e expulsou os cambistas derrubando suas mesas, Ele mostrou zlo e violncia. No carter de Cristo, vemos dois aspectos: por um lado Cristo nos mostrado como um Cordeiro, mostrando seu amor, e por outro lado O vemos como um leo, mostrando sua autoridade e violncia. E isto nos dado como exemplo para o nosso carter tambm. Por um lado necessitamos de violncia e autoridade. Em Mt. 11:12, Jesus nos disse que o reino de Deus seria tomado por esforo, e os violentos se apoderariam dele. A pergunta agora : quem so os violentos? Creio que podemos substituir violentos por valentes no contexto que Jesus quis dizer. E achamos alguns homens na Palavra tidos por violentos, especialmente em I Cr. 11, onde encontramos homens citados como violentos de Deus. Quais as caractersticas bsicas destes homens? Eles no temeram o inimigo. Todos os homens citados aqui foram pessoas que entravam na peleja sem receio ou temor, e por essa razo se tornaram valentes. Encontramos nos versos 4 a 7 que Joabe tomou a Sio e foi feito comandante do Exrcito. Depois, no v. 14, Eleazar que efetuou um grande livramento, defendendo o campo de cevada e, no verso 11, nos diz que Jasoboo brandiu a sua lana contra trezentos homens e os feriu, e muitos outros prodgios aqui encontramos, pois estes homens expuseram suas vidas, entraram na batalha sem receio, sem temor. E por isto tornaram-se violentos. Para conquistar o reino de Deus, temos que ter tal valentia. Para trazermos o domnio de Jesus no pode haver receio e temor. necessrio ter a violncia e entendimento de Cl. 2:13-15, que nos diz a posio que temos sobre o diabo, devido ao que Cristo fez na cruz. Fome de Deus Creio que todo cristo sabe a importncia que a orao tem em sua vida. Orar mais do que fazer algumas peties ao Senhor, lembrando-lhe uma lista de necessidades. O Senhor organizou a vida crist de tal forma que a orao fosse essencial, imprescindvel. Simplesmente como impossvel viver sem o ar que respiramos, impossvel vivermos espiritualmente sem a orao. Para iniciar, no enfocaremos o fator espiritualidade orao, e sim o fator subsistncia e orao. Antes de pensarmos em orar para sermos espirituais, precisamos pensar em, pelo menos, viver espiritualmente. H um conceito entre os cristos de que as pessoas que oram so espirituais, e isto est errado. s vezes, elas esto apenas vivas em seus espritos, enquanto outras at j morreram em seu contato com Deus e no perceberam. necessrio orar para manter o esprito vivo. A orao o alimento de nossa alma. Como suspira a cora pelas correntes de guas, assim por Ti Deus, suspira a minhalma. Sl. 42:1. Este clamor estava no corao do salmista. Havia uma fome, uma necessidade intensa de orar, de abrir a alma a Deus. Ele esperava entrar em contato com o Pai. Seu esprito gemia por isso, assim como o Esprito geme por ns. Porm, na maioria das vezes, no valorizamos o suficiente este clamor interior que brota para nos levar a alguns momentos a ss com o Pai. E assim ele vai se apagando, at que no sentimos mais perturbados interiormente. E podemos, ento viver uma vida natural como as outras pessoas. No h mais dentro de ns aquela voz que clama e chora por Deus. E este o comeo de uma vida crist fraca. Ef. 5:18 Enchei-vos do Esprito Aqui h uma ordem: enchei-vos. Deus habita em meu esprito, conforme I Co. 5:17 Mas aquele que se une ao Senhor um esprito com Ele. Ele est em ns, porm possvel no darmos lugar a Ele. possvel passarmos tanto tempo sem centraliz-lo, sem colocar nossa mente e nossas emoes nEle, que simplesmente se apaga. 16

Quando oramos, ns O centralizamos; quando voltamos nosso ser a Deus em orao, Ele est realmente ocupando o lugar que lhe pertence em ns. Os captulos 2 e 3 de Gnesis, mostram como Deus criou o homem para viver em ntima comunho com Ele. E ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim tardinha, esconderam-se da presena do Senhor Deus, entre as rvores do jardim. (Gn 3:8) Vemos aqui que o Senhor passeava e Ele chamou Ado para estarem juntos e terem comunho. Esse foi o propsito inicial de Deus para o homem: comunho, relacionamento com Seu Criador. E quando isto no obedecido surge um vazio na alma. como se a existncia no tivesse sentido, porque o sentido da vida do homem conhecer e andar com Deus. Quando estudamos o livro dos salmos, percebemos que havia no corao de Davi um clamor. Ele amava a Deus, ele precisava de tempo a ss com Seu Amado (Sl. 142:1-3). No havia alegria e nem paz se a presena de Deus no estivesse cobrindo sua vida. E isto acontecia atravs da orao. Queremos salientar que Deus, do Seu ponto de vista, no quer apenas que oremos, mas que tenhamos fome e sede de sua presena. Que no nos sintamos felizes e nem realizados se isto no vem de uma ntima comunho com Ele. O homem, hoje tem muitos afazeres para preencher sua vida, para distra-lo. No entanto, o Senhor espera por aqueles que diro: eu no estou feliz, no estou completo, se Tu no estiveres me alegrando. As coisas naturais so belas e tem o seu lugar, porm jamais podero tomar o lugar que do meu Amado. Que o Clamor do Seu Esprito em ns seja tal que no consigamos viver, nem ser felizes, nem realizar Sua obra, se nossos espritos no estiverem imersos e plenos de Sua graa. Dependncia de Deus: O prximo trao do carter de um cristo que queremos enfocar, a dependncia de Deus. A independncia est ligada ao corao do homem desde (Gn. 3:15). Quando Ado e Eva comeram do fruto da rvore do conhecimento do bem e do mal, eles estavam declarando sua independncia de Deus. A partir daquele dia eles no precisavam perguntar a Deus e depender dEle, pois por si s saberiam o que seria certo ou errado, bem ou mal. Esta semente da vida independente de Deus cresceu no corao dos filhos dos homens e os levou degradao cada vez maior. Geraes desenvolveram-se totalmente independentes de Deus. Em Gn.15, quando Deus traz o dilvio, Ele o trouxe pelo fato dos homens quererem tornar-se to fortes, juntos que ningum os poderia deter. A Deus os deteve. Foi o prprio Deus quem disse: No haver restrio para tudo o que intentarem fazer. Gn 11:6. O prprio Senhor viu o perigo da unio do homem em sua independncia dEle. E esta uma semente que trazemos em nossos coraes. Existe a sria necessidade do Senhor tratar com cada um de ns no que diz respeito independncia. Foi para gerar dependncia que Deus passou Moiss pelo deserto de 40 anos. (Ex.2:5). Foi quando ele estava totalmente incapaz em sua mente e em seu prprio conceito que o Senhor o julgou preparado. Foi esta tambm a lio de Israel no deserto (Dt. 8:3-4). Aqui vemos Moiss dizendo: Ele te deixou ter fome, Ele te humilhou, para te dar a entender que o po vem de sua presena. O Senhor levou-os total dependncia de Sua Palavra. Ou Deus operava e mandava o man, ou eles morreriam. No havia esta opo, era somente dependncia.

17

Deus trata conosco to seriamente a respeito de dependncia, pelo fato que o importante para Ele no o que faremos, mas sim se faremos o que Ele ordenou, ou se faremos por nossa iniciativa. Em Joo 8:28, Jesus disse: O Filho por si nada poder fazer, mas somente o que v o Pai fazer. E esta deve ser a nossa posio. No fazermos por nossas iniciativas ou vontades, mas porque o Pai nos ordenou que fizssemos. Ter o carter de Cristo ter esta dependncia de Deus em nossas vidas. O propsito mximo da vida de Jesus, expressado nos evangelhos, era: fazer Tua vontade (Hb 10:7) No rolo do livro j est escrito a meu respeito, disse Jesus: fazer a tua vontade. Esta era a principal misso de Jesus. Se o Pai O quisesse quieto por 30 anos, Ele o estaria; se o Pai o quisesse num ministrio, Ele tambm estava pronto para isto. O fato de no estribarmos em nosso entendimento (Sl. 37:4) mas conhecermos o carter de Deus para nossas vidas um aspecto de vital importncia para ns. No o que fazemos que ir contar na eternidade, mas sim se fizermos de acordo com Sua vontade e em obedincia sua Palavra. Isto significa que o que conta a iniciativa e os meios. Isto , se foi Ele quem nos mandou, e se fizemos conforme Sua vontade, ou seja, no apenas ser dependentes na orientao, mas tambm na maneira de operarmos tambm. O Senhor quer filhos que andam no mesmo princpio que Jesus, o primognito, andou. Que toda semente de rebeldia e independncia seja exterminada e retirada de nossos coraes, e que o nosso carter reflita o carter de Cristo.

Obedincia e Submisso: I Sm. 15:22 Porm Saul disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifcios quanto em que obedea Sua Palavra? Eis que o obedecer melhor do que o sacrificar, e o atender melhor do que a gordura de carneiros. Quando uma ordem choca minha vontade: Obedecer fruto de deciso individual e no de um mover sobrenatural de Deus. As minhas prticas, o andar em obedincia forma o meu carter. (I Sm. 24:2-10) A obedincia o alicerce do carter (Mt. 7:24). Aprendemos a obedecer atravs do sofrimento. Foi assim com o prprio Jesus (Hb. 5:8) Embora sendo Filho, aprendeu a obedincia pelas cousas que sofreu. Zelo Ser zeloso cuidar com amor de algo que pertence a Deus. O que pertence a Deus? - Sl. 24: 1 Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nele se contm, o mundo e os que nele habitam. - Sl. 50:10 Pois so meus todos os animais do bosque e as alimrias sobre as montanhas. - Ag.2:8 Minha a prata, meu o ouro, diz o Senhor dos exrcitos. - Mc. 11:15-19 Tudo pertence ao Senhor. Somos apenas mordomos do que Ele tem deixado sob o nosso cuidado. Precisamos agir com zelo, preservando e cuidando das coisas que Ele nos tem dado. Inclusive do nosso prprio corpo.

Pacincia Is. 53:7 Ele foi oprimido e humilhado, mas no abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha, muda perante os seus tosquiadores, ele no abriu a sua boca. 18

Mt 27:14 Jesus no respondeu nem uma palavra, vindo com isto a admirar-se grandemente o governador. Ser paciente esperar o momento certo de agir na vontade de Deus; suportar presso sem explodir.

Autenticidade I Cor. 2:1-3 e II Co. 10:10 nos leva a reconhecer que eu sou o que sou pela graa. Paulo reconheceu abertamente os amigos de Corinto quem, realmente, ele era. mas pela graa de Deus, sou o que sou, e a sua graa, que me foi concedida, no se tornou v, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia no eu, mas a graa de Deus comigo. Um servo de autenticidade se expe. No consegue esconder suas limitaes nem ao seu Senhor, nem aos que junto com ele servem. Integridade II Cor. 4:12 e I Ts. 2:3,4 ser ntegro ser absolutamente sincero. Quando nossa vida caracterizada pela sinceridade e total integridade, no h necessidade de manipular os outros. Se cultivarmos um verdadeiro gesto pelo que real e genuno, chegar um momento em que os valores que substituem o que real no nos atrairo mais.

9. O Desenvolvimento do Carter atravs dos tratamentos de Deus


II Pedro 1:1-11 a graa de Deus que me capacita a fazer as coisas certas diante de Deus. A leitura deste texto nos ajuda na compreenso do processo que Deus usa para desenvolver o carter de um cristo. Deus, atravs de Jesus Cristo, nos prov a Sua prpria natureza. Podemos receber a natureza divina (II Pe. 1:4-9). Atravs da obedincia que nos acrescentar mais de Jesus. As promessas divinas nos foram outorgadas (II Pe. 1:4), e o poder de Deus a nossa garantia de que Ele realizar em ns as mudanas necessrias. (II Ped. 1:3). Somente atravs de uma atitude de diligncia podemos alcanar o aperfeioamento do nosso carter. Precisamos ter a deciso de alcanar e sermos semelhantes a Cristo, termos em ns a natureza divina amadurecida (II Pe. 1:10-11) Virtudes a serem alcanadas de maneira gradativa a partir do texto anteriormente lidam: AMOR FRATERNIDADE SANTIDADE OU PIEDADE PACINCIA OU PERSEVERANA TEMPERANA OU DOMNIO PRPRIO VIRTUDE E PODER F DILIGNCIA

A vida crist um processo. Precisamos venc-la passo a passo, cada degrau correspondente a um novo nvel alcanado, nova vitria em determinada rea, at alcanarmos o topo da escada. Diligncia: determinao para alcanar um alvo previamente proposto. 19

F: crer no invisvel, no aparentemente impossvel. Virtude: ter poder Conhecimento: conhecer a Deus, v-lo por revelao e descobrir a Sua vontade para a sua vida. Temperana ou domnio prprio: aprender a por de lado seus prprios desejos a fim de se tornar perseverante e piedoso. Santidade ou Piedade: deixar com satisfao que Deus realize a sua vontade em nossa vida. Ser separado para Deus. Fraternidade: apreciar outras pessoas e gostar delas. Amor: sentimento profundo, dar tudo.

A responsabilidade de Deus prover a todo crente a prpria natureza divina atravs do arrependimento do pecado e da f em Jesus Cristo, pelo poder operante do Esprito Santo na vida do crente. A responsabilidade do homem aplicar e cumprir esta realidade. Se o cristo no fizer o que necessrio para que estas promessas se cumpram, ele pode perder o que por direito dele. Por causa de tais fatores, h muitos cristos ou ministrios estreis e infrutferos no corpo de Cristo. H muitos ministrios que no tem viso do Senhor, porque no obedecem a Palavra de Deus. A liderana tanto quanto o restante da Igreja devem desenvolver o seu carter da disciplina interior do Esprito Santo. Quando Pedro se refere a acrescentar ele descreve o caminhar cristo. A proviso para este caminho foi feita por Jesus. Porm, o processo para alcanar este objetivo determinado por cada cristo, pelo modo como responder ao tratamento de Deus em sua vida. Deus quer desenvolver o carter do cristo. Como? Por exemplo: Quando o crente necessita de disciplina, para o desenvolvimento de seu carter, o Senhor prover experincia de aprendizado e circunstncias para ajud-lo (treinalo), neste processo. Este processo de aprendizado chama-se comumente de O tratamento de Deus. Fil. 1:6; Sl. 1:6; Hb. 12:5-8. Podemos receber, atravs de relato bblico, este tratamento na vida de alguns homens de Deus: Moiss, Abrao, Davi, Elias, etc. Ex.: Moiss: At. 7 :25 tratamento At. 7 :30-36 Quatro aspectos diferentes dos tratamentos de Deus: a) Descrevendo o Processo Todos ns nascemos em iniqidade e fomos formados em pecado. Todos temos por nascimento uma natureza cada, que nos acompanhar ou no por toda vida (Rm 5:12). A natureza cada do homem no est em harmonia com nenhuma das coisas do Senhor. (Cl.5:17) Deus colocou diante do cristo a meta da perfeio (I Pe 1:15; Gn. 17:1; Mt.5:48; Lc.6:40). Maturidade espiritual meta bblica para todos os que esto em Cristo Jesus. Por vezes a carnalidade do homem no permite que ele desenvolva seu carter como as Escrituras ordenam. Esta natureza humana tratada definitivamente pelo Poder da cruz, mas o Ego a principal razo pela qual o homem precisa do tratamento de Deus. Cada cristo precisa do tratamento de Deus para motiv-lo a prosseguir em direo perfeio espiritual (Hb. 6:1-3). b) O propsito do tratamento 20

O cristo necessita do tratamento de Deus em sua vida porque possui reas escondidas em sua vida que devem ser reveladas (I Jo. 1:5-7). Deus deseja revelar estas reas escondidas de pecado em ns, de maneira a nos ajudar a crescer. As escrituras afirmam que Deus quem revela tais segredos (I Co. 3:13 e Mt. 10:26-27). Deus revela os nossos pecados ocultos para que no sejamos destrudos, nem os nossos ministrios. Deus revela estas reas escuras, que esto presentes dentro de ns, para que renunciemos a elas. Para que isto acontea o cristo precisa da graa de Deus, por que humanamente a tendncia cobrir suas prprias falhas e fraquezas. O homem deseja sempre se defender e esconder os motivos do corao (Gn. 4:8) Deus deu ao cristo o seu Esprito Santo. o Esprito Santo quem revela as necessidades espirituais do homem, sondando o corao do cristo para revelar os pecados que devem ser abandonados (Sl. 139:23-24 e Pv. 21:2). A Palavra revelar significa retirar a tampa; e a palavra ocultar significa esconder cobrindo, cobrir da vista, ou cobrir o assunto. Deus tenta retirar a cobertura de cima do homem, enquanto que o homem faz tudo para ret-la. Os homens podem comear bem, mas, se tiverem pecados ocultos em suas vidas, os quais no confessam, mas alimentam-nos sem arrependimento, estaro destruindo suas vidas e ministrios. Em II Sm. 1:19, Davi lamentando a morte de Saul e Jnatas, chama trs vezes: como caram os valentes!. Nesta lamentao Davi descreve os valente no incio da vida ministerial como: 1. Formosos (vs.19); 2. Poderosos (vs.19); 3. Amados e queridos (vs.23); 4. Mais ligeiro do que as guas (v.23); 5. Mais forte do que lees (vs.23); 6. Vestiam com escarlata aos outros (vs.24); 7. Capazes de colocar ornamentos de Deus nos outros (vs.24). (segundo a Verso Ampliada) Todo lder precisa lembrar que o propsito dos tratamentos de Deus revelar seu corao para que ele no caia. Alguns exemplos bblicos de homens que comearam bem e terminaram em tragdias, por no entenderem os propsitos do tratamento de Deus em suas vidas. Seu bom comeo Saul I Sm. 10 Salomo II Cr. 1:7-10 Sanso Jz. 14; 15:15 Pecado secreto Fim trgico Esprito independente I Sm. 31 Orgulho, cobia, valores I Rs. 11 errados, autoconfiana Luxria, cedeu s suas emoes Jz. 16:20-27 e sentimentos errados

c) Nossa Atitude como Resposta

21

Devemos aceitar o tratamento de Deus em nossas vidas, crendo que todas as coisas cooperam par ao nosso bem, visando um fiel proveito: o aperfeioamento (maturidade) do nosso carter. Todos aqueles poderosos homens de Deus iniciaram seus ministrios com o esplendor do sucesso e terminaram derrotados. Possuam qualidades positivas no incio de suas vidas e ministrios. Por ex: humildade, sabedoria, f, conhecimento, uno, corao pronto para Deus. Apesar de todas as qualidades slidas e fortes que porventura possuamos, devemos ter sensibilidade e obedincia ao Senhor, inclusive durante os tratamentos em nossas vidas. Em I Co. 9:23-27, Paulo afirma que no queria ser como o homem que, aps ter pregado a outros, se tornaria um rejeitado. d) Permitindo as Presses de Deus A aplicao dessas verdades pode ser vista em Israel Natural, a Igreja no deserto. Os mveis do Tabernculo, propriamente dito, e seus sacrifcios todos, demonstram esta verdade. O incenso para o altar do incenso tinha que ser esmagado, antes de poder ser usado como oferta ao Senhor. Semelhantemente todo cristo deve experimentar primeiro os tratamentos de Deus, antes de exalar doce fragncia para o Senhor. O castial era de ouro batido de uma s pea batida de ouro, que tinha que ser passado pelo fogo da purificao, antes de poder ser usado como vaso de luz no tabernculo. Todas as tbuas no santurio, tambm tinham que experimentar o processo de descasque, antes de poderem ser usadas com parte do tabernculo. Tinham que passar pelo esmerilhador e moldagem, at que o formato desejado fizesse parte da casa do Senhor. Da mesma forma tem um forno para cada cristo. PROPSITO DE DEUS NO TRATAMENTO: 1o. Transformar o crente imagem de Jesus Cristo. Este processo relatado em II Co. 3:18. E todos ns com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glria do Senhor, somos transformados de glria em glria, na sua prpria imagem, como Senhor. A palavra transformar aqui, no grego Metamorphos, significa: mudana completa de um formato em outro. a raiz da palavra cientfica usada para descrever o processo de transformao, de uma lagarta em borboleta. Este processo leva tempo e gasta energia. A lagarta muda de um formato para um outro completamente diferente. O cristo tambm precisa passar por uma metamorfose. A cada dia, o cristo que segue ao Senhor e responde positivamente, tem mais e mais, da sua natureza restaurada e transformada imagem do Senhor Jesus. 2o. Limpar toda sujeira. Deus quer nos tornar puros. Ele est constantemente levando seu povo ao fogo atravs dos seus tratamentos. Em todo o mundo, est havendo muita presso e calor sobre o povo de Deus. Este calor est ordenado por Deus, para purgar seu povo. A palavra purgar significa refinar, tornar puro, mudar pelo calor. 22

O povo de Deus, como o metal, preparado para uso. Toda a sujeira e sobras extras so trazidas superfcie para serem lanadas fora. Escria aquilo que lanado fora, matria que sobra, a parte no aproveitvel. Deus est removendo todo excesso e escrias dos seus lderes. Ele quer o desenvolvimento do carter em todos os seus lderes (Is. 1:22-25; Ez. 22:18-19; Mt. 3:12; II Tm. 2:21) 3o. Deus quer limpar a nossa veste. O pisoeiro era um arteso que limpava todas as fibras de um pano, para que o material pudesse se tornar um lindo traje. Freqentemente, ele estabelecia seu negcio perto de riachos e, depois de lav-los vrias vezes, os estendiam sob pedras achatadas. Depois ele batia os panos crus com um basto de pisoeiro. Este basto era enorme e tinha dentes de ferro que serviam para extrair sujeira dos panos. Conforme ele batia nos panos crus, todos os fragmentos e sujeira subiam para a superfcie e a gua os varria. Por este processo, o material era limpo. Aps a limpeza, o material estava pronto para o artfice, para transform-lo em um magnfico traje. Malaquias 3:1-3, diz que Jesus como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros.. e Ele sabe como nos bater sem machucar. Deus tem um basto que Ele usa para extrair toda a sujeira da vida dos cristos. Deus no usa Seu basto simplesmente para ostentar o poder, mas usa-o para limpar as vestes das vidas dos seus filhos. 4o. Deus quer produzir frutos nas vidas das pessoas Em Joo 15, temos a parbola da vinha e dos ramos. O agricultor que poda a vinha dever, s vezes, usar a tesoura de podar. Os galhos mortos devem ser cortados de maneira a no extrair a seiva necessria dos galhos vivos. Os galhos que no do frutos so podadas para dar mais frutos. Deus ir podar, purgar, refinar e cortar as varas que do frutos para produzirem mais frutos. O propsito de Deus sempre positivo e redentor. Aqueles que desejarem dar mais frutos sero os mais podados. 5o. O propsito de tratamento de Deus preparar os vasos para servi-lo II Tm.2:19-20 A partir do momento em que o vaso formado do barro at o momento em que retirado do forno, ele submetido a um processo definido de formao. A aplicao das mos do oleiro sobre o vaso s vezes dura e firme. A roda do oleiro, o forno, tanto quanto as mos do oleiro, so todas partes vitais na preparao do vaso. O propsito de Deus nessa situao o vaso para sua honra (Jer. 17:1-10). As escrituras indicam que Judas, o apstolo cado e traidor de Jesus Cristo, enforcou-se no campo do oleiro (Mt. 27:1-10). Neste campo foi encontrados um vaso humano, rejeitado, corrompido e mutilado, vaso para desonra, como tantos outros. Faltou algo na preparao de Judas como lder. O propsito do tratamento de Deus na vida de Judas, tanto quanto na vida de qualquer outro cristo que esteja sendo treinado para liderar, expor as falhas do vaso rapidamente, para que Ele possa tratar com as falhas e cur-las e deste modo usar o vaso para honra. Deus quer usar os vasos eficazmente para um propsito especfico e no destru-los. 6o. Deus quer trazer crescimento s nossas vidas

23

Em Is. 54:2, o profeta proclama: amplia o espao de tua tenda.. Figuradamente isto pode significar que Deus quer ampliar a capacidade daqueles que esto se preparando para liderar Sua casa, a fim de que recebam mais do Senhor. II Sm. 22:37, declara que o Senhor pode alargar os passos dos lderes (caminhar). Is. 60:5, diz que o corao da pessoa pode ser dilatado a fim de que seu depsito espiritual tambm aumente. O propsito do tratamento de Deus nos alargar de muitas maneiras. Deus deseja expandir o nosso ministrio e a nossa funo na Casa do Senhor, assim como o nosso carter. Algumas reas em nossas vidas que podemos dizer que Deus quer alargar: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Nossa viso I Cr. 4:10 Nossos passos I Sm. 22:37 Nossos coraes Is. 60:5 Nossas fronteiras Ex. 34:24 Nossa confisso I Sm. 2:1 Nossa habitao Ez.41:7; Pv. 24:3-4; Is. 54:2 Nosso ministrio II Co. 6:11, 13; 10:15-16

7o. Deus quer, atravs do tratamento em nossas vidas, nos levar a uma busca da sua pessoa. O Senhor trar as presses e o calor sobre os lderes em perodos especficos, para motivlos a busc-lo. A presso no para desvi-los de Deus, mas, na direo de Deus. Muitas vezes, os tempos difceis e as circunstncias duras so mal interpretados pelo lder em preparao. Todos estes tratamentos so para motivar o homem a se voltar para Deus como a sua nica fora. Um lder ou dirigente de G.F.C.M., deve aprender a buscar em tempos difceis, para que aprenda a ajudar outro a fazer o mesmo. Jesus aprendeu pelo que sofreu. a experincia que nos capacitam a conduzir outros. 8o. Deus quer mais do seu Esprito fluindo em nossas vidas As escrituras retratam o vinho como indicativo do Esprito de regozijo (Mt. 9:17; At.2:13,16 e Ef.5:18). O tempo da colheita era um tempo de alegria para todo o povo. Aps o longo perodo de espera, era finalmente hora da colheita. Neste tempo, toda a famlia se envolvia na sega. As mulheres e as crianas colocavam nas cabeas as uvas colhidas. Levavam essas uvas para grandes tonis de pedas, onde pisadores aguardavam descalos, dentro dos tonis, onde as uvas eram despejadas. Os pisadores ento iniciavam o processo de andar por cima das uvas maduras, apertando-as para a extrao do suco. Enquanto o pisador fazia isto ele se segurava na viga de madeira que estava ligada ao mastro no centro do tonel. A maior parte do seu peso, descansava nesta viga, de maneira a no pisar com demasiada fora sobre as uvas. Se ele pisasse demais sobre as uvas, ele esmagaria a semente juntamente com a uva. Se isto acontecesse o vinho se tornaria amargo, prestando somente para dar aos animais. A aplicao maravilhosa. Deus o pisador das uvas, que somos ns. Ele deseja que o vinho do Seu Esprito flua das nossas vidas e ministrios. Ele nos aperta. Este um processo duro, doloroso, mas Deus no esmagar nossos espritos (a semente da uva) para nos tornar amargo. 24

Uma vida amarga no boa para ningum. Deus no deseja lderes amargos. Ele quer que o vinho novo e fresco do Seu Esprito flua atravs de nossas vidas. 9o. Atravs dos tratamentos Deus quer nos dar uma nova viso Em II Co. 4:16-18, Paulo enfoca esta realidade. Todas as presses, aflies e provas que vem sobre ns agora, so para operar algo eterno. No devemos olhar apenas para o presente, analisando aquele momento. Precisamos encarar o futuro, pensando no fruto eterno que ser em ns, e, atravs de ns, na vida de outros. Dons so dados, mas o carter desenvolvido. O carter tem valor eterno, ir conosco para a Eternidade (I Co. 13:8,13)

10.Nossa atitude diante do tratamento de Deus


Termos o carter desenvolvido semelhana de Jesus Cristo muito mais importante do que as aflies que possamos viver nesta vida. Suportando estas aflies no presente teremos o carter de Jesus Cristo sendo desenvolvido em ns. Nossas atividades ou reaes diante das circunstncias que Deus usa para tratar conosco definem nossa aceitao do tratamento, ou no. Elas (as atividades) so a causa de recebermos os tratamentos. Algumas atividades que devemos desenvolver quando passamos por provas: a) b) c) d) e) f) g) Atitude de corao Tg.5:13 Atitude contrita I Pedro 4:19 Atitude de reflexo Hb. 12:3 Atitude de louvor Sl. 74:21 Atitude de suporte Mt. 10:22, I Co. 10:13 Atitude de gozo Mt. 5:12; I Tm. 5:3 Atitude de mudana II Sm. 12:13

Resistir geralmente quer dizer se segurar ou ser estvel durante a adversidade. Temos a seguir trs palavras gregas que se traduzem por resistir. 1. ANEKOMAI resistir na adversidade 2. HOOPOMLOE estar debaixo, permanecer, suportar; ato de permanncia na situao ou na posio (Hb. 12:5-7) 3. HOOPOMEROE suportar debaixo, levar embora, suportar com ombros (I C.10:13) Em Jac vemos uma atitude certa em resposta aos tratamentos de Deus. Atravs das Escrituras, Deus se identifica com 3 homens; muitas vezes Deus disse: Eu sou o Deus de Abrao, de Isaque e de Jac. Sendo o Deus de Abrao, nos fala que um Deus que guarda o conserto. Sendo o Deus de Isaque, fala do Deus dos milagres. Mas, quando a Escritura proclama que Ele o Deus de Jac, fala de Deus como sendo Deus de mudanas, pois mudou o nome de Jac, e a sua natureza (de Jac suplantador para Israel). Diante do tratamento de Deus podemos ter duas atitudes: 1. A de vencer conforme o prprio Jac foi comparado (Is.41:14-16) e at mesmo Jesus (Sl.22:6). 25

2. A da Serpente representando satans. Estas duas atitudes se contradizem. Alguns lderes respondem a Deus como um verme outros como uma serpente.

UM VERME A SERPENTE 1. se esmaga quando pisado 1. ataca quando pisado 2. no tem defesa 2. se defende 3. se contorce, porm com facilidade entrega a 3. luta at morrer sua vida REAGIMOS AOS TRATAMENTOS DE DEUS COMO UM VERME OU COMO UMA SERPENTE?

11.Sete reas em que o lder cristo deve demonstrar solidez de carter.


1a. Na sua vida espiritual: O relacionamento com o Senhor constitudo sobre um carter divino, tanto em profundidade na Palavra, quanto em orao. 2a.Na sua vida pessoal: Os hbitos, estilo de vida e padres que o lder desenvolve tero uma grande influncia no seu ministrio. 3a.Na sua vida familiar: Um lder tem que ter seu prprio lar em ordem. Sua vida familiar a base para ministrar famlia de Deus. Isto est baseado sobre seu carter, pois que, sem carter ele no ter sucesso na vida familiar. 4a.Na sua vida social: Os amigos e amizades do lder refletem o tipo de carter que ele tem. Lealdade e aceitao so dois grandes fatores que se requer das amizades. Um homem de carter desenvolver relacionamentos sociais de sucesso e ter os elemntos necessrios para uma vida normal e uma boa vida social. 5a.Na sua vida ministerial: Em Efsios 4:11, temos a apresentao dos ministrios. O carter a prpria raiz do ministrio. A funo ministerial em si mesmo uma manifestao do seu carter. O que ele ir sobressair naquilo que ele far no seu ministrio. Em I Tm.3 e Tito, principalmente, incluram as qualificaes necessrias para a vida ministerial do lder. 6a. Na sua vida conjugal: Sua vida como cnjuge s ser bem sucedida se o seu carter for amadurecido e desenvolvido. Um homem sem o carter desenvolvido e aberto, trar para dentro do lar as deficincias do seu carter. Se o seu carter for cultivado, ento a vida de casado florescer; de outro modo ele nunca poder satisfazer as necessidades de seu cnjuge. 7a. Na sua vida financeira: Se um homem no sabe cuidar do dinheiro que tem, Deus no poder confiar nele suas ricas verdades espirituais. A sabedoria, desejos, valores, autoestima e habilidade para usar o seu dinheiro e para ofertar, so demonstrado (No necessariamente pela quantidade que ganha) mas, pela maneira como usa o dinheiro.

12.O chamado de LEVITA:

26

Os levitas eram uma classe especial para Deus. O servio do Tabernculo era responsabilidade deles. Eles eram preparados antes de assumir o ministrio no Tabernculo. Em todas as reas eles eram especialmente treinados, e, hoje toda a igreja chamada para ser levita. Suas responsabilidades: a) Cobrir o Tabernculo proteger a casa de Deus: Uma das funes dos levitas era estar cobrindo o Tabernculo de Deus, protegendo-o tanto do sol (dificuldades), quanto das aves (demnios), que tem como objetivo roubar a semente de Deus. O levita protege o Tabernculo, na prtica, atravs de intercesso. Essa a primeira funo do levita. b) Levar o Tabernculo O levita tinha como responsabilidade bsica dar uma direo proftica para o povo. Atravs desta direo o Tabernculo era levado. Estar afinado com Deus saber para onde Deus vai caminhar. c) Administrar o Tabernculo Uma das funes do levita era administrar o Tabernculo, distribuindo funes a cada participante do Tabernculo, segundo o seu dom, ministrio ou vocao. d) Acampar em volta do Tabernculo Proteger o povo e estar atento contra qualquer investida do lobo, e todo tipo de perigo. e) Alimentar o Tabernculo Suprir suas reais necessidades, espirituais e emocionais. Como alimentar o rebanho, na prtica: - Atravs do ensino: II Tim. 3:16,17 - Atravs do aconselhamento O conselheiro algum com capacidade de ouvir e colocar o que ouviu na presena de Deus, esperando em Deus a resposta para aquele problema.

13.Autoridade Espiritual (Rm. 13:1-7; Hb. 1:3)


Toda alma deve estar sujeita a uma autoridade. Quem resiste a autoridade resiste ao prprio Deus. As aes de Deus tm incio em Seu trono. E seu trono est firmado sobre Sua autoridade. Todas as coisas so criadas pela autoridade de Deus e tambm todas as leis fsicas do Universo so mantidadas atravs de Sua Autoridade. CADEIA DE AUTORIDADE DE DEUS: DEUS FILHO ESPRITO SANTO IGREJA HOMEM 27 FILHO ESPRITO SANTO

Algum que no esteja debaixo desta cadeia de autoridade est sem proteo e sem vida (mesmo que ore, seja santo, jejue, etc). Ez. 28:13-18 Satans pecou contra a santidade de Deus (conduta) Is. 14 Satans pecou contra a autoridade de Deus (quabra de um princpio) Podemos pecar contra: - SANTIDADE (conduta, obras); - AUTORIDADE (mexer na base do reino, princpios). Saul pecou contra a autoridade, Davi pecou contra a Santidade. Isaas 14 mostra como Satans transgrediu contra a autoridade de Deus e Ezequiel 28 mostra como Satans violou a Santidade de Deus. Ofender a autoridade de Deus um nvel de pecado bem mais srio do que violar a Santidade de Deus. Considerando ser uma questo de conduta, o pecado contra a santidade torna-se mais fcil de ser perdoado do que o pecado de rebelio. a) rebelio: 1o.) ferida algum sente-se ferido pela autoridade 2o.) ressentimento desejo de vingana 3o.) amargura (razes) diviso, rompimento, barreiras 4o.) dio (demnios) desligamento da aliana, quebra b) submisso x obedincia Obedincia no submisso. Essas palavras tm sentidos diferentes para ns. Um homem pode obedecer sem ser submisso. A obedincia a atitude exterior de partir para executar o que foi ordenado, submisso a atitude interior de at discordar submetendo. c) exemplos de rebelio: 1. Co: desprezo (Gen. 9:20-27) O principal motivo pelo qual No amaldioou Co, foi que sua autoridade com pai foi desprezada. Co quebrou o princpio de autoridade que rege todo Universo de Deus. 2. Nadabe e Abi: independncia (Lev. 10:1-3) O principal motivo de quebra de autoridade na vida de Nadabe e Abi foi que agiram independentemente de seu lder. 3. Aro e Miri: desejo de autoridade (Nm 12:1-3) Desejaram ser como Moiss (principal motivo). Desejaram uma posio de autoridade que no lhes era devida.

14. O obreiro e a Orao


28

A orao fundamental na vida de um obreiro. Ela o canal que Deus usa para transmitir a Sua vida. Sem a orao impossvel fazer a obra do Senhor eficazmente. Um obreiro que no tem uma vida de orao, no tem base slida em seu ministrio. A orao o grande mistrio do mundo espiritual. atravs dela que descobrimos os princpios do trabalho de Deus. Antes de Deus iniciar o Seu trabalho, a igreja necessita, primeiramente, ter uma vida de orao, pois o trabalho de Deus realizado atravs da orao do Seu povo. Os planos de Deus dependem da orao da Igreja. A orao a unio do pensamento do obreiro com a vontade de Deus. Sendo assim, o ato de orar simplesmente expressar a vontade de Deus, que h no cu, para a terra. A orao eficaz no a expresso dos desejos pessoais, mas o alinhar da nossa vontade com a de Deus. A orao no altera o que Deus determinou. Simplesmente realiza a sua vontade que foi prordenada por Ele. A falta de orao, entretanto, efetua mudanas. Deus deixar que muitas de Suas resolues fiquem suspensas devido a falta de cooperao. a) O cu governa atravs da terra (Mt. 18:18,19) Deus deu igreja a responsabilidade de ligar perante o Seu trono toda operao que glorifique o Seu Reino, e tambm lhe deu autoridade, como Igreja, de desligar toda operao contrria ao Seu Reino, nos lugares celestiais. b) A orao a obra de Deus (Ef. 6:18; Ez. 36:37; Is. 62:6,7) Toda operao de Deus se realiza atravs de princpios definidos. Ele sempre atua de acordo com a lei e princpios que Ele determina. inegvel que Ele pode transcrever a todas estas leis e a todos estes princpios que Ele determina, porque Ele Deus. No obstante, descobrimos um fato maravilhoso na Bblia. Apesar de ter to excelente grandeza e capacidade de operar segundo a Sua vontade, Deus sempre age segundo a lei ou princpios que Ele determinou. Notamos que Ele, deliberadamente, se coloca sob as suas leis e princpios para ser controlado por elas. A obra de Deus tem em sua base um princpio primordial. Ele deseja que o homem ore e que, atravs da orao, o homem coopere com Ele em Sua obra. Desde o instante em que Deus criou os seus filhos, Ele faz tudo segundo a orao deles. c) A orao que desafia a Satans A orao que feita segundo a vontade de Deus mexe com as foras das trevas. Porm, quando tiramos nossos coraes da mo do Esprito e os entregamos s preocupaes e ansiedades, deixamos de receber esta paz do Esprito e caimos para o nvel da alma: preocupao: fruto da mente ansiedade: fruto das emoes

18. Processo de reconhecimento no Ministrio


I Sm. 16:12,13 reconhecimento na famlia II Sm. 2:1-4 reconhecimento na igreja local II Sm. 5:1-3 reconhecimento nacional 29

a) Princpios de reconhecimento na famlia (I Sm. 16:12) O leo da uno (Esprito Santo) foi derramado na cabea de Davi, sendo reconhecido diante da sua prpria famlia. Mesmo depois disso encontrou resistncia por parte de sua famlia (I Sm.17:12-30). Sempre encontramos maior resistncia dentro da prpria famlia. Assim, devemos trabalhar para sermos reconhecidos e respeitados primeiramente dentro de nossa prpria famlia. 1o. Ter uma vida exemplar: Ter vida exemplar mais do que apenas um bom testemunho de mudana. um exemplo constante em todas as reas, levando aqueles que so mais ntimos a terem em ns um exemplo de motivao. Um exemplo de vida levar outros a quererem ser iguais a ns. Uma boa testemunha apenas mostra uma mudana em ns. Um bom testemunho confirma obedincia Palavra, mas um exemplo de vida transmite vida a outros. 2o. Ter um esprito de servo: O servir a melhor maneira para conquistar o corao de familiares. Ter uma atitude de servo, independente das circunstncias, revelar aos que esto mais prximos de ns o verdadeiro perfume de Cristo. Considerar o prximo superior a si mesmo e ter esprito de servo. 3o. No exigir reconhecimento: A atitude de no exigir que a famlia reconhea a autoridade espiritual que est sobre ns fundamental para que haja um verdadeiro respeito nossa posio em Cristo. Quando exigimos reconhecimento atravs de nossa fora ou vontade, nos tornamos antipticos perante os seus olhos. 4o. Intercesso constante: O ato de estar apresentando os familiares, constantemente a Deus em orao, nos dar autoridade no Esprito para ensin-los. Sem essas posies de orao se tornar praticamente impossvel o reconhecimento. b) Princpios de Reconhecimento na Igreja Local (II Sm. 2:1-4) 1o. Orao pela Igreja: Todo pastoreamento tem seu incio em lugares celestiais. Um cristo que leva constantemente, em orao, diante de Deus, a congregao da qual ele participa, ser reconhecido por ela como sua cobertura. 2o. Corao de servo: a atitude de servir, tanto no natural quanto no espiritual, fundamental no processo de reconhecimento. Sem esse corao se torna praticamente impossvel esse reconhecimento. A autoridade que vem de Deus no se impe, mas surge atravs de um corao humilde e disposto a servir. 3o. Pastoreamento prtico: O pastoreamento prtico mostra, atravs do amor e cuidado, a responsabilidade que o Senhor colocou em certos coraes para com as ovelhas. Um lder apenas de plpito no conquistar a confiana de seus lderes. O pastoreamento prtico exige do lder: saber ouvir, no ser precipitado nas respostas e consultar sempre a Deus antes de dar uma palavra final. 4o. Aprovao da congregao: Esse um dos princpios de reconhecimento de um ministrio na igreja local. Embora no seja o principal, tambm importante, pois a congregao (atravs de aceitao) que confirma o que o Esprito Santo est fazendo naquele ministrio especfico. Esse princpio surgir mais facilmente se o lder cumprir os princpios anteriores.

30

c) Princpios de reconheicmento na Igreja Universal (II Sm. 5:1-3) 1o. Separao feita pelo Esprito Santo (At. 13:1-4) O reconhecimento da Igreja Universal a algum ministro um ato que depende completamente de Deus. Quando o ministrio passa a ser reconhecido numa esfera, um sinal de que aquele ministrio j no se limita apenas a uma localidade, mas que Deus lhe est dando capacidade para cobrir a Sua igreja em sentido geral. A igreja local no pode impedir um ministrio desse tipo, pois estar pecando. 2o. Uma viso prtica da obra de Deus. 3o. Experincia 4o. Reconhecimento de outros ministrios extralocais. Com muito amor, carinho, f e ousadia. Prs. Ari Caetano do Nascimento e Maria Denise Peixoto do Nascimento.

Ministrio da Comunidade Evanglica Crist de Vila da Penha em Iraj. Rua: Dr.Joo Machado, 161/171/195 Iraj. Tels: 30131415/ 33912440/ 99960382. www.comunidadeevangelicacrista.com.br aricaetano@comunidadeevangelicacrista.com.br.

31

S-ar putea să vă placă și