Sunteți pe pagina 1din 4

COMO ESTUDAR1

Nereide Saviani2 Estudar no apenas ler. O fato de ser ter devorado com avidez um livro - seja por ach-lo interessante, seja por se ter pressa em dar conta de seu contedo - no significa t-lo estudado. Esse tipo de leitura, , ainda, superficial. Em geral, tira-se pouco proveito de imediato e, caso no se retorne ao texto, muita coisa se perder alguns dias aps a leitura. Estudar bem diferente. Significa compreender o que se leu, meditar sobre os pontos principais, reter o fundamental. Por isso, o estudo requer tempo bem maior que a simples leitura. Mas seus resultados so mais profundos e duradouros. O estudo exige vrias leituras. Num primeiro momento, importante fazer uma leitura geral, atenta, para se ter uma viso de conjunto do texto. Geralmente, essa primeira leitura suscita a necessidade de consultar o dicionrio, ou anotaes de aulas/palestras, ou at mesmo outras obras que estejam ao alcance e que sejam importantes para o entendimento do texto. No entanto, no convm interromper a leitura para essa consulta, salvo nos casos em que o desconhecimento de algum termo ou fato comprometa a compreenso geral, tornando impossvel ou muito difcil o prosseguimento do estudo. Mas, mesmo durante a primeira leitura, til assinalar as passagens consideradas mais importantes e fazer anotaes ( no prprio texto e s suas margens). Isto nos permite voltar com maior facilidade aos pontos principais ou nos chama a ateno para a necessidade de retomar/aprofundar idias expressas pelo autor. importante, ento, termos sempre lpis e caderno mo, para assinalar ou anotar palavras desconhecidas, trechos importantes, dvidas que surgem, pontos a serem pesquisados em outra fontes, etc... Num segundo momento, volta-se ao texto, agora para uma leitura mais pausada, buscando sua compreenso, pargrafo a pargrafo, localizando as idias principais e as secundrias, tentando reconstruir o processo do pensamento do autor e captar a estrutura do texto. Num terceiro momento, cuida-se da interpretao do texto, buscando explicitar os pressupostos que justifiquem a posio do autor, fazer comparaes e associaes das idias contidas no texto com outras do mesmo autor e de outros autores; formar opinio e tomar posio diante das idias o autor. Neste caso, a volta ao texto no ser necessariamente um nova leitura (pargrafo a pargrafo), mas um reportar-se apenas aos trechos ainda no totalmente entendidos, ou aos que contenham idias centrais ou aos que mais chamaram ateno. Depois da interpretao vem o quarto momento, o da problematizao, que consiste no levantamento e discusso de questes explcitas e/ou implcitas no texto. Finalmente, a sntese pessoal, o quinto momento: a retomada do texto, com discusso, reflexo, crtica e tomada de posies pessoais.

Este texto uma composio de excertos, com algumas alteraes, de Orientaes para o estudo (publicado em anexo apostila Introduo ao estudo do Socialismo Cientfico, CEPS Centro de Estudos e Pesquisas Sociais, So Paulo, 1987, mimeogr.) e de Estudo Individual, reflexo coletiva (matria publicada em A Classe Operria, n 161, 9 de julho de 1998 p. 6).
2

Professora Doutora em Educao PUC/SP. Membro da Comisso Nacional de Formao do PCdoB. 1

Esses dois ltimos momentos podero ou no exigir nova(s) leitura (s) do texto como um todo (ou trechos), dependendo de como se desenvolveram os momentos anteriores e do registro que deles foi feito, e variando, tambm, conforme o grau de complexidade do texto. Os momentos que se sucedem primeira leitura exigem mais que as assinalaes e anotaes feitas no prprio texto ou s suas margens. Requerem um registro mais sistematizado, atravs de fichamentos, resumos, resenhas. Podem-se destacar trs tipos de fichamento3: 1. FICHAMENTO TEXTUAL - o que capta a estrutura do texto, percorrendo a seqncia do pensamento do autor e destacando: idias principais e secundrias; argumentos, justificaes, exemplos, fatos etc., ligados s idias principais. Traz, de forma racionalmente vizualizvel em itens e de preferncia incluindo esquemas, diagramas ou quadro sinptico - uma espcie de radiografia do texto.

2. FICHAMENTO TEMTICO - rene elementos relevantes (conceitos, fatos, idias,


informaes) do contedo de um tema ou de uma rea de estudo, com ttulo e subttulos destacados. Consiste na transcrio de trechos de texto estudado ou no seu resumo, ou, ainda, no registro de idias, segundo a viso do leitor. As transcries literais devem vir entre aspas e com indicao completa da fonte (autor, ttulo da obra, cidade, editora, data, pgina). As que contm apenas uma sntese das idias dispensam as aspas, mas exigem a indicao completa da fonte. As que trazem simplesmente idias pessoais no exigem qualquer indicao.

3. FICHAMENTO BIBLIOGRFICO - consiste em resenha ou comentrio que d idia do que


trata a obra, sempre com indicao completa da fonte. Pode ser feito tambm a respeito de artigos ou captulos isolados, a arquivado segundo o tema ou a rea de estudo. O fichamento bibliogrfico completa a documentao textual e temtica e representa um importante auxiliar do trabalho de estudantes e professores. Eis, em sntese, os passos a serem seguidos no estudo:

LER integralmente e com entendimento (viso de conjunto) IDENTIFICAR o tema DESTACAR as idias principais. LOCALIZAR argumentos, fundamentaes, justificaes, exemplos ligados s idias principais. ANOTAR dvidas, impresses, associaes, etc., despertadas pelo texto, bem como passagens que chamaram ateno. FORMULAR questes cujas respostas se encontrem no texto e/ou questes por ele suscitadas. RESUMIR construir um texto sucinto, que contenha as idias mais importantes do texto estudado. ESQUEMATIZAR elaborar um quadro ou sinopse que permita visualizar a estrutura, o planejamento do texto, expondo suas idias centrais. INTERPRETAR comparar/associar as idias do autor (com as pessoais, do leitor; com outras do mesmo autor; com as de outros autores).

Cf. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Cortez/Autores Associados, 2000. 21 ed.

CRITICAR formar opinies prprias a respeito das idias do autor, fazer apreciaes e juzo
pessoal do texto. Dependendo do tempo de que se dispe e da familiaridade maior ou menor que se tenha com o texto ou tema, possvel deter-se em uns passos mais que em outros, ou queimar alguns, desde que no se perca de vista a necessidade de aprofundamento, para assimilao das idias e adequado posicionamento pessoal. O importante compreender todo o significado daquilo que se l e refletir sobre o que se estuda, pois s assim possvel dele nos apropriarmos, aplicando-o de maneira viva s mais diversas situaes. Finalmente, alguns lembretes para a elaborao e cumprimento do plano de estudo individual:

1. Definir o que estudar e selecionar a bibliografia correspondente, determinando por onde


comear. 2. Fazer o levantamento do tempo disponvel e predeterminar um horrio. 3. Cuidar para a garantia de algumas condies bsicas para o estudo: Concentrao evitar ou procurar isolar os elementos de disperso disciplina e organizao: providenciar antecipadamente todo o material necessrio (livro, caderno, lpis, dicionrio etc...) cumprir o horrio planejado fazer anotaes e fichamentos no deixar de ler ndices, prefcios, tabelas, notas de rodap, etc...

ESTUDO INDIVIDUAL, REFLEXO COMPARTILHADA Sempre que se enfatiza a importncia do estudo, fala-se da necessidade de fazer cursos. Estes, sem dvida, ajudam a organizar as idias, traar as linhas gerais da teoria e seus temas bsicos. Contribuem para nossa formao terica, ideolgica e poltica, assim como palestras, seminrios e outras situaes de debates. No entanto, nada substitui o estudo individual. Ele indispensvel preparao e aprofundamento dos temas tratados, contribuindo para o aproveitamento dos cursos e participao em discusses. preciso, porm, empenhar-se para enfrentar desafios. Quando no se tem o hbito de estudo, fica-se impressionado ao pegar um livro. Pensa-se que s pode ser lido por quem freqentou escola durante muitos anos. No incio surgem muitas dvidas e dificuldades, mas com o prosseguimento do estudo comea-se a compreender melhor os textos e a assimil-los. Acima de tudo necessrio ter vontade de aprender e no desistir diante dos primeiros obstculos. Da a importncia do estudo individual planejado, permanente, metdico. Que tal assumir um compromisso com o estudo? E se experimentarmos encar-lo como uma tarefa a ser cumprida com o mesmo rigor que todas as outras? Para isto, nada melhor que estabelecer (e seguir) um plano de estudo individual. As dificuldades iniciais iro diminuir aos poucos, com pacincia e dedicao.

Mas, convm no fechar-se em si mesmo! melhor levar as dvidas e dificuldades individuais para discusso no coletivo. Companheiros mais experientes ajudaro os principiantes. O plano individual ter mais resultado se conjugado a um plano coletivo. Uma boa prtica a formao de grupos de estudo, segundo o interesse por algum tema ou livro, procurando-se garantir o debate organizado, dirigido por um roteiro comum. E persistir na reflexo e no debate.

Cada grupo pode organizar sesses de estudo, na periodicidade considerada conveniente. Elege-se um coordenador e um secretrio. Os participantes apresentam/discutem dvidas, fazem comentrios e decidem se devem voltar ao texto individualmente e realizar novas sesses. Quando necessrio, solicita-se a presena de algum que tenha mais acmulo, para expor aspectos que facilitem a compreenso do texto e para auxiliar a dirimir dvidas ou reorientar o estudo. importante que o grupo estabelea prazos para divulgao dos avanos da reflexo compartilhada. Por exemplo, apresentao de seminrios, produo de artigos, monografias, resenhas etc. este o sentido do estudo programado.

S-ar putea să vă placă și