Sunteți pe pagina 1din 16

Resumos Mdulo 7

1.As transformaes da 1 dcada do sculo XX


Introduo Tratado de Versalhes e outros Assegurada pela SDN. Institucionalizar novo regime global

Fim da 1 Guerra

Implantao do marxismo-leninismo dificuldades econmicas. Radicalizaes de movimentos sociais conduzem a regimes autoritrios.

(Culturalmente)

Transformaes na vida urbana, valores tradicionais, mais

pensamentos feministas, menos optimismo, novas concepes. (Portugal) Instabilidade da Repblica Salazar; Naturalismo e vanguardas

(tendncias culturais)

1.1.Um novo equilbrio global


A geografia poltica aps a 1 Guerra Mundial A vitria das democracias fica bem patente no Tratado de Versalhes

  

Imprios foram desmembrados e adoptaram novas polticas mais democrticas; Formao de novos Estados; Em alguns Estados existiram problemas:
 
No-aceitao das fronteiras (resolvido em 1925 com o novo mapa poltico); Rivalidade entre estados vencedores; Exacerbao de nacionalismos.

Sociedade das Naes (S.D.N) Durante o Tratado de Versalhes e na tentativa de solucionar diferendos entre as naes, sem recurso guerra, foi criada, em Abril de 1919 a SDN que seria responsvel de manter a paz e segurana dos estados, fomentar a cooperao financeira, econmica e sociocultural dos estados membros.

A difcil recuperao da Europa e a dependncia em relao aos E.U.A Fim da guerra (pases depauperados, economia mundial em grande instabilidade):
    

Difcil reconstruo e reconverso econmica; Desvalorizao monetria crises inflacionistas; A recuperao econmica da Europa foi difcil, maior dependncia nos E.U.A; Desorganizao do comrcio internacional; Crise nos E.U.A (alastra a todos os pases dependentes), acumulao de stocks, falncias, desemprego e deflao.

Recuperao com estabilizao das moedas e resoluo das crises inflacionistas A partir de 1923 crescimento dos E.U.A Capitalismo Liberal:


Desenvolvimento tcnico, explorao de novas fontes de energia, aperfeioamento do processo produtivo, explorao de novas industrias e relanamento da agricultura;

Incentivo ao consumo em massa pelo desenvolvimento das verbas a crdito e da publicidade; e incremento das operaes bolsistas;

Era da prosperidade E.U.A fornecedores e credores do mundo.

A Era de Prosperidade nos E.U.A Desenvolvimento dos E.U.A origina prodigiosa expanso do capitalismo:
  

Taylorismo trabalho em cadeia; Fordismo produo em srie/massa de modelos (estandardizao); Poltica de altos salrios (Henry Ford) para garantir poder de compra estimulado por publicidade e vendas a crdito.

Expanso cria mito de prosperidade:


 Difuso do carro, rdio, telefone, cinema e dos electrodomsticos entre o americano

mdio ;
 Contm porem pontos fracos.

1.2.A implantao do Marxismo-Leninismo na Rssia: a construo do modelo sovitico

Atraso notrio do Imprio Russo em relao aos pases industrializados do ocidente.

Incio Sc. XX Participao da Rssia na 1 Guerra Revoluo Socialista de 1917 Criao do Marxismo-Leninismo Estalinismo.

Da revoluo burguesa revoluo socialista Precrias condies econmicas e sociais agravadas pela guerra.
(inflao e carestesia, baixa produo industrial e agrcola, elevado nmero de mortos, misria do povo)

Esforo financeiro do Estado

Participao na Guerra

Militares desmoralizados

Restries materiais e sofrimentos morais

Czar governava de modo autoritrio e absolutista. (Partidos desenvolviam a sua actividade)

KD (Constitucional Democrata) Implantar

Socialistas Revolucionrios Colectivismo e socializao dos meios de produo

Socialistas Democratas (Mecheviques e Bolcheviques) Mais radicais defendiam a proletarizao da sociedade e abolio da propriedade

regime semelhante Europa Ocidental

Os factores acima mencionados conduziram assim revoluo de Fevereiro de 1917 .




Formao do Soviete de Petrogrado (composto por deputados de soldados e por um comit executivo liderado por um mechevique e um socialista democrata, Kerenski, que foi o 1 chefe do governo aps a revoluo) que encetou uma dinmica politizao da populao.

Na Duma, formao do Governo Provisrio apoiado pela burguesia e com o objectivo de transformar o Estado Russo num grande regime liberal maneira ocidental.

Governo Provisrio procura estabilizao da situao interna e Soviete incentiva o povo a tomar decises. Estes ltimos queriam a instaurao da ditadura do proletariado que iria conduzir ao comunismo.

O dinamismo do Soviete de Petrogrado transmite -se a outros Sovietes e figuras ilustres voltam. Lenine lidera os Bolcheviques e assume destaque no Soviete.

Democracia paralela conduz a desordem interna. Na duma os diversos partidos no se entendem e os governos provisrios sucedem-se.

Soviete de Petrogrado liderado pelos Bolcheviques ocupa as instalaes do Governo e apodera-se do poder Revoluo de Outubro de 1917.

O triunfo dos Bolcheviques e a implantao do Marxismo-Leninismo Os Bolcheviques tinham a tarefa de implantar o Marxismo, no entanto encontraram vrios obstculos:
 

Situao econmica da Rssia; Oposio (Czar, Mecheviques, vrias nacionalidades do Imprio desejosas de liberdade).

Soluo:


Marxismo-Leninismo: Sistema poltico-doutrinrio aplicado por Lenine na Rssia sovitica aps a Revoluo de Outubro. Tendo como programa bsico o do socialismo marxista, Lenine introduziu-lhe inovaes tcnicas e estratgicas advindas da necessidade de adaptar o sistema s circunstncias histricas da Rssia no incio do sculo XX. Essas inovaes dizem respeito: 1. Ao apelo participao activa dos assalariados agrcolas (ou camponeses) na Revoluo Socialista; 2. Ao reforo do aparelho de Estado, tornado cada vez mais centralizado e ditatorial; 3. Ao emprego do poder poltico da maioria isto , da fora poltica do Estado

para aniquilar todas as estruturas do modus vivendi anterior. Isto significa que o Marxismo Leninismo admitiu a represso e a violncia polticas como estratgias transitrias de poder.

Comunismo de Guerra: 1. Negociao imediata da paz; 2. Proclamao dos Direitos do Povo Russo ; 3. Organizao dos vrios Sovietes; 4. Promulgao da 1 Constituio da Revoluo; 5. Destruio do sistema capitalista e a colectivizao de toda a economia; 6. Instituio do partido nico; 7. Preocupao com o movimento socialista internacional e a sua unio;

Em 1922 (Fim da Guerra Civil) a Rssia era um pas diferente mas a situao econmica continuava m. Soluo: N.E.P (Nova Poltica Econmica) Restabelecimento da pequena livre iniciativa e da pequena

propriedade privada. Admisso de apoio financeiro estrangeiro.

1.3.A regresso do demoliberalismo


O Marxismo-Leninismo teve grande impacto nos pases ocidentais. As apreenses perante a expanso do socialismo, o agravamento das dificuldades econmicas e a radicalizao dos movimentos sociais favoreceram a emergncia de regimes polticos autoritrios.

O impacto do socialismo revolucionrio; dificuldades econmicas e radicalizao dos movimentos sociais Aps a 1 Guerra o socialismo revolucionrio estendeu-se Europa. As dificuldades econmicas e o desemprego motivaram movimentos sociais apoiados por novas polticas que propuseram solues novas e radicais. Para travar estes movimentos, os Governos procuravam resolver as questes e dificuldades sociais com maior interveno do Estado fazendo emergir movimentos autoritrios e anti democrticos. A democracia parlamentar que conseguiu conter a revoluo, encontrava ameaada por -se foras de esquerda quer por foras de direita verificando -se uma regresso do demoliberalismo.

1.4.As mutaes nos comportamentos e na cultura


Rpido e contnuo crescimento das cidades rompe equilbrio entre cidade e campo e perturba relaes familiares e sociais. A concepo positiva de cincia entra em declnio: emerge o relativismo e o determinismo. Experincias de vanguarda e inovaes formais nas correntes literrias e artsticas.

As transformaes da vida urbana




Grande crescimento dos ncleos urbanos (2 metade do sc. XIX e 1 do XX) teve consequncias irreversveis no domnio poltico, econmico e cultural.

A cidade passou a situar-se no 1 lugar da vida social: absorveu grandes quantidades de massas populacionais em detrimento de zonas rurais e tornou-se centro de actividades poderosas e fundamentais.

Desenvolvimento deveu-se s transformaes no sistema industrial que alterou profundamente a dimenso e carcter das cidades.

As cidades de todo o mundo passaram a apresentar semelhanas entre si e cresceram englobando centros urbanos vizinhos denominados de metrpoles/grandes cidades.

D-se o nome de mega metrpoles ao conjunto de metrpoles que unem a rea urbanizada entre as cidades ao longo de grandes extenses de terreno.

Verifica-se uma alterao na prpria estrutura da metrpole e h necessidade desta se equipar com diversos servios pblicos para responder s necessidades da populao.

O equilbrio entre a cidade e o campo estava comprometido.

A mquina (industrializao) levou a:


       

Dispensa de mo-de-obra; Quebra da produo e desvalorizao; Estandardizao (produo em srie); xodo rural; Ruptura do equilbrio entre a cidade e o campo e respectivas relaes scias; Proletarizao da sociedade (acentuou-se a misria); Aumento dos comportamentos marginais (anomia social); Massificao da cultura;

A nova sociedade e desagregao das solidariedades Grandes agregados populacionais transformam-se em amontoados humanos com alterao dos ritmos de vida e das relaes sociais que se desumanizam. Isto leva massificao da vida urbana em que as pessoas agem e reagem individualmente sem considerar as outras levando desagregao das solidariedades e anomia social. A vida nas cidades est na origem das alteraes ocorridas no domnio das relaes de vizinhana e as relaes de trabalho tambm se transformam. Passam a estabelecer-se relaes annimas,

O processo de expanso urbana (acelerado processo de industrializao) origina zonas de degradao que proporcionam a marginalizao a criminalidade e a delinquncia. Devido s novas tcnicas e sistemas de produo origina-se a alienao do trabalho. De facto com a diviso do trabalho e decomposio das tarefas este passou a ter uma carcter: tcnico, social e annimo. O trabalho antigamente realizado em privado, em famlia, passa a ser exerccio fora do lar em lugares impessoais. As famlias passam a ter apenas funes privadas.

A crise dos valores tradicionais Incio do sculo XX:



Valores tradicionais das sociedades liberais

Famlia e propriedade privada; Pensamento racional; Desconfiana em relao s ditaduras e governos absolutos; Compromisso com regimes parlamentares eleitos; Conjunto de liberdades e direitos.

   

Fim da 1 Guerra os valores e instituies tradicionais entram e crise ideologias antiliberais, to tipo fascista ganham mais fora.

Movimentos feministas Estatuto da mulher at ao sc. XIX:




Ser que necessita da proteco e tutela do homem, sem direitos, escrava do homem (sociedade pr-industrial).

Trabalham 16 horas para receber metade que os homens e ainda tinham que trabalhar em casa.

A explorao do trabalho feminino levou a mulher a reivindicar os mesmos direitos que o homem (feminismo) e a lutar pela emancipao. Movimentos sufragistas constituem a primeira forma de luta.
(Em Portugal em 1909 cria-se a Liga Republicana das Mulheres e em 1911 a Associao de Propaganda Feminina; Em Inglaterra funda-se o Sindicato Nacional Britnico das sociedades se sufrgio feminino e este conta com 50 000 aderentes.)

Em 1918 as mulheres inglesas obtm o direito ao voto. A guerra contribui para a interveno da mulher em quase todos os sectores da actividade econmica social. A emancipao da mulher tambm se reflecte no traje e na moda (corte de cabelo curto, uso de soutien, saias justas).

Alteraes na estrutura familiar:


    
Ps 1930

Quebra da autoridade masculina; Limitao da fertilidade do casal e uma nova vivncia sexual do casamento; Diminuio dos nascimentos e adopo dos mtodos contraceptivos; Entrada progressiva da mulher no mercado de trabalho; Aumento do nmero de casamento por amor; Quebra da autoridade patronal; Enaltece a bravura dos jovens combatentes nas trincheiras;

 

Para a alterao desta situao que enfraqueceu o papel de instituio familiar, contribui bastante a laicizao do Estado.

A descrena no pensamento positivista e as concepes cientficas Na segunda metade do sculo XIX o positivismo pretendia fundamentar todo o conhecimento cientfico. Cria inclusive explicar a Histria a literatura e a Arte em temas cientficos objectivos, testando hipteses em referncia aos factos. Benedetto Croce contestou as teorias positivistas em relao Histria: Todo o conhecimento histrico sempre um conhecimento relativo e subjectivo .

Nos princpios do sc. XX outros campos das cincias iriam abandonar o racionalismo e adoptar o relativismo:
 

Einstein e as teorias da relatividade; Sigmund Freud e a psicanlise (causou grande impacto na sociedade pelo radicalismo apresentado);

As vanguardas: as inovaes revolucionrias na criao literria e artstica.

Profundas inovaes na cincia e na tcnica; ltima dcada Sc. XIX e primeira sc. XX Inovaes revolucionrias na literatura e nas artes (arquitectura, pintura, msica e dana) Reflectem o esprito de mudana;

Caractersticas de mudana (modernismo):




Proliferao de inovaes formais, numa diversidade de experincias de vanguarda (grupos de indivduos que exercem o papel de precursores de determinado movimento) que vo marcar a cultura do sculo XX;

A tendncia para esbater a tradicional distncia entre as chamadas artes maiores (arquitectura, pintura e escultura) e as artes aplicadas aos diversos campos de produo econmica (construo habitacional, decorao, vesturio ;

  

A busca de uma funcionalidade decorativa; A aspirao a um estilo e a uma linguagem internacional; A mistura, por vezes de maneira algo complexa, de motivos materialistas, tcnicocientficos e alegrico-poticos.

O relativismo cientfico, a psicanlise e o desmantelamento da ordem clssica do espao visual


(pelo impressionismo, neo-impressionismo e fotografia) foram os primeiros vectores de mudana

cultural que em combinao com a exaltao da cor, e a reaco contra a noo de perspectiva e conta a viso intelectualista do espao ajudaram construo de um novo universo plstico.

Ruptura com os cnones das artes e da literatura Os finais do sculo XIX haviam sido marcados pela corrente pictrica impressionista. Como reaco ao academismo e ao impressionismo, teve incio, em 1905, o movimento expressionista. O expressionismo emergiu sobre a influncia de Van Gogh, na Holanda, e de, Edward Munch, na Alemanha. Procurando revelar o e interior do Homem, numa busca da verdade atravs da emoo, os expressionistas deformavam intencionalmente as imagens visuais para, desse modo, melhor captarem e transmitirem o drama de cada ser humano e da sociedade: a misria, o trabalho, a infncia infeliz, os vcios, as injustias e as angstias humanas.
Expressionismo: Movimento artstico, nascido na primeira dcada do sculo XX, na Alemanha, com o grupo Die Brucke (A Ponte). Este movimento entendia a arte como expresso do mundo interior do artista, admitindo, para tanto, at a deformao ou alterao das cores e formas dos objectos representados. Entre os cultores mais importantes desta corrente artstica podemos citar Van Dongen e Kirchner.

Apesar de o seu reconhecimento ser devido tambm influncia de Van Gogh a verdade que o expressionismo nasceu na Alemanha atravs de Kirchner e do seu grupo Die Brucke (A Ponte) sendo eles que melhor caracterizam o expressionismo na pintura, na Alemanh a sua a: produo consiste em cenas de rua e retratos, nos quais o artista tenta colocar em evidncia o ser humano, como energia vital, dando-lhe ao mesmo tempo uma significao que o ultrapassa, mostrando com nitidez a terrvel solido do Homem na cidade moderna.

Os pintores franceses por outro lado dedicaram-se pintura pura recusando penetrar em questes profundas de ndole psquica ou social. Criaram assim o fauvismo, nome que deriva do francs fauves ( feras ), isto devido ao uso de cores fortes e puras. O fauvismo revelava influncias de Gauguin e Van Gogh e caracterizava-se pelo abandono das regras tradicionais da pintura mais acadmica, como o desenho em pormenor, a tcnica do claro-escuro, passando a usar as cores de uma forma anrquica e realando os contornos com traos negros.
Fauvismo: Movimento artstica (na pintura) que surgiu no Salo de Outono de 1905, em Paris. Esta designao deriva do francs fauves ( feras ), utilizado, ento, para definir pintores que empregavam a cor de modo expressivo e arbitrrio ( selvagem ).

Em 1907 surge o cubismo de Pablo Picasso e Georges Braque que haviam comeado a dar novas formas representao do corpo humano procurando reduzilo aos seus elementos geomtricos bsicos. Picasso e Braque iriam provocar uma autntica revoluo na arte, ao orientar as suas tendncias pictricas para novas estruturas da forma, qual deram prioridade sobre a cor. De facto, em Les Demoiselles d'Avignon, a composio no obedece a qualquer unidade. As personagens gesticulam num espao dominado por cores chapadas, secas e duras . no desenho, contudo, anguloso e geometrizado, que se encontra a revoluo maior, grmen do cubismo. Os cubistas procuraram, sobretudo, encontrar as formas basilares dos objectos, eliminando sistematicamente todo o pormenor acidental e reduzindo-os, assim, a slidos comuns: poliedros, cilindros, cones, esferas, etc.

Paralelamente, e em oposio ao cubismo, desenvolveu-se o movimento futurista a partir de um manifesto literrio e artstico assinado por Filippo Marinetti. Este propunha das grandes obras artsticas e literrias do passo, anunciado uma pintura e uma literatura mais condizentes com a era das mquinas, do movimento e do futuro: as fbricas, os arsenais, as pontes, as locomotivas, os avies, os motores, as multides. As imagens aparecem com formas e cores dinamizadas pela repetio; tambm os temas se relacionam com velocidade, dinamismo e mudana. Os elementos essncias da arte so a coragem, a ousadia e a revolta. Pintores futuristas: Giacomo Balla, Umberto Boccioni, Gino Severini, Carlo Carr, Macel Duchamp.

Objectivos dos primeiros pintores futuristas: 1. Destruir o culto do passado, a obsesso pelo antigo, o pedantismo e o formalismo acadmico. 2. Recusar em absoluto qualquer forma de imitao. 3. Exaltar todas as formas de originalidade, mesmo que seja considerada temerria ou violenta. 4. Mostrar valor e orgulho perante a fcil acusao de loucura, com a qual se pretendeu amordaar os inovadores. 5. Considerar os crticos de arte como inteis e danosos. 6. Revoltarmo-nos contra a tirania das palavras harmonia e bom gosto , expresses demasiado elsticas com as quais se poderia facilmente demolir as obras de Rembrandt, de Goya e de Rodin.

7. Representar e exaltar a vida actual, incessante e profundamente transformada pelo avano da cincia.

O Futurismo no s se manifestou na literatura (F. Marinetti) mas tambm na msica (Protello e Russollo), na arquitectura (Anto Sant Eira) e na pintura (Giacomo)

O abstraccionismo teve origem em 1910 originrio da pintura de Kandisnky. Este foi considerado o 1 pintor abstracto e para ele a pintura deveria retratar um estado de esprito e no ser a mera representao dos objectos. A fora das cores deveria ser capaz de expressar o sentimento de tristeza. Formas e cores eram os seus ritmos e sons. O abstraccionismo foi um ponto de chegada da evoluo que a pintura vinha sofrendo desde o impressionismo at ao cubismo e ao futurismo. Embora sendo, at certo ponto, uma continuao do cubismo e do futurismo, o abstraccionismo no , porm, fruto apenas da evoluo de exerccios meramente formais ou tcnicos. Os abstraccionistas pretendem impregnar os seus trabalhos de um novo contedo, que transcenda as aparncia do quotidiano, descobrindo nelas uma realidade oculta e mais profunda.

A revoluo surrealista Dentro do cubismo tinha surgido um movimento de alguns pintores que, opondo linha -se evolutiva desta corrente, estavam mais dispostos a ironizar e a desmistificar todos os valores da cultura. Segundo eles, havia que negar os conceitos de arte e de objectos, bem como as tcnicas artsticas: a autntica arte seria a antiarte Marcel Duchamp pintou uma verso da

Giaconda (da Vinci) acrescentando-lhe bigodes e uma legenda obscena. Se com a Giaconda com bigodes se procurava desvalorizar algo a que normalmente se atribui valor, o ponto culminante desta negao o ready made que d valor artstico a um objecto que normalmente no tem: um chafariz em forma de urinol, uma roda de bicicleta, etc. Esta corrente artstica ficou conhecida por dadasta (dadasmo), ou simplesmente Dada que se afirmou sobretudo em Zurique, a partir de 1916. Segundo o Movimento Dada, o que determina o valor esttico de algo um acto mental. O movimento dadasta foi o precursor do surrealismo, isto , da teoria do irracional e do inconsciente na arte. As obras de Mar Ernst marcaram a passagem do dadasmo ao surrealismo.

O movimento surrealista nasceu tambm em Zurique onde Andr Breton fez um manifesto, em que negava a validade da representao do mundo real, substituindo-a pela viso deformada, gerada no sonho e no inconsciente. Assim, o surrealismo est directamente ligado doutrina psicanaltica de Freud: deixar as ideias desencadearem-se livremente, sem preocupao de formar sentido; por meio dessa tcnica de associao livre , o Homem captaria as ideias elaboradas no inconsciente. Isto no significa, contudo, que a arte surrealista tenha como objectivo a mera figurao dos sonhos. Pretende, atravs deles, atingir uma realidade mais autntica. A criao seria, pois, realizada automaticamente, segundo ditames irracionais do inconsciente.

1.5.Portugal no 1 ps-guerra
A democracia liberal evoluir para uma progressiva democratizao. A 1 repblica pretendeu ser um exemplo dessa evoluo mas no resistiu e caiu. Desenvolveram-se tendncias culturais situadas entre o naturalismo e as vanguardas.

As dificuldades econmicas e instabilidade poltica e social, a falncia da 1 Repblica Internamente Graves Problemas Vigncia da 1 Repblica (1910-1926) Externamente difceis condies que se viviam em toda a Europa.

Internamente 1 Oposio ao regime Igreja, notveis do regime anterior, alguma da alta burguesia;

2 Condies econmico-sociais em que o pas se encontrava:


   

Indstria atrasada e minoritria Comrcio atrofiado Insuficincia produtiva Carestia dos produtos
Pas maioritariamente agrcola Alta dos preos, desvalorizao da moeda, dfice da balana, agitao e descontentamento social Renascimento do sindicalismo, greves e manifestaes

3 Instabilidade Poltica:
 Supremacia das cmaras electivas  Representantes da Nao, sobre os rgos do poder executivos  45 Governos  8 Eleies presidncias  7 Presidentes  9 Eleies legislativas

Esta instabilidade governativa tem sido atribuda s constantes e renhidas lutas poltico partidrias que fizeram do Congresso da Repblica o seu campo de batalha .

A 1 Repblica iria ser derrubada a 28 de Maio de 2926 pelo General Gomes da Costa.

S-ar putea să vă placă și