Sunteți pe pagina 1din 3

Dia 23 de Junho do ano de 2011 Quinta-feira feriado de Corpus Christi 2011 as 21:00

Tcnicas de Memorizao para Estudantes


Todas nossas aes e pensamentos nada mais so que fruto da memria, so apenas lembranas. Aprendemos a andar e depois o fazemos porque memorizamos seu mecanismo. A nossa comunicao depende da memria, pois, repetimos sons que fazem sentido e tm algum significado para ns. Normalmente, utilizamos muito pouco da nossa capacidade de memorizao. Mas podemos, atravs de mtodos simples e eficazes, aumentar grandemente nosso poder de memorizao, e como isso importante na vida do estudante. Quantas vezes voc, caro leitor, foi mal numa prova ou at reprovou em alguma disciplina, apenas porque se esqueceu de uma frmula matemtica, ou de algum dado geogrfico, ou, ainda, datas e acontecimentos histricos. De agora em diante, voc vai enterrar de vez o infortnio do esquecimento, aquilo que for importante ser lembrado, atravs das tcnicas que veremos a seguir. O estudo regular e o uso constante das tcnicas aqui apresentadas traro a voc segurana e sucesso nas provas. Se estamos nos preparando para um vestibular ou mesmo um concurso pblico e queremos alcanar a felicidade da aprovao, devemos, ento, organizar nossa vida para isso. Um maratonista no cruzar a linha de chegada, percorrendo 42.195m, se no tiver treinado o suficiente. E quo exaustivo for seu treinamento, quo dedicado e organizado, tanto melhor ser sua classificao ao final da prova. Devemos ter em mente o seguinte: em nosso dia, dever haver hora para assistirmos s aulas, hora para nos alimentarmos adequadamente, hora para nosso estudo em casa e a hora do importantssimo descanso pelo sono. No podemos deixar de lado o lazer e a prtica esportiva, devidamente encaixados na semana, de tal modo que no atrapalhem o estudo. Lembre-se: "Mens Sana in Corpore Sano". Devemos salientar que as tcnicas aqui apresentadas no tm a pretenso de afastar o estudante dos estudos, mas sim, a de que ele tenha eficincia muito maior nos seus rotineiros estudos, firmando e ratificando de forma inequvoca a matria estudada, de tal forma que mesmo o que foi estudado em maro ou abril, seja lembrado facilmente ao final do ano. As tcnicas de memorizao basicamente so: repetio, associao, empilhamento, alfabeto fontico e palavraschave. De tudo isso, o que normalmente usamos a tcnica da repetio, quando ficamos lendo e relendo textos, por horas e horas, para podermos memorizar algo. Poderamos conseguir enorme vantagem se utilizssemos tambm as outras tcnicas, com a segurana de que tais estudos no seriam mais esquecidos.

Os 6 Mandamentos para a Boa Memria

1- Tcnicas Adequadas: To melhor a reteno de informaes na memria, quanto mais forte forem os elos de ligao entre as informaes e a memria. Eis porque fundamental voc utilizar as tcnicas de memorizao nos seus estudos cotidianos, elas servem como pregos, fixando as informaes no seu crebro.

2 - Concentrao:

mais fcil memorizar sem ouvir msica ou ver televiso, sem pensar na namorada ou nas contas a pagar. Devemos manter nossa ateno voltada ao estudo, isto aumenta nosso rendimento. Quando estudamos, devemos esquecer das outras coisas e focar nosso objetivo em aprender aquilo que est nossa frente.

3 - Estudo Constante: Importante: faa do estudo um hbito. claro, pois, o maratonista no treina somente antes das competies.

4 - Boa Sade: "Mens Sana in Corpore Sano", se estamos doentes ou enfraquecidos, com problemas de sade, no estaremos predispostos ao estudo. Portanto, mais do que nunca, devemos manter um alimentao balanceada, respeitando o horrio certo de dormir. Faa seus horrios de tal modo a no sacrificar suas noites de sono. Insisto que isto muito importante para manter sua sade em bom estado.

5 - Ambiente Adequado: S num ambiente adequado, onde nos sentimos bem e nada nos perturba, poderemos ter concentrao suficiente para estudarmos. O ambiente deve ser organizado. Um local onde voc se sinta vontade, encontrando silncio, onde voc possa deixar seu material de estudo sem que ningum o atrapalhe. Se voc no dispuser de um ambiente assim onde voc mora, por falta de espao ou excesso de pessoas, aconselhamos que faa seus estudos em uma biblioteca, onde o ambiente propcio. A organizao do ambiente reflete-se em nossa mente. No se esquea disso.

6 - Pequenos Intervalos: O cansao e a fadiga so prejudiciais memorizao, por isso, devemos descansar antes de ficarmos cansados, e voc saber a hora de faz-los, pois, comear a sentir-se irritado e desatento, a ento, benfico o descanso e, ao contrrio do que pensam alguns, no quebrar o ritmo, nem causar disperso, e sim, lhe dar nova disposio.

Memorizao - Mtodo da Associao Neste mdoto ns associaremos algo que queremos lembrar, e que para ns desconhecido, com alguma coisa que nos familiar, ou que apresenta uma rima com a palavra de origem. Ou seja, associamos algo difcil de lembrar com algo fcil de lembrar, de modo que tenham uma relao entre si. Podemos fazer associao por uma fuso de duas imagens mentais, por semelhana entre fonemas. Vejamos alguns exemplos esclarecedores: queremos lembrar que a capital da Austrlia Camberra, ento fazemos uma frase associada: AUSTRLIA CAMBERRA

na estrada ali o co berra Dessa forma ligamos algo desconhecido a uma frase de apoio, atravs da semelhana de fonemas, que nos faz lembrar o que queremos. Outro exemplo: se quisermos memorizar a maior obra literria do escritor Jlio Ribeiro - "A Carne" da poca do realismo brasileiro, podemos associar com a frase: JLIO RIBEIRO A CARNE Engoliu primeiro a carne O conhecido Que MaCeTe e que que exprime a frmula do calor sensvel da termologia: Q = M.C.T Aqui cabe ressaltar, amigo leitor, que alguns estudantes mais desavisados acham que no precisam de frases mnemnicas, pois, por verem repetidas vezes determinada frmula, na prtica dos exerccios dirios, acham que nunca mais vo esquecer ou ter dvidas sobre a composio das variveis da frmula. Ledo engano. Afirmamos que aquele que estiver se preparando para um vestibular, ao final de meses de estudo, com a cabea cheia de informaes, na hora da prova, ter dificuldades para se lembrar de frmulas. A que as frases mnemnicas nos auxiliam a tirar dvidas sobre a composio de determinadas variveis numa frmula, e mesmo, a nos fazer lembrar de frmulas inteiras. Quanto mais preparados estivermos, menos nervosos ficaremos e at isso nos auxiliar a clarear a nossa memria. Toda frase mnemnica serve como a isca do anzol para agarrar um peixe. Voc at pode pegar um peixe sem isca, mas bem mais difcil. Agora, no tenha dvidas que, com a devida isca, a pesca ser mais proveitosa. No se preocupe em ter que lembrar da frmula e da frase. A frmula voc deve conhecer e ter na mente to clara quanto possvel, e voc consegue isto atravs da indispensvel prtica dos exerccios. J a frase ou palavra mnemnica, voc deve memoriz-la por associao, de tal forma que, na hora da prova, a lembrana da frmula e a lembrana da frase se somam. O efeito surpreendente. Algumas vezes, dependendo da tcnica usada ou mesmo da habilidade em formar as frmulas mnemnicas, voc lembrar instantaneamente da frase e dela tirar uma frmula ou outra informao como datas e nomes, e ver que seria impossvel ter lembrado sem o auxlio das tcnicas mnemnicas.

Fonte: http://www.sosestudante.com/como-estudar/tecnicas-de-memorizacao-paraestudantes.html

S-ar putea să vă placă și