Sunteți pe pagina 1din 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)

MMK

APOSTILA ZELIO SOFT 2

Prof. Maycon Max Kopelvski Fev/2010


rev.01

Pgina 1 de 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)


MMK

1)

Clique no cone para abrir o programa Zelio Soft 2

2)

Abrir a tela inicial do Programa:

Clique em Criar um novo programa. 3) Na tela Escolha do Mdulo, selecione a categoria do mdulo indicado na figura:

Pgina 2 de 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)


MMK

4) Selecione o tipo de mdulo Zelio a programar, indicado na figura:

Pgina 3 de 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)


MMK

Depois clique em avanar. 5) Selecionar o mdulo de extenso compatvel, indicado na figura:

Depois clique em avanar. 6) Selecionar o tipo de programao Ladder (indicado na figura):

Pgina 4 de 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)


MMK

Depois clique em avanar. 7) Reconhecimento do ambiente de trabalho:

Nessa etapa, vamos reconhecer o ambiente de trabalho ao qual iremos desenvolver os programas em linguagem Ladder: a) Note que logo acima, existem 3 reas distintas: 1 identificada como rea de contatos ela possui a colorao amarela no local onde so discriminadas as colunas de trabalho (Contato 1, Contato 2, Contato 3, Contato 4, Contato 5). A colorao amarela importante, pois o ZelioSoft2 identifica onde cada elemento deve ser posicionado, atravs das cores, como iremos detalhar mais a frente. 2 identificada como sadas ela possui a colorao azul no local onde discriminada a coluna de trabalho (Sadas). 3 identificada como Comentrios ela possui a colorao cinza no local onde discriminada a coluna de trabalho (Comentrios).

Pgina 5 de 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)


MMK

rea de Contatos

Sadas

Comentrios

Entradas Digitais (Chaves permanentes) Teclas (Botes Instantneos) Rels auxiliares Sadas Digitais Temporizadores Contadores Comparadores de Contadores Relgios Blocos de Textos Retro-Iluminao Vero Inverno

b) Note tambm a rea de Programao, onde se deve inserir o programa desejado e as identificaes das linhas disponveis para programao (Linhas de programao). c) Para concluir, existem os locais identificados para adio de elementos ao programa Ladder em desenvolvimento, so eles: Entradas Digitais (chaves permanentes); Teclas (Botes instantneos); Rels auxiliares; 8) Sadas Digitais; Temporizadores; Contadores; Comparadores de contadores; Relgios; Blocos de textos; Retro-iluminao, e; Vero inverno.

Identificao das reas Amarelas e azuis:


Pgina 6 de 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)


MMK

Note que conforme os elementos so selecionados nos seus locais respectivos, abre uma janela pop-up que relaciona quais so os elementos disponveis para serem usados. Mais do que isso, so identificados na mesma janela pop-up os elementos pertencentes cor amarela e cor azul. Isso significa que sempre que um elemento for adicionado rea de programao, devem ser inseridos nas reas de acordo com as respectivas cores. Ou seja, os elementos de cor amarela, s podero ser colocados nas colunas identificadas com a cor amarela na rea de programao (colunas: Contato 1, Contato 2, Contato 3, Contato 4 e Contato 5). Da mesma forma com os elementos identificados com a cor azul, eles s podero ser adicionados na coluna identificada com a cor azul na rea de programao (coluna Sadas).

9) Exemplo 1: Ser feito um programa simplesmente acender uma lmpada:

cujo

objetivo

Pgina 7 de 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)


MMK

Inicialmente Selecionamos um contato de chave permanente (Entrada Digital), para isso, selecione o boto do elemento Entrada Digital indicado na figura, clique na descrio I1 e arraste para a rea amarela da rea de programao: 10) Note que ao pressionar a Barra de espao do teclado quando o contato I1 estiver selecionado, o contato alterna entre NA Normalmente Aberto, e NF Normalmente Fechado. 11) Para adicionar um nome ao contato, seguir sempre seguintes passos (como indicado na figura): os

a. Clique duas vezes sobre o contato; b. Selecione a guia Comentrios; c. Descreva o nome do contato no local reservado para comentrios; d. Marque a opo: Mostrar o comentrio, e; e. Clique no boto OK.

Pgina 8 de 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)


MMK

Nomear a chave com o nome Chave liga/desliga. 12) Adicione ao programa uma Sada Digital, como indicado na figura. Note que agora estamos trabalhando na coluna de Sadas azul, na rea de programao, com isso, o elemento que ser adicionado ao programa, ser um elemento tambm da cor azul:

Pgina 9 de 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)


MMK

Nomear a Sada digital com o nome Lmpada.

13) Feche as ligaes. Para isso, basta clicar na extremidade da chave, segurar o boto do mouse e arrastar at a linha vermelha se encontrar com o elemento da Sada Digital. Fazer o mesmo entre o outro lado da chave para fechar a linha de programao, para que ela tenha validade.

Pgina 10 de 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)


MMK

Ligaes

14)

O programa final fica com essa cara:

Feito isso, chegou a hora de simular o programa elaborado, para isso, clique no local indicado na figura acima.
Pgina 11 de 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)


MMK

15)

O programa abrir a tela de simulao:

Para iniciar a simulao, clique na tecla Run (que est em azul) indicada na figura acima. Ao ser iniciada a simulao, o boto Run fica com a colorao verde. Para acionar a tela I1 Selecione o boto mostrar / ocultar as entradas indicado na figura acima. Com isso, abrir uma janela, onde possvel a interao com o circuito, durante a simulao. Outra forma de identificar que a simulao andamento, que o smbolo da Zelio, fica girando. est em

Para Visualizar as o estado das Sadas Digitais, habilite a respectiva janela no local indicado na figura acima. 16) Quando a simulao estiver em andamento, observe que o local identificado em vermelho, mostra onde o circuito est energizado. Os locais identificados em azul, mostra onde o circuito NO est energizado.

Pgina 12 de 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)


MMK

enegizado (Vermelho)

NO energizado (Azul)

Ao Pressionar I1 a Corrente Aciona a Sada do CLP que liga a Lmpada

17) Para parar a simulao clique na tecla Stop identificada na figura. Para sair do modo de simulao e voltar ao modo de programao, basta clicar na tecla indicada na figura a seguir:

Pgina 13 de 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)


MMK

Observaes: I. Sempre que for iniciar um novo circuito, salve o programa anterior; II. Ateno para o Nome dos elementos durante o desenvolvimento dos programas. III. Ateno para o tipo de elemento que ser adicionado ao programa Ladder, para no haver confuses. 18) Salvando seu programa Ladder no ZelioSoft 2:

Pgina 14 de 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)


MMK

I. II. III. IV. V. VI.

Abrir o menu Ficheiro; Clicar em Guardar Como; Criar um pasta com o seu nome ou o nome do grupo; Selecionar a pasta que acabou de ser criada; Colocar o nome do arquivo (ex.: ex1_Joao.zm2 ou ex1_gp01.zm2). Clicar em Salvar.

Pgina 15 de 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)


MMK

19)

Exemplo 2: Selo de chave-instantnea da figura abaixo e simular o seu

Montar o circuito funcionamento.

Para essa simulao, habilite a janela Teclas Zx indicada na figura abaixo. Dessa forma voc poder interagir com a simulao.

Pgina 16 de 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)


MMK

20)

Exemplo 3: Lmpada Temporizada

Adicionar um temporizador como indicado na figura anterior. Para configur-lo basta clicar duas vezes sobre o temporizador adicionado. 21) Abrir uma janela, como indicada na figura a seguir, deve ser escolhido o modelo de temporizador Funo B: Passagem; ativao comando

Pgina 17 de 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)


MMK

Os parmetros do temporizador so de 005.0 em Durao e S (S maisculo) em Unidade. Os itens Reminiscncia e Bloqueio devem permanecer desativados. Clique no boto OK. 22) Durante a simulao, analise o comportamento do circuito e verifique se funciona como esperado.

Pgina 18 de 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)


MMK

Para essa simulao, habilite as janelas indicadas na figura acima. Dessa forma voc ter mais parmetros para a Sua anlise.

As janelas

abertas so: Teclas Zx; Sadas Digitais, e; Blocos Funcionais.

23) Pronto, a partir desse momento, temos condies de desenvolver o programa Ladder que faz a partida Yde um motor.

Pgina 19 de 20

Apostila ZelioSoft 2 (Simulao)


MMK

24)

Exemplo 4: Partida Estrela / Tringulo da figura abaixo e simular o seu

Montar o circuito funcionamento.

Tempo Cy

Tempo Cd

Dados: Temporizador Cy:


Nome: Tempo Cy Modelo: Funo B: Passagem; ativao comando Durao: 005.0 Unidade: S (S maisculo) Reminiscncia e Bloqueio: Desativados

Temporizador Cd:
Nome: Tempo Cd Modelo: Funo AC: A/C Durao tA: 006.0 Durao tB: 000.0 Unidade: S (S maisculo) Reminiscncia e Bloqueio: Desativados
Pgina 20 de 20

S-ar putea să vă placă și