Sunteți pe pagina 1din 4

CALCPLUS

Material Necessrio: Um tabuleiro Sessenta fichas coloridas ( duas cores ) Trs dados

Orientaes para confeco do material: O tabuleiro deve ser um hexgono formado por 96 tringulos eqilteros conjugados e em seus vrtices um crculo com nmeros de 0 a 60; Os nmeros nos crculos podem ser seqenciados ou aleatrios, ficando a critrio do professor; As fichas coloridas so para destacar no tabuleiro o resultado da jogada de cada participante; Cada jogador ou subgrupo receber 30 fichas de uma cor diferente do outro;

Procedimentos: Pode ser jogado em duplas ou em grupos de at 6 componentes; No jogo de dupla, cada jogador recebe 30 fichas de uma cor. No caso de grupo, devero ser formados subgrupos de dois ou trs jogadores. Cada subgrupo receber a mesma quantidade de fichas do jogo em dupla; O incio do jogo pode ser determinado por quem conseguir mais pontos ao jogar os dados; O jogador da vez poder fazer uma ou vrias operaes matemticas, com os nmeros obtidos nos dados ( somar, subtrair, multiplicar ou dividir ); Aps a realizao das operaes, o jogador cobrir no tabuleiro, o nmero resultante da operao matemtica e passa a vez para o adversrio; A cada jogada, dever ser observado o seguinte: Quando o jogador for colocar no tabuleiro uma ficha e esta ficar adjacente ( ligada por uma linha ) a uma ou mais fichas do mesmo jogador ou grupo, dever haver retirada de fichas do adversrio, dentre as que ainda no foram utilizadas, em nmero igual a quantidade de fichas adjacentes; Ser vencedor o jogador que conseguir cobrir com suas fichas cinco nmeros consecutivos numa mesma direo ( horizontal ou diagonal ); Caso no haja formao dos cinco nmeros consecutivos, mas as fichas de um jogador ou grupo tenham acabado, o jogo terminar e o vencedor ser o jogador ou grupo que tiver obtido o maior nmero de fichas do adversrio. Objetivos: Desenvolver procedimentos de clculo mental e da tcnica operatria das operaes fundamentais; Fazer uso das propriedades das operaes fundamentais; Despertar para a importncia do clculo mental na construo de conceitos matemticos e do desenvolvimento do raciocnio lgico; Proporcionar momentos de comunicao da linguagem matemtica, da discusso e anlise de estratgias de resoluo de problemas; Elaborar diversos procedimentos de resoluo de problemas, fazendo simulaes, testando hipteses e comprovando seus resultados.

O jogo " CALCPLUS" foi trabalhado com professores de Educao de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, em programas de formao continuada. No relato dos professores quando aplicaram o jogo em sala de aula, observaram que no incio, os alunos s realizavam as operaes de adio e subtrao e marcavam o resultado no tabuleiro, sem a preocupao de ganhar fichas do adversrio. Comearam ento, a perceber que usando apenas essas duas operaes no conseguiriam nmeros no tabuleiro que pudessem aproximar suas fichas e conseqentemente eliminar s do opositor. Com isso, introduziram a multiplicao e a diviso, mesmo que de forma tmida. Nesse momento o clculo mental surge com mais fluncia, pela elaborao de estratgias diversas no sentido de encontrar um nmero que fizesse adjacncia com um ou mais nmeros marcados no tabuleiro, visando conseguir uma ou mais fichas do adversrio. Como por exemplo: Numa jogada, os nmeros apresentados nos dados foram, 2, 3 e 4. Os alunos tm vrias opes como resultado, dependendo da estratgia elaborada e do nmero que melhor satisfaz seus interesses. a) 2 + 3 4 = 1 b) ( 2 x 3 ) 4 = 2 c) 4 + 2 3 = 3 d) ( 4 x 2 ) 3 = 5 e) ( 4 x 3 ) : 2 = 6 f) 2 + 3 + 4 = 9 g) ( 2 x 3 ) + 4 = 10 h) 3 + ( 2 x 4 ) = 11 i) ( 3 + 4 ) x 2 = 14 j) ( 4 + 2 ) x 3 = 18 k) ( 2 + 3 ) x 4 = 20 l) ( 3 x 4 ) x 2 = 24 Durante a realizao do jogo, as operaes foram sendo trabalhadas espontaneamente, sem dificuldades, de modo a conseguir reduzir o maior nmero de fichas do adversrio e, conseqentemente, vencer o jogo. Dessa forma, o jogo Calcplus tornou-se uma das atividades mais atrativas e motivadoras para o aprendizado das operaes fundamentais, de tal maneira que quase todos os dias, os alunos pedem para trabalhar com o mesmo. Quando o jogo trabalhado em grupo de 4 componentes, o rendimento maior que em dupla. A comunicao matemtica se desenvolve com mais intensidade, o esprito cooperativo se manifesta com naturalidade e a troca de experincia contribui para ajudar aqueles que ainda tm dificuldades para operar com a diviso, enfim, um jogo que exige do aluno todas as habilidades e competncias no uso do clculo e de atitudes na resoluo de problemas. As estratgias utilizadas pelos alunos para encontrar a resposta foram sempre registradas, por uma exigncia dos colegas, para comprovar a soluo das operaes realizadas mentalmente e assim marcar o resultado no tabuleiro.

CALCPLUS
Material Necessrio: Um tabuleiro, sessenta fichas coloridas ( duas cores ), trs dados Objetivos: Desenvolver procedimentos de clculo mental e da tcnica operatria das operaes fundamentais; Fazer uso das propriedades das operaes fundamentais; Despertar para a importncia do clculo mental na construo de conceitos matemticos e do desenvolvimento do raciocnio lgico; Proporcionar momentos de comunicao da linguagem matemtica, da discusso e anlise de estratgias de resoluo de problemas; Elaborar diversos procedimentos de resoluo de problemas, fazendo simulaes, testando hipteses e comprovando seus resultados. Procedimentos: Pode ser jogado em duplas ou em grupos de at 6 componentes; No jogo de dupla, cada jogador recebe 30 fichas de uma cor. No caso de grupo, devero ser formados subgrupos de dois ou trs jogadores. Cada subgrupo receber a mesma quantidade de fichas do jogo em dupla; O incio do jogo pode ser determinado por quem conseguir mais pontos ao jogar os dados; O jogador da vez poder fazer uma ou vrias operaes matemticas, com os nmeros obtidos nos dados ( somar, subtrair, multiplicar ou dividir ); Aps a realizao das operaes, o jogador cobrir no tabuleiro, o nmero resultante da operao matemtica e passa a vez para o adversrio; A cada jogada, dever ser observado o seguinte: Quando o jogador for colocar no tabuleiro uma ficha e esta ficar adjacente ( ligada por uma linha ) a uma ou mais fichas do mesmo jogador ou grupo, dever haver retirada de fichas do adversrio, dentre as que ainda no foram utilizadas, em nmero igual a quantidade de fichas adjacentes; Ser vencedor o jogador que conseguir cobrir com suas fichas cinco nmeros consecutivos numa mesma direo ( horizontal ou diagonal ); Caso no haja formao dos cinco nmeros consecutivos, mas as fichas de um jogador ou grupo tenham acabado, o jogo terminar e o vencedor ser o jogador ou grupo que tiver obtido o maior nmero de fichas do adversrio.

CALCPLUS
Material Necessrio: Um tabuleiro, sessenta fichas coloridas ( duas cores ), trs dados. Objetivos: Desenvolver procedimentos de clculo mental e da tcnica operatria das operaes fundamentais; Fazer uso das propriedades das operaes fundamentais; Despertar para a importncia do clculo mental na construo de conceitos matemticos e do desenvolvimento do raciocnio lgico; Proporcionar momentos de comunicao da linguagem matemtica, da discusso e anlise de estratgias de resoluo de problemas; Elaborar diversos procedimentos de resoluo de problemas, fazendo simulaes, testando hipteses e comprovando seus resultados. Procedimentos: Pode ser jogado em duplas ou em grupos de at 6 componentes; No jogo de dupla, cada jogador recebe 30 fichas de uma cor. No caso de grupo, devero ser formados subgrupos de dois ou trs jogadores. Cada subgrupo receber a mesma quantidade de fichas do jogo em dupla; O incio do jogo pode ser determinado por quem conseguir mais pontos ao jogar os dados; O jogador da vez poder fazer uma ou vrias operaes matemticas, com os nmeros obtidos nos dados ( somar, subtrair, multiplicar ou dividir ); Aps a realizao das operaes, o jogador cobrir no tabuleiro, o nmero resultante da operao matemtica e passa a vez para o adversrio; A cada jogada, dever ser observado o seguinte: Quando o jogador for colocar no tabuleiro uma ficha e esta ficar adjacente ( ligada por uma linha ) a uma ou mais fichas do mesmo jogador ou grupo, dever haver retirada de fichas do adversrio, dentre as que ainda no foram utilizadas, em nmero igual a quantidade de fichas adjacentes; Ser vencedor o jogador que conseguir cobrir com suas fichas cinco nmeros consecutivos numa mesma direo ( horizontal ou diagonal );

Caso no haja formao dos cinco nmeros consecutivos, mas as fichas de um jogador ou grupo tenham acabado, o jogo terminar e o vencedor ser o jogador ou grupo que tiver obtido o maior nmero de fichas do adversrio.

S-ar putea să vă placă și