Sunteți pe pagina 1din 9

Prticas em Psicologia e Polticas Pblicas

Prticas em Psicologia e Polticas Pblicas


Diretoria

Plenrio responsvel pela publicao Conselho Federal de Psicologia - XIV Plenrio Gesto 2008 2010

Conselheiros suplentes Accia Aparecida Angeli dos Santos Andra dos Santos Nascimento Anice Holanda Nunes Maia Aparecida Rosngela Silveira Cynthia R. Corra Arajo Ciarallo Henrique Jos Leal Ferreira Rodrigues Jureuda Duarte Guerra Marcos Ratinecas Maria da Graa Marchina Gonalves Psiclogos convidados Aluzio Lopes de Brito Roseli Goffman Maria Luiza Moura Oliveira Psiclogos convidados Aluzio Lopes de Brito Roseli Goffman Maria Luiza Moura Oliveira

Humberto Cota Verona Presidente Ana Maria Pereira Lopes Vice-Presidente Clara Goldman Ribemboim Secretria

Sade Mental no contexto da Ateno Primria Sade: tecendo a rede de cuidados.

Andr Isnard Leonardi Tesoureiro Conselheiros efetivos Elisa Zaneratto Rosa Secretria Regio Sudeste Maria Christina Barbosa Veras Secretria Regio Nordeste Deise Maria do Nascimento Secretria Regio Sul Iolete Ribeiro da Silva Secretria Regio Norte Alexandra Ayach Anache Secretria Regio Centro-Oeste

Centro de Referncia Tcnica em Polticas Pblicas (CREPOP) Conselho Federal de Psicologia (CFP) Braslia, 2009

Prticas em Psicologia e Polticas Pblicas

SADE MENTAL NO CONTEXTO DA ATENO PRIMRIA SADE: TECENDO A REDE DE CUIDADOS.


Gerc Porto Drummond1

territrio, juntamente com as equipes de ESF, tentar construir planos de cuidados em Sade Mental para todos os nossos cidados em sofrimento psquico.

Essa nova proposta de interveno no territrio foi iniciada e sustentada, durante os quatro primeiros anos, unicamente pelo desejo

1 Introduo Sou psicloga e servidora efetiva da rede SUS. do municpio de Contagem (MG). Participo de uma Equipe de Sade Mental (ESM) que referencia 16 equipes de Estratgia de Sade da Famlia (ESF) no distrito sanitrio de Vargem das Flores. Nossa equipe composta por trs psiclogos, um assistente social e um psiquiatra.

dos trabalhadores de Vargem das Flores. Ou seja, no se tratava de uma proposta formalizada de poltica municipal de sade pblica.

Com objetivo principal de garantir Promoo, Proteo e Recuperao da Sade de nossos cidados em sofrimento psquico grave e persistente, elegemos como mtodo de interveno o apoio matricial junto com as equipes de Ateno Primria.
O apoio matricial sugere modificaes entre as relaes dos nveis hierrquicos em sistemas de sade; nesse caso, o especialista integra-se organicamente a vrias equipes que necessitam do seu trabalho especializado. Alm da retaguarda assistencial, objetiva-se produzir um espao em que ocorra intercmbio sistemtico de conhecimentos entre as vrias especialidades e profisses. (CAMPOS, 1992, p. 144)

Em 2005, nossa ESM optou por modificar o modelo de assistncia em Sade Mental de nossa regio. Passamos, gradativamente, do modelo tradicional de Ambulatrio com suas filas de espera e agendas fechadas para um modelo de ateno compartilhada em Sade Mental. Ou seja, ousamos sair de nossos consultrios para, no 1Psicloga. Ps-graduada em Gesto Pblica pela UCAM-RJ.

Prticas em Psicologia e Polticas Pblicas

Por meio do apoio matricial possvel realizar a construo conjunta de conhecimento sobre cada caso do territrio, seu monitoramento, sua classificao de risco, bem como programar atendimentos compartilhados e formular, para cada cidado em sofrimento psquico, um Plano de Cuidado Compartilhado (PCC) entre Ateno Primria e Equipe Especializada.

A populao assistida pela rede de sade local est estimada em 88.000 habitantes. Trata-se de uma populao que, em sua maioria, no tem acesso a bens, servios nem reas pblicas de lazer; no possui vnculos empregatcios formais; no conta com saneamento bsico; sofre com os efeitos da ao ostensiva do trfico2.

Diante dessa realidade, a populao de Vargem das Flores relata um Como resultados desse processo podemos apontar: a estabilizao do quadro clnico e/ou psquico dos cidados; sua permanncia em seu meio comunitrio; a garantia de seu direito ao acesso rede de sade em geral; o fortalecimento dos vnculos entre os cidados e as equipes locais; a diminuio dos nmeros gerais de internaes psiquitricas; o fortalecimento da rede intersetorial; a melhora na qualidade de assistncia prestada pelas equipes de ESF e equipe de ESM Em contrapartida, a regio conta com vrios servios e programas voltados a promoo, proteo e recuperao da sade. Dentre eles 2 O contexto Em Vargem das Flores nem tudo so flores! 2
No que diz respeito ao trfico de drogas, as equipes de ESF e ESM no sofrem interferncias diretas, mas sentem seus efeitos na sade de seus cidados.

aumento do mal-estar em viver e o consequente adoecimento psquico e fsico. Grande parte dessa populao recorre s equipes de ESF (e a outros servios de sade) com a demanda por apaziguamento medicamentoso de seu mal-estar. Como

consequncia, nessa regio, o abuso e a dependncia de drogas lcitas tornou-se questo de sade pblica.

esto: Conselho Tutelar, organizaes no governamentais (ONGs), Polcia Militar (Segurana pblica), Ncleo de Incluso (Secretaria

Prticas em Psicologia e Polticas Pblicas

Municipal de Educao); Centro de Convivncia (Secretaria Municipal de Sade); Centro de Convivncia de Idoso (Secretaria Municipal Ao Social); Ncleo de Preveno Criminalidade (Fica Vivo e Mediao de Conflitos; Programa Escola Aberta (Secretaria Municipal Educao).

Norteados por esse conceito ampliado de Sade e pela legislao que d sustentao Reforma Psiquitrica Brasileira3, nossa equipe de Sade Mental busca ampliar e fortalecer no apenas a rede de servios de Sade, mas tambm a rede intersetorial presente em nossa regio.

Com objetivo de organizar e ampliar a rede de ateno aos cidados em sofrimento psquico, prioridade de nossa Equipe de Sade Mental a pactuao de parcerias entre a rede intersetorial, acima citada, as equipes de Ateno Primria sade e as equipes especializadas locais.

Por meio do dilogo e de pactuaes intersetoriais, buscamos desenvolver novos caminhos de acolhimento e incluso social para nossos cidados em sofrimento psquico, propiciando, assim, condies para a promoo, a proteo e a recuperao de sua sade clnica e/ou Sade Mental.

2.1 Atividades e projetos pactuados A Lei n 8.080/90 regula as aes e servios de Sade em todo o territrio nacional e, em seu artigo terceiro, define como (...) determinantes e condicionantes de sade, entre outros, acesso a alimentao, a moradia, o saneamento bsico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educao, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e servios essenciais (...). (BRASIL, 1990)

Nossa rede intersetorial conta, hoje, com a participao contnua e efetiva do Ncleo de Preveno a Criminalidade; Ncleo de Incluso na Educao; Espao Bem Viver a Terceira Idade; Conselho Tutelar; Polcia Militar; Penitenciria Jos Maria Alkimin; Centro Cultural Respire Arte; Movimento Acorda Povo. Os demais servios e programas da regio tm participao ocasional.

3Lei n 10.216/01; Portaria n 336/02; Portaria n 106/00; Portaria n. 154/08.

Prticas em Psicologia e Polticas Pblicas

So desenvolvidos os seguintes projetos e atividades intersetoriais em carter permanente junto com a Ateno Primria e com a comunidade: 1) Coral Cantos e Encantos de Nova Contagem. Pblico: idosos em uso abusivo e dependncia de benzodiazepnicos e antidepressivos. Parceiro: Secretaria M. de Ao Social. (Espao Bem Viver). 2) Construindo Pontes para a Liberdade. Pblico: detentos e portadores de sofrimento psquico grave e persistente. Parceiro: Penitenciria Jos Maria Alkimin. (Ribeiro das Neves-MG). 3) Oficinas de Sustentabilidade, Gerao de Renda e Incluso. Pblico: Crianas, adolescentes, adultos, familiares e cuidadores. Parceira: Voluntrios e artesos. 4) Sade Mental na Escola. Pblico: todos os usurios do SUS (Vargem das Flores); alunos da rede municipal de educao; trabalhadores municipais da rede de sade e educao. Parceiros: Secretaria M. de Educao e Conselho Tutelar, familiares. 5) Comemorao do Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Pblico: comunidade em geral; profissionais da rede municipal; profissionais da rede intersetorial. Parceiros: Polcia Militar, C.C. Respire Arte, Movimento Acorda Povo, voluntrios, trabalhadores municipais, cidados e

familiares/cuidadores. 3 Estratgias de Sade Mental na Ateno Primria

3.1 Discusses de Caso

No dia a dia de nosso trabalho buscamos sempre garantir a acessibilidade e o dilogo constante entre essas equipes de Estratgia de Sade da Famlia e Equipe de Sade Mental. Como resultado dessa estratgia, so criados os laos de responsabilidade e confiana entre os profissionais envolvidos. Isso possibilita o aumento da competncia da Ateno Primria, da comunidade e da ateno especializada nos cuidados em Sade Mental.

importante ressaltar que esse aprendizado mtuo e contnuo somente se faz possvel dentro de um regime colegiado. Isto , dentro de uma dinmica de trabalho onde os saberes de todos

10

Prticas em Psicologia e Polticas Pblicas

incluindo o saber do cidado, dos familiares e dos cuidadores so reconhecidos e considerados durante todo o processo de construo de saberes, abordagens e aes em Sade Mental.

3.2 Plano de Cuidados Compartilhado (P.C.C.)

Mediante a discusso de casos, todos os profissionais da ESF e ESM participam da construo de um Plano de Cuidados Compartilhados

Nessa perspectiva de trabalho, no so os especialistas ou os doutores que determinam aos profissionais da ateno bsica o que eles devero (ou no) realizar; do que eles devero (ou no) dar conta sozinhos; quais so (ou no) os casos de sua

para cada cidado. O PCC tornou-se nosso principal dispositivo para a identificao, a classificao de risco e o monitoramento de casos, por microrregio.

responsabilidade.

Alm da programao de aes na Ateno Primria e na ateno especializados, cuidamos para que cada PCC, o quanto possvel,

Ou seja, propomos um novo caminho! Um caminho onde todos os saberes so apresentados, discutidos e considerados durante o processo de formulao de abordagens para cada uma das necessidades de sade e/ou sade mental de nossos cidados.

inclua tambm aes a ser desenvolvidas na comunidade.

Visualizando um exemplo:

As solues pensadas nesse espao colegiado so compartilhadas, registradas em pronturio e responsabilizadas nominalmente. A isso damos o nome de pactuao do Plano de Cuidados Compartilhado (PCC).

11

12

Prticas em Psicologia e Polticas Pblicas

As aes e condutas de cada PCC variam de acordo com as


P.C.C. (Plano de Cuidados Compartilhados) Sr. J. Rua VL Norte, no. 234. ESF Estaleiro.

necessidades de cada cidado em sofrimento psquico, mas o que no pode variar busca constante dos profissionais das equipes da ESF e SM pelo dilogo, pela responsabilizao e pela reavaliao contnua e crtica de nosso trabalho, por meio das discusses peridicas de cada caso.

A integrao e a participao de todos os profissionais nesse plano coletivo de trabalho condio para seu xito, mas cabe ressaltar a importncia singular de um desses profissionais: o Agente Comunitrio de Sade (ACS)!
CUIDADOS NA ESF: Controle Clnico com /Dra. C. : cardiopatia, esquizofrenia, e hipertenso. (2/2 meses). Visita do ACS J.: monitoramento do uso da medicao e dieta (mensal) Participao no grupo de caminhada / Enfermeira C. (semanal) CUIDADOS NA ATENO ESPECIALIZADA: Consultas com Psiquiatra Dr. A. (6/6 meses) Consulta com cardiologista Dra. V. (4/4 meses) Oficina: Ger. Renda: 15/15 dias. CUIDADOS NA COMUNIDADE E INTERSETOR: Incluso no Centro de Convivncia responsvel: Dr. A. Incluso no Programa de Alfabetizao de Adultos. Contato: Sra. L. Responsvel: As. Social S.

No exerccio profissional de suas funes, o ACS a ponte da Sade na comunidade e da comunidade na Sade. Logo, o reconhecimento de seus saberes e a participao efetiva do ACS no processo de construo, manuteno e avaliao do PCC de fundamental importncia. 3.3 As Discusses de Casos e os Plano de Cuidados Compartilhados: seus efeitos no cuidado em Sade Mental

Data da prxima reviso e avaliao deste PCC: ___/___/___


13 14

Prticas em Psicologia e Polticas Pblicas

As Discusses de Casos e a formulao dos Planos de Cuidados Compartilhados apresentaram como primeira consequncia material a superao e a extino do uso das Guias de Referncia e Contrarreferncia.

aprendizado mtuo e contnuo; reduo das ansiedades, medos e preconceitos; ao estabelecimento de vnculos de confiana mtua e responsabilizao; segurana nas intervenes; ao aumento da iniciativa e da criatividade; ao sentimento de valorizao do trabalho; diminuio das queixas e das crticas mtuas.

Isso ocorreu porque ambas as estratgias permitiram: a aproximao e o dilogo real entre os profissionais da rede SUS e profissionais da rede intersetorial; o conhecimento de suas realidades (recursos humanos e materiais; polticas, propostas e metas) e a formao de laos e compromissos entre profissionais, no entre cargos ou funes. Essas alteraes na percepo, no modelo e na qualidade do trabalho prestado pelas equipes trouxeram repercusses tambm para os

cidados, seus familiares e/ou cuidadores, tais como a diminuio das internaes psiquitricas e a maior circulao e interao dos cidados em sofrimento psquico grave e persistente em seu meio comunitrio.

Logo, os encaminhamentos e as condutas tornaram-se pactuaes nominais4, contextualizadas e responsveis. Alm disso, devido reavaliao e ao monitoramento peridico dos casos, todos os profissionais envolvidos no PCC adquirem conhecimento atualizado sobre a evoluo de cada caso. Propor um modelo de assistncia em Sade Mental na Ateno Primria, tendo como objetivo principal a Promoo de Sade de cidados em sofrimento psquico grave e persistente, no tarefa Acreditamos que ambas as estratgias aqui descritas nos levam ao 4
Discutidas e negociadas pessoalmente e/ou por telefone.

4 Consideraes Finais

simples!

15

16

Prticas em Psicologia e Polticas Pblicas

Sair dos limites do ambulatorial , para a gesto, para a comunidade e para os profissionais da rede de ateno Sade um desafio, pois trata-se de efetivar um conceito ampliado de Sade e de romper com o modelo de assistncia ambulatorial, intrinsecamente centrado na ateno ao agravo e facilitador da cronificao.

Referncias

BRASIL. Ministrio da Sade. Lei n 8.080, DF, set./1990.

CAMPOS, Gasto Wagner de Sousa. Psicologia e Sade: repensando prticas. Sade sociedade, 1992, v. 1, n. 2, p.144.

Em nosso percurso rumo ao territrio, atravessamos continuamente momentos de avanos e retrocessos. Sem dvida, h momentos polticos mais e menos favorveis; parceiros mais e menos implicados; momentos de maior e menor esperana. Contudo, continuo a acreditar que construir uma assistncia em Sade Mental junto com a Ateno Primria no s possvel, mas tambm uma proposta eficaz e resolutiva. LANCETTI, Antonio. Sade e Loucura: sade mental e sade da famlia. 2. ed. So Paulo: Hucitec, 2001.

Nossa maior conquista , sem dvida, constatar o aumento da qualidade de vida, da incluso, da estabilizao e da autonomia de nossos cidados. Nesses cinco anos de trabalho conjunto com a Ateno Primria, ficou comprovada a possibilidade de executar com xito cuidados de Sade Mental em liberdade e no territrio.

17

18

S-ar putea să vă placă și