Sunteți pe pagina 1din 6

17/06/2011

O crescimento um somatrio dos processos metablicos progressivos, que normalmente conduz ao crescimento (reproduo).

Crescimento Microbiano

Quando falamos em crescimento microbiano, estamos nos referindo ao n e no ao tamanho das clulas. O crescimento individual das bactrias requer observaes cuidadosas devido a velocidade e as condies que ocorre.

Fatores Necessrios para o Crescimento


Os fatores so divididos em: Fatores Fsicos; o Temperatura, pH, Presso osmtica Fatores Qumicos; o Fontes de Carbono, Nitrognio, Enxofre, Fsforo, Oligoelementos, Oxignio e Fatores Orgnicos.
3

Temperatura
A maioria dos microrganismos cresce bem nas temperaturas ideais para humanos. Certas bactrias so capazes de crescer em temperaturas extremas. Os microrganismos so classificados de acordo com as temperaturas de sobrevivncia:

17/06/2011

Psicrfilos Psicrfilos:Temperaturas baixas. Mesfilos Temperaturas moderadas. Mesfilos: Termfilos Temperaturas altas. Termfilos: Hipertermfilos Temperaturas extremas. Hipertermfilos:

Taxa de crescimento de acordo com as classes de temperaturas

Mtodo mais comum de preservao do alimento a refrigerao. Este mtodo, visa diminuir a velocidade de reproduo dos microrganismos.
Poucos microrganismos suportam estas temperaturas Temperaturas de refrigerao, permitem crescimento lento Crescimento Bacteriano muito lento Bactrias crescem rapidamente Muitas bactrias sobrevivem No existe crescimento significativo
7

pH
A maioria das bactrias vivem em pH prximas a neutralidade pH 6,5 e 7,5. Diversos alimentos muito cidos no sofrem deteriorizao, devido ao cido liberado na fermentao. Porm, algumas bactrias so tolerantes a acidez, chamadas de acidfilas acidfilas.

17/06/2011

Os fungos filamentosos e as leveduras crescem em variaes de pH maiores que as bactrias pH, 5 e 6. A alcalinidade tambm usada para controle do crescimento microbiano. Para as bactrias cultivas em laboratrios, so usados tampes qumicos, como; alguns aminocidos.

Presso Osmtica
Microrganismos dependem de gua para seu crescimento, sendo seu contedo celular composto de 80 a 90% de gua. A perda de gua causa a plasmlise. Por este motivo, utiliza-se de adio de sais pode ser utilizada na conservao de alimentos.

10

Porm alguns organismos, adaptaram-se bem as altas concentraes de sais, so chamados de haloflicos extremos. extremos Outros organismos precisam obrigatoriamente dos sais, sendo chamados de haloflicos obrigatrios obrigatrios. Organismos que vivem no Mar Morto, por exemplo, necessitam de 30% de sais para crescerem. Os haloflicos facultativos, so mais comuns, capazes de sobreviver com 2% de sal.
11

Fatores Qumicos Necessrios Carbono


Um dos elementos mais importantes para o crescimento microbiano. Considerado um elemento estrutural bsico para os seres vivos. Metade do peso seco de uma bactria de carbono.
12

17/06/2011

Os carbonos obtidos pelos organismos quimiheterotrficos tem origem nos materiais orgnicos. O carbono obtido pelos quimi-autotrficos so provinientes do dixido de carbono.

Basicamente uma bactria composta de:


Peso Seco/Bactria
4% 4%

14%

Carbono Nitrognio Enxofre


50%

Nitrognio, Enxofre e Fsforo


Alm do carbono, outros elementos so essenciais para a sntese de material celular.
13

Fsforo

14

Sntese de protenas por exemplo, necessita de grandes quantidades de nitrognio e enxofre. Sntese de DNA e RNA e sntese de ATP, tambm necessita de quantidades significativas de nitrognio e fsforo. Algumas bactrias so capazes de obter seus elementos a partir de formas reduzidas dos mesmos: Nitrognio ons de amnia. Nitrognio - nitratos.
15

Organismos superiores se beneficiam de vrias transformaes qumicas realizadas pelas bactrias. o caso dos ecossistemas encontrado nas profundezas dos mares. As bactrias usam sulfitos de hidrognio, fixando o CO2. Esses compostos so oriundos das aberturas vulcnicas hidrotermais.
Filo: Pogonophora
16

17/06/2011

Oligoelementos Diversos outros elementos so importantes para os microrganismos em menores quantidades. Como; ferro, cobre, molibdnio e zinco. Essncias para a atividade das enzimas. Boa parte desses elementos so introduzidos nas bactrias de forma natural, atravs da gua.
17

Oxignio
Essencial para a vida de muitos organismos, nem sempre indispensvel. o caso dos organismos anaerbicos facultativos e anaerbicos obrigatrios obrigatrios. Como o oxignio no capaz de dissolver-se eficientemente na gua, alguns microrganismos adaptaram-se a tais condies.
18

As bactrias do Genro Clostridium, causadoras do botulismo e ttano, no utilizam tomos de oxignio. Ainda temos o grupo das bactrias Anaerbicas Aerotolerantes. Aerotolerantes. Toleram presena de oxignio, mas no o utilizam para seu crescimento. Fermentam diversos elementos como carboidrato, para obterem suas energias.
19

Por fim, um grupo muito reduzido de bactrias so classificadas como; Microaerfilas Microaerfilas.

So capazes de crescer somente em concentraes de oxignio inferiores as encontradas no ar.

20

17/06/2011

Efeito do oxignio sobre o crescimento de bactrias

21

S-ar putea să vă placă și