Sunteți pe pagina 1din 15

Tecnologias e Roubo de Celulares: TDMA e GSM A Tecnologia TDMA Time Division Multiple Access, ou melhor, Diviso de Tempo com

Acesso Mltiplo, uma das tecnologias digitais mais usadas pelo mercado norte-americano, que transforma sinais analgicos de voz em dados digitais e aumenta em trs vezes a capacidade de atendimento a usurios em relao ao da tecnologia analgica (na tecnologia GSM o aumento de 6 vezes). A tecnologia TDMA usada em comunicao de telefones celulares digitais para dividir cada canal celular em trs slots para aumentar a quantidade de dados transmitidos. O AMPS e o TDMA (IS-136) apresentam, portanto, a mesma arquitetura bsica apresentada na figura a seguir:

Figura 1: Rede TDMA. Mobile Station (MS) Ou Estao Mvel o terminal utilizado pelo assinante. A estao mvel identificada por um MIN (Mobile Identification Number). O equipamento dispe ainda de um nmero de srie eletrnico (ESN). Estao Rdio Base (ERB) A ERB o equipamento encarregado da comunicao com as estaes mveis em uma determinada rea que constitui uma clula. A ERB ocupa o centro de uma clula. Seu objetivo estabelecer o radio enlace com os celulares operando dentro de sua rea de cobertura. Para isso, uma ERB dispe das seguintes instalaes e equipamentos:

Armrio, onde ficam instalados os equipamentos; Torre, usada para dar sustentao s antenas; Antenas, usadas para estabelecer a comunicao com os celulares.

Central de Comutao e Controle (CCC) A CCC a central responsvel pelas funes de comutao e sinalizao para as estaes mveis localizadas em uma rea geogrfica designada como a rea da CCC. Home Location Register (HLR) Ou Registro de Assinantes Locais a base de dados que contm informaes sobre os assinantes de um sistema celular. Visitor Location Register (VLR) Ou Registro de Assinantes Visitantes a base de dados que contm informaes sobre os assinantes em visita (roaming) a um sistema celular. A Tecnologia GSM O GSM tem a estrutura bsica dos sistemas celulares e oferece as mesmas funcionalidades bsicas dos demais sistemas celulares associadas mobilidade como roaming e handover (transparncia) entre clulas. O sistema pode operar em trs faixas:

900 MHz (890-960 MHz); 1800 MHz (1710-1880 MHz, utilizadas pela OI, TIM, CLARO); 1900 MHz (1850-1990 MHz, utilizada pela VIVO).

um sistema TDMA/FDMA/FDD, isto , um sistema que usa simultaneamente o mltiplo acesso (MA) por diviso de freqncia das portadoras (FDMA), o mltiplo acesso por diviso de tempo (TDMA) de cada portadora e usa uma faixa de freqncia para cada sentido de transmisso (FDD = Frequency Division Duplex). O sistema utiliza um espectro de 25 MHz (para largura do canal Tx/Rx, sendo Txupload e Rx-dowload) em cada sentido de transmisso, ou seja, a freqncia Tx est 25 MHz em relao a de Rx e vice-versa. Cada portadora subdivide-se em oito intervalos de tempo, que proporcionam um total de 1000 canais em cada sentido de transmisso. A arquitetura de referncia de um sistema GSM apresentada na figura a seguir:

Figura 2: Rede GSM. Mobile Station (MS) Ou Estao Mvel o terminal utilizado pelo assinante quando carregado com um carto inteligente conhecido como SIM Card ou Mdulo de Identidade do Assinante (Subscriber Identity Module). Sem o SIM Card a Estao Mvel no est associada a um usurio e no pode fazer nem receber chamadas. Uma vez contratado o servio junto a uma operadora o usurio passa a dispor de um SIM card que ao ser inserido em qualquer terminal GSM faz com que este passe a assumir a identidade do proprietrio do SIM Card. O SIM card armazena entre outras informaes um nmero de 15 dgitos que identifica unicamente uma dada Estao Mvel denominado IMSI ou Identidade Internacional do Assinante Mvel (International Mobile Subscriber Identity). As Estaes Mveis (Mobile Stations) so formadas pelo Equipamento Mvel (Mobile Equipment) e pelo mdulo SIM (Subscriber Identity Module). O Equipamento Mvel possui o hardware (transmissor e o receptor) e o software responsveis pela comunicao com a estao base atravs da interface area. O mdulo SIM formado por um processador seguro, por uma memria ROM (buffer, Tx/Rx) que abriga o micro sistema operacional do SIM e suas funes criptogrficas, por uma memria EEPROM que guarda as informaes pertinentes aos usurios (International Mobile Subscriber Identity - IMSI, chaves criptogrficas e senhas) e por uma memria RAM, usada como buffer de recepo e transmisso Em sntese, o mdulo SIM que contm todas as informaes que identificam os usurios. J o terminal caracterizado por um nmero tambm com 15 dgitos, atribudo pelo fabricante, denominado IMEI ou Identidade Internacional do Equipamento Mvel (International Mobile Station Equipment Identity).

Base Station System (BSS) o sistema encarregado da comunicao com as estaes mveis em uma determinada rea. formado por vrias Base Transceiver Station (BTS) ou ERBs, que constituem uma clula, e um Base Station Controller (BSC), que controla estas BTSs. Mobile-Services Switching Centre (MSC) Ou Central de Comutao e Controle (CCC) a central responsvel pelas funes de comutao e sinalizao para as estaes mveis localizadas em uma rea geogrfica designada como a rea do MSC. A diferena principal entre um MSC e uma central de comutao fixa que a MSC tem que levar em considerao a mobilidade dos assinantes (locais ou visitantes), inclusive o handover da comunicao quando estes assinantes se movem de uma clula para outra. O MSC encarregado de rotear chamadas para outros MSCs chamado de Gateway MSC. Home Location Register (HLR) Contm toda a informao administrativa sobre o assinante do servio e a localizao corrente do terminal. atravs do HLR que a rede verifica se um terminal mvel que se est a procurar ligar possui uma assinatura do servio vlida. Caso a resposta seja afirmativa o MSC envia uma mensagem de volta ao terminal a informar que se est autorizado a utilizar a rede. O nome da operadora aparece ento no visor, informando que se pode efetuar e receber chamadas. Quando o MSC recebe uma chamada destinada a um terminal mvel ele vai ao HLR verificar qual a localizao (determinada pelo polling). Paralelamente, o terminal de tempos a tempos envia uma mensagem para a rede, para inform-la do local onde se encontra (este processo chamado de polling). Visitor Location Register (VLR) Ou Registro de Assinantes Visitantes a base de dados que contm a informao sobre os assinantes em visita (roaming) a um sistema celular. Authentication Center (AUC) Ou Centro de Autenticao responsvel pela autenticao dos assinantes no uso do sistema. O Centro de Autenticao est associado a um HLR e armazena uma chave de identidade para cada assinante mvel registrado naquele HLR possibilitando a autenticao do IMEI do assinante. tambm responsvel por gerar a chave para criptografar a comunicao entre MS e BTS. Equipment Identity Register (EIR)

Ou Registro de Identidade do Equipamento a base de dados que armazena os IMEIs dos terminais mveis de um sistema GSM. Juntamente com o Authentication Center (AUC) ambos so utilizados para questes de segurana. O EIR contm uma lista de IMEIs de terminais que foram declarados como furtados ou que no so compatveis com a rede GSM. No caso do terminal mvel se encontrar nessa lista "negra", o EIR no permite que ele se ligue rede. Dentro do AC encontra-se uma cpia do cdigo de segurana do SIM. Quando decorre a autorizao o AC cria um nmero aleatrio que enviado para o terminal mvel. Os dois equipamentos de seguida utilizam esse nmero, juntamente com o cdigo do SIM e um algoritmo de encriptao denominado de A3, para criar outro nmero que enviado de volta para o AC. Se o nmero enviado pelo terminal for igual ao calculado pelo AC, o utilizador autorizado a usar a rede, caso contrrio o mesmo ter restrio na rede. O EIR das operadoras interligado ao banco de dados do CEMI (Centro de Estaes Mveis Impedidas) desde novembro de 2005. Operational and Maintenance Center (OMC) Ou Centro de Operao e Manuteno a entidade funcional atravs da qual a operadora monitora e controla o sistema. Base Station Controller (BSC) O BSC gere os recursos de rdio de um ou mais BTS. Entre as suas funes incluem-se o handoff, que ocorre quando o utilizador se desloca de uma clula para outra, permitindo que a ligao se mantenha, o estabelecimento dos canais de rdio utilizados e mudanas de freqncias. Finalmente, estabelece a ligao entre o terminal mvel e o Mobile service Switching Center (MSC), o corao do sistema GSM. Tecnologias e Roubo de Celulares: Caractersticas

TDMA e o Roubo de Celulares

O celular TDMA possui uma identificao incorporada ao prprio aparelho que denominado ESN. Esta sigla significa Eletronic Serial Number, ou seja, Nmero Serial Eletrnico. um nmero atribudo a cada estao mvel no momento de sua fabricao. Geralmente, o fabricante o escreve na parte posterior do aparelho, onde colocada a bateria. Pode vir escrito na forma decimal (11 dgitos numricos) ou hexadecimal (8 dgitos alfanumricos).

Os trs primeiros algarismos no nmero em decimal ou os dois primeiros em hexadecimal indicam o fabricante. Com isso a identificao do celular nessa tecnologia feita atravs da combinao entre o nmero do telefone e o ESN. Como o registro centralizado, o usurio, cada vez que compra um novo aparelho, necessita comunicar o fato operadora. Cada vez em que um celular de tecnologia TDMA ligado, o celular executa um procedimento conhecido como registro. Durante esse processo, a combinao nmero do telefone + ESN checada em um banco de dados da operadora associado a CCC (Central de Comutao e Controle), o qual ir caracterizar o aparelho em alguma cor relacionado com seu devido significado, junto ao banco de dados da operadora, tal como:

Verde = Celular regularizado (autorizado); Cinza = Celular suspeito de roubo ou fraude (suspeito); Preto = Celular roubado e no pode ser utilizado (impedido).

Esse banco de dados da operadora por sua vez est tambm interligado nacionalmente ao CEMI (Cadastro de Estaes Mveis Impedidas). Esse cadastro nacional foi lanado em 13 de novembro de 2000 pela ACEL (Associao Nacional dos Prestadores de Servio Mvel Celular), o qual contabiliza at hoje cerca de 4,5 milhes de celulares roubados ou furtados. Esse sistema tem como objetivo impedir que um aparelho roubado ou furtado seja habilitado fora de sua rea de concesso original. O acesso ao banco de dados reservado apenas s empresas de telefonia, que tambm so responsveis pela incluso dos cdigos de srie dos terminais roubados no cadastro. Para ns seria uma espcie de SERASA, SPC, etc. A sistemtica de incluso de um celular roubado no CEMI funciona da seguinte maneira. Logo que um usurio tem seu aparelho extraviado, o mesmo entra em contato com a operadora de seu celular extraviado e comunica o fato a mesma. Com isso a operadora ir incluir a combinao do nmero do celular extraviado + o ESN, do mesmo, no CEMI. Essa combinao durante sete dias ficar caracterizada pela cor cinza, perodo em que o proprietrio dever apresentar a operadora o BO (Boletim de Ocorrncia), para assim depois de apresentado o BO a cor da combinao mude para Preto. Com esta cor o aparelho estar impossibilitado de funcionar em qualquer operadora que compartilhe do CEMI. Em suma, a pessoa que roubou este aparelho que agora esta caracterizado pela cor preta no poder fazer nada com o mesmo, a no ser usar como sucata para venda de peas, algo bem menos lucrativo do que vender pronto para funcionar, apesar de roubado, como ocorre na tecnologia GSM, o que veremos logo a seguir. GSM e o Roubo de Celulares No GSM, por sua vez, para se identificar em uma rede, o aparelho realiza um complexo conjunto de operaes matemticas com base nas informaes gravadas no SIM chip. No SIM chip armazenado as informaes pessoais do usurio, tais como:

1. International Mobile Subscriber Identity (IMSI) - nmero de identificao do

assinante; 2. Subscriber identification key - chaves de criptografia do usurio; e 3. Agenda telefnica e demais informaes pessoais, etc. Atravs do uso do SIM chip possvel garantir maior facilidade para o usurio, que pode trocar de telefone sem precisar ir loja ou at mesmo pegar um telefone emprestado e utilizar como se fosse o seu prprio aparelho. Outro ponto importante do sistema GSM o International Mobile Equipment Identity (IMEI), um nmero de identificao do aparelho com 15 algarismos, que programado na fbrica. O IMEI, ao contrrio do ESN dos demais sistemas celulares digitais, no tem participao ativa no cadastro do usurio. Um SIM chip (ou usurio) pode utilizar diversos aparelhos ou IMEI diferentes. Em 12 de fevereiro de 2002 o site The Register noticiou o roubo de 26 mil celulares GSM ocorrido em Londres. O prejuzo estimado do roubo foi de seis milhes de dlares. As perdas com o roubo de celulares GSM vm aumentando sistematicamente nos ltimos anos. Amsterdan observou, entre os anos de 2000 e 2001, um aumento de 50% nos roubos de celulares. No Brasil as autoridades competentes no revelam dados concretos, at mesmo porque muitos usurios que tm seus celulares roubados no registram BO ou em alguns casos nem sequer ligam para sua operadora para comunicar o ocorrido. Mas profissionais da rea celular informam que sem dvida nenhuma a entrada do sistema GSM no Brasil fez subir significativamente a ocorrncia de roubo de celulares em nosso pas. A razo para este aumento encontra-se em parte no uso de SIM chips e IMEI. Como o SIM chip pode ser utilizado por diversos aparelhos, um usurio mal intencionado pode fazer uso de aparelhos roubados mais facilmente. Ao contrrio dos sistemas atuais o GSM permite ao usurio trocar de modelo sem necessitar realizar novamente a habilitao, ou seja, ao se extraviar um celular basta a introduo de um novo chip no mesmo para que volte a funcionar normalmente. Para reduzir os transtornos causados pelo furto de celulares, vrias operadoras, em conscincia do fato, vm tentando impedir o uso de celulares roubados em suas redes. Assim cada vez em que ligado, o celular executa um procedimento conhecido como registro. Durante este processo, o IMEI do celular checado em um banco de dados chamado EIR - Equipment ID Register. Nesta base de dados o aparelho pode ser caracterizado como verde, cinza ou preto. Verde representa que o celular encontra-se regularizado, cinza que o celular suspeito de roubo ou fraude e que o celular roubado e no pode ser utilizado. O EIR hoje o principal mecanismo de combate ao roubo de celulares. J comeam a surgir no mundo grandes bases de dados que alimentam os bancos de dados das operadoras com o IMEI de aparelhos roubados; algo como um SPC dos celulares roubados. Com isso a ACEL, operacionalizado pelo Comit Gestor de Roaming (CGR) sob a direo do Alcides Maya, resolveu interligar as diversas IER ao CEMI (Cadastro de

Estaes Mveis Impedidas) que antes s continha dados de celulares TDMA e CDMA, mas que a partir de novembro de 2005 tambm passou a conter dados de celulares GSM extraviados. Teoricamente esse sistema funcionaria, no fosse um detalhe quase despercebido: O IMEI de um aparelho pode ser trocado com kits que custam aproximadamente quinze dlares. Ao trocar o IMEI do celular roubado, o ladro seria capaz de limpar o celular. Apesar de alguns pases j pensarem em proibir a venda desses kits, a histria mostra que dificilmente esta estratgia obter algum sucesso. Procurando minimizar o problema, foram criados vrios sistemas capazes de traar perfis do usurio. Atravs desse tipo de sistema, um usurio que fizesse uso de muitos aparelhos (IMEI) diferentes seria facilmente identificado e poderia ter seu comportamento questionado pelas operadoras ou monitorado pela polcia. Trata-se de uma soluo semelhante aos sistemas de combate fraude, j utilizados. No entanto, os sistemas podem no funcionar to bem quanto se imagina. Considerando que o IMEI pode ser alterado basta mudar o IMEI do celular roubado para um IMEI j mapeado como legtimo para o sistema no ser capaz de identificar a fraude, ou seja, a famosa clonagem do IMEI roubado para um legtimo. O fluxograma abaixo representa essa questo mais facilmente.

Figura 3: Troca de IMEI em celulares. Sem dvida alguma a soluo para o problema complexa. Ainda em 2000 o pesquisador grego Diomidis Spinellis publicou um artigo sobre uma possvel proteo. A tcnica est baseada em um questionamento peridico feito pela operadora. O sistema da operadora consultaria o aparelho sobre algumas informaes que garantissem que aquele aparelho era o comprado pelo usurio daquele SIM chip. Outra soluo poderia estar no uso de circuitos resistentes a modificaes (tamper-proof) nos aparelhos celulares, o que talvez encarecesse os equipamentos, alm de no ser totalmente eficiente. No que concerne ao kit para troca do IMEI dos aparelhos roubados, as operadoras esto identificando aparelhos com nmeros de IMEI alternados e com caractersticas

diferentes do original, por exemplo, um aparelho Motorola com um IMEI de um Samsung e vice-versa. A nica certeza de que o GSM tem suas grandes inovaes como envio de fotos, vdeos, acesso a internet e vrios outros, porm em questo as facilidades para o roubo do mesmo ser lucrativo ao criminoso bem notrio. Mas ao final deste artigo propus algumas possveis solues que tende a dificultar a ocorrncia desses roubos. Tecnologias e Roubo de Celulares: Causas e Conseqncias Possveis Causas e o Mercado Negro do Celular Algumas das possveis causas que influenciam o mercado negro de celulares so apresentadas a seguir. Facilidades na Compra do Chip Muitas vezes quando algum adquire um celular que foi retirado de outrem, vai a alguma loja filiada a uma das operadoras e adquire um novo chip sem nenhuma dificuldade, reabilitando assim o celular irregular. Isso decorre porque nessas filiais no existe nenhum tipo de fiscalizao para se saber em qual celular o novo chip ser utilizado, isto , se ser utilizado em celular regular ou em celular roubado. Neste caso, as operadoras, alm de exigirem o cadastro, deveriam tambm amarrar a identidade do aparelho ao SIM card. A Garantia de Receptadores Esta causa um dos principais elementos propulsores do mercado negro do celular. S existe roubo de celular porque existe algum que compre este celular para uso prprio ou para revender por preos bem abaixo dos padres normais. Infelizmente nessa gama de receptadores existem at lojas conceituadas que adquirem o celular roubado e os revendem como celular novo ou usado (dependendo do estado de conservao do mesmo) mediante nota fiscal adulterada. Facilidades da Tecnologia GSM Este aspecto j foi comentado anteriormente no tpico sobre o GSM e o roubo de celular. Como a linha de um celular GSM fica vinculada a um simples chip, basta uma simples troca desse chip para que o celular funcione com outro nmero. Com isso os ladres aproveitam essa facilidade ao roubar um celular e trocar o chip anterior por um novo, para assim repassar o mesmo com uma maior facilidade para a revenda. J com a tecnologia TDMA bem diferente, pois o nmero fica vinculado ao aparelho atravs do ESN, conforme j comentado. Em conseqncia disso, ao se roubar um aparelho TDMA e se o mesmo for bloqueado, este s servir como sucata de peas.

Programas Geradores de IMEI Hoje quando uma operadora informada por um cliente seu o qual teve seu celular roubado, ela logo procura bloquear o nmero desse celular contido no chip e o IMEI do mesmo que includo no CEMI. Porm com a existncia de kits que trocam o IMEI por outro legalizado, a prtica do roubo torna-se lucrativa para os maus intencionados. Esse IMEI na verdade no inventado aleatoriamente, mas sim copiado de algum outro celular regular que no tem seu IMEI incluso no CEMI para com isso o celular roubado funcionar normalmente. O que geralmente acaba ocorrendo e assim este celular roubado ser vendido com muita facilidade. Atualmente o novo sistema integrado que as operadoras esto adotando, IMEI diferente do original no aparelho, IMEI no cadastrados e IMEI iguais sero restringidos e no funcionaro. Conseqncias do Roubo de Celular Algumas das possveis conseqncias do roubo de celulares so apresentadas a seguir. Prejuzo Financeiro Talvez esta seja uma das maiores conseqncias do extravio desse bem, conseqncia esta interligada com as outras que sero citadas abaixo. Como no mercado existem celulares com preos os mais variados possveis, alguns chegando cifra 2.000 reais, ningum estar disposto a perder este valor empregado e no ser ressarcido. Infelizmente o que acaba ocorrendo na maioria dos casos em que o proprietrio tem seu bem extraviado. Com isso na maioria dos casos quando o proprietrio de um requintado celular tem o mesmo retirado de sua posse, recorrer a um celular mais simples para no correr o risco de ter outro prejuzo semelhante. Enfim, esta a conseqncia base do roubo e/ou furto do celular. Perda de Dados do Celular Aqui entenda-se dados como as diversas informaes contidas no aparelho. Com a subtrao dessas informaes muitos transtornos so gerados, como por exemplo, a perda da agenda telefnica, fotos, imagens e outros. Para algumas pessoas esta perda de dados pode no significar tanto, mas para algum que trabalhe com vendas ou outro ramo que necessite de manter muitos contatos diariamente, ser uma perda e um transtorno muito grande. Afinal para recompor parte desses dados, levar algum tempo e em conseqncia certo prejuzo financeiro com as perdas de contato. Mas atualmente as operadoras esto disponibilizando atravs de seus menus no software do aparelho uma aplicao que possibilita transferir os dados de sua agenda ao sistema das operadoras o qual armazenar os dados a qualquer tempo. Porm este servio tarifado e no se aplica a fotos, vdeos, etc.

Trauma Psicolgico do Proprietrio H pouco tempo quando algum ladro assaltava um cidado, exigia no ato do assalto a bolsa contendo seus pertences pessoais. Hoje o que se percebe ao conversar com vtimas de assaltos ou em informaes recolhidas em delegacias, que na maioria dos casos os ladres pedem s o celular no ato do assalto. Nesses casos eles no pedem ou nem perguntam se a vtima tem dinheiro, querendo apenas o celular, deixando transparecer que bem mais lucrativo roubar um celular que uma bolsa. Pois com o celular em mos, o ladro j sabe que garantia de dinheiro, o que no garantido ao se roubar uma bolsa. Estes roubos quase sempre vm acompanhados de grave ameaa, ou seja, o ladro com manuseio de arma branca (facas ou outro instrumento cortante e pontiagudo) ou arma de fogo (revolveres, ou semelhante de fabricao caseira) ameaa grosseiramente atentar contra a vida da pessoa assaltada. aqui onde a vtima fica traumatizada com o excesso de truculncia de muitos assaltantes, que alm da humilhao verbal partem para agresso fsica sem nenhuma necessidade. Causas estas que acabam levando a vtima a fica com algum trauma psicolgico e que em alguns casos podem levar meses para a vtima se recuperar. Uso em Prises para Auxilio na Prtica de Crimes Aps ser roubado, quando o celular no vai para a revenda no mercado negro com preos bem abaixo do mercado formal, o mesmo tem como destino garantido as penitencirias. Apesar de algumas penitencirias j possurem bloqueadores, o celular ainda hoje o principal instrumento para o planejamento de crime a partir das prises. com ele que as organizaes criminosas coordenam as atividades delituosas praticadas extra-muro. A resultante dessa conseqncia est bastante presente na mdia de nossa atualidade. Em que muitos policiais civis, militares e at bombeiros so assassinados a mando de grupos que organizam muitos atentados dentro de uma penitenciria por meio de um simples celular. Ento de alguma forma podemos concluir que o roubo de celular contribui de alguma forma expressiva para a morte de muitos inocentes. E isso deve ser levado com muita importncia para se desenvolver possveis solues que possam inibir o extravio desse bem. Tecnologias e Roubo de Celulares: Possveis Solues Apesar da gravidade do problema, algumas solues podem ser listadas como forma de tentar evitar o roubo de celulares. Maior Fiscalizao das Revendedoras de Celular na Venda de Chips

Hoje para se adquirir um chip em alguma operadora no tarefa das mais difceis, pois algumas vezes o vendedor no ir perguntar para qual celular o chip ser direcionado e muito menos se pede a nota fiscal deste celular. Isso facilita muito para um meliante com um aparelho irregular habilitar o mesmo, dando impulso ao mercado negro de celular. Em vista disso, intensificando a fiscalizao ao se exigir a nota fiscal do celular em que se direcionar o chip a ser comprado, estar se formando mais uma barreira contra o roubo do celular, pois vrios dados do proprietrio como nome, CPF, endereo, IMEI do aparelho e outros dados sero checados, presumindo-se assim a procedncia legal do celular apresentado. Selo de Segurana na Nota Fiscal Como em alguns lugares para se comprar um chipe, exige-se a nota fiscal como referncia da procedncia legal do celular, muitos ladres utilizam de sua sapincia para forjar notas fiscais verdadeiras, a qual na verdade s contm dados falsos. Como muitas das notas fiscais fornecidas pelo vendedor de celular ao cliente no tem nenhum selo de segurana e ainda algumas so preenchidas sem o uso do computador, fica muito fcil para o meliante falsificar uma nota fiscal de um celular roubado. Em posse dessa nota fiscal falsa, o meliante ter uma maior facilidade de vender o celular roubado como um celular regular. Maior Eficincia no Envio de Dados ao CEMI Aps uma pessoa ter seu celular extraviado, o procedimento a ser seguido em primeiro lugar entrar em contato com a operadora comunicando tal fato e logo em seguida ir a uma delegacia, responsvel pela regio onde ocorreu o roubo, portando a nota fiscal do celular roubado e sua carteira de identidade com o intuito de formalizar o boletim de ocorrncia. Em posse desse B.O., ir o mais rpido possvel a operadora do celular para cancelar o IMEI do celular e o mesmo ser inserido no CEMI. Essa o procedimento mais eficaz para se evitar ao mximo que a ladro utilize o aparelho roubado com facilidade. Porm, em virtude do trauma psicolgico ou da exaltao de nimo da vtima desse roubo, aquelas etapas descritas no so percorridas o que acaba facilitando para o ladro em habilitar novamente o celular roubado. Com isso, por mais que a pessoa fique chateada com o roubo, o que no por menos, a vtima deve logo que puder comunicar o fato operadora munido do B.O. para que assim o envio dos dados ao CEMI seja mais eficiente. Ao Peridicas dos rgos de Segurana Pblica Essa ao seria em duas vertentes:

Descobrir quem so os maiores receptadores desses roubos para que assim os mesmos pudessem ser punidos exemplarmente, enfraquecendo consideravelmente assim um dos componentes que mais propulsiona esse mercado negro que s tem crescido ultimamente. Fazer vistorias surpresa s mais variadas assistncias tcnicas de celular com o intuito de verificar a procedncia legal dos celulares ali encontrados. Pois quando um celular tem seu IMEI bloqueado em alguma assistncia tcnica que o meliante ir tentar desbloque-lo. Ento fiscalizar estas assistncias de suma importncia para o enfraquecimento do mercado negro de celular, alm de se exigir das operadoras uma maior exigncia dos clientes ao comprar um chip, como nota fiscal do celular.

Uso Mais Discreto do Celular Essa possvel soluo para se evitar o roubo de celular est diretamente relacionada com o comportamento do usurio do celular em pblico. Tais dicas no vo evitar 100% que o celular seja roubado, mas com certeza iro contribuir em muito para que o aparelho no seja roubado. Algumas dicas so:

Evitar exibir o aparelho e deixa-lo amostra; Mantenha-o dentro do bolso da camisa, do palet ou bermuda; Evite deixa-lo sobre a mesa de restaurante, bares, lanchonete ou outros lugares; Guarde-o na bolsa; Preste muita ateno sua volta quando for atend-lo; Evite ao mximo manter conversaes no celular em lugares abertos como ruas, praas e outros.

Tecnologias e Roubo de Celulares: Consideraes Finais O tema aqui trabalhado sobre as tecnologias GSM e TDMA relacionadas com o roubo de celular foi aqui debatido com o objetivo de demonstrar quais motivos tem contribudo para que esse ato s aumente ultimamente, assim como as causas, as consequncias e as possveis solues relacionados ao tema. O objetivo foi contribuir de forma significativa para o esclarecimento desse tema buscando relacionar as peculariedades que o roubo de celular tem suas caractersticas peculiares para cada tecnologia e que no GSM o roubo tem sido mais facilmente contornado pelos ladres devido a facilidade que esta tecnologia apresenta para tal ato. Espera-se que com a leitura deste tutorial, o leitor possa voltar sua ateno para este tema to relevante no nosso meio e que por muitos passa desapercebido at o momento de ser vtima da abertura que estas tecnologias oferecem s pessoas mal intencionadas. Porm, apesar dessas facilidades que tais tecnologias oferecem, entende-se que se as possveis solues citadas forem postas em prticas, iro contribuir em muito para que o roubo de celular diminua em nosso meio de forma bastante relevante. Referncias

ALENCAR, Marcelo Sampaio de. Telefonia Celular Digital. 1. Ed. So Paulo: rica, 2004. FERRARI, Antnio Martins. Telecomunicaes: Evoluo & Revoluo. 9. Ed. revisada e atualizada. So Paulo: rica, 2005. NASCIMENTO, Juarez do. Telecomunicaes. 2. Ed. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000. TUDE, Eduardo. Tutoria sobre TDMA e AMPS. Rio de Janeiro, teleco, 2003. Sites pesquisados: - www.teleco.com.br/tutoriais - www.agora-online.com.br - www.correioweb.com.br - www.portaladsl.com.br - www.wirelessbrasil.com.br - www.clipping.planejamento.gov.br Tecnologias e Roubo de Celulares: Teste seu Entendimento 1. Quais so os componentes que fazem parte da arquitetura bsica das redes AMPS/TDMA? Mobile Station (MS), Estao Rdio Base (ERB), Central de Comutao e Controle (CCC), Home Location Register (HLR) e Roaming Location Register (RLR). Mobile Station (MS), Estao Rdio Base (ERB), Softswitch (SSW), Home Location Register (HLR) e Visitor Location Register (VLR). Mobile Station (MS), Estao Rdio Base (ERB), Central de Comutao e Controle (CCC), Home Location Register (HLR) e Visitor Location Register (VLR). Headend (HE), Estao Rdio Base (ERB), Central de Comutao e Controle (CCC), Home Location Register (HLR) e Visitor Location Register (VLR). 2. Quais so os componentes que fazem parte da arquitetura bsica das redes GSM? Mobile Station (MS), Base Station System (BSS), Mobile-Services Switching Centre (MSC), Home Location Register (HLR), Visitor Location Register (RLR), Authentication Center (AUC), Equipment Identity Register (EIR), Operational and Maintenance Center (OMC) e Base Station Controller (BSC). Mobile Station (MS), Base Station System (BSS), Mobile-Services Switching Centre (MSC), Home Location Register (HLR), Visitor Location Register (RLR), Authentication Center (AUC), Equipment Routing Register (ERR), Operational and Maintenance Center (OMC) e Base Station Controller (BSC). Mobile Station (MS), Base Station System (BSS), Mobile-Services Switching Centre (MSC), Home Location Register (HLR), Visitor Location Register (RLR), Authentication Center (AUC), Equipment Identity Register (EIR), Operational and Maintenance Center (OMC) e Main Station Controller (MaSC). Mobile Station (MS), Base Station System (BSS), Mobile-Services Switching Centre (MSC), Home Location Register (HLR), Roaming Location Register (RLR),

Authentication Center (AUC), Equipment Identity Register (EIR), Operational and Maintenance Center (OMC) e Base Station Controller (BSC). 3. Quais das alternativas abaixo representam possveis causas de roubo de celular? Facilidades na Compra do Chip. A Garantia de Receptadores. Facilidades da Tecnologia GSM. Programas Geradores de IMEI. Todas as alternativas anteriores.

S-ar putea să vă placă și