Sunteți pe pagina 1din 15

Tipos de textos

Definio
Os tipos de texto representam diferentes opes de estruturao para textos usados nas requisies de compra e em documentos de compra externos. Exemplos dos tipos de texto esto no texto de pedido no registro info, texto de pedido mestre de material ou texto de fornecimento.

Utilizao
O tipo de texto um critrio pelo qual o sistema determina o ponto em que um texto aparece em um documento. Ele permite especificar que informaes importantes devem aparecer no incio do documento, por exemplo.

Estrutura
Os tipos de texto so atribudos aos textos do cabealho e dos itens. Os textos do item referem -se ao item em questo, enquanto que os textos do cabealho referem -se a todo o documento. Nos textos do cabealho e do item tambm h um tipo de texto em cada caso que chamado texto de cabealho ou de item.

Textos de cabealho
No Customizing para Compras, deve-se especificar para cada tipo de texto se o texto aparecer no incio ou no final do documento. Os tipos de texto para os textos do cabealho incluem o seguinte: y Texto do cabealho

Se o texto de cabealho aparecer no incio do documento impresso, deve-se reserv-lo para informaes importantes as quais o fornecedor deve dar ateno especial. Um exemplo de texto de cabealho seriam as instrues especiais de licitao que devem aparecer no incio de uma solicitao de cotao. y Nota de cabealho

A nota de cabealho somente para uso interno, o texto no aparece no documento impresso. Pode-se usar a nota de cabealho para registrar um comentrio referente ao documento de compra relevante. Por exemplo, uma nota indicando que o fornecedor tem apresentado um problema de controle de qualidade. Outros usu rios que exibirem o documento podero visualizar essa informao, porm ela no enviada para o fornecedor. Texto de anexo Exemplos de textos de anexo so as renncias standard e os textos "boilerplate" que, em geral, so impressos em tipo reduzido no verso do pedido.

Textos de item
O texto de item impresso aps os dados do item (nmero do material, texto de descrio breve, quantidade, etc.). Os tipos de texto para os textos de item incluem o seguinte: y Texto de item

Descrio detalhada de um material pedido. possvel entrar esse texto alm do texto de item copiado do registro info ou do registro mestre de material. y Texto do pedido no registro info para compras

Texto do registro info para compras Este texto pode substituir ou suplementar o texto de pedido do registro mestre de material.

Texto do pedido no registro mestre de materiais

Descrio com o registro mestre do material. Esse texto obtido nos dados de compra do registro mestre de material. y Texto de fornecimento

O texto que contm instrues de fornecimento. Se as instrues de fornecimento para o item forem diferentes das instrues para o restante do documento, possvel entr-las aqui.

Processamento de textos
Pr-requisitos
y Conhecimento bsico do SAPScript, instalao para edio de texto SAP. Para informaes mais detalhadas, consultar a documentao Processamento de texto BC com o editor SAPscript: Introduo ao editor SAPscript Deve-se estar no modo de modificao de documento.

Procedimento
Como selecionar o Tipo de texto e o Texto de entrada
Para entrar ou editar um material: Texto de item Fazer o seguinte: Marcar o item desejado. A seguir, selecionar ItempTextospSntese de textos. y y Selecionar Cabealho p Textos p Sntese de textos. Alternativamente, entrar esses textos para um documento de compra diretamente do menu de Compras: Selecionar <Documento de compra>pAtualizar anexo e entrar o nmero do documento.

Texto de cabealho ou de anexo

Entrar e editar o texto na tela da sntese de texto. Se o texto for muito longo ou caso se queira format-lo, mudar para a tela de texto descritivo. Como formatar o texto Ao imprimir um texto, este formatado automaticamente. O formato depende do tipo de formulrio de compra (definio de layout) selecionado (pedido, confirmao de ordem etc.). O formulrio de compras contm formatos de pargrafo predefinidos que determinam o recuo e as fontes do texto, por exemplo. Se um asterisco (*) aparecer esquerda no editor de texto, aplica-se a formatao de pargrafo standard do formulrio. Pode-se ainda aplicar aos textos sua prpria formatao de pargrafo. Para obter mais informaes, consultar a documentao Base do Processamento de texto BC no editor SAPscript. y y Em Formatao de texto do editor de linhas Processamento de texto para o editor PC.

Consultar

Consultar tambm: Layout de documentos de compras

Como trabalhar com textos freqentemente usados


Utilizao
Pode-se copiar textos de vrias fontes para se criar textos de pedidos: y Textos standard o o o y y Certos textos standard so fornecidos com o sistema e podem ser atribudos a um documento de compra no Customizing. O contedo de alguns textos standard predefinido pelo administrador de sistema. O prprio usurio tambm pode criar textos standard e copi-los em documentos de compra.

Registros mestre Campo de banco de dados

Atividades
Como criar textos standard
Pode-se criar os prprios textos standard via Ferramentas pSAPscriptp Texto standard

Como inserir textos standard


Pode-se inserir os prprios textos standard na tela texto descritivo via Inserir p Texto p Standard Para obter mais informaes, consultar a documentao Base do Processamento de texto BC no editor SAPscript: Como incluir textos. possvel exibir exibio prvia de impresso via Texto p Impresso pExib.prviaimpress.

Como inserir textos do registro mestre


Existem trs maneiras de se vincular textos de um registro mestre com um documento de compra. As configuraes relevantes so feitas para cada tipo de texto no Customizing para Compras: O cdigo na coluna de status exibe a natureza do vnculo. Opo O texto copiado: independente dotexto no registro mestre. As modificaes no texto, no registro mestre de material, no exercem influncia no texto do documento. O texto apenas exibido: No pode ser aceito. O texto oferecido para cpia: Ele pode ser copiado via Cabealho ou Item p Textos p Aceitar texto (Em requisies: Saltar p Textos p Aceitar texto). As modificaes feitas no registro mestre tambm sero aceitas no documento at que o momento em que o texto for copiado.
*

Cdigo na coluna de status Nenhum

Como inserir textos de campos de banco de dados


Pode-se incluir o contedo de um campo de banco de dados em qualquer ponto do texto na tela de texto descritivo. exibido um valor especfico para o documento relevante no documento impresso. . Selecionar Inserir p Smbolos pSmbolos de programa 2. Selecionar campos DDIC. 3. Pesquisar a estrutura/tabela relevante (no caso dos itens de compra, este o EKPO) e, em seguida, selecionar ENTER 4. Selecionar o campo de tabela relevante. Selecionar Texto pExib.prviaimpress. para visualizar a impresso.

Definio
Em MM Administrao de Compras, o termo "mensagem" usado dentro do contexto da comunicao entre uma entidade adquirente e seus fornecedores. Uma mensagem um documento em formato de sada que permite a transmisso da informao nele contida para os fornecedores, usando diversos meios (impressora, e-mail, EDI, ou fax, por exemplo). (Este tipo de mensagem no deve ser confundido com mensagem de erro, de aviso ou a ttulo de informao, emitidas pelo sistema SAP em resposta a atividades do usurio, e que so denominadas apropriadamente "mensagens de sistema".)

Utilizao
Toda vez que criada uma solicitao de cotao, um pedido, um contrato bsico ou um programa de remessa standard de um programa de remessas, o sistema cria um formato de sada para o documento relevante. Esta mensagem colocada na fila de mensagens. A fila de mensagem contm todas as mensagens que ainda no foram transmitidas ao fornecedor. As mensagens para lembretes ou cartas de advertncia (incluindo reclamaes de confirmao) so criadas manualmente. As opes a seguir esto disponveis para o envio de mensagens (p. ex, impressas ou fax, ou via EDI) da fila de mensagens. y y Sada imediata O sistema tira a mensagem diretamente da fila em que o documento gravado. Sada posterior possvel escalonar um job em background (RSNAST00), que processa a fila de mensagens a intervalos predefinidos, ou iniciar o envio diretamente por meio do menu de Compras. Como regra, deve-se usar o job em background para a sada de mensagens e usar o recurso de envio manual somente em casos excepcionais (p. ex, ordens imediatas).

Pode-se tambm arquivar opticamente os documentos de compra no momento do envio. Para obter mais informaes sobre este tpico, consultar a documentao Base em SAP ArchiveLink, seo Como arquivar documentos de compra de sada (MM-PUR).

Estrutura
Uma mensagem contm informaes como as seguintes:

Mensagens

Impresso do pedido ou solicitaes de cotao.

y y

Meios de transmisso (p. ex. impressora, EDI, ou servios telemticos (fax, telex ou teletex). Transmisso por tempo Pode-se definir uma das horas seguintes para o envio da fila de mensagens:

hora 1 2 3 4 y y y y

Significado Sada na prxima vez em que o programa RSNAST00 for executado. Sada na prxima vez em que o programa RSNAST00 for executado. Pode-se entrar uma data e hora. Sada manual com o menu da Administrao de Compras MensagenspSada de mensagens. Envio imediato na gravao do documento. Nmero do documento de compra ao qual a mensagem se refere. Status de processamento (ainda no processado, processado com xito ou no) Parceiro para quem a mensagem deve ser enviada. Usurio que criou a mensagem.

Consultar tambm: Componente vlido para vrias aplicaes CA - Controle de mensagens.

Tipo de mensagem
Definio
Determina quais informaes devem ser enviadas, e em qual formato.

Utilizao
Tambm se podem usar diferentes tipos de mensagem diferentes para, por exemplo, ordens e reclamaes de compra novas.Pode-se usar diferentes tipos de mensagem para determinar que uma cpia de um documento seja enviada por fax ao fornecedor e outra impressa para ficar no arquivo. Os tipos de mensagens a seguir so fornecidos pelo sistema standard: Tipo de mensagem NEU Significado Documentos novos. O documento de compra completo enviado como uma mensagem. Mudar documento. So enviadas as modificaes num documento existente cuja sada foi realizada. O cdigo de modificao colocado na mensagem. LPET LPFZ LPE2 LPF2 Solicitaes de remessa com quantidades acumuladas. LPH1 LPH2 Previso de solicitaes de remessa (FRC) (tipo de solicitao de remessa) por EDI. Previso de solicitaes de remessa (FRC) (tipo de solicitao de remessa) por EDI. Solicitaes de remessa com quantidades j remetidas. Solicitaes de remessa com quantidades acumuladas. Solicitaes de remessa que incluem a quantidade de entrada de mercadorias pendente.

LPJ1 LPJ2 VNEU LPMA

Solicitaes de remessa Just-in-Time (JIT) (tipo de solicitao de remessa) por EDI. Solicitaes de remessa Just-in-Time(JIT) (tipo de solicitao de remessa) por EDI. Contratos distribudos. Lembretes e cartas de advertncia relativos s solicitaes de remessa com quantidades acumuladas. Lembretes e cartas de advertncia relativos s solicitaes de remessa sem quantidades acumuladas. Lembretes e cartas de advertncia relativos a um documento de compra. Carta de reclamao de confirmao:

LPMF MAHN AUFB

Pode-se criar tipos de mensagem (mensagens externas para comunicao com os fornecedores) no Customizing de Compras. Podem ser definidos valores propostos para cada tipo de mensagem (p. ex. meio de transmisso ou hora da transmisso). Deve ser mantido um programa de impresso e um formulrio para cada tipo de mensagem. Pode -se definir um layout de formulrio diferente para cada empresa, por exemplo, definindo tipos de mensagem separados para cada empresa. Consultar tambm: Componente vlido para vrias aplicaes CA - Controle de mensagens.

Tipo de mensagem: controle detalhado


Utilizao
Para cada tipo de mensagem criado, preciso especificar o objetivo para o qual ele deve ser usado. Por exemplo, envio (impresso/transmisso) de novos documentos, sada de documento de modificao, envio de cartas de advertncia reclamando (reclamaes).

Atividades
Devem ser feitas as configuraes para o controle detalhado relativo aos vrios tipos de mensagem no Customizing de Compras.

Registro de mensagens
Definio
O registro pertencente a uma tabela de condies contendo valores propostos relacionados a como, quando e para quem uma mensagem deve ser enviada.

Utilizao
Para que o sistema seja capaz de gerar uma mensagem no caso de um documento de compra, deve existir um registro de mensagem cujos valores propostos se ajustem aos valores do documento de compra. No sistema standard, podem ser definidos os valores propostos para um tipo de mensagem (p. ex, envio de novo documento, mensagem de reclamao) nos nveis a seguir:

Tipo de documento p. ex. NB (pedido normal), AN (solicitao de cotao).

y y

Tipo de documento/organizao de compras/fornecedor Organizao de compras/fornecedor de EDI

Podem ser definidos outros nveis no Customizing de Compras, sob o ttulo Mensagens, Tabelas de Condies.

possvel criar registros de mensagem para as seguintes situaes:   Todas os novos pedidos para o fornecedor Meyer Co. devem ser transmitidos via EDI imediatamente aps ter sido gravado o pedido. Todos as novas solicitaes de cotao para o fornecedor Miller Corp. devem ser colocadas na fila de mensagens depois de serem gravadas. Da elas devem ser impressas manualmente.

possvel criar registros de mensagens como dados mestre por meio do menu de Compras. Consultar tambm: Componente vlido para vrias aplicaes CA - Controle de mensagens.

Sada de documentos de compra (Determinao de mensagens)


Objetivo
O sistema sempre executa o processo de determinao de mensagem quando for criada uma solicitao de cotao, um pedido, um contrato, um contrato bsico, uma solicitao sobre programa de remessas ou um programa de remessa standard, com base num programa de remessas. "Determinao de mensagem"significa que o sistema pesquisa um registro de mensagens cujos valores propostos se ajustam aos valores do documento de compra relevante.

Pr-requisitos
y As mensagens externas so preparadas no Customizing de Compras. Pode-se tambm trabalhar com opes standard. Para mais informaes, consultar Informaes para a configurao rpida da determinao de mensagens Guia de Implementao (IMG). Registros de mensagem devem ter sido criados por meio da manuteno de dados mestre no menu de Compras (Consultar tambm Como criar registros de mensagem.)

Processos
1. Criar um documento de compra. 2. O sistema executa o processo de determinao de mensagens. Isto baseado na tcnica de condies. (Consultar a documentao Componentes vlidos para vrias aplicaes em CA Controle de mensagens para saber mais sobre este tpico). a. O sistema atribui o esquema de determinao da mensagem que vlido para o documento de compra. O esquema contm o tipo de mensagem. b. O sistema pesquisa a tabela de condies de um registro de mensagem vlido (p. ex. o tipo de documento) por meio da seqncia de acesso atribudo para o tipo de mensagem. 3. Se for encontrado um registro de mensagem, o sistema gera uma mensagem para o documento de compra usando os dados do registro (meio de transmisso, horrio da transmisso, etc.) e a coloca na fila de mensagens.

possvel visualizar um protocolo de anlise do processo de determinao da mensagem como tambm da prpria mensagem no documento de compra por meio de Cabealho pMensagens. Neste ponto, possvel tambm modificar os critrios de sada da mensagem (consultar Como modificar critrios de sada). Observar que o protocolo de anlise no gravado e s est disponvel imediatamente aps o processo de determinao da mensagem. 4. A mensagem emitida da fila de mensagens de acordo com a hora de transmisso especificada. (Consultar Como enviar mensagens.)

Se o documento associado estiver sujeito a um processo de liberao e ainda no foi liberado (aprovado), o sistema gera uma mensagem mas no possvel exibi-la ou envi-la.

Como criar registros de mensagem


1. Selecionar Dados mestrepMensagensp<Documento de compra>pCriar. 2. Entrar o tipo de mensagem (p. ex. NEU para o caso de documentos de compra que sero enviados pela primeira vez) para o qual se deseja especificar critrios, tais como hora de transmisso, meio de transmisso, etc.). 3. Selecionar EditarpCombinao de chaves, marcar o nvel em que se deseja criar registros de mensagem e em seguida selecionar Avanar. 4. Entrar os critrios Se os dados sobre a hora de transmisso etc. foram atualizados para o tipo de mensagem no Customizing de Compras, este preestabelecido. Se a mensagem deve ser transmitida por meio de fax, teletex ou telex, e os dados sobre o nmero do fax, telex ou teletex esto disponveis no registro mestre do fornecedor, este predeterminado Se foi selecionado Imprimir ou Fax como o meio de transmisso, possvel entrar o endereo de uma impressora ou o nmero de fax usando Saltar p Meios de comunicao. 5. Gravar os dados.

Foi atualizado o tipo de mensagem NEU para pedidos de compra e entrou-se com Imprimir como meio de transmisso, a impressora xyz como meio de comunicao, e Imediatamente como a hora de transmisso. Quando, em seguida, for gravado um pedido recm-criado, o sistema imediatamente emite a mensagem para este pedido na impressora xyz.

Como criar registros de mensagem


1. Selecionar Dados mestrepMensagensp<Documento de compra>pCriar. 2. Entrar o tipo de mensagem (p. ex. NEU para o caso de documentos de compra que sero enviados pela primeira vez) para o qual se deseja especificar critrios, tais como hora de transmisso, meio de transmisso, etc.). 3. Selecionar EditarpCombinao de chaves, marcar o nvel em que se deseja criar registros de mensagem e em seguida selecionar Avanar. 4. Entrar os critrios Se os dados sobre a hora de transmisso etc. foram atualizados para o tipo de mensagem no Customizing de Compras, este preestabelecido. Se a mensagem deve ser transmitida por meio de fax, teletex ou telex, e os dados sobre o nmero do fax, telex ou teletex esto disponveis no registro mestre do fornecedor, este predeterminado Se foi selecionado Imprimir ou Fax como o meio de transmisso, possvel entrar o endereo de uma impressora ou o nmero de fax usando Saltar p Meios de comunicao. 5. Gravar os dados.

Foi atualizado o tipo de mensagem NEU para pedidos de compra e entrou-se com Imprimir como meio de transmisso, a impressora xyz como meio de comunicao, e Imediatamente como a hora de transmisso. Quando, em seguida, for gravado um pedido recm-criado, o sistema imediatamente emite a mensagem para este pedido na impressora xyz.

Como modificar critrios de sada


Pr-requisitos
A fila de sada de mensagem deve conter as mensagens.

Procedimento
1. Pode-se executar a tela Mensagens da seguinte forma: Por meio do prprio documento de compra (Cabealho pMensagens) ou Por meio de <Documento de compra>pMensagenspSada de mensagens. Exibir as mensagens. Marcar a mensagem desejada e selecionar Saltar pDetalhes da mensagem. 2. Na tela de sntese, modificar o meio de transmisso ou o parceiro, por exemplo. Se a mensagem deve ser imprimida ou enviada por fax, pode-se modificar o endereo da impressora ou o nmero do fax usando EditarpMeios de comunicao. A hora da transmisso pode ser modificada usando EditarpDados adicionais. Pode-se tambm entrar a hora e a data.

Como reenviar mensagens/modificar mensagens


Utilizao
Pode-se reenviar uma mensagem que j saiu (impressa ou transmitida). Esto disponveis vrias opes, incluindo as seguintes: y Funo "Repetir mensagem" Esta funo usada se deseja imprimir ou transmitir novamente um documento de compra completo que j foi enviado. Observar que o sistema leva em conta na mensagem quaisquer mudanas feitas no documento de compra uma vez que ele foi emitido pela ltima vez isto , o sistema sempre envia o documento no seu status atual. Se desejar que o status antigo fique disponvel, deve-se fazer o arquivamento ptico do documento de compra. (Consultar a documentao Base em SAP ArchiveLink, seo Como arquivar documentos de compra de sada (MM-PUR)). y Modificar mensagem Esta funo usada caso se deseje apenas enviar as modificaes feitas no documento de compra da ltima sada da mensagem. Observar que essas modificaes precisam ser relevantes, para a sada. Do contrrio, embora o sistema v gerar uma mensagem na fila, ela no tem sada pois no existe uma modificao relevante para a impresso. O status da mensagem , portanto, "processado com xito". As modificaes relevantes para a impresso (relevantes para a sada) so modificaes feitas nos campos catalogados na tabela T166C.

Atividades

1. Pode-se executar a tela Mensagens da seguinte forma: Por meio do prprio documento de compra (Cabealho pMensagens) ou Por meio de <Documento de compra>pMensagenspSada de mensagens. Entrar o status de processamento 1 (processado com xito) e exibir as mensagens. Marcar o documento desejado e selecionar Saltar pDetalhes da mensagem. 2. Selecionar EditarpRepetir mensagem ou Mensagem de modificao. O sistema insere a nova mensagem. Se estiver envolvida uma mensagem modificada, o sistema marca o cdigo Modificar 3. Gravar os dados.

4.

Lembretes e cartas de advertncia (reclamaes)

5. Utilizao
6. Se existirem nveis de lembrete especificados no item detalhes de um documento de compra, o sistema capaz de gerar lembretes e cartas de advertncia (reclamaes) automaticamente. 7. Pode-se entrar at trs nveis de lembrete. Por exemplo, os nveis de lembrete 10-20-30 significam que as cartas de advertncia so emitidas 10,20 e 30 dias depois da data de vencimento para apresentao de uma cotao ou para entrega de material pedido. Observar: no sistema SAP o termo "lembretes" freqentemente usado para indicar mensagens emitidas antes da data de vencimento, enquanto que o termo "carta de advertncia" ou " reclamao" comumente signifique uma mensagem de admoestao em termos talvez mais rgidos expedida depois da data de vencimento. No entanto, esta distino no consistente e pode no se aplicar fora do ambiente SAP. O termo correspondente a "carta de reclamao" no componente FI "dunningletter" e refere-se a pagamentos em atraso. 8. Um nmero negativo significa que um lembrete deve ser emitido antes do prazo para apresentao das cotaes ou da data de remessa das mercadorias solicitadas. Por exemplo, se o usurio entrar 5- como o nvel da carta de advertncia, uma carta de advertncia enviada 5 dias antes da data de apresentao da cotao.

9. Pr-requisitos
10. yAs mensagens externas so preparadas no Customizing de Compras. Pode-se tambm trabalhar com opes standard. Para mais informaes, consultar Informaes para a configurao rpida da determinao de mensagens Guia de Implementao (IMG). 11. yRegistros de mensagem devem ser criados por meio da manuteno de dados mestres no menu de Compras. 12. yO documento de compra envolvido deve ser sido transmitido previamente para o fornecedor.

3.

Atividades

14. Primeiramente devem ser geradas as mensagens de todos os documentos de compra para os quais lembretes ou cartas de advertncia necessitam ser expedidas e em seguida, essas mensagens devem ser enviadas.

15. Como gerar uma mensagem


6. 1. Selecionar <Documento de compra>p? Mensagensp? Reclamar e avisar. 17. 2. Entrar os critrios de seleo dos documentos que devem ser verificados no tocante necessidade de emisso de lembretes ou cartas de advertncia. 18. Entrar uma data de referncia. O sistema considera esta data como base para calcular os perodos depois dos quais os lembretes ou reclamaes vencem. 19. Marcar o campo Lista de mensagens no transmitidas para assegurar que essa lista tambm inclui aqueles lembretes e cartas de advertncia que esto na fila de mensagens mas que ainda no foram enviadas. 20. 3. Selecionar Programa pExecutar. 21. possvel ver os documentos com relao aos quais as datas de vencimento esto prximas ou ultrapassaram. 22. 4. Marcar os itens para os quais se deseja gerar lembretes ou cartas de advertncia.Em seguida, selecionar ProcessarpCriar pedido. 23. 5. Gravar as selees.

24. Como enviar lembretes e cartas de advertncia


25. 6. Para enviar o lembrete ou a carta de advertncia selecionar <Documento de compra>pMensagenspSada de mensagens. 26. 7. Entrar os mesmos critrios de seleo da etapa 2 e em seguida executar o programa.

27. 8. Marcar as mensagens a serem enviadas (impressas ou transmitidas) e em seguida selecionarProcessar.

28. Gerao de mensagens: procedimento de sistema


29. O sistema verifica quais documentos requerem que sejam expedidos tendo por base a data de referncia. No processo, tambm se levam em conta as confirmaes (compras). Um pr-requisito que a categoria de confirmao tenha sido marcada como "sujeito a lembrete" (reclamao) no Customizing de Compras. 30. 31. Foram encomendadas 100 toneladas de Ao 1 para 15.05. Foram especificados 10-20-30 como nveis de lembrete (advertncia). O fornecedor confirma que a remessa das 100 toneladas se d em 17.05. Assim, se desejar reclamar este item e entrar 26.05 como data de referncia, o item no proposto para reclamao. No entanto, se entrar 28.05 como data de referncia, ele proposto. 32. No caso das solicitaes de cotaes, o prazo adotado como base para reclamao o da apresentao das cotaes e no o da data de entrega. 33. No caso dos pedidos, tomada como base a data de entrega. 34. No caso de programas de remessas com liberao de documentos, as datas da ltima solicitao SA transmitida so tomadas como base e no as datas mostradas no programa de remessas global atual arquivado no sistema. 35. Consultar tambm: 36. Emitindo Mensagens

Como reclamar a apresentao de confirmaes pendentes


Utilizao
possvel exigir que fornecedor apresente uma confirmao para cada item individual de um documento de compra (pedido, programa de remessas, contrato). Esta funo permite marcar, para fins de reclamao, os documentos de compra para os quais nenhuma confirmao foi ainda recebida.

Pr-requisitos
y As mensagens externas so preparadas no Customizing de Compras. Pode-se tambm trabalhar com opes standard.Para mais informaes, consultar Informaes para a configurao rpida da determinao de mensagens Guia de Implementao (IMG). Registros de mensagem devem ser criados por meio da manuteno de dados mestres no menu de Compras. O cdigo de Confirmao obrigatrio colocado no item relevante do documento de compra. Consultar Confirmaes do ponto de vista de Compras y y O documento de compra envolvido deve ser sido transmitido previamente para o fornecedor. Atividades

Primeiramente devem ser geradas mensagens para todos os documentos de compra para os quais a reclamao de confirmao for necessria e depois enviar dar sada a essas mensagens.

Como gerar uma mensagem


1. Selecionar <Documento de comprap Mensagens p Monitorizar confirmao da ordem 2. Entrar os critrios para marcar os documentos de compra a serem verificados com relao s confirmaes de ordem pendentes. 3. Selecionar Programa pExecutar. possvel ver que os documentos de compra ainda no foram confirmados pelo fornecedor. 4. Marcar os documentos para os quais deseja-se emitir cartas de reclamao de confirmao da ordem. 5. Gravar as selees.

Se o processo de terminao de mensagem est instalado de tal forma que a carta de reclamao de confirmao tenha sada to logo o documento de aplicao seja lanado (hora de transmisso 4) no h necessidade de executar as etapas a seguir.

Como enviar mensagens reclamando apresentao de confirmaes em atraso


1. Para o envio da mensagem, selecionar <Documento de compra>pMensagens pSada de mensagens 2. Entrar os mesmos critrios de seleo da etapa 2 e especificar a mensagem tipo AUFB para as cartas de reclamao de confirmao. 3. Selecionar Programa pExecutar.

Procedimento no sistema
A operao depende de se estar trabalhando com ou sem uma chave de controle de confirmaes. Sem chave de controle de confirmaes O sistema prope um documento de compra para reclamar a confirmao se: y y O fornecedor ainda no a remeteu (no caso pedidos somente) e No existe um nmero de confirmao (no caso de pedidos e contratos bsicos).

Com chave de controle de confirmaes O sistema prope uma ordem de compra para reclamar a confirmao se: y y O fornecedor ainda no a remeteu e A quantidade confirmada menor do que a quantidade pedida.

O sistema leva em conta o perodo de monitorizao que foi definido no Customizing para Compra Confirmaes p Definir controle de confirmao pSeqncia das confirmaes O sistema prope acordos bsicos para reclamar a confirmao caso nenhum n. de confirmao tenha sido entrado. Consultar tambm: Emitindo Mensagens

Layout de documentos de compras


Utilizao
Esta seo descreve como os documentos de compras so editados para fins de comunicao(ou seja, envio como mensagens). Aborda, especificamente: y y As funes bsicas do formulrio de compras (formulrio) e O posicionamento do texto e dados em um documento de compra

Nesta seo, supe-se que haja um conhecimento bsico sobre os formulrios do SAPscript. (Observar modificao de terminologia: antes que o "formulrio" de liberao 4.0 seja remetido para a rea BC como "formulrio" Para obter mais informaes sobre esse tpico, consultar documentao Base em SAPscript, seo Como imprimir textos usando formulrios.

Conjunto de funes
O que um Formulrio?

Em SAP Script, um formulrio um mecanismo para a definio do formato e contedo de documentos. O formulrio determina qual a informao que deve ser impressa e onde deve ser impressa num documento de compra que vai ser enviado como fax, mensagem EDI, etc, ou cpia impressa. Assim, ele similar a um formulrio em papel, que determina onde a informao necessria deve ser escrita. Os elementos a seguir num formulrio controlam o processo de formatao: Pgina Determina o layout de cada pgina de um documento. Cada pgina consiste em uma ou mais janelas. Janela de pgina Define uma rea de informao em uma pgina. Por exemplo, o endereo do fornecedor uma janela de pgina. Elementos de texto Determina o contedo de uma janela de pgina. Os elementos de texto podem conter texto ou referncias do texto (ou seja, instrues de INCLUDE).Os elementos de texto podem tambm conter referncias ao programa de impresso de compras que fornece as informaes a serem impressas em uma determinada janela de pgina de um documento impresso (por exemplo, a quantidade do pedido, o preo, o nmero do material). Formatos de pargrafo Define a preparao para impresso e, uma janela de pgina como, tal como o tipo de fonte a ser usada e o nvel de recuo.

Informaes gerais sobre o formul rio de compra


No sistema standard o formulrio de compra chama-se "MEDRUCK". MEDRUK um formulrio com mltiplos objetivos que controla a sada de solicitaes de cotao, pedidos, contratos bsicos, calendrios, cartas de advertncia/reclamao e comunicaes de recusa. A parte superior de todo formulrio deve, normalmente, ter uma estrutura uniforme. Isso significa que um pedido, uma solicitao de cotao, uma ordem do cliente ou uma fatura da sociedade, por exemplo, deve ter sempre o logotipo da sociedade no mesmo ponto. Para isso, as mesmas janelas so usadas em todos os formulrios (por exemplo, o cabealho de carta e - onde se aplicar - o logotipo da sociedade se localizam na janela CABEALHO, enquanto o nmero do pedido e a "Referncia do usurio" se localizam na janela INFO).

Formatos de pgina e janelas de pgina


O formulrio de compras oferece dois formatos de pgina: PRIMEIROe PRXIMO.O formato de pgina PRIMEIRO define o formato da primeira pgina impressa (por exemplo, as informaes de cabealho que sero impressas no incio do documento). O formato de pgina PRXIMOdefine o formato de todas as pginas seguintes.

O programa de impresso de compras sreconhece os nomes das janelas de pgina do formulrio standard. Portanto, se for modificado o formulrio standard, devem ser usados os nomes das janelas de pgina.

A janela

PRINCIPAL

A janela da pgina PRINCIPAL controla a impresso dos itens, incluindo quantidades, preos, solicitaes de remessa, etc. Portanto ela a janela de pgina mais complexa do formulrio. Os elementos de texto de PRINCIPALespecificam como os documentos de compra sero impressos. Dessas especificaes, o sistema determina o seguinte: y y A posio de impresso dos campos do banco de dados (por exemplo, a quantidade de ordens, o nmero do material, etc.) Quais textos devem ser impressos na pgina relevante (o cabealho do item, por exemplo)

Os elementos de texto que se referem aos campos do banco de dados, por meio dos quais o ttulo (por exemplo, "Pedido") e o tipo de documento (por exemplo, "documento de modificao") so determinados. O texto desses campos atualizado no Customizing.

Todos os elementos de texto possuem a chave de pargrafo /E. As linhas depois de cada chave /E contm as informaes a serem impressas em cada elemento de texto. Por exemplo, o elemento de texto ITEM_HEADER_F descreve os cabealhos de coluna dos itens a serem impressos em um pedido. Todas as chaves de texto devem conter ao menos uma linha de texto, mesmo que essa linha seja uma linha de comentrio (ou seja, formato de pargrafo /*).

possvel modificar o contedo de um elemento de texto. No entanto, o nome do elemento de texto nodeve ser modificado no formulrio, caso contrrio o programa de impresso no capaz de encontrar o texto.

Atividades
Como modificar o formulrio de compra
Esta seo descreve como adaptar a sada dos documentos de compras s necessidades por meio da modificao do formulrio standard MEDRUCK.

Pr-requisitos
Antes de se fazer modificaes no formulrio standard, deve-se considerar:

Modificar o formulrio existente ou criar um novo?


possvel modificar o formulrio standard ou criar um novo por meio da cpia do standard. Ao modificar o formulrio standard, deve-se primeiro criar um nmero de correo, pois modificar o formulrio standard significa uma alterao personalizada. Da o sistema atualiza tanto a verso modificada quanto a verso de formulrio do SAP. Se for criado um novo formulrio, ele deve ser atribudo ao tipo de mensagem apropriado (pedido, comunicao de recusa, etc.) para que o sistema possa usar o formulrio para impresso.

recomendado que se crie sempre o prprio formulrio. Isso facilita a distino entre os formulrios personalizados e os formulrios standard fornecidos pelo SAP.

Tipo de documento
O formulrio standard contm os formatos para todosos documentos de compras a serem emitidos na forma de mensagens. Ainda existe a opo de criar os prprios formulrios para tipos de mensagem individuais (por exemplo, para produzir contratos bsicos e pedidos em documentos diferentes). Se forem necessrios formulrios separados, deve-se cri-los primeiro e em seguida atribu-os aos tipos de mensagem apropriados.

Layout para documentos de compras


Antes de modificar um formulrio j existente ou criar um novo, deve-se considerar criteriosamente que informaes devem ser includas no formulrio. Deve-se programar o layout por meio da estrutura de janela de pgina do formulrio standard definido como um guia.

A posio exata das informaes no documento deve ser medida. possvel posicionar as informaes com o uso de vrias unidades de medidas (caracteres e linhas, centmetros, etc.). Se o formulrio usar tamanhos de tipos variados e fontes proporcionais como a Times Roman ou Helvetica com freqncia, as fontes devem ser posicionadas usando uma unidade de medida absoluta (ou seja, uma que no seja caracter ou linha). Deve-se verificar tambm se o formato de pgina da impressora corresponde ao do formulrio (por exemplo, papel A4 ou carta).

Nomes de campos
Tambm necessrio identificar os nomes dos campos dos dados que se deseja incluir no documento.

Como criar formulrios para documentos de compras


1. No menu do sistema, selecionar Ferramentas pSAPscriptpFormulrio 2. Entrar o nome do formulrio a ser criado. Selecionar Formulrio pCriar. 3. Entrar os detalhes de transporte/correo na caixa de dilogo que aparece. O cabealho do formulrio aparece. Verificar as informaes do cabealho, por exemplo, o formato e a orientao da pgina. 4. Para copiar o formulrio standard, selecionar Formulrio pAceitar, entrar o nome do formulrio standard (MEDRUCK) e pressionar ENTER. O formulrio standard aceito como novo formulrio 5. Efetuar quaisquer modificaes necessrias no formulrio. Consultar exemplo abaixo para obter mais dicas sobre a realizao de modificaes. 6. Selecionar Formulrio pAtivar o formulrio com as mudanas feitas. 7. Se tiver criado um novo formulrio, necessrio atribu-lo ao tipo de mensagem apropriado. (Para obter informaes adicionais, consultar a seo "Atribuir Formulrios"):

Se o formulrio standard foi modificado e estiver em uso no momento para documentos de compras, o formulrio no precisa ser atribudo.

Como atribuir formulrios


Aps adaptar formulrios, necessrio atribu-los ao tipo de mensagem relevante. Isto feito no Customizing em Mensagens pFormulrios para mensagens pAtribuir formulrio e programa de sada para <Documento de Compra>

S-ar putea să vă placă și