Sunteți pe pagina 1din 16

2011

Faculdade de Tecnologia Rubens Lara

Caio Santos, Filipe Gatti, Gabriel Fonseca, Matheus Pegoraro

[SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO]
Um trabalho de Teoria de Sistemas produzido por alunos do 6 ciclo do curso de Processamento de Dados.

1. Introduo

Sistemas de Armazenamento so aqueles que envolvem um ou mais dispositivos capazes de compactuar e guardar informaes. Entre os dispositivos citaremos os mais populares, que so aqueles por meios magnticos (HDs, disquetes), os por meios pticos (CDs, DVDs), eletrnicos (SSDs, memria flash), e tambm o mais recente armazenamento em nuvem. Um dispositivo de armazenamento grava e armazena dados, podendo esta ao ser feita virtualmente, usando qualquer forma de energia. Tal dispositivo no apenas retm a informao, mas muitas vezes capaz de process -lo. Grandes corporaes tambm possuem necessidades de armazenamento, e geralmente superiores queles de usos domsticos. Por isso tambm focaremos a utilizao destes dispositivo em sistemas maiores, como os datacenters que, por exemplo, possuem sistemas de armazenamento no somente em disco, mas tambm em fitas. A importncia de um bom sistema de armazenamento crucial ao desempenho de uma empresa, por isso necessrio estabelecer uma abord agem precisa e obter as vantagens que vm de uma infra -estrutura efetiva. Dificilmente um negcio sobrevive no mercado se no h uma coleta e gesto de sucesso de tais informaes, por isso armazenar tal contedo muito importante. Nos negcios, nunca se sabe o que poder ocorrer. Todos esto sujeitos a cortes de energia, incndios, roubos, inundaes e danos acidentais. Se voc no tiver backup de dados vitais, os efeitos podero ser desastrosos. A recuperao poder ser muito cara. Para empresas que geram uma quantidade muito grande de informaes, o armazenamento em rede automatiza muitas tarefas de backup regular e facilita sua execuo. Ele oferece enorme capacidade de armazenamento, recursos de pesquisa instantneos e imediatos e grande flexibilidade para adicionar dispositivos que podem acessar seus arquivos de qualquer local. Com essa breve introduo, podemos iniciar a abordagem em cada um dos tpicos.

2. Meios magnticos

A gravao magntica e armazenamento magntico so termos da engenharia referindo-se ao armazenamento de dados em um magnetizado. Estes dispositivos so os mais antigos e utilizados atualmente.
2.1.HD

O HD apresentado pela IBM em 1956 e apresentado em 1957 possua 50 discos magnticos sendo que cada um deles suportava 100 caracteres alfa -numricos totalizando uma capacidade mxima de 5 MB: incrvel para a poca mas equivalente a um arquivo MP3 mdio hoje em dia. Em 1973 ocorre a exploso dos discos rdigos com o lanamento do Winchester, termo utilizado at por algumas pessoas para nomear o HD. A grande novidade do Winchester, em relao aos seus antecessores era a sua velocidade de gravao e o tempo de acesso, muito inferior, em relao aos seus antece ssores: apenas 30 milisegundos. Nessa mesma poca surgiram os modelos com maiores capacidades como os de 10MB que custavam aproximadamente dois mil dlares. A partir de ento passamos a nos deparar cada vez mais com dispositivos com maiores capacidades e cada v ez mais baratos, tanto pela facilidade em produzi -los, afinal a tecnologia de produo avanou juntamente com o prprio dispositivo, quanto pela acessibili dade das pessoas tecnologia. A grande evidncia disso que hoje podemos comprar facilmente e a pr eos extremamente baixos e acessveis, discos rgidos com capacidades exorbitantes para um usurio comum e diversas vezes mais rpido do que os seus antecessores. Para que tal velocidade seja atingida, temos que ter conhecer o tipo de interface que este dispositivo utiliza para comunicar-se com o restante do Hardware, que utilizado pelo sistema operacional, para que alm da capacidade, possamos aproveitar tudo que aquele dispositivo tem a oferecer. Existem diversas interfaces para os HD, mas podemos citar dentre as mais comuns, a ATA, SATA (sendo este I, II e III), SCSI. Para que a gravao e posterior leitura acontea, os HDs so recobertos por uma camada magntica extremamente fina, quanto mais fina for a camada de gravao,

maior ser sua capacidade de armazenamento. Os primeiros discos usados na dcada de 80, utilizavam a mesma tecnologia de mdia magntica utilizada em disquetes.
2.2. Disquete

O disquete um meio de armazenamento de dados que composto de um disco de fino e flexvel de armazenament o magntico, sendo envolvido por uma capa quadrada de plstico juntamente com um tecido anti -poeira. O dispositivo lanado pela IBM, os mais comum era o de capacidade 1.44. Apesar de sua pouca segurana e capacidade se compararmos com o dias atuais, ele foi desenvolvido para ser uma forma gil de armazenamento de dados, entre 1980 e 1990 em seu uso com PC.

3. Meios pticos

Esses tipos de meios, so comummente utilizados para armazenamento de contedo multimidia, tal qual msicas e filmes, porm vemos atualmente o uso desses meios at mesmo com programas.
3.1.CD/DVD

Criado no ano de 1995 o DVD (abreviatura de Digital Versatile Disc, em portugus, Disco Digital Verstil). Contm dados no formato digital, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia ptica superior, alm de padres melhorados de decompresso.
3.2. Blu Ray

Blu-ray, tambm conhecido como BD (de Blu-ray Disc) uma nova gerao de formato de disco ptico de 12 cm de dimetro (idntico ao CD e ao DVD) para vdeos de alta definio e armazenamento de dados de alta densidade. uma alternativa ao DVD e capaz de armazenar filmes at 1080p Full HD de at 4 horas

sem perdas. Para aproveitar todas as caractersticas de um BD, faz -se necessrio o uso de uma TV full HD, LED, LCD, ou plasma para explorar todo seu potencial. A sua capacidade, medida atravs de camadas, varia de 25 (camada simples) a 50 (camada dupla) Gigabytes. O laser de um disco Blu -Ray faz possui cor azul-violeta, cujo comprimento de onda 405 nanome tros, permitindo gravar mais informao num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanometros). O Blu-ray obteve o seu nome a partir da cor azul do raio laser ("blue ray" em ingls significa "raio azul"). A letra "e" da palavra original "blue" foi eliminada porque, em alguns pases, no se pode registrar, para um nome comercial, uma palavra comum. Este raio azul mostra um comprimento de onda curta de 405 nm e conjuntamente com outras tcnicas, permite armazenar substancialmente mais dados que um DVD ou um CD. Para a padronizao e desenvolvimento do Blu Ray, foi fundada A Blu ray Disc Association (BDA) pela Sony e Panasonic. O Blu -ray disputou uma guerra de formatos com o HD DVD e em 2008 venceu co m o apoio exclusivo da Warner Bros, MGM, Fox e Columbia Pictures.

4. Meios eletrnicos

Os meios eletrnicos de armazenamento baseiam -se diretamente nos princpios fsicos do tomo, manipulados por circuitos eletrnicos, tendo como principal componente o transistor.
Memria Flash

Trata-se de uma forma de armazenamento presente em diversos dispositivos eletrnicos possibilitando o armazenamento de informaes de forma que, posteriormente, mesmo sem energia, os dados permaneam armazenados.

A memria flash foi inventada pelo Dr. Fujio Masuoka enquanto trabalhava para a Toshiba em 1980. O nome Flash foi sugerido por seu amigo Sr. Shoji Ariizumi ao fazer uma analogia entre o processo de apagamento da memria com o flash de uma cmera fotogrfica. Seu funcionamento se d da seguinte forma: Dentro do chip h uma grade de colunas e linhas, com uma clula de dois transistores em cada ponto de interseco da grade. Os dois transistores so separados por uma fina camada de xido. Um dos transistores chamado de porta flutuante e o outro chamado de porta de controle. A nica ligao da porta flutuante com a linha, ou wordline (linha de palavra), atravs da porta de controle. Enquanto houver esta ligao, a clula tem o valor "1". Para mudar o valor da clula par a "0", necessrio um processo curioso chamado tunelamento de Fowler-Nordheim. O tunelamento usado para alterar a localizao dos eltrons na porta flutuante. Uma tenso eltrica, geralmente entre 10 e 13 volts, aplicada porta flutuante. A corrente vem da coluna, ou bitline (linha de bits), entra na porta flutuante e drenada para a fonte. Pelo seu pequeno tamanho e praticidade, a memria flash pode ser incorporada em qualquer dispositivo que necessite de armazenamento de dados, e suas aplicaes so inmeras no mercado, como:
y y y

Pendrive Bios Cmeras Digitais


y y

Cartes de memria Memory Card de VideoGames

Das aplicaes existentes, daremos nfase no popular pendrive: Seu surgimento teve incio no ano 2000, quando os primeiros modelos de pendrive, fabricados

pela Trek Technology em conjunto com a IBM, eram chamados de DiskOnKey Seu funcionamento parte da fuso da tecnologia de memria flash com a tecnologia USB, que em 2000 j contava com a verso 2.0, alcanando taxas de transferncia de at 480 Mbps (60MBs). Pela sua facilidade e praticidade, utilizado para qualquer tipo de transporte de informaes, realizao de backups e qualquer atividade que envolva armazenamento de informaes em at 256GB (maior capacidade atual em um pendrive). Curiosidade: O maior pendrive atual pertence Kingston e possui capacidade de armazenar 256GB, o equivalente a 10 Discos BlueRay ou 54 DVDs ou 365CDs.

5. Meios abstratos (Cloud computi ng)

O conceito de computao em nuvem (em ingls, cloud computing) refere -se utilizao da memria e das capacidades de armazenamento e clculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princpio da computao em grade Sua utilizao apesar de menor quando comparada com os demais meios, est em constante crescimento. No ano passado, houve um expressivo aumento no uso de solues de cloud computing pelas empresas. A maioria investiu em ambientes privad os de computao em nuvem, conforme aponta pesquisa encomendada Harris Interactive pela Novell. O levantamento foi feito com mais de 200 diretores de TI de grandes corporaes em todo o mundo. De acordo com o estudo, 77% dos entrevistados utilizam algum a forma de computao em nuvem, sendo que 34% disseram adotar uma abordagem mista de

cloud (privada e pblica) e 43% adiantaram que planejam aumentar o uso de ambientes combinados. O relatrio mostra, ainda, que 89% dos CIOs afirmaram que as nuvens privad as so o prximo passo lgico para as organizaes que j implantaram a virtualizao. Apesar disso, 87% dos CIOs consideram que a adoo da computao em nuvem pblica ocorrer em paralelo nas empresas, em substituio aos data centers privados. J 92% deles indicam um aumento no uso da nuvem pblica medida que as plataformas de TI atuais forem substitudas. Reunimos uma srie de motivos pelo qual vantajoso utilizar o sistema de armazenamento em nuvem:  Um importante benefcio da nuvem a capacidade de gerenciar infraestruturas heterogneas.  Na maioria das vezes o usurio no precisa se preocupar com o sistema operacional e hardware que est usando em seu computador pessoal, podendo acessar seus dados na "nuvem computacional" independentemente disso.  As atualizaes dos softwares so feitas de forma automtica, sem necessidade de interveno do usurio .  O trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornam mais fceis, uma vez que todas as informaes se encontram no mesmo "lugar", ou seja, na "nuvem computacional".  Os softwares e os dados podem ser acessados em qualquer lugar, bastando que haja acesso Internet, no estando mais restritos ao ambiente local de computao, nem dependendo da sincronizao de mdias removveis.  O usurio tem um melhor controle de gastos ao usar aplicativos, pois a maioria dos sistemas de computao em nuvem fornece aplicaes gratuitamente e, quando no gratuitas, so pagas somente pelo tempo de utilizao dos recursos. No necessrio pagar por uma licena integral de

uso de software.  Diminui a necessidade de manuteno da infraestrutura fsica de redes locais cliente/servidor, bem como da instalao dos softwares nos computadores corporativos, pois esta fica a cargo do provedor do software em nuvem, bastando que os computadores clientes tenham acesso Internet.  A infraestrutura necessria para uma soluo de cloud computing bem mais enxuta do que uma soluo tradicional de hosting ou collocation, consumindo menos energia, refrigerao e espao fsico e consequentemente contribuindo para preservao e uso racional dos recursos naturais. Entretanto preciso notar que a demanda por poder de processamento e armazenamento dos datacenters das empresas provedoras dos servios de cloud computing por sua vez ape nas cresce, o que coloca em dvida esta suposta vantagem.  De uma maneira geral, servio de plataforma uma evoluo da terceirizao na rea de TI. A maioria das empresas no tem como atividade principal a gesto de TI, de forma que se mostra coerente a contratao de uma plataforma externa robusta para apoiar processos como gesto empresarial, pagamentos e recebimentos, banco de dados, desenvolvimento de produtos (como renderizao de vdeos, CAD, etc.), apoio a servios (BI, processamento de dados, etc.) e demais. Nesse caso, TI passa a ser efetivamente uma ferramenta de suporte ao negcio, ou seja, o foco do cliente a informao e no a forma como ela mantida e processada.  Mesmo para as organizaes de TI, h vantagens. As organizaes de TI gastam hoje 80% de seu tempo com a manuteno de sistemas, e no seu objetivo de negcio manter dados e aplicativos em operao. dinheiro jogado fora, o que inaceitvel nos dias de hoje, defende Clifton Ashley, diretor do Google para a Amrica Latina.  uma grande tendncia de mercado, principalmente pelo controle de custos, pois atualmente em grande parte das empresas no se sabe quanto se gasta

com TI, nem quanto poderia ser economizado. Tomando por exemplo uma empresa de marketing: a produo de anima es 3D e efeitos especiais exige uma grande quantidade de processamento computacional. Normalmente isto realizado dentro das limitaes da estao de trabalho do prprio artista, consumindo muitas horas ou at mesmo dias, diminuindo a produtividade e estendendo o cronograma do projeto. A utilizao da computao em nuvem permitiria a realizao do mesmo trabalho em um espao de tempo drasticamente reduzido (poucas horas ou minutos) sem grandes investimentos em uma plataforma de processamento compatvel com o trabalho. O custo proporcional ao tempo de utilizao do servio ou corresponde ao custo de uma assinatura. Referente capacidade de armazenamento, ela depende exclusivamente do investimento realizado, tendo em vista que sobre uma nica interface d e armazenamento pode-se ter quantos servidores se achar necessrio, o que torna a capacidade praticamente infinita.

6. Armazenamento na prtica

Como j vimos anteriormente, os meios de armazenamento estao presentes intimamente em nossas vidas, CD, DVD, SD, HD, FlashDisk e Memrias , j no so novidades. Prova de que a capacidade de armazenar dados um assunto srio, olhemos o ser humano, depois de fazer uma estimativa de 60 dispositivos de memria, tanto digitais quanto analgicos - o que inclui livros, revistas, fotos, discos de vinil e papelada em geral - pesquisadores calcularam que a humanidade capaz de armazenar pelo menos 295 exabytes de dados. Um exabyte pode ser representado pelo impronuncivel e difcil de imaginar nmero 295.000.000.000.000.000 .000 de bytes - ou 29518, para facilitar. Apenas para tentar dar uma dimenso disto, se uma estrela representasse um bit de informao, haveria uma galxia de informaes para cada pessoa na Terra.

Isto 315 vezes mais do que o nmero estimado de gros de areia que existem no planeta. Mas no quase nada se comparado com a quantidade de informaes armazenadas em todas as molculas de DNA de um nico ser humano - os 295 exabytes correspondem a cerca de 1% de nossos registros biolgicos. Curiosidades parte, podemos seguir a seguinte sequencia:
Meios Magnticos abrangem uma das mais populares tecnologias de

armazenamento. Fita K7 Musicas , S.O., programas de computador. Disco de Vinil Musicas. Disquete Softwares e S.O. Fitas Magnticas usadas em diversas aplicaes at hoje, como o bilhete do metr e era usado como memoria para calculadoras, como a Texas TI 66 (calculadora cientifica).
y

y y y y

Cartoes magneticos muito usado em bancos (Cartao de Credito), seu CPF magnetico. Fita DAT usada para backup em servidores. HD usado em computadores pessoais, servidores, TV's.

y y

Meios pticos muito popular tambem, quase que equiparando -se ao meio

magnetico. CD / DVD Musicas , Filmes, Fotos, softwares, S.O, games. BLU RAY mesmas funoes do CD / DVD , s que com maiores capacidades.
Meios Eletrnicos se tornou uma febre, pois temos eles em toda parte.

y y

y y

Em computadores RAM e ROM Dispositivos Mveis Memoria Flash celulares, compotadores. Pendrive , carto de memria,

Meios Abstratos a bola da vez, esta em grande ascenso, j usado por

empresas e usurios finais. Cloud Computing Servidores robustos que atendem a diversas finalidades (Mquinas Virtuais, VOIP, Aplicaoes, Storages, Transferencia de arquivos, compartilhamento de arquivos, te lefonia, calendarios, discussoes, videos, dipositivos onlines, acesso remoto.
Como grandes empresas armazenam os dados?

Com o crescimento dos aplicativos, softwares e da prestao de servio, as empresa precisam cada vez mais de performace, eficcia e segurana. Isso faz com que empresarios invistam pesadamente em infra -estrutura, afim de ser mais efetivo na venda de seu produto. Por traz de grandes sites, servios web e at mesmo a Internet, existem servidores, switch, cabos, links, etc... Mas onde ficam essas coisas ? Um DataCenter uma modalidade de servio de valor agregado que oferece recursos de processamento e armazenamento de dados em larga escala para que organizaes de qualquer porte e mesmo profissionais liberais possam ter ao seu alcance uma estrutura de grande capacidade e flexibilidade, alta segurana, e igualmente capacitada do ponto de vista de hardware e software para processar e armazenar informaes.

Na dcada de 1970, quando os sistemas Mainframe eram utilizados em grande escala, o conceito de DataCenter era muito conhecido como "Bureaux de Servios". Atualmente podemos definir duas categorias principais de DataCenters: DataCenter Privado (PDC) e o Internet DataCenter (IDC). Um PDC pertence e operado por corporaes privadas, i nstituies ou agncias governamentais com o propsito principal de armazenar dados resultantes de operaes de processamento interno e tambm em aplicaes voltadas para a Internet. Por outro lado, um IDC normalmente pertence e operado por um provedor de servios de telecomunicaes, pelas operadoras comerciais de telefonia ou outros tipos de prestadores de servios de telecomunicaes. O seu objetivo principal prover diversos tipos de servios de conexo, hospedagem de sites e de equipamentos dos usu rios. Os servios podem incluir desde comunicaes de longa distncia, Internet, acesso, armazenamento de contedo, etc. O gerenciamento um dos principais servios que um DataCenter oferece na previso de falhas dos sistemas e equipamentos dos usurios. So duas as categorias de gerenciamento: Bsico e Avanado. A diferena entre eles est no fato que no gerenciamento bsico os servidores so monitorados continuamente atravs do envio de pacotes de dados de verificao e no gerenciamento avanado, alm do envio desses pacotes de dados, os servios (www, SQL, entre outros) so checados, ou seja, o servidor do provedor far uma requisio aos servios que esto rodando para assegurar a qualidade mxima no gerenciamento do sistema do usurio. O gerenciamento avanado o mtodo mais eficaz na garantia de disponibilidade do site, possibilitando em muitos casos o envio de mensagens de e -mail, Pager, etc, aos administradores da rede, informando o estado das aplicaes. At mesmo pode-se avaliar o desempenho mdio e ter diagnstico antes mesmo do problema acontecer. Um dos aspectos que devem ser observados na contratao de um servio de DataCenter, o tipo de acesso (co -location) que o usurio ter ao servidor do provedor de servios. O tipo de acesso ir definir por qual mtodo o servidor ser

acessado em caso de necessidade. Se o co -location for contratado, o acesso feito pelos funcionrios do provedor, localmente. Se o co -location for remoto, o acesso ser feito atravs de softwares de controle remoto q ue ser escolhido pelo usurio. Neste caso o aplicativo de acesso remoto instalado no servidor pelos funcionrios do provedor de servio. Eventualmente uma ou mais ferramentas podem necessitar de manuteno ou pode haver a necessidade de instalao de novos ap licativos. Nesses casos, o usurio deve solicitar ao provedor do servio que providencie o que for necessrio para a operao. Durante a hospedagem no servidor, o usurio assina um termo constatando a legalidade de todos os softwares instalados em seu servidor. Pode-se observar que atravs do co-location (locao de um servidor exclusivo do usurio, instalado e operado na estrutura do provedor), o usurio pode se benef iciar de uma srie de recursos. Um co-location proporciona alta escalabilidade, ou seja, e m caso de necessidade de ampliao dos servios ou equipamentos, a mesma pode ser feita imediatamente, com monitoramento 24 horas por dia e 7 dias por semana (24X7), backup, otimizao dos custos de operao e manuteno, rede com alta disponibilidade e carga balanceada. Existem vrias modalidades de utilizao dos DataCenters. Dentre elas destacam se o "Modelo Corporativo Monoltico" (pertence a uma nica organizao e no compartilhado), o "Modelo Corporativo Compartilhado" (permite usufruir uma infra estrutura comum) e o "Modelo ASP" (Provedor de Aplicaes e Servios). Nas modalidades corporativas o objetivo central terceirizar a operao e a gesto dos processos informatizados da empresa na forma de Outsourcing, onde o provedor de servios passa a se responsabilizar pelos processos operacionais da rea de TI. Na modalidade ASP, a organizao ou o profissional liberal, passa a utilizar os recursos disponveis no DataCenter na modalidade de prestao de servios, locando licenas de software, espao pa ra armazenamento em disco e tambm capacidade de processamento em servidores hospedeiros. Nessa forma de utilizao o usurio no necessita dispor de licenas de software aplicativos ou de automao de escritrios, no necessita licenciar sistemas operacio nais, nem

licenciar algum tipo de Banco de Dados. Todos os recursos necessrios para a operao do sistema normalmente so fornecidos como parte da soluo em forma de servio, liberando a empresa para focar exclusivamente nos negcios.

7. Concluso

Com o contedo do trabalho revisado, fica extremamente claro a importncia de um sistema de armazenamento bem estruturado, organizado, e principalmente de acordo com as necessidades da sua empresa ou pessoa. Independente da tecnologia adotada pois cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Desde o clssico disquete at o armazenamento em nuvem. Todos tiveram sua importncia e seu papel crucial na evoluo do armazenamento. Para grandes empresas, a contratao de um datacenter especializado que supra as necessidades uma realidade cada vez mais constante, visto que fica difcil empresas armazenarem o enorme fluxo de informao internamente. Inclusive terceirizando processos de gesto, fazendo por exemplo o outsourcing. Acreditamos que os principais tpicos sobr e armazenamento foram abordados em sua totalidade, dando exemplos de funcionamento na prtica, e tambm em teoria.

8. Bibliografia

http://www.dell.com/br/empresa/p/storage products.aspx?c=br&cs=brbsdt1&l=pt&s=bsd&~ck=mn http://www.hostne.ws/artigos/as-empresas-com-mais-servidores-no-mundo/ http://www.ibm.com/br/shop/ofertas/diskstorage.phtml http://pt.wikipedia.org/wiki/Dispositivo_de_armazenamento http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=quanta informacao-ha-no-mundo&id=020150110211

http://www.sirmacstronger.eti.br/introd/introd.php http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_datacenter.php http://informatica.hsw.uol.com.br/armazenamento -removivel9.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_flash http://www.tecmundo.com.br/3189 -como-funciona-um-pendrive-.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Universal_Serial_Bus http://pt.wikipedia.org/wiki/USB_flash_drive http://www.kingston.com/ukroot/flash/dt300.asp?id=2

S-ar putea să vă placă și