Sunteți pe pagina 1din 8

SEMNTICA

A semntica a parte da lngua portuguesa que estuda o sentido que as palavras e expresses adquirem conforme o contexto. Em sua significao literal, restrita, imediata, as palavras e expresses so usadas para designar o sentido primeiro de uma palavra, a que chamamos de significado de dicionrio: o sentido DENOTATIVO. Em seu sentido figurado, complexo, em seu sentido amplo, as palavras esto sendo empregadas em seu sentido CONOTATIVO. Resumindo:

Vejo o exemplo:

Analisando contexto da tirinha acima, notamos que a graa (ou ausncia dela) est exatamente na incapacidade do Sortudo no entender que Hagar est se expressando em nvel CONOTATIVO e no denotativo. Ele quer dizer que a felicidade depende de ns, de nossas escolhas e esta chave no aquela que abre portas como Sortudo entende. Empregamos palavras e expresses em sentido conotativo constantemente em nosso dia a dia, mesmo que no notemos. Um exemplo disso, como vimos em sala, so as expresses idiomticas e os provrbios. (Visite o site a seguir para conhecer outros exemplos

http://bronx1985.wordpress.com/2010/03/28/foto-ensaio-das-expressoespopulares-brasileiras-pequeno-dicionario-ilustrado-de-expressoesidiomaticas/) http://www.novo.almanaquebrasil.com.br/categoria/origem-da-expressao/ http://www.sitequente.com/proverbios/brasileiros.html

FIGURAS DE PALAVRAS
Quando estudamos os deslocamentos de sentido que uma palavra ou imagem pode adquirir em um texto falado, escrito ou em uma imagem estamos no campo da CONOTAO, e chamamos a este fenmeno semntico de FIGURA DE PALAVRAS. Em nossa prova, iremos avaliar os conhecimentos ligados s seguintes figuras de palavras: COMPARAO, METFORA E METONMIA.

COMPARAO
Como vimos em sala, o homem tem na comparao o principal mecanismo para compreender o mundo que o cerca. Seja por buscar a SEMELHANA ou a DIFERENA, este o modo como, em princpio, tentamos reconhecer objetos, lugares ou pessoas. Assim, quando comparamos dois elementos entre si, buscando suas semelhanas e/ou diferenas, o fazemos com a presena de elementos de comparao explcitos, de um adjetivo comum que aproxima ou distancia estes dois elementos. A isso chamamos de COMPARAO: EXEMPLO:

Ele to forte como um leo.

Nesta frase comparativa vemos a presena de dois elementos sendo comparados (E1 = ele e E2 = leo), um adjetivo comum, forte, bem como o elemento comparativo COMO. Portanto, em uma comparao sempre deve aparecer: a) Os dois elementos que esto sendo Eu sou gorda como minha v. comparados:

Eu sou como minha v. b) Os elementos comparativos: COMO, TAL COMO, ASSIM COMO, TAL QUAL, TAL COMO, MAIOR QUE, MENOR QUE, MENOS QUE, MAIS QUE, etc. Eventualmente, aparecem: a) O adjetivo comum: Ele forte como um leo. (Em Ele como um leo, apesar de no aparecer o adjetivo comum entre ele(E1) e o leo (E2), no deixa de ser uma comparao, pois o elemento comparativo ainda est presente). b) Um verbo comparativo: parecer, asssemelhar-se, lembrar, etc., o que tira a necessidade de aparecer o elemento comparativo: Ela parece a me do meu amigo. Ele se assemelha a um cavalo. FINALIZANDO: A comparao pode ser classificada em: a) COMPARAO SIMPLES:

Quando a comparao estabelecida entre elementos de mesmo universo: Fernanda de Freitas bonita como a Deborah Secco. (Fernanda de Freitas = Deborah Secco = mulheres: mesmo universo) b) COMPARAO METAFRICA OU SMILE:

Quando a comparao estabelecida entre elementos universos diferentes: Mr. Bean semelhante a um bicho-preguia. (Mr. Bean bicho-preguia universos diferentes: homem animal)

METFORA
A metfora tambm uma figura de linguagem e que surge ao estabelecermos uma relao de SEMELHANA entre dois elementos como por exemplo: Este moo um gato. Esta moa uma gata.

Ao dizer que este(a) moo(a) um(a) gato(a), estabelecemos a seguinte relao: Gato = caractersticas do homem = SEMELHANA = sensualidade = gato Gata = caractersticas da mulher = SEMELHANA = sensualidade = gata

Na metfora h uma comparao subentendida onde no aparecem os elementos comparativos, mas, mesmo assim se estabelece uma relao de semelhana entre dois elementos: Este moo como um gato. (Comparao metafrica) Este moo como um gato. Este moo um gato. (Metfora) Portanto, a metfora nasce do fato de estabelecermos uma relao de semelhana entre dois elementos, normalmente de universos diferentes, podendo tambm ser chamada de comparao implcita. MAS, ATENO! A metfora no um processo natural. Ao chamarmos algum de gato ou gata querendo dizer que ele atraente, sensual, no quer dizer que em diferentes contextos ou pocas anteriores esta era a mesma metfora usada para designar um moo ou moa bonitos. Pode acontecer de, com o passar do tempo, um moo (ou uma moa) serem comparados com outros animais para serem classificados de belos, atraentes e esta relao ser totalmente diferente de hoje e at causar estranhamento em ns. Por isso dizemos que a criao da metfora ARTIFICIAL porque nasce da criatividade humana e pode mudar a qualquer momento. Quando analisamos o emprego da metfora em anncio publicitrio, podemos ver melhor esta caracterstica artificial da metfora:

Na propaganda acima vemos o emprego da metfora ao estabelecermos uma relao de semelhana entre dois elementos de universos diferentes (binculos e garrafas). As garrafas esto alinhadas de forma a parecerem, lembrarem binculos, mas, no so. Esta uma semelhana criada pelo homem, artificial, portanto. Lembre-se de que na metfora uma coisa PARECE, MAS NO outra.

METONMIA
J a metonmia no nasce da semelhana entre dois elementos e sim da substituio, sugesto de um elemento por outro, havendo entre estes dois elementos uma relao objetiva, real e natural. o continente pelo contedo e vice-versa Antes de sair, tomamos um clice1 de licor. 1 O contedo de um clice. a causa pelo efeito e vice-versa "E assim o operrio ia Com suor e com cimento2 Erguendo uma casa aqui Adiante um apartamento." (Vinicius de Moraes) 2 Com trabalho. o lugar de origem ou de produo pelo produto Comprei uma garrafa do legtimo porto 3. 3 O vinho da cidade do Porto. o autor pela obra: Ela parecia ler Jorge Amado4. 4 A obra de Jorge Amado. o abstrato pelo concreto e vice-versa No devemos contar com o seu corao5. 5 Sentimento, sensibilidade. o smbolo pela coisa simbolizada A coroa6 foi disputada pelos revolucionrios. 6 O poder. a matria pelo produto e vice-versa Lento, o bronze7 soa. 7 O sino. o inventor pelo invento

Edson8 ilumina o mundo. 8 A energia eltrica. a coisa pelo lugar Vou Prefeitura9. 9 Ao edifcio da Prefeitura. o instrumento pela pessoa que o utiliza Ele um bom garfo10. 10 Guloso, gluto. Na anlise de um anncio publicitrio podemos ver a ocorrncia da metonmia principalmente na relao de substituio da arte pelo todo:

Nesta propaganda h o emprego da metonmia porque se estabelece uma relao de substituio da parte (parte superior do rosto) pelo todo ( o restante do rosto e do corpo da pessoa) que fica sugerido mas no se v. A relao estabelecida entre rosto/ parte do rosto natural, havendo entre eles uma relao verdadeira. Observe: http://www.colheradacultural.com.br/content/20090904232419.000.2-M.php

METFORA

METONMIA

S-ar putea să vă placă și