Sunteți pe pagina 1din 19

CAPTULO 1

ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA

CAPTULO I: ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA I-1. O tomo como ncleo com eltrons circundantes Todos os tomos so constitudos por um ncleo central rodeado por um ou mais eltrons circundantes. O ncleo sempre contm prtons, e todos os ncleos mais pesados que o hidrognio tambm contm nutrons. Juntos, os prtons e os nutrons constituem a maior parte da massa do tomo. Tanto prtons como nutrons so partculas de massa unitria, mas o prton possui uma carga positiva e o nutron eletricamente neutro. Assim sendo, o ncleo apresenta sempre carga eltrica positiva. O nmero de cargas positivas no ncleo exatamente equilibrado por um igual nmero de eltrons circundantes, cada um dos quais possui uma carga negativa. O eltron relativamente mais leve possui cerca de 1/1.836 da massa do prton. Os 103 elementos por enquanto conhecidos so todos constitudos de maneira simples por essas trs partculas fundamentais. O hidrognio o primeiro e mais simples dos elementos: ncleo com 1 prton (+1) que contrabalanada por 1 eltron circundante. O segundo elemento o hlio. Seu ncleo contm 2 prtons (+2) e 2 nutrons que atenuam a repulso entre os prtons, e aumentam a massa do tomo, que contrabalanada por 2 eltrons circundantes. Todos os ncleos mais pesados que o H contm nutrons, mas o nmero de nutrons presentes no pode ser previsto com preciso. Esse esquema se repete para o restante dos elementos. O nmero de cargas positivas no ncleo de um tomo sempre igual ao nmero de eltrons circundantes, e chamado de nmero atmico do elemento. No modelo planetrio simples do tomo, imaginamos que esses eltrons se movem em torno do ncleo em rbitas circulares semelhantes ao movimento dos planetas em torno do Sol (Figura 1).
x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

Li
x

Be
x x x x x

B
x x x x x

C
x x x

x x

x x

He
x

N
x

O
x

F
x x

Ne
x x

Figura 1: As estruturas dos elementos hidrognio at nenio. Assim, o hidrognio e o hlio (fig.1) possuem 1 ou 2 eltrons, respectivamente em sua primeira rbita. A primeira rbita estar assim completa. Os 8 tomos seguintes so o ltio, o berlio, o boro, o carbono, o nitrognio, o oxignio, o flor e o nenio. Cada um deles possui no ncleo um prton a mais do que o elemento precedente, e o eltron adicional vai para uma segunda rbita (fig.1). Assim estar preenchida a segunda rbita. Nos 8 prximos elementos (com nmeros atmicos de 11 a 18), o eltron adicional comea a preencher um terceiro nvel. Os eltrons com carga negativa so atrados pelo ncleo positivo por meio de foras de atrao eletrosttica. Um eltron prximo do ncleo fortemente atrado por este e possui uma baixa energia potencial. Um eltron distante do ncleo atrado com menos intensidade e possui elevada energia potencial.
Qumica Inorgnica 1

CAPTULO 1

ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA

I-2. Espectros atmicos do hidrognio e a teoria de Bohr Quando tomos so aquecidos ou submetidos a uma descarga eltrica, eles absorvem energia, que em seguida emitida como radiao. Por exemplo, se o cloreto de sdio for aquecido na chama de um bico de Bunsen, so produzidos tomos de sdio que do origem colorao amarela caracterstica da chama (h duas linhas no espectro de emisso do sdio, correspondendo aos comprimentos de onda de 589,0 e 589,6 nm). A espectroscopia se ocupa do estudo tanto da radiao absorvida como da radiao emitida. E espectroscopia atmica uma tcnica importante para o estudo da energia e da disposio dos eltrons nos tomos. Passando-se uma descarga atravs de gs hidrognio (H2) a baixa presso, formam-se alguns tomos de hidrognio (H), que emitem luz na regio visvel. Essa luz pode ser analisada por um espectrmetro, verificando-se que ela compreende uma srie de linhas com diferentes comprimento de onda. Quatro linhas podem ser vistas a olho nu, mas muitas outras so observadas fotograficamente na regio ultravioleta. Essas linhas se aproximam cada vez mais medida que o comprimento da onda ( ) diminui, at atingir-se a regio do espectro contnuo (Figura 2). Os comprimentos de onda, dados em metros, relacionam-se com a freqncia, , dada em hertz (ciclos/segundo), atravs da equao:
onde c a velocidade da luz (2,9979.108 m/s).Em espectroscopia, freqncia so geralmente expressas como nmeros de onda sendo = 1/ m1. , contnuo
6562,8 4861,3 4340,5 4101,7

Energia Figura 2: O espectro do hidrognio na regio do visvel (srie de Balmer)

Em 1885, Balmer mostrou que o nmero de onda de qualquer linha do espectro visvel do hidrognio atmico poderia ser dado pela frmula emprica simples:

Qumica Inorgnica

CAPTULO 1

ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA

1 1 = R 2 2 n 2 onde R a constante de Rydberg e n apresenta os valores 3, 4, 5, ... fornecendo-se assim uma srie de linhas. As linhas observadas na regio do visvel so chamadas de srie de Balmer, mas outras sries diferentes de linhas podem ser observadas em diferentes regies do espectro (Tab. 1). Tabela 1: Sries espectrais encontradas no hidrognio Regio do espectro Frmula emprica Srie de Lyman Ultravioleta n = 2, 3, 4, 5, ... 1 1 = R 2 2 1 n Srie de Balmer visvel/ultravioleta n = 3, 4, 5, 6, ... 1 1 = R 2 2 n 2 Srie de Paschen Infravermelho n = 4, 5, 6, 7, ... 1 1 = R 2 2 3 n Srie de Brackett Infravermelho n = 5, 6, 7, 8, ... 1 1 = R 2 2 n 4 Srie de Pfund Infravermelho n = 6, 7, 8, 9, ... 1 1 = R 2 2 5 n Srie de Humphries Infravermelho

Nos primeiros anos deste sculo foram feitas tentativas de obter uma imagem fsica do tomo, a partir de dados espectroscpicos e de outros. Thomson mostrou, em 1896, que a aplicao de um elevado potencial eltrico atravs de um gs fornece eltrons, sugerindo que estes estavam no tomo. Rutherford sugeriu, a partir de experimentos com disperso de partculas alfa, que um tomo constitudo por um ncleo pesado de carga positiva rodeado por um nmero suficiente de eltrons para mant-lo eletricamente neutro. Em 1913, Niels Bohr combinou essas idias e sugeriu que o ncleo do tomo era rodeado por eltrons movendo-se em rbitas, de modo semelhante ao movimento dos planetas em redor do Sol. Ele recebeu o Prmio Nobel de Fsica de 1922 por seu trabalho sobre a estrutura do tomo. Diversos problemas sugiram com esse conceito: 1. O movimento dos eltrons deveria tornar-se gradativamente mais lento. 2. Por qu os eltrons deveriam mover-se numa rbita em torno do ncleo? 3. Como o ncleo e os eltrons apresentam cargas eltricas opostas, eles deveriam atrairse mutuamente. Seria de esperar um movimento em espiral dos eltrons, at a coliso destes com o ncleo. Para explicar esses problemas, Bohr postulou o seguinte: 1. Um eltron no emite energia enquanto permanecer numa mesma rbita e, portanto, seu movimento no deve desacelerar-se. 2. Quando um eltron passa de uma rbita a outra, ele ou irradiou ou absorveu energia. Se ele se moveu em direo ao ncleo, houve irradiao de energia e, se ele se moveu afastando-se do ncleo, houve absoro de energia. 3. Para que um eltron permanea em sua rbita, a atrao eletrosttica entre o ncleo e o eltron, que atrai o eltron em direo ao ncleo, deve ser igual fora centrfuga que

Qumica Inorgnica

CAPTULO 1

ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA

tende a afastar o eltron de sua rbita. Para um eltron de massa m, movendo-se com uma velocidade v numa rbita de raio r, vale:
fora centrfuga = mv 2 r

Sendo e a carga eltrica no eltron, Z o nmero de cargas no ncleo, e 0 a permissividade no vcuo, Ze 2 fora de atrao eletrostt ica = 4 r 2 0 de modo que fora centrfuga = fora de atrao eletrosttica, e portanto:
v2 = Ze 2 4 mr 0

De acordo com a teoria quntica de Planck, a energia no contnua, mas discreta. Isso significa que a energia ocorre em pacotes chamados de quanta, de magnitude h/2 , onde h a constante de Planck. A energia de um eltron numa rbita, isto , seu movimento angular mvr, deve ser igual a um nmero inteiro n de quanta.
mvr = nh 2

nh n 2h 2 v2 = 2mr 4 2 m 2 r 2 Combinando-se essa equao com a equao anterior, tm-se: v=


n2h2 Ze 2 = 2 2 2 4 m r 4 mr 0

e portanto

Para o hidrognio a carga do ncleo Z = 1, e se: n = 1 teremos um valor de r = 12 . 0,0529 nm n = 2 teremos um valor de r = 22 . 0,0529 nm n = 1 teremos um valor de r = 32 . 0,0529 nm Isso nos fornece uma imagem do tomo de hidrognio em que um eltron se move em rbitas circulares de raios proporcionais a 12, 22, 32, ... O tomo somente irradiar energia ao passar de uma rbita para outra. A energia cintica de um eltron 1/2mv2. Rearranjando a equao:
E= 1 Ze 2 mv 2 = 2 8 r 0

0n2h2 r= me 2 Z

Substituindo r pela expresso obtida antes:


Z 2e4m 2 8 0 n 2 h 2 Se um eltron saltar de uma rbita inicial i para uma rbita final f, a variao de energia E : E=

Qumica Inorgnica

CAPTULO 1

ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA

Z 2e4m E = 2 2 2 8 n h 0 i =

Z 2e4m 2 2 2 8 n h 0 f

A energia se relaciona com o comprimento de onda (E = hc e esta equao tem a forma ), da equao de Rydberg:
=
1 Z 2e4m 1 1 1 2 = R 2 2 (equao de Rydberg) 2 3 2 n 8 0 h c ni nf n2 1

Z 2e 4m 1 1 2 2 2 2 8 0 h ni nf

O valor experimental de R 1,097373.107 m1, em boa concordncia com o valor terico de 1,096776.107 m1. A teoria de Bohr fornece uma explicao para os espectros atmicos de hidrognio. As diferentes sries de linhas espectrais podem ser obtidas variando os valores de ni e nf. As vrias transies possveis entre as rbitas so mostradas na fig. 3.

an Srie de Ly m

KL M

S ri

ed eB a lm er

hen asc eP ie d ckett e Bra Sr rie d S Srie de Pfund

Figura 3: As rbitas de Bohr para o hidrognio e as diversas sries de linhas espectrais. I-3. Refinamentos na teoria de Bohr Sups-se que o ncleo permanece estacionrio, executando um movimento de rotao em torno do prprio eixo. Isso seria verdadeiro se a massa do ncleo fosse infinita, mas a relao entre as massas do eltron e do ncleo de hidrognio de 1/1.836. Na realidade, o ncleo oscila ligeiramente em torno do centro de gravidade, e, para atender a esta situao, substitui-se na equao a massa do eltron m por sua massa reduzida :
=

onde M a massa do ncleo. A incluso da massa do ncleo explica porque diferentes istopos de um elemento produzem linhas espectrais de comprimento de onda ligeiramente diferentes. Freqentemente, as rbitas so designadas pelas letras K, L, M, N, ... a partir do ncleo; so tambm numeradas por 1, 2, 3, 4, ... Esse nmero chamado de nmero quntico principal,
Qumica Inorgnica 5

mM m+M

CAPTULO 1

ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA

dado pelo smbolo n. Especificando o nmero quntico principal, possvel definir qual das diferentes rbitas circulares est sendo considerada. Quando um eltron se move de uma rbita para outra, deve originar-se uma linha nica forte no espectro, correspondendo justamente diferena de energia entre as rbitas inicial e final. Se observarmos o espectro do hidrognio com um espectrmetro de alta resoluo, verifica-se que algumas das linhas revelam uma estrutura fina. Isso significa que uma linha composta na realidade por vrias linhas muito prximas. Sommerfeld explicou esse desdobramento das linhas supondo que algumas das rbitas so elpticas, e que ocorre um movimento de precesso no espao em torno do ncleo. Para a rbita mais prxima do ncleo, o nmero quntico principal n = 1, havendo uma rbita circular. Para a rbita seguinte, o nmero quntico principal n = 2, sendo possveis tanto rbitas circulares como elpticas. Para definir uma rbita elptica, necessrio um segundo nmero quntico k. A forma da elipse definida pela relao entre os comprimentos dos eixos maior e menor. Assim,
eixo maior n = eixo menor k

k chamado de nmero quntico azimutal ou secundrio, e pode ter valores de 1, 2, ..., n. Para n = 2, n/k pode ter os valores 2/2 (rbita circular) e 2/1 (rbita elptica). Para n = 3 (fig.4), n/k pode ter os valores 3/3 (circular), 3/2 (elptica) e 3/1 (elptica mais excntrica). k=3 k=2

k=1

Figura 4: As rbitas de Bohr-Sommerfeld para n = 3. A presena dessas rbitas adicionais, com energias ligeiramente diferentes uma das outras, explica o desdobramento das linhas espectrais reveladas com alta resoluo. O nmero quntico original foi assim substitudo por um novo nmero quntico l, sendo l = k 1. Tem-se pois: n=1 l=0 n = 3 l = 0 ou 1 ou 2 n = 2 l = 0 ou 1 n = 4 l = 0 ou 1 ou 2 ou 3 Isso explica porque algumas das linhas espectrais esto subdivididas em duas, trs, quatro ou mais linhas. Alm disso, algumas linhas espectrais so novamente desdobradas em duas linhas (um duplete). Explica-se esse fato supondo que o eltron pode girar em torno de seu prprio eixo em sentido horrio ou em sentido anti-horrio. A energia quantizada, e o valor do momento angular da rotao foi inicialmente tido como sendo ms.h/2 , onde ms o nmero quntico do spin, com valores de (a mecnica quntica mostrou, desde ento, que a expresso correta a s ( s +1)h / 2 , onde s o nmero quntico de spin ou a combinao de vrios spins). Zeeman mostrou que, ao colocarmos tomos num campo magntico forte, aparecem novas linhas no espectro. Elas se devem ao fato das rbitas elpticas assumirem apenas determinadas orientaes em relao ao campo externo, e no sofrerem precesso aleatoriamente. Cada uma dessas orientaes est associada a um quarto nmero quntico m, que pode ter valores de l, (l 1) ... 0 ... (-l + 1), -l.

Qumica Inorgnica

CAPTULO 1

ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA

Portanto uma linha espectral nica aparece como (2l + 1) linhas, se aplicarmos um campo magntico. So, pois, necessrios quatro nmeros qunticos para explicar o espectro do tomo de hidrognio, como mostrado na tabela 2. Os espectros dos outros tomos podem ser explicados de maneira semelhante. Tabela 2: os quatro nmeros qunticos. Smbolo Valores Nmero quntico principal n 1, 2, 3, ... Nmero quntico azimutal l 0, 1, ..., (n 1) ou secundrio Nmero quntico magntico m -l, ..., 0, ..., +l Nmero quntico de spin ms +1/2, -1/2 I-4. A dualidade da natureza dos eltrons partculas ou ondas A teoria planetria da estrutura atmica proposta por Rutherford e Bohr descreve o tomo como um ncleo central circundado por eltrons situados em certas rbitas. O eltron , pois, considerado como partcula. Na dcada de 1920, mostrou-se que partculas em movimento, como eltrons, comportavam-se em alguns aspectos como ondas. Esse um conceito importante para explicar a estrutura eletrnica dos tomos. Por algum tempo, a luz era tida ora como partcula ora como onda. Certos materiais, como por exemplo o potssio, emitem eltrons quando irradiados com luz visvel, ou, em alguns casos, com luz ultravioleta. Chama-se isso efeito fotoeltrico. Ele explicado imaginando a luz movendo-se na forma de partculas chamadas ftons. Se um fton colidir com um eltron, ele pode transferir sua energia para o eltron. Se a energia do fton for suficientemente elevada, ela pode remover o eltron da superfcie do metal. Contudo, os fenmenos da difrao e interferncia da luz podem ser explicados imaginando a luz comportando-se como uma onda. Em 1924, de Broglie afirmou que com os eltrons existe o mesmo duplo carter vezes eles so considerados como partculas, e em outras ocasies mais conveniente consider-los como ondas. Obteve-se uma evidncia experimental da natureza ondulatria dos eltrons observando fotograficamente anis de difrao obtidos quando se conduz um fluxo de eltrons atravs de uma fina lmina metlica. A difrao de eltrons hoje em dia uma ferramenta til na elucidao da estrutura molecular, particularmente em gases. A mecnica ondulatria um recurso para estudar a estrutura dos nveis eletrnicos nos tomos e a forma dos orbitais ocupados pelos eltrons. I-5. O princpio da incerteza de Heisenberg Clculos baseados no modelo atmico de Bohr exigem informaes mais precisas sobre a posio de um eltron e sobre sua velocidade. difcil medir com exatido as duas quantidades simultaneamente. Um eltron pequeno demais para ser visto, e s pode ser observado quando submetido a uma perturbao. Por exemplo, poderamos atingir o eltron com outra partcula, como um fton ou um eltron, ou poderamos aplicar ao eltron uma fora magntica ou eltrica. Isso inevitavelmente modificar a posio do eltron, ou a velocidade e direo de seu movimento. Heisenberg formulou que quanto mais exatamente pudermos determinar a posio de um eltron, tanto menor a certeza com que podemos
Qumica Inorgnica 7

CAPTULO 1

ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA

definir sua velocidade, ou vice-versa. Se x for a incerteza ao definir a posio e v a incerteza em definir a velocidade, o princpio da incerteza de Heisenberg pode ser expresso matematicamente como:
xv

onde h = constante de Planck = 6,6262.1034 Js. Isso significa que impossvel conhecer exatamente a posio e a velocidade de um eltron ao mesmo tempo. O conceito de um eltron percorrendo uma rbita definida, na qual podem ser calculados com exatido sua posio e velocidade, deve, portanto, ser substituda pela probabilidade de encontrar um eltron numa determinada posio, ou num determinado volume de espao. A equao de onda de Schroedinger constitui uma descrio satisfatria do tomo nesses termos. Solues para a equao de onda so chamadas de funes de onda, e so representadas pelo smbolo . A probabilidade de se encontrar um eltron num ponto do espao, cujas coordenadas so x, y, e z, 2(x,y,z). I-6. A equao de onda de Schroedinger Para uma onda estacionria (como uma corda em vibrao) de comprimento de onda , e cuja amplitude em qualquer ponto ao longo de x pode ser descrita pela funo f(x), pode-se mostrar que d 2 f ( x) 4 2 = 2 f ( x) dx 2 Se considerarmos um eltron movendo-se em apenas uma direo teremos: d 2 4 2 = 2 dx 2 Um eltron pode mover-se em trs direes x, y e z, e, portanto, a equao se converte em:
d 2 d 2 d 2 4 2 + + = 2 2 2 2 dx dy dz

h 4

Usando o smbolo no lugar de trs derivadas parciais, essa equao simplificada para: 4 2 2 = 2 A relao de de Broglie estabelece que = h/mv (onde h a constante de Planck, m a massa do eltron e v sua velocidade); portanto: 4 2 m 2 v 2 2 + =0 2
h

Contudo, a energia total do sistema E constituda pela soma da energia cintica K e da energia potencial V: E = K + V donde K = E V. Mas a energia cintica = mv2, de modo que: mv2 = E V e v2 = 2(E V)/m Substituindo o valor assim obtido, chegaremos forma conhecida da equao de Schroedinger:
2 +

82 m ( E V ) = 0 h2

Solues aceitveis para a equao de onda, isto , solues que sejam fisicamente possveis, devem apresentar certas propriedades:
Qumica Inorgnica 8

CAPTULO 1

ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA

deve ser contnua deve ser finita deve ser linear e homognea a probabilidade de encontrar o eltron em todo o espao, de + infinito at infinito, deve ser igual a um. A probabilidade de encontrar um eltron num ponto x, y, z 2, de modo que 1. 2. 3. 4.
+

dxdydz =1

Diversas funes de onda, chamadas de 1, 2, 3, ... podero satisfazer as condies da equao de onda enumeradas acima, e cada uma destas ter uma energia correspondente E1, E2, E3, ... Cada uma destas funes chamada de orbital, em analogia com as rbitas da teoria de Bohr. Num tomo de hidrognio, o nico eltron presente normalmente ocupa o mais baixo dos nveis de energia, E1. Isso chamado de estado fundamental. A correspondente funo de onda 1 descreve o orbital, isto , o volume do espao onde elevada a probabilidade de encontrar o eltron. Para um dado tipo de tomo, h um certo nmero de solues aceitveis para a equao de onda, e cada orbital pode ser descrito inequivocamente por um conjunto de trs nmeros qunticos n, l e m, que so os mesmos nmeros qunticos principal, secundrio e magntico usados na teoria de Bohr. O nmero quntico secundrio l descreve a forma do orbital ocupado pelo eltron. l pode ter valores de 0, 1, 2, ou 3. Quando l = 0, o orbital esfrico, e chamado de orbital s; quando l = 1, o orbital tem forma de halteres e chamado de orbital p; quando l = 2, o orbital tem forma de halteres duplos e chamado de orbital d; e quando l = 3, forma-se um orbital f de forma mais complicada (Figura 5). As letras s, p, d e f provm dos termos espectroscpicos sharp, principal, diffuse e fundamental que so usados para descrever as linhas nos espectros atmicos. O exame de todas as solues permitidas para a equao de onda mostra que os orbitais se classificam em grupos. No primeiro grupo de solues, o valor da funo de onda , e, portanto, a probabilidade de encontrar um eltron 2, depende somente da distncia r ao ncleo, que a mesma em todas as direes. = f(r) Esse fato leva a um orbital esfrico, e ocorre quando o nmero quntico secundrio l igual a zero. Esses orbitais so chamados de orbitais s. Quando l = 0, o nmero quntico magntico m = 0, de modo que s existe um orbital deste tipo para cada valor de n. No segundo grupo de solues da equao de onda, depende tanto da distncia ao ncleo, como da direo no espao (x, y e z). Orbitais desse tipo so chamados de orbitais p e existem trs valores para o nmero quntico magntico (m = -1, 0, +1). Existem, pois, trs orbitais idnticos em energia, forma e tamanho, que diferem somente em sua orientao no espao. Essas trs solues para a equao de onda podem ser escritas: x = f(r).f(x) y = f(r).f(y) z = f(r).f(z)

Qumica Inorgnica

CAPTULO 1

ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA

Orbitais de energia idntica so chamados de degenerados, ocorrendo, pois trs orbitais p degenerados para cada um dos valores n = 2, 3, 4, ...
y y

+
x y z

+
x

(iii)

(i) 2s z

3dxy + (ii) 2px


x

Figura 5: Funes de onda para orbitais atmicos s, p e d; (i) orbital s, 2s (ii) orbital p, 2px (iii) orbital d, 3dxy (observe que os sinais + e referem-se simetria e no carga). O terceiro grupo de solues da equao de onda depende da distncia ao ncleo r e de duas direes no espao, por exemplo: = f(r).f(x).f(y) Tal grupo de orbitais possui l = 2, e so chamados de orbitais d. H cinco solues, correspondentes aos valores de m = -2, -1, 0, +1, +2, todas de igual energia. Ocorrem, portanto, cinco orbitais degenerados d para cada um dos valores de n = 3, 4, 5, ... Outra srie de solues ocorre quando l = 3, sendo os orbitais em questo chamados de orbitais f. Existem sete valores de m: -3, -2, -1, 0, +1, +2, +3, formando-se sete orbitais f degenerados quando n = 4, 5, 6, ... Tabela 3: Orbitais atmicos Nmero quntico Nmero quntico Nmero quntico Smbolo principal secundrio magntico n l m 1 0 0 1s (um orbital) 2 0 0 2s (um orbital) 2 1 -1, 0, +1 2p (trs orbitais) 3 0 0 3s (um orbital) 3 1 -1, 0, +1 3p (trs orbitais) 3 2 -2, -1, 0, +1, +2 3d (cinco orbitais) 4 0 0 4s (um orbital) 4 1 -1, 0, +1 4p (trs orbitais) 4 2 -2, -1, 0, +1, +2 4d (cinco orbitais)
Qumica Inorgnica 10

CAPTULO 1

ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA

-3, -2, -1, 0, +1, +2, +3

4f (sete orbitais)

I-7. Funes radiais e angulares A equao de Schroedinger pode ser resolvida completamente para o tomo de hidrognio, e para ons semelhantes que possuam apenas um eltron, como He+ e Li2+. Para outros tomos, s podem ser obtidas solues aproximadas. Na maioria dos clculos, mais simples resolver a equao convertendo as coordenadas cartesianas x, y e z em coordenadas polares r, e . As coordenadas do ponto A, medidas a partir da origem, so x, y e z quando dados em coordenadas cartesianas, e r, e quando dadas em coordenadas polares. Deduz-se que as duas sries de coordenadas se relacionam atravs das seguintes expresses: z = r cos y = r sen sen x = r sen cos
z

A
z x r y
(x,y,z)

Figura 6: As relaes entre coordenadas cartesianas e coordenadas polares. A equao de Schroedinger usualmente escrita da forma 8 2 m 2 + ( E V ) = 0 h2 onde 2 2 2 2 = + + 2 2 2
x y z

Mudando para coordenadas polares, transforma-se em:


2 = 1 2 1 2 1 + 2 r + 2 sen 2 2 2 2 r r r r sen r sen

A soluo dessa expresso tem a forma: = R(r). ( ). ( ) R(r) uma funo que depende da distncia do ncleo, que por sua vez depende dos nmeros qunticos n e l ( ) uma funo de , que depende dos nmeros qunticos l e m ( ) uma funo de , que depende somente do nmero quntico m A equao pode ser reescrita: = R(r)nl.Aml Desdobramos assim a equao de onda em duas partes, que podem ser resolvidas separadamente:
Qumica Inorgnica 11

CAPTULO 1

ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA

1. a funo radial R(r), que depende dos nmeros qunticos n e l, 2. a funo de ando angular total Am, que depende dos nmeros qunticos m e l. A funo radial R no tem significo fsico, mas R2 nos d a probabilidade de encontrar um eltron num pequeno volume dv prximo do ponto em que R medida. Para um dado valor de r, o nmero de pequenos volumes 4 r2, de modo que a probabilidade de estar o eltron a uma distncia r do ncleo 4 r2R2. Essa funo chamada de funo de distribuio radial. A figura 7 mostra grficos da funo de distribuio radial para o hidrognio contra r.

Figura 7: Funes de distribuio radial para vrios orbitais no tomo de hidrognio. Esses grficos mostram que a probabilidade nula no ncleo (pois r = 0) e, examinando os grficos para 1s, 2s e 3s, v-se que a distncia mais provvel aumenta acentuadamente medida que aumenta o nmero quntico principal. Alm disso, comparando os grficos para 2s e 2p, ou para 3s, 3p e 3d, v-se que o raio mais provvel decresce ligeiramente medida que o nmero quntico secundrio aumenta. Todos os orbitais s, exceto o primeiro (1s), apresentam uma estrutura em camadas, semelhante a uma cebola, constituda por camadas concntricas de densidade eletrnica. Analogamente, todos os orbitais, menos o primeiro orbital p (2p) e o primeiro orbital d (3d), possuem estrutura em camadas. A funo angular A depende somente da direo, e independe da distncia do ncleo. Assim, A2 a probabilidade de encontrara um eltron a uma dada direo e , a qualquer distncia do ncleo, at o infinito. Na figura 6, as funes angulares A so registradas como diagramas polares. Deve ser frisado que esses diagramas polares no representam a funo de onda total, mas somente a parte angular da funo de onda (a funo de onda total composta de contribuies tanto das funes radial como angular). = R(r).A A probabilidade de encontrar um eltron simultaneamente a uma distncia r e numa dada direo , , dada por: 2 r, , = R2(r).A2( , )
Qumica Inorgnica 12

CAPTULO 1

ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA

Diagramas polares, isto , desenhos da parte angular da funo de onda, so usados comumente para ilustrar a sobreposio (overlap) de orbitais dando origem a ligaes entre os tomos. Os diagramas polares se prestam bem para esse propsito, j que eles mostram os sinais + e relacionados com a simetria da funo angular. Para a formao de ligaes deve haver sobreposio de sinais iguais. As formas so um pouco diferentes das formas da funo de onda total. H diversos aspectos a considerar a respeito desses diagramas: 1. difcil visualizar uma funo de onda angular como uma equao matemtica. muito mais fcil visualizar uma superfcielimite, isto , uma forma slida que contenha por exemplo 90% da densidade eletrnica. Para frisar que uma funo contnua, na figura 8, as superfcieslimites foram estendidas at o ncleo. Para orbitais p a densidade eletrnica nula no ncleo, e alguns textos mostram um orbital p como duas esferas que no se tocam. 2. Esses desenhos mostram a simetria para os orbitais 1s, 2p e 3d. Contudo, nos demais, 2s, 3s, ..., 3p, 4p, 5p, ..., 4d, 5d, ... o sinal (a simetria) se inverte dentro da superfcie limite do orbital. Percebe-se esse fato nos nodos dos grficos das funes radiais (figura 5) 3. A probabilidade de encontrar um eltron numa direo , o quadrado da funo de onda, A2, ou, mais precisamente, 2 2. Os diagramas da figura 8 mostram a parte angular. Elevar A ao quadrado no altera a forma de um orbital s, mas alonga os lbulos do orbital p. Alguns livros usam orbitais p alongados, mas, para sermos corretos, estes no deveriam ter sinais, pois com elevao ao quadrado remove-se qualquer sinal de simetria. Apesar disso, muitos autores desenham formas que se aproximam s probabilidades, isto , funes de onda ao quadrado, e colocam os sinais das funes de onda nos lbulos, referindo-se a orbitais tanto no caso de formas como no de funes de onda.
y

+
x

2s
y

+
z

+
x
x

2px

2pz

2py

Qumica Inorgnica

13

CAPTULO 1

ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA

+
x

+
x

+
y

3dxy
y

3dxz
z

3dyz

+ + x

+ + x

3dx2-y2

3dz2

Figura 8: Superfcie-limite para a parte angular da funo de onda A( , ) para os orbitais 2s, 2p e 3d num tomo de hidrognio, mostrada como diagramas polares. 4. A representao completa da probabilidade de encontrar um eltron requer o quadrado da funo de onda total e inclui o quadrado da probabilidade radial e da probabilidade angular. Necessita na realidade de um modelo tridimensional para a representao da probabilidade e mostrar as formas dos orbitais. difcil fazer essa representao em duas dimenses, como numa folha de papel, mas uma representao razovel mostrada na figura 9. Os orbitais no esto representados em escala. Note que os orbitais p no so simplesmente duas esferas, mas elipsides em revoluo. Assim, o orbital 2px tem simetria esfrica em relao ao eixo x, mas no tem simetria esfrica em outra direo. Analogamente, o orbital py tem simetria esfrica em relao ao eixo y, e tanto o orbital pz como o orbital 3dz2 tem simetria esfrica em relao ao eixo z.

Qumica Inorgnica

14

CAPTULO 1

ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA

Figura 9: Funo de onda total (orbitais) para o hidrognio. I-8. O princpio de excluso de Pauli Para definir um orbital so necessrios trs nmeros qunticos n, l e m. Cada orbital pode conter dois eltrons, desde que eles tenham spins opostos. Um nmero quntico adicional necessrio para definir o spin de um eltron no orbital. Portanto, so necessrios quatro nmeros qunticos para definir a energia de um eltron num tomo. O princpio de Excluso de Pauli diz que os dois eltrons de um orbital no podem ter iguais os quatro nmeros qunticos. Trocando os nmeros qunticos, possvel calcular o nmero mximo de eltrons contidos em cada um dos nveis energticos principais (Figura 10).

Qumica Inorgnica

15

CAPTULO 1

ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA

Figura 10: Nmeros qunticos, nmero mximo de eltrons e forma da tabela peridica. I-9. A regra de Hund e a construo dos tomos O elemento mais simples, o hidrognio, possui um eltron, que ocupa o nvel 1s; este nvel tem nmero quntico principal n = 1, e nmero quntico secundrio l = 0. O hlio possui dois eltrons. O segundo eltron tambm ocupa o orbital 1s. Isso possvel porque os dois eltrons apresentam spins opostos. O nvel 1s est assim completo. O elemento seguinte, o ltio, apresenta trs eltrons. O terceiro eltron ocupa o prximo nvel energtico, que o nvel 2s, de nmero quntico principal n = 2 e nmero quntico secundrio l = 0. O quarto eltron do berlio tambm ocupa o nvel 2s. O boro deve ter seu quinto eltron no nvel 2p, pois o nvel 2s estar completamente preenchido. O sexto eltron do carbono estar tambm no nvel 2p. A regra de Hund estabelece que o nmero de eltrons no emparelhados num dado nvel energtico e o mximo. Assim, no estado fundamental, os dois eltrons p do carbono esto desemparelhados. Eles ocupam orbitais p separados e possuem spins paralelos. Para mostrar a posio dos eltrons num tomo, usam-se os smbolos 1s, 2s, 2p, etc. para indicar o nvel energtico principal e o subnvel. Um ndice indica o nmero de eltrons em cada srie de orbitais. Por exemplo, o hidrognio contm 1 eltron, o que se indica por 1s1. No hlio, o nvel 1s contm 2 eltrons, o que se indica por 1s2. Uma maneira alternativa de representar a estrutura eletrnica de um tomo representar os orbitais por quadrados e os eltrons por pequenas setas. I-10. Seqncia de nveis energticos importante conhecer a seqncia segundo a qual os nveis energticos so preenchidos. A figura 11 constitui um auxlio til. V-se pela figura que a seqncia de preenchimento dos nveis energticos : 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d 5p 6s 4f 5d 6p 7s etc.
1s

Qumica Inorgnica

16

CAPTULO 1 2s 3s 4s 5s 6s 7s 2p 3p 4p 5p 6p 7p

ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA

3d 4d 5d 6d 7d

4f 5f 6f 7f

Figura 11: Seqncia de preenchimento dos nveis de energia. Depois de preencher os nveis 1s 2s 2p 3s e 3p, no elemento argnio, os eltrons seguintes passam para o nvel 4s, nos elementos potssio e clcio. Preenchido o nvel 4s, o prximo nvel em energia o 3d e no o 4p. O nvel 3d comea a ser preenchido com o elemento escndio. Os elementos que vo do escndio ao cobre possuem um nvel 4s completo, e um nvel 3d incompleto, e quimicamente todos se comportam de maneira semelhante. Uma srie de tomos nessas condies conhecida como srie de transio. Uma segunda srie de transio comea depois do preenchimento do orbital 5s, no elemento estrncio, porque no elemento seguinte, o trio, comea o preenchimento do nvel 4d. Uma terceira srie de transio comea com o lantnio, elemento em que comea o preenchimento do nvel 5d, depois de preenchido o nvel 6s. Uma nova complicao surge no elemento lantnio, porque neste elemento, que possui um eltron no nvel 5d, comea o preenchimento do nvel 4f, nos elementos que vo do crio ao lutcio e que possuem de 1 a 14 eltrons 4f. Esses so os elementos de transio interna, tambm chamados de lantandeos, ou de metais das terras raras. I-11. Grupos de elementos na tabela peridica As propriedades qumicas de um elemento so em grande parte funo do nmero de eltrons existentes no nvel mais externo, e da disposio dos eltrons no elemento. Se os elementos qumicos forem dispostos segundo grupos com a mesma configurao eletrnica no nvel mais externo, haver semelhanas do comportamento qumico e fsico dentro destes grupos. A grande vantagem que advm disso o fato de no ser inicialmente necessrio estudar o comportamento de cada um dos elementos, mas apenas dos diferentes grupos. Elementos contendo 1 eltron no nvel mais externo so chamados de elementos do Grupo I (os metais alcalinos), e aqueles contendo dois eltrons no nvel mais externo so chamados de elementos do Grupo II (os metais alcalino-terrosos). Esses dois grupos constituem os elementos do bloco s, porque suas propriedades dependem da presena de eltrons s. Elementos com trs eltrons no nvel mais externo (2 eltrons s e 1 eltron p) so chamados de elementos do Grupo III e, analogamente, os elementos do Grupo IV possuem quatro eltrons no nvel mais externo, os elementos do Grupo V possuem cinco eltrons no nvel mais externo, os elementos do Grupo VI, 6 eltrons, do Grupo VII, 7 eltrons. Os elementos do Grupo 0 possuem completo o nvel mais externo, de modo que o nvel seguinte est vazio; da a razo do nome do grupo. Os grupos III, IV, V, VI, VII e 0 diferem no preenchimento dos eltrons p, e eles em conjunto so chamados de elementos do bloco p. De modo semelhante, elementos nos quais varia o preenchimento dos eltrons d pertencem ao bloco d; so os elemento de transio. Nesses, os elementos d vo sendo adicionados ao penltimo nvel. Finalmente, elementos cujos orbitais f esto sendo preenchidos constituem o bloco f, e aqui os eltrons f vo sendo adicionados ao antepenltimo nvel.

Qumica Inorgnica

17

CAPTULO 1

ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA

Tabela 4: A tabela peridica


bloco s Grupo I II Perodo 1 1H 2 3 4 5 6 7 Li 11 Na 19 K 37 Rb 55 Cs 87 Fr
3 4

III

IV

bloco p V VI

VII
2

0 He

Be
Mg

12

Ca Sr 56 Ba 88 Ra
20 38

Sc Y 57 La 89 Ac
21 39

Ti Zr 72 Hf
22 40

41

V Nb 73 Ta
23

24 42

Cr W

Mo

74

bloco d 25 Mn 26Fe 43 Tc 44Ru 75 Re 76Os

27 45

Co Rh 77 Ir

28 46

Ni Pd 78 Pt

Cu Ag 79 Au
29 47

30

Zn
Cd Hg

48 80

B 13 Al 31 Ga 49 In 81 Tl
5

C 14 Si 32 Ge 50 Sn 82 Pb
6

N 15 P 33 As 51 Sb 83 Bi
7

O 16 S 34 Se 52 Te 84 Po
8

F 17 Cl 35 Br 53 I 85 At
9

Ne Ar 36 Kr 54 Xe 86 Rn
10 18

Lantandeos Actindeos

Ce 90 Th
58

Pr 91 Pa
59

60

Nd 92 U

61 93

Pm

62

Sm

63 95

Eu
Am

Np

94

Pu

bloco f 65 Tb 96 Cm 97Bk
64

Gd

66

Dy

67

98

Cf

99

Ho Es

68

Er
Fm

69

Tm
Md

70

Yb
No

71

100

101

102

103

Lu Lr

Na Tabela Peridica (tabela 4), os elementos encontram-se dispostos segundo nmeros atmicos crescentes, isto , em ordem da carga nuclear crescente, ou de nmero de eltrons crescente. Assim, cada elemento contm um eltron a mais que o elemento precedente. Em vez de colocar os 103 elementos numa longa lista, a Tabela Peridica os dispe em ume srie de fileiras horizontais ou perodos, de modo tal que cada perodo comece com um metal alcalino e termine com um gs nobre. A seqncia segundo a qual os vrios nveis energticos vo sendo preenchidos determina o nmero de elementos em cada perodo, e a Tabela Peridica pode ser dividida em quatro regies principais, conforme estejam sendo preenchidos os nveis s, p, d ou f. 1o perodo 1s 2 elementos no perodo o 2 perodo 2s 2p 8 elementos no perodo 3o perodo 3s 3p 8 elementos no perodo o 4 perodo 4s 3d 4p 18 elementos no perodo 5o perodo 5s 4d 5p 18 elementos no perodo o 6 perodo 6s 4f 5d 6p 32 elementos no perodo Os metais alcalinos aparecem numa coluna vertical chamada de Grupo I, no qual todos os elementos apresentam 1 eltron no nvel mais externo, tendo portanto propriedades semelhantes. Assim, se um dos elementos do grupo reagir com um determinado reagente, os demais provavelmente mostraro reaes semelhantes, formando compostos de frmulas semelhantes. possvel dessa maneira prever reaes de compostos novos, bem como suas frmulas, por simples analogia com compostos j conhecidos. Analogamente, todos os gases nobres aparecem numa coluna vertical denominada Grupo 0, tendo todos um nvel eletrnico externo completo. Essa a chamada forma longa da Tabela Peridica. Ela apresenta muitas vantagens, sendo as mais importantes a nfase na semelhana de propriedades dentro dos grupos e a relao entre o grupo e a configurao eletrnica. Os elementos do bloco d so chamados de elementos de transio e situam-se entre os blocos s e p. O hidrognio e o hlio diferem dos elementos restantes, porque neles no existem eltrons p no primeiro nvel. O hlio obviamente pertence ao Grupo 0, o dos gases nobres, que so quimicamente inertes, porque o nvel eletrnico mais externo est completamente preenchido. O hidrognio mais difcil de classificar em algum dos grupos. Poderia ser includo no Grupo I, porque s possui um eltron s no nvel mais externo, monovalente e normalmente forma ons positivos monovalentes. Contudo, o hidrognio no um metal e gasoso, ao passo que Li, Na, K, Rb e Cs so metais e so slidos. Por outro lado,o hidrognio poderia ser includo no Grupo VII, porque falta um eltron no ltimo nvel; ou
Qumica Inorgnica 18

CAPTULO 1

ESTRUTURA ATMICA E TABELA PERIDICA

no grupo IV, porque o ltimo nvel est semipreenchido. O hidrognio no se assemelha aos metais alcalinos, nem aos elementos dos Grupos VII e IV. Os tomos de hidrognio so muitos pequenos e apresentam muitas propriedades especficas. Seria, assim, o caso de colocar o hidrognio num grupo parte.

Qumica Inorgnica

19

S-ar putea să vă placă și