Sunteți pe pagina 1din 6

Prolas do ENEM (nova safra 2004):

Os comentrios tambm so divertidos, pelo menos alguns... 1) - Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxignio. (J imaginou?) 2) - A harpa uma asa que toca. (Imagine a definio para Trombone de Vara...) 3) - O vento uma imensa quantidade de ar. (No tinha pensado nisso...) 4) - O terremoto um pequeno movimento de terras no cultivadas. (S faltou completar que esse movimento um brao armado do MST!) 5) - Os egpcios antigos desenvolveram a arte funerria para que os mortos pudessem viver melhor. (Nada mais justo. No d para viver a eternidade desconfortavelmente...) 6) - Pricles foi o principal ditador da democracia grega. (Isso. E Stalin foi o principal seguidor de Mahatma Ghandi... ) 7) - O problema fundamental do terceiro mundo a superabundncia de necessidades. (deve ter raciocinado com abundncia e no com o crebro...) 8) - O petrleo apareceu h muitos sculos, numa poca em que os peixes se afogavam dentro d'gua. (Sim, por isto o Petrleo preto. Est de luto...) 9) - A principal funo da raiz se enterrar. (Profunda!!! ) 10) - A igreja, ultimamente, vem perdendo muita clientela. (Podemos concluir que a culpa do Papa, que seria o VP de Marteking! E a Companhia de Jesus, seria a mais antiga das SA's) 11) - O sol nos d luz, calor e turistas. (Esse com certeza cearense ou baiano. ) 12) - As aves tem na boca um dente chamado bico. ( para ficar de queixo cado! Ou melhor, de porta bicos cado...) 13) - A unidade de fora o Newton, que significa a fora que se tem que realizar em um metro da unidade de tempo, no sentido contrrio. (Simples, no???) 14) - Lenda toda narrao em prosa de um tema confuso. (Assim, todo discurso de poltico uma Lenda. ) 15) - O nervo tico transmite idias luminosas ao crebro.

(Se o cara vesgo, o nervo dele deve transmitir idias tortas e sombreadas...) 16) - A febre amarela foi trazida da China por Marco Polo. (Se Marco Polo tivesse viajado para a frica, teria sido a peste negra, ento..) 17) - Os ruminantes se distinguem dos outros animais porque o que comem, comem por duas vezes. (Impressionante!!!.) 18) - O corao o nico rgo que no deixa de funcionar 24 horas por dia. (Ufa... que alvio! J o crebro?!) 19) - Quando um animal irracional no tem gua para beber, s sobrevive se for empalhado. (Superou qualquer expectativa...) 20) - A insnia consiste em dormir ao contrrio. (Perfeito. Morrer deve ser viver ao contrrio...) 21) - A arquitetura gtica se notabilizou por fazer edifcios verticais. (Melhor pular essa.... ) 22) - A diferena entre o Romantismo e o Realismo que os romnticos escrevem romances e os realistas nos mostram como est a situao do pas. (... E ainda faltam muitas para comentar.... ) 23) - O Chile um pas muito alto e magro. (Coitada da Espanha...) 24) - As mmias tinham um profundo conhecimento de anatomia. (Essa deve ser a mais "marcante" de todas. ) 25) - O batismo uma espcie de detergente do pecado original. (J a confisso poderia ser o sabonete, para uso dirio... ) 26) - Na Grcia a democracia funcionava muito bem porque os que no estavam de acordo se envenenavam. (Pensando bem, no m idia...) 27) - A prosopopia o comeo de uma epopia. (E a centopia???) 28) - Os crustceos fora d'gua respiram como podem. (Coragem, faltam poucas.) 29) - As plantas se distinguem dos animais por s respirarem a noite. (Que perspiccia! ) 30) - Os hermafroditas humanos nascem unidos pelo corpo. (J pensou se a pergunta fosse "o que so xifpagos"???) 31) - As glndulas salivares s trabalham quando a gente tem vontade de cuspir.

(Bem, j chegamos at aqui.... ) 32) - A f uma graa atravs da qual podemos ver o que no vemos. (CEGOS DESSE MUNDO... TENHAM F!!!) 33) - Os esturios e os deltas foram os primitivos habitantes da Mesopotmia. (O que que isso???!!!!!) 34) - O objetivo da Sociedade Annima ter muitas fbricas desconhecidas. (maravilhaaaa....) 35) - A Previdncia Social assegura o direito a enfermidade coletiva. (Faz sentido...) 36) - O Atesmo uma religio annima. (No lhe perguntem sobre o Politesmo, pelo amor de Deus!) 37) - A respirao anaerbica a respirao sem ar que no deve passar de trs minutos. (Ai, Jesus...) 38) - O calor a quantidade de calorias armazenadas numa unidade de tempo. (Fala srio... No d uma sensao de vazio, de impotncia?...) 39) - Antes de ser criada a Justia, todo mundo era injusto. (Graas a Deus, s falta uma..... ) 40) - Caracter sexual secundrio so as modificaes morfolgicas sofridas por um indivduo aps manter relaes sexuais. (Imagina a aparncia de uma prostituta depois de 15 a 20 anos de "Modificaes morfolgicas")

Mais uma gerao PERDIDA... at quando vamos chamar a isso, 'educao'... ?


As Prolas do ENEM j conhecidas (2002/2003...):
Os comentrios, entre parnteses, so de um dos professores que corrigiu os testes e , obviamente, ficou perplexo com o alto nvel da educao no Pas!!! "J est muito de difcil de achar os pandas na Amaznia." (Que pena. Tambm ursos e elefantes sumiram de l) "A natureza brasileira s tem 500 anos e j est quase se acabando." (Foi trazida nas caravelas, certo?)

"O cerumano no mesmo tempo que constri tambm destri, pois nos temos que nos unir para realizarmos parcerias juntos." (No conte comigo) "Na verdade, nem todo desmatamento to ruim. Por exemplo, o do Aeds Egipte seria um bom benefcio para o Brasil." (Vamos trocar o fumac pelas moto-serras) "Vamos mostrar que somos semelhantemente iguais uns aos outros". (Com algumas diferenas bsicas...) "...eles matam no somente os animais mas tambm os matana de aves peixes tambm precisam acabar ... os pequenos animalzinhos morrem queimados e asfixados." (Pelo menos, esse tem bom corao) "Hoje endia a natureza..." (Muito bem! No usou m, e sim n, porque m s antes de p e b, no mesmo?) "No paz enque vivemos, os problemas cerrevelam..." (Outro erro acertado, usou dois erres. Muito bem!) "...menos desmatamentos, mais florestas arborizadas." (Concordo! De florestas no arborizadas, basta o Saara!) "...provocando assim a desolao de grandes expcies raras." (Vocs no sabiam que os animais tambm tem depresso? Quanto ao resto, no tem como justificar!) "Nesta terra ensi plantando tudo d." (Isto deve ser o portugus arcaico que Caminha escrevia...) "Isso tudo devido ao raios ultra-violentos que recebemos todo dia." (Haja pra-raio!) "Tudo isso colaborou com a estino do micro-leo dourado." (Quem teria sido o fabricante? Compaq? Apple? IBM?) "Imaginem a bandeira do Brasil. O azul representa o cu, o verde representa as matas, e o amarelo o ouro. O ouro j foi roubado e as matas esto quase se indo. No dia em que roubarem nosso cu, ficaremos sem bandeira." (Ainda bem que sobra aquela faixinha que est escrito: Ordem e Progresso) Ultimamente no se fala em outro assunto anonser sobre o araras azuls que ficavam sob voando as matas." (Talvez por terem complexo de Urubus!) "...so formados pelas bacias esferogrficas." (Imaginem as bacias da BIC...)

"Eu concordo em gnero e nmero igual." (Eu discordo!) "Os homens brasileiros, esto acabando com tudo, as rvores para desmartar para fazer tauba e outra coisa." (Algum a sabe o que tauba?) "Precisa-se comear uma reciclagem mental dos humanos, fazer uma verdadeira lavagem celebral em relao ao desmatamento, poluio e depredao de si prprio." (Concordo: depredao de si mesmo "orveu") "O seringueiro tira borracha das rvores, mas no nunca derubam as seringas." (Estas podem ser derrubadas porque so descartveis) "A concentizao um fato esperanoso para todo o territrio mundial." (Haja f!) "Vamos deixar de sermos egostas e pensarmos um pouco mais em ns mesmos." (Que prola!) O sero mano tem uma misso..." (A minha por exemplo, ter que ler isso!) "O Euninho j provocar secas e enchentes calamitosas..." (Levei uns minutos para identificar o El Nio...) "Enquanto isso os zoutros .... tudo baixo nive... (Seja sempre voc mesmo) "A Xuxa hoje se prelcupa com a situao dos animais." ( por causa da globalizao) "Na Amazonas est sendo a maior derrubagem e extrao de madeira do Brasil." (A culpa dos carregadore) "O problema ainda maior se tratando da camada Dioznio!" (Gente, eu no sabia que a camada tinha esse nome bonito) "No preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele." (Faz sentido) " um problema de muita gravidez." (Com certeza, se seu pai usasse camisinha, no leramos isso!) "A situao tende a piorar: o madereiros da Amaznia destrem a Mata Atlntica da regio." (E alm de tudo, viajam pra caramba, hein?)

"O que de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ningum individualmente." (Entendeu...?) "O grande problema da Rio Amazonas o pesca dos peixes." (Achava que fosse a pesca de pssaros)

Afinal de contas, de quem a culpa?

S-ar putea să vă placă și