Sunteți pe pagina 1din 6

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAO

SO LUS 2010

INTRODUO

As estratgias vm colocar uma forma de definir e obter resultados. Andrews (1991) diz que a estratgia das organizaes como um modelo de deciso nas empresas, no qual esto definidos os objetivos, regras, planos, fronteiras de negcios e atuao. Ele considera que a anlise de riscos, ameaas e oportunidades externas so to importantes quanto valores pessoais, aspiraes, ideais e aspectos ticos para a escolha dos objetivos. Ele ainda expressa que em cada organizao a combinao de recursos, valores e capacidades devem ser nica, o que alcana resultados nicos em cada empresa e em cada situao. TI no mais vista nas organizaes sob a ptica de tecnologia e de operaes, mas sim no ponto de vista dos negcios e das estratgias, se comunicando com todos os sistemas e subsistemas, na gesto e na tomada de decises. O que at ento era um discurso, comeou a tomar corpo, ou seja, o alinhamento do PETI ao PEC est se tornando cada vez mais realidade nas organizaes. O mundo de TI complexo, dada a extenso do assunto somado velocidade de lanamento de novas tecnologias, ainda mais no mundo de hoje onde a combinao entre elas acelera ainda mais essa velocidade de inovao. Cabe aqui mais um papel importante ao CIO: o de transformar tal complexidade em coisas simples. Ao mesmo tempo em que busca oportunidades de melhorias nos negcios organizacionais.

Planejamento Estratgico da Tecnologia da Informao

As organizaes para serem inteligentes precisam disponibilizar produtos de qualidade ,pratica bom atendimento,adequar sua poltica de venda e preos aos clientes,cumpri prazos predefinidos e estar atenta s mutaes do mercado.Essas exigncias foram as organizaes reverem seus valores comerciais,humanos e tecnolgicos, o que por si s, no garantem as principais metas organizacionais e a inteligncia empresarial. Esses valores merecem ateno especial com anlise estratgica e planejamento efetivo, envolvendo toda a organizao, principalmente no que tange a adoo da TI e respectivos recursos com o objetivo de alcanar estas metas organizacionais. Nesse sentido, dois fatores so vitais para as organizaes no atual momento de competitividade e globalizao: a definio de uma estratgia de posicionamento no mercado e a utilizao da TI como valioso recurso para a definio e manuteno desse posicionamento estratgico. Juntamente com a TI, o capital intelectual e a gesto do conhecimento tambm aparecem como outros valiosos recursos estratgicos. A globalizao ampliou significativamente os negcios mundiais, fazendo com que as empresas busquem as novidades e que seus negcios cresam, porm as estruturas, as polticas, os processos e as culturas organizacionais devem ser considerados nesse crescimento. Isto faz com que TI se apresente como um instrumento de coordenao de processos empresariais e como um mecanismo de coalizo dessas atividades empresariais globais. Dessa forma, a necessidade do planejamento da TI fundamental e pode ajudar as organizaes na formulao de estratgias transnacionais, atuando na configurao das atividades da cadeia de valor, nas alianas estratgicas e na integrao do mercado.

Planejamentos de Implantao dos Recursos de TI O planejamento de Sistemas de Informao e da Tecnologia da Informao o processo de identificao das aplicaes baseadas em computadores para apoiar a

organizao na execuo do seu plano de negcios e na realizao dos seus objetivos organizacionais (OBRIEN, 2004). Alguns recursos so usados para auxiliar a organizao, na identificao das oportunidades de SI para apoiar os negcios empresariais, no desenvolvimento de arquiteturas de informao baseadas nas necessidades dos usurios, e no desenvolvimento de planos de ao de curto e longo prazo.

Posicionamento estratgico

O ambiente competitivo e a globalizao influenciam o posicionamento,E stratgico dos negcios da organizao, concomitantemente exigindo esforo no posicionamento estratgico da rea da TI. Esse posicionamento pode se comportar de trs formas: a TI suportar as operaes da organizao, mas no estar estrategicamente integrada a ela; a TI suportar as estratgias, mas no participar da concepo e com seu potencial; e a TI fazer parte integral de todas as estratgias empresariais, inclusive as relacionadas a produtos, servios, clientes, fornecedores, distribuidores, etc. (PARSONS, 1983; JOHNSTON; CARRICO, 1988). Essas questes relatadas que envolvem os fatores de sobrevivncia e sucesso das organizaes justificam que a TI seja planejada, adequada e adaptada com flexibilidade e efetividade (MARKUS; BENJAMIN, 1997). O Planejamento estratgico de TI o recurso usado para auxiliar o tomador de deciso da organizao, na identificao das oportunidades de SI para apoiar os negcios empresariais, no desenvolvimento de arquiteturas de informao baseadas nas necessidades dos usurios, e no desenvolvimento de planos de ao dos SI a longo prazo. Complementando esse conceito, STRECHAY (2000) descreve o Planejamento de TI como um plano para suprir direo, esforo de concentrao, consistncia de propsito, flexibilidade e continuidade dos recursos da TI. Esse plano compreende a preparao, coleo, transporte, recuperao, armazenamento, acesso, apresentao e transformao de informaes nas mais variadas formas, movimentadas entre humanos e mquinas.

CONCLUSO Concluindo, o planejamento de Tecnologia da Informao um guia dinmico para o planejamento estratgico, ttico e operacional das informaes organizacionais, da TI e seus recursos (hardware, software, sistemas de telecomunicaes e gesto de dados e informaes), dos SI, das pessoas envolvias e a infra-estrutura necessria para o atendimento das decises e aes da organizao. As organizaes no podem adiar a necessidade de compreender e aprender a aproveitar os benefcios da TI. Para ser relevante nas organizaes, o Planejamento de TI deve: alinhar os SI e a TI com as metas dos negcios empresariais; explorar a TI para vantagem competitiva; direcionar os seus recursos para uma gesto efetiva; desenvolver arquiteturas e polticas de tecnologia; e gerar um ambiente informacional que favorece a gerao de estratgias organizacionais.

REFERNCIAS

LAUDON, K. C., LAUDON, J. P. Sistemas de Informao. Rio de Janeiro: TC, 1998. LAURINDO, F. J. B., SHIMIZU, T., CARVALHO, M. M., RABECHINI JR. R. O Papel da Tecnologia da Informao (TI) na Estratgia das Organizaes. So Paulo: Gesto e Produo, v.8, n.2, p.160-179, 2001. MINTZBERG, H., AHLSTRAND, B, LAMPEL, J. Safri de Estratgia Um Roteiro pela Selva do Planejamento Estratgico. Porto Alegre: Bookman, 2000. MCGEE, J., PRUSAK, L.. Gerenciamento Estratgico da Informao. Rio de Janeiro:Campus, 1994. OBRIEN, J. A..Sistemas de Informao e as Decises Gerenciais na Era da Internet. SoPaulo: Saraiva, 2003. PORTER, M.. A Vantagem Competitiva das Naes. Rio de Janeiro: campus, 1993.

S-ar putea să vă placă și