Sunteți pe pagina 1din 7

INFORMTICA BSICA Conceito de Informtica: o conjunto de conhecimentos cientficos e tcnicos que fazem possivel o tratamento automtico da informao por

r meio de mquinas ou computadores. Podemos entender como informtica uma disciplina encarregada de estudar os mtodos, processos, tcnicas, desenvolvimento e utilizao de computadores com o fim de armazenar, processar e transmitir informao em formato digital. Conceito de computador: mquina que processa a informao de forma automatica, com as vantagens de velocidade e preciso. Unidades bsicas: Qualquer sistema de processamento da informao formado por tres unidades bsicas: Unidade de Entrada, Unidade Central de Processamento e Unidade de Sada.

A unidade central de processamento formada por tres unidades: Unidade de Controle, Unidade de Aritmtica e Lgica e Unidade de Memria Principal.

A unidade de controle o gerente geral, isto , quem controla tudo o que est sendo executado no sistema. A unidade de aritmtica e lgica a unidade encarregada de executar as instrues de aritmtica ou lgica, sempre que uma instruo de aritmtica ou de lgica solicitada, a unidade de controle desvia para a UAL a instruo para ser executada. A unidade de memria principal o lugar onde tudo que est sendo executado fica armazenado, porm, ela voltil, isto quer dizer que quando desligamos o sistema o seu contedo eliminado.

Memria Principal: RANDOM ACCESS MEMORY Vimos que a memria principal voltil, seu contedo perdido quando o sistema desligado, mas tudo que executado pelo sistema fica armazenado termporariamente na memoria principal, ento, seu contedo deve ser carregado inicialmente, comeando pelo sistema operacional e os aplicativos solicitados pelo usurio.

Conceito de Software e Hardware: Hardware a existencia fsica do sistema, so os componentes que vemos, a parte fsica. Software a parte lgica, aquilo que no vemos, os programas que so executados pelo sistema. Os programas que fazem parte do sistema operacional so chamados de Software bsico e os outros so chamados de Software de aplicao ou aplicativos.

Dispositivos de Entrada e Sada: Os dispositivos de entrada ou sada so os diferentes componentes do sistemas que permitem enviar ou receber informao para ou desde a CPU. A unidade central de processamento necessita receber dados para process-los e enviar o resultado do processamento correspondente, portanto, um dispositivo de entrada aquele que permite enviar dados para a memoria principal, a esta instruo chamamos entrada de dados (INPUT), similarmente, um dispositivo de saida aquele que permite receber dados da memoria principal, esta instruo chamamos de saida de dados (OUTPUT). Um dispositivo pode ser de entrada ou de sada, exemplo o disco rgido ou uma unidade de disquete. Exemplos de dispositivos de entrada: Teclado, mouse, disco rgido, unidade de disquete, unidade CD-ROM ou CD-RW, unidade de DVD-ROM ou DVD-RW, portas USB, placa de rede, modem ou microfone. Exemplos de dispositivos de saida: Video, impressora, caixas de som, disco rgido, unidade de disquete, unidade CD-RW, unidade DVD-RW, placa de rede, modem ou porta USB. Memria auxiliar: Como a memria principal voltil, isto , perde seu contedo quando o sistema desligado, ento necessitamos de um lugar onde armazenar os dados permanentemente, estes dispositivos que permitem o armazenamento de dados permanentemente so chamados de memoria auxiliar, sua principal funo armazenar dados permanentemente. Logicamente, o usurio pode eliminar dados destes dispositivos se considerar necessrio, a manuteno dos dados feita pelo usurio e ao desligar o sistema, so perdidos os dados da memria principal mas no os da memoria auxiliar. Todo dispositivo que permite armazenar dados um dispositivo de entrada ou sada, mas no todo dispositivo de entrada ou sada um dispositivo de armazenamento de dados. Exemplos de dispositivos de armazenamento (memoria auxiliar): hd (disco rgido), disquete, cd-rw, dvd-rw ou pen-drive. Capacidade e velocidade: as memrias so diferenciadas pela capacidade de armazenamento e pelo tempo de acesso essa informao. A capacidade medida em BYTES, sendo: 1024 bytes = 1 Kbyte 1024 Kbytes = 1 Mbyte 1024 Mbytes = 1 Gbyte 1024 Gbytes = 1 Tbyte.A velocidade de acesso medida em Hertz, Mhz ou Ghz.-

Sistemas numricos: Sistema decimal: usa potencias do numero 10, utiliza os dgitos de 0 a 9.Sistema binrio: usa potencias do numero 2, utiliza os digitos 0 e 1.Sistema hexadecimal: usa potencias do numero 16, utiliza os digitos de 0-9 e de A-F.Transformar de um sistema para outro: Exemplo 1: de decimal para binario, o nmero em decimal dividido pelo numero 2 sucessivamente e o resultado mais os restos da diviso so as potencias de 2 correspondentes. O decimal 30,

Ento o valor em binrio : (11110) ou seja: 0 x 20 = 0 1 x 21 = 2 1 x 22 = 4 1 x 23 = 8 1 x 24 = 16 Sendo 16 + 8 + 4 + 2 + 0 = 30.-

Linguagem: conjunto de smbolos por meio dos quais nos comunicamos. Em sistemas informticos temos dois tipos de linguagem: de programao e de mquina. A linguagem de programao aquela que os programadores entendem, exemplos FORTRAN, PL/I, COBOL, VISUAL BASIC, C, C++ etc. A linguagem de mquina a binaria, codigo binario. Como os programadores falam na linguagem de programao e a mquina so entende o codigo binario, devemos traduzir de linguagem de programao para linguagem de mquina as instruoes que queremos executar. Programa: um conjunto de ordens previamente definidas para fazer o que queremos correta e lgicamente. O programa feito pelos programadores est em linguagem de programao, o codigo executado pela mquina est em binario, por tanto, devemos traduzir as instrues escritas em linguagem de programao para linguagem de mquina, a este programa chamamos de COMPILADOR ou INTERPRETADOR. Programa fonte: o programa em linguagem de programao. Programa objeto: o programa fonte traduzido para codigo binrio pelo compilador ou interpretador.

Software livre uma questo de liberdade, no de preo. O termo Software livre se refere liberdade que o usurio tem de executar, distribuir, modificar e repassar as alteraes sem, para isso, ter que pedir permisso ao autor do programa. De acordo com a Free Software Foundation pode ser definido: A liberdade de executar o programa, para qualquer propsito. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adapt-lo lpara as suas necessidades. Acesso ao codigo fonte um pre-requisito lpara esta liberdade. A liberdade de redistribuir copias de modo que voc possa beneficiar o proximo. A liberdade de aperfeioar o programa, e liberar os seus aperfeioamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao codigo fonte um prerequisito para esta liberdade.

Um software considerado livre se os usurios tiverem essas 4 liberdades. Notem que os quatro itens acima no fazem referencia a custos ou preos. O fato de se cobrar ou no pela distribuio, ou de a licena de uso do software ser ou no gratuita, no implica diretamente no software ser livre ou no. Diferenas entre software livre e proprietrio: No software proprietrio, o programador abdica da liberdade de controlar sua obra, em troca de salario e compromisso de sigilo. O distribuidor, fantasiado de fabricante, torna-se proprietrio de tudo, desde o codigo fonte, tido como segredo de negocio, at as copias executveis, licenciadas ao usurio sob custdia. Enquanto no software livre o programador abdica de um dos canais de receita pelo seu trabalho, em troca da preservao do controle dos termos de uso da sua obra. Em contrapartida, se a obra tiver qualidades, agregar eficincia aos emprendimentos em torno dela. O codigo fonte livre sob licena que preserva esta liberdade, enquanto a copia executvel tida como propriedade do usurio.

O que Software Livre: Software Comercial: programas distribuidos na sua maioria somente na forma binria (executaveis) com direitos especficos (um ou alguns usuarios, um ou alguns computadores, CPUs etc) e quase sempre com um preo associado, no so revelados detalhes de funcionamento, no se pode copi-lo para outros usurios e alteraoes so terminantemente proibidas. Shareware: tambem costumam ser distribuidos na forma binria e ter carecteristicas semelhantes aos comerciais, mas com uma diferena: podem ser distribuidas cpias para outras pessoas experimentarem o programa e se gostarem registrarem-se com o autor, pagando uma certa taxa, enquanto tido como um tipo de comercializao invivel algumas empresas vo bem, exemplo o Winzip. Freeware: so os programas gratuitos, exatamente como os shareware mas no exigem registro e no tem taxa de uso. No permitda sua alterao. Dominio pblico: programas que o autor abre mo dos direitos, perdendo inclusive o direito de cpia (copyright) e outros dependendo da legislao, em todos os casos o cdigo fonte acompanha o programa, o programa pode ser embutido em outro programa, vendido, etc. Software livre: programas que mantm o copyright, e ainda assim permitem a livre distribuio (copia), acesso ao cdigo fonte e direito de alterar o programa. E necessrio ter uma viso clara, sendo CR copyright, CF codigo fonte, Dis distribuio e Alt poder alterar, temos a seguinte tabela: Modalidade Comercial Shareware Freeware Livre Dominio pblico CR Sim Sim Sim Sim No CF No No No Sim Sim Dis No Sim Sim Sim Sim Alt No No So Sim Sim

S-ar putea să vă placă și