Sunteți pe pagina 1din 3

Aluno: Bruno Stefany

Disciplina: Didtica PLANEJAMENTO DE AULA

Tema: Alimentao Ano: 8 Turma: A Disciplina: Cincias OBJETIVOS E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: Descrever como os nutrientes so obtidos; Entender como o organismo humano produz energia;

Destacar a importncia da rotina alimentar equilibrada e variada; Destacar sobre as necessidades nutricionais do organismo; Relacionar patologias e problemas vinculados ao hbito alimentar inadequado.

CONTEDOS: A. Conceituais: Assimilar o conceito de nutrio e a sua importncia no crescimento do organismo e na sua constante manuteno; Caracterizar os tipos de alimentos e sua composio(carboidratos, lipdeos, protenas);

Identificar as principais fontes dos elementos essenciais para o bom funcionamento do organismo em diversos alimentos; Descrever brevemente o caminho do alimento dentro do sistema digestrio.

B. Procedimentais:

Apresentar, de forma organizada textos, desenhos e esquemas do tema; Desenvolver tabelas com dados sobre alimentos ricos em vitaminas entre outros componentes; Levar os alunos a investigarem, listarem e qualificar a alimentao na qual eles esto habituados, inclusive no ambiente escolar; Confeco de esquemas de uma pirmide alimentar pelos alunos.

C. Atitudinais: Conscientizar os alunos sobre a importncia da alimentao saudvel; Higiene e conservao dos alimentos; Instigar os alunos a questionarem sobre a qualidade de seus hbitos alimentares.

PROCEDIMENTOS DIDTICOS Aula n1 DATA:

Atravs de cartazes sero apresentadas algumas figuras de animais se alimentando e, alimentos que ns seres humanos, consumimos no dia a dia (macarro, carne, leite, frutas, sobremesas, etc ). Em seguida, os alunos sero questionados sobre o objetivo da busca por alimento pelos animais, com a finalidade de levantar os conhecimentos prvios sobre o tema (apresentao do tema). Conforme o desenvolvimento da dinmica e os conhecimentos demonstrados pelos alunos, relacionados com a atividade alimentar, seu propsito, a importncia, os assuntos de interesse sero anotados no quadro (delimitao do tema). Em seguida atravs de aula expositiva dialogada utilizando o quadro, os conceitos de nutrio, e alimentao como meio de obteno de matria para a gerao de energia sero explanados. (investigao) Ao final da aula ser proposto aos alunos que busquem investigar os alimentos que eles geralmente consomem em suas refeies (caf da manh, almoo, lanche, jantar, etc.) tanto em sua casa como na escola, listando os alimentos.(investigao) Aula n2 A aula iniciar com a exposio, pelos alunos, da pesquisa realizada e a partir dos resultados, sero identificados os alimentos mais comuns no hbito alimentar deles. Estes alimentos sero caracterizados de acordo com a sua composio (carboidratos, lipdeos, protenas) no mesmo momento que o conceito dessas biomolculas apresentado (sistematizao/investigao). Em seguida ser exposto aos alunos um modelo de pirmide alimentar ideal que ser comparada com o resultado da pesquisa de alguns alunos. A finalidade desta comparao demonstrar aos alunos se os hbitos alimentares mais comuns so realmente saudveis. Os alunos sero divididos em 4 grupos para discutir textos sobre necessidades nutricionais do organismo, importncia da rotina alimentar equilibrada e variada, fome e desnutrio, obesidade e outros problemas vinculados ao hbito alimentar inadequado. Cada grupo dever expor o seu tema, abordando os principais pontos de seu texto.(Investigao/sistematizao) Aula n 3 Uma srie de atividades referentes aos contedos conceituais expostos na aula anterior ser realizados pelos alunos. Os mesmos sero corrigidos em classe com o auxlio de alguns alunos que sero chamados para responder os exerccios na lousa. (Sistematizao/fixao/avaliao) Uma parte da aula ser reservada para os alunos realizarem a leitura de um material paradidtico (HQ) sobre o caminho do alimento dentro de nosso organismo. Aps esta leitura, com a utilizao de um datashow ser reproduzido aos alunos, em

sala de aula, um vdeo (cerca de 10 minutos) sobre o caminho dos alimentos no interior do sistema digestrio. (investigao) Aula nmero n4 DATA:

Os alunos sero conduzidos at a sala de informtica (antecipadamente reservada e com as mdias a serem utilizadas j disponveis) para acessar a um programa com diversos passatempos e quebra-cabeas relacionados ao assunto. Em conjunto ser fornecido um questionrio (sobre o contedo apresentado previamente durante as aulas) que deve ser respondido pelos alunos em dupla e entregue at o final da aula. (investigao/sistematizao/avaliao)

S-ar putea să vă placă și