Sunteți pe pagina 1din 5

2.

Sistema de Herana Epigentica

As clulas de seres mais complexos, como os seres humanos, possuem funes, aparncia e comportamentos diferentes umas das outras. E sendo de um mesmo indivduo todas as clulas possuem o mesmo material gentico. Seguindo esse pensamento possvel imaginar que em casos de seres que se reproduzem assexuadamente, ou seja, sem troca de material gentico, possvel que haja modificaes celulares por presses ambientais sem que haja modificaes no cdigo gentico. Esse seria o princpio da evoluo epigentica, mesmo que suas sequncias de DNA permaneam inalteradas durante o desenvolvimento, as clulas adquirem informao que podem passar sua prognie (JABLONKA; LAMB, 2010, p. 141). O conceito de evoluo epigentica muito recente, apesar de resgatar os pensamentos de Lamarck, e ainda existem muitas lacunas a serem respondidas pelos estudiosos. A princpio existem quatro sistemas de evoluo epigentica, os circuitos autossustentveis, a herana estrutural, os sistemas de marcao da cromatina e a interferncia de RNA.

2.1 Circuitos Autossustentveis

Descrito primeiramente pelo geneticista americano Sewell Wright em 1945, os circuitos autossustentveis envolvem retroalimentao, ou seja, um gene A, quando ativo a partir de algum estmulo ambiental, produz uma protena reguladora que mantm o gene A ativo mesmo que o estmulo ambiental no exista mais. Aps a diviso celular, caso o nvel da protena reguladora seja alto o suficiente. Em um ambiente sem estmulo possvel encontrar tipos genticamente idnticos em que um possui o gene ativado e outro desativado. A diferena estaria em seus ancestrais, um haveria de ter recebido o estmulo enquanto o outro no.

Em organismos mais complexos cada circuito pode ter vrios genes, vrias regies reguladoras e vrias protenas envolvidas. O que se transmite de gerao em gerao todo o circuito, e uma simples variao nesse circuito modifica todo ele. O circuito a unidade de variao hereditria. difcil pensar em evoluo considerando apenas um circuito autossustentvel, pois este s possui dois estados, ativo e inativo. Ao considerarmos que em um organismo possui vrios circuitos que interagem e que so independentes, pode-se obter infinitas combinaes que por seleo natural poderiam levar a adaptaes.

2.2 Herana Estrutural

Outro tipo de sistema de herana epigentica est ligado s estruturas celulares e no com a atividade dos genes. Em um experimento com ciliados, fez-se uma microcirurgia em um Paramecium para que se invertesse em 180 uma pequena regio dos clios. Os clios dessa regio permaneceram no sentido contrrio aos demais clios do organismo. Ao verificar os descendentes desse ciliado, a equipe do geneticista americano Tracy Sonneborn verificou que esses descendentes haviam herdado essa caracterstica de clios invertidos.
Experimentos similares com outros ciliados, alm de paramcios, mostraram que vrias estruturas corticais alteradas podem ser herdadas por geraes a fio, mas os mecanismos por trs disso esto longe de ser entendidos. As pessoas que trabalham nessa rea acham que algum tipo de modelagem tridimensional est envolvido. De alguma forma, uma estrutura na clula-me age como um molde que guia a montagem das unidades proticas que formam uma estrutura similar na clula-filha. Embora no saibamos exatamente como isso acontece, o ponto fundamental para a nossa discusso que a organizao do crtex aquilo que alterado e transmitido, no seus componentes. Os mesmos tijolos bsicos so usados para construir vrias estruturas hereditrias diferentes e automodelveis. (JABLONKA; LAMB, 2010, p. 151-152, grifo do autor).

Assim como nos circuitos autossustentveis, considerar apenas uma estrutura em um indivduo, no mostra relevncia para a perspectiva evolutiva. Mas considerando que podem haver inmeras variaes estruturais ao mesmo tempo, pode ser que surja alguma adaptao evolutiva.

2.3 Sistemas de Marcao da Cromatina

A cromatina uma regio condensada do DNA, que se envolvem em histonas, que so protenas responsveis por essa condensao. A seqncia de DNA que empacotada diferente em clulas distintas, e tambm mutvel durante a vida celular. A maneira como uma determinada regio do DNA empacotada, assim como a natureza e a densidade das protenas e de outras entidades associadas a ele, determina quo acessvel esse DNA fica aos fatores necessrios para a transcrio dos genes. (JABLONKA; LAMB, 2010 p. 157). A estrutura da cromatina pode afetar a atividade dos genes, e essa estrutura herdada pelas clulas-filhas, mesmo que tenha sido desencadeada alguma mudana nessa estrutura. Essas estruturas herdveis so chamadas de marcas da cromatina. A mais conhecida a metilao do DNA.

2.3.1 Metilao do DNA

Chama-se DNA metilado, aquele que possua ligado a alguma de suas bases um pequeno grupo metila [CH3]. Geralmente esse grupo metila ligado base citosina, o que no afeta seu papel no cdigo gentico. A metilao do DNA est relacionada probabilidade de transcrio e no a alteraes estruturais em protenas. Uma regio metilada tem menos chances de ser transcrita do que uma no metilada. Os padres de metilao fazem parte do sistema de herana epigentica. Os padres de metilao podem ser reproduzidos, em parte, por conta da

replicao do DNA. Em geral, a metilao ocorre nas citosinas das duplas CG ou dos trpletos CNG, em que N qualquer outro nucleotdeo. Como uma citosina sempre pareada com uma guanina, uma dupla CG de uma fita do DNA sempre pareada com outra dupla CG da outra fita. No caso de citosinas metiladas, suas correspondentes da outra fita tambm estaro metiladas. Na duplicao do DNA, os novos pareamentos no so metilados. Essa assimetria corrigida por uma protena chamada metiltransferase, que anexa um grupo metila citosina da nova fita. Essa protena ignora as citosinas no metiladas em ambas as fitas. A organizao e transmisso de informao atravs da metilao muito parecida com o DNA, pois a cpia de padres de metilao depende da atividade de enzimas que os reproduzam e modular. O potencial de padres de metilao que um gene pode ter muito grande, mesmo que a sequncia de DNA permanea inalterada.

2.4 Interferncia de RNA

A interferncia de RNA um mecanismo descoberto recentemente, e ainda pouco se sabe sobre o assunto, e , em alguns aspectos, diferentes dos outros apresentados. Durante as vrias tentativas de induzir novas funes em plantas e animais por meio de engenharia gentica, acrescentando DNA ou RNA, notouse que os genes abordados silenciavam-se, ou seja, no se manisfestavam.
O que voc esperaria caso acrescentasse uma cpia extra do gene que ajuda a fazer o pigmento roxo das petnias? Por certo esperaria que essa cpia extra desse s flores uma cor roxa mais escura, ou, na pior das hipteses, que no houvesse efeito algum. Em vez disso, os cientistas descobriram que as flores ficavam brancas[...]. Tanto o novo gene quanto os genes originais haviam sido desligados de alguma forma. (JABLONKA; LAMB, 2010, p. 164).

A interferncia de RNA caracteriza-se pela formao de molculas de RNA anormais, que possuem estrutura incomum, como por exemplo fita-dupla. Esses RNAs anormais so picotados por uma enzima chamada Dicer, que produz pequenos pedaos de RNA chamados SIRNAS (do ingls small interfering RNAs, ou pequenos RNAs de interferncia). Esses pequenos pedaos de RNA destroem as cpias de mRNA anormal do qual derivam. Os SIRNAS podem alcanar tipos diferentes de clulas. E tambm podem, a partir de uma associao com o gene do qual derivou-se o mRNA anormal, criar uma marca de metilao que ser transmitida a geraes futuras. Isso destaca o fato de que os sistemas de herana epigenticos podem estar interligados, embora no se saiba muito sobre isso ainda.

2.5 Evoluo Epigentica

A dimenso epigentica pode ser responsvel por evolues, mesmo se nada ocorrer na dimenso gentica. As variaes epigenticas ocorrem com maior freqncia e com maior rapidez do que as variaes genticas, principalmente quando h modificaes no ambiente, com vrias transformaes epigenticas ao mesmo tempo. Nem todas as mudanas so adaptativas, mas como so muitas as mudanas, a probabilidade de que surja uma variao benfica mais alta. A especiao pode ser tambm explicada na esfera da epigentica. Uma populao, ao ser dividida por algum acidente geogrfico, ter seus novos grupos expostos a ambientes diversos. Essas alteraes ambientais podem alterar estruturas celulares tanto em clulas somticas, quanto em clulas germinativas. Essas alteraes estruturais podem afetar, alm das adaptaes ao novo ambiente, a capacidade de cruzamento com outras populaes do que outrora havia sido a mesma espcie.

S-ar putea să vă placă și