Sunteți pe pagina 1din 15

COMUNITRIO, ALTERNATIVO OU POPULAR:1 Uma anlise das caractersticas dos veculos da chamada mdia cidad Rodrigo Galdino Ferreira2

Resumo: O presente trabalho analisa as principais diferenas e semelhanas entre jornalismo comunitrio, imprensa alternativa e jornalismo popular. Para tal, foi feita uma pesquisa bibliogrfica, baseada em alguns dos estudiosos destes assuntos. A partir dos referenciais participao popular, ruptura, incentivo cidadania e fins lucrativos, conclumos que essas expresses no so sinnimas, pois, na atualidade, tais manifestaes de jornalismo representam prticas bastante diversificadas. Ou seja, apesar de possurem caractersticas comuns, como o fato de estarem inseridos na chamada mdia cidad, jornalismo comunitrio, imprensa alternativa e jornalismo popular possuem suas especificidades e devem ser analisados com base nas suas particularidades. Palavras-Chave: Jornalismo comunitrio. Imprensa alternativa. Jornalismo popular. Summary: This paper analyzes the main differences and similarities between community journalism, alternative media and popular journalism. To this end, we performed a literature search, based on some of the scholars of these subjects. From the parameters popular participation, rupture, encouraging citizenship and profit, we conclude that these terms are not synonymous, because are based on many diverse practices. That is, despite having common characteristics such as the fact of being inserted in the so-called "citizen media, community journalism, alternative media and popular journalism have their specificities guidelines and should be analyzed based on its particularities. Keywords: Community journalism. Alternative media. Popular journalism.
1

Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Comunicao, democracia e cidadania do III Ecomig, UFJF, evento integrante do VIII Encontro Regional de Comunicao, Juiz de Fora, outubro de 2010. 2 Jornalista formado pela Faculdade de Comunicao Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. Aluno especial da disciplina Tecnologias, Cultura e Cidadania, do PPGCOM/UFJF. Este trabalho integra a monografia de concluso de curso "Jornal de Chiador: comunitrio, alternativo ou popular?", elaborada sob orientao do Prof. Dr. Bruno Fuser, em 2009. E-mail: galdino.jornalismo@gmail.com.

1 Introduo Comunitrio, alternativo, popular, contra-hegemnico, participativo,

horizontal, dialgico, radical... Essas so algumas das muitas definies atribudas aos veculos de comunicao que se contrapem mdia convencional, servindo como propulsores da cidadania. Diante das diversas semelhanas entre esses termos, tentaremos analisar separadamente algumas das suas caractersticas para, dessa forma, traar as diferenas bsicas entre as vertentes atualmente denominadas como jornalismo comunitrio, imprensa alternativa e/ou jornalismo popular. Tais expresses tiveram origem no perodo da ditadura militar brasileira, quando era premente a necessidade da criao de novas formas de comunicao, que se contrapunham ao regime militar. Dessa forma, [...] muito frequente o uso das expresses 'alternativa' e 'popular' como sinnimas da comunicao comunitria; isso porque elas carregam um significado histrico comum: a oposio ao poder institudo (YAMAMOTO, 2007, p.11). No entanto, importante (re)elaborar esses conceitos, pois o fim da ditadura militar no significou a real democratizao da sociedade.
Hoje, o desafio continua sendo romper limites estabelecidos. J no se trata de um regime militar, mas de uma ditadura simblica, em que nem sempre as minorias (usando o termo que, de fato, no to adequado, uma vez que as desigualdades sociais so imensas e, geralmente, so os excludos maioria em nossas sociedades que se enquadram nessa categoria) tm o espao justo e que lhes garantido por direito para se manifestar. (SUZINA, 2004, p.234)

Para realizar esta anlise, utilizaremos principalmente os conceitos de Peruzzo (2008), Kucinski (1991), Yamamoto (2007) e Miani (2006). A partir da reviso bibliogrfica destes autores, constatamos que as caractersticas analisadas - participao popular, mecanismos de ruptura, incentivo cidadania e fins lucrativos - so as que mais diferenciam os termos, pois:

[...] apesar da compreenso de que se tratam de perspectivas comunicacionais circunscritas ao conjunto dinmico e dialtico de prticas comunicativas no mbito da construo de uma alternativa na disputa pela hegemonia no campo da comunicao, cada uma dessas expresses carrega significaes ideolgicas e se referem a prticas sociais com pressupostos polticos diferenciados. (MIANI, 2006, p.3)

2 Participao popular Para Ciclia Peruzzo, historicamente, o adjetivo popular denotou tratar-se de 'comunicao do povo', feita por ele e para ele (PERUZZO, 2008, p.369). Para compreender esse tipo de comunicao importante definir a palavra povo. Ainda utilizando um conceito de Peruzzo, povo todo um conjunto lutando contra algo e a favor de algo, com vistas ao interesse da maioria (PERUZZO, 1998, p.117). Ou seja, encontra-se na gnese desta palavra a luta por melhores condies de vida. Uma das caractersticas da comunicao popular a abertura de espao para que o povo possa manifestar a luta por seus anseios e reivindicaes. E essa manifestao se d em diversos nveis. Segundo Cicilia Peruzzo (1998), a participao popular pode significar desde o simples envolvimento das pessoas, no nvel das mensagens, passando pela elaborao do produto at chegar a nveis mais elevados, como a definio da linha poltica do veculo, do seu contedo, da sua gesto etc. No entanto, nem toda comunicao popular incentiva a participao. Peruzzo (1998) relata a existncia de trs tipos de popular: o folclrico, o massivo e o alternativo. Segundo a pesquisadora, o popular-folclrico abarca as expresses tradicionais e genunas de um povo, sendo simbolizadas por manifestaes folclricas, festas, costumes etc. J o popular massivo est presente no universo da indstria cultural e representado por programas com forte poder de penetrao nas classes subalternas.

Neste trabalho, utilizaremos o conceito de popular-alternativo de Cicilia Peruzzo sempre que nos referirmos ao jornalismo popular. Pois, segundo a pesquisadora, trata-se de um tipo de comunicao ligada luta do povo por melhores condies de existncia e pela sua emancipao, mediante movimentos de base organizados (PERUZZO, 1998, p.118-119). A comunicao comunitria possui convergncias com a comunicao popular. Segundo Peruzzo, a comunicao comunitria significa o canal de expresso de uma comunidade (independente de seu nvel scio-econmico e territrio), por meio do qual os prprios indivduos possam manifestar seus interesses comuns (PERUZZO, 2008b, p.374). Logo, o comunitrio tambm incentiva a participao do povo. A diferena que esse povo est inserido no contexto da comunidade. Para compreender este conceito, portanto, preciso definir o termo comunidade. Segundo Cicilia Peruzzo, as comunidades se caracterizaram pela existncia de um modo de relacionamento baseado na coeso, na convergncia de objetivos e de viso de mundo, interao, sentimento de pertena, participao ativa... (PERUZZO, 2006, p.13 apud YAMAMOTO, 2007, p.8). Alm disso, a pesquisadora acredita que a comunicao comunitria extrapola os movimentos populares, embora continue em muitos casos a se configurar como tal (PERUZZO, 2008b, p.373). Dessa forma, a comunicao comunitria, na atualidade, se origina tambm de ONGS, associaes, entidades sem fins lucrativos etc. E o nvel de participao popular depender dos objetivos da instituio. Um exemplo o Jornal da Pastoral da Criana, veculo utilizado para dinamizar a comunicao naquela entidade. De acordo com Lima (2007), o jornal

ajuda na formao continuada das lideranas e desenvolve a socializao da informao por meio da participao dos voluntrios no processo de concepo e construo do produto (LIMA, 2007, p.1). Ressalta-se que, no Jornal da Pastoral da Criana, a participao popular se d atravs da solicitao de contedo junto equipe ou a partir do envio do prprio material, para ser divulgado. Ou seja, a participao popular se d apenas no nvel da divulgao das mensagens, no havendo espao para que a comunidade participe da gesto ou do planejamento do veculo. Mas existem diversos veculos comunitrios que favorecem a participao popular em outros nveis, como na edio, produo das matrias, apropriao das tcnicas jornalsticas etc. O Jornal O Cidado um deles. Criado em maro de 1999 e direcionado para as 16 comunidades populares que compem a Mar, bairro situado na periferia do Rio de Janeiro, o veculo possui forte apelo na comunidade:
Uma aproximao inicial com o trabalho do Cidado pode ser feita apresentando sua equipe. Desde o incio, tinha-se como objetivo desenvolver a atividade de comunicao em 2 campos: uma produo jornalstica de qualidade e a capacitao de moradores para trabalharem com comunicao nas diferentes etapas de produo e organizao do jornal [...]. Na primeira edio, em junho de 1999, a base da equipe era formada por jovens do CPVMar. (PINTO, 2005, p.105)

A origem popular de O Cidado tambm assinalada por Carla Baiense Felix. Segundo ela, o projeto surgiu da iniciativa de um grupo de moradores com uma histria comunitria bem consolidada e alguma experincia em comunicao alternativa (FELIX, 2008, p.78). De acordo com a pesquisadora, alm do editor, jornalista formado, e do estudante de jornalismo Andr Esteves, todos os outros membros da equipe jamais tiveram contato com o texto jornalstico antes (FELIX,

2008, p. 82). Ou seja, o jornal O Cidado apresenta um nvel de participao bastante diverso daquele proporcionado pelo Jornal da Pastoral. J a comunicao alternativa comumente no incentiva a participao popular. Surgida durante a ditadura militar brasileira, nos anos 60, essa imprensa se originou da mdia e pequena burguesia, e serviu de vlvula de escape para os jornalistas da poca, que precisavam de um canal alternativo para expressar suas idias. Segundo Kucinski:
Muitos dos intelectuais colaboradores da imprensa alternativa pertenciam s geraes que viveram a queda do nazi-fascismo e do Estado Novo. J os jornalistas e ativistas polticos eram mais jovens, forjados em sua maioria na matriz dos movimentos estudantis do final da dcada de 60, passando alguns pela luta armada e pelas prises. A eles, juntaram-se os focas, recmformados, das escolas de comunicao dos anos 70. A prtica alternativa fez deles companheiros de jornada. Eram quase sempre as mesmas pessoas que apareciam e desapareciam em diferentes jornais e situaes. (KUCINSKI, 1991, p.5)

3 Ruptura Apesar de no ter sido originada no movimento social popular, a imprensa alternativa propicia uma ruptura radical com o sistema e a consequente luta por modificaes na sociedade. Ou seja, a posio poltico-ideolgica desse tipo de comunicao no Brasil de carter contestador ao status quo (PERUZZO, 2008a, p.3). Logo, os veculos da imprensa alternativa, em sua origem, apresentavam um discurso contra o regime militar e contra a censura aos meios de comunicao, alm de denunciarem as violaes dos direitos humanos. Segundo Kucinski (1991), os veculos alternativos tambm rompiam com o status quo ao apresentar uma investida contra o autoritarismo na esfera dos costumes.

Um dos exemplos clssicos de ruptura com o sistema foi o jornal O Pasquim. Ele surgiu na poca do AI 5, Ato Institucional do governo militar que fortaleceu as perseguies polticas e o cerceamento das liberdades individuais, alm de desmantelar as principais formas crticas de expresso cultural (COELHO, 2005). Talvez por isso, o jornal apresentava um foco mais satrico em suas matrias:
Os humoristas d'O Pasquim no praticavam o humor diversionista, ou como forma de reintegrao do indivduo no sistema. Era um humor fortemente centrado na denncia da coero e da violao dos direitos humanos. Assim como a charge norte-americana atingiu seu apogeu durante as guerras mundiais, depreciando o inimigo, ao mesmo tempo em que oferecia alvio s famlias dos soldados, o humorismo pasquiano sob a ditadura agredia o aparelho dominador com ironia funda [...]. (KUCINSKI, 1991, p.165-165)

Na atualidade, um dos principais representantes da imprensa alternativa a revista Caros Amigos. Criada em abril de 1997, a revista se destaca por conter reportagens sobre temas variados, ensaios, opinies, sees crticas sobre arte, poltica etc. Tal qual a imprensa alternativa dos anos 70, Caros Amigos possui como uma de suas caractersticas a combatividade:
Embora sua frmula no seja de fato nova ou revolucionria, ela ganha importncia e repercusso pblica justamente por resgatar a preocupao com os textos de autor e as narrativas bem apuradas e contadas. Alm disso, abre espao para reflexes que rompem com a perspectiva da verdade absoluta e do pensamento nico neoliberal, dando contornos claros a seu vis contrahegemnico [...]. (BICUDO, 2002, p.4)

Felix afirma que todo trabalho empreendido no sentido de desequilibrar o consenso dominante poderia se classificar como contra-hegemnico (FELIX, 2008, p.73). nesse contexto que se apresenta a imprensa alternativa do sculo XXI. Apesar

de no ter a combatividade dos jornais da dcada de 70, os veculos atuais lutam contra outros princpios hegemnicos. Caros Amigos um exemplo claro dessa atuao:
A anlise de algumas das reportagens publicadas pela revista nos permite destacar duas caractersticas principais [...]. Em primeiro lugar, h um desejo manifesto de nadar contra a corrente e fugir do discurso do mercado e de seus valores, apresentando outros temas, personagens, pautas e enfoques ao debate pblico. So as premissas que permitem buscar dizer o que a hegemonia no diz ou esconde, ou, em outras situaes, faz-lo de maneira diferente. nesse sentido que ela contra-hegemnica. (BICUDO, 2002, p.5-6)

J a comunicao comunitria nem sempre est associada ruptura com o status quo. Yamamoto (2007) lana luz a essa questo, problematizando o fato. Para ele, enquanto o popular apresenta um carter mais subversivo, o comunitrio, na contemporaneidade, tem se mostrado um mecanismo de conformao com o sistema social e as estruturas pr-estabelecidas. Citando uma possvel cooptao desses veculos pelos sistemas hegemnicos de comunicao, ele afirma:
O significado histrico de 'comunitrio e popular' indica prticas contrrias e conflitivas: ao passo que o primeiro busca a conformao com o sistema social e suas estruturas pr-estabelecidas, o segundo procura formas de ruptura, por meio da construo de uma hegemonia popular. Na vertente do 'popular', a perspectiva no a ingerncia do poder dominante ou a reproduo de seus mecanismos de excluso, prticas vigentes na comunicao comunitria; mas a ampliao dos direitos, do exerccio de uma cidadania que abarca alm de sua dimenso poltica, a igualdade social e econmica [...]. (YAMAMOTO, 2007, p.2).

Reconhecemos que, no contexto atual, existem diversos veculos que se intitulam comunitrios, mas cujos princpios vo de encontro ao que preceitua o significado do termo, traado por autores como Peruzzo (1998). Exemplos claros so os jornais de interior, que muitas vezes se intitulam comunitrios:
No Rio Grande do Sul, para os profissionais da rea, imprensa interiorana aquela que pratica o jornalismo comunitrio. O conceito de imprensa comunitria, no entanto, no foi, ainda, claramente definido pelos

proprietrios de jornais do Estado, mas certamente no o jornalismo comunitrio j consagrado na bibliografia. (DORNELLES, 2004, p. 131).

Nesse contexto de contradies, ressalta-se ainda a existncia de veculos que oficialmente so comunitrios, mas cuja atuao no se estabelece como tal. As rdios comunitrias, oficializadas pela Lei do Servio de Radiodifuso Comunitria (Lei 9612/98), so exemplos claros. De acordo com Felix:
[...] no faltam exemplos de rdios comunitrias operadas por instituies vinculadas ou mantidas por polticos ou lderes religiosos. Ou ainda aquelas que, valendo-se do ttulo de comunitrias, entram no jogo do mercado, veiculando o mesmo tipo de programao das rdios comerciais. Em resumo: h fortes indcios de que o comunitrio no Brasil nem sempre coincide com o contrahegemnico. (FELIX, 2008, p.72)

Logo, a afirmao de Yamamoto (2007), que acredita que muitas vezes a comunicao comunitria serve como mecanismo de conformao com o sistema social e suas estruturas pr-estabelecidas, pode ser aplicada nesse contexto de utilizao indevida de tal expresso. No entanto, o potencial de ruptura da comunicao comunitria ainda persiste. Neste estudo, no consideramos que a comunicao comunitria seja conivente com o status quo, ao apresentar uma combatividade diferente daquela experimentada pelo jornalismo popular. Pois mesmo atuando em uma dimenso diferente daquela adotada pela comunicao popular, que objetiva a ruptura radical com a estrutura social e a formao de uma hegemonia popular a partir de uma conscincia de classe, o jornalismo comunitrio possui um potencial de transformao.
[...] os jornais comunitrios se constituem numa importante expresso da mobilizao popular por sua capacidade de contestao social [grifo nosso]. Ouvindo a comunidade, em vez da fonte oficial, os veculos comunitrios conseguem dar uma nova dimenso mesmo a questes a respeito das quais o consenso j se estabeleceu. Justamente nessa verso extra-oficial, que pe em

dvida o discurso hegemnico, se concentra toda intencionalidade da comunicao. (FELIX, 2008, p.74-75)

Enquanto na comunicao popular a ruptura com o status quo parte da formao de uma conscincia de classe (os excludos, ao tomarem conhecimento de sua situao na sociedade, buscam um rompimento, vislumbrando a construo de uma hegemonia popular), na comunicao comunitria esse rompimento se d no nvel da emisso de mensagens compromissadas com a cidadania. Essa a dimenso ressaltada por Miani (2006), para quem, na comunicao comunitria, a ruptura se d a partir da disputa pela hegemonia no campo da comunicao.
Considerando a comunicao comunitria como o processo de produo de experincias comunicativas, portanto uma prtica social, desenvolvido no mbito de uma comunidade com vistas conquista da cidadania, atravs de prticas participativas, e possibilitando aos indivduos interagentes o resgate da sociabilidade perdida, admitimos que essa modalidade de prtica comunicativa participa de maneira significativa no processo de disputa pela hegemonia no campo da comunicao. (MIANI, 2006, p.7)

Mesmo os veculos populares tm apresentado perda da combatividade nos ltimos tempos. Bruno Fuser (2004), ao analisar as formas como os metalrgicos do ABC Paulista se relacionavam com a comunicao produzida pelo seu sindicato, concluiu que a participao na produo do veculo excludente, restrita prpria diretoria da entidade e a grupos organizados considerados uma extenso do Sindicato (FUSER, 2004, p.325). Segundo Fuser:
O jornal evita o confronto com as chefias coerente com a poltica de entendimento classista descrita anteriormente e no publica notcias sobre os diversos pontos de vista sobre o movimento sindical comprovando a ausncia de espao divergncia, pluralidade, e o controle da mquina sindical por uma s tendncia. (FUSER, 2004, p.325)

Em contrapartida, o Jornal do MST um exemplo de combatividade forte, nos ltimos tempos, pois desempenha um papel de aglutinador de idias que visam

transformar o campo brasileiro e prope uma Reforma Agrria que traz em seu bojo a modificao das estruturas de produo no Brasil (SOUZA, 2007, p.1). Logo, trata-se de um veculo de comunicao popular que apresenta uma ruptura baseada na conscincia de classe social e na busca por uma hegemonia popular.

4 Incentivo cidadania A comunicao comunitria uma das principais ferramentas que estimulam a cidadania, seja atravs do incentivo participao ou mesmo do fortalecimento dos laos de pertena dentre os indivduos. Segundo Peruzzo:
As pessoas, ao participarem de uma prxis cotidiana voltada para os interesses e necessidades dos prprios grupos a que pertencem ou ao participarem de organizaes e movimentos comprometidos com interesses sociais mais amplos, acabam inseridas num processo de educao no formal que contribui para a elaborao reelaborao das culturas populares e formao para a cidadania. (PERUZZO, 2002, p.2)

Nesse estudo, utilizamos um conceito de cidadania que vai alm do simples conhecimento dos direitos e deveres. Trata-se da possibilidade de todos os cidados se tornarem agentes do processo democrtico. Logo, tal conceito engloba no apenas os direitos relacionados liberdade individual e participao poltica, mas tambm o acesso ao patrimnio social, ao lazer, s condies e leis do trabalho, moradia, educao, sade, aposentadoria... e aos meios de comunicao. O pesquisador Amarildo Carnicel considera a comunicao comunitria como um instrumento da cidadania. Para ele, comunitrio e cidadania [so] prticas indissociveis; uma s pode existir mediante realizao/presena da outra (CARNICEL, 2005, p. 45). Ainda segundo o estudioso, a cidadania existe mediante a participao de toda sociedade em condies de igualdade (CARNICEL, 2005, p. 45).

Nessa linha de raciocnio, Cicilia Peruzzo ressalta a importncia no apenas da emisso de contedos educativos pela mdia comunitria, mas da possibilidade de abrir espaos para a participao. Segundo a pesquisadora, o ideal possibilitar a oportunidade de aprendizado no s pelas mensagens divulgadas mas tambm pelo envolvimento direto na sua produo e difuso (PERUZZO, 2008b, p. 376). Nesse contexto, tanto a comunicao popular como a imprensa alternativa so, tambm, instrumentos propulsores da cidadania. A comunicao popular, na medida em que conscientiza, mobiliza e cria condies para educar os cidados politicamente, alm de informar e dar espao para as manifestaes culturais do povo. Conforme afirma Marco Morel, no livro Jornalismo popular nas favelas cariocas:
[...] o jornalismo popular deve ser um jornalismo feito por e para as classes trabalhadoras, numa ligao orgnica com os respectivos movimentos sociais. Assim, a imprensa sindical e a imprensa camponesa, por exemplo, so tambm jornalismo popular, existentes, mas pouco estudadas ainda no Brasil contemporneo. (MOREL, 1986, p.120-121)

Tendo em vista que o conceito de cidadania est relacionado manuteno de direitos e deveres nem sempre respeitados, essa dimenso social est presente tambm na imprensa alternativa. Essa imprensa, que teve seu pice durante a ditadura militar, tinha como principais lutas a conquista dos direitos civis e polticos dos cidados. Portanto, diferentemente dos veculos de massa, a imprensa alternativa no pautada pelo mercado consumidor, mas pela cidadania (COELHO, 2005, p.74). 5 Fins lucrativos A imprensa alternativa era dbil do ponto de vista econmico, afirma o pesquisador e jornalista Bernardo Kucinski (1991). Segundo ele, os jornais alternativos do passado perdiam suas receitas de vendagem em banca porque no conseguiam criar

uma alternativa de distribuio que os libertasse das comisses extorsivas cobradas pelas grandes distribuidoras (KUCINSKI, 1991, p.118). De acordo com Kucinski, as comisses chegavam a 45% do preo de capa dos veculos. Alm disso, as falhas de administrao, as dissidncias internas e os constantes ataques da ditadura militar influenciaram no insucesso financeiro dos alternativos:
Um fato que atingiu duramente os alternativos foi a srie de exploses de bombas em bancas de jornais, em 1980. As detonaes atingiam, particularmente, as bancas que vendiam esse tipo de jornais que, temerosas, passaram a recusar sua distribuio. Como os alternativos, em geral, dependiam mais das vendas do que de anunciantes, o estrangulamento financeiro foi inevitvel. (COELHO, 2005, p.24)

A debilidade financeira desses jornais analisada na tese de doutorado de Kucinski, que foi posteriormente transformada em livro. Citando o grande sucesso do principal jornal da poca, O Pasquim, que chegou a vender 225 mil exemplares em uma semana, ele afirma:
Por duas vezes, os jornalistas d'O Pasquim obtiveram ganhos suficientes para transform-lo num dos grandes grupos editoriais brasileiros [...]. Essas duas oportunidades foram perdidas por inapetncia empresarial, o mesmo fenmeno que atingiria, em intensidade variada, toda a imprensa alternativa dos anos 70. Em O Pasquim, o desmando financeiro teve maior importncia porque suas receitas eram considerveis. (KUCINSKI, 1991, p.167)

J a comunicao comunitria e a comunicao popular no possuem fins lucrativos. Conforme afirma Peruzzo (2008b), esses veculos so baseados em princpios pblicos e possuem propriedade coletiva. Portanto, para favorecer a difuso de seus ideais e principalmente democratizar o acesso aos contedos, veculos comunitrios e, tambm, os populares no visam o lucro. E quando so vendidos, os

preos so bem abaixo dos praticados pelo mercado, e servem apenas para subsidiar os custos de manuteno. Esperamos que este trabalho contribua para a discusso sobre as mdias cidads. Afinal, no consideramos que as expresses analisadas sejam sinnimas. Enquanto veculos comunitrios e populares incentivam a participao popular e no possuem fins lucrativos, veculos da imprensa alternativa possuem nveis de ruptura diferentes dos jornais comunitrios (que geralmente rompem com a mdia tradicional) e populares (cuja ruptura objetiva a hegemonia do povo em relao ao poder poltico). Referncias

BICUDO, Francisco. Revista Caros Amigos Um outro jornalismo possvel. In: INTERCOM, 2008, Rio Grande do Norte. Anais eletrnicos... Rio Grande do Norte: UFRN, 2008. Disponvel em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2002/congresso2002_anais/2002_NP2BIC UDO.pdf>. Acesso em: 06 set. 2009. CARNICEL, Amarildo Batista. O jornal comunitrio como estratgia de educao no-formal. 2005. 373 p. Tese (Doutorado em Educao) Faculdade de Educao, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. COELHO, Andra. Imprensa Alternativa: apogeu, queda e novos caminhos. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro: Secretaria Especial de Comunicao Social, 2005. DORNELLES, Beatriz. Jornalismo comunitrio em cidades do interior. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2004. FELIX, Carla Baiense. Entre Discursos: Mdia e Subjetividade nos Espaos Populares. 2008. 157 f. Dissertao (Mestrado em Comunicao e Cultura) - Escola de Comunicao, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. FUSER, Bruno. Comunicao entre metalrgicos do ABC: Uma prtica conservadora. In: PERUZZO, Cicilia. Vozes cidads. Aspectos tericos e anlises de experincias de comunicao popular e sindical na Amrica Latina. So Paulo: Angellara Editora, 2004. p. 307-336.

KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e Revolucionrios: nos tempos da imprensa alternativa. So Paulo: Scritta,1991. MIANI, Rozinaldo Antonio. Comunicao Comunitria: uma alternativa poltica ao monoplio miditico. Anais do I Encontro da ULEPICC Brasil. Rio de Janeiro: ULEPICC, 2006. MOREL, Marco. Jornalismo popular nas favelas cariocas. Rio de Janeiro: Rioarte, 1986. PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Comunicao comunitria e educao para a cidadania. Revista PCLA Pensamento Comunicacional Latino-Americano. So Bernardo do Campo: Ctedra Unesco-Umesp, v.4, n.1, p.19, 2002. Disponvel em: <http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista13/revista13.htm>. Acesso em 28 de ago. 2009. PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Revisitando os conceitos de comunicao popular, alternativa e comunitria. In: INTERCOM, 2006, Braslia. Anais eletrnicos... Braslia: UnB, 2006. Disponvel em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0094-1.pdf>. Acesso em: 10 set. 2009. PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Aproximaes entre comunicao popular e comunitria e a imprensa alternativa no Brasil na era do ciberespao. In: INTERCOM, 2008, Rio Grande do Norte. Anais eletrnicos... Rio Grande do Norte: UFRN, 2008a. Disponvel em: < http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-07161.pdf>. Acesso em: 06 set. 2009. PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Conceitos de comunicao popular, alternativa e comunitria revisitados. Reelaboraes no setor. Palabra Clave Revista, v. 11, n. 2, p. 367-379, dez. 2008b. Disponvel em: <http://dialnet.unirioja.es/servlet/fichero_articulo?codigo=2882032&orden=0>. Acesso em 17 ago. 2009. PINTO, Andr Luiz Esteves. O Cidado: Um jornal Comunitrio na Era da Globalizao. 2004. 172 f. Dissertao (Mestrado em Comunicao e Cultura) - Escola de Comunicao, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. SUZINA, Ana Cristina. Cidadania alternativa na comunicao Rede Brasileira de Comunicadores Solidrios Criana. In: PERUZZO, Cicilia Maria Krohling (org). Vozes cidads: Aspectos tericos e anlises de experincias de comunicao popular e sindical na Amrica Latina. So Paulo: Angellara Editora, 2004. p. 233-247. YAMAMOTO, Eduardo Y. A natureza da comunicao popular e comunitria. In: XXX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao, 2007, Santos. XXX Congresso Intercom. So Paulo: Intercom, 2007.

S-ar putea să vă placă și