Sunteți pe pagina 1din 2

Apostila elaborada por Adolfo C F Mendona Jr (Santos-SP) Contato para dvidas, aulas, etc e-mail: Adolfo@iron.com.br MSN: adolfomendonca@hotmail.

com ICQ: 8470121

Acordes Abertos e suas Inverses


J sabemos que os acordes podem ter suas notas dispostas fora da seqncia natural (por exemplo: 3 5 T ao invs de T 3 5), afim de facilitar a execuo e fornecer mais possibilidades meldicas ao bloco de notas executado. Alm disso, possvel tambm abrir o acorde, fazendo com que a seqncia de notas tenha um espao no meio. Por exemplo, uma trade fechada poderia ser executada com trs possibilidades de seqncias de notas: T 3 5 3 5 T 5 3 T. Mesmo em posies diferentes, as notas sempre obedecem a uma mesma seqncia. Se ao invs de T 3 5 utilizarmos T 5 3, teremos um acorde aberto. O normal seria que a tera estivesse antes da quinta e ao invs disso temos um espao. Nesse caso, temos ainda outro espao entre a quinta e a tera. O espaamento maior entre as teclas far com que o msico se veja quase sempre forado a utilizar as duas mos para executar o acorde. Geralmente a abertura usada para acordes com 4 notas ou mais. Esse tipo de acorde, quando fechado, geralmente tem um som bastante tenso. O afastamento entre as notas faz com que os acordes de 4 notas (ttrades) ou mais notas tenha um som mais ntido. Quanto mais espaamentos (ausncia de nota onde num acorde fechado existiria uma nota) forem usados entre os intervalos, mais aberto o acorde fica. Exemplos de algumas formas: Cmaj 7 C G E B (3 espaamentos) C G B E (2 espaamentos) G6 G D B E (3 espaamentos) G E B D (2 espaamentos) Os acordes abertos tambm possibilitam um dos recursos mais importantes para enriquecer a harmonia: retirar notas da trade e adicionar outras notas do campo harmnico.
Para evitar que a apostila seja pirateada, me comunique por email toda vez que a apostila for copiada para outra pessoa (dizendo o email dessa pessoa) para evitar que ela seja pirateada. Obrigado e bom uso!

Apostila elaborada por Adolfo C F Mendona Jr (Santos-SP) Contato para dvidas, aulas, etc e-mail: Adolfo@iron.com.br MSN: adolfomendonca@hotmail.com ICQ: 8470121

Exemplos de algumas das formas de como esse recurso pode ser utilizado: Cmaj7/9 C G B D ausncia da Tera maior F7/9+ - F A Eb Ab ausncia da Quinta Justa C6/9 E G A D ausncia da Tnica Inverso dos Acordes Abertos Assim como os acordes fechados, os acordes abertos tambm podem ser invertidos, o que faz com que cada acorde tenha dezenas de formas diferentes de ser reproduzido. Cabe ao msico conhecer muito bem a sonoridade que cada uma das diferentes disposies das notas vai fornecer. No existe a melhor forma de fazer um acorde, mas cada forma faz com que o acorde tenha uma sonoridade. Conhecer bem a sonoridade dos acordes abertos, fechados e suas inmeras possibilidades de inverses uma ferramenta fantstica para um msico de bom gosto. Abaixo seguem alguns exemplos de como os acordes so geralmente apresentados numa cifra e como podem ser interpretados pelo msico. Exemplos:
Fm7 F Ab C Eb (fechado em posio fundamental) Ab C Eb F (fechado na 1a Inverso) Ab Eb F C (aberto, se iniciando na 3a, com dois espaamentos) Ab Eb F D (igual ao anterior, sem 5a, adicionando 6a / l-se Fm6/7) Db7 Db F Ab B (fechado em posio fundamental) B Db F Ab (fechado na 3a Inverso) B F Db Ab (aberto, se iniciando na 7a, com trs espaamentos) B F Db Bb (igual ao anterior, sem 5a, adicionando 6a / l-se Db6/7)

Para evitar que a apostila seja pirateada, me comunique por email toda vez que a apostila for copiada para outra pessoa (dizendo o email dessa pessoa) para evitar que ela seja pirateada. Obrigado e bom uso!

S-ar putea să vă placă și