Sunteți pe pagina 1din 7

Por que o computador s vezes reinicia sozinho?

Os erros so muitos e as solues nem sempre so fceis, mas identificar o problema pode ser uma tarefa mais fcil se voc seguir nossas dicas com ateno. No importa se voc utiliza o Linux, o Windows ou o Mac OS. Todos os sistemas operacionais esto sujeitos a erros. Assim tambm ocorre com os componentes de hardware, os quais podem apresentar defeitos ou mau funcionamento da noite para o dia. Acontece que nem sempre um problema gera a queima do componente, assim como nem todas as falhas vo danificar o sistema. Geralmente os computadores vm configurados para tentar reparar um dano e evitar outros atravs de uma reinicializao. E neste quadro que voc se encaixa, afinal, bem provvel que voc j tenha sido uma vtima dos resets aleatrios que no aparentam ter causas justificadas. Para quem j est angustiado com esses problemas de reinicializaes infinitas, vamos explicar as principais causas e ajudar com algumas solues. As reinicializaes podem acontecer a qualquer momento, todavia, analisando o momento em que o PC reinicia, possvel filtrar as possveis causas do problema. Sendo assim, separamos nosso artigo em trs diferentes situaes, as quais voc acompanha logo abaixo junto com as possveis solues. Importante: neste artigo abordamos dicas para o Windows e hardware em geral.

Durante a inicializao do sistema ou do PC


Em teoria, o pior problema que pode acontecer no seu computador a reinicializao automtica antes do carregamento do sistema operacional no cogitamos aqui a possibilidade de ele nem sequer ligar, pois isto seria bem mais complexo de solucionar.

Problemas de hardware
Caso voc esteja passando por este tipo de situao, deve analisar se voc realizou a instalao de algum componente recentemente. Ao adicionar um novo item de hardware, importante verificar se ele est devidamente encaixado (algumas placas-me possuem travas, as quais devem trocar de posio quando a placa instalada). Alm disso, voc precisa averiguar se a placa-me est limpa, pois se houver poeira no slot, o novo item de hardware pode no ter total contato com a placa. Tambm importante verificar se o novo componente no necessita de energia extra, porque se for o caso, ele pode

exigir energia excessiva da placa-me, a qual vai mostrar que h um problema atravs da reinicializao automtica. Para quem no instalou novas placas no PC, preciso partir para testes mais rigorosos com os componentes que j estavam presentes no computador. Normalmente, os problemas so mais comuns no disco rgido ou na memria. Portanto, verifique se a BIOS do seu computador est detectando corretamente o HD e a quantidade de memria instalada. Detalhe: se o seu computador reiniciou e repentinamente comeou a apitar, pode significar que a memria RAM est com problema. Confira no manual da sua placa-me se o som emitido referente a este problema ou outro defeito. Caso seu disco no tenha sido detectado ou se a quantidade de memria estiver errada, abra o gabinete e verifique se os cabos do disco esto devidamente conectados e se os mdulos de memria esto bem encaixados. Depois de analisar a conexo do cabo do HD, tente utilizar outro cabo, para verificar se no este o problema. No caso dos mdulos de memria, pode ser interessante tentar troc-las de slot. Ateno: aps testar a memria em outro slot e verificar que o erro persistiu, retorne os mdulos para os slots iniciais, pois se sua placa suporta configuraes dual ou triple channel, melhor que a memria esteja instalada nos slots corretos para voc obter o mais alto desempenho. Nota: voc ainda pode testar seu HD em outro PC, para verificar se ele est sendo detectado e operando normalmente. Havendo esta possibilidade, aproveite para tentar iniciar o Windows. Caso ele carregue normalmente, significa que o sistema pode estar em conflito com algum componente de hardware. No recomendado testar a memria RAM em outra mquina, pois, se ela estiver danificada, pode estragar o computador.

Um teste de memria seguro


Algumas fabricantes, como a HP, enviam softwares de diagnsticos para serem utilizados sem a necessidade de um sistema operacional. Estes aplicativos podem ser acessados logo na primeira tela que aparece ao ligar o PC e geralmente so acessveis com uma tecla-chave, que pode ser Esc, F10 ou uma das outras teclas funes. Se a sua mquina contar com um programa do gnero, execute-o e aguarde para saber se no existem problemas crticos. Os usurios que montaram o prprio computador ou compraram em alguma loja de informtica tambm podem executar testes de diagnstico para a memria. Evidentemente, como o Windows no est inicializando, voc pode aproveitar o famoso Ubuntu para efetuar esta anlise. Veja como: 1. Baixe a verso mais recente do Ubuntu e grave-a num DVD; 2. Configure a BIOS para seu computador inicializar a partir da unidade tica; 3. Na tela de opes do Ubuntu voc deve selecionar Teste de Memria ou Memory Test; 1. Siga as instrues e aguarde at que o teste seja concludo; 2. Caso algum erro seja apresentado, significa que um dos mdulos de memria pode ter um defeito fsico ou interno. Neste caso aconselha-se a substituio do componente. Nota: o disco do Windows Vista e do Windows 7 tambm possuem ferramentas para

diagnosticar a memria RAM. Para acessar este aplicativo basta inserir o CD e escolher o item "Reparar o sistema".

Problemas do sistema
As solues na parte de hardware no deram certo? Ento pode ser que o problema seja no seu Windows. Para comear a analisar os problemas, voc dever averiguar se existe a possibilidade de inicializar atravs do modo de segurana. O procedimento simples: 1. Aps ligar o computador, fique atento quando a tela de introduo (que geralmente exibe uma logo ou informaes sobre o PC) sumir. Logo aps, pressione a tecla F8; 2. Algumas opes devem aparecer na tela. Selecione o item Iniciar o Modo de Segurana com Rede para carregar o Windows com a menor quantidade de recursos possvel; 3. Caso o Windows inicialize, voc dever seguir os passos indicados no nmero 6, do contrrio, continue realizando os itens a seguir; 4. Como o Windows no carregou no Modo de Segurana, voc deve tentar o item ltimas Configuraes Vlidas e Modo de Depurao; 5. Se o Windows iniciou corretamente, siga as instrues abaixo, do contrrio, pule para o tpico Problemas de formatao; 6. 7. Aps executar o Windows no Modo de Segurana, tente reiniciar o computador para averiguar se o problema foi corrigido. Caso no tenha sido, acesse novamente o Modo de Segurana e execute os seguintes passos: 8. Clique com o boto direito sobre o cone Computador e escolha Propriedades; 9. No lado esquerdo da janela aberta h o item Configuraes Avanadas do Sistema. Clique nele para abrir a janela com as Propriedades do Sistema; 10. Certifique-se de estar na aba Avanado e ento clique no boto Configuraes... na seo Inicializao e Recuperao; 11. Desmarque a caixa Reiniciar Automaticamente. Isto deve solucionar o problema de reinicializao, entretanto no significa que seu computador vai funcionar normalmente. Pode ser que o Windows agora apresente uma tela de erro com um cdigo alfanumrico. Se isto acontecer, voc pode aproveitar o erro fornecido pelo sistema para pesquisar qual problema est impedindo a inicializao do sistema. Vale salientar que os passos acima no garantem que seu computador esteja livre de reinicializaes aleatrias. Pode acontecer de que a prpria BIOS esteja ativando o reset, de modo que voc ter de pesquisar se outros usurios j tiveram problema semelhante com a placa-me em questo.

Problemas de formatao
Se voc chegou a esta etapa, significa que o problema de reinicializao no seu computador est relacionado a alguma partio do disco rgido. Note que voc eliminou boa parte dos erros ligados diretamente parte de hardware e tambm tentou, de muitas maneiras, carregar o sistema operacional com modos alternativos.

Como nada solucionou, conclui-se que o erro do seu computador est ligado a algum problema de formatao ou de falta de arquivos crticos para a inicializao do Windows. Para solucionar as reinicializaes constantes voc tem duas opes. A primeira tentar restaurar o sistema operacional com o disco de instalao. A segunda efetuar um backup (seja usando outro sistema para gravar os dados em uma mdia externa ou instalando seu HD em outro PC) dos documentos principais para poder formatar a mquina.

Durante uso normal


Uma parte considervel das reinicializaes aleatrias no so to aleatrias. Em geral, elas ocorrem no dia a dia e quase sempre esto relacionadas a problemas ocasionados pelo prprio usurio.

Unidades externas
A utilizao de um mesmo dispositivo externo (como um pendrive ou um HD removvel) em diversos computadores pode acarretar na transmisso de vrus e de outras pragas que no so agradveis. Para certificar-se de que suas unidades de armazenamento portteis esto sempre limpas importante efetuar verificaes com softwares de segurana confiveis. Evidentemente, esta dica vlida at para usurios que no esto enfrentando problemas com reinicializaes aleatrias, mas caso voc seja uma vtima do reset automtico do Windows, deve ficar ainda mais ligado. Vale salientar, no entanto, que s conectar um pendrive na porta USB no deve gerar problemas, mas ao executar algum vrus seu PC estar sujeito a pragas diversas. Sabemos que existem casos em que os vrus se espalham com a funo autorun, no necessitando de nenhuma ao por parte do usurio. Assim como tambm possvel que o Windows no chegue nem a ler o pendrive e um reboot j seja ativado. Por que ocorre isso? Quando o problema no um vrus presente em algum arquivo da unidade externa e tambm no na Reproduo Automtica deste dispositivo, o defeito pode estar na porta USB. Como assim? A porta USB no simplesmente um buraquinho onde vai encaixado um negcio que passa seus arquivos. Tanto a porta USB quanto o conector USB (do dispositivo em questo) possuem contatos eltricos, os quais transmitem energia e dados. Sendo assim, quando algum problema fsico existe na conexo USB, o computador reinicializado instantaneamente, pois a mquina preparada para evitar curtos-circuitos que podem acarretar em danos mais srios.

Mais problemas no disco rgido


O sistema operacional estar carregando normalmente no significa que sua unidade de armazenamento principal est 100%. Inclusive, com o uso constante do PC normal que o HD apresente desgastes diversos, pois ele uma das poucas partes mecnicas do computador. Sendo assim, pode acontecer de o disco rgido ter sofrido algum dano em determinada regio,

o que torna os dados inacessveis ao sistema operacional. E isto pode acarretar em uma atividade j esperada: a reinicializao. Corrigir problemas fsicos do HD no possvel, todavia, existe a possibilidade de vasculhar por erros nos dados. O prprio Windows possui uma ferramenta (a famosa Verificao de Erros) para realizar este reparo e geralmente no necessrio um software avanado. Confira como realizar o procedimento no Windows 7: 1. Acesse o item Meu Computador; 2. Clique com o boto direito sobre a unidade em que deseja buscar por problemas e escolha Propriedades; 1. V para a aba Ferramentas e clique em Verificar Agora; 1. Marque as opes Corrigir erros de sistema de arquivos automaticamente e Buscar por setores defeituosos e tentar recuper-los; 1. Clique em Iniciar e aguarde at que o processo seja concludo.

Programas ou drivers corrompidos


Caso o seu disco rgido no tenha apresentado falhas, voc deve comear a suspeitar dos softwares que tem utilizado. Apesar de o Windows no costumar abrir arquivos corrompidos, pode acontecer de que algum aplicativo possa ser executado normalmente e, quando alguma dependncia seja aberta, um erro inesperado acontea. Assim tambm ocorre com drivers corrompidos, os quais nem sempre apresentam problemas crticos. Acontece que se o sistema tenta utilizar alguma funo de um determinado componente e o driver correspondente apresenta algum defeito, o sistema pode reinicializar o computador por presumir que o problema seja no item de hardware. Para solucionar o problema com drivers corrompidos, uma reinstalao deve ser suficiente. Claro que voc teria de saber qual componente est com o software corrompido e, como nem sempre isso simples de descobrir, a reinstalao de todos os drivers recomendada. Voc tambm pode utilizar um programa de diagnstico. Confira nosso artigo sobre aplicativos que buscam por drivers atualizados.

Erros no registro e nos arquivos do sistema


Como estamos analisando possveis erros do sistema, no poderamos deixar de pensar no registro e nas bibliotecas do Windows. Com a instalao e desinstalao de diversos aplicativos comum que o registro do sistema sofra diversas alteraes. E justamente em decorrncia disto que aparecem problemas, os quais acarretam na instabilidade do sistema. Para restaurar o estado padro do registro e solucionar problemas referentes s DLLs (as famosas bibliotecas do Windows) recomendvel restaurar o sistema. Os usurios que sempre seguem a dica do Baixaki de criar pontos de restaurao no devem ter problemas para realizar esta etapa.

J quem no costuma salvar o estado do registro antes de instalar novos softwares ter de apelar para uma restaurao automtica. A realizao deste procedimento simples, sendo preciso apenas acessar o item Restaurao do Sistema, presente no Menu Iniciar, dentro da pasta Acessrios, na subpasta Ferramentas do Sistema. Depois basta seguir as instrues fornecidas para tentar corrigir o erro de reinicializao aleatria. Se preferir, acesse nosso artigo "Dicas do Windows 7: aprenda a configurar a restaurao do sistema" para saber mais detalhes.

O vrus aperta o boto reset


Usurios que no utilizam softwares de segurana esto propensos a terem suas mquinas contaminadas com todos os tipos de pragas na internet. Pode parecer mentira, mas muitos vrus e malwares vm programados para reiniciar o PC propositalmente. A soluo bvia: instalar um antivrus bom para varrer o sistema em busca de pragas diversas. Nesta etapa voc pode escolher o antivrus que achar mais conveniente. A maioria dos softwares gratuitos do gnero so capazes de detectar os vrus mais perigosos, portanto, seu PC dificilmente sofrer com pragas que reiniciam a mquina a todo instante. Vale ressaltar que se voc tiver certeza absoluta de que seu computador est infectado e no conseguir remover os malwares, uma formatao recomendada.

Durante a jogatina ou execuo de softwares robustos


Quem possui um computador de configuraes poderosas est mais sujeito a problemas diversos, isso porque existem componentes de hardware mais modernos e jogos que exigem potencial de todas as peas. Pessoas com PCs equipados para jogos podem experimentar quaisquer um dos problemas citados acima e ainda alguns que vamos lembrar abaixo.

Superaquecimento
Talvez voc no tenha montado seu computador, contudo, se voc j teve curiosidade algum dia e abriu o gabinete, deve ter notado que existe um cooler bem grande instalado no seu processador e outro na placa de vdeo. Pois bem, estes ventiladores de tamanho avantajado nem sempre fazem muito barulho, pois so fabricados para produzir o mnimo de rudo. Somente escutando o som da ventoinha j possvel ter uma ideia se tudo est funcionando como deveria. Muitos dos novos coolers vm programados para atuar automaticamente, no necessitando de ajustes manuais. Isto significa que o ventilador vai fazer mais barulho quando h um problema de superaquecimento. Apesar de o processador e a placa de vdeo possurem alta qualidade e no apresentarem defeitos com frequncia, pode acontecer que um deles superaquea. E com o rudo excessivo do cooler pode ser fcil detectar tal problema. Claro que este no o melhor mtodo para averiguar se este o problema que est causando os reboots constantes, portanto, recomendamos uma anlise de temperaturas com programas especficos para tal atividade.

Existem diversos aplicativos que realizam o monitoramento de temperaturas, mas caso voc queira experimentar um software leve e funcional, recomendamos o HWMonitor. Com este programa possvel ficar de olho nas temperaturas da placa de vdeo e do processador. Alm disso, voc pode verificar a velocidade de rotao dos coolers e a freqncia da CPU. Evidentemente, preciso averiguar estes valores no estado normal do computador e posteriormente com a execuo de jogos. Depois de comparar as temperaturas, velocidades e demais dados, voc poder ter ideia de qual componente est com problema. Caso voc tenha outras peas para testar, recomendamos que o faa, pois assim voc pode se certificar de qual o problema exato e tentar corrigi-lo em breve. A deteco de um problema muito complexa, ainda mais que no caso de um PC com placa de vdeo robusta, diversas peas utilizam mais energia do que de costume. Isto significa que um problema de superaquecimento pode ser gerado por peas que requisitam mais corrente do que a fonte consegue fornecer. Sendo assim, voc tambm deve procurar se informar sobre a real potncia de sua fonte de alimentao, porque uma sobrecarga pode gerar maiores complicaes.

Dicas finais
Ufa! Estamos quase no fim. Talvez voc ainda no tenha conseguido resolver os problemas de reinicializao, portanto uma soluo radical deve acabar com suas dores de cabea. A dica final a formatao, que deve acabar com qualquer defeito do sistema e de drivers. Depois de limpar seu PC completamente recomendada a instalao dos programas e drivers mais recentes, para que novos erros no apaream to cedo. E por ltimo, mas no menos importante, a aquisio de um computador novo. O que no uma soluo vivel, nem mesmo uma dica imprescindvel, afinal, voc possivelmente j deve estar com raiva do seu PC e com certeza j havia pensado nesta hiptese que custa uma quantia significativa. Alis, esta ltima "soluo" no deve ser levada a srio, afinal, estamos aqui para proporcionar solues, no incentivar a desistncia. Voc conseguiu solucionar seus problemas? O PC ainda continua reiniciando? Deixe um comentrio, quem sabe outros j passaram por situaes semelhantes.

S-ar putea să vă placă și