Sunteți pe pagina 1din 8

SEMINRIO TEOLGICO BETEL BACHARELADO EM TEOLOGIA ECLESIOLOGIA I - NOITE

Resumo Crtico do Livro Simplesmente Igreja

NICHOLAS ALVES DE OLIVEIRA

Prof. Pr. Eduardo Luis

Rio de Janeiro/RJ, maio de 2011.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

SUMRIO Introduo...........................................................................................03 Simplesmente Celebrao..................................................................03 Simplesmente ticos...........................................................................03 Simplesmente Misericordiosos..........................................................04 Simplesmente Santos..........................................................................05 Simplesmente Amorosos....................................................................05 Simplesmente Servos..........................................................................06 Concluso............................................................................................07 Referncias Bibliogrficas.................................................................07

1. Introduo O livro Simplesmente Igreja aborda um tema importante e delicado. Embora vrios textos j tenham sido escritos sobre o assunto. Concordo com o Pr. Paulo Solonca, autor do prefcio, quando o mesmo afirma que a forma com que o Pr. wellison apresenta suas idias seja um diferencial deste material. Muitos tm tentado apontar e, s vezes, corrigir os erros da igreja na atualidade, porm, poucos exortaram com o amor e sensatez demonstrados pelo PR. Wellison. O Autor procura afastar-se dos modelos meramente humanos, buscando na Palavra de Deus e na Direo do Esprito Santo exortar o Corpo de Cristo a uma vida de simplicidade, destacando sete pontos fundamentais para o crescimento da igreja.

2. Simplesmente Celebrao Um dos primeiros dos sete pontos destacados pelo autor a celebrao. Para o Pr. Wellison, a igreja deve ser uma comunidade de celebrao a Deus. Concordo com o autor quando o mesmo afirma que hoje as igrejas tm perdido o foco da celebrao, celebrando, em muitos casos, mais o homem do que a Deus. As igrejas tm suas prprias celebridades, em torno das quais gira a vida da eclesistica. O livro nos traz sugestes para adequar a vida de celebrao da igreja. Primeiramente o Pastor destaca a importncia de vivenciarmos as verdadeiras unidade e maturidade crist. Depois o autor afirma a necessidade de vivenciarmos nas igrejas uma celebrao verdadeiramente festiva. Para atingir este ltimo objetivo Wellison nos ensina a no sacralizar o que secular e a planejar corretamente o tempo dos encontros de forma que haja oportunidade da verdadeira celebrao. Creio que a mensagem do Pr. Wellison foi importante para trazer luz esta prtica que, j est to enraizada em nossas igrejas, que muitas vezes nem percebemos.

3. Simplesmente ticos Neste Captulo o autor nos ensina sobre a importncia de sermos ticos no s dentro da igreja, mas tambm, e principalmente, fora dela.

Concordo com o Pr. Wellison, pois creio que, enquanto Cristos, somos chamados para fazer a diferena. Nosso testemunho de vida que nos dar credibilidade para pregar a Palavra. Se no formos ticos em nossas relaes seculares que credibilidade teremos ao falar das coisas de Deus? Conforme ensina o autor, a igreja a comunidade de Deus em meio a um mundo cado, cheio de pecado. Temos de ter coerncia naquilo que pregamos. Se no agirmos com tica, como poderemos exortar algum a fazlo? H, porm, muita gente nas igrejas que exigem tica e moral daqueles com quem convivem, mas no do o exemplo. So os moralistas sem moral, ou seja, verdadeiros hipcritas. H ainda aqueles que usam o nome de Jesus como se fosse mercadoria. Existem tambm aqueles que se comportam de forma desonesta na relao de trabalho, seja como patro, seja como empregado. Muitos tambm esto comprometendo seu testemunho cristo na busca de poder e status. Creio que o Pr. Wellison tenha razo quando sugere que devemos resgatar os valores morais do cristianismo contidos na palavra. No vemos mais com tanta freqncia sermes exortativos sobre o padro de conduta do cristo em sua vida secular. Somo rpidos em condenar a idolatria ou at mesmo uma interpretao doutrinria diferente das que adotamos, mas no temos o mesmo mpeto de condenar a imoralidade que tem contaminado a vida crist.

4. Simplesmente Misericordiosos Neste captulo o autor nos exorta sobre a importncia de sermos misericordiosos. Devemos ter compaixo daqueles que vivem sob o jugo do pecado. O mundo sofre profundamente por causa da transgresso vontade de Deus. Ns, como servos de Deus, temos o poder de tratar esse sofrimento. Deus colocou ferramentas nossa disposio para que sua igreja fosse uma verdadeira comunidade teraputica em meio a este mundo tenebroso. Ao demonstrar preocupao e misericrdia para com aqueles que sofrem, a igreja acaba se tornando instrumento de cura na vida dessas pessoas. O perdo tambm uma ferramenta teraputica disposio da igreja, assim como o consolo e o conforto. Usando corretamente os meios que Deus nos disponibilizou para tratar as feridas emocionais das pessoas, a igreja cumprindo o seu papel como comunidade teraputica.

5. Simplesmente Santos Neste captulo o autor demonstra com clareza didtica a necessidade de santificao do Corpo de Cristo. Analisando as escrituras e comparando-as com a realidade de nossas igrejas, Wellison identifica a existncia de dois grupos distintos em nosso meio. Existe o grupo daqueles que esto mais inclinados para as obras da carne e o grupo mais espiritual. A grande dificuldade que a igreja enfrenta separa um do outro. Na tentativa de separar o joio do trigo muitas injustias foram causadas. Na verdade, a sabedoria da palavra de Deus no ensina que devemos nos examinar a ns mesmos para saber onde est o nosso corao. Devemos buscar a santidade em nossas vidas, porm isto no ser tarefa fcil se deixarmos de lado a orao e o alimento da palavra de Deus. Trata-se de uma luta da carne contra o esprito. Certamente vencer aquele que receber de ns maior ateno. O livro nos ensina ainda que devemos buscar a santidade, porm sem confundi-la com religiosidade. Somos ainda exortados que o quebrantamento o caminho para a santidade. Sem quebrantamento no obteremos santidade em nossas vidas. Pr. Wellison nos remete histria do Rei Davi, que pecou de forma terrvel ao adulterar com Bate seba, agravando ainda mais o pecado com o assassinato praticado para encobrir seu erro. Apesar disso a palavra se refere a Davi como um homem segundo o corao de Deus. O Autor conclui que isto s foi possvel diante do profundo quebrantamento pelo qual passou Davi, tal como registrado em seu Salmo 51. Apesar de estarmos em busca continua de santidade, isto no significa que temos de nos separar fisicamente do mundo. Estamos no mundo, mas a ele no pertencemos. Temos de permanecer no meio dos pecadores para que a Luz do Evangelho brilhe atravs de ns em meio s trevas espirituais deste mundo tenebroso.

6. Simplesmente Amorosos Neste captulo somos ensinados sobre o amor e sua imprescindibilidade para a vida crist.

Segundo o texto, a igreja como expresso de um Deus de Amor deve ser instrumento propagador deste amor. Devemos, enquanto Corpo de Cristo, nos armar de amor e propag-lo em todas as direes. O autor destaca, porm, que devemos conhecer algumas verdades bblicas a respeito do amor. Primeiramente, Wellison nos ensina que o amor norteador de nossos dons e atividades. No devemos buscar dons espirituais por sentimento mesquinho, para nosso prprio proveito. A falta de amor e a falta de sabedoria na administrao dos dons so graves impedimentos para o desenvolvimento de dons dentro da igreja. Outro ponto importante a respeito do amor que o mesmo um elemento balanceador de nossos relacionamentos. H pessoas difceis dentro de nossas igrejas. Certamente ser mais fcil amar e buscar a companhia de pessoas amistosas e amveis. Porm Jesus nos ensina que devemos amar a todos indistintamente. O amor deve permear todos os nossos relacionamentos, independentemente de quem sejam nossos irmos, sejam eles dceis ou amargos. O texto ainda nos lembra que o amor sofredor, tudo suportando com pacincia. Ele no invejoso nem se porta de forma inconveniente, sendo um verdadeiro medidor de nossa maturidade espiritual.

7. Simplesmente Servos O autor comea o captulo demonstrando sua inquietao com a hipocrisia e superficialidade que crescem dentro de nossas igrejas. As pessoas se preparam para o culto, louvam, choram, mas, no dia seguinte, voltam a praticar todas as iniqidades que antes praticavam. Parece que existem duas igrejas, a que participa do culto, com aparncia de santidade, e a que vive no mundo como se a ele pertencesse. Na vida individual, o problema o mesmo, alguns nem mesmo demonstram que servem Jesus, parecem ter vergonha do evangelho. Outros j fazem questo, por pura estratgia, de divulgar, da boca para fora que so cristos, mas no testemunham esta afirmao com suas vidas. Somos exortados a buscar uma verdadeira confisso de f ao mundo. Dando testemunho vivo de que somos servos do Senhor Jesus. O problema que existem cada vez mais pessoas que agem como se Deus fosse delas, imaginado o nosso Deus de acordo com os desejos de seus coraes, porm vivem como se nada devessem a Deus.

Devemos reconhecer que, como servos de Jesus devemos mortificar nossa carne para segui-Lo, entregando a Ele o controle de todos os aspectos de nossa vida. Alm disso, ser Servo de Jesus significa reconhecer que temos uma misso. Esta misso pregar o evangelho da salvao, anunciando a todos a chegada do Reino de Deus, exortando o povo ao arrependimento para remisso de pecados. Assim seguir Jesus mais do que apenas se dizer evanglico. Trata-se de uma atitude prtica de assumir o carter de Cristo, significa se tornar discpulo do Mestre, buscando a cada dia assumir a essncia de Jesus em nosso ser.

8. Concluso O livro do Pr. Wellison aborta pontos importantes para o necessrio processo de restaurao da igreja para os padres bblicos. Creio que o conhecimento adquirido com a leitura deste material contribuir muito para o desenvolvimento do meu ministrio. No se trata de um livro que apenas aponta os problemas enfrentados pela igreja, como tantos outros existentes no mercado. O texto elaborado pelo Pr. Wellison nos traz solues bblicas para solucionar a mazelas cotidianas de nossas igrejas. Trata-se de uma exortao necessria e bem fundamentada.

9. Referncia Bibliogrfica Magalhes, Wellison Simplesmente Igreja W.Books, Rio de Janeiro, RJ: 2010.

S-ar putea să vă placă și