Sunteți pe pagina 1din 4

Curso de Gesto em Administrao Pblica Mdulo VII O Estado e os Problemas Contemporneos

Atividade I 1) Com base em tudo o que voc leu at agora, comente (no mximo em duas pginas) a afirmao: A existncia de grandes contingentes abaixo da linha de pobreza no Brasil no ser resolvida apenas com o crescimento econmico do pas. Resposta: At a dcada de 70 aproximadamente, costumava-se pensar que apenas com o crescimento econmico do Brasil poderia se resolver os problemas sociais existentes e com isso, por persistir seguindo essa linha de raciocnio, acabou havendo consequncias que perduram at os dias de hoje, que foram, a desigualdade social, a excluso e a pobreza, e a tendncia que esses tipos de problemas permaneam por ainda mais tempo. Como naquela poca constataram que a realidade era outra, resolveram encarar os fatos com uma viso mais holstica dos problemas que envolviam o pas, foram includos nas polticas pblicas relatrios e programas direcionados para as questes sociais. Os critrios econmicos para avaliar o crescimento de um pas, como dito acima, so insuficientes para analisar os nveis de pobreza, podemos tirar o Brasil como exemplo para explicar tal fato. Como afirma Santos (2009), uma das formas mais tradicionais de se caracterizar a pobreza tem sido defini-la como insuficincia de renda. Para medir sua incidncia sobre as populaes, so utilizados indicadores tais como o PIB (Produto Interno Bruto) per capita de um pas e/ou um percentual da renda mdia/mediana de seus habitantes. J nos deparamos com indicadores crescentes de renda mdia/mediana dos habitantes do pas e do PIB, no entanto, essa realidade no se traduziu necessariamente em aumento de renda da populao que vivia em condies de pobreza ou at mesmo abaixo da linha dela, e sim em aumento da desigualdade social, pois o sistema excludente que h em nosso pas, fortalece o privilgio de poucos e permanece ou aumenta o sacrifcio de muitos.

3) Comente, em duas pginas, a relao entre Justia e Cidadania, tendo em vista o conceito de cidadania de Marshall apresentado nesta Unidade. Resposta:

7) Tendo em vista o esquema classificatrio de Esping-Andersen, procure identificar as caractersticas da Poltica Social brasileira antes e depois da Constituio de 1988. Utilize como ferramenta o quadro a seguir. Perodo Antes de 1988 Depois de 1988 Grau de Universidade Baixo Alto Grau de Participao do Estado Baixo Alto Grau de Descomodificao da Fora de Trabalho Baixo Alto

S-ar putea să vă placă și