Sunteți pe pagina 1din 6

MACROECONOMIA CONCEITO DE MOEDA

ROSSETTI, J. P; LOPES, J.C. Economia monetria. 6 ed. So Paulo: Atlas, 1992. A MOEDA

AULA 3
CONCEITO No alvorecer dos tempos, os primeiros agrupamentos humanos, em geral nmades, realizavam trocas diretas em espcie, denominadas escambo. As necessidades dos grupos eram limitadas aos itens vitais. o A alimentao era proporcionada pela caa, pesca e coleta, o que os obrigava ao nomadismo. o Os excedentes acumulados para garantia de suprimento podiam ser trocados entre os grupos. o Com poucos produtos disponveis era relativamente fcil o encontro de indivduos que dispunham de excedentes com dupla coincidncia para realizar as trocas. Todavia, a partir da primeira revoluo agrcola (deltas dos rios Nilo, Tigre e Eufrates), o nomadismo cede, gradativamente ao sedentarismo, Os grupos comeam a praticar nessas regies agricultura organizada e a domesticao dos animais. o A produo diversificou-se e inicia-se o processo de diviso social do trabalho, onde aparecem as funes de guerreiros, agricultores, pastores, artesos e sacerdotes. o A atividade econmica se torna mais complexa; o Aumentou sensivelmente o nmero de bens e servios; o A dupla coincidncia de desejos, dada a maior diversificao dos bens e servios disponveis torna-se relativamente mais difcil; o A troca torna-se fundamental pata o desenvolvimento e para a sobrevivncia dos grupos social. O escambo d lugar a processos indiretos de pagamento pela generalizada aceitao de determinados produtos em pagamento s transaes econmicas. Eleitos como intermedirios de trocas, esses produtos, mesmo que no sejam no momento teis ou desejados, so aceitos sem grandes restries, porque todos sabem que todos os aceitam. A moeda, mesmo em seu estgio mais primitivo desempenha as funes bsicas de: o Intermedirio de troca. o uma medida de valor; o Tem aceitao geral.
FUNOES DA MOEDA As funes principais da moeda so:

10

MACROECONOMIA CONCEITO DE MOEDA


o o o o o o Funo de intermediria de troca Funo de medida de valor; Funo de reserva de valor; Funo liberatria, Funo de padro de pagamentos diferidos; Funo de instrumento de poder.

Funo de troca A aceitao generalizada de um instrumento de trocas traz as seguintes possibilidades: o o o E essencial para que a especializao seja praticada em larga escala; Reduz o tempo empregado em transaes; Elimina-se a necessidade da dupla coincidncia de desejos.

Medida de valor A utilizao generalizada da moeda implica a criao de uma unidade-padro de medida, qual so convertidos os valores de todos os bens e servios disponveis. Os bens e servios transacionados passam a ter, como denominador comum, seus valores expressos em termos da unidade monetria em uso, cujas principais vantagens so: o o o Racionaliza e aumenta o nmero de informaes econmicas, via sistema de preos; Torna possvel a contabilizao da atividade econmica e a administrao racional das unidades de produo; Permitem a construo de sistemas agregados de contabilidade social

Reserva de valor Essa funo no exercida unicamente pela moeda, entretanto por sua liquidez e pelos graus elevados de incerteza quanto s possibilidades futuras de converso das outras formas de ativo, a moeda um reservatrio por excelncia de poder de compra. As duas principais razes da preferncia da moeda como reserva de valor so: o o A pronta e imediata aceitao da moeda quando da deciso de converte-la em outros ativos, financeiros ou reais; A imprevisibilidade do valor futuro de outros ativos, particularmente aos no financeiros.

Poder liberatrio A moeda como nenhum outro ativo, tem o poder de saldar dvidas, de liquidar dbitos, de livrar seu detentor de uma situao passiva. Esse poder garantido pelo Estado, que pode forar o curso da moeda, impondo sua aceitao como forma de pagamento, embora no se possa entender que a aceitao geral da moeda unicamente atribuvel ao Estado. Padro de Pagamentos diferidos Essa funo da moeda resulta de sua capacidade de facilitar a distribuio de pagamentos
11

MACROECONOMIA CONCEITO DE MOEDA


ao longo do tempo, quer pela concesso de crditos ou de diferentes formas de adiantamento. Essa funo da moeda relevante medida que: o o Facilita o crdito e a distribuio, no tempo, de diferenciadas formas de adiantamento; Viabiliza a forma como se realizam nas modernas economias os processos de investimento, de produo e de consumo, interpondo pagamentos diferidos ao longo das sucessivas etapas de gerao dos bens e servios.

Instrumento de poder Os que detm moeda possuem direitos de haver sobre os bens e servios disponveis no mercado, tanto maiores e mais amplos quanto maior for o montante disponvel de moeda. Esses direitos cristalizam uma espcie de poder de deciso, que em essncia, conduzem a uma forma bem ntida de poder econmico, que por sua vez, pode ser utilizada como instrumento de presso poltica.

CARACTERISTICAS ESSENCIAIS DA MOEDA As caractersticas mais relevantes da moeda so: o o o o o Indestrutibilidade e inalterabilidade Homogeneidade Divisibilidade Transferibilidade Facilidade de transporte e manuseio

Indestrutibilidade e inalterabilidade A moeda deve ser suficientemente durvel, medida que manuseada na intermediao de trocas e no pode alterar-se no manuseio. A indestrutibilidade e a inalterabilidade so obstculos a sua falsificao, garantindo a confiana do pblico e a aceitao da moeda. Homogeneidade Duas unidades monetrias distintas, mas de igual valor, dever ser rigorosamente iguais. Divisibilidade A moeda deve possuir mltiplos e submltiplos em quantidade tal que tanto as transaes de grande porte quanto s pequenas possam realizar-se sem dificuldades. Transferibilidade Diz respeito facilidade que deve ter a moeda no momento em que se processa sua transferncia, de um possuidor para outro. A cdula no deve trazer qualquer marca que identifique seu atual possuidor.

12

MACROECONOMIA CONCEITO DE MOEDA


Transporte e manuseio O manuseio e o transporte da moeda no podem prejudicar nem dificultar sua utilizao. Se o porte da moeda for dificultado, sua utilizao certamente ser pouco a pouco descartada. A SUBSTITUIO DA MOEDA-MERCADORIA As moedas-mercadorias foram progressivamente descartadas j que: A major parte das moedas-mercadorias no preenchiam as caractersticas essenciais que se exigem dos instrumentos monetrios para o desempenho de suas funes. o o o o Mercadorias no homogneas; Perdiam ou alteravam-se seus caracteres intrnsecos pela ao do tempo; Algumas no eram facilmente divisveis ou transferveis; Manuseio e ou de transporte difceis.

A justaposio do valor de uso e do valor de troca na mercadoria selecionada como moeda comprometia o seu papel como instrumento de troca. Podendo a unidade monetria ser usada simplesmente como bem de consumo ou como instrumento de trabalho, as operaes de troca com base nessa unidade acabam por no apresentarem diferenas pronunciadas em relao ao escambo. medida que os inconvenientes deste se acentuam, dificultando a operao de troca, as mercadorias de expressivo valor de uso tornam-se pouco satisfatrias como unidades monetrias.

A ORIGEM E A EVOLUO DO METALISMO De forma geral, os metais foram as mercadorias que mais se prestaram para uso como moeda, no s porque suas caractersticas intrnsecas mais se aproximam das caractersticas essenciais que se exigem dos instrumentos monetrios, como tambm porque seu valor de uso no compromete nem compete to diretamente com seu valor de troca. Inicialmente apresentados sob forma mercantil (geralmente em lingotes ou em barras) ou submetidos a processos de cunhagem, os metais empregados como instrumentos monetrios foram o cobre, o bronze e, notadamente, o ferro. Mas sua abundncia comprometia algumas das funes bsicas a que a moeda deve atender, em especial a de servir como reserva de valor. A progressiva substituio de metais no nobres pelo ouro e pela prata (em geral definidos como metais monetrios por excelncia) decorreu fundamentalmente por essas razoes. Alm de atenderem de forma mais satisfatria s funes principais da moeda, esses dois metais possuam caractersticas intrnsecas que se ajustam de modo mais perfeito, que quaisquer outras mercadorias. Como os economistas clssicos do Sculo XVIII destacam, esses dois metais impuseram-se por razoes irresistveis econmicas e fsicas que os tornaram particularmente aptos ao uso monetrio:

13

MACROECONOMIA CONCEITO DE MOEDA


o Em todos os pases em todas as pocas os metais preciosos sempre foram muito procurados e desejados, quer em razo de seus usos materiais, quer em razo de seu carter simblico e de seu valor mtico, como meios de expresso de poder e de riqueza. o O ouro e a prata, enquanto instrumentos monetrios, eram suficientemente escassos e as novas quantidades descobertas eram insignificantes em relao ao estoque existente, de tal forma que seu valor se mantinha relativamente estvel ao longo do tempo, confirmando a confiana do publico e favorecendo sua aceitao irrestrita. o Pelo menos at a segunda metade do Sculo XIX, o crescimento da produo desses metais acompanhou de forma adequada o crescimento dos negcios, no obstante tenham sido registradas dificuldades de suprimento monetrio a partir dos sculos XI e XII, com o gradual crescimento dos fluxos de comrcio na Europa. Quando o desenvolvimento comercial ps-renascentista poderia ser sufocado pela escassez de lastro monetrio, os espanhis descobriram a Amrica. Mais tarde, quando a Revoluo Industrial impulsionou decisivamente a economia europia, no final do Sculo XVIII e primeira metade do Sculo XIX, a escassez de moeda foi superada pelas descobertas das minas de ouro da Austrlia e da Califrnia. Por fim, a necessidade de expanso da oferta monetria foi satisfeita por inovaes tecnolgicas que permitiram a explorao intensiva das minas na frica do Sul.

O APARECIMENTO DA MOEDA-PAPEL Com a multiplicao das trocas entre regies e pases diferentes, manifestaram-se alguns inconvenientes da moeda metlica como instrumento de pagamento. O transporte de metais a longas distncias tornou-se relativamente difcil. As casas de custdia estavam equipadas para guardar, sob garantia, metais monetrios e outros valores, fornecendo aos depositantes certificados de depsito, os quais, por comodidade e segurana, passaram a circular no lugar dos metais monetrios. Com isso, estava criada uma nova modalidade de moeda, denominada moeda representativa ou moeda-papel, com lastro de 100% e com garantia de plena conversibilidade, j que seus detentores podiam, a qualquer momento e sem prvio aviso, troc-la pelos metais depositados que deram origem sua emisso. COMO EVOLUIU A MOEDA FIDUCIRIA A moeda que no tem valor intrnseco chamada de moeda fiduciria, uma vez que moeda porque isso foi determinado por uma lei. Imagine uma economia em que as pessoas tenham que circular carregando ouro. Ao fazer uma compra, a pessoa teria que calcular a quantidade certa do metal. Se o vendedor confiar no peso e na pureza do ouro, comprador e vendedor faro o negocio. A princpio, o governo intervm para reduzir os custos transacionais. O uso do ouro como moeda caro porque leva tempo verificar a pureza do ouro e calcular a quantidade necessria transao. Para aliviar esses custos, o governo se encarrega da cunhagem de
14

MACROECONOMIA CONCEITO DE MOEDA


moedas de pureza e peso conhecidos. As medas so mais fceis de usar do que lingotes, porque seus valores so amplamente conhecidos. O prximo passo a emisso, pelo governo, de certificados de ouro- pedaos de papel que podem ser trocados por uma certa quantidade de ouro. Se as pessoas acreditarem na promessa do governo de pagar essas notas, elas sero to valiosas quanto o prprio ouro. Alm disso, corno as notas so mais leves do que o ouro, o seu uso mais fcil. Finalmente, ningum carregar ouro, e essas notas do governo, lustradas em ouro, se tornaro o padro monetrio. A necessidade do lastro ouro se torna irrelevante. Se ningum se d ao trabalho de trocar notas por ouro, ningum se preocupar com o lastro. Enquanto todos continuarem aceitando os certificados, ou notas, nas transaes, estes tero valor e serviro como moeda. Assim. Um sistema de moeda-mercadoria se transforma gradualmente em um sistema de moeda fiduciria. PADRO OURO Hoje em dia o padro-ouro no existe mais. A unidade das moedas que obedeciam a esse padro tinha uma equivalncia em ouro. Por exemplo, a unidade de moeda do pas A (vamos cham-la de a) equivalia a dois gramas de ouro; a unidade de moeda do pas B (vamos cham-la de b) equivalia a um grama de ouro. Conseqentemente, 2b = 1a. Essa era a taxa de b para a, baseada na equivalncia em ouro. De 1880 a 1914 as moedas da maioria dos grandes pases estavam vinculadas ao padroouro. Durante o perodo interguerras, que vai de 1918 a 1940, as naes foram abandonando esse padro monetrio. O acordo de Bretton Woods vinculou as moedas dos pases-membros ao dlar; como este era conversvel em ouro, houve um verdadeiro retorno ao padro-ouro. Entretanto, com a crise monetria de 1971, a moeda americana tornou-se inconversvel em ouro. Dessa forma deixou de existir o padro-ouro. Quando o mercado dizia que 1,00 libra era igual a US$ 4,87, estava dando a paridade monetria dessas moedas. Portanto, paridade significa o valor de uma moeda em relao outra, em funo da quantidade de metal precioso que cada uma possui. Quando a moeda estava cotada, no mercado, acima do valor de sua paridade, dizamos que estava acima do par. Quando igual, ela estava ao par e abaixo, estava abaixo do par. Atravs desse exemplo, podemos dizer que, enquanto a taxa de cmbio (que a cotao da moeda) varivel, a paridade fixa. A paridade pode ser alterada; em 1973, o dlar americano foi desvalorizado, passando sua paridade, em relao ao ouro, de US$ 38,00 por ona para US$ 42,22. Quando foi criado o FMI (Fundo Monetrio internacional), as naes participantes precisavam declarar a paridade de sua moeda. Hoje no h mais moeda conversvel em ouro.

15

S-ar putea să vă placă și