Sunteți pe pagina 1din 24

MARCAS DA ORALIDADE EM TEXTOS ESCRITOS

H homens que lutam um dia e so bons. H outros que lutam um ano e so melhores. H os que lutam muitos anos e so muito bons. Porm, h os que lutam toda a vida. Esses so os imprescindveis. (Bertolt Brecht)

Ellen Regina Camargo Lzio UNEMAT/AIA Marlon Leal Rodriuges NEAD/UEMS/UFMS/UNICAMP Introduo Este trabalho tem por finalidade apresentar resultados de pesquisa sobre marcas da oralidade em textos escritos (narrativas), o qual teve como objetivo observar algumas delas que aparecem com maior e outras com menor freqncia. Para desenvolver este trabalho, foi solicitado aos alunos da 4 srie A (vespertino), 8 srie A (matutino) e 3 Propedutico B (noturno) da Escola Estadual Dr. Ytrio Corra Alto Garas (MT) e dos acadmicos do 1 e 7 semestres do curso de Letras Unemat Alto Araguaia (MT), que fizessem uma redao (narrativa) e que respondessem s questes elencadas em um miniquestionrio sociolingstico, o qual teve como objetivo coletar dados para a pesquisa, tais como idade, sexo, escolaridade, classe social, entre outras variveis. Nesse sentido, vale salientar que no momento da produo do texto o aluno exige mais do seu conhecimento lingstico sobre a norma padro, ou seja, policia-se com mais rigidez, para que no ocorra erro. A oralidade, por sua vez, que segue outro tipo de norma e forma, vai influenciar na escrita, ou seja, naturalmente vai deixar suas marcas; por isso acreditamos ser importante discutir algumas marcas da oralidade na escrita. Sob essa tica, supusemos que, nos textos escritos, iriam aparecer marcas da oralidade que caracterizariam o autor do texto, no que concerne a sexo, idade, escolaridade e classe social. Ainda presumimos que as crianas, os adolescentes e os homens utilizam com mais freqncia recursos orais em textos escritos, do que adultos e mulheres.

A pesquisa foi embasada teoricamente em Marcuschi (1986), Calvet (2002), Bagno (2003), Tarallo (1985), Perini (2004), entre outros, os quais explanam questes concernentes (scio)lingstica, abordando que a interao social influi no jeito peculiar que cada um tem de falar (marcas lingsticas ) e que a idade, a escolaridade, o sexo e a classe social, entre outros fatores, influenciam no modo como uma pessoa fala, ou produz um texto (forma de expressar). Enfim, objetivamos com este trabalho averiguar se realmente os alunos dessas sries utilizam recursos da fala na escrita, bem como investigar quais deles permanecem, os que somem e os mais usados no decorrer da progresso escolar. Diante do exposto, vale expor que Calvet (2002, p. 27) cita o que Bernstein defende: idia de que a prtica de ensino e a socializao so assinaladas pela famlia em que as crianas so criadas, que a estrutura social determina, entre outras coisas, os procedimentos lingsticos. A lngua falada e a lngua escrita De forma geral, costuma-se diferenciar escrita de oralidade. Koch (1992, p. 68) elenca algumas caractersticas mais acentuadas:
FALA No-planejada Incompleta Pouco elaborada Predominncia de frases curtas, coordenadas Pouco uso de passivas ESCRITA Planejada No-fragmentaria Completa simples ou Elaborada Predominncia de frases completas, subordinao abundante. Emprego freqente. com

Mediante tais definies, nota-se que a fala refere-se ao uso coloquial/popular e a escrita ao uso culto da lngua; ou seja, na oralidade so aceitas expresses simplesmente ignoradas na escrita. Por exemplo:
USO COLOQUIAL/POPULAR Pronncia mais descuidada de certas palavras e expresses: nis, oceis, ta bo, num v, num qu. No utilizao das marcas de concordncia. Ex: Os menino vai/vo bem. Uso constante de a gente no lugar de ns. Emprego de expresses do tipo: n, ento, a, pois . Mistura de pessoas gramaticais. Ex: Voc sabe que te enganam. USO CULTO Maior cuidado com a pronncia: ns, vocs, est bem, no vou, no quer. Utilizao dessas marcas. Ex: Os meninos vo bem. Uso regular da forma ns. Raro uso dessas expresses. Uniformidade no uso das pessoas gramaticais. Ex: Voc sabe que o enganam. Tu sabes que te enganam.

Uso livre da flexo dos verbos. Ex: Se ele fazer; se ele pr. Uso de grias.

Utilizao da flexo verbal conforme as normas gramaticais. Ex: Se ele fizer, se ele puser. No utilizao de grias.

Entretanto, Perini (2004, p. 53) salienta que existem pessoas que sustentam que a manifestao bsica, fundamental, da lngua a fala, e a escrita no passa de uma representao grfica dessa mesma fala. Se h diferenas, estas se devem exclusivamente fora da tradio, que insiste em que temos que dizer vou aos correios; se aceitssemos que as pessoas escrevessem vou no correio e outras construes do tipo (me traz o pratinho, pintou uns amigos da gente, e assim por diante), ento poderamos comear a escrever como se fala. Em muitos textos escritos, encontram-se expresses orais, tais como: a, certo, ento, tem certeza, l, ah. Algumas dessas expresses tendem a aparecer com mais freqncia de acordo com grupos etrios, de gnero, status socioeconmico e grau de escolarizao. Bortoni-Ricardo (2004, p. 47) considera que a educao em lngua materna faz referncia a essas variaes acima elencadas. Ela cita, por exemplo, que um av, na hora de escrever, ir utilizar-se de um vocabulrio, de expresses diferentes das do seu neto adolescente: no vocabulrio de campos semnticos relacionados a sexo e excreo, que geralmente contm muitas palavras-tab, encontramos palavras que variaram ao longo de geraes. Com relao ao gnero, ela diz que as mulheres usam mais diminutivos, marcadores conversacionais e os homens usam uma linguagem menos formal, mais pejorativa, com grias. Ainda salienta que essas diferenas entre o vocabulrio feminino e o masculino fazem referncia aos papis sociais, os quais so culturalmente condicionados. No que concerne a status socioeconmico, de acordo com Bortoni-Ricardo (2004, p. 47) tais diferenas representam desigualdades na distribuio de bens materiais e de bens culturais, o que se reflete em diferenas sociolingsticas. Entre os bens culturais, ressalta-se a incluso digital, o acesso ao computador e internet, claramente associados ao status socioeconmico. Com referncia ao grau de escolarizao, est evidente que h diferena, pois uma pessoa que teve a oportunidade de estudar ter uma forma de escrever bem diferente da de uma pessoa que no teve acesso a uma universidade, por exemplo.

Com relao influncia do meio sobre o jeito de escrever de cada ser humano, Calvet (2002, p. 27) menciona que as expresses distinguem-se geogrfica, social e historicamente. A fala espontnea varia da mesma forma: no se tem as mesmas atitudes lingsticas na burguesia e na classe operria, na conversao de adultos e na de adolescentes, em um grupo de escolarizados e no grupo de pessoas com pouca instruo. Bagno (1999), por sua vez, faz uma crtica aos gramticos, comparando-os a algo imvel, sem vida, e que a lngua, pelo contrrio, algo em movimento, que evolui. Por isso, ele expe que esse apego s normas prejudicial vida social as pessoas esto em constante interao, sofrem vrias mudanas e adaptaes, ento torna-se preconceituosa a atitude normativa em relao lngua. J Perini (2004) expe que h duas maneiras principais de considerar a fala espontnea em face da escrita, salientando que, de modo geral, a lngua escrita considerada a correta, mais bonita; enquanto a lngua oral conceituada como repleta de erros, falhas, inculta. Ressalta-se, ainda, que os lingistas analisam essa diferena de maneira oposta, ou seja, eles caracterizam a escrita como uma representao grfica, expondo que, se h diferenas, estas se devem exclusivamente fora da tradio. Nesse sentido, Perini (2004, p. 54) considera que o curioso que ambas essas posies so equivocadas; a relao entre a fala e escrita muito mais complexa do que elas do a entender e muito mais interessante, do ponto de vista de um lingista. Faz-se ento importante considerar a norma-padro: de acordo com essa norma, a escrita deve ser expressa corretamente, de forma clara e objetiva, mais do que a oralidade, pois assim o indivduo ter sucesso profissional e pessoal. Essa norma enfatiza a questo do falar e escrever bem, correto, salientando que, ao utilizarmos essas modalidades, preciso ter um posicionamento crtico, sinttico e argumentativo, porque seno a conseqncia ser a excluso social e a perda de referenciais. Constata-se que, nas gramticas, encontra-se a distino entre lngua escrita e lngua oral, cada uma com caractersticas, recursos expressivos, campo de ao prprios. Comumente, diz-se que a expressividade da lngua oral d-se por meio de pausas, entonaes, gesticulaes, expresso facial e, na lngua escrita, o emprego do discurso direto e a pontuao se sobressaem.

Expe-se que cada uma dessas modalidades possui recursos diferentes em face das exigncias de interao e comunicao prprias, mas que o sistema gramatical mantm-se o mesmo. Nesse prisma de reflexo sobre a oralidade e a escrita, pode-se asseverar que saber comunicar-se bem saber transformar idias e sentimentos em palavras na forma e no momento adequado, compreendendo e fazendo-se compreender, pois a comunicao uma via de duas mos, exige inteleco (ouvir e ler) e expresso (falar e escrever). Com relao a essas duas modalidades, Perini (2004) declara que, ao escrever, utilizamos estruturas gramaticais e construes textuais diferentes da fala, a qual, por sua vez, assume um carter mais espontneo, menos rgido do que a escrita. Ainda, Perini (2004, p. 60) considera
importante observar como a lngua falada tem regras to complexas e to estritas quanto as da lngua escrita; apenas, so diferentes. Mas por que que nos parecem to fceis? Ah, porque so as regras da nossa lngua nativa as outras so de uma lngua que aprendemos na escola.

Perini (2003) afirma que no escrevemos o que falamos e nem falamos o que escrevemos, porque no tem muito sentido e impossvel. Segundo ele, enquanto falamos, organizamos frases (at muitas vezes para facilitar a compreenso do ouvinte) que jamais a gramtica normativa aceitaria na escrita, como, por exemplo eu vi ela hoje na escola , em lugar de eu a vi hoje na escola. Tambm na oralidade o falante poder usar recursos para preencher as lacunas (ex: n, , , etc.) que na escrita no so aceitos pela norma padro deve-se refletir sobre o que se est escrevendo e reescrever se for preciso; na fala no poderia estar toda hora re-dizendo, pois dificultaria a interlocuo. Apontam-se algumas diferenas entre um texto oral e um texto escrito. A tabela mostra caractersticas que so ou no aceitveis em cada uma dessas modalidades.
TEXTO ORAL Elipses Maior liberdade quanto s concordncia verbal e nominal TEXTO ESCRITO No pode haver repetio de idias redundncia exigncias de As oraes so, na sua maioria, justapostas ou coordenadas, havendo pouca incidncia de subordinao. O vocabulrio mais genrico do que o exigido no Expresses mais complexas sintaticamente, padro escrito. inclusive com inverses na ordem esperada dos elementos na frase (ncleo mais modificadores) Etc. Etc.

luz dessas distines, oportuno aduzir que Tarallo (1997) considera que a lngua falada o veculo lingstico de comunicao usado em situaes naturais de interao social, do tipo comunicao face a face. Enfim, nota-se que h diferenas significativas entre a lngua falada e a lngua escrita, mas h certas exigncias que cabe s duas cumprir: tanto ao falar, quanto ao escrever precisamos ter clareza, objetividade, saber o que dizer e como se expressar. preciso sintonia entre os participantes do processo para o sucesso da comunicao. Anlise da Conversao as atividades sociais na interlocuo Segundo Rodrigues (1993, p. 18)
A conversao um evento de fala especial: corresponde a uma interao verbal centrada, que se desenvolve durante o tempo em que dois ou mais interlocutores voltam sua ateno para uma tarefa comum, que a de trocar idias sobre determinado assunto. Conversao natural, que ocorre espontaneamente no dia-adia, d-se face, presentes os dois falantes, ao mesmo tempo, em um mesmo espao. Na situao de dilogo, os interlocutores alternam seus papis de falante e ouvinte, e dessa atividade a quatro mos resulta o texto conversacional, elaborado em uma determinada situao de comunicao. Todo evento de fala acontece, portanto em um contexto situacional especfico, aqui entendido como o ambiente extralingstico: a situao imediata, o momento e as circunstncias em que tal evento acontece, envolvendo, inclusive, os prprios participantes com suas caractersticas individuais e possveis laos que os unam.

Seguindo esse prisma, Koch (1992, p. 67) explana que


A Anlise da Conversao uma disciplina que se originou no interior da sociologia interacionista (etnometodolgica) americana, e tem por princpio trabalhar somente com dados reais, analisados em seu contexto natural de ocorrncia. Seu conceito fundamental , portanto, o de interao, o que lhe d um carter globalizante e dinmico; alm disso, para ela, a realidade social constantemente fabricada pelos atores sociais em suas interaes.

Os primeiros conversacionalistas americanos (Sachs, Schegloff, Jefferson, entre outros) levaram em considerao, ao estudarem a estrutura da conversao, basicamente as atividades sociais dos interlocutores: repartio e tomada dos turnos, comeo/encerramento de uma conversao, aes que exigem reao imediata do interlocutor. Marcadores conversacionais

Observa-se que, numa comparao entre a oralidade e a escrita, no se empregam as mesmas unidades sintticas. Ao nos comunicarmos oralmente, utilizamos recursos tais como: n, da, a, j, ento, certo, para verificarmos se estamos sendo entendidos, ou para simplesmente tornar a interlocuo mais participativa, ou seja, quem fala induz quem ouve a envolver-se ativamente na conversa mediante esses marcadores acima citados. Na escrita, at por essa modalidade assumir um carter mais formal, no aceita pelos gramticos a presena de tais recursos cobra-se uma linguagem culta ao se escrever. Segundo Marcuschi (1986), os recursos (marcadores) conversacionais podem ser subdivididos em trs tipos de evidncias: verbais, no verbais e supra-segmentais. Os verbais formam uma classe de palavras ou expresses altamente estereotipadas, de grande ocorrncia e recorrncia. Situa-se no contexto sem contribuir com novas informaes. Os no verbais referem-se expresso facial, gesticulao, enfim, posturas fsicas que so indispensveis em toda e qualquer comunicao. E os recursos supra-segmentais so de natureza lingstica, mas no de carter verbal, por exemplo, as pausas e o tom de voz. Esses sinais servem de elo entre unidades comunicativas, de orientadores dos falantes entre si. Podem aparecer em vrias posies: na troca de falantes, na mudana de tpico, nas falhas de construo, em posies sintaticamente regulares. (MARCUSCHI, 1986, p. 61). So vrios os sinais conversacionais verbais expostos, tanto pelo falante, como pelo ouvinte. Veja o quadro. Quadro dos sinais conversacionais verbais SINAIS DO FALANTE
Pr-posicionados no Pr-posicionados no incio do turno incio de unidade comunicativa Olha Ento Veja A Bom Da Mas eu Mas Nada disso Assim Etc. Etc. Ps-posicionados no Ps-posicionados no incio de turno incio de unidade comunicativa N N Certo Certo E ento T Entendeu No Compreende No assim Etc. Etc.

SINAIS DO OUVINTE
Convergentes Sim Indagativas Ser? Divergente No

Ta Claro Pois no Etc.

? O qu? Como? Etc.

Calma Essa no Pera Etc.

Percebe-se que os marcadores operam sob duas formas: conversacional e sinttica. Ao tratar-se das funes conversacionais, encontram-se sinais produzidos pelo falante (que servem para sustentar o turno, preencher pausas, dar tempo organizao do pensamento, monitorar o ouvinte) e sinais produzidos pelo ouvinte (que servem para orientar o falante e monitor-lo quanto recepo). Quanto s funes sintticas, salienta-se que esses sinais podem ser responsveis tanto pela sintaxe da interao como pela segmentao e pelo encadeamento de estruturas lingsticas. Esse fato sugere uma ntima relao da sintaxe da interao com a sintaxe gramatical. Marcas da fala na escrita A fala diferente da escrita sob muitos aspectos; cada uma dessas modalidades tem caractersticas prprias, mas uma influencia a outra, especialmente a fala na escrita. Segundo os gramticos, a oralidade mais fcil, mais usada em nosso dia-a-dia, permite-se alguns erros; enquanto a escrita mais complexa, rgida, rebuscada. A oralidade, talvez por ser mais usada, deixa, muitas vezes, suas marcas em textos escritos. Segundo Kato (1986), a escrita e a fala so realizaes de uma mesma gramtica, mas h variao na forma pela qual as atividades lingsticas so distribudas entre as duas modalidades devido as diferenas temporais, sociais e individuais. Sob essa viso, pode-se aduzir que a escrita tem uma forma cannica e muito mais convencionada do que a fala, porm, em muitos casos, ou melhor, em muitos textos escritos encontram-se pegadas da fala a fim de persuadir o leitor, torn-lo participante ativo da mensagem em seu papel de receptor. O aspecto oral da linguagem caracteriza-se por ocorrer na situao, enquanto na escrita a linguagem usada fora da situao. Ou seja, quando algum se pronuncia, propicia a presena real, mais ntima, do interlocutor, alm de ser mais fcil para convenc-lo de alguma coisa (depende da inteno do emissor), cobrando-se de maneira rpida a receptividade, enquanto na modalidade escrita isso no acontece to facilmente e, quando acontece, depender, tambm, da elaborao e construo do texto.

Cada pessoa tem sua maneira prpria de falar; cada regio possui marcas lingsticas (maneiras diferentes de dizer a mesma coisa em um mesmo contexto e com o mesmo valor de verdade) que a diferencia de uma outra; cada grupo adquire vocabulrios que o caracterizam; enfim, vivemos em um pas assinalado pela diversidade: branco-negro; pobre-rico; adolescente-adulto; analfabeto-letrado, entre outras. Tudo isso influencia, tanto na hora de falar, quanto no momento da escrita, porque, querendo ou no, deixamos nossas marcas inevitvel querermos esconder a forma peculiar de cada um. O drama da escrita: dificuldades na recolha da amostra
Despertar a curiosidade, inata ao homem e vivacssima no menino, eis o primeiro empenho do professor, num mtodo racional. Da curiosidade nasce a ateno; da ateno a percepo e a memria inteligente. (Rui Barbosa)

Produzir um texto uma tarefa difcil, tanto para o professor que ensina como para o aluno disposto a aprender, pois fazer produes textuais exige disposio, conhecimento de mundo, uma inteno, objetividade, coerncia, leituras diversas, entre outros aspectos indispensveis para uma boa redao. Faulstich (2003, p. 10) afirma que
redigir dizer a outrem o que se pensa. Ao conversar, est-se como que redigindo oralmente; ao escrever uma carta, de qualquer natureza, est-se redigindo; (...) ao escrever uma estria, uma descrio de cena ou de objeto e ao defender um ponto de vista, est-se redigindo.

Com relao ao ato de redigir um texto, vale destacar que, ao solicitarmos aos alunos uma produo escrita, a grande maioria reclamou muito (principalmente os do 3 propedutico e I semestre). Eles alegavam que escrever exige muito da pessoa; precisase organizar idias, ter um objetivo claro, coerente, no se pode escrever errado. Faulstich (2003, p. 50) ainda, elenca alguns procedimentos para redigir um texto (mais propriamente dissertativo, que pedido com maior freqncia na escola, em vestibulares e em concursos): anotar suas idias sobre o assunto, sobre o que deseja expor;pesquisar sobre o assunto, para obter maiores e novas informaes; delimitar bem o objetivo.

Ainda salienta que existem muitas dicas para produzir um texto, mas no h uma frmula exata, para se fazer um bom texto. preciso ler, ler novamente, escrever, reescrever; pois escrever aprende-se lendo e escrevendo. Faz-se necessrio ter persistncia, ateno, clareza, reflexo, organizar idias... No tarefa fcil, mas possvel. O professor trabalha a escrita com os alunos durante todo o perodo escolar e eles sempre se frustram quando so solicitados a produzir um texto: no sabem o que e como escrever. Sob esse prisma de reflexo, surge a necessidade de salientar o que Possenti (2002, p. 55) explana:
o fracasso dos alunos em provas que exigem escrita no s o fracasso da escola, mas o de uma sociedade que valoriza o que tem pouco valor - escrever corretamente sempre as mesmas palavras e frases de gramtica e no valoriza o que tem muito valor a capacidade de algum ser sujeito de um texto, de defender idias que se articulem, mesmo que haja pequenos problemas de escrita.

Perini (2002, p. 56) assevera tambm que somos uma sociedade que valoriza ortografia e casusticas medievais sobre correo gramatical, mas que diz querer textos criativos e coerentes. Como j se disse, colhe-se o que se planta. As marcas orais localizadas nos textos escritos Em nosso trabalho, partimos do pressuposto de que mesmo a oralidade e a escrita sendo duas modalidades diferentes, uma pode deixar suas marcas na outra. Ainda acreditamos que a fala influencia mais na escrita do que vice-versa, por ser mais freqente no dia-a-dia dos alunos e das pessoas de um modo geral. Para a realizao deste trabalho, fomos a cada srie (4 e 8 sries, 3 propedutico e I e VII semestres), explicamos o objetivo de nossa pesquisa e posteriormente pedimos aos alunos que produzissem um texto e que respondessem a um miniquestionrio (com a finalidade de reconhecer um pouco da realidade do aluno, no que concerne a idade, sexo, classe social). Recolhidos os textos de todas as sries, separamos, aleatoriamente, 10 (dez) textos de cada uma, para verificar quais as marcas orais utilizadas pelos alunos em suas respectivas produes.

A tabela abaixo mostra alguns tipos de marcas (com exemplos) que os alunos da 4 srie usaram em seus textos escritos:
4 srie Tipos de marcas Subjetividade

Grias, expresses orais e clichs

Exemplos fui crescendo e virei uma menina linda eu quero fazer facundade eu sei que tenho (...) eu moro com minha famlia o meu estudo timo eu fico imaginando (...) estava muito frio at caia neve (...) no futuro est acontecendo muitas coisas legais minha v to legal o pai do meu pai dez, legal minha vov ela muito legal, mas na hora que ela enfessa minha vovozinha mas boazinha mas mais difcil mesmo eu tenho que mi dar com o futuro e o presente vou levando a vida desse cheito Ele queria brincar com o co e o co nem dava bola minha me est to triste. Sabe por que? (...) se chamava Rosa mas todos chamavam ela de v Ro (...)D. Amlia mas todos chamavam ela de Titia Mlia minha vov ela muito legal, mas na hora que ela enfessa Eu vou na1 casa de ngela Jos pegou2 no colo e levou para dentro O nome dela se chamava Larissa. (...) queria se casar novamente para que sua filha Cinderela tenha uma madrasta para Cinderela. Sua madrasta viu ela to feliz (...) Quando dar 12:00 a noite voc sai de l A moa cujo couber o p aqui (...) Um dia sua me mandou ela ir na casa de sua av Um dia sua me mandou ela ir na casa de sua av (...) falou at de3 me bater - eu me. Eles moravam (...) s que a me deles ngela estava se arrumando e a sua me E um beb comeava a chorar. E ento o Jos estava procurando (...) (...) a madrasta e suas filhas foram a festa. Ento nesse dia (...) e da eles ficaram olhando, olhando (...) iam vender seus filhotes ento ela falou um dia apareceu um co da ele queria brincar Quando ela chegou na rodoviria de sua cidade, ela tinha esquecido (...)

Dilogo com o leitor Inadequao morfo-sinttica

Uso de marcadores conversacionais

Repetio
1 2

deveria ser: vou casa. deveria ser: Jos o pegou no colo. 3 deveria ser: em me bater.

Escrita fontica

Quando ela viu quem estava l ela se assustou porque ela viu sua amiga (...) (...) queria se casar novamente para que sua filha Cinderela tenha uma madrasta para Cinderela. Era uma vez uma gaivota colorida que era toda colorida Ele queria brincar com o co e o co nem dava bola no tem mutivo (motivo) que iam desmanha (desmaiar) ele viveram filizes (felizes) para sempre, mais a ona denuciou (...) era uma vez treis porquinhos

Observa-se que os alunos da 4 srie formam frases que no correspondem norma padro da lngua escrita. Eles usaram com maior freqncia a inadequao morfossinttica (15 ocorrncias). Nesse grau de escolaridade, no se tem tanto contato com a lngua culta, por esse e outros motivos, grafam o que falam, como se a escrita fosse uma representao da fala; por isso, os escritos das crianas, como contexto de vida para interpretao, ganham significao, por menores e mais fragmentrios que sejam. Tambm utilizaram bastantes grias e clichs (11 ocorrncias) a fim de demonstrarem os sentimentos, a prpria realidade. Usaram certos marcadores conversacionais (7 ocorrncias), que, para eles, serviram para chamar ateno do leitor para a histria em questo. Ocorreu, ainda, o uso da subjetividade (7 ocorrncias): as crianas recorrem com freqncia ao ser eu, para enfatizar a sua presena no texto; repetio (5 ocorrncias) repetiram as palavras elencadas na tabela, objetivando no perder a referncia e especialmente por no terem acesso a livros. Ainda so muito apegados velha cartilha, com frases elaboradas; por fim a escrita fontica (5 ocorrncias) e dilogo com o leitor (10 ocorrncias). Na 8 srie, os alunos tm maior conhecimento da escrita, pois nesse nvel escolar j se cobra a obedincia s normas cultas da lngua, de modo que sabem diferenciar certos aspectos que correspondem oralidade dos que correspondem escrita. Nessa srie, os alunos so, geralmente, adolescentes fase em que se usam vrias grias (16 ocorrncias), por exemplo: pra valer, nem a, bem irada, e a subjetividade (14 ocorrncias), com o intuito de demonstrar a fase em que se encontram (juventude) e como se encontram. Veja a tabela a seguir:
8 srie Tipos de marcas Subjetividade

Exemplos (...) um amigo foi me visitar

Grias, expresses orais e clichs

Dilogo com o leitor Inadequao morfo-sinttica

Uso de marcadores conversacionais Repetio Escrita fontica

o que eu no imaginava (...) avistou um lindo rapaz houve uma reunio na minha escola (...) eu e minha famlia (...) encontrei os amigos e fui contar se no fosse a Patrcia com sua incrvel dor de cabea desde o dia em que completei 12 anos, comecei a receber gardnias Eu sempre estava tentando (...) Eu gosto muito da me da Joyce Conheci uma menina Ela estudava na mesma sala que eu Eu sempre tentava ajud-la (...) qualquer pouquinho que ela estuda j era suficiente ela sem pensar duas vezes aceitou ela estudava numa escola onde todo mundo era de cor branca quando chegou na escola todo mundo deu risada pelo motivo de todo mundo chamar ela de (...) (...) tinta pra c pincel pra l (...) a viagem de avio foi muito legal (...) conhecemos vrias pessoas legais Sua promoo foi bem irada A hora em que foram sair (...) o nibus j estorou dois pneus Por enquanto estava ocorrendo tudo nos conformes Passaram quinze dias s na farra (...) festando de segunda segunda quem era a pessoa com tanto gosto a pessoa comprava s no dinheiro vivo ns nos conhecemos e viramos amigas pra valer (...) e no estava nem a. Por isso lhe damos um conselho: quando voc tiver idia: ajudei4 escrever a carta as drogas est me matando (...) avistou um lindo rapaz no qual lhe chamou muita ateno (...) menina chamada Marli, a qual sua caracterstica era morena pelo motivo de todo mundo chamar ela de (...) fomos para o hotel se aprontar Era uma moa que iria casar5. Resolveram se mudar l para o centro da cidade deram o seu primeiro beijo e ali foram embora (...) tivemos que nos separar a ento ns duas sentimos (...) O vouo (vo) saa as 2:00 o nibus j estorou (estourou) dois pneus (...) era o suficiente pra ela tirar notas

4 5

deveria ser: ajudei-o a escrever a carta. deveria ser: iria se casar.

Nota-se que houve um avano, pois nessa srie o tipo de marca inadequao morfo-sinttica (8 ocorrncias) foi em menor nmero de ocorrncias, comparando-se com a 4 srie. Por fim, constatamos que no houve repetio e recorreram poucas vezes aos marcadores conversacionais (3 ocorrncias); escrita fontica (3 ocorrncias) e ao dilogo com o leitor (2 ocorrncias). No 3 propedutico, os discentes usaram as seguintes marcas em seus textos:
3 Propedutico Tipos de marcas Subjetividade Exemplos eu era bem pequenina ah. eu no me conformava Infelizmente, ou felizmente tinha uma garota (...) Minha irm precisou viajar e eu fiquei sozinha em casa Inclusive minha v. Sua me ficou to desesperada. (...) resolveram fazer uma festa de arromba na certa um deles ofereceu sua casa eram bebidas pra l, comida pra c e a festa estava rolando foi como o cu tivesse cado na minha cabea (...) daqueles que faz a gente perder a cabea em uma festa que estava rolando ele comeou me paquerar (...) jogando indiretas no demorou muito para o som comear a rolar. Quando dei por mim j era tarde Dia 26, l se vo todos. Por que no veio mais antes? (...) colocando a fofoca em dia. (...) dando um pouquinho de tempero, a fica tudo legal. elas so gente finas. Todos contentes e festando Portanto, nunca mais faa as coisas escondidas. Posso te dizer que todos tomaram muito medo.

Grias, expresses orais e clichs

Dilogo com o leitor

Inadequao morfo-sinttica

o avio se explodiu em um ataque terrorista. certo dia reuniram em uma casa, uma famlia bem humilde para discutirem sobre sentimentos. (...) contou uma histria pelo qual estava emocionada. Onde eu morava tinha uma convenincia bem do lado. Minha irm chegou com o marido dela.

O nico dia do ano onde unimos Era um certo dia eu fui para a fazenda (...) Encontrei meus parentes que no havia mais de 2 anos. Aprendi a andar a cavalo e banhei no rio. Elas so muito legais, pois se damos muito bem. (...) nunca que ia caber. Seu tio que estava de carro levou ele at ao mdico. A famlia de Leia voltaram para a cidade. (...) arrumou um emprego onde ela morava no servio. (...) estavam organizando as carnes para seu casamento onde um desses jovens ia casar6. Chegou uma camionete da cidade onde foi a sorte de todos. (...) levaram todos para um hospital, na qual essa cidade no tinham recursos. (...) serviu como exemplo onde todos esto hoje muito felizes. Uso de marcadores conversacionais ah. eu no me conformava (...) eu fiquei sozinha em casa ento resolvi chamar alguns amigos. (...) dando um pouquinho de tempero, a fica tudo legal. (...) ficou triste, comeou da uma febre. eram bebidas pra l, comida pra c (...) ele si casou (...) comearam a ir pra nossa festa (...) que uni (une) at mesmo sua me presintiu (pressentiu) que teria que entrar. Sua famlia ficou desisperada (desesperada). Seus colegas estranharo (estranharam) um pouco. Voc tem duas opies (opes). (...) ou treis (trs) conselhos (...) nem procura algum disvio (desvio)

Repetio Escrita fontica

Essa srie preocupou-nos e surpreendeu-nos, pois espervamos uma menor freqncia de marcas orais, especialmente no que concerne inadequao morfosinttica, de que encontramos 18 (dezoito) (ocorrncias). Houve um alto ndice de uso de marcas orais, se considerarmos que so alunos que esto concluindo o ensino mdio. Isso fez que passssemos a refletir sobre como vem sendo orientado o ensino nas escolas pblicas. Foram identificadas, ainda, marcas do tipo grias / clichs (18 ocorrncias), subjetividade (6 ocorrncias), marcadores conversacionais (4 ocorrncias) e dilogo com o leitor (2 ocorrncias), o que evidencia que eles no tm tanta preocupao em escrever corretamente, apenas expem no papel o que vivenciam.

ia se casar

Ao contrrio do esperado, notamos a presena da vrias expresses orais ditas pelos jovens, provavelmente como recurso estilstico para dar maior vivacidade ao texto; por exemplo:
a, socorro, no me mate ele falou bem assim o som comear a rola viu os olhos de ressaca tudo bem, mas eu que ainda pude sentir a enorme adrenalina .ele pensava to de boa Ele comeou a ficar mais mala (...) comeou a sair com a galera la da vila resolveram fazer uma festa de arroba. eram bebidas pra l comida pra ka pois pensavam que iam ganhar uma bronca. I semestre Tipos de marcas Subjetividade Grias, expresses orais e clichs

Dilogo com o leitor Inadequao morfo-sinttica Uso de marcadores conversacionais Repetio

Exemplos Minha festa de formatura do 2. grau Quando resolvi prestar o vestibular Eu engravidei e ele me apoiou A menina ficou muito alegre de7 saber que (...) (...) que vivia em seu mundinho Sorrir ento, nem pensar Pobrezinha, antes tivesse ficado em casa; Pra comear, a sandlia dela rebentou, Foi assim, depois de tantos altos e baixos (...) No sei nem por onde comear Mas s que ele no sabia Comeamos ficando e acabamos nos apaixonando (...) imediatamente topou (...) mandou-lhe uma facozada na coxa (...) deu-lhe na cabea, que por sinal, partiu-se ao meio Mas te digo com toda certeza (...) quem sabe8 no d 9casamento faz quatro anos que eles separaram (...) e eu tambm, ento comecei a fazer (...) os noivos receberam os cumprimentos no salo de festas e os noivos foram passar a lua de mel no Rio de Janeiro.

visvel a diferena longitudinal da 4 srie ao I semestre. Nos textos dos alunos dessa turma, encontramos em maior nmero de ocorrncia as grias e clichs (12 vezes). Nota-se a reduo da presena das marcas orais: subjetiva (4 ocorrncias);
7 8

Em saber, no de saber. Quem sabe- so inadequadas expresses de incerteza. 9 No dar em casamento seria o correto.

inadequao morfo-sinttica (2 ocorrncias); dilogo com o leitor (1 ocorrncias); marcadores conversacionais (1 ocorrncias) e repetio (1 ocorrncia).
VII semestre Tipos de marcas Subjetividade Grias, expresses orais e clichs

Dilogo com o leitor Inadequao morfo-sinttica Uso de marcadores conversacionais Inadequao vocabular

Exemplos Para minha felicidade, passei no vestibular. Me senti deixada de lado. Essas sensaes sentidas por mim Tirou o maior sarro. Era muito engraada e esparolada. Mas Suely no se fez de rogada. Com ela ningum podia. Me senti deixada de lado. Aterrorizada com o tal. O menino chorava noite e dia Na sexta10 foi o show do Rick e Renner Imagine que passei seis horas de pnico. Veja, na minha casa apareceu uma fera (...) Viu s, o que o medo faz com a gente! Passava com as monitoras no recinto que11 estava estabelecido. (...) l ela foi no Atacado. Ela acordou cedo e foi para Rondonpolis, ento o carro quebrou Ento ela voltou para Alto Araguaia Na sexta foi12 o show do Rick e Renner

Constatamos a diferena dos textos da 4 srie at o VII semestre, em que vale salientar que com o avano escolar o professor cobra mais a obedincia gramtica normativa e conseqentemente os alunos procuram sempre mais adequar suas produes norma culta da lngua. Verificamos que, nos textos dos alunos do I e VII semestres, no houve marcas do tipo escrita fontica. E a diferena significante entre esses dois semestres, porque o uso das marcas orais do VII foi menor do que no I: grias e clichs (8 ocorrncias); subjetividade (3 ocorrncia); dilogo com o leitor (3 ocorrncias); inadequao morfo-sinttica (2 ocorrncias); marca ocorreu apenas no VII semestre. Notamos que os acadmicos usam com menor freqncia marcas da fala em textos escritos do que os demais alunos das outras sries analisadas; acreditamos que isso se deva o fato de no ensino superior haver uma cobrana grande no que concerne utilizao da linguagem padro. Nesse nvel, os discentes preocupam-se em produzir os
10 11

marcadores conversacionais (2

ocorrncias); e inadequao vocabular (1 ocorrncia) vale ressaltar que esse tipo de

Deveria ser: sexta-feira. Deveria ser: onde ou em que. 12 Deveria ser: ocorreu ou aconteceu.

textos conforme estabelece a gramtica normativa. Por isso sabem diferenciar termos orais dos termos escritos. Outras expresses orais localizadas: Esta a histria, ou estria, nem sei Seu patro, homem sistemtico e de uns setenta anos to indo embora No temos o quadro de professores completo mas tudo bem vamos indo devagar ops! Acorda!!! Pra comear topou Oi tal senhora Enfim, oportuno salientar que, no item subjetividade, o alto ndice de uso da 1 pessoa do singular (eu) ocorre por causa do tipo de texto (narrativa), no qual, geralmente, o sujeito se inclui. As marcas mais freqentes Constatamos que algumas marcas da fala so usadas com maiores ndices de ocorrncia, tais como: Pra c, pra l (3x) expresso oral; o pronome possessivo minha (7x) subjetividade; o termo ento (mais de 7 x) marcador conversacional; as grias: tirou o maior sarro; depois de tantos altos e baixos, sua promoo bem irada; a festa estava rolando; o pai do meu pai dez, legal; etc. Enfim, os tipos de marcas mais usados foram os que correspondem s grias/clichs e inadequao morfossinttica. Observa-se, ainda, que os marcadores conversacionais encontrados nos textos dos alunos da 4 srie, tais como: to, s, ali, j, da, ah, oh, a, entre outros, perpassam at ao VII semestre de Letras, no importando a idade e o sexo - todos usam marcadores orais em textos escritos. Diferenas entre variantes ao usar marcas orais em textos escritos. H ou no h? Eis a questo. Ao ler e analisar os textos possvel evidenciar que as crianas utilizam em maior freqncia marcas da fala. Para elas, muito natural repetir vrias

vezes a, da, j, to; ou escrever assim como falam: nois, treis, home; j os jovens e adultos procuram se corrigir mais, prestando ateno, para elencar o que vem ou no de encontro com a norma padro. Mediante as produes textuais, podemos dizer que no so os marcadores conversacionais que faro a diferena entre um texto escrito por um homem ou uma mulher, por exemplo; mas diramos que o vocabulrio que caracteriza com maior rigor as diferenas entre variantes, isto , h diferenas sociolingsticas. Como j vimos, algumas marcas permanecem, outras desaparecem no decorrer da trajetria estudantil, e as crianas, os adolescentes, homens e os alunos do ensino fundamental e posteriormente do ensino mdio usam com mais freqncia as marcas da fala em seus textos. Nota-se que as mulheres procuram obedecer mais gramtica normativa, norma culta. Mas de grande valia expor que elas usaram mais partculas chamadas de marcadores conversacionais, com intuito de obter aquiescncia e concordncia do interlocutor. Com relao ao grau de escolaridade, h um nmero bem maior de marcas da oralidade nos textos escritos por alunos das sries iniciais. Segundo Silveira (1997), esse fenmeno se d, porque ,ao entrar na escola, a escrita da criana reproduz a sua fala, sendo essa uma das nicas referncias em que pode se apoiar. Nesse sentido, oportuno trazer baila a idia de que a noo de lngua adotada fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois as diferenas entre fala e escrita podem ser frutiferamente vistas e analisadas na perspectiva do uso e no do sistema (...) levando em considerao no o cdigo, mas os usos do cdigo (MARCUSCHI, 2003, p. 43). Assim, ao invs de conferir ao diferente o estigma de erro, o professor deve suprir as necessidades dos alunos, de forma a desenvolver potencialidades lingsticas. Os acadmicos do VII semestre fazem a diferena no que concerne ao vocabulrio, pois esses adotam uma linguagem mais culta; porm usam expresses orais e os tais marcadores conversacionais, assim como os estudantes do 3 propedutico, por exemplo. Nesse sentido, bom asseverar que os acadmicos usam uma linguagem que vem a obedecer norma padro porque esto em um estgio, ou nvel que exige o uso da linguagem culta, que oferece conhecimentos na rea do bem escrever e falar; provavelmente treinaram mais a escrita/fala, at porque desfrutaram de anos de estudos para chegar aonde chegaram a uma faculdade.

Com relao classe social, difcil fazer um levantamento preciso, pois a maioria dos participantes da pesquisa pertence classe popular (renda familiar de R$ 260,00 a R$ 800,00). Mas temos a conscincia de que a rede social influi muito na questo da comunicao, seja ela escrita ou oral. Para corroborar o pressuposto acima elencado, vlido citar que a rede social de um indivduo, constituda pelas pessoas com que esse indivduo interage nos diversos domnios sociais, tambm um fator determinante das caractersticas de seu repertrio sociolingstico. (BORTONI-RICARDO, 2004, p. 49). Outro fator que influencia na escrita do aluno a oportunidade o acesso a internet, televiso, telefone, CD-R, bons livros. Esses recursos, entre vrios outros, interferem na questo do falar e escrever de uma pessoa. Enfim, todos esses fatores representam os atributos de um falante: sua idade, sexo, classe social, escolaridade, etc. Podemos dizer que esses atributos so estruturais, isto , fazem parte da prpria individualidade do aluno. Algumas marcas orais que permanecem (mais freqentes) em todos os textos analisados Analisando os textos, percebemos que a, l, ento, s, to e j so uns dos marcadores conversacionais que aparecem em quase todas as produes textuais desde a 4 srie at o VII semestre. Mas vale ressaltar que essas marcas podem no ter o mesmo sentido em todos os usos; ou seja, no significar a mesma coisa para os estudantes do ensino fundamental, ou ensino mdio, ou para acadmicos de Letras. Os elementos a e ento foram utilizados, quase sempre, para dar seqncia a um determinado assunto, isto , como elo entre certo acontecimento e outro, na tentativa de no perder o clima do discurso, ou seja, quem conta tenta aproximar quem l o mximo possvel do seu texto. Confira os exemplos: Maria tinha jogado farinha, pelo caminho e a comeou anoitecer (4 srie). E a continuamos a viagem em direo a Cano Nova (8 srie). eles todos trabalhava de manh a apareceu um amigo meu (3 propedutico). Ento esse dia chegou e a madrasta e suas filhas foram festa. Ento neste dia... (4 srie).

Essas foram algumas marcas da oralidade mais freqentes nos textos analisados. oportuno salientar que a maioria ds marcas apareceu nos textos de todas as sries analisadas. J algumas marcas foram menos freqentes e s apareceram em alguns textos dos alunos do ensino fundamental, o que significa que algumas marcas da fala s so utilizadas por crianas e desaparecem no decorrer das produes textuais dos estudantes. Sob esse prisma, faz-se importante destacar o que Ferreiro (2004) menciona: uma das coisas mais reprimidas na escola tradicional tem sido a escrita. Uma das coisas mais proibidas a escrita espontnea. A escola fala em texto livre, mas probe textos livres como representao da escrita da melhor maneira que o sujeito capaz de conseguir em cada momento de sua evoluo. Acrescenta a autora que, na lio tradicional, a criana sabe ou no sabe, pode ou no pode, se equivoca ou acerta. Isto torna muito difcil compreender que a criana est apresentando uma evoluo e que certas coisas so normais dentro da evoluo, ainda que ela cometa erros em relao escrita adulta. As marcas que desaparecem Como pudemos observar, algumas marcas do tipo inadequao morfossinttica e escrita fontica vo desaparecendo com o passar dos nveis escolares os alunos vo aperfeioando seus textos. bom ressaltar que no comum encontrarmos certas marcas orais em textos escritos por estudantes do ensino mdio, mas, como vimos, no impossvel que surjam. De quem a culpa? Talvez seja do professor que no soube trabalhar com a oralidade de mos dadas com a escrita, ou seja, enfatizou uma dessas modalidades e excluiu a outra; ou do prprio aprendiz (aluno), que no procurou estudar as diferenas entre essas duas modalidades, ou, ainda, do sistema de ensino, que impe ao docente certas maneiras de proporcionar o conhecimento ao aluno, aprisionando-o a regras gramaticais e privando-o da liberdade de criao. Consideraes Finais Segundo Koch (1992, p. 69)

ao contrrio do que acontece com o texto escrito, em que o produtor tem maior tempo de planejamento, podendo fazer um rascunho, proceder a revises, copidescagem etc., o texto falado emerge no prprio momento da interao: ele o seu prprio rascunho.

Parece-nos bvio que a oralidade obedece a certas unidades sintticas que no so empregadas na lngua escrita. Tudo indica que as unidades na conversao devem obedecer a princpios comunicativos para sua demarcao e no a princpios meramente sintticos. Por meio da nossa pesquisa, observamos que, mesmo a escrita fazendo parte de uma categoria (modalidade) diferente da fala, uma pode interferir na outra, ou seja, so duas especificidades diversificadas, porm, pelo fato de muitas vezes no serem bem trabalhadas, a tendncia a mais usada e fcil influenciar a outra. Neste caso, a oralidade se faz mais presente em produes escritas do que vice-versa. A oralidade uma modalidade usada a todo o momento pelo ser humano, seja ele um cidado escolarizado ou no. J a escrita, por ser mais complexa, segundo gramticos, lingistas e os prprios alunos que produziram os textos solicitados, no se torna um ato constante pelo homem. Constatamos que os alunos que participaram da pesquisa recorreram a certos recursos orais na escrita, ora na tentativa de persuadir o leitor viu s, o que o medo faz com a gente!; ora por no encontrarem, no momento da produo, um termo mais apropriado tivemos que nos separar a ento ns duas sentimos (...); ora por no saberem distinguir entre fala e escrita; uma diferenciao que, muitas vezes, para alguns estudantes, especialmente para as crianas, oculta, talvez seja porque, ainda, no foram apresentados a eles os princpios que correspondem a cada uma dessas duas modalidades. Ainda vale destacar que certos marcadores conversacionais (a, ento, da) so utilizados na escrita de crianas, jovens e de adultos exercendo a mesma funo em todos os textos: aproximar o leitor da histria relatada (narrada). Constatamos que os alunos com baixa escolaridade (4 e 8 sries e 3 Prop.) e os de sexo masculino usam com mais freqncia recursos orais do que os de escolaridade alta (1 e 7 semestres) e os do sexo feminino, apesar de essas diferenas no serem to significativas de e no termos conseguido amostras equilibradas. Em suma, na lngua oral so muitas as informaes que no precisam aparecer sob a forma de palavras. O contexto situacional e os dados que falante e ouvinte conhecem um do outro permitem a seleo das informaes que sero subentendidas. A

compreenso dessas informaes no depende apenas de uma decodificao linear dos componentes semnticos dos vocbulos utilizados no enunciado, embora na lngua escrita as informaes devam ser claramente apresentadas, para evitar ambigidades ou problemas de intercompreenso. Referncias BAGNO, M. Sociolingstica: a lngua e quem fala. In: _______.Portugus ou brasileiro? um convite pesquisa. 4. ed. So Paulo: Parbola Editorial, 2004. BORTONI-RICARDO, S. M. A comunidade de fala brasileira. In: Educao em lngua materna A sociolingstica na sala de aula. So Paulo: Parbola Editorial, 2004. CALVET, L-J. Sociolingstica Uma introduo crtica. So Paulo: Parbola, 2002. FAULSTICH, E. L. de J. Com a inteno de ler. In: _______. Como ler, entender e redigir um texto. 16. ed. Petrpolis: Vozes, 1987. FERREIRA, M. Aprender e praticar gramtica. So Paulo: FTD, 1992. KOCH, I. V. A inter-ao pela linguagem. So Paulo: Contexto, 1992. MARCUSCHI, L. A. Anlise da conversao. So Paulo: tica, 1986. PERINI, M. A. Os dois mundos da expresso lingstica. In: _______. A lngua do Brasil amanh e outros mistrios. So Paulo: Parbola Editorial, 2004. POSSENTI, S. O drama da escrita. In: Mal comportadas lnguas. 2. ed. Curitiba: Criar Edies, 2002. POSSENTI, S. Por que (no) ensinar gramtica na escola. Campinas: Mercado de Letras, 1996. TARALLO, F. A pesquisa sociolingstica. So Paulo: tica, 1985.

www.ensino.net (em 12/03/2004) www.unir.br (em 27/09/2004) www.prof.com.br (em 04/10/2004)

S-ar putea să vă placă și