Sunteți pe pagina 1din 5

ETAPAS BSICAS

Toda vez que algum realizar um atendimento, levar em considerao dois fatores iniciais: 1 A vtima est consciente? Vtima consciente j demonstra estar viva. 2 O evento clnico ou traumtico? Em princpio, os eventos clnicos nos permitem maior liberdade de manipulao das vtimas. Anlise da cena Cuidados com a segurana do socorrista (prioridade) Observao Sinalizao Abordagem da vtima Verificao da responsividade pode ser realizada a distncia. Procuramos perceber as manifestaes. Checagem dos sinais vitais geralmente s pode ser realizada em contato com a vtima.

Se estiver na maca, colocamos ambas as mos nos ombros da vtima e falamos com ela. Se estiver no cho, apoiamos um joelho e colocamos a mbas as mos nos ombros da vtima.
Sinais - so os indicativos que obtemos sem auxlio da vtima. Sintomas - so os indicativos que obtemos com auxlio da vtima. Sinais vitais formas de checagem: ver / ouvir / sentir :

Respirao geralmente usa-se o dorso da mo para sentir. Pulso carotdeo (em adultos e crianas) / braquial (em bebs). Presso arterial precisa-se de instrumental especfico. Temperatura precisa-se de instrumental especfico.
Sinais de Apoio so os que fornecem mais informaes sobre o estado da vtima. No so prioritrios, mas so vlidos para mais informaes.

Cor e umidade da pele pode indicar problemas circulatrios e hipotermia. So avaliados pela observao e toque na vtima. Independem d o estado de conscincia. Motilidade avaliamos leses musculares e dficit neurolgico. Avaliamos pela observao e solicitando aes vtima. S pode ser avaliada nas pessoas conscientes. Sensibilidade idem ao anterior e mais a hipotermia. Fotorreatividade pupilar (pupilas dilatadas chamam-se midrase e contradas chamam-se miose) o problema no a posio final da pupila e sim a ausncia de sua reatividade. Midrase paraltica pode ser indicativo de hipxia cerebral, edema intracraniano, hipo volemia, TCE. Miose pode indicar

envenenamento, intoxicao. A presena de midrase e miose juntas, geralmente indica edema intracraniano por TCE, sendo que o edema nesses casos localiza-se do lado da midrase. Utiliza-se uma lanterna clnica para avaliao e independe do estado de conscincia da vtima. Enchimento capilar pelo tempo decorrido, estimamos a perfuso sangunea ou se houve alguma leso traumtica naquele segmento, que retarda a irrigao. Essa leso tambm pode ser vascular. A avaliao depende da luminosidade do ambiente, mas independe do estado de conscincia da vtima.
Roteiro de Prioridades no Atendimento (A,B,C,D,E) Abertura das vias areas e controle cervical Boa ventilao Controle hemodinmico (circulao / controle das hemorragias) Dficit neurolgico Exposio completa da vtima com controle trmico Prioridade Absoluta (chamado de A B C da vida )
Em princpio, as letras D e E no so prioridades no primeiro atendimento.

Queimaduras
Queimaduras so leses provocadas pela temperatura, geralmente calor, que podem atingir graves propores de perigo para a vida ou para a integridade da pessoa, dependendo de sua localizao, extenso e grau de profundidade. O efeito inicial e local, comu m em todas as queimaduras a desnaturao de protenas, com conseqente leso ou morte celular, por este motivo elas tm o potencial de desfigurar, causar incapacitaes temporrias ou permanentes ou mesmo a morte. Todo tipo de queimadura uma leso qu e requer atendimento mdico especializado imediatamente aps a prestao de primeiros socorros, seja qual for a extenso e profundidade. Afastar o acidentado da origem da queimadura o passo inicial e tem prioridade sobre todos os outros tratamentos. Obs ervar sua segurana pessoal, com mximo cuidado, durante o atendimento a queimados. Por Exemplo :
y y y y

Contato direto com chama, brasa ou fogo Contato com gelo ou superfcies congeladas Vapores e liqudos quentes Substncias qumicas

y y

Radiao Eletricidade.

Classificao das Queimaduras :

Podem ser superficiais ou profundas.


y y

Superficiais : Quando atingem algumas camadas da pele; Profundas : Quando h destruio total da pele

Classificao em graus : Primeiro Grau - Leso das camadas superficiais da pele : As queimaduras de primeiro grau so caracterizadas pelo eritema (vermelhido), que clareia quando sofre presso. Existe dor e edema suportveis, e no h formao de bolhas.
y

Segundo Grau Leso das camadas mais profundas da pele : As queimaduras de segundo grau so caracteristicamente avermelhadas e dolorosas, com bolhas, edema abaixo da pele e restos de peles queimadas soltas.
y

Terceiro Grau Leso de todas as camadas da pele : As queimaduras de terceiro grau so aquelas em que toda a profundidade da pele est comprometida, podendo atingir a exposio dos tecidos, vasos e ossos. Como h destruio das terminaes nervosas, o acidentado s acusa dor inicial da leso aguda. So queimaduras de extrema gravidade.
y

Na prtica difcil de distinguirmos queimaduras de segundo e terceiro graus. Alm disto, uma mesma pessoa pode apresentar os trs graus de queimaduras, porm a gravidade do quadro no reside no grau da leso, e sim na extenso da supe rfcie atingida.
Estimativa da Extenso das Queimaduras

Para melhor entendermos a avaliao da extenso das queimaduras, importante conhecermos a chamada "regra dos nove", um mtodo muito til para o clculo aproximado da rea de superfcie corporal queimada.

Alm do grau de profundidade as queimaduras podem ainda ser classificadas como graves, moderadas e leves. GRAVES Todo tipo de queimadura, de qualquer grau e extenso, se houver complicao por leso do trato respiratrio. Queimadura de terceiro grau na face, mo e p. Queimadura de segundo grau que tenha atingido mais de 30% da superfcie corporal. MODERADAS Queimadura de primeiro grau que tenha atingido mais de 50% da superfcie corporal. Queimadura de segundo grau que tenha atingido mais de 20% da

superfcie corporal. Queimadura de terceiro grau que tenha atingido at 10% da superfcie corporal, sem atingir face, mos e ps. LEVES Queimadura de primeiro grau com menos de 20% da superfcie corporal atingida. Queimadura de segundo grau com menos de 15% da superfcie corporal atingida. Queimadura de terceiro grau com menos de 2% da superfcie corporal atingida.

Exemplo :
Um trabalhador que manuzeava um liquido fervente deixou que este caisse sobre seu corpo, e provocasse uma queimadura de segundo grau. Imediatamente, os trabalhadores que estavam perto correram para ajud -lo e tomaram as seguintes providncias : y A primeira coisa que fizeram foi ligar para o socorro , para que fosse feito o transporte do acidentado de maneira mais segura possvel. y Lavaram o local com gua a temperatura ambiente por aproximadamente 10 minutos, sem deixar que o jato fosse muito forte e estourasse as bolhas que se formaram. y Pegaram um pano limpo e umidecido com gua e protegeram o loc al para manter a temperatura do local afetado. y Eles se preocuparam em no tocarem na leso, alm de no furarem as bolhas e tambm no passaram nenhuma pomada no local da queimadura. y Deitaram a vtima com as pernas elevadas cerca de 30 cm em relao a cabea. y No retiraram roupas ou partes de roupa que tenham grudado no corpo do acidentado. Porm, um anel teve que ser retirado pois como a rea da queimadura comeou a inchar, este anel poderia funcionar como um garrote, dificultando a circulao sangune a. y Como a vtima estava consciente, deram bastante gua para ela tomar.

S-ar putea să vă placă și