Sunteți pe pagina 1din 6

NOTAOMUSICAL: Comoseescrevemsica?

Amsicaumalinguagemsonora comoafala.Assimcomorepresentamosafalapor meiodesmbolosdoalfabeto,podemosrepresentargraficamenteamsicapormeiodeuma notaomusical. Ossistemasdenotaomusicalexistemhmilharesdeanos.Cientistasjencontraram muitasevidnciasdeumtipodeescritamusicalpraticadanoEgitoenaMesopotmiaporvolta de3.000antesdeCristo! Sabese que outros povos tambm desenvolveram sistemas de notao musical em pocasmaisrecentes,comoocasodacivilizaogrega.

Fragmentodeantigopapirogregocomnotaomusical

Existem vrios sistemas de leitura e escrita que so utilizados para representar graficamente uma obra musical. A escrita permitiu que as msicas compostas antes do aparecimento dos meios de comunicao modernos pudessem ser preservadas e recriadas novamente. A escrita musical permite que um intrprete toque uma msica tal qual o compositoraprescreveu. O sistema de notao ocidental moderno o sistema grfico que utiliza smbolos escritos sobre uma pauta de 5 linhas paralelas e equidistantes e que formam entre si quatro espaos. ApautamusicaltambmchamadadePENTAGRAMA.Veja:
__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

Contamse as linhas e os espaos da pauta de baixo para cima. A nota que est num espaonodevepassarparaalinhadecimanemparaadebaixo.Anotaqueestnumalinha ocupaametadedoespaosuperioreametadedoespaoinferior. OelementobsicodequalquersistemadenotaomusicalaNOTA,querepresenta umnicosomesuascaractersticasbsicas:DURAOeALTURA.Veja:

Portal de Educao Musical do Colgio Pedro II www.portaledumusicalcp2.mus.br

Ossistemasdenotaotambmpermitemrepresentardiversasoutrascaractersticas,

taiscomovariaesdeintensidade,expressooutcnicasdeexecuoinstrumental. Pararepresentaralinguagemfaladavocusaasletrasdoalfabeto.Jpararepresentar ossonsmusicaisvocusaasNOTASMUSICAIS.Onossosistemamusicaltem7(sete)notas. Elasformamaseguintesequncia:DRMIFSOLLSI Essa sequncia organizada de notas chamada de ESCALA. As escalas usadas no ocidente seorganizam do som mais grave parao mais agudo e se repetem a cada ciclo de 7 notas:

Asnotasmusicaisnotecladodopiano

EscalasNaturaisomodoMaior
Asescalaschamadasnaturaissoasquenopossuemacidentes.Umbomexemplo aescaladeDMaior.Assetenotassonaturais,nopossuemacidentes: DRMiFSolLSi Existeumarelaointervalarentrecadanota.Veja: Essarelaointervalarentrecadanotadaescalaafrmaparacriarasoutrasescalas maiores:

Portal de Educao Musical do Colgio Pedro II www.portaledumusicalcp2.mus.br

Por exemplo, se quisermos comear uma escala em Sol, chamandoa de SOL Maior, a escalaseria: SolLSiDRMiF#Sol A escala formada possui uma alterao, o F sustenido! Uma alterao de meio tom acima.Issoparaquearelaoentreosintervalossejarespeitada. s vezes ao invs de alterar a nota em meio tom para cima necessrio alterar meio tomparabaixo.VejaaescaladeF: FSolLSibDRMiF NestecasoanotaalteradaSiBemol!Umaalteraodemeiotomabaixo. As alteraes SUSTENIDO (#) e BEMOL (b) servem para ajustar as alturas dentro da frmaconvencionadaparaoschamadosmodosMaioreMenor. OBS:Sequisermosrestaurarosomdanotaalterada,ouseja,sequisermosqueosi bemolvolteasoarcomoumsinatural,colocamosumasinalchamadobequadro:

AEscaladeLmenornatural
SecomearmosumaescalapelanotaLcriamosumaescalacujasrelaesintervalares entrecadanotadiferentedaqueladasescalasmaiores.Veja: LSiDRMiFSolL TTTTT Esse o modelo para as chamadas Escalas do Modo Menor, ou seja, a escala de L MenorNatural!

AEscalasdeLMenorHarmnicaeMeldica
Existemduasoutrasescalasmenoresforamderivadasdamenornatural,paraoferecer possibilidades harmnicas e meldicas mais interessantes. Na primeira delas, a escala de L MenorHarmnicatemosasseguintesnotas: LSiDRMiFSol#L TTTT

Portal de Educao Musical do Colgio Pedro II www.portaledumusicalcp2.mus.br

Naoutra,aescalaLMenorMeldicatemosasseguintesnotas(subindoedescendo): LSiDRMiF#Sol#LSolFMiRDSiL TTTTTTTTTT

FORMAODOSACORDES
Vocjaprendeucomoseconstriumaescaladomodomaior.Jsabequeaescala umasequnciadealturasqueserenovaacadaciclode7notas.Emmsicaaescalarepresenta a dimenso meldica. Com ela podemos criar melodias dentro de um modelo que respeita a frma escolhida. Se minha melodia est em Sol maior, se aparecer uma nota f, ela ser alterada,ser,portanto,umfsustenido(f#). A outra dimenso da msica a dimenso harmnica. Alm da melodia, podemos formarblocossonoros,ouseja,notasquesoamaomesmotempo:aharmonia.Mas,oquevem aserharmonia? Harmonia:Aharmoniapodeserentendidacomoumarelaoverticaldossonsno pentagrama,enquantoamelodiasebaseianarelaohorizontal,sequencial,entreas

notas.Umaharmoniaumblocosonororesultantedasobreposiodediferentes notasmusicais.

Formaodosacordes(trades):

Os acordes se formam pela sobreposio das notas de uma escala. Trade um acorde de 3 notas montado sobre uma escala, normalmente a diatnica, cujo exemplo a escala de D maior, com a sobreposio de duas teras. Suas trs notas constituintes so a fundamental, nota mais grave e que d o nome ao acorde, a 3, tambm chamada nota modal, que determinaocarterdoacorde(maioroumenor)ea5. Setomarmosumaescalamaior,podemosformar3tiposdetrades.Soelas: 1. A trade que forma um acorde maior, chamado assim porque o intervalo entre a fundamentalesuateradeumateramaior(intervalode2tons).Ointervaloentre ateraeaquintanotadaescalade1tomemeionosacordesmaiores; 2. A trade que forma um acorde menor, chamado assim porque o intervalo entre a fundamental e sua tera de uma tera menor (intervalo de 1 tom e meio). O intervaloentreateraeaquintadoacordede2tonsnosacordesmenores; 3. A trade diminuta que forma um acorde diminuto, chamado assim porque tanto o intervaloentreafundamentalesuatera,quantoointervaloentreasuateraequinta somenores(intervalosde1tomemeio).

Portal de Educao Musical do Colgio Pedro II www.portaledumusicalcp2.mus.br

VejaosacordesformadosnaescaladeDMaior:

ALINGUAGEMDASCIFRAS(noesbsicas)
Existem outros tipos de escrita musical, como por exemplo, a linguagem cifrada muito usada parainstrumentosharmnicoscomooviolo,aguitarraeoteclado(piano).Ascifrassosinais que representam determinado acorde (posio) que o msico deve tocar para o acompanhamentodeumamelodia. Paracadanotaestabeleceuseumaletradoalfabeto: DC RD MiE FF SolG LA SiB Assim,seomsicotiverquetocarumacordedeDMaior,acifradeverserC. Acordesmaiscomuns: DMaiorC DMenorCm RMaiorD RMenorDm MiMaiorE MiMenorEm FMaiorF FMenorFm SolMaiorG SolMenorGm LMaiorA LMenorAm SiMenorBm SiMaiorB AcordescomSustenido: Soacordesdeescalasquepossuemalteraes(sustenidos).AescaladeFsustenido formadameiotomacimadaescaladeF. F#=FSustenidoMaior C#m=DSustenidoMenor AcordescomBemol: So acordes de escalas que possuem alteraes (bemois). A escala de Mi bemol formadameiotomabaixodaescaladeMi. Eb=MiBemolMaior Abm=LBemolMenor

Portal de Educao Musical do Colgio Pedro II www.portaledumusicalcp2.mus.br

Exemploprtico: UmacordedeDMaior=C,emsuatrade.Novioloeletocadodaseguintemaneira: Jnotecladoelesertocadodaseguintemaneira:

Portal de Educao Musical do Colgio Pedro II www.portaledumusicalcp2.mus.br

S-ar putea să vă placă și