Sunteți pe pagina 1din 2

7 a Lista de exercícios

Física II

1.

Escreva a equação para uma onda se propagando no sentido negativo do eixo x e que tenha uma amplitude de 0,010 m, uma frequência de 550 Hz e uma velocidade de 330 m/s.

2.

A

equação de uma onda transversal se propagando numa corda é dada por y x , t = 2,0 mm sin 20 m 1 x 600 s 1 t

(a)

Ache a amplitude, frequência, velocidade e o comprimento de onda.

(b)

Ache a velocidade escalar máxima de uma partícula da corda.

3.

Prove que, se uma onda transversal está se propagando ao longo de uma corda, então a inclinação de qualquer ponto da corda é numericamente igual à razão entre a velocidade escalar da partícula e a velocidade escalar da onda naquele ponto.

4.

Uma onda de frequência 500 Hz tem uma velocidade de 350 m/s. (a) Quão afastados estão dois que têm uma diferença de fase de π/3 rad? (b) Qual é a diferença de fase entre dois deslocamentos, num determinado ponto, em tempos separados de 1,00 ms?

5.

Deseja-se gerar ondas com a velocidade de 50 m/s numa corda tensionada. A corda tem 5 m de comprimento e massa total de 0,06 kg. Que tensão se deve aplicar à corda ?

6.

O

limite elástico de um fio de aço é igual a 2,7 x 10 9 Pa. Qual a velocidade máxima de propagação de

pulsos transversais ao longo desse fio, sem que se exceda esta tensão limite? (A densidade do aço:

 

7,86g/cm 3 )

7.

Uma onda harmônica se propaga numa corda. Observa-se que o oscilador que gera a onda completa 40 vibrações a cada 30s. Também é observado que um dado máximo desloca-se 425 cm ao longo da corda em 10s. Qual o comprimento de onda na corda?

8.

Certo fio metálico vibra com freqüência de 4 Hz, sendo percorrido por uma onda transversal com o comprimento de onda transversal com o comprimento de onda de 60 cm. Determinar a velocidade dessas ondas no fio.

9.

Uma onda transversal, está descrita pela equação: y = (0,12 m)sen[ (x/8 – 4t)] (a) Determinar a velocidade transversal e a aceleração transversal, no instante t= 1,6 m.(dica: lembre o que representa a função de onda e lembre das definições de velocidade e aceleração) (b) Quais são o comprimento de onda, o período e a velocidade de propagação desta onda?

10.

Uma corda esticada tem massa de 0,18kg e comprimento de 3,6m. Qual a potencia que, fornecida a

essa corda, é capaz de geral ondas harmônicas com amplitude de 0,1m, comprimento de onda de 0,5

m

e velocidade de propagação de 30 m/s ?

11.

Um arame, de massa 0,24 kg e 48 m de comprimento, está sob tensão de 60 N. Um vibardor elétrico, operando na freqüência angular de 80 rad/s, gera ondas harmônicas no arame. O vibrador pode suprir energia ao arame á taxa máxima de 400J/s. Qual a amplitude máxima dos pulsos ondulatórios no arame?

12.

( DESAFIO )Mede-se a velocidade v de propagação de ondas transversais num fio com uma extremidade presa a uma parede, que é mantido esticado pelo peso de um bloco suspenso da outra extremidade através de uma polia. Depois, mergulha-se o bloco na água até os 2/3 da altura(figura

abaixo) e verifica-se que a velocidade da propagação cai para 95,5% da anterior. Qual a densidade do bloco em relação à água? Resp: 7,6

Qual a densidade do bloco em relação à água? Resp: 7,6 13. Uma corda uniforme, de

13.

Uma corda uniforme, de 20m de comprimento e massa de 2kg, está esticada sob uma tensão de 10N. Faz-se oscilar transversalmente uma extremidade da corda, com amplitude de 3cm e frequência de 5 oscilações por segundo. O deslocamento inicial da extremidade é de 1.5cm para cima. (a) Ache a velocidade de propagação v e o comprimento de onda λ da onda progressiva gerada na corda. (b) Escreva como função do tempo o deslocamento transversal y de um ponto da corda situado à distância x da extremidade que se faz oscilar, após ser atingido pela onda e antes que ela chegue à outra extremidade.

10.

O som mais grave detectável pelo ouvido humano tem freqüência de aproximadamente 20 Hz e o mais agudo consiste em cerca de 20.000 Hz. Qual o comprimento de onda de cada um, no ar ? (velocidade do som no ar é v ar = 340 m/s).

11.

Qual a velocidade de uma onda transversal em uma corda cujo comprimento é de 2,0 m e a massa de 0,060 kg sob a tensão de 500 N?

12.

Uma onda sonora tem uma freqüência de 440 Hz. Qual é o comprimento de onda desta onda sonora no ar ? E na água ? (A 0 o C a velocidade do som no ar é de cerca de 330 m/s e na água é de cerca de 1450 m/s).

13.

Uma extremidade de uma corda de 6 m de comprimento oscila para cima e para baixo com um movimento harmônico simples, com a freqüência de 60 Hz. As ondas atingem a outra extremidade da corda 0,5 s depois de partirem. Achar o comprimento de onda das ondas na corda.

14.

Uma corda de piano, em aço, tem 0,7 m de comprimento e a massa de 5 g. A corda está tensionada por uma força de 500 N. (a) Qual a velocidade das ondas transversais na corda? (b) A fim de reduzir a velocidade por um fator 2, sem alterar a tensão, qual a massa de um fio de cobre que deveria ser enrolado em tomo do fio de aço?

15.

Numa corda sob tensão constante, são geradas ondas transversais. Qual o fator de aumento, ou diminuição de potência para que (a) o comprimento de onda seja duplicado, mas a freqüência angular seja constante, (b) a amplitude seja duplicada, (c) o comprimento de onda e a amplitude seja duplicados e (d) o comprimento de onda seja dividido por um fator dois.

16.

Uma onda harmônica num fio é descrita pela equação:

y = (0,12 m)sen(0,8x – 50t)]

onde y, x estão em metros, e t em segundo. Se a massa por unidade de comprimento for da corda for 12 g/m, determinar (a) velocidade da onda, (b) o comprimento da onda, (c) a freqüência e (d) a potência transmitida à onda.