Sunteți pe pagina 1din 16

SOCIEDADE TECNOLOGIA CINCIA DR1-COMUNICAO RDIO

O TELEMVEL

Curso EFA Informtica Aluno n4 Antnio Manuel Leito Pedrosa

NDICE
I-Sociedade 2-Introduo 2-Breve histria sobre o telemvel 3-Telemveis do futuro II-Tecnologia 4-Acessrios 5-Principais teclas e cmara de vdeo 5-Componentes 6-Mensagens 6-Contactos 6-Registos de chamada 7-Definies 7-Internete 7-Galeria 8-Mdia 8-Organizador 8-Aplicaes 9-Especificaes III-Cincia Ondas electromagnticas 9-Introduo 10-Ondas de rdio 11-Ondas de rdio propriamente ditas 11-Ondas de TV 12-Microondas 13-Luz visvel 14-Raio X 15-Raios Gama

Sociedade

Introduo O objecto que mais mudou os nossos hbitos sociais neste sculo no o computador, nem a televiso, o telemvel. Uma das primeiras coisas que fazemos todos os dias ao levantar, pegar no nosso telemvel. Para onde vamos, tambm nos acompanha. J faz parte do nosso dia-dia. Sem ele, parece que falta um pouco de ns.

Breve Histria Sobre o Telemvel Comunicar, uma necessidade essencial do ser humano bem como de outros seres. Desde os primrdios da sua existncia que o homem sempre procurou e desenvolveu formas e meios de comunicao de acordo com a satisfao das suas necessidades. Em 1854 Antnio Meucci, italiano, ligou um dispositivo de comunicao por fios entre o quarto de dormir no segundo andar de sua casa e o seu laboratrio na cave para poder falar com a sua esposa acamada com reumatismo. Em 1876 Alexandre Graham Bell patenteou o telefone. Em 1942 foi patenteado o sistema que constituiu o fundamento da tecnologia das comunicaes mveis. Em 1947 investigadores da Bell Laboratories teorizaram um mtodo atravs do qual pequenas torres - ou clulas - captariam sucessivamente o sinal mvel conforme a localizao do utilizador, deixando a anterior livre para uma nova retransmisso. Porm, a tecnologia da poca no viabilizou este conceito inovador. A autorizao para frequncias especficas de rdio para comunicao mvel era bastante reduzida, permitindo apenas um nmero muito baixo de comunicaes em simultneo para uma dada zona. Em 1968 grandes companhias americanas, como AT&T e Bell Labs, propuseram o sistema que prevaleceu, do uso de vrias torres que atenderiam os utilizadores de pequenas reas. Quando os utilizadores se deslocassem de uma regio para outra, o sinal era provido por outra torre mais prxima. A que realmente se iniciou a expanso do uso do servio de telefone mvel celular.

Em 1973 a 3 de Abril Dr. Martin Cooper, investigador da Motorola, efectua a primeira chamada mvel. Em passeio pelas ruas de Nova Iorque, Cooper utilizou um prottipo de telemvel que, dez anos depois, viria a dar origem ao primeiro modelo destinado ao grande pblico: o DynaTAC 8000X, com o preo de 4000 dlares e com um peso de quase 1 kg. Em 1977 o servio foi testado com um pblico de 2000 pessoas em Chicago. Logo em seguida uma empresa japonesa comeou a testar os mesmos servios no Japo. Em 1983, em Chicago iniciou-se mesmo o uso comercial, quando a empresa Ameritech disponibilizou o servio comercialmente. Em 1991 devido ao congestionamento de frequncias, forou a indstria a estudar alternativas tecnolgicas. Surgindo a tecnologia TDMA Interim Standard 54. Outras tecnologias se impuseram, como a TDMA IS-136, a CDMA IS-95 e a GSM, esta ltima adoptada como padro da Unio Europeia, ao passo que as duas primeiras so ainda as mais usadas pelos americanos. Em 1992 foi enviada a primeira SMS. Em 1997 segue-se a comercializao de telemveis com cmara fotogrfica. Em 1999 o acesso Internet mvel fica disponvel. Em 2001 entra em funcionamento a rede 3G. E j se avizinha a rede 4G para muito em breve.
h t tp://sirius-efasec.blogs.sapo.pt

Telemveis do futuro A Samsung e Sprint j pensam no futuro do nosso planeta. Ambas as empresas pensam fabricar telemveis biodegradveis com materiais reciclveis e ainda 40% de derivados de milho e de soja. Tambm num futuro prximo os telemveis vo evoluir, tanto em funcionalidades, como em aspecto.

Alguns Exemplos: Monitorizao do nosso corpo em tempo real, enviando automaticamente um pedido de socorro para o 112, com todas as informaes. Local, nome, tipo de sangue e situao mdica em que se encontra.
3

Tambm servir para monitorizar todos os nossos bens, no caso de estarmos ausentes. Poder ser de grande ajuda, no caso da traduo de uma conversa em tempo real entre pessoas com diferentes idiomas. Penso tambm que com a nano electrnica, se possa vir a fazer implantes dos mesmos para espionagem etc.

**

Tecnologia

Acessrios

Bateria

Carregador

Auricular

Cabo usb

Auricular Bluetooth

Carteira

Carto de memria

Principais teclas e cmara de vdeo

Mini cmara para videochamada.


Tecla de volume, permite diminuir ou aumentar o volume.

Tecla de chamar e atender chamadas, permite tambm aceder ao registo de chamadas.

Tecla de terminar e rejeitar uma chamada.

Componentes

Mensagens; Contactos; Registo de Chamadas; Definies; Internet; Galeria; Mdia; Organizador; Aplicaes.

Mensagens

Criar mensagens de texto, correio electrnico, instantneas, voz, vdeo. Caixa de entrada; Caixa de sada; Itens enviados; Itens gravados; Rascunhos. Relatrio de entrega; Apagar mensagens; Definies de mensagens.

Contactos

Lista de nomes; Definies; Grupos; Marcaes Rpidas.

Apagar contactos; Mover contactos; Copiar contactos;

Registo de chamadas

No atendidas; Recebidas; Nmeros marcados. Destinatrios; Apagar registo; Contador de dados; Temporizador; Registo de mensagens.
6

Definies

Perfis; Temas; Tons; Visor.

Data e hora; Atalhos; Sincronizao e cpia de segurana; Conectividade; Chamadas. Acessrios; Configurao; Segurana.

Internet

Navegar na internet; Download de imagens, toques, jogos, etc.

Galeria Imagens; Clips de vdeo; Ficheiros de msica; Ficheiros recebidos; Temas; Grficos; Tons; Gravaes

Mdia

Cmara; Vdeo; Leitor de msica; Rdio; Gravador; Equalizador; Alargamento estreo;

Organizador

Relgio alarme; Agenda; Lista de tarefas; Calculadora; Temporizador; Cronmetro;

Aplicaes

Jogos e aplicaes Java;

Especificaes

Medidas: Volume; Peso; Dimenses;

Autonomia: Tipo de bateria; Capacidade Tempo em conversao Tempo em standby

Conectividade: Tecnologia usada; Interfaces de carregamento;

Memria: Memria em Mb;

Ecr: Tipo de Ecr; Resoluo do ecr; Nmero de cores;

***

Cincia
Ondas Electromagnticas
INT RODUO

importante tomarmos conscincia de como estamos imersos em ondas electromagnticas. Iniciando pelo Sol, a maior e mais importante fonte para os seres terrestres, cuja vida depende do calor e da luz recebidos atravs de ondas electromagnticas. Alm de outras, recebemos tambm: a radiao electromagntica emitida, por tomos de hidrognio neutro que povoam o espao interestelar da nossa galxia; as emisses na faixa de radiofrequncias dos "quasares" (objectos pticos que se encontram a enormes distncias de ns, muito alm de nossa galxia, e que produzem enorme quantidade de energia); pulsos intensos de radiao dos "pulsares" (estrelas pequenas cuja densidade mdia em torno de 10 trilies de vezes a densidade mdia do Sol).
9

Essas radiaes so to importantes que deram origem a uma nova cincia, a Radioastronomia, que se preocupa em captar e analisar essas informaes obtidas do espao atravs de ondas. H ainda as fontes terrestres de radiao electromagntica: as estaes de rdio e de TV, o sistema de telecomunicaes base de microondas, lmpadas artificiais, corpos aquecidos e muitas outras.

Ondas de Rdio "Ondas de rdio" a denominao dada s ondas desde frequncias muito pequenas, at 1012 Hz , acima da qual esto os raios infravermelhos. As ondas de rdio so geradas por osciladores electrnicos instalados geralmente em um lugar alto, para atingir uma maior regio. Logo o nome

10

"ondas de rdio" inclui as microondas, as ondas de TV, as ondas curtas, as ondas longas e as prprias bandas de AM e FM. Ondas de rdio propriamente ditas As ondas de rdio propriamente ditas, tm comprimento de onda grande, o que permite que elas sejam reflectidas pelas camadas ionizadas da atmosfera superior (ionosfera).

Estas ondas, alm disso, tm a capacidade de contornar obstculos como rvores, edifcios, de modo que relativamente fcil capt-las num aparelho rdio receptor. Ondas de TV As emisses de TV so feitas a partir de 5x107 Hz (50 MHz). costume classificar as ondas de TV em bandas de frequncia (faixa de frequncia), que so:

VHF : very high frequency (54 MHz 216 MHZ canal 2 13) UHF : ultra-high frequency (470 MHz 890 MHz canal 14 83) SHF : super-high frequency EHF : extremely high frequency VHFI : veri high frequency indeed

As ondas de TV no so reflectidas pela ionosfera, de modo que para estas ondas serem captadas a distncias superiores a 75 Km necessrio o uso de estaes repetidoras.
11

Microondas Microondas correspondem faixa de mais alta frequncia produzida por osciladores electrnicos. Frequncias mais altas que as microondas s as produzidas por oscilaes moleculares e atmicas. As microondas so muito utilizadas em telecomunicaes. As ligaes de telefone e programas de TV recebidos "via satlite" de outros pases so feitas com o emprego de microondas.

As microondas tambm podem ser utilizadas para funcionamento de um radar. Uma fonte emite uma radiao que atinge um objecto e volta para o
12

ponto onde a onda foi emitida. De acordo com a direco em que a radiao volta pode ser descoberta a localizao do objecto que reflectiu a onda.

Luz visvel Note que nosso olho s tem condies de perceber frequncias que vo de 4,3x1014 Hz a 7x1014 , faixa indicada pelo espectro como luz visvel. Nosso olho percebe a frequncia de 4,3x1014 como a cor vermelha. Frequncias abaixo desta no so visveis e so chamados de raios infravermelhos , que tm algumas aplicaes prticas. A frequncia de 7x1014 vista pelo olho como cor violeta. Frequncias acima desta tambm no so visveis e recebem o nome de raios ultravioleta. Tm tambm algumas aplicaes. A faixa correspondente luz visvel pode ser subdividida de acordo com o espectro a seguir.

13

Raios X Os raios X foram descobertos, em 1895, pelo fsico alemo Wilhelm Rntgen. Os raios X tm frequncia alta e possuem muita energia. So capazes de atravessar muitas substncias embora sejam detidos por outras, principalmente pelo chumbo. Esses raios so produzidos sempre que um feixe de electres dotados de energia incide sobre um obstculo material. A energia cintica do feixe incidente parcialmente transformada em energia electromagntica, dando origem aos raios X. Os raios X so capazes de impressionar uma chapa fotogrfica e so muito utilizados em radiografias, j que conseguem atravessar a pele e os msculos da pessoa, mas so retidos pelos ossos.

Os raios X so tambm bastante utilizados no tratamento de doenas como o cancro. Tm ainda outras aplicaes: na pesquisa da estrutura da matria, em Qumica, em Mineralogia e outros ramos.

14

Raios Gama As ondas electromagnticas com frequncia acima da dos raios X recebe o nome de raios gama (g ). Os raios g so produzidos por desintegrao natural ou artificial de elementos radioactivos.

Um material radioactivo pode emitir raios gama durante muito tempo, at atingir uma forma mais estvel. Raios g de alta energia podem ser observados tambm nos raios csmicos que atingem a alta atmosfera terrestre em grande quantidade por segundo. Os raios g podem causar graves danos s clulas, de modo que os cientistas que trabalham em laboratrio de radiao devem desenvolver mtodos especiais de deteco e proteco contra doses excessivas desses raios.
h t tp://www.algosobre.com.br/fisica/ondas-eletromagneticas.html

15

S-ar putea să vă placă și