Sunteți pe pagina 1din 13

Formas polares

Outro interessante mtodo para representar valores em um grfico a chamada representao polar, da mesma forma que na forma paramtrica temos casos em que funes podem ser expressas de uma maneira mais apropriada, tornando-as mais simples para que possam ser analisadas. A forma polar especialmente importante no estudo de variveis e funes complexas, seu estudo bastante simples, porm recomenda-se sempre uma certa cautela quando conceitos novos so apresentados, como j dissemos anteriormente.

[editar] As coordenadas
A representao dos valores em um grfico polar feita com base em um sistema de referncia obtido a partir de um ponto e uma semi-reta horizontal a partir deste (eixo polar), este ponto chamado de orgem (polo de referncia). Quando colocamos outro ponto qualquer no sistema, podemos traar um segmento de reta da orgem ao referido ponto, o comprimento do segmento de reta entre os dois pontos representa o valor numrico que desejamos expressar e o ngulo formado entre este segmento de reta e o eixo polar indica o sentido da progresso do valor da orgem ao ponto. Desta forma estabelecemos uma relao entre dois "polos", portanto, um sistema "polar". Quando expressamos valores em torno do sistema polar, na maioria das vezes, criamos uma representao de um ou mais contornos para o polo, a circunferncia um exemplo simples de representao polar, onde o centro o polo e o raio uma constante, devido a esta propriedade, podemos traar circunferncias para vrios valores de raio a partir do polo, estabelecendo uma estrutura de referncia de valores para uma melhor leitura dos grficos. Com relao ao ngulo, devemos observar a seguintes convenes:

Para rotao no sentido horrio temos ngulos negativos; Para rotao no sentido anti-horrio temos ngulos positivos.

Devido a estas caractersticas angulares, um sistema polar pode representar o mesmo valor para diferentes coordenadas, a natureza cclica dos valores claramente notvel devido a mesma caracterstica cclica que os ngulos detm, portanto pontos de coincidncia de valores para funes sem limites superiores so comuns, valores expressos desta forma podem ser encontrados em intervalos com tendncias infinitas tais quais:

Portanto, para a anlise de tais funes, devemos ter o cuidado de observar a ocorrncia de valores coincidentes, da mesma forma que o fazemos quando analisamos funes trigonomtricas. Observemos um grfico polar de uma circunferncia de raio igual a quatro:

Neste grfico possvel observar que todos os pontos possuem amplitude (valor numrico) igual a quatro, ou seja, para qualquer ngulo que faamos referncia teremos este valor. circunferncia polar R = 4 As coordenadas polares podem ser definidas como pares de valores de raio e ngulo:

O que nos permite estabelecer uma relao de valores a serem representadas em um grfico atravs de uma tabela com estas coordenadas. Contornos do polo podem representar valores em relao a grandezas geometricamente variveis em relao a ngulos de forma semelhante a relao de valores num grfico cartesiano formal, a forma de anlise de tais valores torna-se diferente devido ao fato de termos que nos habituar a observar as distncias entre os pontos e a orgem. Podemos estabelecer uma regra para relacionar os valores polares e cartesianos da seguinte maneira:

Desta forma podemos calcular as coordenadas cartesianas para pontos em coordenadas polares. Se tivermos valores relacionados em coordenadas cartesianas e tivermos que transform-los em coodenadas polares podemos usar as seguintes equaes para encontr-las:

importante notar que os valores para devem ser analisados cuidadosamente, pois temos dois valores possveis para o ngulo que nos fornece o valor da equao acima, sempre que tivermos que verificar um ngulo para os valores de coordenadas cartesianas devemos

observar em que quadrante o valor est expresso. De forma geral, coordenadas cartesianas de pontos no primero e terceiro quadrantes informam o mesmo valor positivo para a tangente, j com pontos do segundo e quarto quadrante, o mesmo valor absoluto ocorre, porm com tangentes negativas.

[editar] Funes polares


Tendo um sistema que nos permite localizar pontos em um grfico, podemos agora entender o comportamento das funes que devemos analisar neste sistema. Podemos definir a funo polar como:

Onde limitada ao intervalo angular do ciclo fechado, ou seja:

Uma funo polar expressa no grfico polar da mesma forma que uma funo algbrica expressa num grfico cartesiano, a nica diferena que no grfico polar os valores contornam o seu centro, os pontos relatam na distncia ao centro o valor da funo para cada ngulo. [editar] Plotando grficos de funes Analisemos um grfico cartesiano e seu correspondente polar para verificar como plotar os valores no novo formato:

Vejamos como fazer uma correspondncia entre os grficos:

Iniciando por valores de ngulos negativos, observe que para temos de forma que o valor expresso do lado oposto ao eixo coincidindo com o valor unitrio positivo, esta mais uma caracterstica da representao polar, os valores de so sempre representados em mdulo, pois os valores do eixo so sempre crescentes. Observe que quando nos deslocamos para os valores tendem a diminuir at zero e depois tornam-se positivos quando ultrapassam este ngulo, comparando os valores nos dois grficos notamos que no grfico polar os raios aumentam a partir deste ngulo passando a traar a curva no lado oposto ao eixo , ao chegar ao ngulo zero o valor volta a ser unitrio, passando a diminuir novamente. Da mesma forma o ciclo se repete para valores de ngulos positivos fechando a curva como vemos no grfico. [editar] Convertendo funes cartesianas Agora faamos a converso de uma funo cartesiana para polar... O exemplo ser uma simples reta, para que tenhamos noo de como funciona a converso que vimos na seo anterior. Seja a reta: .

Calculemos a forma polar para a mesma, conforme as equaes de converso apresentadas anteriormente:

Por outro lado:

Onde substituimos os valores das variveis cartesianas:

O que resulta em:

[editar] Derivadas
Basicamente, o processo para derivao de funes polares o mesmo usado para funes com representao cartesiana, a derivada primeira obtida atravs da diferenciao de em relao a , o que representa apenas uma mudana na nomenclatura das variveis. porm podemos estender os dados a serem obtidos com a anlise destes valores fazendo a derivao da funo parametrizada. Considerando que a representao de valores polares so mais apropriados de serem analisados em uma perspectiva paramtrica, podemos definir as derivadas a partir das equaes paramtricas da curva polar:

para temos:

Uma vez que queremos a derivada da funo para as coordenada cartesianas temos:

Com estas derivadas podemos extrair mais informaes das funes polares e obter mais recursos para analis-las, podemos, por exemplo, encontrar as tangentes verticais:

Portanto, se quisermos encontrar os pontos da curva onde existem tangentes verticais devemos encontrar a derivada da funo polar em relao ao ngulo e depois substitu-la junto com a prpria funo, que define , na equao acima, obtendo o ngulo no grfico onde a tangente vertical estar definida. Procedimento semelhante fazemos para o caso das tangentes horizontais, usando a equao que define a derivada de em relao ao ngulo:

O que define o mesmo procedimento anterior para obteno dos dados e a equao acima em substituio da anterior para a obteno das tangentes horizontais.

[editar] Plotando grficos


Podemos utilizar os dados obtidos com as derivadas para facilitar o esboo de grficos da mesma forma que fizemos no caso das funes paramtricas, as regras so as mesmas, ou seja: Consideremos o ngulo como parmetro, teremos as seguintes equaes:

Tangentes horizontais
o

Tangentes verticais
o

O que define as equaes da seo anterior para que possamos encontrar estes valores, por outro lado tambm temos outros dados que facilitam o clculo de tangentes verticais e horizontais: Quando temos,

isto o mesmo que:

Que s vlida se:

Que nos revela a tangente horizontal. e ainda, quando temos,

isto o mesmo que:

Que s vlida se:

Que nos revela a tangente vertical. Portanto, para um esboo do grfico de uma funo com representao polar podemos encontrar a derivada:

Encontrando os pontos onde a derivada tende a valores infinitos ou nulos para encontrar as tangentes verticais e horizontais, depois identificamos os intervalos onde a funo

ascendente ou descendente juntamente com a anlise da seqncia dos valores dos ngulos para cada ponto. Exemplo Agora iremos fazer um esboo de um grfico, para que tenhamos noo dos conceitos apresentados nesta seo. Esboaremos o grfico polar da funo seno:

Para isso encontremos a derivada para identificar os ngulos onde h tangentes verticais e horizontais, calculando os valores da funo e identificando as tendncias, para que possamos ter uma estimativa do comportamento dos valores que delineiam o grfico:

Procedimento:

Calculemos as tangentes verticais e horizontais:

Para as tangentes horizontais:

Para este caso temos os ngulos:

Que nos fornece os valores para a funo:

Para as tangentes veticais:

Para este caso temos os ngulos:

Que nos fornece os valores para a funo:

Resultado: Consequentemente, obtemos o seguinte grfico:

Os extremos so apresentados com tangentes horizontais, enquanto que os valores intermedirios, "transies", so apresentadas com tangentes verticais. Note que, devido s caractersticas cclicas do grfico polar os valores positivos e negativos se sobrepem.

Seno polar

[editar] Integrais

A integrao de funes polares feita da mesma forma que a de funes cartesianas, porm algumas consideraes acerca do comportamento dos valores e sua interpretao so necessrias para uma melhor compreeso dos efeitos do processo de integrao formal. Considerando que temos basicamente uma categoria de funes: r(), sendo que o clculo da integral da mesma parece simples, a princpio, visto que basta fazer a substituio das variveis e depois adaptar os valores, porm devemos ter em mente que a integral de uma funo com representao polar no nos d o valor da rea da curva polar sob o eixo , na verdade temos:

De fato, se tivermos que considerar o valor da integral da funo polar e de sua correspondente paramtrica teremos valores discordantes o que nos chama a ateno para que no usemos a integral simples sobre para avaliaes sobre a curva, visto que os valores no so coerentes para os casos onde temos valores que alternam entre positivos e negativos. Com a anlise algbrica de sinais possvel notar que os valores das funes polares, onde temos sinais negativos, anulam parte das reas onde o sinal da funo positivo, descaracterizando a avaliao da integral destas funes nestes casos. Para o clculo de reas, comprimento de curvas e avaliaes numricas devemos adotar uma forma de clculo prprio para funes polares, que viabilize uma avaliao correta dos valores, sem que as caractersticas circulares interfiram no resultado final, na verdade, devemos levar em conta estas caractesticas para efetuar o clculo de forma correta.

[editar] reas
As funes polares so, basicamente, criadas sob a ptica de um sistema circular, ou seja, como os valores se expandem de forma radial temos valores expressos em raios variveis, o que nos inspira a imaginar que devemos fazer o clculo de suas reas com base no estudo da integrao de setores circulares infinitesimais. A medida de reas em setores circulares proporcional ao ngulo, em setores de raio unitrio corresponde ao prprio ngulo. Para calcular a medida da rea em setores circulares temos:

Em uma curva polar, se tivermos que calcular a rea dentro dos limites estabelecidos por ngulos, podemos secionar a curva em diversos setores circulares infinitesimais e fazer a sua somatria, o que nos d o valor da rea para aquele intervalo de ngulos no grfico polar, considerando que:

Podemos admitir que cada setor seja:

Sendo a rea total aproximadamente:

Admitindo valores de setores circulares cada vez menores:

Uma vez que podemos admitir uma partio e fazer:

o mesmo que:

logo:

Ou seja:

Onde e so os ngulos que delimitam o setor da curva onde queremos encontrar a rea. Exemplo Dada a funo polar:

Calcular a rea da curva compreendida entre os ngulos e

Clculo

unidades quadradas.

[editar] Comprimento de curvas


Calcular o comprimento de uma curva descrita por uma funo em forma polar no algo to difcil, uma vez que devemos v-la como uma funo que pode ser facilmente transformada para a forma paramtrica, devemos utilizar a equao do clculo do comprimento de curva que deduzimos no captulo anterior:

Do clculo das derivadas temos que:

Dos quais, devemos obter os quadrados:

Logo podemos dizer que a frmula do comprimento de arco da curva :

Exemplo

Calculemos o comprimento da curva do cosseno na representao polar entre os ngulos : Temos:

O que nos d:

Logo:
unidades de comprimento.

S-ar putea să vă placă și