Sunteți pe pagina 1din 4

Currculo do CAS Atualizado em 1999

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FORMAO E APERFEIOAMENTO DE PRAAS

CURRCULO 1. DURAO DO CURSO: 11 ( onze ) semanas. 2. OBJETIVOS GERAIS DO CURSO: Aperfeioar o 2 Sargento BM capacitando-o a: - Aplicar conhecimentos administrativos prprios ao desempenho profissional da graduao de 1 Sargento BM; - Cooperar com os chefes de sees e subsees das diversas OBM; e - Executar servios operacionais bsicos.

3. GRADE CURRICULAR:

CARGA HORRIA Instruo Operacional 3 52 Defesa Civil 4 60 Noes de Administrao de BM 24 Educao Fsica 4 52 Introduo Informtica 2 34 Cincias do Ambiente Aplicadas no Servio Operacional 28 Soma Da Carga Horria Disposio Do Comando Soma Total 250 26 276

MATRIAS CURRICULARES

FUNCIONA LIDADE Tc. Profissional De BM Tc. Profissional De BM Tc. Profissional De BM Tc. Profissional Comum Fundamental Comum Fundamental Comum

4. GRADE DE AVALIAO:

Currculo do CAS Atualizado em 1999

MATRIA Instruo Operacional 3 Defesa Civil 4 Noes de Administrao de BM Educao Fsica 4 Introduo informtica 2 Cincias do Ambiente Aplicadas no Servio Operacional

PESO 3 3 3 2 1 1

TIPO VEsp VEsp VC VEsp VEsp VC

QUANT 1 1 1 2 1 1

OBSERVAO: O aluno que manifestar interesse, poder se submeter VEsp da matria Introduo a Microinformtica no Servio de BM no inicio do Curso. Se obtiver nota igual ou superior a cinco ser dispensado da referida disciplina, valendo a nota obtida para apurao da Nota Final do Curso.

5. OBJETIVOS PARTICULARES DE CADA MATRIA NO CURSO; 5.1 - INSTRUO OPERACIONAL 3: - Reciclar conhecimentos bsicos sobre Preveno Contra Incndios; - Reciclar conhecimentos bsicos sobre Operaes de Salvamento; e - Fixar procedimentos que envolvam sinistros com GLP.

5.2

- DEFESA CIVIL 4 : - Ter uma viso geral da estrutura organizacional da Defesa Civil; - Participar de operaes de Defesa Civil; - Ter uma viso geral da estrutura organizacional do CBMERJ. - Conhecer as peculiaridades e as dificuldades das diversas OBM; e - Conhecer o servio administrativo.

5.3

- NOES DE ADMINISTRAO DE BM:

- Aplicar conhecimentos elementares da administrao. 5.4 - EDUCAO FISICA 4: - Manter o condicionamento fsico do militar.

Currculo do CAS Atualizado em 1999

5.5

- INTRODUO A INFORMTICA 2: - Conhecer a organizao e sistemas de Computadores; - Identificar e manutenir equipamentos; - Acompanhar a evoluo tecnolgica na rea da informtica ; e - Aplicar na corporao, os software comerciais.

5.6 - CINCIAS DO AMBIENTE APLICADAS NO SERVIO OPERACIONAL: Analisar as relaes entre a sociedade brasileira e o espao natural brasileiro em sua dimenso espao temporal; Compreender o quadro natural brasileiro a partir de sua dinmica e sua sensibilidade ao social; Localizar os fenmenos naturais brasileiros visando uma explicao integrada da complexidade do espao geogrfico; Localizar dados do quadro natural brasileiro no espao e no tempo; Compreender a importncia do meio ambiente para a sociedade; e Conhecer aspectos do espao natural do Estado do Rio de Janeiro.

6. JUSTIFICATIVA SINTTICA DA INCLUSO E EXCLUSO MATRIAS: (COM BASE NA ANLISE OCUPACIONAL) EXCLUSO

DE

MATRIA Legislao e Regulamentos de BM4 Inteligncia 2

JUSTIFICATIVA Foram excludas em face da necessidade da transferncia dos respectivos contedos para o currculo do CFS. Estrutura Organizacional da Defesa Civil e Foi excluda em face do seu contedo Ter do CBMERJ sido inserido na matria de Defesa Civil 4.

7. JUSTIFICATIVA SINTTICA DA INCLUSO DE MATRIA:


(COM BASE NA ANLISE OCUPACIONAL)

INCLUSO

Currculo do CAS Atualizado em 1999

MATRIA Defesa Civil 4

JUSTIFICATIVA Foi includa levando-se em considerao os objetivos a serem alcanados no curso.

8. JUSTIFICATIVA PARA A MANUTENO DAS MATRIAS QUE J INTEGRAM O CURRICULO DO CURSO DE APERFEIOAMENTO DE SARGENTOS (COM BASE NA ANLISE OCUPACIONAL) MATRIA JUSTIFICATIVA Noes de Administrao de BM As matrias relacionadas ao lado Educao fsica 4 permanecem no currculo, tendo em vista o Introduo Informtica 2 fato de satisfazerem os objetivos propostos Cincias do Ambiente Aplicadas no Servio no curso de acordo com a anlise Operacional ocupacional. 9. CONSIDERAES FINAIS. 9.1 Para a complementao do ensino, os instrutores podero executar atividades extracurriculares como instrues internas ou externas, palestras, viagens de estudo, estgios, visitas, etc. 9.2 As atividades de Complementao do Ensino (ACE) podero, a critrio do instrutor, ser objeto de avaliao. 9.3 As atividades acima referidas, sempre que possvel, devero ser submetidas apreciao do Comandante do CFAP e aps a sua realizao o instrutor dever confeccionar relatrio contendo : assunto, objetivos, mtodo de ensino, tempo de durao, formas de avaliao (se houver) e notas obtidas. Tais informaes sero registradas no currculo da turma que realizou as instrues. 9.4 Quando as ACE provocarem interrupo nas atividades curriculares, as mesmas devero ser reprogramadas, o que impedir a sua no realizao.

S-ar putea să vă placă și