Sunteți pe pagina 1din 16

A NAO COMO NOVIDADE: DA REVOLUO AO LIBERALISMO

Naes e nacionalismo Na recente Enciclopdia Brasileira Mrito, a nao a comunidade de cidados de um Estado, vivendo sob o mesmo regime ou governo e tendo uma comunho de interesses; a coletividade de habitantes de um territrio com tradies, aspiraes e interesses comuns, subordinadas a um poder central que se encarrega de manter a unidade do grupo; o povo de um Estado, excluindo o poder governamental. Como em outros lugares, a palavra desenvolveu-se para descrever grandes grupos fechados, como guildas e outras corporaes, que necessitavam ser diferenciados de outros com os quais coexistiam: da as naes aparecerem como sinnimo de estrangeiro. O significado fundamental de nao, e tambm o mais freqentemente ventilado na literatura, era poltico. Equalizava o povo e o Estado maneira das revolues francesa e americana, uma equalizao que soa familiar em expresses como Estado-Nao, Naes-Unidas... A equao nao = Estado = povo e, especialmente, povo soberano, vinculou indubitavelmente a nao ao territrio, pois a estrutura e a definio dos Estados eram agora essencialmente territoriais. Implicava tambm uma multiplicidade de Estados-naes assim constitudos, e de fato isso era uma conseqncia da autodeterminao popular. (HOBSBAWM, Eric. A nao como novidade: da revoluo ao liberalismo. In: Naes e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. pp. 27-32.)

Hobsbawm - No h dvida alguma de que o nacionalismo foi, em grande medida, parte do processo de formao dos Estados modernos, que exigiu uma forma de legitimao diferente da do Estado tradicional teocrtico ou dinstico. A ideia original do nacionalismo era a criao de Estados maiores, e me parece que essa funo unificadora e de expanso foi muito importante. Um exemplo tpico foi o da Revoluo Francesa, na qual, em 1790, pessoas apareceram dizendo: "No somos mais delfineses ou sulistas --somos todos franceses". Em uma etapa posterior, dos anos 1870 em diante, vemos movimentos de grupos no interior desses Estados impulsionando a criao de seus Estados independentes. Isso, claro, gerou o momento wilsoniano de autodeterminao --se bem que, felizmente, em 1918-19, ele ainda fosse corrigido, at certo ponto, por algo que desde ento desapareceu por completo, a saber, a proteo das minorias. Era reconhecido, mesmo que no pelos prprios nacionalistas, que nenhum desses novos Estados-naes era, de fato, tnica ou linguisticamente homogneo. Mas, depois da Segunda Guerra [1939-45], os pontos fracos das situaes existentes foram enfrentados, no apenas pelos vermelhos, mas por todos, pela criao proposital e forada da homogeneidade tnica. Isso provocou uma quantidade enorme de sofrimento e crueldade, e, no longo prazo, tambm no funcionou. Apesar disso, at aquele perodo, o tipo separatista de nacionalismo operou razoavelmente bem. Ele foi reforado aps a Segunda Guerra Mundial pela descolonizao, que, por sua prpria natureza, havia criado mais Estados; e foi fortalecido ainda mais, no final do sculo, pela queda do imprio sovitico [em 1991], que tambm criou novos Miniestados separados, incluindo muitos que, assim como aconteceu com as colnias, no tinham desejado de fato separarse, mas aos quais a independncia foi imposta pela fora da histria. No posso deixar de pensar que a funo dos Estados separatistas pequenos, que se multiplicaram tremendamente desde 1945, mudou. Para comeo de conversa, eles so reconhecidos como existentes. Antes da Segunda Guerra, os Miniestados --como Andorra, Luxemburgo e todos os outros-- nem sequer eram vistos como parte do sistema internacional, exceto pelos colecionadores de selos. A ideia de que tudo, at a Cidade do Vaticano, hoje um Estado, potencialmente membro das Naes Unidas, nova. Est muito claro, tambm, que, em termos de poder, esses Estados no so capazes de exercer o papel de Estados tradicionais --no possuem a capacidade de travar guerra contra outros Estados. Tornaram-se, na melhor das hipteses, parasos fiscais ou bases subalternas teis para as instncias decisrias transnacionais. A Islndia um bom exemplo disso, e a Esccia no fica muito atrs. A funo histrica de criar uma nao como Estado-nao deixou de ser a base do nacionalismo. Pode-se dizer que no mais um slogan muito convincente. Pode ter sido eficaz, no passado, como meio de criar comunidades e organiz-las contra outras unidades polticas ou econmicas.

Mas enfim , o que nao ? Nao, do latim natio, de natus (nascido), a reunio de pessoas, geralmente do mesmo grupo tnico, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando, assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas caractersticas tnicas e se mantm unidos pelos hbitos, tradies, religio, lngua e conscincia nacional. Mas, a rigor, os elementos territrio, lngua, religio, costumes e tradio, por si ss, no constituem o carter da nao. So requisitos secundrios, que se integram na sua formao. O elemento dominante, que se mostra condio subjetiva para a evidncia de uma nao assenta no vnculo que une estes indivduos, determinando entre eles a convico de um querer viver coletivo. , assim, a conscincia de sua nacionalidade, em virtude da qual se sentem constituindo um organismo ou um agrupamento, distinto de qualquer outro, com vida prpria, interesses especiais e necessidades peculiares. Nesta razo, o sentido de nao no se anula porque seja esta fracionada esta entre vrios Estados, ou porque vrias naes se unam para a formao de um Estado. O Estado uma forma poltica, adotada por um povo com vontade poltica, que constitui uma nao, ou por vrios povos de nacionalidades distintas, para que se submetam a um poder pblico soberano, emanado da sua prpria vontade, que lhes vem dar unidade poltica. A nao preexiste sem qualquer espcie de organizao legal. E mesmo que, habitualmente, seja utilizada em sinonmia de Estado, em realidade significa a substncia humana que o forma, atuando aquele em seu nome e no seu prprio interesse, isto , pelo seu bem-estar, por sua honra, por sua independncia e por sua prosperidade. Para Hobsbawn as naes no fazem Estados e nacionalismo,pelo contrrio, as naes surgem num determinado momento do desenvolvimento econmico, e s h nacionalismo moderno num Estado independente. Para Hobsbawm, no h elementos slidos capazes de sedimentar de maneira objetiva as vicissitudes do processo de formao de comunidades humanas6. Entretanto, o autor afirma que diante da impreciso objetiva prpria do termo nao parece ser mais razovel caracteriz-lo atravs de uma perspectiva subjetiva facilmente adaptvel s diferentes formas e critrios objetivos responsveis pela definio terica de uma nao. Mas, a subjetividade do termo tambm no deixaria de ser um preceito insuficiente medida que atribui exclusivamente ao voluntarismo a possibilidade de definir os membros e portanto, 5 Pois a principal caracterstica desse modo de classificar grupos humanos que apesar da alegao, daqueles que pertencem a uma nao, de que ela , em alguns sentidos, fundamental e

bsica para a existncia social de seus membros e mesmo para a sua identificao individual nenhum critrio satisfatrio pode ser achado para decidir quais das muitas coletividades humanas deveriam ser rotuladas desse modo. Eric Hobsbawm. Naes e Nacionalismo desde 1780 Programa, Mito e Realidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. 3a. edio, p. 14.

Hobsbawm ,bebe na fonte de Adam Smth para melhor contextualizar o sentido de nao , Desde meados do sculo XVIII, fisiocratas e liberais defendiam a idia da necessidade de se facilitar a circulao dos bens num territrio atravs da reduo, simplificao e uniformizao do sistema tributrio, devendo-se superar a fragmentao legal e, por extenso, o patrimonialismo do sistema fiscal, pois enxergavam na superao dessa estrutura um meio de estimular o equilbrio entre as regies de um Estado, uma vez que aumentaria a reciprocidade das trocas inter-regionais. Sistematizando tais idias, Adam Smith (1723-1790), em A Riqueza das Naes (obra de 1776), afirmaria que a especializao no trabalho e na produo favoreceria largamente a qualidade e a quantidade na produo de bens; para tanto, uma condio fundamental era que houvesse boas condies para a circulao da produo, pois, havendo isso, o mecanismo do mercado agiria por si mesmo para corrigir o desequilbrio na distribuio das riquezas de um Estado. Ora, concretizar tal idia significaria, como j se notou, uma mudana de paradigma de tempo e espao, pois dos diversos fragmentos autoconstitutivos de um territrio dever-se-ia constituir um conjunto organicamente integrado. Em termos socioculturais, era o mesmo que dizer que cada lugar deveria reaprender a situar-se na paisagem de um novo tipo de Estado, isto , deveria ter domnio de um cdigo novo de comunicao cujo pressuposto era reconhecer que o Todo (Estado da Razo) antecede as partes (as comunidades locais), o que o mesmo que dizer que as partes so constitudas pelo Todo e no mais o contrrio. O nacionalismo fruto da revoluo capitalista que, alm dele, deu origem a uma outra ideologia de origem burguesa, o liberalismo O nacionalismo, portanto, produto e instrumento da revoluo capitalista ou da modernizao. Nesse processo em que essencial um razovel grau de coeso social e de legitimidade poltica, o papel do nacionalismo garantir a autonomia e o desenvolvimento econmico nacional. O nacionalismo a ideologia do estado-nao que, por sua vez, a forma de unidade polticoterritorial prpria do capitalismo. Durante a revoluo comercial, a burguesia no se organizou em estados-nao mas em cidades-estado, a partir das quais realizava o comrcio de longa distncia, caracterizado por pequeno volume, risco elevado e altas margens de lucro monopolista. Essa forma de comrcio foi efetiva para que a acumulao originria de capital se realizasse, mas era insuficiente para que a Revoluo Industrial ocorresse.

Para isso, eram necessrias economias de escala, incompatveis com o comrcio de longa distncia, mas possveis desde que se formassem os grandes estados-nao. As revolues nacionais ocorrem ento, um pouco antes das respectivas revolues industriais, para dar origem aos primeiros estados-nao plenos: a Inglaterra e a Frana.6 So essencialmente essas economias de escala que esto por trs da associao entre o monarca e a burguesia na constituio dos estados-nao. Ao monarca interessava ver seu poder ampliado; burguesia, a possibilidade de ampliar decisivamente seu comrcio e passar para o estgio da grande indstria. No por acaso, portanto, que estado-nao e nacionalismo esto intrinsecamente identificados com o desenvolvimento capitalista . Embora tenha sido originalmente uma ideologia da burguesia, por ser ela a principal interessada na formao do estado-nao ou Estado Nacional, o nacionalismo no podia ser apenas isso. Uma ideologia dominante s faz sentido se, de um lado, amplia seu mbito de influncia e justifica o sistema de poder vigente, e, de outro, atende tambm a interesses dos dominados. O nacionalismo, ao ter como razo de ser a unio da sociedade nacional, s faz sentido se tiver tambm um carter popular. S assim poderia solidarizar a nao tanto na defesa do territrio nacional o patriotismo significando a disposio de morrer pela ptria quanto na competio econmica com as demais naes. Para isso, o nacionalismo precisava afirmar a possibilidade de ganhos mtuos para capitalistas e trabalhadores, que se originam do aumento da produtividade, do desenvolvimento econmico, portanto.

PROCESSO DE FORMAO DOS ESTADOS NACIONAIS EUROPEUS A Unificao Italiana Imbuda de forte sentimento nacionalista despertado pelas divises impostas pelo Congresso de Viena, que ocorrera aps a derrota de Napoleo Bonaparte para a redefinio territorial europia, a Itlia, aceleraria sua poltica de unificao no sculo XIX.

Duas correntes se destacaram nas lutas de 1848: os republicanos, liderados por Giuseppe Mazzini e Giuseppe Garibaldi, e os monarquistas, liderados pelo conde Camilo Cavour. Os ltimos tomaram a liderana das lutas pela unificao a partir do reino do Piemonte-Sardenha, Estado italiano independente, industrializado e progressista, governado por Vtor Emanuel II. Em 1860, os camisas vermelhas de Garibaldi foras populares republicanas , conquistaram os Estados Pontifcios, libertaram a Siclia e o sul da Itlia, governados pelo monarca absolutista da famlia Bourbon, Francisco II.

Com a ajuda de Napoleo III, o Piemonte anexou vrios territrios italianos ao norte que estavam sob tutela dos austracos. Em 1870, durante a Guerra Franco-Prussiana, quando a Frana abandonou Roma para enfrentar os alemes, as foras de unificao invadiram Roma, transformando-a na capital italiana. Em 1871, Vitor Emanuel, transferiria-se para Roma completando o processo de unificao. A Unificao Alem At meados do sculo XIX, a Alemanha no compreendia uma nao unificada. O territrio da atual Alemanha era composta por 39 Estados soberanos, tendo na liderana o imprio Austraco, que se contrapunha Prssia, mais desenvolvida comercial e industrialmente. O Congresso de Viena formou no que hoje compreende a atual Alemanha a Confederao Germnica (Deutscher Bund). (...) o esprito de um povo [volkgeist]: um esprito de caractersticas muito bem definidas, que se constri em um mundo objetivo. Este mundo existe e permanece em sua religio, seu culto, seus costumes, sua constituio e suas

leis polticas em toda a esfera de suas instituies, seus acontecimentos e seus feitos. Esta o seu trabalho: um povo, isso que uma nao! Os povos so o que so os seus feitos. (...) A funo do indivduo apossar-se de sua existncia material, tornando-a parte de seu carter e de sua capacidade, fazendo com que dessa maneira ele tenha um lugar no mundo. Ele descobre a existncia do povo a que pertence como um mundo j estabelecido, um mundo estvel, a que deve adaptar-se. (HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. O curso da histria do mundo: A dialtica dos princpios nacionais. In: HARTMAN, Robert S. (org.). A razo na histria. So Paulo: Editora Moraes Ltda, 1990. p. 125.)

O passo fundamental para a unidade alem foi a criao do Zollverein (1834) unio alfandegria , que derrubou as barreiras aduaneiras entre os Estados alemes, proporcionando uma unio econmica dinamizando o capitalismo alemo. A Prssia iniciou a partir de 1860 a aplicao de um plano de modernizao militar sustentado pela aliana entre a alta burguesia com os grandes proprietrios e aristocratas os junkers. Tendo frente o chanceler Otto Von Bismarck, a Prssia visava exaltar o esprito nacionalista alemo atravs de sua participao em guerras. A primeira delas foi a Guerra dos Ducados contra a Dinamarca (1864), onde a Prssia lutou para anexar os ducados de Schleswig e de Holstein de populao alem, at ento pertencente Dinamarca.

Os Estados do norte reorganizaram-se na Confederao Germnica do Norte sob a liderana do kaiser Guilherme I Hohenzolern, de quem Bismarck era ministro. Outro empecilho unificao completa da Alemanha era Napoleo III, que se opunha emergncia de uma grande potncia nas fronteiras da Frana. Bismarck forjou ento um estado de guerra entre Frana e Prssia, alterando o texto de um despacho de Guilherme I ao embaixador da frana, tomado como um insulto Frana; foi a causa imediata da declarao de guerra de Napoleo III.

Esta foi a Guerra Franco-Prussiana, vencida pela Prssia, o que possibilitou a criao do Segundo Reich (Imprio) alemo, completando o processo de unificao alemo. Com a unificao, a Alemanha cresceu vertiginosamene, a ponto de, em 1900, superar a Inglaterra na produo de ao. O desenvolvimento industrial alemo colocou em risco a hegemonia britnica mundial, causando sucessivos atritos. A Alemanha logo exigiu uma reviso colonial no mundo. Era a era dos Imprios.

RESULTANTES DA FORMAO DESSES ESTADOS NACIONAIS Na segunda metade do sculo XIX, intensificou-se o processo de expanso imperialista que se estenderia at o incio do sculo XX. Esse processo levou partilha dos continentes africano e asitico. O neocolonialismo, por sua vez, necessitava de mercados consumidores de manufaturados e fornecedores de matrias-primas, alm de as grandes potncias buscarem colnias para a colocao de seu excedente populacional. A poltica colonizadora imperialista fundamentou-se na diplomacia do canho, ou seja, foi conseguida pela fora. Tambm havia um ideal justificador: os dominadores eram portadores de uma misso civilizadora, humanitria e cultural. Isto, fruto dos preconceitos do homem ocidental, fundamentados nas idias de superioridade do homem branco. A forma de dominao era realizada pela administrao direta, com a ocupao dos colonizadores dos principais cargos dos governos dos pases dominados por agentes metropolitanos, ou indireta, por meio de alianas com as elites locais. As disputas entre potncias por reas coloniais agravaram conflitos e estimularam o armamentismo, o que levou formao de blocos de pases rivais, que criaria a conjuntura da Primeira Guerra Mundial (1914). A partilha da frica se deu atravs na Conferncia de Berlim (1884), da qual participaram quatorze pases europeus, Estados Unidos e a Rssia.

A Frana dominava a Arglia, Tunsia, o Marrocos, o Sudo, a ilha de Madagascar e a Somlia francesa. A Inglaterra, ficaria com boa parte do sul da frica. A Alemanha conquistou o Camerun (atual Repblica dos Camares), O Togo e o sudeste da frica. A Itlia tomou o litoral da Lbia e territrios da Somlia. A Blgica tomou o Congo.

10

Neocolonialismo. Ingleses em esfinge no Egito, marca dominio ingls na frica, sculo XIX. As naes europias impuseram seu domnio direto tambm sia e Oceania. Em relao ndia, os portugueses foram os primeiros europeus a chegar neste pas, com Vasco da Gama em 1498. Contudo o predomnio sobre a regio coube Inglaterra, que se apossou definitivamente da ndia em 1763.

Neocolonialismo. Ingles le cartas servido por indianos, incio do sculo XX.

A presena inglesa despertou o nacionalismo indiano, que culminou na Guerra dos Cipaios (soldados indianos), em 1857. Os revoltosos foram sufocados em 1859 e a ndia passou a ser colnia britnica. No Japo, os primeiros europeus a chegar a este pas foram os portugueses, em 1542, seguidos pelos espanhis, organizando diversas misses jesuticas de catequizao na regio. A partir de 1648, o Japo fecha seus portos aos estrangeiros e se isola do restante do mundo. Em 1854, os Estados Unidos forou a abertura dos portos japonesa ao comrcio mundial sob ameaas militares, iniciando acordos comerciais entre Estados Unidos e Europa com os japoneses. A abertura comercial japonesa provocou o inicio da europeizao do pas. Na China, a penetrao dominadora da Europa, Estados Unidos e do Japo realizou-se atravs de diversas guerras, dentre elas a Guerra do pio (1841).

11

Os ingleses produziam a droga do pio em abundancia na ndia, foraram um mercado consumidor na China, disseminando o vcio entre os chineses. Em 1839, as autoridades chinesas jogaram 20 mil caixas de pio ao mar. A Inglaterra exigiu indenizao, como esta no foi paga, declarou guerra China, iniciando a Guerra do pio. Em 1842, derrotada, a China assinou o Tratado de Nanquim, abrindo seus portos ao livre comrcio e entregando a ilha de Hong Kong Inglaterra (esta devolvida China somente em 1997). Houve ainda na China a Guerra dos Boxers (1900). Os punhos fechados ou boxers eram chineses nacionalistas radicais que objetivavam libertar o pas. Em 1900, rebelaram-se, matando mais de duzentos estrangeiros. Uma fora expedicionria internacional, composta por ingleses, franceses, alemes, russos, japoneses e norte-americanos, invadiu a China, subjugando o pas s potncias imperialistas. Tamanho documento ?Extenso territorial e nao Hobsbawm chega a citar a definio liberal de nao do economista alemo Friedrich List, ressaltando que ...um territrio extenso e uma grande populao, dotados de mltiplos recursos nacionais, so exigncias essenciais da nacionalidade normal13. O que se pode extrair da formulao de um conceito liberal de nao em List que, independente da necessidade de grandes extenses e populaes para o desenvolvimento da economia nacional, a ligao entre Estado e nao se fortalece por somar-se economia. Mas, se as dimenses fsicas do territrio so relevantes, a nao depende de um contnuo estado de expanso que realizar-se-ia pela unio ou conquista de populaes que, por si s, seriam incapazes de atingir uma extenso territorial que favorecesse o desenvolvimento de sua economia . Formao estados modernos , ponto critico , entre guerras Hobsbawm relata a Catstrofe, ocasionada por duas guerras mundiais, que ele classifica como um embate s: a Guerra dos 31 Anos (1914-1945). Nessa etapa, os projetos nacionais das potncias capitalistas europias entraram em choque. De um lado, Frana e Gr Bretanha, de outro, a desafiante Alemanha. Com o conflito, as velhas monarquias feudais Imprio utro-Hngaro, Imprio Otomano e Rssia czarista perderam seus territrios. Da primeira, surgiram novos Estados nacionais. A segunda foi retalhada entre Frana e Gr Bretanha. E a partir do que restou da terceira apareceu uma potncia ideolgica, a Unio Sovitica. Com as mudanas no mapa tornou-se necessrio um rgo internacional para regular as naes beligerantes. Nasceu, ento, a Liga das Naes, que antecedeu a Organizao das Naes Unidas (ONU).

12

S que o medo da expanso socialista e a humilhao dos pases derrotados da Primeira Guerra Mundial criaram o cenrio para a ascenso do nazismo, que levou ao extremo ideais nacionalistas tnicos e desafiou as potncias vencedoras, ignorando a Liga das Naes. Assim tornaram-se inevitveis os confrontos expansionistas. Primeiro, na Guerra Civil Espanhola (1936-1939), e depois durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O derramamento de sangue na Europa, ou a Guerra dos 31 anos consolidou a vitria de duas potncias ideolgicas rivais: Estados Unidos e Unio Sovitica. A segunda etapa do sculo comeou com os vitoriosos da Segunda Guerra dividindo as reas de influncia do mundo. De um lado, o bloco socialista, e de outro, uma nova verso do capitalismo visando barrar o avano comunista. No bloco capitalista, vivia-se uma era de industrializao privada, de investimentos no setor pblico, de consolidao das burocracias e de expanso do ensino pblico. Ou seja, uma releitura do modelo capitalista clssico, do economista John Maynard Keynes o keynesianismo. No bloco socialista, o avano industrial apoiou-se no planejamento estatal, com polticas de redistribuio de renda e burocratizao do Estado. Na chamada Idade de Ouro, houve um boom econmico nas sociedades capitalistas. As naes desenvolvidas criaram os Estados de Bem-Estar Social. J os pases subdesenvolvidos apostaram em projetos desenvolvimentistas, com rpida industrializao e grande melhora na qualidade de vida da populao. O bloco socialista tornou-se o contraponto para os regimes ocidentais, oferecendo uma alternativa poltica. Isso fez com que os pases capitalistas buscassem formas alternativas para se sustentar, ao mesmo tempo em que consolidavam suas instituies. Nesse perodo de transio muitos Estados nacionais tornaram-se independentes. A liberdade resultou de dois fatores: a decadncia dos projetos coloniais; e a nova ordem, liderada pelos Estados Unidos e pela Unio Sovitica, que defendiam a independncia em nome de seus interesses, e do princpio da autodeterminao dos povos, que regularia um novo Sistema Internacional de Estados Nacionais. Surge a uma nova instituio, a ONU, que comeou a ter um papel de legitimadora desse princpio, e de frum de discusses entre os dois blocos polticos rivais. Evolucionismo Social EVOLUCIONISMO SOCIAL refere-se s teorias antropolgicas de desenvolvimento social segundo as quais acredita-se que as sociedades tm incio num estado primitivo e gradualmente tornam-se mais civilizadas com o passar do tempo. Nesse contexto, o primitivo associado com comportamento animalstico; enquanto civilizao associada com a cultura europia do sculo XIX. O Evolucionismo Social tem relao com o Social-Darwinismo e representa a primeira teoria de Evoluo Cultural. Evoluo cultural um conceito que remonta a uma reflexo muito antiga a respeito da diversidade das culturas humanas. Pascal, Vico, Comte, Condorcet haviam refletido sobre esta idia, mas Spencer e Tylor desenvolvem oficialmente o conceito de evolucionismo social. Este pensamento se consolida na Antropologia com o evolucionismo biolgico, desenvolvido por Darwin (ver Lvi-Strauss- Antropologia Estrutural II, Raa e Cultura/O Etnocentrismo,1973:337).

13

Entretanto, enquanto na biologia pode-se comprovar as mutaes genticas na transformao das espcies, na antropologia h uma interpretao distorcida do evolucionismo, que leva a uma viso de que a humanidade desenvolveria sua cultura em um sentido nico. Assim, os povos australianos, americanos e seu modo de organizao social, do ponto de vista evolucionista, seriam apenas um estgio anterior ao desenvolvimento da sociedade ocidental. IDENTIDADE CULTURAL o sentimento de identidade de um grupo ou cultura, ou de um indivduo, na medida em que ele influenciado pela sua pertena a um grupo ou cultura. Identidade a igualdade completa. Cultural um adjetivo de saber. Logo, a juno das duas palavras produz o sentido de saber se reconhecer. Todos ns j nascemos com uma identidade prpria, a identidade de gnero, ou seja, masculino e feminino, que possui uma caracterstica prpria e incontestada. Um exemplo da consistncia dessa identidade o fato de que quando vemos uma gestante logo ficamos curiosos em saber se aquele novo ser menino ou menina. O fato que biologicamente a criana nascer com uma dessas identidades (masculina ou feminina) e morrer com a mesma. J as demais identidades (cultural, religiosa, etc), as chamadas identidades subjetivas, so totalmente flexveis, pois podem ser facilmente influenciadas. Retomando o exemplo do beb, ele poder nascer com o rgo genital masculino e ter atitudes totalmente femininas e vice-versa. Isso se d devido influncias do meio em que o ser est inserido. Na identidade cultural isso no muito diferente, isto , a influncia do meio modifica totalmente um ser j que nosso mundo repleto de inovaes e caractersticas temporrias, os chamados "modismos". Uma pessoa que nasce em um lugar absorve todas as caractersticas deste, porm se ela for submetida a uma cultura diferente por muito tempo ela adquirir caractersticas do local onde est agregada. No passado as identidades eram mais conservadas devido falta de contato entre culturas diferentes; porm, com a globalizao, isso mudou fazendo com que as pessoas interagissem mais, entre si e com o mundo ao seu redor. O importante que devemos respeitar todos os tipos de identidade (subjetivas), para que no haja conflitos e desavenas entre os povos, pois essas so apenas esteritipos que se modificam com o decorrer do tempo. Acreditar que o evolucionismo de Darwin pode explicar como as sociedades se modificam no tempo puro positivismo: no h razo alguma para acreditar que haja uma "seleo natural" das sociedades. Lembram do exemplo do rapaz do censo populacional, que aps passar por trs casas seguidas onde moravam em cada uma delas um John Williams concluiu que em todas as casas seguintes ele encontraria outros John Williams? No h pressupostos para que a bela teoria darwiniana, que explica em toda sua glria como os seres vivos evoluem, se ajuste a todos os tipos de eventos em nosso planeta,

14

qui nem mesmo do Universo! Sem exagerar, mais fcil levar em conta o desenvolvimento de cada uma das sociedades, das menos tecnolgicas s mais socialmente justas, como resultado de uma escolha dentre um amplo espectro de caminhos a serem tomados, de forma que nenhuma das opes escolhidas por cada sociedade deve ser mais importante do que as outras. No justo dizer que as populaes indgenas sejam primitivas e que fizeram a escolha errada. Simplesmente optaram (talvez de forma inconsciente) por no sofrerem da desgraa das grandes civilizaes, como genocdios, pestes, explorao do trabalho, dentre tantas outras mazelas inerentes a pases com grandes populaes. Achar que os ndios deveriam ter desenvolvido um Estado mero eurocentrismo. a teoria da evoluo social tenha funcionado como kind of social scientific world view, que ampliou a relevncia de certas questes, em detrimento de outras. Este um ponto essencial e que deve ser fixado. O evolucionismo do sculo XIX __ temos em vista o evolucionismo social __ estava baseado numa srie de pressupostos firmemente estabelecidos, aceitos universalmente. No ser ocioso lembrar que nessa teoria havia entre pensar e ordenar uma relao de imanncia. A experincia uma s __ o pensado simultaneamente ordenado numa srie dada. Nesta, a polaridade expressa em termos de simples-complexo, clula-organismo, categorias que so passveis, no entanto, de vrias tradues, Nacionalismo histrico Hobsbawm : ''A idia de nacionalismo vem passando por mudancas.Mas no morreu.J no ter a importncia central que tinha no seculo dezenove,quando inclusive o desenvolvimento econmico era largamente baseado na fundao de estados nacionais suficientemente grandes.Isto no se referia necessariamente a estados tnicos ou linguisticos,no sentido em que o nacionalismo identificado hoje''. Segundo Ernst Gellner (1983) o nacionalismo a ideologia fundamental da terceira fase da histria da humanidade, a fase industrial, [1] quando os estados nao se tornam a forma de organizao poltico cultural que substitui o imprio . A nao e o nacionalismo foram e so variveis instrumentais manipuladas para consolidar as transformaes sociais que se iniciaram na Europa no sculo XVIII. O nacionalismo inventa naes onde elas no existem"[6]. Eric Hobsbawm trilha o mesmo caminho: "Tal como Gellner, realo os elementos de artefacto, inveno e engenharia social presentes na construo das naes. () Em sntese, () o nacionalismo vem antes das naes. No so as naes que engendram os Estados e os nacionalismos, mas exactamente o contrrio." (Hobsbawm, 1990:10). Naturalmente, este trabalho de criao e burilamento de tradies e identidades nacionais responde directamente aos interesses que se erguem das revolues liberal e industrial, isto , do capitalismo e da sua classe burguesa.

15

Referencias Em Era dos Extremos, o escritor Eric Hobsbawm destrincha os acontecimentos do sculo 20 por Fbio Metzer em http://historia.abril.com.br/cultura/era-extremos-vivendolimite-434222.shtml Nacionalismo no centro e na periferia do capitalismo ,Luiz Carlos BresserPereira em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010340142008000100012&script=sci_arttext Eric Hobsbawm :Um dos maiores historiadores do planeta avisa :H quatro revolues em andamento por Geneton Moraes Neto.Em http://www.geneton.com.br/archives/000143.html As unificaes e o imperialismo do sculo 19 por Prof. Leonardo Castro , em http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/as-unificaes-e-o-imperialismo-nosculo.html A falcia do evolucionismo social , por Tiago Almeida em http://utopando.blogspot.com/2009/03/hoje-um-camarada-insinuou-quefranca.html http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

16

S-ar putea să vă placă și