Sunteți pe pagina 1din 14

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL


INSTITUTO DE FSICA IF LICENCIATURA EM FSICA MODALIDADE A DISTNCIA

RELATRIO DA AULA PRTICA SOBRE REFLEXO INTERNA TOTAL

ALUNOS: JOELSON ALVES FERREIRA

Professora MS. Maria do Socorro Seixas Pereira

Macei, MAIO 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL


INSTITUTO DE FSICA IF LICENCIATURA EM FSICA MODALIDADE A DISTNCIA

RELATRIO DA AULA PRTICA SOBRE REFLEXO INTERNA TOTAL

Relatrio do experimento acima citado realizado no laboratrio de Fsica, sob orientao da professora MS Maria do Socorro Seixas Pereira, como requisito para avaliao da disciplina Fsica Experimental 4.

Macei, MAIO 2011

SUMRIO
Experimento I REFLEXO INTERNA TOTAL Objetivo .............................................................................................................................................3 Material Utilizado .............................................................................................................................4 Introduo Terica ............................................................................................................................5 1. Notas Histricas ......................................................................................................................... 5 2. Leis da Refrao ..........................................................................................................................6 3. ngulo Limite .............................................................................................................................7 Procedimentos Experimentais .........................................................................................................8 Resultados e Analises .....................................................................................................................11 Concluso .......................................................................................................................................12 Referncias Bibliogrficas ..........................................................................................................................13

OBJETIVO
Entender o princpio de reflexo interna total, alm disso, pretende-se determinar o ndice de refrao de alguns meios.

MATERIAL UTILIZADO
01 Prisma de vidro. 01 Prisma de acrlico. 01 Laser He-Ne IDIA: Mediremos as reflexes do feixe laser. 01 Cuba 50ml de gua IDIA: Ser nosso meio de referncia (ndice de refrao conhecido).

INTRODUO TERICA
1. Notas Histricas: Por volta do sculo XVII, o holands Willebrord van Royen Snell experimentalmente descobriu o que hoje chamamos de 2 lei da refrao que foi deduzida mais tarde por Ren Descartes, que partiu da refrao, teoria corpuscular da luz, cujo enunciado : os senos dos ngulos de incidncia e refrao so os diretamente proporcionais s velocidades das ondas nos respectivos meios meios. Ou seja:

Onde: nA = certo tipo de meio por onde a luz incidida. nB = outro tipo de meio por onde a luz refratada. = ngulo de incidncia, reflexo ou refrao com a normal.

(Figura 1: experincia com uma caneta, quando esta passa de um meio para outro, onde ocorre a refrao) refrao).

Lei de Snell-Descartes, tambm conhecida como lei de Snell ou lei de Descartes ou ainda, , simplesmente, lei de refrao, se resume a uma expresso que d o desvio angular sofrido por um raio de , luz ao passar para um meio com ndice de refrao diferente do qual ele estava percorrendo. Em outras palavras, descreve a relao entre os ngulos de incidncia e refrao, quando se refer referindo a luz ou outras ondas passando atravs de uma fronteira ( (interface) entre dois diferentes meios isotrpicos, tais como gua e vidro.
Normal Meio 1 Raio incidente 1

Meio 2 Raio refratado 2

(Figura 2: esquema que demonstra a aplicao da lei de Snell-Descartes Descartes).

Dessa forma, a depender do ndice de refrao do meio onde o raio incide, o raio refratado poder se aproximar ou se afastar da reta normal. Ento, Quando o meio 2 for mais refringente que o meio 1, ou seja, quando o ndice de refrao do meio 2, n2, for maior que o ndice de refrao do meio 1, n1, vamos ver o que acontece com o raio refratado. O modo anlogo serve para quando o ndice de refrao do meio 2 for menor que o meio 1, logo o raio refratado se afastar da normal. 2. Leis da Refrao: Podemos dizer que a refrao o fenmeno que ocorre quando a luz incide sobre um meio odemos diferente da qual est percorrendo, logicamente possuindo este meio um ndice de refrao diferente do anterior, o que possibilita que a velocidade da luz seja modificada, assim como a direo da mesma modificada, tambm pode haver mudana. Para tanto podemos conceituar o ndice de refrao como sendo a razo adimensional da velocidade da luz no vcuo pela velocidade da luz no meio. Ou seja: Onde: n > ndice de refrao do meio c > velocidade da luz no vcuo (aproximadamente 3,0 x 108 m/s) v > velocidade da luz no meio. As cores, por ordem crescente de freqncias, so: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, ndigo s (anil) e violeta. A experincia mostra que, em cada meio material, a velocidade diminui com a freqncia, isto , quanto "maior" a freqncia, "menor" a velocidade.

, conclumos que o ndice de refrao aumenta com a frequncia. Quanto Portanto como "maior" a freqncia, "maior" o ndice de refrao. , Tambm podemos definir o ndice de refrao relativo quando uma luz passa de um meio para outro, com ndices de refrao diferentes, assim, se n1 n2, ento, o ndice de refrao do meio 1 em o, relao ao meio 2 ser: [1] Dessa forma, podemos destacar as principais leis da refrao: Consideremos dois meios transparentes A e B e um feixe estreito de luz monocromtica, que se propaga inicialmente no meio A, dirigindo , dirigindo-se para o meio B. Suponhamos, ainda, que uma parte da luz . consiga penetrar no meio B e que a luz tenha velocidades diferentes nos dois meios. Nesse caso, diremos que houve Refrao. O raio que apresenta o feixe incidente o raio incidente ( e o raio que apresenta . (i), o feixe refratado o raio refratado (r). A primeira lei da Refrao [2] O raio incidente, o raio refratado e a normal, no ponto de incidncia, esto contidos num mesmo plano. A normal uma reta perpendicular superfcie no ponto de incidncia, A denominado ngulo de incidncia entre o raio e a normal e B, ngulo de refrao entre o raio e a normal. A segunda lei da Refrao Os senos dos ngulos de incidncia e refrao so diretamente proporcionais s velocidades da onda nos respectivos meios. Ou seja:

I Dessa igualdade tiramos: II

A Segunda Lei da Refrao foi descoberta experimentalmente pelo holands Willebrord van Royen Snell (1591-1626) e mais tarde deduzida por Ren Descartes, a partir de sua teoria corpuscular da , luz. Nos Estados Unidos, ela chamada de Lei de Snell e na Frana, de Lei de Descartes em Portugal e Descartes; no Brasil costume cham-la de Lei de Snell Snell-Descartes. Inicialmente a Segunda Lei foi apresentada na forma da equao II; no entanto, ela e mais fcil de ; ser aplicada na forma da equao I. Observando a equao I, conclumos que, onde o ngulo for menor o ndice de refrao , menor, ser maior. . Explicando melhor: se , o mesmo ocorre com seus senos, ; logo, para manter a igualdade da equao I, . Ou seja, o menor ngulo B ocorre no meio mais refringente, nB. Pelo princpio da reversibilidade, se a luz faz determinado percurso, ela pode fazer o percurso inverso. Assim, se ela faz o percurso XPY, ela pode fazer o percurso YPX. Mas, tanto num caso como no outro, teremos: Quando a incidncia for normal, no haver desvio e teremos , e, portanto, , de modo que a Segunda Lei tambm vlida nesse caso, na forma da equao I:

3. ngulo Limite [3] Quando o ngulo de incidncia (ou de refrao) for igual a 90, o ngulo de refrao (ou de incidncia) ser igual ao ngulo limite (L). O ngulo limite (L) o maior ngulo (de incidncia ou refrao) para que ocorra o fenmeno da refrao e corresponde a um ngulo (de incidncia ou de refrao) igual a 90. Observe que o ngulo limite (L) ocorre sempre no meio mais refringente. rve
Normal Meio 1 Raio incidente L

Meio 2 Raio refratado

(Figura 3: esquema que representa a reflexo total, quando o raio incide sobre o ngulo limite).

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Parte I Clculo do ndice de refrao do Acrlico conhecendo-se o ndice de refrao do ar. Primeiramente, considerou-se o caso em que a luz se propagava no sentido de um meio mais refringente para um meio menos refringente, para que houvesse a reflexo total. Ou seja, neste momento era perceptvel que a luz incidente atingiu um ngulo limite, de tal maneira que a luz refratada fizesse com a normal um ngulo reto, isto , 90. No experimento, usamos o prisma de acrlico, uma vez que o mesmo possui ndice de refrao maior que o ar, teoricamente, e que desejvamos comprovar isso na prtica. Note que, o objeto de estudo estava focado nos raios que passavam do acrlico para o ar, no maior lado do prisma, em forma de um tringulo retngulo eqiltero, conforme mostra a figura abaixo:

(Figura 4: foto que demonstra o ngulo limite de um feixe de raio incidindo sobre um prisma de acrlico).

Note que com o mximo valor do ngulo de incidncia i, para o qual ocorre a refrao, correspondia luz emergindo rasante superfcie, isto , 90 com a reta normal. Nesse caso, o ngulo de incidncia i foi denominado de ngulo limite, o qual foi indicado pela letra L. Aplicou-se a lei de Snell-Descartes para a situao esquematizada na figura abaixo, a qual se pode calcular o seno do ngulo limite L:

Raio refletido Meio 2: Ar

Meio 1: Acrlico
r i

Raio Incidente

Fonte de Luz

Reta Normal: N

(Figura 5: esquema para medir o ngulo limite de um feixe de raio incidindo sobre um prisma de acrlico).

Logo, atravs da lei de Snell, temos que: . - Como o seno de 90 = 1, ento temos: III . 90

Com ajuda de rgua e transferidor, mediu-se o valor do ngulo Limite L e aplicou-se a equao III, que com ajuda de uma calculadora encontramos o valor do ndice de refrao do acrlico, que se nesse caso o ndice do meio 1, ou seja, n1. Parte II Clculo do ndice de refrao do Quartzo conhecendo-se o ndice de refrao do ar. Semelhantemente ao experimento feito com o prisma de acrlico, ajustamos a fonte de luz, de maneira que o raio incida sobre o prisma at que na face de maior medida do prisma, o raio refletido fique na eminncia da reflexo total, dessa forma, o ngulo de incidncia ser denominado de ngulo limite.
Raio refletido Meio 2: Ar

Meio 1: Quartzo
r i

Raio Incidente

Fonte de Luz

Reta Normal: N

(Figura 6: esquema para medir o ngulo limite de um feixe de raio incidindo sobre um prisma de quartzo).

Parte III Clculo do ndice de refrao da gua conhecendo-se o ndice de refrao do vidro. Para essa parte do experimento, utilizou-se uma cuba com gua sobre o banco ptico, e introduziu-se um prisma de vidro dentro da mesma, em seguida, posicionou-se a fonte de luz de maneira que o raio incidente recasse sobre o prisma de vidro, a obter um ngulo limite, cujo raio refletido ficasse na eminncia da reflexo total, conforme mostra a figura abaixo:

(Figura 7: foto que demonstra um feixe de raio incidindo sobre um prisma de vidro mergulhado em uma cuba dgua).

10

Dessa forma, veja abaixo o esquema de como ficou o experimento aps a definio do ngulo limite da eminncia do raio refletido.

Raio refletido Meio 2: gua

Meio 1: Vidro
r i

Raio Incidente

Fonte de Luz

Reta Normal: N

(Figura 8: esquema para medir o ngulo limite de um feixe de raio incidindo sobre um prisma de vidro mergulhado em uma cuba dgua).

interessante notar que aqui o meio 1 mais refringente que o meio 2, da a reflexo total e o ngulo limite, se deram na passagem do raio quando saiu do vidro para a gua. Logo, atravs da lei de Snell, temos que: . . 90 - Como o seno de 90 = 1, ento temos: III

Com ajuda de rgua e transferidor, mediu-se o valor do ngulo Limite L e aplicou-se a equao III, como j era conhecido o valor do ndice de refrao do vidro, conforme foi determinado com ajuda da Parte II deste experimento, que com ajuda de uma calculadora encontramos o valor do ndice de refrao da gua, que nesse caso o ndice do meio 2, ou seja, n2.

11

RESULTADOS E ANLISES
De acordo com as medies feitas na parte I deste experimento, e com ajuda de uma calculadora cientifica, encontramos o ngulo limite, na incidncia de um feixe de luz em prisma de acrlico, quando este est imerso no ar. Desta forma, obteve L = 42, da de acordo com a equao III, pode-se encontrar o ndice de refrao do meio 1 (acrlico), que neste caso denominamos de n1: 42 0,67 1 1 0,67 1,49 De modo anlogo, ao se fazer a medio na parte II deste experimento, encontrou-se o valor do ngulo limite de 44, assim, aplicando-se a equao III, pode-se encontrar o ndice de refrao do meio 1 (quartzo), que neste caso denominamos de n1*: 44 0,69 1 1 0,69 1,44 * O asterisco apenas para diferenciar o ndice de refrao do acrlico com o quarto, uma vez que ambos indicam apenas que utilizamos a mesma expresso, devido os meios utilizados possurem ndices de refringncia maior que o ar. Para o clculo do ndice de refringncia da gua, tambm utilizamos a expresso III, s que com uma pequena diferena, gua passa a ser o ndice de menor refringncia, portanto, esta passar a ser o numerador da expresso, ou seja, o valor de n2, enquanto que o vidro passa a ser o valor de n1, o qual foi determinado anteriormente, ou seja, possui o valor aproximado de 1,44. Com a ajuda de transferidor e rgua, encontramos o ngulo limite de 65, sendo assim: 65 0,91 1 1

1,44 1,44 1,31

12

CONCLUSO
Dessa forma, com base nos resultados encontrados, podemos dizer que a experincia foi satisfatria, uma vez que nas comparaes com outros meios, os ndices de refraes encontrados, a partir da medio do ngulo limite de incidncia, so bem prximos daqueles utilizados corriqueiramente no ensino da fsica, tanto encontrados em tabelas nos livros didticos, quanto nos diversos sites da internet. Alm disso, com esse experimento pode-se comprovar a lei de Snell-Descartes, com a vasta aplicabilidade da relao entre o produto dos senos dos ngulos e seus ngulos de incidncia e refringncia, respectivamente. Outrossim, dada a dificuldade de medio visual dos ngulos atravs do transferidor, e tambm da falta de esquadro adequado para traar as retas que determinavam o ngulo limite sobre as semi-retas marcadas no prisma, podemos dizer que a experincia serviu de base para o aperfeioamento tanto dos alunos, quanto para possveis aplicaes futuras em sala de aula para o ensino da fsica, em laboratrio.

13

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
[1] David Halliday, Robert Resnick e Jearl Walker. Fundamentos de Fsica. Volume 4. 4 Edio. Editora de Livros Tcnicos e Cientficos (LTC). [2] Raymond A. Serway e John W. Jewett Jr. Princpios de Fsica. Volume 4 ptica e Fsica Moderna. 3 Edio. Editora Thomson. [3] Sears & Zemansky. Fsica IV ptica e Fsica Moderna. 12 Edio. Editora Pearson Addison Wesley.

S-ar putea să vă placă și