Sunteți pe pagina 1din 4

Aluno: Albert Pereira Marequito Curso: Histria Campus: So Gonalo

Matrcula: 2009.0134801.8

Avaliao apresentada disciplina de Histria da Amrica II Prof. Leonardo Bruno da Silva

AV2
Questo 1:
Analise o impacto e as motivaes dos debates sobre o modelo econmico entre os Estados do Sul e do Norte dos EUA.

Nos anos que antecederam a Guerra Civil, os interesses econmicos dos americanos do Norte e Noroeste cresceram cada vez mais longe dos americanos no Sul e Sudoeste. Embora a guerra civil tenha sido provocada por uma srie de fatores diferentes, os divergentes caminhos tomados no sentido do desenvolvimento econmico das regies Norte e Sul contriburam para a animosidade entre as regies, o desenvolvimento da Confederao e, fi nalmente, a vitria da Unio. Como nao, os Estados Unidos ainda era essencialmente agrcola, nos anos anteriores, durante e imediatamente aps a Guerra Civil , cerca de trs quartos da populao vivia nas zonas rurais, incluindo fazendas e pequenas cidades. No entanto, a Revoluo Industrial, que tinha ocorrido dcadas antes na Inglaterra estabeleceu-se gradualmente nas "ex-colnias". Enquanto as fbricas eram construdas em todo o Norte e Sul, a grande maioria da produo industrial estava ocorrendo no Norte. O Sul tinha cerca de 25% da populao livre do pas,

mas apenas 10% do capital do pas em 1860. O Norte tinha cinco vezes o nmero de fbricas do Sul, e mais de dez vezes o nmero de trabalhadores da s fbricas. Alm disso, 90% dos trabalhadores qualificados do pas eram do Norte. As foras de trabalho no Sul e Norte, eram , tambm, fundamentalmente diferentes. No Norte, o trabalho era caro, mesmo com o fluxo de imigrantes provenientes da Europa e da sia e da concorrncia no mercado de trabalho. A economia do Sul, no entanto, foi construda sobre o trabalho dos escravos Afro Americanos, que eram oprimidos e forneciam mo de obra barata. A maior parte das famlias do sul, brancas, no possuam muitos escravos. Existia uma concentrao deles em Com o surgimento da tecnologia do determinadas reas da economia.

descaroador de algodo, a indstria do algodo tornou -se um campo lucrativo para os fazendeiros do sul e para os agricultores. Utilizando o trabalho escravo, os fazendeiros de algodo e agricultores poderiam cortar custos, produzindo algodo para a venda para outras regies e para exportao Inglaterra. Em troca, os agricultores do Sul e plantadores compra m bens manufaturados do Norte, os itens alimentares do Ocidente e luxos importados, como roupas de grife. O crescimento da indstria de algodo do Sul serviu como um motor de crescimento para a economia de toda a nao (pr -guerra). claro que a economia era apenas um fator na Guerra Civil. No entanto, a tenso econmica entre Norte e Sul contribuiu grandemente para tenses polticas. O fim da Guerra Civil sinalizou o incio dos Estados Unidos para o desenvolvimento, economicamente e de outros, como uma s nao. Questo 2:
Relacione comparativamente a formao dos EUA e dos Estad os Nacionais na Amrica Latina.

O Estado no , portanto, gerado espontaneamente, nem criado, no sentido de que "Algum" formaliza sua existncia atravs de algum tipo de ritual. Sua existncia ocorre a partir de um processo formativo atravs da qual adquire progressivamente um conjunto de atributos que, em qualquer momento histrico, mostra um nvel diferente de desenvolvimento. Pode-se dizer que a capacidade de articular e reproduzir as relaes soci ais, define a existncia de um estado.

Na Amrica Latina a Formao dos Estados Nacionais a fragmentao do territrio e a conseqente formao dos Estados nacionais foram causadas por fatores fundamentais e inter-associados:
y

A Internacionalizao do modo de produo capitalista: conduziu uma maior internacionalizao do poder burgus mundialmente, que buscava a expanso e internacionalizao da economia. Esta economia internacional caracterizava-se por princpios de livre -comrcio, diviso internacional do trabalho de acordo com as vantagens comparativas de cada pas. Foi um processo de carter econmico -social.

Emancipao das Colnias Ibricas: estes processos emancipatrios tiveram influencia no aspecto poltico-militar, contribuindo para a formao de um conceito de Amrica Latina e seus limites territoriais. A identidade nacional, da maneira como foi concebida, prev a participao popular na vida poltica, ou ao menos da classe mdia mais intelectualizada. Na Amrica espanhola a intensa participa o popular e a existncia de vertentes mais radicais foi motivadora de diiversos conflitos. O poder poltico tinha carter local e regional e este poder, geralmente representado pelas elites e criol os, no possua senso nacionalista e suas negociaes econmicas aconteciam preferencialmente com o exterior. Este fato inibe a construo de um mercado interno e de um maior desenvolvimento econmico dos novos Estados. A unidade da Amrica era um problema geopoltico e econmico, j que no podia manter-se devido enorme extenso territorial, demografia irregular, entre outros. A disparidade entre a crescente ascenso dos EUA e os grandes

problemas enfrentados pelas naes latinas, deu espao para a elaborao das mais diversas tentativas de integrao, onde naes buscavam associar se, sem, no entanto, perder sua autonomia ou soberania. Foi um complexo processo de associao e confrontamento entre as naes, que tambm buscavam sua prpria auto-definio e identida de nacional. Em meados do sculo 18, a disputa entre Inglaterra e Frana pelo comrcio mundial acabou chegando Amrica do Norte. Assim, em 1756, iniciou-se a Guerra dos Sete Anos, em que a Inglaterra, envolvida com outros palcos do conflito, deixou praticamente aos colonos a defesa de suas possesses na Amrica. A luta contra os franceses e seus aliados indgenas

despertou nos colonos um forte sentimento de autoconfiana, bem como a conscincia de sua fora militar. Pela primeira vez, as 13 colnias uni ram-se em torno de um ideal comum.

S-ar putea să vă placă și