Sunteți pe pagina 1din 4

Pro-Posies, v. 19, n. 1 (55) - jan./abr.

2008

A funo psicolgica do trabalho


[CLOT, Yves. Petrpolis, RJ: Vozes, 2006. 222p.] Daniela Dias dos Anjos* e Raquel Souza Magro**

Yves Clot professor no Conservatoire National des Arts et Mtiers (CNAM) em Paris, e integra o Laboratoire de Psychologie de Travail desta instituio, na qual, a partir de sua entrada, organiza-se uma equipe de Clnica da Atividade. Os estudos do Prof. Clot no campo da psicologia do trabalho tm incio na dcada de 80, momento em que entra em contato com os estudos de Ivar Oddone1, que o inspira a transformar a psicologia do trabalho em psicologia dos trabalhadores (Machado, 2005, p.157). Em 1985, introduz a obra de Vygotski em seus estudos, com o objetivo de olhar para o trabalho como um campo essencial para o desenvolvimento do homem (Machado, 2005, p.157) e desse ponto de vista que constri uma base de discusso terica e metodolgica para a anlise psicolgica do trabalho. Nesse trabalho, o autor contextualiza suas idias a partir das teorias da psicologia do trabalho existentes, em especial a ergonomia, a fim de compreender e dialogar com essas abordagens, a partir das quais elabora sua prpria anlise. Com isso, Clot prope o dilogo entre diferentes olhares em relao anlise da atividade, para depois, ento, delinear sua prpria perspectiva e expor sua proposta. O livro dividido em trs partes. Na primeira, Clot discute os limites e as contribuies das diferentes vertentes da psicologia ergonmica, bem como
* ** 1. Doutoranda em Educao pela FE-Unicamp. Professora na Escola de Educao Infantil Casa da Gente Campinas/SP. danjos04@yahoo.com.br. Mestranda em Educao pela FE-Unicamp. Professora do Ensino Fundamental I no Colgio Rio Branco Campinas/SP. raqmagro@uol.com.br Mdico responsvel pela criao de um modelo operrio italiano de luta pela sade nos ambientes de trabalho. Clot refere-se ao trabalho realizado por Oddone na fbrica da Fiat de Turim que, segundo o autor, um dos principais elementos para o seu trabalho atual. Oddone, I; Rey, A. e Briante, G. Redcouvrir lexprience ouvrire. Vers une autre psychologie du travail. Paris : Editions Sociales. (1980)

221

Pro-Posies, v. 19, n. 1 (55) - jan./abr. 2008

apresenta os aportes tericos que sustentam a psicologia do trabalho que ele procura desenvolver. Uma das principais idias discutidas a no-abordagem das dimenses subjetivas da atividade, uma vez que as diferentes vertentes da psicologia ergonmica foram fundadas a partir da psicologia cognitiva e da psicologia do trabalho francesa que, segundo ele, apresentam uma dicotomia entre a vida no trabalho e a vida fora dele. Segundo o autor, a ateno subjetividade fundamental e levar a uma reviso do conceito de atividade at ento desenvolvido pela ergonomia e pela psicologia do trabalho. Assim, O trabalho no uma atividade entre outras. Exerce na vida pessoal uma funo psicolgica especfica que se deve chegar a definir. E isso, precisamente, em virtude de ser ele uma atividade dirigida (p. 12). Na segunda parte do livro, Clot apresenta o conceito de atividade como unidade de anlise. Essa entendida como tendo trs direes: pelo sujeito, para o objeto e para os outros.
A atividade dirigida participa portanto de trs vidas ao mesmo tempo (a do objeto, do sujeito e a dos outros), mobilizando o gnero de atividades adequado situao. No entanto, necessrio v-la como um todo singular em que cada um dos elementos tem sempre os dois outros como pressupostos (p.102)

O gnero, idia reelaborada a partir da noo de gnero do discurso de Bakhtin2, seria a histria da atividade compartilhada por determinado grupo de trabalhadores. Nessa histria, incluem-se regras implcitas, modos de dizer, modos de fazer, anseios, expectativas. Atravs do gnero, cada sujeito pode predizer e antecipar parcialmente, ao menos os resultados de sua ao. De acordo com o autor o gnero
o sistema aberto de regras impessoais no escritas que definem, num meio dado, o uso dos objetos e o intercmbio entre as pessoas: uma forma de rascunho social que esboa as relaes dos homens entre si para agir sobre o mundo. Pode-se defini-lo como um sistema flexvel de variantes normativas e de descries que comportam vrios cenrios e um jogo de indeterminao que nos diz de que modo agem aqueles com quem trabalhamos, como agir ou deixar de agir em situaes precisas; como bem realizar as transaes entre colegas de trabalho requeridas pela
2. Segundo Bakhtin, cada campo de utilizao da lngua elabora seus tipos relativamente estveis de enunciados, os quais denominamos gneros de discurso. Tais enunciados refletem as condies e as finalidades de cada referido campo, atravs de seu contedo temtico, do estilo da linguagem e da construo composicional, elementos esses indissoluvelmente ligados (Bakhtin, 2003, p.261-262)

222

Pro-Posies, v. 19, n. 1 (55) - jan./abr. 2008

vida em comum organizada em torno de objetivos de ao. (Clot, 2006, p. 50)

Assim, a noo de gnero de atividade, idia discutida durante todo o livro, est diretamente ligada funo psicolgica do trabalho, j que essa funo se encontra justamente na participao do sujeito num dado gnero.
Cada um se v por meio de suas prprias atividades no interior da diviso do trabalho simultaneamente como sujeito e como objeto dessa conservao e dessa inveno. por isso que, para ns, o exame da diviso social do trabalho sua distribuio em gneros de diferentes atividades, subordinados, hierarquizados, mas tambm moventes e mveis absolutamente decisivo em termos de anlise das atividades profissionais pois , de alguma maneira, seu fundamento. O trabalho feito em sociedade e esta primordialmente coletiva (p.80-81).

A partir desse quadro terico, Clot descreve seus instrumentos de pesquisa no interior daquilo que chama de Clnica da atividade, na qual so realizadas anlises, a partir das reflexes dos sujeitos, sobre suas prprias aes no interior de um campo de atividade profissional. Tais instrumentos (autoconfrontao clssica, autoconfrontao cruzada e instruo ao ssia) tm por objetivo promover a compreenso de efeitos de sentido que circulam em uma atividade de trabalho. Nos trs casos, o que se busca dar um lugar privilegiado palavra, ou seja, o dilogo deixa de ser objeto de pesquisa e assume o lugar de mtodo. atravs da enunciao de sua ao que o trabalhador traz as realidades do trabalho, podendo assim refletir sobre os gneros, para que eles permaneam, voltem a ser ou passem a ser um meio de ao coletiva ou individual em determinada situao. A verbalizao em si mesma uma legtima atividade do sujeito, e no apenas um meio de acesso a outra atividade (p.135). Na ltima parte do livro, Clot desenvolve a questo da ao do sujeito e do estilo na reconstruo do gnero, a qual ocorre pela inveno estilstica do sujeito em uma atividade de trabalho. No entanto, para isso, faz-se necessrio o domnio do gnero e supe-se a participao em vrios gneros concomitantemente. Esta inveno estilstica garante a sua variedade, flexibilidade e renovao. Assim, atravs desses instrumentos e dos conceitos descritos nesse livro que Yves Clot desenvolve uma obra que, ao mesmo tempo, volta-se para a subjetivao e para a organizao do trabalho. O livro no faz uma referncia direta ao trabalho do professor, porm traz subsdios tericos e metodolgicos para dar continuidade a uma discusso que 223

Pro-Posies, v. 19, n. 1 (55) - jan./abr. 2008

foi elaborada por pesquisadores brasileiros que tm buscado pensar o ensino como uma atividade de trabalho, com especificidades e caractersticas prprias; e o professor como um trabalhador e, portanto, inserido em um gnero e portador de estilos (Machado, 2005).

Referncias bibliogrficas
BAKHTIN, Mikhail. Os gneros do discurso. Esttica da criao verbal. 4.ed. So Paulo: Martins Fontes, 2003. MACHADO, Anna Raquel (org). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. MACHADO, Anna Raquel. Entrevista com Yves Clot. Psicologia da Educao, So Paulo, 20, p.155-160, 1. semestre de 2005.

224

S-ar putea să vă placă și