Sunteți pe pagina 1din 2

Curso: Publicidade e Propaganda Professora: Rejane Souza de Almeida Disciplina: Filosofia e tica em PP

ROTEIRO DE AULA N 01
ARANHA, Maria Lcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena P. Filosofando: introduo filosofia. 3 Ed. Revista So Paulo: Moderna, 2003. CHAU, Marilena. Convite filosofia. So Paulo: tica, 2001.

1 - O SURGIMENTO DA FILOSOFIA
1.1 - O conhecimento mitolgico Tendo sua origem no sculo VI a.C. na Grcia antiga, a filosofia surge como uma nova forma de pensar. Composta por duas palavras gregas: Philo e Sophia que significam respectivamente, amizade e sabedoria, a filosofia enquanto criao grega significa: amizade pela sabedoria, amor ao saber. Nas palavras de Marilena Chau: (... ) a filosofia indica um estado de esprito, o da pessoa que ama, isto , deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita. (CHAU, 2001, p. 19). Nesse sentido, a filosofia se apresenta como uma nova forma de conhecimento, porque se prope a elaborar a compreenso das coisas a partir do ponto de vista racional. Dessa feita, a filosofia se desenvolve como sendo uma capacidade de pensar de maneira clara, ordenada e sistematizada. No entanto, esta forma de pensar e de entender a realidade, no a primeira forma de pensar dos povos, anterior ao pensamento filosfico a histria registra o pensamento mtico. Mas o que mito? O mito consiste em explicar as coisas atravs da interferncia dos deuses, e tem como objetivo explicar o porqu das coisas serem como so. Segundo Danilo Marcondes, atravs dos mitos que (...) um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vive: a origem do mundo, o funcionamento 1

da natureza, os processos naturais e as origens deste povo, bem como seus valores bsicos. (MARCONDES, 2008, p. 20). Sob este ponto de vista, as lendas e as narrativas mticas, se apresentam como produto da compreenso de uma realidade. Expressando a tradio e a cultura de um povo, o mito no segue o rigor de normas racionais, nem se preocupa com a necessidade de demonstraes e provas. Dessa forma de explicao das coisas, Aranha e Martins escreveram que toda construo mitolgica uma forma de compreenso do mundo (...) cujas razes se fundam nas emoes e na afetividade.. (ARANHA e MARTINS, 2003, p. 72). Enquanto expresso cultural de um povo, o mito se caracteriza como um ponto de vista de entendimento do mundo e das coisas. Por isso, Danilo Marcondes adverte:
Ou o indivduo parte dessa cultura e aceita o mito como viso de mundo, ou no pertence a ela, e nesse caso, o mito no faz sentido para ele, no lhe diz nada. (MARCONDES, 2008, p. 20).

Buscando explicao das coisas pelo aspecto do sobrenatural, do mistrio, do sagrado e da magia, o mito explica todas as mudanas da natureza e os acontecimentos na vida humana pela interferncia do divino. Do exposto, Danilo Marcondes diz:
So os Deuses, os espritos, o destino que governam a natureza, o homem, prpria sociedade. Os sacerdotes, os rituais religiosos, os orculos servem como intermedirios entre o mundo humano e o mundo divino. (MARCONDES, 2008, p. 20).

Assim, todos os cultos religiosos, incluindo os sacrifcios de animais ou humanos, refletem uma maneira de agradar os deuses para receber favores em retribuio, e so transmitidas de gerao para gerao atravs da oralidade. Aranha e Martins afirmam que essa forma de pensar expressa: (...) o que desejamos, ou tememos, como somos atrados pelas coisas ou como dela nos afastamos.. (ARANHA e MARTINS, 2003, p. 72). E muito embora a explicao mitolgica seja uma forma de expresso da compreenso da realidade que no se preocupa com o rigor da verdade dos fatos, a sua funo antes de tudo acalmar as pessoas mediante aquilo que desconhecemos.

S-ar putea să vă placă și