Sunteți pe pagina 1din 5

Srie Romanos O Evangelho de Cristo Jesus Mensagem 1 Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 121 Deus julga: conjugao

ugao correta. (Texto: Rm 2:5~11) 1. Introduo. Dizer que um Nero ser julgado e castigado por Deus parece absolutamente normal para todos ns. Ele foi uma pessoal terrvel, que fez muitas coisas ms. Os mpios sero retribudos em juzo e ira pelo que fizeram na vida a comear pelo mais grave pecado: negar-se a conhecer a Deus. Disso ningum duvida! Ele retribuir segundo as suas obras. E ns que somos cristos? Como vai ser no dia do juzo final? Se eu tivesse mil libras a China deveria o ter. Se eu tivesse mil vidas, a China deveria as ter. No! No a China, mas Cristo. Podemos fazer demais para Ele? Podemos fazer demais por um Salvador to precioso?. Essas so palavras de Hudson Taylor, ingls que viveu no sculo XIX, e foi missionrio na China durante 51 anos. Converteu-se ainda jovem e recebeu um chamado muito forte de Deus para ir China. Antes de ir sabe o que ele fez? Estudou mandarim tradicional, hebraico, grego e latim. Estudou medicina. Tinha tudo para ser ou um telogo famoso ou um mdico brilhante. Ele largou sua ptria e foi para a China, onde foi o missionrio mais importante daquele pas. Se no dia do julgamento final, voc estivesse lado a lado de Hudson Taylor, diante de Deus, a quem voc acha que o Senhor daria um prmio maior? No precisa pensar muito: voc dir Hudson Taylor!. Mas por qu? Ora, porque ele fez mais do que eu. Ento fazer algo para Deus importante? Fazer algo para o prximo importa para Deus? Sim! Nossas obras contam para Deus. Um dia, Ele pesar tudo o que fizemos na sua balana e nos retribuir segundo nossas obras, porque aquilo que fazemos importa para Deus. O texto de hoje nos fala exatamente disso: O juzo final de Deus. No dia em que Ele reunir a todos diante de si e julgar conforme a obra das pessoas. Diante de Deus apenas dois tipos de pessoas: aqueles que fizeram o mal e que sero castigados, e aqueles que fizeram o bem, e que sero recompensados. Em qual dos dois grupos voc quer estar Naquele dia? Semana passada vimos que o homem deve ter muito cuidado em julgar e criticar as pessoas, porque ele mesmo faz aquilo que ele critica. Mas com Deus diferente: Ele santo e ns somos pecadores. Ele o juiz perfeito que julga com justia e imparcialidade. Voc est preparado para acertar as suas contas com Deus? 2. Exposio do texto. (Rm 2:5~11)
5

Mas por causa de sua teimosia e dureza de corao voc est acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de
1

Pregado no MEP dia 11 de junho de 2011.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 12

Deus, quando se revelar o seu justo julgamento, 6 que retribuir a cada um segundo a sua obra. 7 Ele dar vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glria, honra e imortalidade. 8 Mas haver ira e indignao para os que so egostas, que rejeitam a verdade e seguem a injustia. 9 Haver tribulao e angstia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego; 10 Mas glria, honra e paz para todo que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego.
11

,
6

Pois em Deus no h parcialidade.

, 7 , 8 , 9 , 10 , 10 .

1. Deus julga queles que comentem o mal. Mas por causa de sua teimosia e dureza de corao voc est acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelar o seu justo julgamento (vr. 5) Teimosia e dureza de corao. So duas coisas que jamais queremos para ns mesmo, mas que sempre nos acompanham. Quando o apstolo Paulo falou dessas duas caractersticas, ele estava se lembrando, provavelmente, de seu prprio povo: da histria dos judeus no Antigo Testamento. Se pudssemos resumir essa histria, seria assim: um Deus paciente se relacionando com um povo teimoso e obstinado, rebelde e desobediente. Essa tenso perpassa de Gnesis at Malaquias. No a toa que Deus disse ao profeta Ezequiel: Mas a nao de Israel no vai querer me ouvir, pois toda a nao de Israel est endurecida e obstinada (Ez 3:7). Por mais que Deus falesse, seu povo no o ouvia, por mais que Ele os visitasse, seu povo o rejeitava. Ns vimos em todo o captulo 1 de Romanos, que as pessoas que abandonam a Deus, so deixadas por Deus livres em seus prprios pecados, e que isso o incio do julgamento de Deus. Sim! Mas Paulo muito claro em dizer aqui: haver um dia em que Deus acertar finalmente e definitivamente as contas com todos esses teimosos com corao duro, o o dia da ira de Deus, quando se revelar o seu justo julgamento (vr. 5b) Os gregos e romanos da poca de Paulo no acreditavam em um dia do juzo final. Isso foi uma revelao de Deus ao povo de Israel. Logo, os judeus criam no que eles chamavam de Yom YHWH, ou seja, no Dia do SENHOR. Para eles, nesse dia Deus julgaria todas as naes impenitentes e recompensaria os seus justos. Esse dia acontecer mais cedo ou mais tarde. O problema no o quando, mas sim, se a humanidade est preparada para esse evento final da histria.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 12

2. Deus julgar queles que cometerem o mal. Nos dias de hoje, no somente os descrentes no acreditam no juzo final de Deus, mas tambm muitos cristos. Eles dizem: s no Antigo Testamento que encontramos um Deus de juzo... no Novo Testamento Deus amor e perdoa a todos. Essa afirmao muito enganosa. Deus amor, tanto ontem como hoje e Deus justo tanto ontem quanto hoje e como sempre. O aviso de Paulo muito claro: se voc faz o que desagrada a Deus, Ele te julgar conforme as suas obras! o que diz o versculo 6. Para Deus, o que fazemos importa, e muito. Se agirmos fora dos padres de justia e santidade de Deus, Ele nos julgar e nos punir com severidade. Mas haver ira e indignao para os que so egostas, que rejeitam a verdade e seguem a injustia (vr. 8). J falamos da ira de Deus, da sua absoluta repulsa ao pecado. Imaginem o que a ira e a indignao de Deus! S de imaginar tremo nas bases. Um Deus to grande e poderoso que se ira e indigna diante daqueles que rejeitam a verdade e praticam a injustia. Paulo s est confirmando o que ele disse no captulo anterior! O mais interessante nisso o que Paulo diz no versculo 9: Haver tribulao e angstia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego. Julgamento pressupe retribuio: a quem faz o mal, castigo, a quem faz o bem, recompensa. O texto claro em nos dizer que Deus nos retribuir segundo nossas obras! Independente de nacionalidade, de religio, de gnero, de condio social. TODO homem que pratica o mal ser julgado e receber seu devido castigo: tribulao e angstia. Todos! Quer dizer que at algum que faz parte do povo de Deus, dos judeus, pode sofrer a ira de Deus? Sim! Quer dizer que at aquele irmozinho que vem na igreja, se praticar o mal, pode ser condenado? Sim! Porque Deus olha com ateno aquilo que fazemos. Amados, Jesus nos convida a fazermos e a praticarmos e a agirmos no segundo o pecado, mas segundo a sua graa. 3. Deus tambm julgar queles que fazem o bem. Mas e os cristos, aqueles que se mantm fieis ao Evangelho e s promessas de Deus? A primeira resposta de Paulo esta: Ele dar vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glria, honra e imortalidade (vr. 7). Da mesma forma que o Senhor retribui o mal com castigo, Ele recompensa o bem com a vida eterna. Vida eterna no faz parte da essncia do homem: s podemos ter vida eterna, se o Deus Eterno nos conceder. E que premio maravilhoso! No se trata de apenas no morrer nunca, mas sim, de viver para sempre na mais plena felicidade, em Deus com Cristo na unidade do Esprito Santo. E a quem Jesus quer presentear? A quem persiste em fazer o bem. Um exemplo disso Madre Tereza de Calcut. Freira catlica, mas que viveu muito prximo daquilo que Paulo estava dizendo. Largou tudo para cuidar dos pobres. O seu servio de ajuda aos pobres e desamparados foi reconhecido no somente pelo

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 12

Vaticanos, mas como tambm, em todos o mundo recebeu o Prmio Templeton, em 1973, e o Nobel da Paz, no dia 17 de outubro de 1979. At o final da vida, ela persistiu em fazer o bem. Mesmo no concordando com muitas posies teolgicas e doutrinrias, para mim, ela expressa muito bem o nvel para onde Deus conduz todos os crentes. Mais uma vez: o que fazemos importa para Deus! Desde criana aprendemos na igreja que a salvao pela graa atravs da f em Jesus Cristo. E verdade. Eu creio nisso com todas as foras! Mas o problema que costumam ensinar at a. Colocamos um ponto final, onde, na verdade, deveramos colocar uma virgula. Cremos, fazemos a nossa parte, e que o resto corra atrs do prejuzo. Ser que isso que a Palavra nos ensina? No! A salvao pela f, mas o julgamento de Deus pela nossas obras. Mesmo salvos, ns cristos, seremos julgado no tribunal de Cristo Por isso, temos o propsito de lhe agradar, quer estejamos no corpo, quer o deixemos. Pois todos ns devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam ms. (2Co 5:9,10) Quem tem f, necessariamente coloca essa f em ao. A nossas aes importam para Deus. Se os mpios so castigados pelo que eles fazem, ns tambm seremos medidos e julgados por aquilo que fazemos. Sim, pela f somos salvos, mas pela mesma f nossa vida transformada: deixamos de ser egostas e duros de corao como lemos no texto, e passamos a ser buscadores de glria, honra e imortalidade, fazendo o bem s pessoas, ao mundo, aos irmos, a todos. Meus irmos! A bblia ensina a buscar essas trs coisas: glria, honra e imortalidade (vr. 7). Porm atingimos esse patamar somente quando o nosso interesse no est em ns, mas no outro tendo em vista o objetivo final de engrandecer Deus. Se voc diz ter f e no pratica f, voc no tem f. Por isso que o bispo Tiago disse: A f, por si s, se no for acompanhada de obras, est morta (Tg 2:17), e ainda mais: A religio que Deus, o nossos Pai, aceita como pura e imaculada esta: cuidar dos rfos e das vivas em suas dificuldades e no se deixar corromper pelo mundo (Tg 1:27). F e obras no dois lados de uma mesma moeda porque Deus se importa com aquilo que fazemos. Paulo diz: Mas glria, honra e paz para todo que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego. (vr. 10). Sim, essa a nossa recompensa. Em Cristo, uma vez salvos, no h nacionalidade, gnero, nvel social, o judeu no ter mais privilgio que o gentio. Deus recompensar a todos segundo as suas obras. As suas obras agradam a Deus? As suas obras importam e muito para o Senhor. Concluso: O julgamento de Deus justo e imparcial. Deus nos julgar de acordo com o que fazemos, de acordo com as nossas obras, por isso seu julgamento justo. Deus nos julgar sem conceder privilgios a ningum, nem a judeus e nem a gregos, por isso seu julgamento imparcial.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 12

Podemos viver da maneira que for, seremos qualificados ou reprovados por Deus, pois Ele a pessoa mais importante da Histria e do universo. Todos, naquele dia, o dia em que Deus se sentar para julgar as naes, teremos de baixar as nossas cabeas em adorao: tanto crentes ou no crentes. Mas Deus te convida a viver de uma maneira que possa valer a pena. Se tudo o que fazemos conta para Deus, vamos fazer as coisas em nossa vida da melhor maneira Possvel, para a glria do seu nome. Voltando ao comeo, eu quero incentivar todos vocs a pensarem de outra maneira. Se enxergue novamente ao lado de Hudson Taylor. Para quem Deus dar o maio prmio? Eu oro para que vocs possam ganham um prmio to grande e glorioso quanto o dele. No precisamos ser famosos para isso, basta sermos fieis no pouco, fazermos bem feito aquilo que o Senhor nos confiou e provarmos a nossa f atravs de nossas aes. Amm.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

S-ar putea să vă placă și