Sunteți pe pagina 1din 6

INTRODUO

Atravs da msica o ser humano consegue uma forma de expressar-se sentimentalmente, traz consigo a possibilidade de exteriorizar as alegrias, as tristezas e as emoes mais profundas, emergindo emoes e sentimentos que as palavras so muitas vezes incapazes de transmitir. A musicalizao nas escolas um dos valiosos instrumentos que ajuda na aprendizagem, pois ela favorece ao aluno o ato de aprender, que deve sempre ser direcionada pelo professor. A msica importante para trabalhar temas atuais, assim o aluno desperta o senso critico, analisando a letra da msica. Relacionando-as com a realidade da sociedade. uma linguagem cujo conhecimento se constri e no um produto pronto e acabado. Ento a musicalizao na escola essencial, traz alegria, descontrao, entusiasmo, tudo o que se precisa para o trabalho escolar. Atravs da musicalizao os alunos ampliam suas relaes com o espao natural ou construdo, at mesmo se expressando a partir de seu esquema corporal, no percebendo que assim, estar transferindo os elementos expressivos encontrados nos estmulos sonoros das composies musicais. Percebe-se que a musicalizao para todos os envolvidos na pesquisa possui um valor significativo, quanto o processo de ensino e aprendizagem do alunado. Atravs da educao musical possvel despertar o interesse do aluno pela msica, fazendo com que conhea a pluralidade da linguagem musical. Alm disso, a escola deve criar situaes para que o aluno possa vivenciar analisar e compreender a produo artstica musical, visto que uma das exigncias da LDB - 9394/96.

PROBLEMATIZAO

Sabendo ser a educao musical, bem como o ensino de artes, disciplinas obrigatrias por lei, que objetivos o educador deve ter ao trabalhar estes contedos?

JUSTIFICATIVA

As crianas dos 3 aos 5 anos conseguem discriminar sons e com eles expressar seus sentimentos, suas vontades, seus anseios, sejam por meio do corpo ou da oralidade. Por desenvolver capacidades como sensibilidade, intuio, reflexo, criatividade, coordenao motora, dico e ritmo, importante comear a educao musical desde muito cedo. Pois nesta fase as crianas necessitam ouvir, comparar, reproduzir e diferenciar sons (alto, baixo, agudo, grave). Perceber diferentes fontes sonoras como as vozes dos companheiros, aparelhos de som, assobios e discriminar os ritmos naturais, as marchas, saltos ou corridas, palmas, estalos, sapateado, movimentos rpidos, lentos ou moderados. A msica excelente recurso pedaggico para o desenvolvimento da discriminao auditiva, contribui para o desenvolvimento global das crianas, pois estimula a socializao, desenvolve a iniciativa e a expresso oral, favorecendo o trabalho na alimentao, e na higiene e nas expresses artsticas.

OBJETIVOS GERAIS

Atender a nova lei de diretrizes e bases da educao nacional (lei n 9394/96) seo ii da educao infantil art.29, nos diz que: a educao infantil, primeira etapa da educao bsica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criana at seis anos de idade, em seus aspectos fsico,
4

psicolgico, intelectual e social, complementando a ao da famlia e da comunidade..

OBJETIVOS ESPECFICOS

1. Auxiliar os pais na educao da criana, para que a mesma possa alcanar um desenvolvimento saudvel. 2. Desenvolver a linguagem oral, favorecendo a ampliao do vocabulrio; 3. Desenvolver coordenao motora, criatividade, raciocnio, sensibilidade, ateno e ritmo.

METODOLOGIA

O ensino deve ser simples, repetido e variado, assim que a criana tiver 3 anos, j se pode trabalhar mais de uma idia. Toda criana tem uma necessidade imensa de se sentir amada, por isso precisamos estar atentos, pois ela necessita de olhos nos olhos, precisa a todo custo ser ouvida e escutada, precisa de um toque de carinho, mesmo que seja por breves instantes. A ateno desta faixa etria governada pelas circunstncias, sua compreenso limitada, mas entende mais do que consegue repetir. Seu vocabulrio pequeno, mas aprende com facilidade novas palavras. Luta com um grande problema: o egosmo; mas como deseja a aprovao das pessoas que ama, este pode ser usado contra aquele. A criana na educao infantil pode: pintar, brincar sozinha ou em grupos, cantar, ouvir histrias curtas, aprender frases curtas, ajudar a guardar os lpis, as cadeirinhas, os brinquedos, ela necessita de reforo positivo, tais como: obrigada, continue assim, voc um amor, a criana pode ainda trabalhar com: folha grande, giz de cera, massinha, tinta guache, cola colorida, dobradura, quebra-cabea, fantoche, blocos de construo, bola, boneca, teatro, msica, brinquedo de encaixe, sucata, argila, lpis de cor gigante, rasgadura, colagem, em atividade individual ou coletiva veremos a importncia

e necessidade que as crianas tm de brincar, para que haja aprendizagem prazerosa. O professor necessita saber sobre as fases do desenvolvimento que a criana est passando, para agir de maneira adequada frente ao comportamento que a mesma apresentar, diante deste fato necessrio neste projeto o levantamento sobre alguns tericos. De acordo com o interesse das crianas sero selecionadas msicas infantis variadas para que as crianas cantem e inventem coreografias, ouvir e identificar sons de nosso cotidiano. Descobrir alguns sons que so produzidos pelo nosso corpo, fazer a interpretao da msica sob forma de desenho, brincar de imitar os sons dos animais. Quanto mais cedo colocarmos a criana em situaes rigidamente estruturadas e conduzidas, menos possibilidade ela ter de chegar a encontrar seu jeito de ser, sua vocao, sua afetividade.

TERICOS

Pensamento e Linguagem Lev Semenovich Vygotsky

Vygotsky abordou o desenvolvimento cognitivo por um processo de orientao. Em vez de olhar para o final do processo de desenvolvimento, ele debruou-se sobre o processo em si e analisou a participao do sujeito nas atividades sociais. Ele props que o desenvolvimento no precede a socializao. Ao invs, as estruturas sociais e as relaes sociais levam ao desenvolvimento das funes mentais, ele acreditava que a aprendizagem na criana podia ocorrer atravs do jogo, da brincadeira, da instruo formal ou do trabalho entre um aprendiz e um aprendiz mais experiente. O processo bsico pelo qual isto ocorre a mediao (a ligao entre duas estruturas, uma social e uma pessoalmente construda, atravs de instrumentos ou sinais). Quando os signos culturais vo sendo internalizados

pelo sujeito quando os humanos adquirem a capacidade de uma ordem de pensamento mais elevada. Ao contrrio da imagem de Piaget em que o indivduo constri a compreenso do mundo, o conhecimento sozinho, Vygotsky via o desenvolvimento cognitivo como dependendo mais das interaes com as pessoas e com os instrumentos do mundo da criana. Howard Gardner e a teoria das inteligncias mltiplas A teoria das inteligncias mltiplas foi proposta por Howard Gardner em 1983 para analisar e descrever melhor o conceito de inteligncia, Gardner afirma que o conceito de inteligncia no suficiente para descrever a grande variedade de habilidades cognitivas humanas. Mas em sua teoria fala das inmeras inteligncias humanas e a musical uma delas, conceito que dever ser trabalhado nas escolas segundo exige a 9394/96. Inteligncia Musical - identificvel pela habilidade para compor e executar padres musicais, executando pedaos de ouvido, em termos de ritmo e timbre, mas tambm os escutando e discernindo-os. Pode estar associada a outras inteligncias, como a lingstica, espacial ou corporalcinestsica. Gardner sustenta que as inteligncias no so objetos que possam ser quantificados, e sim, potenciais que podero ser ou no ativados, dependendo dos valores de uma cultura especfica, das oportunidades disponveis nessa cultura e das decises pessoais tomadas por indivduos e/ou suas famlias, seus professores e outros.

Referencial Curricular Nacional Para a Educao Infantil Conjunto de referncias e orientaes pedaggicas que visam a contribuir com a implantao ou implementao de prticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condies necessrias para o exerccio da cidadania das crianas brasileiras. Sua funo contribuir com as polticas e programas de educao infantil, socializando informaes, discusses e pesquisas, subsidiando o
5

trabalho educativo de tcnicos, professores e demais profissionais da educao infantil e apoiando os sistemas de ensino estaduais e municipais. Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianas de zero a seis anos, a qualidade das experincias oferecidas que podem contribuir para o exerccio da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princpios educativos.

BIBLIOGRAFIA

CASTIGAT,

Ridendo. Pensamento em:

Linguagem

Lev

Semenovich

Vygotsky. Disponvel

<http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/vigo.html>.

Acesso em: 10 jun. 2011. INTELIGNCIAS mltiplas: educao musical. Disponvel em:

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Howard_Gardner>. Acesso em: 13 jun. 2011. MEC. Referencial 2011. curricular para a educao infantil. Disponvel em:

<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf>. Acesso em: 12 jun.

S-ar putea să vă placă și