Sunteți pe pagina 1din 5

Enviado Internet/DJE em: 05/03/2009 Disponibilizado no DJE n.

: 8049 Em: 06/03/2009 Publicado em: 09/03/2009

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA RESOLUO N. 003/2009/OE CONSIDERANDO que o artigo 228, do Cdigo de Organizao Judiciria do Estado de Mato Grosso (Lei Estadual n. 4.964/85) prev a indenizao aos magistrados ativos e inativos, das despesas de atendimento mdico e internao hospitalar prprio e de seus dependentes, no que exceder ao custeio coberto pelo IPEMAT (Instituto de Previdncia do Estado de Mato Grosso); CONSIDERANDO que o Instituto de Previdncia do Estado de Mato Grosso foi extinto em 12 de agosto de 2003 pelo Decreto n 1.122; CONSIDERANDO que a disponibilidade oramentria do Tribunal contempla dotao especfica para atender ao custeio das despesas mdicas dos magistrados e seus dependentes; CONSIDERANDO a existncia do Pedido de Providncias n. 1472, em tramitao perante o Conselho Nacional de Justia, em que se discute a necessidade de melhor regulamentar a matria, j que a nica normatizao administrativa existente para reembolso das despesas mdicas dos magistrados a Resoluo n. 18/93; CONSIDERANDO que os magistrados tm direito assistncia mdica complementar, devendo o Tribunal encontrar mecanismos que viabilizem, ao menos em parte, o atendimento dos justos anseios da classe funcional desta Corte, sem prejudicar seu oramento e os programas desenvolvidos para melhorar a prestao jurisdicional em todo o Poder Judicirio Estadual; CONSIDERANDO que uma das alternativas, de evidente presteza e economicidade o reembolso, diretamente ao magistrado, das despesas que comprovadamente tiver com assistncia mdico-hospitalar; RESOLVE O ressarcimento das despesas mdicohospitalares dos magistrados ativos e inativos, em cumprimento ao disposto no artigo 228 do COJE, ser realizado em carter suplementar e subsidirio, observadas as seguintes condies:

ID 49259

Enviado Internet/DJE em: 05/03/2009 Disponibilizado no DJE n.: 8049 Em: 06/03/2009 Publicado em: 09/03/2009

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA Artigo 1 - Consideram-se despesas mdico-hospitalares, para o fim de reembolso previsto no artigo 228, do COJE, os gastos realizados com consultas, exames mdicos e internaes hospitalares dos magistrados ativos ou inativos e seus dependentes, no cobertos ou que excedam o limite previsto no convnio de plano de sade eventualmente contratado. Pargrafo 1. As despesas de que trata o caput deste artigo sero reembolsadas mediante requerimento endereado ao Presidente do Tribunal de Justia, acompanhado da documentao exigida no artigo 6 desta Resoluo. Pargrafo 2. As internaes hospitalares s sero reembolsadas se estritamente necessrias, devendo tal condio ser atestada pelo profissional responsvel. Artigo 2 - Sero considerados dependentes do magistrado, para os fins previstos nesta Resoluo: I - o cnjuge ou companheiro(a); II - os filhos menores de dezoito anos e os incapazes de qualquer idade, nos termos da lei civil, estes reconhecidos por deciso judicial transitada em julgado. Artigo 3. No caso do deslocamento para tratamento mdicohospitalar em outra unidade da Federao, o magistrado titular ou seu dependente far jus ao reembolso de passagens areas ou terrestres de ida e volta. Pargrafo nico. No sero reembolsadas despesas com hospedagem, dirias de hotis ou transporte na localidade (txi, aluguel de veculo ou similar). Artigo 4 - No sero reembolsadas despesas com farmcia, medicamentos em geral com ou sem receiturio (salvo os utilizados nas internaes hospitalares), tratamento odontolgico, sesses e consultas com psiclogos, terapeutas e afins, bem como tratamentos de fertilidade, cirurgias plsticas e quaisquer outras de natureza esttica.

ID 49259

Enviado Internet/DJE em: 05/03/2009 Disponibilizado no DJE n.: 8049 Em: 06/03/2009 Publicado em: 09/03/2009

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA Artigo 5- Nos casos de tratamento mdico prolongado, assim entendido como aqueles em que o paciente tenha de se submeter a consultas peridicas, ser reembolsada apenas uma consulta por ms, pelo perodo mximo de um ano, prorrogvel uma vez, por igual prazo. Pargrafo nico. Extrapolado o prazo de dois anos, o magistrado ou seu dependente ser submetido inspeo mdica realizada pela Junta Mdica do Tribunal de Justia, sendo mantido o reembolso das consultas se o parecer conclusivo for pela continuao do tratamento, devendo ser renovada a inspeo de seis em seis meses. Artigo 6 - O pedido de ressarcimento das despesas mdicohospitalares dever ser instrudo com os seguintes documentos: I - via original do recibo dos honorrios mdicos ou da equipe mdica que prestou o atendimento; II - nota fiscal comprobatria da despesa mdica realizada, com declarao de sua quitao ou recibo do pagamento do estabelecimento hospitalar, contendo a especificao das dirias se houver; III - comprovante discriminado dos medicamentos e materiais utilizados no atendimento clnico ou cirrgico, em caso de internao hospitalar; IV - laudo mdico detalhando pormenorizadamente o tratamento realizado, com a indicao do cdigo da doena (CID); V - original da passagem area e carto de embarque, nos casos em que for necessria a realizao de tratamento mdico em outro Estado; VI - outros documentos que se fizerem necessrios para instruir o pedido; Artigo 7. Existindo convnio do Tribunal de Justia com qualquer entidade mdico-hospitalar, o pagamento das despesas poder ser feito diretamente ao estabelecimento conveniado.

ID 49259

Enviado Internet/DJE em: 05/03/2009 Disponibilizado no DJE n.: 8049 Em: 06/03/2009 Publicado em: 09/03/2009

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA Artigo 8. O requerimento ser endereado ao Presidente do Tribunal de Justia, que colher manifestao da Coordenadoria de Magistrados sobre a observncia dos requisitos exigidos na presente Resoluo, antes de proferir a deciso final. Artigo 9. Sendo autorizado o reembolso, o pedido ser encaminhado ao setor competente para anotao e incluso na prxima folha de pagamento, observada a disponibilidade oramentria do Tribunal. Pargrafo nico. A Superviso Financeira dever adotar as providncias necessrias para que as despesas de reembolso j deferidas sejam contabilizadas no prximo oramento, na eventualidade de falta de numerrio suficiente para pagamento na forma prevista no caput. Artigo 10. O direito ao reembolso de despesas mdico-hospitalares prescrever no prazo de 03 (trs) meses contados da alta hospitalar ou da realizao da consulta/exame. Artigo 11. Os casos omissos sero decididos pela Presidncia do Tribunal de Justia. Artigo 12. Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao, ficando expressamente revogada a Resoluo n. 18/93 e demais disposies em contrrio. Sala das Sesses do Tribunal Pleno, em Cuiab, 19 de fevereiro de 2009. Des. PAULO INCIO DIAS LESSA Presidente do Tribunal de Justia Des. BENEDITO PEREIRA DO NASCIMENTO Desa. SHELMA LOMBARDI DE KATO Des. LENIDAS DUARTE MONTEIRO Des. JOS FERREIRA LEITE Des. JOS JURANDIR DE LIMA Des. A. BITAR FILHO Des. JOS TADEU CURY Des. MARIANO ALONSO RIBEIRO TRAVASSOS Des. ORLANDO DE ALMEIDA PERRI
ID 49259 4

Enviado Internet/DJE em: 05/03/2009 Disponibilizado no DJE n.: 8049 Em: 06/03/2009 Publicado em: 09/03/2009

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA Des. JURANDIR FLORNCIO DE CASTILHO Des. RUBENS DE OLIVEIRA SANTOS FILHO Des. MANOEL ORNELLAS DE ALMEIDA Des. DONATO FORTUNATO OJEDA Des. PAULO DA CUNHA Des. JOS SILVRIO GOMES Des. DOCLES DE FIGUEIREDO Des. JOS LUIZ DE CARVALHO Des. SEBASTIO DE MORAES FILHO Des. JURACY PERSIANI Des. EVANDRO STBILE Des. MRCIO VIDAL Des. RUI RAMOS RIBEIRO Des. GUIOMAR TEODORO BORGES Des. MARIA HELENA GARGAGLIONE PVOAS Des. JUVENAL PEREIRA DA SILVA Des. CARLOS ALBERTO ALVES DA ROCHA Des. GERSON FERREIRA PAES Des. LUIZ FERREIRA DA SILVA

ID 49259

S-ar putea să vă placă și