Sunteți pe pagina 1din 18

INTRODUO A REDES DE COMPUTADORES 1.

Modelo OSI Open Systems Interconnect


Viso geral
Durante as ltimas duas dcadas houve um grande aumento na quantidade e no tamanho das redes. Vrias redes, no entanto, foram criadas atravs de implementaes diferentes de hardware e de software. Como resultado, muitas redes eram incompatveis, e a comunicao entre redes com diferentes especificaes tornou-se difcil. Para tratar desse problema, a International Organization for Standardization (ISO) realizou uma pesquisa sobre vrios esquemas de rede. A ISO reconheceu a necessidade de se criar um modelo de rede para ajudar os desenvolvedores a implementar redes que poderiam comunicar-se e trabalhar juntas (interoperabilidade). Assim, a ISO lanou em 1984 o modelo de referncia OSI. Esta apostila explica como os padres garantem maior compatibilidade e interoperabilidade entre vrios tipos de tecnologias de rede. Nesta apostila, voc ir aprender como o esquema de redes do modelo de referncia OSI oferece suporte aos novos padres de rede. Alm disso, voc acompanhar o caminho percorrido pelas informaes, ou dados, desde os programas aplicativos (como planilhas), atravs de um meio de rede (como, por exemplo, cabos), at os programas aplicativos localizados em outros computadores de uma rede. No decorrer desta apostila, voc aprender sobre as funes bsicas que acontecem em cada camada do modelo OSI, que lhe serviro como fundamentos medida que voc comear a projetar, compilar e solucionar problemas de redes.

1.1 - Modelo geral de comunicao 1.1.1 - Usando camadas para analisar problemas em um fluxo de materiais
O conceito de camadas vai ajudar voc a entender a ao que ocorre durante a comunicao de um computador com outro. Na figura so mostradas questes que envolvem o movimento de objetos fsicos, como no trfego em estradas, ou no caso dos dados eletrnicos. Nos referimos a esse deslocamento de objetos, fsico ou lgico, como fluxo. Existem muitas camadas que ajudam a descrever os detalhes do processo de fluxo. Outros exemplos de sistemas com fluxo so o sistema pblico de abastecimento de gua, o sistema rodovirio, o sistema postal e o sistema telefnico. Agora, examine o esquema "Comparando redes", na figura . Que rede voc est examinando? O que est em fluxo? Quais so as diferentes formas do objeto em fluxo? Quais so as regras do fluxo? Onde acontece o fluxo? As redes listadas nesse esquema fornecem a voc mais analogias para ajud-lo a entender redes de computadores. Outro exemplo de como voc pode usar o conceito de camadas para analisar um tema cotidiano examinar a conversao humana. Quando voc tem uma idia e deseja comunic-la a outra pessoa, a primeira coisa a fazer escolher a forma de expressar essa idia. Em seguida, voc decide como comunic-la de forma apropriada e, por fim, voc de fato expe sua idia.

Modelo OSI

Pg. 1

Imagine um jovem sentado na cabeceira de uma mesa de jantar muito comprida. Na outra cabeceira, a uma distncia razovel, est a av do jovem. O jovem fala portugus. Sua av prefere falar espanhol. A mesa foi posta para uma maravilhosa refeio preparada pela av. Subitamente, o jovem grita a plenos pulmes: "Ei, voc! Passe o arroz!" e, estendendo o brao por cima da mesa, agarra a travessa. Em muitas culturas, essa ao considerada muito rude. O que o jovem deveria ter feito para comunicar seus desejos de maneira aceitvel ?

Para ajud-lo a encontrar a resposta a essa pergunta, analise o processo de comunicao usando camadas. Primeiro, temos a idia: o jovem quer arroz. Depois, temos a representao da idia: portugus falado (em vez de espanhol). Em seguida, o mtodo de expresso/transporte da idia: "Ei, voc". Finalmente, o meio: gritar (som) e agarrar (ao fsica) a travessa de arroz. A partir desse grupo de quatro camadas, voc pode ver que trs delas impedem que o jovem comunique sua idia de maneira apropriada/aceitvel. A primeira camada (a idia) aceitvel. A segunda camada (representao), usar o portugus falado em vez do espanhol, e a terceira camada (transporte), uma exigncia feita aos gritos em vez de um pedido polido, definitivamente no seguem o protocolo social aceitvel. A quarta camada (meio), gritar e agarrar a travessa em lugar de educadamente solicitar auxlio a outra pessoa sentada por perto, um comportamento inaceitvel em quase todas as situaes sociais. Analisando essa interao em termos de camadas, voc pode entender com mais clareza alguns dos problemas de comunicao entre seres humanos e entre computadores, e descobrir como resolvlos.

Modelo OSI

Pg. 2

1.1.2 - Origem, destino e pacotes de dados


O nvel mais bsico de informaes de computador consiste nos dgitos binrios, ou bits (0s e 1s). Computadores que enviam um ou dois bits de informao, no entanto, no so muito teis. Por isso, outros agrupamentos (bytes, kilobytes, megabytes e gigabytes) so necessrios. Para que os computadores enviem informaes atravs de uma rede, todas as comunicaes em uma rede se originam em uma origem e depois trafegam at um destino. Como ilustrado na figura, as informaes que trafegam em uma rede so referidas como dados, pacote ou pacote de dados. Um pacote de dados uma unidade de informaes logicamente agrupada que se desloca entre sistemas de computadores. Ele inclui as informaes da origem, junto com outros elementos necessrios para fazer que a comunicao com o dispositivo de destino seja possvel e confivel. O endereo de origem em um pacote especifica a identidade do computador que envia o pacote. O endereo de destino especifica a identidade do computador que recebe o pacote.

1.1.3 - Meios
Durante o seu estudo de redes, voc vai encontrar referncias palavra "meio". (Observao: a forma plural de meio meios). Em se tratando de redes, um meio um material atravs do qual os pacotes de dados trafegam. Ele pode ser um dos seguintes materiais:

cabos telefnicos cabos par tranado cabos coaxiais (usados para TV a cabo) fibra ptica (fibras finas de vidro que transportam luz)

Modelo OSI

Pg. 3

Existem dois outros tipos de meios que devem ser levados em considerao nas comunicaes em rede. Primeiro, a atmosfera (constituda principalmente de oxignio, nitrognio e vapor d'gua), que transporta ondas de rdio, microondas e luz. A comunicao sem nenhum tipo de fio ou cabo chamada de comunicao sem fio ou em espao livre. Isso possvel atravs das ondas eletromagnticas (EM). As ondas EM, que no vcuo trafegam todas velocidade da luz, incluem as ondas de energia, as ondas de rdio, as microondas, a luz infravermelha, a luz visvel, a luz ultravioleta, os raios X e os raios gama. As ondas EM trafegam atravs da atmosfera (constituda principalmente de oxignio, nitrognio e vapor d'gua), mas tambm trafegam no vcuo do espao (onde virtualmente no h nenhuma matria, nem molculas, nem tomos).

1.1.4 - Protocolo
Para que os pacotes de dados trafeguem de uma origem at um destino, atravs de uma rede, importante que todos os dispositivos da rede usem a mesma linguagem, ou protocolo. Um protocolo um conjunto de regras que tornam mais eficiente a comunicao em uma rede. Alguns exemplos comuns so:

No Congresso, as normas de procedimento possibilitam que centenas de representantes (todos desejosos de falar) se organizem, para dar vez a cada um e comunicar suas idias de forma ordenada. Quando voc est dirigindo, outros carros sinalizam (ou deveriam sinalizar) para virar esquerda ou direita. Sem isso, haveria uma grande confuso nas ruas. Ao pilotarem um avio, os pilotos obedecem a regras muito especficas de comunicao com outros avies e com o controle do trfego areo. Quando se atende o telefone, diz-se "Al", e a pessoa que ligou responde, dizendo "Al. Aqui fala... ", e assim por diante.

Modelo OSI

Pg. 4

Uma definio tcnica de um protocolo de comunicaes de dados : um conjunto de regras, ou um acordo, que determina o formato e a transmisso de dados. A camada n em um computador se comunica com a camada n em outro computador. As regras e convenes usadas nessa comunicao so conhecidas coletivamente como o protocolo da camada n.

1.1.5 Sistema de Comunicao


O desenho abaixo nos d uma idia da arquitetura de uma mquina pertencente a um sistema de comunicao:

Arquitetura de uma mquina do sistema


Hardware: prov a infraestrutura necessria (no nvel mais baixo) para o processamento da aplicao, como a manipulao de bits, acesso a disco, etc. Sistema operacional: prov os servios bsicos de acesso a hardware, etc. Gerenciamento de dados: cuida de tarefas como o acesso, manipulao e troca de vrios tipos de dados. Uma consistncia nesta tarefa um grande passo rumo portabilidade de aplicaes. Existem vrias formas de implementao de acesso a bancos de dados, mas a mais comum e aceita pela indstria a SQL (Structure Query Language). Linguagem: tem sido feitos esforos em relao criao de uma linguagem com independncia da plataforma, de forma a prover a portabilidade de cdigo.

Modelo OSI

Pg. 5

Interface com o usurio: um dos principais fatores de portabilidade, j que prov a interface com o usurio da aplicao. Cada vez mais esto sendo desenvolvidas interfaces grficas e orientadas a objetos baseadas em janelas, cones e menus. Os principais padres para desenvolvimento de interfaces grficas so X Window e Motif. Comunicao: a parte de comunicao o objeto principal do nosso estudo. Ela vai prover a comunicao e interoperao entre mquinas e sistemas diferentes, cuidando de caractersticas como padres de interoperao, endereamento, etc.

1.1.6 - A evoluo dos padres ISO de redes


A primeira fase de desenvolvimento das LANs, MANs e WANs foi catica, sob vrios aspectos. No incio da dcada de 80 houve um grande aumento na quantidade e no tamanho das redes. medida que as empresas percebiam como era possvel economizar e aumentar a produtividade com a tecnologia de redes, criavam mais redes e expandiam as redes j existentes, quase to rapidamente quanto eram lanadas novas tecnologias e produtos de rede. Na metade da dcada de 80, essas empresas comearam a ter problemas gerados pelas expanses realizadas. A comunicao entre redes que usavam especificaes e implementaes diferentes se tornou mais difcil. As empresas perceberam que precisavam abandonar os sistemas de redes proprietrios.

Os sistemas proprietrios tm desenvolvimento, posse e controle privados. Na indstria de computadores, "proprietrio" o contrrio de "aberto" e quer dizer que uma empresa, ou um pequeno grupo de empresas, detm o controle sobre todo o uso da tecnologia. "Aberto" quer dizer que o livre uso da tecnologia est disponvel para o pblico. Para tratar do problema da incompatibilidade entre as redes e da impossibilidade delas se comunicarem entre si, a International Organization for Standardization (ISO) pesquisou esquemas de redes como, por exemplo, DECNET, SNA e TCP/IP, para tentar descobrir um conjunto de regras. Como resultado dessa pesquisa, a ISO criou um modelo de rede que ajudaria os fabricantes a criar redes que poderiam ser compatveis e operar junto com outras redes. O processo de decompor comunicaes complexas em discretas tarefas menores pode ser comparado ao processo de montagem de um automvel. Se tomado como um todo, o processo de projetar, industrializar e montar um automvel altamente complexo. improvvel que uma s pessoa possa saber como executar todas as tarefas necessrias para se construir um carro desde o rascunho do projeto. Por isso, os engenheiros mecnicos projetam o carro, os engenheiros industriais projetam os moldes para as peas e os tcnicos de montagem especficos montam cada parte do carro. O modelo de referncia OSI ( no confundir com ISO), lanado em 1984, foi o esquema descritivo criado. Ele ofereceu aos fabricantes um conjunto de padres que garantiram maior compatibilidade e interoperabilidade entre os vrios tipos de tecnologias de rede, criados por vrias empresas de todo o mundo.

1.2 - O modelo de referncia OSI 1.2.1 - A finalidade do modelo de referncia OSI


Modelo OSI Pg. 6

O modelo de referncia OSI o modelo fundamental para comunicaes em rede. Embora existam outros modelos, a maior parte dos fabricantes de rede, hoje, relaciona seus produtos ao modelo de referncia OSI, especialmente quando desejam instruir os usurios no uso dos produtos. Eles o consideram a melhor ferramenta disponvel para ensinar s pessoas a enviar e receber dados atravs de uma rede.

E o desenvolvimento de tal modelo viabilizou importantes caractersticas para redes de computadores como: interoperabilidade: capacidade que os sistemas abertos possuem de troca de informaes entre eles, mesmo que sejam fornecidos por fabricantes diversos; interconectividade: a maneira atravs da qual se pode conectar computadores de fabricantes distintos; portabilidade da aplicao: a capacidade de um software de rodar em vrias plataformas diferentes; "scalability": capacidade de um software rodar com uma performance aceitvel em computadores de capacidades diversas, desde computadores pessoais at supercomputadores. O modelo OSI ento pode ser visto como um conjunto de funes que possibilitam que mquinas distintas possam se comunicar e trocar informaes. Ele possui sete camadas onde cada camada responsvel por uma determinada funo especfica.

O modelo de referncia OSI permite que voc visualize as funes de rede que acontecem em cada camada. Sobretudo, o modelo de referncia OSI uma estrutura que voc pode usar para entender como as informaes trafegam atravs de uma rede. Alm disso, voc pode usar o modelo de referncia OSI para visualizar como as informaes, ou pacotes de dados, trafegam desde os programas aplicativos (por exemplo, planilhas, documentos, etc.), atravs de um meio de rede (como cabos, etc.), at outros programas aplicativos localizados em um outro computador de uma rede, mesmo se o remetente e o destinatrio tiverem tipos diferentes de rede. No modelo de referncia OSI, existem sete camadas numeradas e cada uma ilustra uma funo particular da rede. Essa separao das funes da rede chamada diviso em camadas. Dividir a rede nessas sete camadas oferece as seguintes vantagens:

Decompe as comunicaes de rede em partes menores e mais simples. Padroniza os componentes de rede, permitindo o desenvolvimento e o suporte por parte de vrios fabricantes. Possibilita a comunicao entre tipos diferentes de hardware e de software de rede.

Modelo OSI

Pg. 7

Evita que as modificaes em uma camada afetem as outras, possibilitando maior rapidez no seu desenvolvimento. Decompe as comunicaes de rede em partes menores, facilitando sua aprendizagem e compreenso.

1.2.2 - Sete camadas do modelo de referncia OSI


O problema de transferir informaes entre computadores dividido em sete problemas menores e mais gerenciveis no modelo de referncia OSI. Cada um dos sete problemas menores representado por sua prpria camada no modelo. As sete camadas do modelo de referncia OSI so: Camada 7: A camada de aplicao Camada 6: A camada de apresentao Camada 5: A camada de sesso Camada 4: A camada de transporte Camada 3: A camada de rede Camada 2: A camada de enlace Camada 1: A camada fsica

1.2.3 - As funes de cada camada


Cada camada OSI individual tem um conjunto de funes que ela deve executar para que os pacotes de dados trafeguem de uma origem a um destino em uma rede. A seguir, est uma breve descrio de cada camada no modelo de referncia OSI como mostrado na figura.

Camada 7: A camada de aplicao A camada de aplicao a camada OSI mais prxima do usurio; ela fornece servios de rede aos aplicativos do usurio. Ela se diferencia das outras por no fornecer servios a nenhuma outra camada OSI, mas apenas a aplicativos fora do modelo OSI. Os programas de planilhas, os programas de processamento de texto e os programas de terminal bancrio so exemplos desses processos de aplicativos. A camada de aplicao estabelece a disponibilidade dos parceiros de comunicao pretendidos, sincroniza e estabelece o acordo sobre os procedimentos para a recuperao de erros e o controle da integridade dos dados. Para definir em poucas palavras a camada 7, pense em navegadores.

Modelo OSI

Pg. 8

Camada 6: A camada de apresentao A camada de apresentao assegura que a informao emitida pela camada de aplicao de um sistema seja legvel para a camada de aplicao de outro sistema. Se necessrio, a camada de apresentao faz a converso de vrios formatos de dados usando um formato comum. A camada de Apresentao tambm se preocupa com outros aspectos da representao da informao. Por exemplo, a compresso de dados pode ser utilizada para reduzir o nmero de bits que devem ser transmitidos, e a criptografia e freqentemente requerida para privacidade e autenticao. Sua funo a interpretao e manuteno da sintaxe e semntica quando da execuo de aplicaes remotas. Se voc quiser pensar na camada 6 com o mnimo de palavras, pense em um formato de dados comum.

Camada 5: A camada de sesso A camada de sesso, como est implcito no nome, estabelece, gerencia e termina sesses entre dois hosts que se comunicam. A camada de sesso fornece seus servios para a camada de apresentao. Ela tambm sincroniza o dilogo entre as camadas de apresentao dos dois hosts e gerencia a troca de dados entre eles. Alm da regulamentao bsica das sesses, a camada de sesso oferece recursos para transferncia eficiente de dados, classe de servio e relatrios de

Modelo OSI

Pg. 9

exceo sobre a camada de sesso, a camada de apresentao e a camada de aplicao. Para definir em poucas palavras a camada 5, pense em dilogos e conversaes.

Camada 4: A camada de transporte A camada de transporte segmenta os dados do sistema host que est enviando e monta os dados novamente em uma seqncia de dados no sistema host que est recebendo. O limite entre a camada de sesso e a camada de transporte pode ser comparado ao limite entre os protocolos de camada de meios e os protocolos da camada de host. Enquanto as camadas de aplicao, de apresentao e de sesso esto relacionadas a problemas de aplicativos, as trs camadas inferiores esto relacionadas a problemas de transporte de dados. A camada de transporte tenta fornecer um servio de transporte de dados que isola as camadas superiores de detalhes de implementao de transporte. Especificamente, questes como, por exemplo, como realizar transporte seguro entre dois hosts, dizem respeito camada de transporte. Fornecendo servios de comunicao, a camada de transporte estabelece, mantm e termina corretamente circuitos virtuais. Fornecendo servio confivel, so usados o controle do fluxo de informaes e a deteco e recuperao de erros de transporte. A camada de transporte prov mecanismos que possibilitam a troca de dados fim-a-fim, ou seja, a camada de transporte no se comunica com mquinas intermedirias na rede, como pode ocorrer com as camadas inferiores. Para definir em poucas palavras a camada 4, pense em qualidade de servios e confiabilidade.

Modelo OSI

Pg. 10

Camada 3: A camada de rede A camada de rede uma camada complexa que fornece conectividade e seleo de caminhos entre dois sistemas hosts que podem estar localizados em redes geograficamente separadas. Se voc desejar lembrar da camada 3 com o menor nmero de palavras possvel, pense em seleo de caminhos, roteamento e endereamento.

Camada 2: A camada de enlace A camada de enlace (ou enlace de dados) fornece trnsito seguro de dados atravs de um link fsico. Fazendo isso, a camada de enlace trata do endereamento fsico (em oposio ao endereamento lgico), da topologia de rede, do acesso rede, da notificao de erro, da entrega ordenada de quadros e do controle de fluxo. Se voc desejar se lembrar da camada 2 com o mnimo de palavras possvel, pense em quadros e controle de acesso ao meio.

Camada 1: A camada fsica A camada fsica define as especificaes eltricas, mecnicas, funcionais e de procedimentos para ativar, manter e desativar o link fsico entre sistemas finais. Caractersticas como nveis de voltagem, temporizao de alteraes de voltagem, taxas de dados fsicos, distncias mximas de transmisso,

Modelo OSI

Pg. 11

conectores fsicos e outros atributos similares so definidas pelas especificaes da camada fsica. Para definir em poucas palavras a camada 1, pense em sinais e meios.

1.2.4 - Encapsulamento
Como voc sabe, todas as comunicaes em uma rede tm uma origem e so enviadas para um destino, e as informaes emitidas em uma rede so chamadas de dados ou pacote de dados. Se um computador (host A) desejar enviar dados para outro computador (host B), os dados devem primeiro ser empacotados atravs de um processo chamado encapsulamento. O encapsulamento empacota as informaes de protocolo necessrias antes do trnsito pela rede. Assim, medida que o pacote de dados desce pelas camadas do modelo OSI, ele recebe cabealhos, trailers e outras informaes. (observao: A palavra "cabealho" significa que informaes de endereo foram adicionadas.) Para ver como o encapsulamento ocorre, vamos examinar a forma como os dados viajam pelas camadas como ilustrado na figura. Uma vez que o dado enviado da origem, como ilustrado na figura, ele viaja atravs da camada de aplicao para baixo atravs das outras camadas. Como voc pode ver, o empacotamento e o fluxo dos dados que so trocados passam por alteraes medida que as redes executam seus servios para os usurios finais. Como ilustrado nas figuras, as redes devem efetuar as seguintes cinco etapas de converso para encapsular os dados: Figura :

Modelo OSI

Pg. 12

1. Compilar os dados. Quando um usurio envia uma mensagem de correio eletrnico, os seus caracteres alfanumricos so convertidos em dados que podem trafegar na internetwork. 2. Empacotar os dados para transporte ponto a ponto. Os dados so empacotados para transporte na internetwork. Usando segmentos, a funo de transporte assegura que os hosts da mensagem em ambas as extremidades do sistema de correio eletrnico possam comunicar-se com segurana.

3. Anexar (adicionar) o endereo da rede ao cabealho. Os dados so colocados em um pacote ou datagrama que contm um cabealho de rede com endereos lgicos de origem e destino. Esses endereos ajudam os dispositivos da rede a enviar os pacotes atravs da rede por um caminho escolhido. Figura : 4. Anexar (adicionar) o endereo local ao cabealho do link de dados. Cada dispositivo da rede deve colocar o pacote dentro de um quadro. O quadro permite a conexo com o prximo dispositivo da rede diretamente conectado do link. Cada dispositivo no caminho de rede escolhido requer enquadramento em seqncia para conectar-se ao dispositivo seguinte. 5. Converter em bits para transmisso. O quadro deve ser convertido em um padro de 1s e 0s (bits) para transmisso no meio (normalmente um cabo). Uma funo de sincronizao permite que os dispositivos distingam esses bits conforme eles trafegam no meio. O meio na conexo fsica das redes pode variar de acordo com o caminho usado. Por exemplo, a mensagem de correio eletrnico pode ser originada em uma LAN, atravessar um backbone do campus e sair por um link da WAN at alcanar seu destino em outra LAN remota. Cabealhos e trailers so adicionados conforme os dados descem pelas camadas do modelo do OSI.

1.2.5 - Nomes dos dados em cada camada do modelo OSI


Para que os pacotes de dados trafeguem da origem para o destino, cada camada do modelo OSI na origem deve se comunicar com sua camada par no destino. Esta forma de comunicao chamada de Comunicao ponto a ponto. Durante esse processo, o protocolo de cada camada troca informaes, chamadas protocol data units (PDUs), entre camadas pares. Cada camada de comunicao, no computador de origem, se comunica com uma PDU especfica da camada e com a sua camada correspondente no computador de destino, como ilustrado na figura.

Modelo OSI

Pg. 13

Os pacotes de dados em uma rede so originados em uma origem e depois trafegam at um destino. Cada camada depende da funo de servio da camada OSI abaixo dela. Para fornecer esse servio, a camada inferior usa encapsulamento para colocar a PDU (Protocol Data Unit) da camada superior no seu campo de dados; depois, adiciona os cabealhos e trailers que a camada precisa para executar sua funo. A seguir, enquanto os dados descem pelas camadas do modelo OSI, novos cabealhos e trailers so adicionados. Depois que as camadas 7, 6 e 5 tiverem adicionado suas informaes, a camada 4 adiciona mais informaes. Esse agrupamento de dados, a PDU da camada 4, chamado segmento.

A camada de rede, por exemplo, fornece um servio para a camada de transporte, e a camada de transporte apresenta os dados ao subsistema da internetwork. A camada de rede tem a tarefa de mover os dados atravs da internetwork. Ela efetua essa tarefa encapsulando os dados e anexando um cabealho, criando um pacote (o PDU da camada 3). O cabealho tem as informaes necessrias para completar a transferncia, como, por exemplo, os endereos lgicos da origem e do destino. A camada de enlace fornece um servio camada de rede. Ela encapsula as informaes da camada de rede em um quadro (o PDU da camada 2); o cabealho do quadro contm as informaes (por exemplo, endereos fsicos) exigidas para a execuo das funes de link de

Modelo OSI

Pg. 14

dados. A camada de enlace fornece um servio camada de rede encapsulando as informaes da camada de rede em um quadro. A camada fsica tambm fornece um servio camada de enlace. A camada fsica codifica o quadro de link de dados em um padro de 1s e 0s (bits) para a transmisso no meio (geralmente um cabo) na camada 1.

1.3 - Comparao entre o modelo OSI e o modelo TCP/IP 1.3.1 - O modelo de referncia TCP/IP
Embora o modelo de referncia OSI seja universalmente reconhecido, o padro aberto tcnico e histrico da Internet o Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP). O modelo de referncia TCP/IP e a pilha de protocolos TCP/IP tornam possvel a comunicao de dados entre dois computadores quaisquer, em qualquer parte do mundo, a aproximadamente a velocidade da luz. O modelo TCP/IP tem importncia histrica, assim como os padres que permitiram que as indstrias de telefonia, energia eltrica, estradas de ferro e videotape se desenvolvessem.

1.3.2 - As camadas do modelo de referncia TCP/IP


O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) desenvolveu o modelo de referncia TCP/IP porque queria uma rede que pudesse sobreviver a qualquer condio, mesmo a uma guerra nuclear. Para ilustrar melhor, imagine um mundo em guerra, entrecruzado por diferentes tipos de conexes: cabos, microondas, fibras ticas e links de satlites. Imagine, ento, que voc precise que informaes/dados (na forma de pacotes) trafeguem, independentemente da condio de qualquer n ou rede particular na internetwork (que, nesse caso, pode ter sido destruda pela guerra). O Departamento de Defesa dos Estados Unidos quer que seus pacotes cheguem, todas s vezes, em qualquer condio, de um ponto a qualquer outro. Foi esse complexo problema de projeto que levou criao do modelo TCP/IP e que se tornou, desde ento, o padro no qual a Internet se desenvolveu. Quando ler sobre as camadas do modelo TCP/IP, tenha em mente o objetivo inicial da Internet; isso vai ajudar na explicao da razo de certas coisas serem como so. O modelo TCP/IP tem quatro camadas: a camada de aplicao, a camada de transporte, a camada de Internet, e a camada de rede. importante notar que algumas das camadas do modelo TCP/IP tm o mesmo nome das camadas no modelo OSI. No confunda as camadas dos dois modelos, porque a camada de aplicao tem funes diferentes em cada modelo.

Modelo OSI

Pg. 15

Camada de aplicao Os projetistas do TCP/IP decidiram que os protocolos de mais alto nvel deviam incluir os detalhes da camada de apresentao e de sesso. Eles simplesmente criaram uma camada de aplicao que trata de protocolos de alto nvel, questes de representao, codificao e controle de dilogo. O TCP/IP combina todas as questes relacionadas a aplicaes em uma camada e presume que esses dados estejam empacotados corretamente para a prxima camada. Camada de transporte A camada de transporte lida com questes de qualidade de servios de confiabilidade, controle de fluxo e correo de erros. Um de seus protocolos, o Transmission Control Protocol (TCP), fornece formas excelentes e flexveis de se desenvolver comunicaes de redes confiveis com baixa taxa de erros e bom fluxo. O TCP um protocolo orientado a conexes. Ele mantm um dilogo entre a origem e o destino enquanto empacota informaes da camada de aplicao em unidades chamadas segmentos. Orientado a conexes no significa que exista um circuito entre os computadores que se comunicam (o que poderia ser comutao de circuitos). Significa que segmentos da camada 4 trafegam entre dois hosts para confirmar que a conexo existe logicamente durante um certo perodo. Isso conhecido como comutao de pacotes. Camada de Internet A finalidade da camada de Internet enviar pacotes da origem de qualquer rede na internetwork e faz-los chegar ao destino, independente do caminho e das redes que tomem para chegar l. O protocolo especfico que governa essa camada chamado protocolo de Internet (IP). A determinao do melhor caminho e a comutao de pacotes acontecem nessa camada. Pense nisso em termos do sistema postal. Quando voc envia uma carta, voc no sabe como ela vai chegar ao seu destino (existem vrias rotas possveis), mas, o que realmente importa que ela chegue. Camada de rede O significado do nome dessa camada muito amplo e um pouco confuso. tambm chamada de camada host-rede. a camada que se relaciona a tudo aquilo que um pacote IP necessita para realmente estabelecer um link fsico e depois estabelecer outro link fsico. Isso inclui detalhes de tecnologia de LAN e WAN e todos os detalhes nas camadas fsica e de enlace do OSI. 1.3.3 - Grfico do protocolo TCP/IP O diagrama mostrado na figura chamado grfico do protocolo. Ele ilustra alguns dos protocolos comuns especificados pelo modelo de referncia TCP/IP. Na camada de aplicao, voc vai ver diferentes tarefas de rede que talvez no reconhea, mas que, como usurio da Internet, provavelmente usa todos os dias. Voc vai examinar todas elas durante o curso do currculo. Esses aplicativos incluem:

FTP - File Transport Protocol HTTP - Hypertext Transfer Protocol SMTP - Simple Mail Transport Protocol DNS - Domain Name Service TFTP - Trivial File Transport Protocol

Modelo OSI

Pg. 16

O modelo TCP/IP enfatiza a mxima flexibilidade, na camada de aplicao, para desenvolvedores de software. A camada de transporte envolve dois protocolos - transmission control protocol (TCP) e user datagram protocol (UDP). A camada mais baixa, a camada de rede, refere-se tecnologia de LAN ou WAN especfica que est sendo usada. No modelo TCP/IP, no importa que aplicativo solicite servios de rede, nem que protocolo de transporte seja usado, haver apenas um protocolo de rede, o internet protocol, ou IP. Isso uma deciso deliberada de projeto. O IP serve como um protocolo universal que permite que qualquer computador, em qualquer lugar, comunique-se a qualquer momento.

1.3.4 - Comparao entre o modelo OSI e o modelo TCP/IP


Se voc comparar o modelo OSI e o modelo TCP/IP, vai notar que eles tm semelhanas e diferenas. Exemplos:

Semelhanas

ambos tm camadas ambos tm camadas de aplicao, embora incluam servios muito diferentes ambos tm camadas de transporte e de rede comparveis a tecnologia de comutao de pacotes (e no comutao de circuitos) presumida por ambos os profissionais da rede precisam conhecer ambos

Modelo OSI

Pg. 17

Diferenas

o TCP/IP combina os aspectos das camadas de apresentao e de sesso dentro da sua camada de aplicao o TCP/IP combina as camadas fsica e de enlace do OSI em uma camada o TCP/IP parece ser mais simples por ter menos camadas os protocolos do TCP/IP so os padres em torno dos quais a Internet se desenvolveu, portanto o modelo TCP/IP ganha credibilidade apenas por causa dos seus protocolos. Em contraste, nenhuma rede foi criada em torno de protocolos especficos relacionados ao OSI, embora todos usem o modelo OSI para guiar seu raciocnio.

1.3.5 - Uso dos modelos OSI e TCP/IP


Embora os protocolos do TCP/IP sejam os padres com os quais a Internet cresceu, usamos o modelo OSI pelas seguintes razes:

um padro de alcance mundial, genrico, independente de protocolos. Tem mais detalhes, o que o torna de maior ajuda para o ensino e a aprendizagem. Tem mais detalhes, o que pode ser til ao se solucionar problemas.

Muitos profissionais da rede tm opinies diversas sobre que modelo usar. Voc deve familiarizar-se com ambos. Voc vai usar o modelo OSI como o microscpio atravs do qual vai analisar as redes, mas tambm vai usar os protocolos do TCP/IP em todo o currculo. Lembre-se de que h uma diferena entre um modelo (ou seja, camadas, interfaces e especificaes de protocolo) e um protocolo de fato que usado em redes. Voc vai usar o modelo OSI, mas os protocolos TCP/IP. Voc vai focalizar o TCP como um protocolo da camada 4 do OSI, o IP como um protocolo da camada 3 do OSI e a Ethernet como uma tecnologia da camada 2 e da camada 1.

Bibliografia
SOUSA, Lindeberg Barros de. Redes 'CISCO CCNA': faa certificao. So Paulo: rica, 2002. 340p. ISBN 8571949344 (broch.) Modelo OSI Pg. 18

S-ar putea să vă placă și