Sunteți pe pagina 1din 6

Introduo A religio crist surgiu na regio da actual Palestina no sculo I.

Essa regio estava sob domnio do Imprio Romano neste perodo. Criada por Jesus, espalhou-se rapidamente pelos quatro cantos do mundo, se transformando actualmente na religio mais difundida. Jesus foi perseguido pelo Imprio Romano, a pedido do imperador Octvio Augusto (Caio Jlio Csar Octaviano Augusto), pois defendia ideias muito contrrias aos interesses vigentes. Defendia a paz, a harmonia, o respeito um nico Deus, o amor entre os homens e era contrrio escravido. Enquanto isso, os interesses do imprio eram totalmente contrrios. Os cristos foram muito perseguidos durante o Imprio Romano e para continuarem com a prtica religiosa, usavam as catacumbas para encontros e realizao de cultos.

Doutrina Crist
De acordo com a f crist, Deus mandou ao mundo seu filho para ser o salvador (Messias) dos homens. Este, seria o responsvel por divulgar a palavra de Deus entre os homens. Foi perseguido, porm deu sua vida pelos homens. Ressuscitou e foi par o cu. Ofereceu a

possibilidade da salvao e da vida eterna aps a morte, a todos aqueles que acreditam em Deus e seguem seus mandamentos. A principal ideia, ou mensagem, da religio crist a importncia do amor divino sobre todas as coisas. Para os cristos, Deus uma trindade formada por: pai (Deus), filho (Jesus) e o Esprito Santo.

O Messias (Salvador)
Jesus nasceu na cidade de Belm, na regio da Judeia. Sua famlia era muito simples e humilde. Por volta dos 30 anos de idade comea a difundir as ideias do cristianismo na regio onde vivia. Desperta a ateno do imperador romano Jlio Csar, que temia o aparecimento de um novo lder numa das regies dominadas pelo Imprio Romano. Em suas peregrinaes, comea a realizar milagres e rene discpulos e apstolos por onde passa. Perseguido e preso pelos soldados romanos, foi condenado a morte por no reconhecer a autoridade divina do imperador. Aos 33 anos, morreu na cruz e foi sepultado. Ressuscitou no terceiro dia e apareceu aos discpulos dando a eles a misso de continuar os ensinamentos.

Principais Deuses
Esta religio, diferente de todas outras estudadas na turma, apenas venera apenas um Deus que se chama Deus (Deus Pai todo poderoso criador do cu e da terra, e de todas as coisas visveis e invisveis).

Divulgao do cristianismo
Os ideais de Jesus espalharam-se rapidamente pela sia, Europa e frica, principalmente entre a populao mais carente, pois eram mensagens de paz, amor e respeito. Os apstolos se encarregaram de tal tarefa. A religio fez tantos seguidores que no ano de 313, da nossa era, o imperador Constantino concedeu liberdade de culto. No ano de 392, o cristianismo transformado na religio oficial do Imprio Romano. Na poca das grandes navegaes (sculos XV e XVI), a religio chega at a Amrica atravs dos padres jesutas, cuja misso era catequizar os indgenas.

A Bblia
O livro sagrado dos cristos pode ser dividido em duas partes: Antigo e Novo Testamento. A primeira parte conta a criao do mundo, a histria, as tradies judaicas, as leis, a vida dos profetas e a vinda do Messias. No Novo Testamento, escrito aps a morte de Jesus, fala sobre a vida do Messias, principalmente.

Oraes
Tendo em conta as pesquisas, vimos que as oraes mais comuns do cristianismo so: - Pai Nosso. - Av Maria. - Credo.

Pai Nosso.
Pai Nosso, que estais no Cu Santificado seja o Vosso Nome Venha a ns o Vosso Reino Seja feita a Vossa Vontade, Assim na Terra como no Cu O Po-Nosso de cada dia nos da hoje Perdoai-nos as nossas ofensas Assim como ns perdoamos a Quem nos tem ofendido E no nos deixeis cair em tentao Mas livrai-nos do Mal. Amm

Teros

Principais festas religiosas


Natal : celebra o nascimento de Jesus Cristo (comemorado todo 25 de Dezembro). Pscoa : celebra a ressurreio de Cristo. Pentecostes: celebra os 50 dias aps a Pscoa e recorda a descida e a uno do Esprito Santo aos apstolos.

Os Dez Mandamentos De acordo com o cristianismo, Moiss recebeu Deus duas tbuas de pedra onde continham os Dez Mandamentos:
1. No ters outros deuses diante de mim. 2. No fars para ti imagem de escultura, no te curvars a elas, nem as servirs.

3. No pronunciars o nome do Senhor teu Deus em vo. 4. Lembra-te do dia do sbado para o santificar. Seis dias trabalharo, mas o stimo dia o sbado do seu Senhor teu Deus, no fars nenhuma obra. 5. Honra o teu pai e tua me. 6. No matars. 7. No adulterars. 8. No furtars. 9. No dirs falso testemunho, no mentirs. 10. No cobiars a mulher do prximo, nem a sua casa e seus bens.

Concluso

S-ar putea să vă placă și