Sunteți pe pagina 1din 2

nmero 1

Vitria da Conquista, 15 de maro de 2011


Horreur la brsilienne discours, corps, cinma

labedisco@gmail.com

O corpo discurso

Labedisco em Paris

Esta a primeira edio de O corpo, arquivo eletrnico que

O Ciclo de discusses e projeo de filmes Horror brasileira: discurso, corpo, cinema uma realizao do
LABEDISCO e do GRUDIOCORPO,

divulga e discute as atividades realizadas pelo Labedisco/UESB


Laboratrio de Estudos do Discurso e do Corpo e pelo Grudiocorpo/CNPq

com colaborao da Universidade Sorbonne Nouvelle Paris III e da Universidade Carlos III de Madri. O objetivo discutirOb filmes de horror e destacar o corpo como uma escrita de si no interior da cultura brasileira a partir de perspectivas tericas advindas das letras e das artes. O ciclo acontece desde 4 de maro e vai at 15 de abril na Maison du Brsil, Cidade Universitria

A noite de sexta-feira, 4 de maro de 2011, marcou o lanamento do Ciclo Horror brasileira: discurso, corpo, cinema, na Cit Universitaire International de Paris. O professor Joo Marcos Kogawa, ento mestre de cerimnia, encarregou-se do momento inicial, fez os devidos

Grupo de Estudos sobre o Discurso


e o Corpo. Os estudos em torno das

materialidades discursivas verbais e no-verbais tomando o corpo nas suas relaes de fora e posies scio-histricas so a proposta

agradecimentos aos parceiros que contriburam para a organizao e realizao do ciclo e apresentou o

central de nossas investigaes.

Internacional de Paris. Para conhecer mais do Ciclo, acesse http://www.youtube.com/watch?v=VfCtE7AyqW4

conferencista da noite, o professor Nilton Milanez, tambm organizador do evento, que trouxe a conferncia intitulada Galeria de monstros brasileiros e a possesso do corpo.

Foram exibidos ao longo da apresentao fragmentos e personagens flmicos que ilustraram as anlises feitas em torno do discurso do corpo e do horror e a platia, composta de estudantes, pesquisadores e cinfilos reagiu positivamente exposio. Aps a conferncia foi apresentada a performance O demnio dana por Carolina Natal e Ceclia Barros-Cairo e um coquetel simblico proporcionou um pouco mais de debate sobre a noite.

FUNDAMENTOS E CONCEITOS DA ANLISE DO DISCURSO: CORPO E SUJEITO

COORDENAO Prof. Nilton Milanez, Profa. Joseane Bittencourt, Profa. Talita Figueredo

Sobre o curso
O objetivo deste curso apresentar referencial terico e analtico sobre a constituio do sujeito e do corpo como lugares de produo histrica, de coero e de resistncia, estudados luz dos sentidos que emergem tanto da lngua quanto da imagem fixa e em movimento. Esse breve estudo demonstrar, portanto, como sujeito e corpo, compreendidos como discurso, esto ligados a Alguns momentos da conferncia de abertura do Ciclo Horreur la brsilienne podem ser vistos aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=jxu2359VdFs http://www.youtube.com/watch?v=-ZVtV7f_488

relaes de foras e construes simblicas que ao mesmo tempo ditam regras e possibilitam (re)invenes do cotidiano em torno de nossas maneiras de pensar, sentir e agir ao longo dos anos 2000.

AGENDA: - 1 ENCONTRO: Texto Discurso e produo de subjetividade em Michel Foucault, de Cleudemar Alves Fernandes.

Dica de O Corpo:
- www.uesb.br/labedisco - Entre a memria e o discurso e-book da Coleo Discursividades (Claraluz) - www.grudiocorpo.blogspot.com - www.ensinosuper.com sobre literatura fantstica, gtica, fico cientfica, quadrinhos, cinema e anlise de obras (Prof. Alexander Meireles da Silva/ UFG).

Ministrante: Jamille Silva Santos Dia: 15/03/2011, s 18h30

- 2 ENCONTRO: Texto O sujeito e o poder, de Michel Foucault Ministrante: Joseane Bittencourt Dia: 29/03/2011, s 18h30

S-ar putea să vă placă și