Sunteți pe pagina 1din 3

Prova Meio Ambiente

1) Atualmente o Meio Ambiente alvo de debates, eventos, congressos e seminrios que mobilizam vrios pases, os temas mais abordados so as mudanas provocadas pela ao do homem na natureza, e tambm a resposta da natureza a essas aes. Mas afinal qual a definio de Meio Ambiente e quais as principais mudanas da ao do homem na natureza? R: O meio ambiente pode ser entendido como o espao em que vivem as plantas e os animais, ou o conjunto de condies fsicas, qumicas e biolgicas que abriga e rege todas as formas de vida do planeta. O equilbrio dos ecossistemas que formam o meio ambiente depende tanto da relao entre as espcies que dele fazem parte como da adaptao de cada uma dessas espcies ao meio fsico. As principais mudanas so: aumento exponencial da populao mundial e tambm do consumo de energia, intensificao do processo de industrializao, processo de urbanizao entre outros. 2) Coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F) para os itens referentes Poluio Ambiental. (F) A poluio hdrica avaliada pela qualificao dos poluentes presentes nos cursos dgua e nos efluentes industriais das fontes, efetivas ou potencialmente poluidoras. (V) A concentrao de material particulado e gases reduzem-se medida que estes so dispersos na atmosfera, o que depende de fatores climatolgicos e a interao deste com relevo local, montanhas e vales por exemplo. (V) O destino dos resduos urbanos em locais de depsito, denominados aterros. Nestes lugares todos os resduos urbanos so depositados, geralmente sem qualquer forma de tratamento ou reciclagem, que aps alguns anos pode poluir o solo e at os lenis freticos. (F) Um dos principais agentes que colaboram para a inexistncia da poluio sonora o rudo. Ele provocado pelo som das indstrias, canteiros de obras entre outros. (V) Uma das mais perigosas formas de poluio a radioativa, seu efeito coloca a vida de milhes de pessoas em risco em um curto espao de tempo, sem contar o grande dano ambiental que pode ser causado a flora e fauna durante anos.

3) Descreva as etapas do ciclo PDCA. R: P Planejar, estabelecer os objetivos e processos necessrios para entregar resultados de acordo com o resultado esperado (a meta ou metas); D Execuo pem em prtica os novos projetos; C Monitoramento, verificar os processos novos e comparar os resultados contra os resultados esperados (metas ou objetivos do "Plano") para constatar eventuais diferenas; A Ao, Agir, determinar onde aplicar as mudanas que incluem a melhoria.

4) O que um Tanque de Neutralizao, e qual a finalidade das bacias de cinza no Complexo Termeltrico Jorge Lacerda? R: Tanque de Neutralizao um equipamento responsvel pelo tratamento qumico dos efluentes lquidos, tm como principio corrigir o pH das correntes de efluentes cida e alcalina de forma a estabiliz-lo em torno de 7,0. As bacias de cinza so responsveis pela decantao da cinza mida proveniente do selo dgua da caldeira e tambm para neutralizar o pH dos efluentes da usina que so despejados na bacia. 5) Faa um diagrama de blocos esquematizando as etapas do licenciamento ambiental e explique cada etapa. R:

Licena Previa (LP)

Licena de Instalao (LI)

Licena de Operao (LO)

Licena previa (LP) Licena que deve ser Solicitada na fase de implantao, alterao ou ampliao do empreendimento. Aprova a viabilidade ambiental do empreendimento, no autorizado no inicio das obras; Licena de instalao (LI) Licena que aprova os projetos, a licena que autoriza o inicio da obra/empreendimento. concedida depois de atendidas a condio de licena previa;

Licena de Operao (LO) Licena que autoriza o funcionamento do empreendimento/obra. concedida depois de atendidas a condio de licena de instalao.

Equipe: Alex Medeiros Diogo Izidorio Jlio da Silva Leandro Neto Leonardo Antunes

S-ar putea să vă placă și