Sunteți pe pagina 1din 1

08 | 09

Entrevista
Diogo Vasconcelos
teractividade e estimular a participao das pessoas. Foi mais do que uma campanha, foi um movimento.
Isso foi instigado por si? Nos ltimos quatro anos est em Londres, mas continua essa relao? Conte uma histria que ilustre a vantagem da diversidade.

Jornal de Negcios | Quinta-Feira, 9 de Junho de 2011 | Weekend

Continua, com muito gosto. uma relao informal, de amizade. Fui convidadopeloProf.CavacoSilvaepeloAlexandre Relvas para dirigir a campanha digital, que era algo de novo em Portugal.Concebi-a,tinhaumapequenaequipa. Criou-se a figura do mandatrio digital para dar relevncia poltica a essa dimenso.Jfoihalgumtempo,hseis anos e meio, antes desta vaga da Web 2.0. Mas na altura foi uma campanha pioneira,justamenteporqueusoumuitos princpios que informavam a 2.0 sobretudoestaideiadacolaboraoem rede, de participao e de personalizao, de contacto.
Num poltico como Cavaco, houve abertura para este tipo de ferramentas?

O Prof. Cavaco Silva, do contacto que tive e tenho tido comele, das pessoas em Portugal que vejo mais abertas a novas ideias. Vejo-o aberto necessidade de darespao anovos protagonistas, a novas empresas. Percebe que algum do bloqueio portugus tem avercomofactodesetercriadoumsistema que se perpetua a si prprio, independentemente do partido que est nogoverno,equebaseadonalgunsinteresses, nalgum conforto assegurado no status quo. Da aimportnciaque temdado aos temas dainovao, do digital, de Portugal terumanovavagade empresas inovadoras. S uma nova vaga empreendedora pode levar Portugalasairdestasituaodedesemprego galopante. As grandes empresas de amanh que vo criar emprego essaaminhatese. Todo o esforo devia ser no sentido de se criarem milhares de novas empresas, sabendo que muitas dessas empresas no vo tersucesso;masasquetiveremvocriaremprego. No o Estado nemas grandes empresas que o vo criar.
Com quem aprendeu a trabalhar?

Uma semana depois de ter chegado CiscoestavaemBeiruteparaajudara construir um plano nacional de banda larga e posicionar aquela cidade como capital criativa no Mdio Oriente (e comocontrapontodoDubai,capitalfinanceira). Foi o primeiro projecto de que fui responsvel. Respira-se uma grande tolerncia (no pas h 21 religies). Aquela cidade, que conhecida pelos maus motivos, uma das mais criativas que j conheci. Por isso que toda a publicidade do Mdio Oriente feital.Todaaproduotelevisiva,para todasascadeiasdeteleviso,feitanos arredores de Beirute. Voudaroutroexemplo,deumacidade onde estive no incio desta semana: Belgrado. Tem uma exploso de criatividadeincrvel.Ovalorqueestavaaquerer enfatizar o da diferena. Aprendi no trabalho que fao na Cisco que para seteracessoanovasperspectivas,anovasideias,temquesetrabalharnasfronteiras.
Est novamente a falar de correr riscos quando fala de trabalhar nas fronteiras. E do desconhecido.

rioestaideiadeco-criaroconsumidor, tm que evoluir dos prprios grupos para a research etnogrfica. Tm que aprender vivendo com as pessoas, e criandocomelas,comumestadodeesprito aberto para construir solues que sejam radicalmente novas.
Porque que no poltico? Tendo sido vicepresidente do PSD

Asuaperguntapressupe:Porque que no poltico profissional? Todos somos polticos, numcerto sentido.


Porque que no perseverou na carreira poltica activa?, porque que est intermitentemente na vida poltica?

Aprendomuitointernamente.ACiscoumaempresaglobal,bemorganizada, em que h uma lgica colaborativa enorme.Ogrupodequesoudirectorfuncionacomo umaespcie de sensor.


Sensor?

Somos responsveis por estar uns anos frente dacompanhia. Somos um sensorquepermiteidentificarquaisso as tendncias. uma qualidade fundamental nos dias de hoje. O que aprendi foi que tambmnumagrande empresa, por mais rica que seja, e a Cisco uma empresacomgrandecapacidadeeconmica,ninguminovasozinho.preciso inovar com outros, com os clientes, incorporar muitas coisas que no fazem partedassuascompetnciasnasuaprpriacadeiade valor.
Uma coisa que o sensor tenha detectado recentemente.

Porquepreservomuitoaminhavida privada, e porque respeito imenso quem faz da poltica a sua actividade profissional. Pode-se contribuirparaa sociedadefazendooutrascoisas.Tenho contribudo, no s a nvel nacional, mas a nvel europeu, de forma bastante intensa. Isso tambm proporciona um arejamento e um contacto com a realidade,eumareinvenopermanente de ns prprios, que nos permite aportarmaisvalorsemprequenecessrio.Fuipresidentedeumaassociao portuguesa muito dinmica, a APDC, duranteosltimostrsanos;aquiloque levouaspessoasaconvidarem-me,no morando c, e o que me levouaaceitar, foiprovarqueerapossveltrabalharem rede,mesmonoestandoemPortugal, efazendoissonumalgicaemquetoda a gente participa e nem tudo depende do lder. E parapoder partilhar muitas das coisas que tenho vivido ao nvel internacional.
No sente atraco pelo lado mais passional da poltica, ainda que por vezes este seja autofgico?

Oprimeiroempregoquetivefoicomo colaborador do Pblico, espordico, pea.Escreviasobretemasdeeducao. Mas depois, sendo eu prprio um dirigenteassociativo,nofaziasentido,edeixeideescrever.Omeuprimeiroemprego foi na Frum Estudante, trabalhei comoRuiMarques,queconhecinoLusitnia Expresso. Alm das pessoas do Pblico,foiaprimeirapessoacomquem aprendiatrabalhar.Eraumtrabalhointenso,emequipa,muitofocadoematingir resultados, numa lgica que no de funcionrios.
Em equipa preciso aprender a trabalhar com outros, a gerir egos, competncias, poder. E a gerir a tenso.

Deprefernciaquesejampessoasdiferentes. S aprendemos com pessoas quesejamdiferentes.Associedades,as cidades, as empresas mais vibrantes, so aquelas em que as pessoas no so todas iguais. A inovao acontece pela coliso de diferentes conhecimentos e experincias.

H pouco tempo andei por toda a Europa, 40 entrevistas, desde Copenhaga at Espanha, com empresas como aTelefonica, aVodafone, aIntel, com entidades no governamentais, um pouco de tudo. Notei que h uma desconexo entre o que estaserfeito por pequenas e mdias empresas ou por grupos de investigao, que fazem pilotos e coisas interessantes, e as organizaes que permitem a expanso disso. Muitas vezes a inovao tecnolgica, s porsi, no soluo. Atecnologianoresolveproblemas.Aspessoas que resolvem problemas, e preciso pr as pessoas a trabalhar em conjunto.Eonossopensamento,muitolinear, deve sermitigado porlgicas de aplicao de conhecimentos que vm de outras disciplinas.
um aspecto a que j aludiu, quando falou da provenincia acadmica das pessoas com quem trabalha em Inglaterra.

A politics, poltica no sentido mais instrumental: no tenho canalizada paraa aminhaenergia. Tudo o que fiz na poltica, no procurei. Aconteceu porquemeconvidaram.Notenhonenhuma lgica de carreira. Aconteceu porque o Duro Barroso me convidou, e no momento, num congresso, disse que sim. No tenho andado procura de nada. Namedidaem que posso participar, participo. A minha opo tem sido uma opo de liberdade, de reinveno permanente, de aprendizagem como mundo. Se isso umdiapuderser til aPortugal J, continuo ligado a Portugal, ser emigrante j no o que era. Depois desta ligao APDC, fui convidado pela Gulbenkian para colaborar na rea da inovao social. Colaborocomvriasentidadesanvelinternacional, naPolnia, Alemanha, Itlia, Bruxelas,Inglaterra,comvrioscomissrios europeus. Sempre que sou chamado a colaborar, na medida das minhas possibilidades, colaboro.
Tem por hbito ouvir a Billie Holiday de manh? Era o que estava a tocar quando cheguei.

A Antropologia vai ser importante paraasempresascomofoiomarketing no sculo XX. Se as pessoas levam as-

Gostomuitodejazz.Noventaenove porcento das minhas msicas so jazz. Quando trabalho em casa estou sempreaouvirmsica,anoserquandotenho que fazer uma conference call. A Billie Holiday uma das cantoras de que gosto. W

S-ar putea să vă placă și